“Triangle of Sadness”, de Ruben Östlund, venceu a Palma de Ouro da edição deste ano do Festival de Cinema de Cannes. Este é o segundo Palma de Ouro entregue ao realizador Ruben Östlund, que também conquistou o galardão com o filme “O Quadrado” e que esteve nomeado pelo filme “Força Maior”. A nova obra de Ostlund é sobre um cruzeiro para super-ricos que afunda. Algumas dos passageiros sobrevivem ao acidente, incluindo um casal de celebridades de moda, mas continuam a batalhar pela vida na ilha onde ficam presos.

O Grande Prémio do festival foi dividido por “Close”, de Lukas Dhont; e “Stars at Noon”, de Claire Denis. O primeiro centra-se nas vidas de Léo e Rémi, dois rapazes de 13 anos cuja amizade forte passa pelas provações da adolescência. Léo procura respostas na mãe de Rémi, Sophie, e os dois rapazes começam uma jornada para recuperar o laço que os unia.

“Stars at Noon” é um thriller romântico entre um empresário inglês misterioso e uma jornalista americana obstinada que, numa viagem a Nicarágua em 1984, entram num tenso enredo de mentiras e conspirações que os obriga a abandonar o país.

“Boy from Heaven” foi considerado o Melhor Filme na entrega de prémios. Realizado por Tarik Saleh, conta a história de uma luta pelo poder depois do grande imã desmaiar e acabar por morrer à frente dos estudantes de uma universidade de prestígio no Cairo no primeiro dia de aulas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Zar Amir Ebrahimi foi considerada a Melhor Atriz pelo trabalho desenvolvido em “Holy Spider”, um suspense policial realizado por Ali Abbasi que retrata a história verídica de um assassino em série que matou 16 prostitutas no início do milénio na cidade iraniana de Mashhad. A atriz destacada no Festival de Cannes dá vida a Rahimi, uma jornalista fictícia que investiga o caso.

O prémio de Melhor Ator foi entregue a Song Kang Ho, que protagoniza o filme “Broker”, um filme sobre um sistema de adoção ilegal em que os progenitores podem abandonar os recém-nascidos em caixas que são entregues ou vendidos a outros casais. Song Kang Ho, recorde-se, participou em “Parasitas”, que venceu em 2020 o Óscar de Melhor Filme.

Park Chan-wook foi considerado o Melhor Realizador pelo trabalho em “Decision to Leave”, sobre a persistência de um detetive que investiga a morte de um homem nas montanhas e acaba por conhecer a misteriosa mulher da vítima, que se torna a principal suspeita do crime.

O Prémio do Júri foi dado a dois filmes: “Eo”, um drama realizado por Jerzy Skolimowski; e “Le Otto Montagne”, um trabalho conjunto de Felix van Groeningen e Charlotte Vandermeersch. O primeiro segue a vida de um burro que nasce num circo polaco e que, nas digressões pela Europa, se cruza com todo o tipo de pessoas. O segundo é a história de amizade entre Pietro e Bruno, dois homens que se tentam livrar das amarras deixadas pelos pais. Pietro permanece na montanha onde a amizade entre eles nasceu. Bruno seguiu para a cidade, mas acaba sempre por regressar.

O Prémio para Curta-Metragem, o primeiro a ser anunciado, foi entregue a “The Water Murmurs”, do realizador chinês Story Chen. No enredo, a queda de um asteroide no Oceano Pacífico provoca a subida drástica do nível do mar e causa tsunamis repetidos. Enquanto a maioria dos habitantes da costa chinesa foge para o interior do país, alguns decidem ficar. Uma dessas pessoas é Nian, a protagonista.

“War Pony”, uma produção de Gina Gammell e Riley Keough, recebeu a Câmara de Ouro, prémio entregue para distinguir uma longa metragem de estreia. O drama acompanha a vida de dois rapazes da subtribo Oglala Lakota que vivem na Reserva Indígena Pine Ridge, Dakota do Sul. O filme é protagonizado pelas personagens Bill e Matho, que estão embrenhados na vida de crime daquela região norte-americana, mas que dela tentam escapar.

Este ano contou com a entrega de mais um galardão: o Prémio Especial pelo 75º Aniversário de Cannes, a Jean-Pierre e Luc Dardenne pela realização de “Tori and Lokita”. A história retrata a vida de um rapaz e de uma rapariga, ambos na adolescência, que saíram do continente africano para a Bélgica e que lutam para manter a amizade enquanto enfrentam as condições do exílio.

Os atores Forest Whitaker e Tom Cruise receberam ambos a Palma de Ouro Honorária no arranque do festival.