O encontro logo no início da época entre Benfica e Sporting para a Elite Cup, no Pavilhão Municipal Cidade de Tomar, iria apenas determinar o quinto e sexto lugares da competição mas teve ânimos mais exaltados sobretudo na segunda parte, altura em que os dois guarda-redes Ângelo Girão e Pedro Henriques viram vermelho direto entre quatro azuis distribuídos por jogadores de campo das duas equipas. No entanto, e a partir desse triunfo verde e branco, os dérbis tinham sido intensos, com vitórias repartidas (4-3 na fase regular e 4-1 na Taça de Portugal na Luz, 4-2 na fase regular e 4-3 após penáltis no início das meias-finais no João Rocha) mas dentro da “normalidade” em contexto de jogo entre rivais. Até sábado.

Quem tem Romero, tem tudo: Sporting vence Benfica nos penáltis e ganha vantagem nas meias-finais do Campeonato

Aí, no jogo 2 da meia-final do Campeonato, houve de tudo um pouco dentro e fora de rinque: despiques verbais, ameaças, empurrões e agressões (com jogo a decorrer ou parado). A ficha dos árbitros do encontro que terminou com a vitória do Benfica por 3-2, igualando a série a um, tinha apenas três cartões azuis e um vermelho direto já por situações decorridas nos dois últimos minutos. No entanto, os castigos aplicados pelo Conselho de Disciplina da Federação de Patinagem tiveram mão bem mais pesada, deixando cinco jogadores de fora do jogo 3 da meia-final, na noite desta terça-feira no Pavilhão João Rocha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Henrique Magalhães, internacional português que foi expulso com vermelho direto após ter agredido com um murro Pablo Álvarez, foi sancionado com dois jogos de suspensão já depois de ter pedido desculpa pelo gesto que teve com o jogador argentino. “Não me revejo minimamente neste tipo de atitude e já pedi desculpa diretamente ao Pablo Álvarez, que é um colega de profissão que merece todo o meu respeito. Nesse sentido não posso deixar de pedir desculpa, também, ao Sporting, aos adeptos e, essencialmente, ao mundo do desporto pelo meu ato irrefletido de ontem [sábado] que, em nenhuma circunstância, tem justificação. Toda a gente tem um dia mau na vida e ontem foi o meu”, referiu o jogador nas redes sociais.

Além de Magalhães, Paulo Freitas, treinador do Sporting, não poderá contar com mais dois jogadores para as próximas partidas: Ferran Font, sancionado por três jogos, e João Souto, por dois. Do lado do Benfica, Nuno Resende, técnico dos encarnados, fica sem o guarda-redes Pedro Henriques (três jogos) e Edu Lamas (dois). Ângelo Girão e Lucas Órdoñez, que também estiveram em despiques mais acesos ao longo do último dérbi no Pavilhão da Luz, não foram castigados e são opções para ambos os conjuntos.

https://www.youtube.com/watch?v=c8r3HBbwxEM

De acrescentar que, durante o encontro mas no exterior do recinto, adeptos das duas equipas envolveram-se em confrontos depois da chegada de um grupo de 20 elementos verde e brancos (sem bilhete), entre arremesso de garrafas e pedras que feriu ainda um agente da autoridade e provocou ainda danos numa viatura policial. Pelo menos quatro adeptos foram identificados nessa mesma noite de sábado.

“A Federação de Patinagem de Portugal manifesta elevada preocupação, e rejeição, nos comportamentos que se verificaram ontem [sábado], no jogo 2 da meia-final do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão entre o Benfica e o Sporting. A exacerbação negativa que o desporto vive em Portugal obriga a uma premente reflexão, séria, sobre a forma de estar no desporto em Portugal, para bem das modalidades desportivas”, escreveu o órgão em comunicado emitido depois do dérbi no Pavilhão da Luz.

“A Federação de Patinagem de Portugal não pode ignorar situações como as que ocorreram no jogo 2 da meia-final do Campeonato. A impunidade prevalece há demasiado tempo para alguns agentes nesta modalidade. Tudo começou com uma agressão clara de Ferran Font, na primeira parte, ao nosso guarda-redes Pedro Henriques, e terminou com uma stickada de João Souto na barriga de Lucas Ordoñez – instantes antes já tinha sido alvo de um encosto com o capacete por parte do reincidente Ângelo Girão – e com um murro de Henrique Magalhães a Pablo Álvarez. Estes comportamentos condenáveis dos atletas do Sporting Clube de Portugal têm de ser punidos, severa e exemplarmente. E já. Tem a palavra o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Patinagem”, escreveu o Benfica na newsletter diária.

“Deixámos tudo na pista. Embora limitados conseguimos discutir o resultado até ao fim. As cenas vergonhosas não podem ser toleradas pela tutela! Vamos responder na pista dia 07/06 e apelamos à presença do nosso público. Força Sporting!”, escreveu Gilberto Borges, diretor do hóquei em patins leonino, nas redes sociais. “Não pedimos a despenalização dos nossos. Mas queremos que quem agrediu seja devidamente penalizado”, acrescentou Miguel Braga, diretor de comunicação do Sporting.