Duas pessoas foram detidas durante uma megaoperação da Polícia Judiciária de combate ao doping em provas de ciclismo. Num comunicado enviado às redações, as autoridades revelaram que a operação em causa originou várias dezenas de buscas domiciliárias e não domiciliárias em diversas regiões do território nacional, “visando dirigentes, atletas e instalações de uma das equipas em competição”.

Uma das equipas visadas na operação é a W52-FC Porto, que não partiu para a terceira etapa do Grande Prémio O Jogo, sem que fossem conhecidas as razões. O Observador sabe que os dois detidos são Nuno Ribeiro, diretor desportivo da W52 FC Porto, e José Rodrigues, diretor desportivo da Fortuna Maia, que também trabalha com a W52. Não há atletas nos detidos.

A Polícia Judiciária revelou que a operação foi “destinada à deteção de métodos proibidos e substâncias ilícitas suscetíveis de adulterar a verdade desportiva em provas do ciclismo profissional”, tendo sido apreendidas “diversas substâncias e instrumentos clínicos, usados no treino dos atletas e com impacto no seu rendimento desportivo”.

Os detidos serão presentes a primeiro interrogatório para que sejam aplicadas as medidas de coação. Na operação policial estiveram envolvidos 120 elementos de várias autoridades, sendo que foi obtida a colaboração da Autoridade Antidopagem de Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR