455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Acesso ao Ensino Superior

Acesso ao Ensino Superior

O problema do acesso ao Ensino Superior

Uma ultrapassagem injusta já seria uma tragédia nacional. Mas deverão ser na casa dos milhares todos os anos. Ensaio de João Araújo e Samuel Faria.
Ensino Superior

Ensino Superior privado pede fim das quotas

Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado pediu à ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que acabe com o limite de 30% de estudantes internacionais.
Explicador

Matemática. "Pensamento abstrato sai prejudicado"

Carlos Pereira dos Santos, da Sociedade de Matemática, critica o excesso de matemática utilitária do novo programa. Lurdes Figueiral, da Associação de Professores de Matemática, mostra-se a favor.
Contra-Corrente

Crianças sabem menos, ministro celebra “o sucesso”

Agora que a pandemia tornou mais evidentes as desigualdades sociais no ensino, o ministro da Educação celebra “o elevador social a funcionar” – e ignora escolas transformadas em fábricas de ignorantes
caderno de apontamentos

Professora, conta para nota?

Não pondo em causa a importância dos Exames Nacionais, como reguladores do sistema educativo, não é compreensível que sejam as escolas responsáveis pelo processo de seriação para o Ensino Superior.
Acesso ao Ensino Superior

Ensino Superior. Regras para estrangeiros mantidas

A medida excecional foi aplicada pela primeira vez em 2020 e renovada no ano passado em resposta à pandemia da Covid-19.
Rádio Observador

Ensino Superior. Há facilitismos? Ligue 910024185

Arrancou o debate sobre as formas de acesso ao ensino superior. Pode estar aberto o caminho para soluções facilitistas? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente a partir das 10h10
caderno de apontamentos

A escola secundária e o acesso ao Superior

Eventuais alterações da avaliação para acesso ao Superior devem sempre envolver a escola secundária e, por essa via, refletir-se na preparação de todos os alunos, pobres ou ricos.
Ensino Superior

Elevador social para todos

A massificação do ensino superior português não terá sido sinónimo da eliminação de desigualdades, que se perpetuam durante as várias fases que um estudante enfrenta ao longo de um ciclo de estudos.
Ensino Superior

51 mil estudantes colocados no ensino superior

Depois de concluída a 3.ª fase do concurso, entraram por esta via para as universidades e politécnicos 50.859 estudantes. Das mais de três mil vagas disponíveis, foram colocados 1.010 alunos.
Acesso ao Ensino Superior

Ensino Superior. Terceira fase com 3.354 vagas

A maioria dos lugares ainda disponíveis são em cursos no interior do país e em institutos politécnicos. Já entre os cursos mais procurados, torna-se mais difícil encontrar instituições com vagas.
Acesso ao Ensino Superior

Nota mais alta para Medicina. Veja aqui se entrou

Nesta 2.ª fase, 39,8% dos 22.953 candidatos conseguiram lugar no ensino superior. Nota mais alta foi de 195,2 pontos. Entraram 281 alunos em cursos com elevado nível de excelência de candidatos.
Acesso ao Ensino Superior

Exames nacionais serão válidos durante mais tempo

Os exames de acesso ao ensino superior passam a ser válidos para esse efeito "no ano da sua realização e nos quatro anos seguintes". A medida entra em vigor no próximo ano de candidaturas.
Acesso ao Ensino Superior

E a nota é de…?

Nunca nos perguntamos porque, ano após ano, as universidades não escolhem os seus. São servidas pelas melhores médias. São estas as pessoas mais completas?
Acesso ao Ensino Superior

Desde 1998 que não havia tantos alunos por colocar

Procura por cursos de Saúde continua a subir, enquanto que a de Engenharias cai. Universidade de Lisboa e do Porto continuam a ser as mais procuradas e com mais alunos colocados.
Acesso ao Ensino Superior

Aeroespacial e Medicina com as médias mais altas

Curso do Técnico volta a ter a nota mais alta e o último dos 124 alunos colocados tem uma média de 190,5 pontos. Medicina sobe e, no Porto, 155 alunos entram com mais de 19 valores.
Acesso ao Ensino Superior

Ainda há 6.393 vagas para a 2.ª fase

Este ano há mais vagas sobrantes do que no ano passado, uma diferença de 2.138 lugares. Candidaturas para a 2.ª fase começam já na segunda-feira e decorrem até 8 de outubro.
Acesso ao Ensino Superior

Veja aqui se entrou no ensino superior

Num ano em que houve 64.209 candidaturas era expetável que o número de colocados batesse recordes. Não chegou aos valores do ano passado, mas é o segundo mais alto em 30 anos: 49.452 alunos entraram.
Acesso ao Ensino Superior

Alunos de 18. A receita das médias altas

Pais mais empenhados, concorrência entre os melhores, mentes brilhantes e uma pitada de notas inflacionadas. Há várias explicações para o aumento de médias elevadas.
Acesso ao Ensino Superior

Ensino Superior. Há lugar para tantos candidatos?

Cursos híbridos, abrir salas de aulas fora do campus ou usar os fundos do PRR para construir instalações são algumas das estratégias usadas para responder ao boom de candidatos no ensino superior.
Noticiário

7h. Ensino Superior. Governo abre mais 3 mil vagas

As universidades e politécnicos vão disponibilizar mais 3.080 novas vagas na primeira fase de concurso nacional de acesso. Aumento do Governo deve-se ao número recorde de candidaturas.
Igualdade

Governo quer universidades a promover igualdade

A Secretária de Estado quer incluir mais mulheres e jovens de zonas desfavorecidas nos formados em cursos STEAM (acrónimo de ciências, engenharia, artes, tecnologias e matemáticas).
Noticiário

11h. Politécnicos aceitam abrir mais vagas

Se o ministério pedir, politécnicos podem abrir mais vagas para responder ao número mais alto de inscritos em 25 anos - 63 mil. A abrir este jornal, vacinação de crianças entre 12 e 15 anos no Porto.
Acesso ao Ensino Superior

Ensino superior. Acaba 1ª fase de ingresso

Caso os estudantes pretendam ingressar para o ensino superior, têm até ao final desta sexta-feira para se candidatarem à primeira fase. Os resultados serão publicados a 27 de setembro.
Acesso ao Ensino Superior

Número de alunos com 19 e 20 cai a pique

Valores da médias estão mais próximos dos registados há dois anos, antes das regras da pandemia que também fizeram disparar as notas de 19 e 20 valores. Este ano, tudo volta à normalidade.
Comentário

"Não podemos comparar o ano passado com este ano"

Médias dos exames nacionais desceram em cerca de 20 disciplinas e estão semelhantes às de 2019. Em 2020, as notas foram inflacionadas, mas foi uma exceção, diz Ana Kotowicz, jornalista do Observador.
Acesso ao Ensino Superior

Há 3.219 vagas para os cursos dos melhores alunos

Faculdade de Engenharia do Porto e o Instituto Superior Técnico, em Lisboa, foram responsáveis pela criação de mais 118 vagas para os cursos com índice de excelência. Medicina cria 12 vagas em 2 anos.
Acesso ao Ensino Superior

Pesquise aqui as 52.963 vagas do ensino superior

Há mais 385 vagas nos cursos que concentram melhores alunos, exceto em Medicina. Pesquise na tabela quantos lugares há no curso que quer e qual a nota do último colocado em 2020.
Ensino Superior

Abandono no 1.º ano do Superior aumenta

Nas licenciaturas, o abandono escolar vinha a a reduzir-se nos últimos anos. No último ano letivo, a percentagem de desistências durante o 1.º ano de estudos subiu de 8,8% para 9,1%.
Ensino Superior

Há 33 cursos com emprego garantido. Veja quais

Cursos de enfermagem são os que estão mais representados, seguindo-se as engenharias. Os grandes ausentes desta lista são, este ano, os cursos de Medicina (apesar de só terem 23 desempregados).
Acesso ao Ensino Superior

Alunos em isolamento podem concorrer à 1ª fase

Os alunos que estiverem em confinamento obrigatório por estarem infetados com o coronavírus ou em isolamento profilático poderão realizar os exames finais nacionais só na segunda-fase.
Reportagem Observador

“Propina é pr’acabar”

As ruas ecoaram com os gritos dos estudantes que querem o fim das propinas. Em Lisboa, Inês lembra os amigos que não conseguem sair de Évora e Gonçalo diz-se ignorado pelo Governo.
Resposta Pronta

Marcelo "solidário" com estudantes

O presidente da Associação prevê que propinas do ensino superior continuem a baixar no próximo Orçamento do Estado. João Assunção pede também mais valorização dos jovens.
Coronavírus

Comissão defende limitações nos exames nacionais

Em ano letivo afetado pela pandemia, a Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior diz que só devem ser realizados os exames nacionais das disciplinas necessárias para entrar na universidade.
Acesso ao Ensino Superior

Veja aqui onde estão as 4 mil vagas sobrantes

As instituições de ensino superior não são obrigadas a colocar as vagas que sobraram na 2.ª fase a concurso durante a 3.ª. Podem reverter para os concursos especiais.
Acesso ao Ensino Superior

Veja aqui se é um dos 9.787 estudantes colocados

Nesta 2.ª fase houve 22.750 candidatos. Menos de metade, 43%, conseguiu lugar nas universidades e politécnicos. Cerca de 54 mil novos estudantes já ingressaram no ensino superior este ano.
Educação

Os bons alunos (ainda) não querem ser professores

Na licenciatura em Educação Básica, só numa instituição a nota do último colocado superou 14 valores. Apenas noutras 4 (20%) superou 13 valores. E em 11 instituições (55%) ficou abaixo de 12 valores.
Acesso ao Ensino Superior

Ensino superior. Consulte aqui as 12 mil vagas 

São 11.698 vagas, onde se incluem as 4.952 vagas libertadas por candidatos colocados, mas não matriculados. Há ainda um reforço adicional de 728 lugares nas universidades e politécnicos.
Acesso ao Ensino Superior

101 formas de avaliar para acabarmos na média

Não estaria na altura de, juntando aos exames nacionais, criar outro tipo de crivo à entrada nas universidades, que passasse por provas de grupo, por entrevistas, e, sobretudo, por provas orais?
Acesso ao Ensino Superior

Saúde é mais procurada, Engenharia tem mais alunos

Houve mais 3.500 alunos a procurar cursos de saúde, área onde a maioria da vagas é em Enfermagem. Universidade de Lisboa recebe mais de 10 mil novos estudantes num ano em que entraram mais de 50 mil.
Acesso ao Ensino Superior

19,13 valores. Nota mais alta é de Engenharia

Em 4 cursos de Engenharia, ninguém entrou com média abaixo de 19,1 valores. Nos cursos de bons alunos, há mais 29% de colocados face ao ano anterior. E em 13 cursos entrou-se com menos de 10 valores.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.