O compositor Monty Norman morreu, esta segunda-feira, aos 94 anos de idade, segundo um comunicado do seu próprio site.

À BBC, a família do compositor confirmou o falecimento, não sendo conhecidas as causas da morte — o site de Monty Norman afirma apenas que o ator “morreu depois de uma curta doença“.

O músico foi o responsável pela criação do tema reconhecido mundialmente como a abertura dos filmes 007. O tema foi ouvido pela primeira vez em 1962, no primeiro filme protagonizado por Sean Connery, “Dr. No”.

Uma vez que o tema de James Bond é baseado num arranjo de jazz de John Barry, este foi muitas vezes confundido como o compositor, explicou o The Guardian. Em 2001, porém, Monty Norman ganhou um processo em tribunal contra o Sunday Times onde defendeu o seu direito aos créditos do tema.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Morreu Sean Connery, ator de James Bond e “o homem mais sensual do mundo”

Nascido em 1928 com o nome Monty Noserovitch, o compositor cresceu em Londres e tornou-se cantor nas décadas de 1950 e 1960. No final dos anos 50, Monty Norman começou também a compor músicas. A sua contribuição no musical Belle, em 1961, originou um convite por parte de “Cubby” Broccoli — produtor de Dr. No — para que Monty escrevesse a composição da banda sonora de 007. Um convite que o tornou histórico.