O homem estava numa cadeira de rodas e usava uma peruca preta de mulher. Pode ter sido o disfarce necessário para conseguir aproximar-se o mais possível da Mona Lisa, o famoso quadro de Leonardo da Vinci que está em exibição no Museu do Louvre, em Paris.
A sala estava cheia, como acontece todos os dias, quando centenas de visitantes se juntam em torno da pequena moldura de onde lhes sorri a Gioconda, tentando captar uma fotografia de uma das pinturas mais famosas do mundo. Desta vez, porém, acabaram a captar um momento inusitado: quando a pessoa que estava na cadeira de rodas se levantou e, de repente, atirou uma tarte em direção ao quadro.
Bastante heavy haber presenciado esto https://t.co/hnYW0scXZ8 pic.twitter.com/DrfuqSo084
— Lisa (@Lis_grimaldi) May 29, 2022
A situação foi testemunhada por vários dos presentes, que a divulgaram nas redes sociais. De acordo com os relatos, resumidos pelo jornal El País, o quadro não ficou danificado, graças ao vidro que protege a pintura que foi terminada no ano de 1506.
As testemunhas revelaram também que o homem responsável foi de imediato expulso, mas não sem antes deixar um apelo em voz alta, que foi captado e divulgado nas redes sociais: “Há pessoas a tentar destruir o planeta, pensem na Terra, pensem na Terra”, afirmou. “Os artistas que pensem na terra, foi por isso que fiz isto.”
Can anybody translate what ole dude was saying as they where escorting him out????? pic.twitter.com/Uy2taZ4ZMm
— Lukeee???? (@lukeXC2002) May 29, 2022
A identidade do homem ainda é desconhecida.