Pela primeira vez desde que há registos, foi registada no Reino Unido uma temperatura superior a 40ºC, anunciou o instituto de meteorologia britânico através das redes sociais.

A temperatura foi registada às 12h50 desta terça-feira numa estação meteorológica no aeroporto de Heathrow, em Londres.

A onda de calor que está a afetar a Europa está a levar a que sejam registadas temperaturas recorde em vários pontos do sul do continente, incluindo em Portugal, onde a onda de calor está a provocar graves incêndios, mas está também a afetar as regiões mais a norte da Europa.

No Reino Unido, nunca havia sido registada uma temperatura superior a 40ºC.

As temperaturas excecionais registadas no Reino Unido estão a causar vários problemas práticos, incluindo no aeroporto de Luton, onde uma porção da pista começou mesmo a derreter.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Calor derrete pistas de aeroportos no Reino Unido. Luton sem voos

Portuguesa em Londres: “É tipo Alentejo”

Para quem vive no Reino Unido, os dias de calor extremo têm sido essencialmente dedicados à busca pelo refresco e pela sombra, como disse à Rádio Observador Catarina Pinto, uma cidadã portuguesa a morar em Hoxton, Londres, há seis anos.

“Está definitivamente muito mais calor. Nunca senti isto aqui”, disse Catarina Pinto. “Por causa da humidade, é bastante pior. A situação é mesmo abafada, é tipo Alentejo.”

A portuguesa explicou ainda que os habitantes da capital britânica estão a receber indicações por parte das autoridades para que evitem os transportes públicos na medida do possível e para que fiquem em casa.

Calor no Reino Unido “é comparável ao Alentejo”

Para Catarina Pinto, outro dos grandes problemas prende-se com as próprias infraestruturas britânicas, mais preparadas para o frio do que para o calor. As casas, por exemplo, têm uma grande capacidade para reter o calor que acumulam durante o dia, o que está a fazer os britânicos sofrer dentro das próprias casas.