Para estimular o turismo, particularmente forte no verão, Portugal vai contornar o Brexit e tratar os cidadãos britânicos que cheguem ao país da mesma forma que trata os cidadãos de países da União Europeia. A notícia é avançada pelo jornal britânico The Telegraph, tendo sido confirmada ao mesmo meio pelo presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.

A ideia é facilitar e tornar mais rápido o processo de entrada em aeroportos nacionais de cidadãos britânicos, evitando a morosidade provocada pelas filas. Após o Brexit, a UE decidiu tratar os britânicos como cidadãos provenientes de países exteriores ao espaço comum europeu, mas os Estados-membros ficaram com a possibilidade de definir as suas próprias regras fronteiriças e as suas próprias exigências para a entrada no país.

Portugal vai assim tornar-se o primeiro país da União Europeia a tratar nas suas fronteiras os turistas britânicos do mesmo modo como são tratados os turistas de países da UE. Ao The Telegraph, Luís Araújo afirmou que a facilitação do processo vai “criar um acesso mais facilitado para os nossos estimados viajantes britânicos”.

Britânicos regressam a um Algarve “sem concorrência”. Associações anteveem verão melhor, mas Norte está pessimista

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR