271kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Joe Biden

Estados Unidos da América

Biden: "Tolerância zero" para traficantes de armas

O Presidente norte-americano prometeu medidas duras para os traficantes que, diz, "vendem a morte e o caos" nas ruas dos EUA. Joe Biden assegurou que não haverá tolerância para quem vende armas.
Senado

Biden vê a sua reforma eleitoral travada no Senado

Projeto-lei conhecido como "Lei Para o Povo", proposta dos democratas, teria sido a maior revisão do sistema eleitoral norte-americano, mas não alcançou os votos necessários para início do debate.
Entrevista

Censos. Decisão preocupa Segurança Interna dos EUA /premium

A "preocupação" com a CNPD portuguesa, o reatar de laços com um "aliado" e alertas de cibersegurança. Entrevista exclusiva a Alejandro Mayorkas, líder do Departamento de Segurança Interna dos EUA.
Zoom

Sanções à Rússia só depois da sobremesa

Joe Biden esperou quatro dias desde o fim da cimeira com Vladimir Putin para anunciar novas sanções a Moscovo por causa do líder da oposição Alexei Navalny.
Joe Biden

Morreu um dos cães de Joe Biden, Champ

Presidente norte-americano retomou tradição dos animais de estimação na Casa Branca, mas este sábado despediu-se do pastor alemão que acompanhava a família há 13 anos.
Estados Unidos da América

A viagem de Biden /premium

Os modos e o tom podem ser outros mas a resposta norte-americana à China está de volta e promete ser musculada.
Estados Unidos da América

A bipolarização do sistema e os receios da China /premium

Quem tem um adversário sistémico tem de ter uma política externa global para o enfrentar. Não há outra forma. E Biden veio à Europa pôr em prática a narrativa da administração. Com algum êxito.
Conversas à Quinta

“America is back!” Para o bem ou para o mal?

Um G7 na Cornualha, uma cimeira da NATO e outra com a União Europeia, um longo frente-a-frente com Putin em Genebra: Joe Biden teve uma agenda europeia bem preenchida. A América está de regresso.
Cimeiras

Cimeira entre Biden e Putin em 5 pontos /premium

Biden e Putin falam em cimeira "construtiva" e "positiva". Embaixadores vão regressar ao trabalho, há avanços no controlo de armamento, mas persistem divisões sobre Navalny, Ucrânia e cibersegurança.
Cimeiras

Biden: "Direitos humanos sempre em cima da mesa"

Putin disse que encontro com Joe Biden foi "bastante construtivo" e anunciou o regresso de embaixadores à capitais dos dois países. Biden prometeu "consequências" caso Rússia viole linhas vermelhas.
Café Europa

Biden reúne europeus contra a China

A visita de Joe Biden trouxe a América de volta à Europa. Os alemães podem estar a chatear-se com a UE e a Comissão já se chateou com os tribunais alemães. Nem Oxford resiste à cancel culture.
Joe Biden

O que esperar da cimeira entre Biden e Putin? /premium

Após meses de tensão, Biden e Putin reúnem-se para tentarem alcançar uma relação “estável e previsível”. Navalny, Ucrânia e ciberataques são temas quentes, onde não se espera qualquer entendimento.
Recep Tayyip Erdogan

Erdogan: cimeira com Biden foi "muito produtiva"

Erdogan afirma que "nenhum problema nas relações entre a Turquia e os Estados Unidos é inultrapassável" e Biden também se referiu a uma reunião "muito, muito boa".
NATO

Biden: "Firme apoio" à segurança dos bálticos

Os quatro comprometeram-se a fortalecer "ainda mais a sua cooperação política, militar e económica, incluindo o trabalho dentro da NATO, para enfrentar os desafios que a Rússia e a China representam".
Zoom

Biden quer amenizar tensão com Rússia

Cimeira da NATO servirá para marcar estratégia para lidar com Putin. Carlos Gaspar, investigador do IPRI, analisa postura do presidente dos EUA e o que poderá sair depois na relação com Moscovo.
G7

Infraestruturas. G7 com plano para combater China

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, convenceu os líderes do G7, reunidos numa cimeira no sudoeste da Inglaterra, a lançar um grande plano de infraestruturas para conter o avanço da China.
Relações Internacionais

O Mundo Livre já não está de férias da história /premium

Vão-se encontrar velhos aliados com dilemas diferentes para resolver: Biden precisa da Europa para ser líder do mundo livre. A Europa precisa dos Estados Unidos para garantir a sua segurança.
Relações Internacionais

Biden visita Johnson e relança "relação especial"

O primeiro-ministro britânico e o Presidente dos Estados Unidos encontram-se esta quinta-feira pessoalmente, para relançar a "relação especial" entre os dois países numa nova "Carta do Atlântico".
Rússia

Rússia proíbe organização de Navalny

Fundação AntiCorrupção passa a ser designada de organização "extremista" e os seus membros podem ser presos se continuarem no ativo. Medida surge uma semana antes da cimeira Putin-Biden.
Coronavírus

Covid-19. EUA vão doar 500 milhões de vacinas

Com a pressão sobre países mais ricos a aumentar, Joe Biden deverá anunciar estratégia durante cimeira do G7, onde o combate à pandemia e a distribuição mais justa de vacinas estará em discussão.
Redes Sociais

Biden revoga decisão de Trump e não bane o TikTok

O atual presidente dos EUA anulou decisão do seu antecessor, que tinha como objetivo banir a rede social chinesa no país. Tik Tok fica numa lista de apps que podem ser um risco.
Joe Biden

Biden chega à Europa para discutir com amigos

"Esta viagem servirá para perceber o compromisso renovado da América com nossos aliados", escreveu o Presidente dos EUA sobre a sua digressão. Terá uma conversa privada com o seu homólogo turco.
Médio Oriente

Secretas "operam nos esgotos das sociedades"

178
O antigo correspondente do El País em Jerusalém entende que todos os serviços secretos recrutam informadores no submundo. E considera que a Mossad "é como mais uma infantaria" de Israel.
Julian Assange

Advogada de Assange pede pressão sobre Biden

Stella Morris, advogada e companheira do ativista - têm dois filhos em comum -, sustenta que Assange está a viver um "cativeiro desumano" no Reino Unido e que poderá perder a vida.
Espionagem

Snowden liga Biden a escândalo de espionagem na UE

493
O denunciante considera que o presidente americano esteve “profundamente envolvido” no escândalo de espionagem a Merkel e outros políticos europeus quando era o braço direito de Obama.
Racismo

Família de George Floyd recebida na Casa Branca 

A família de George Floyd foi recebida por Joe Biden e Kamala Harris, na Sala Oval, para fazer o luto e continuar a insistir na necessidade de alterar a lei para combater o racismo.
Casa Branca

Biden e Putin vão reunir-se em Genebra em junho

Os dois líderes vão analisar "assuntos urgentes", ao mesmo tempo que vão procurar encontrar soluções para "restaurar a previsibilidade e estabilidade" da relação entre os dois países.
Bielorrússia

Biden exige libertação de jornalista bielorrusso

Presidente dos EUA está a estudar medidas para responder a "afronta às normas internacionais". Companhias aéreas europeias começam a suspender voos para a Bielorrússia.
Médio Oriente

Gaza sem mortes na última noite. Ataques continuam

620
Ataques entre Israel e o Hamas continuam, apesar dos apelos da comunidade internacional para um cessar-fogo. António Costa exige que Israel "pare imediatamente" com ataques a Gaza.
Médio Oriente

Biden expressa "apoio" a cessar-fogo a Netanyahu

O presidente dos EUA e primeiro-ministro de Israel falaram ainda sobre o “progresso das operações militares de Israel contra o Hamas e outros grupos terroristas em Gaza”.
Estados Unidos da América

Biden vai conversar de novo com Netanyahu

"Falarei com o primeiro-ministro dentro de horas e terei mais coisas a dizer depois dessa conversa", disse Joe Biden, deixando em aberto a possibilidade de lançar um pedido de cessar-fogo.
Igreja Católica

Vaticano intervém em guerra de bispos contra Biden /premium

170
Por defender o direito ao aborto, Joe Biden, católico, é um espinho para os bispos americanos, que querem proibi-lo de comungar. O Vaticano interveio para recusar normas internas contra políticos.
Jerusalém

Jerusalém. Biden falou ao telefone com Netanyahu

"Tive uma conversa com Bibi Netanyahu. A minha esperança é que a situação seja resolvida o mais depressa possível, mas Israel tem o direito de se defender quando "rockets" são disparados", diz Biden.
Estados Unidos da América

"Trump falhou completamente em proteger o povo" /premium

Bob Woodward diz que legado de Trump é "uma catástrofe e uma tragédia" que deixou o "país dividido". Acredita que é preciso tirar lições dos últimos quatro anos e defende a importância do jornalismo.
Estados Unidos da América

EUA vai reunir famílias separadas na era Trump

Muitas famílias foram separadas durante o mandato de Donald Trump. Agora, duas dessas famílias vão ser reunidas com a ajuda da administração de Joe Biden. "Muitas mais se seguirão."
Estados Unidos da América

O primeiro grande teste à política externa Biden /premium

A Rússia já provou, ao longo dos anos, que não hesitará em fazer uso da força. Estará a administração Biden disposta a acompanhar a duríssima retórica com os meios necessários para a tornar credível?
Estados Unidos da América

Biden. EUA "estão novamente em movimento"

Biden afirmou que o país está a emergir da crise sem precedentes provocada pela pandemia, aludindo ainda à fratura da sociedade e aos ataques à democracia impulsionados pelo antecessor, Donald Trump.
Estados Unidos da América

Biden discursa esta quarta-feira no Congresso

Os analistas são consensuais a prever que o Presidente norte-americano saliente no seu discurso as virtudes do seu pacote de recuperação económica, no valor de quase dois biliões de euros.
Coronavírus

Vírus. Biden fala em "progresso extraordinário"

Presidente dos EUA fala em "progresso extraordinário" no que diz respeito à diminuição do número de óbitos associados à Covid-19, e deixa claro: "Vacinem-se — nunca foi tão fácil".
Noticiário

9h. Americanos vacinados podem entrar na UE

Vacinas administradas nos EUA e que já tinham sido aprovadas na UE vão permitir viagens sem restrições. Ursula von der Leyen deixa elogios aos "enormes progressos" alcançados no país de Biden
Arménia

Arménia agradece reconhecimento de genocídio

115
O primeiro-ministro da Arménia saudou a decisão de Joe Biden de reconhecer o genocídio arménio de 1915, considerando-a um "exemplo encorajador para todos que querem construir uma sociedade tolerante".
Estados Unidos da América

Biden reconhece genocídio arménio

825
Joe Biden tornou-se o primeiro Presidente dos EUA a usar a palavra "genocídio" em referência ao massacre de 1,5 milhões de arménios durante a Primeira Guerra Mundial pelo antigo Império Otomano.
Alterações Climáticas

EUA vão reduzir emissões poluentes em 50% até 2030

Biden anuncia redução entre 50% a 52% na emissão de gases poluentes e diz que "ciência é inegável" e que é necessário "preservar o planeta". António Guterres pede “coligação global”.
Alterações Climáticas

EUA vão anunciar ambição climática até 2030

Os Estados Unidos da América vão apresentar a percentagem de emissão de gases com efeito de estufa que pretendem reduzir até 2030 na cimeira de líderes convocada por Joe Biden.
Joe Biden

Biden: provas no julgamento são "esmagadoras"

134
Para o presidente dos Estados Unidos da América, as provas no julgamento da morte de George Floyd são "esmagadoras". Joe Biden deixa claro: "Rezo para que o veredito seja justo".
Clima

Ativista pede a Biden que ignore Jair Bolsonaro

O ativista e indígena brasileiro partilhou um vídeo nas redes sociais dirigido ao presidente dos EUA em que pede que este ignore as "mentiras" de Jair Bolsonaro sobre a desflorestação da Amazónia.
café europa

Putin ao ataque /premium

Surpreendidas pelo estilo provocador da administração Biden, Rússia e China respondem à letra, testando a sua resolução de defender o que resta da ordem internacional. Voltamos ao modo da guerra fria.
Joe Biden

Cão de Biden vai ter aulas de comportamento 

Aulas vão acontecer em Washington DC e “devem durar algumas semanas”. O objetivo é que o mais novo dos dois pastores alemães consiga uma melhor adaptação à rotina na Casa Branca.
Estados Unidos da América

Putin e Biden combinam cimeira entre os países 

O convite veio do Presidente dos EUA, que disse desejar "construir uma relação estável e previsível com a Rússia, de acordo com os interesses americanos".
Alterações Climáticas

Líderes europeus pedem a Biden aliança sobre clima

Os signatários incitam Washington a "estar à altura das suas ambições, adotando uma meta climática de pelo menos 50% de redução das emissões de gases com efeito de estufa até 2030".
Joe Biden

Tecnológicas, impostos e multilateralismo /premium

Tem de haver um equilíbrio entre o desenvolvimento de empresas inovadoras e a necessidade de justiça fiscal face a empresas mais pequenas e aos cidadãos, que não podem evitar os impostos nacionais.
Coronavírus

EUA antecipam meta de elegibilidade para vacinação

A data prevista para que todos os adultos estivessem elegíveis para a vacinação contra a Covid-19 era dia 1 de maio, mas essa meta vai estar concluída mais cedo, até 19 de abril.
Atualidade

Menores não acompanhados amontoam-se no Texas

Cresce a cada dia o número de crianças e jovens que passam a fronteira dos EUA. Centros de retenção não estão preparados. Adultos são enviados para trás, mas é esperado um milhão até fim do ano.
Joe Biden

EUA. Cisjordânia está "ocupada" por Israel 

É um facto histórico que Israel ocupou a Cisjordânia, a Faixa de Gaza e os montes Golã depois da guerra de 1967", disse esta quarta-feira o porta-voz da diplomacia americana Ned Price.
Joe Biden

Biden paga investimentos com impostos às empresas

1048
Presidente dos EUA apresenta esta 4ª feira um mega-plano de investimentos de dois biliões de dólares (1,7 biliões de euros) que será financiado, sobretudo, com um aumento dos impostos às empresas.
Estados Unidos da América

Covid-19. Biden destaca recorde de vacinação 

O Presidente dos Estados Unidos salientou a velocidade com que está a decorrer a campanha de vacinação contra a Covid-19 nos EUA: "Duplicamos o objetivo inicial que tinha estabelecido".
Joe Biden

Biden e UE devem continuar "lado a lado"

O presidente do Conselho Europeu deu as boas-vindas ao Presidente norte-americano no seu primeiro contacto à distância com os líderes europeus e disse que os dois blocos devem "permanecer juntos".
Estados Unidos da América

Biden anuncia desejo de recandidatar-se em 2024

246
O Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, anunciou que planeia concorrer às eleições presidenciais em 2024 e que Kamala Harris será novamente a sua escolha para a vice-Presidência.
Conselho Europeu

Vacinas e Biden dominam Conselho Europeu

Falta de reciprocidade de outros blocos no que toca às vacinas, desigualdades na imunização dentro da União e a presença simbólica de Joe Biden dominaram o Conselho Europeu desta quinta-feira.
Coronavírus

UE discute vacinas e dá boas vindas a Joe Biden

Numa cimeira virtual, voltarão a discutir os problemas com a campanha de vacinação. O Conselho terá como convidado especial o Presidente norte-americano e abordará matérias de política externa.
Relações Internacionais

Biden acredita na Guerra Fria /premium

101
Biden é o oposto de Trump. Foi educado na Guerra Fria, lutou pela vitória dos EUA contra a URSS, acredita na NATO. Trata a Rússia como uma ditadura e ataca Pequim pelas violações dos direitos humanos.
Conselho Europeu

Biden convidado para reunião do Conselho Europeu

120
O Presidente dos EUA aceitou o convite do presidente do Conselho Europeu e vai juntar-se aos líderes da UE numa cimeira virtual organizada para debater a resposta à pandemia da Covid-19.
Estados Unidos da América

Fotos mostram centros de retenção sobrelotados

295
A divulgação de imagens de centros de retenção de menores sobrelotados, no Texas, levou já a administração Biden a prometer construir novos espaços. Há cada vez mais migrantes a chegar às fronteiras.
Atualidade

EUA. Milhares de migrantes acumulados na fronteira

142
Há um número recorde de chegadas à fronteira dos Estados Unidos e milhares são menores. A eleição de Biden incentivou ainda mais migrantes a fazer a perigosa viagem. As fronteiras continuam fechadas.
Fact Check

Biden e Fórum Económico Mundial trabalham juntos?

Alegado tweet do fundador do Fórum não pertence ao próprio. Fact-checkers internacionais desmentem publicação. A informação é falsa.
Estados Unidos da América

Bombista de Boston pode ser condenado à morte

Depois de uma primeira sentença à morte que acabou anulada, tribunal aceitou recurso interposto pela administração Trump. Biden é contra a pena de morte, que quer ilegalizar nos EUA.
Racismo

Biden apela a que população denuncie racismo

397
Presidente dos EUA disse ter sido "dilacerante" ouvir os relatos de legisladores estaduais e de líderes da comunidade asiático-americana sobre o medo de ataques raciais. 
Coreia do Norte

O que esconde o silêncio de Kim sobre Biden? /premium

Pyongyang espera pela nova política dos EUA para tomar decisões. Pandemia de Covid-19 e crise económica abalaram a Coreia do Norte, mas testes balísticos podem ser retomados a qualquer momento.
Coronavírus

EUA atinge meta das 100 milhões de vacinas

112
Joe Biden anunciou que esta sexta-feira será administrada a "dose número 100 milhões" da vacina contra a Covid-19, uma meta superada várias semanas antes do que estava previsto.
Mundo

Joe Biden encostou Vladimir Putin à parede? /premium

126
A reacção da imprensa e dos políticos russos às declarações de Biden é de completa histeria e a chamada a Moscovo do embaixador russo em Washington, para consultas, nada promete de bom.
Coronavírus

EUA "emprestam" AstraZeneca a México e Canadá

O Canadá e o México vão receber dos EUA quatro milhões de doses da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca. Joe Biden diz que o "vírus não conhece fronteiras".
Joe Biden

Alemanha saúda linguagem de Biden sobre Rússia

155
O chefe da diplomacia alemã saudou as afirmações de Joe Biden sobre a Rússia, mas recusou-se a “comentar ou avaliar” a palavra “assassino” que o Presidente dos Estados Unidos usou.
Rússia

Deputado russo quer pedido de desculpas dos EUA

1337
Numa entrevista à ABC News, quando questionado se considerava o Presidente russo um assassino, Biden respondeu afirmativamente. Prevêem-se novas tensões nas relações entre os dois blocos.
Crimeia

G-7 não reconhecerá a ocupação russa da Crimeia 

Países do G-7 denunciam "inequivocamente a ocupação temporária" da Crimeia e reiteram que não irão legitimar a "anexação ilegal". Comunicado surge após Biden ter apelidado Putin de "assassino".
Conversas à Quinta

Nem só de Biden se faz uma relação transatlântica

A chegada de Biden à Casa Branca sinalizou um regresso à normalidade nas relações transatlânticas, só que Europa e Estados Unidos já não estão onde estavam há 4 anos. O mundo - e a China - moveram-se.
Washington

Detido homem armado perto de futura casa de Kamala

A habitual residência dos vice-presidentes americanos, onde Kamala Harris irá viver, foi rondada por um texano que levava no carro uma espingarda e munições. Enfrenta agora acusações de porte de arma.
Resposta Pronta

Biden vs. Putin. "É estratégia de contenção"

Em entrevista, Joe Biden diz que Vladimir Putin é um "assassino". Para Diana Soller, especialista em Assuntos Internacionais, o Presidente dos EUA quer "incomodar autocracias através de alianças".
União Europeia

Acordo sobre imposto digital. UE conta com Biden

Com a nova administração norte-americana, a presidência portuguesa do Conselho e a Comissão Europeia estão confiantes sobre um acordo para um imposto digital.
Estados Unidos da América

Joe Biden lança cimeira virtual contra China 

587
É primeira vez que esta aliança informal entre os EUA, Austrália, Índia e Japão se reúnem ao mais alto nível e agora contra "a maior ameaça à democracia": a China.
Coronavírus

Biden espera regresso à normalidade até 4 de julho

O Presidente dos EUA ordenou a todos os estados o levantamento progressivo das restrições de idade, para que todos os adultos possam estar elegíveis para levar a vacina até 1 de maio.
Coronavírus

Biden faz primeiro discurso como Presidente

Por ocasião do aniversário do confinamento para combater a pandemia de Covid-19, o Presidente Biden falará "dos sacrifícios que os norte-americanos fizeram no ano passado".
Estados Unidos da América

Aprovado orçamento de 1,9 biliões de Biden

Foi esta quarta-feira aprovado pelo Congresso dos Estados Unidos da América, por 220 votos contra 211, o plano de relançamento económico apresentado pelo Presidente Joe Biden.
Joe Biden

EUA. Cão de Biden mordeu segurança da Casa Branca

530
O oficial sofreu um "incidente com uma mordida", mas não se sabe detalhes sobre o que aconteceu. Foi o suficiente para que os dois cães de Biden fossem retirados da Casa Branca.
Coronavírus

Biden arrasa decisão de governador do Texas 

186
Joe Biden criticou a decisão do governador do Texas de acabar com a obrigatoriedade de utilização de máscara respiratória, dizendo que última coisa precisa "é um raciocínio Neanderthal".
Joe Biden

Os dilemas de Joe Biden no Médio Oriente /premium

Antes de chegar à Presidência, Biden prometeu retomar o acordo nuclear com o Irão e responsabilizar a Arábia Saudita. O "embate com a realidade" pode tornar essas promessas difíceis de cumprir.
Coronavírus

Plano económico de Biden aprovado: $1,9 biliões

É a primeira vitória do Presidente Joe Biden no campo legislativo, no Congresso norte-americano. A Câmara dos Representantes aprovou o pacote de estímulo económico apresentado por Biden.
Joe Biden

EUA não reconhecem a anexação russa da Crimeia

369
Num comunicado divulgado pela Casa Branca com assinatura do presidente Biden reforça-se a vontade de “continuar a trabalhar para responsabilizar a Rússia pelos abusos e agressões sobre a Ucrânia”.
Estados Unidos da América

Biden insta Senado a aprovar plano de estímulo 

A discussão do aumento do salário mínimo, para 15 dólares por hora até 2025, foi chumbada pelo Senado norte-americano. Joe Biden desenhou um plano de recuperação de 1,9 mil milhões de dólares.
Joe Biden

De Munique, com Amor /premium

Biden fez mais que os seus antecessores: colocou o laço transatlântico no centro da política externa norte-americana. É a primeira vez desde o 11 de setembro de 2001 que isto acontece.
Estados Unidos da América

Plano de estímulo nos EUA põe Biden à prova

Plano de recuperação da economia norte-americana será o primeiro teste de fogo político para o Governo de Joe Biden, que terá esta sexta-feira pela frente a tentativa de aprovação no Senado.
Forças Armadas

Cravinho quer reforço do Chefe do Estado-Maior

Gomes Cravinho pretende alterar a lei de bases sobre as Forças Armadas, colocando os chefes dos ramos militares sob dependência hierárquica do Chefe do Estado-Maior. Objetivo passa por "modernizar".
NATO

NATO. Secretário-Geral com propostas para futuro

Jens Stoltenberg, secretário-geral da NATO, vai apresentar as primeiras propostas do processo NATO 2030 aos ministros da Defesa da Aliança, salientado a importância da nova administração de Biden.
Armas De Fogo

Biden pede reforma sobre posse de armas de fogo

Presidente dos Estados Unidos exortou Congresso a reformar leis que regulamentam a posse de armas de fogo. Cumprem-se três anos do tiroteio no colégio de Parkland (Florida), onde morreram 17 pessoas.
Estados Unidos da América

Biden. Porta-voz demite-se por ameaçar jornalista

459
Não tenho palavras para expressar o meu arrependimento, embaraço e nojo pelo meu comportamento”, escreveu Joseph Ducklo, num texto publicado na rede social Twitter.
Joe Biden

Biden quer encerrar prisão de Guantanamo 

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, informou esta sexta-feira a intenção de Biden que passa por encerrar o centro de detenção na base norte-americana de Guantanamo, mas ainda não há prazo fixo.
Joe Biden

A América precisa de amigos /premium

110
Esta não é a agenda Obama, um presidente de transição a tentar compreender o mundo que lhe tinha calhado em sorte. É a agenda Biden, um Cold Warrior experiente que sabe ler as complexidades do mundo.
Joe Biden

Biden cancela fundos de Trump para o muro 

Biden anunciou que crise migratória e de segurança que levou Trump a alocar fundos para o muro com o México, "não teve méritos" e cancelou verbas.
Joe Biden

Biden retira pedido de anulação do Obamacare 

O Departamento de Justiça norte-americano considera válida a Lei dos Cuidados de Saúde aprovada no mandato de Barack Obama. Joe Biden já afirmou que pretende reforçar o "Obamacare".
Twitter

Eleições nos EUA. 192 milhões no Twitter por dia

O Twitter registou, durante o período das presidenciais nos Estados Unidos da América, 192 milhões de utilizadores "monitorizáveis" diariamente de olhos postos no sufrágios que elegeu Joe Biden.
Estados Unidos da América

Montes Golã "continuarão israelitas", diz Israel

O gabinete do primeiro-ministro israelita declarou que os montes Golã “continuarão israelitas”, em resposta ao comentário do secretário de Estado norte-americano.
Joe Biden

Joe Biden. O que muda na economia americana /premium

Qual será o impacto das políticas no novo Presidente sobre o crescimento económico dos EUA? E que implicações terão para a União Europeia? Ensaio de Abel Mateus.
Joe Biden

EUA deportam quem ameaça a segurança nacional

A administração do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai dar prioridade à deportação de imigrantes que representem uma ameaça à segurança nacional ou à segurança pública.
Estados Unidos da América

Serviços secretos. Biden contra briefings a Trump

1020
Tradicionalmente, os anteriores Presidentes continuam a receber informação secreta. Para Biden, deve criar-se uma exceção. Trump é "perigoso", tem "comportamento errático" e pode ser "uma ameaça".
Estados Unidos da América

Trump, o trumpismo e o futuro

O trumpismo terá provavelmente um destino que ultrapassará o homem que lhe deu o nome. Inscreve-se numa contestação presente dos dois lados do Atlântico que rejeita o liberalismo e o individualismo.
Joe Biden

Biden anuncia retirada de apoio à Arábia Saudita

Biden anunciará a escolha de Timothy Lenderking como enviado especial para o Iémen, quando se dirigir à sua equipa no Departamento de Estado, segundo fontes da Casa Branca.
Estados Unidos da América

EUA. Janet Yellen: "Vêm aí meses difíceis"

Janet Yellen considera que o seu país enfrenta "a crise económica mais grave" da história recente, aproximando-se "meses difíceis". E pede que o Congresso aprove o plano de Biden.
União Europeia

Borrell, Biden, Putin e Navalny /premium

106
Borrell sabe que é o elo mais fraco. Como em relação à China (à Rússia) e até aos EUA, a Europa não consegue ter uma posição firme. Usa a ideia “comissão geopolítica” para disparar sem rumo definido.
Joe Biden

A primeira entrevista dos Biden na Casa Branca

O casal Biden abriu as portas da Casa Branca para uma conversa com a revista People. Joe e Jill falaram dos segredos para o sucesso do casamento, bem como dos desafios do novo capítulo das suas vidas.
Joe Biden

Myanmar. Biden quer que militares renunciem

251
O presidente americano promete combater autoritarismo, tendo em conta as "ambições da China" e o "desejo da Rússia de enfraquecer" a democracia dos EUA. E aponta o dedo aos generais de Myanmar.
Eleições EUA

Defesa de Trump nega incitamento a ataque

Os advogados de Donald Trump recusam qualquer ligação do ex-presidente americano ao ataque do Capitólio, depois de Trump ter sido acusado de "traição de proporções históricas".
Fact Check

Joe Biden assinou ordens executivas em branco?

Publicação sugere que o momento foi encenado. Não é verdade. Biden assinou 15 ordens executivas três horas após tomar posse. Imagens desmentem alegação do post.
Joe Biden

Biden congela venda de caças F-35 aos Emirados

Se o acordo tivesse sido cumprido, os Emirados Árabes Unidos seriam o primeiro estado do Médio Oriente a operar o avião. A venda havia sido acordada pela Administração Trump após os Acordos Abraham.
Estados Unidos da América

Coreia. Biden defende "desnuclearização completa" 

Numa conversa telefónica com o primeiro-ministro japonês, Joe Biden reafirmou a exigência dos dois países de uma "desnuclearização completa" da península da Coreia.
Joe Biden

EUA emitem alerta contra terrorismo doméstico 

Apesar de não ter "informações sobre uma conspiração credível", a Administração Biden está atenta a possíveis "extremistas violentos com motivação ideológica" e que se opõem à "transição presidencial"
Elétricos

Biden promete: toda a frota federal será eléctrica

569
O maior investimento público dos EUA desde a II Guerra Mundial destina-se às viaturas federais. O novo Presidente quer substituir todas (serão mais de 645 mil) por modelos zero emissões “made in USA”.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

UE não pode perder momentum, diz ministro 

A União Europeia não pode perder o novo momentum oferecido pela administração de Joe Biden e deve relançar o diálogo com os Estados Unidos, afirma Augusto Santos Silva.
Jornalismo

Jornalista dispensada após tweet de apoio a Biden

Lauren Wolfe, que trabalhava como freelancer no The New York Times, foi dispensada dois dias depois de escrever no Twitter que ficou "arrepiada" ao ver o avião de Joe Biden aterrar em Washington.
Coronavírus

EUA perto de imunidade de grupo até ao verão

É provável que "até ao verão" a população dos Estados Unidos consiga atingir a imunidade de grupo. Por agora estão previstas 150 milhões de doses de vacinas nos primeiros dias da nova Presidência.
Fact Check

Trump escreveu carta a Biden sobre as eleições?

Publicação viral partilhou suposto documento assinado pelo ex-presidente norte-americano que seria para o seu sucessor. É falso.
Eleições EUA

Biden. Investigadas tentativas de reverter vitória

O objetivo da investigação é apurar se algum atual ou antigo funcionário do Departamento de Justiça tentou de alguma forma reverter os resultados de Joe Biden nas eleições presidenciais.
Estados Unidos da América

Biden anula proibição de pessoas trans no Exército

1170
O presidente norte-americano, Joe Biden, reverteu a proibição imposta por Donald Trump que impedia as pessoas transgénero de ingressarem nas Forças Armadas dos EUA.
Joe Biden

Biden pede análise a risco de terrorismo doméstico

163
A porta-voz referiu que o ataque ao Capitólio e as "trágicas mortes" e realçaram que o "aumento do extremismo doméstico é uma ameaça séria e crescente à segurança nacional".
Estados Unidos da América

As regras que decidem o futuro dos EUA /premium

O medo que altas figuras do partido Republicano têm de Trump reside na sua grande popularidade que poderia ser capitalizada para a criação de um novo partido que fraturaria os republicanos.
Estados Unidos da América

Biden revoga relatório sobre "educação patriótica"

826
O Presidente dos EUA, Joe Biden, revogou um recente relatório do Governo de Donald Trump que pretendia promover a "educação patriótica" nas escolas.
Joe Biden

Um discurso de união num país polarizado /premium

O discurso de posse foi o certo para uma América que precisa de se unir e se restaurar. Mas não vamos ter demasiadas ilusões. Mesmo com o governo unificado, Biden tem uma tarefa gigantesca pela frente.
Joe Biden

Congressista republicana pede destituição de Biden

932
Greene afirma que Biden não tem condições para assumir o cargo de presidente, devido ao seu "extenso e perturbador padrão de abuso de poder enquanto vice-presidente do Presidente Obama".
Joe Biden

Aborto. Posse de Biden acentua discórdia na Igreja /premium

223
Joe Biden é católico, mas defende o aborto, o que lhe tem valido uma relação complexa com a Igreja. Na reação à tomada de posse, bispos americanos entraram em confronto público entre si.
Fact Check

Biden tem ligações a empresa de voto eletrónico?

Publicação viral alega que família Biden tem ligações empresariais com a empresa que fornece software para o sistema de votação eletrónico. É falso.
Joe Biden

Joe Biden dança com o neto de oito meses

1244
O Presidente dos EUA foi filmado a dançar com o neto mais novo ao colo durante a atuação de Demi Lovato no "Celebrating America". O momento deixou os utilizadores do Twitter à beira das "lágrimas".
Estados Unidos da América

Salvar o Partido Republicano /premium

Biden terá agora o poder para fazer diferente. Mas o ónus de responsabilidade para quebrar esta crispação política e institucional está também noutras mãos: nas do Partido Republicano.
café europa

Os amigos são para as ocasiões /premium

108
A tarefa da Administração Biden assevera-se formidável: ultrapassar as crises social, política, económica, pandémica e internacional. Do seu sucesso depende a sobrevivência da ideia de Ocidente.
Atualidade

"É o dia da democracia". O apelo de Biden à união

"A América foi testada e saímos do teste mais fortes", afirmou Joe Biden, no primeiro discurso enquanto 46º presidente dos Estados Unidos, frente a um Passeio Nacional vazio.
Eleições EUA

Biden nas entrelinhas: a união e a crítica a Trump /premium

Joe Biden discursou perante o Passeio Nacional vazio, sem a multidão habitual e sem referir o nome de Trump. Mas o antecessor foi o ausente mais presente do primeiro discurso do Presidente Biden.
Estilo

Moda. Quem brilhou na tomada de posse de Biden? /premium

177
Joe Biden é o 46º presidente dos Estados Unidos e a cerimónia foi um autêntico desfile de estrelas. Das protagonistas Jill Biden e Kamala Harris às divas da música, veja quem brilhou no Capitólio.
António Costa

Costa quer relançamento das relações com EUA

António Costa dirigiu "votos dos maiores sucessos" ao novo Presidente norte-americano, Joe Biden. E espera reatar uma nova relação transatlântica com os EUA.
Coronavírus

Fotos. A homenagem de Biden às vítimas da pandemia

Joe Biden, a mulher Jill Biden, Kamala Harris e o seu marido Doug Emhoff estiveram à frente do Lincoln Memorial para prestar homenagem às 400 mil vítimas da Covid-19 nos EUA. Veja as imagens.
Resposta Pronta

EUA. Joe Biden toma posse em cerimónia limitada

Donald Trump não vai estar presente na cerimónia da tomada de posse de Joe Biden, que em ano de pandemia vai ter mais restrições. Evento vai contar com a participação de Lady Gaga e Tom Hanks.
Noticiário

7h. Biden toma posse sem Trump. Como vai ser?

O presidente cessante dos Estados Unidos já divulgou um vídeo de 20 minutos de despedida sem nunca toca no nome do sucessor. Em Portugal, já em vigor novas novas restrições e testes nas escolas.
Estados Unidos da América

Biden toma posse numa capital cheia de militares

É já esta quarta-feira que Joe Biden toma posse como Presidente dos EUA numa Washington deserta por conta da pandemia e fortemente militarizada por receio de algum ataque.
Migrações

México espera que Biden cumpra reforma migratória

Presidente mexicano aguarda que Joe Biden avance com "a reforma da imigração" assim que chegar à Casa Branca. Para tal, sugeriu "diálogo com os migrantes" para que "não entrem à força em nenhum país"
Atualidade

Cordão policial não impede migrantes rumo aos EUA

Ainda com medidas muito apertadas em vigor, impostas por Trump, muitos migrantes correm o risco de ficar retidos na fronteira entre México e EUA. Biden desaconselha a perigosa viagem.
Estados Unidos da América

Capitólio. Polícia deteve homem fortemente armado

A polícia do Capitólio deteve, na última sexta-feira, um homem que tentou entrar no perímetro cercado do centro de Washington com uma acreditação falsa, pelo menos uma arma e mais de 500 balas.
Estados Unidos da América

Biden já concluiu equipa do Departamento de Estado

O presidente eleito norte-americano, Joe Biden, concluiu este sábado a sua equipa do Departamento de Estado, que integra ex-diplomatas e veteranos do governo de Barack Obama.
Joe Biden

Washington protegida com mais tropas que o Iraque /premium

FBI pede a chefes da polícia que estejam atentos a potenciais ameaças. Cerca de 20 mil membros da Guarda Nacional estarão em Washington no dia da posse, não sendo claro quantos estarão armados.
Estados Unidos da América

Não façam de Trump um mártir /premium

159
As ações têm consequências num cenário como o atual nos EUA, o da polarização extrema. Castigar Donald Trump não é desmerecido, mas é muito perigoso. É de esperar uma reação dura dos seus seguidores.
União Europeia

Uma oportunidade para mais autonomia

109
Não devem restar dúvidas de que há muitos países que farão o possível para desestabilizar uma Europa que se encontra frágil. Se permanecermos nesta zona de conforto, será tarde de mais.
Coronavírus

Biden prepara plano de 1,5 mil milhões de dólares

Presidente eleito dos EUA divulgará o seu plano de estímulo fiscal através do qual investirá mais nas ajudas diretas para cidadãos e empresas. Joe Biden prepara também uma campanha de obras públicas.
Música

Lady Gaga canta hino na tomada de posse de Biden

123
A cantora Lady Gaga vai ser quem interpretará o hino nacional na tomada de posse de Joe Biden a 20 de janeiro. Jennifer Lopez será outro dos nomes que vão participar no espetáculo.
Estados Unidos da América

EUA reforçam militares na investida de Biden

Foi aumentado o número de soldados da Guarda Nacional para mais de 20 mil para a investidura de Joe Biden. Vários soldados estão alojados no Capitólio pela primeira vez desde a Guerra Civil (1861-65).
Televisão

Biden. Tomada de posse com programa com Tom Hanks

Tom Hanks deverá apresentar um programa de televisão especial em vários canais na noite de investidura de Joe Biden. Jon Bon Jovi e Justin Timberlake farão parte do leque de convidados.
Joe Biden

Lisboa quer organizar 1º encontro com Joe Biden 

Com o objetivo de debater a nova agenda transatlântica, a secretária de Estado dos Assuntos Europeus "gostaria muito" de reunir durante a presidência portuguesa da União Europeia com Joe Biden.
Eleições EUA

Trump aprova estado de emergência em Washington DC

131
Ordem executiva quer evitar possível "catástrofe" no dia (ou perto do dia) da tomada de posse de Joe Biden. Período do estado de emergência cobre esse momento, marcado para 20 de janeiro.
Estados Unidos da América

Biden escolhe antigo diplomata para liderar a CIA

Antigo diplomata, William Burns é o nome escolhido por Joe Biden para chefiar a agência dos serviços de informações dos EUA. Preside ao think tank Fundação Carnegie para a Paz Internacional.
Ensaios do Observador

Trump podia acabar de forma diferente? /premium

A invasão do Capitólio mostra o mau perder de Trump, uma característica que vem de família, num homem que nunca sentiu pertencer à elite. E confirma as suas obsessões. Ensaio de Bruno Cardoso Reis.
Eleições EUA

Trump não vai à tomada de posse de Biden

420
Donald Trump não vai estar presente na tomada de posse de Joe Biden como novo Presidente dos Estados Unidos no próximo dia 20 de janeiro, anunciou o próprio em mensagem divulgada pelo Twitter.
Estados Unidos da América

O novo ato na tragédia americana /premium

Entre as elites republicanas e os seus votantes existe um considerável grupo de nacionalistas-nativistas que vieram para ficar. A expressão não é correta. Já cá estavam.
Joe Biden

EUA. Biden escolhe Garland para procurador-geral

Joe Biden decidiu: Merrick Garland é o escolhido para procurador-geral dos Estados Unidos. Foram ainda definidas três outras pessoas para altos cargos no Departamento de Justiça.
Atualidade

A turbulenta confirmação de Biden. Como aconteceu

Depois de uma invasão inédita do Capitólio, que forçou os trabalhos a parar, o Congresso dos Estados Unidos declarou formalmente que Joe Biden é o vencedor das eleições. Trump continua a não aceitar.
Eleições EUA

EUA. Vitória de Biden validada após noite caótica /premium

637
Sem Twitter e sem apoio de muitos republicanos que o abandonaram, Trump promete transição pacífica, mas continua sem aceitar a derrota. Esta noite esgotaram-se os recursos: vitória de Biden é oficial.
Estados Unidos da América

Os momentos chave da invasão ao Capitólio /premium

121
Foram precisas cerca de três horas e um quarto para que as autoridades retomassem o controlo do Capitólio, edifício central da democracia americana. Este é o filme do que aconteceu, passo a passo.
A página está a demorar muito tempo.