John Kerry, o enviado presidencial dos Estados Unidos para o clima, afirma que Joe Biden, o Presidente norte-americano estará a considerar um anúncio de emergência climática. Em declarações à BBC, Kerry reforçou que esta declaração de emergência climática daria ao governante norte-americano poderes adicionais para redobrar esforços no tema das energias renováveis.

No entanto, admite John Kerry, a ideia não será consensual no Congresso dos Estados Unidos. O enviado especial para o clima garantiu também durante esta entrevista que Joe Biden estará preparado para “usar todas as ferramentas disponíveis” para enfrentar o tema das alterações climáticas.

Esta semana, Joe Biden anunciou um plano de 2,3 mil milhões de dólares para lutar contra as alterações climáticas e ajudar no desenvolvimento de infraestruturas que possam resistir a condições de clima extremas e a desastres naturais.

Vários pontos dos Estados Unidos têm registado elevadas temperaturas ao longo dos últimos dias, levando as autoridades de estados como a Pensilvânia, Delaware ou Nova Jérsia a declarar situações de alerta devido ao calor. De acordo com um boletim revelado este domingo pelo National Weather Service, 85 milhões de norte-americanos estão em locais com alertas de temperaturas excessivas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O mesmo boletim indica que os termómetros poderão ultrapassar os 43 graus no início desta semana, já que é esperado que as elevadas temperaturas se mantenham até pelo menos terça-feira.

O estado da Califórnia, conhecido pelas elevadas temperaturas e pela seca, está neste momento a ser fustigado pelos incêndios florestais. O condado de Mariposa, na Califórnia, está já em estado de emergência devido aos incêndios. Já foram retiradas mais de seis mil pessoas da região, depois de os incêndios já terem destruído dez casas.

Humanidade enfrenta “suicídio coletivo” devido à crise climática, avisa António Guterres