Treze anos e uma estrela depois, João Rodrigues anunciava o fim do seu percurso ao comando da cozinha do Feitoria, no Altis Belém Hotel, em Lisboa. Agora, o restaurante que já faz parte da constelação Michelin conta com um novo chef: André Cruz, membro da equipa inicial do Feitoria, para onde entrou com apenas 21 anos.

13 anos e uma estrela Michelin depois, chef João Rodrigues deixa restaurante Feitoria

Aquele que a partir desta quarta-feira é também o chef executivo do Altis Belém Hotel formou-se na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e integrou o restaurante que chefia desde 2009, isto é, o ano de abertura. De acordo com o comunicado de imprensa enviado às redações, Cruz chegou a passar pelo antigo Vírgula, do chef Bertílio Gomes, e também pela famosa Bica do Sapato.

A pausa que fez durante sensivelmente um ano resultou na passagem pelos restaurantes Gustu, tanto na Bolívia, como no Chile. O ano de 2015 marca o regresso a Portugal e ao Feitoria a convite de João Rodrigues, agora na condição de sous chef, e já com a temática da sustentabilidade a marcar a cozinha. O braço direito de Rodrigues pretende agora assumir uma “transição tranquila” e com “naturalidade”.

Ao comando de Cruz  — que apesar de alérgico a abelhas tem na apicultura um hobby que resulta numa criação de 27 colmeias, além da horta biológica e da criação de animais numa propriedade na margem sul — vai ser lançado um novo menu chamado “Semente” com sete e nove pratos (145 e 160 euros por pessoa, respetivamente, sem bebidas), bem como duas versões vegetarianas, que dão destaque à “qualidade e sazonalidade dos produtos, sempre que possível com produtos biológicos certificados de pequenos produtores”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR