“É difícil para mim começar um jogo assim e também é uma surpresa. Sofrer quatro golos em 35 minutos não é possível… A equipa precisa de se responsabilizar. Sinto-me mal pelos adeptos, que fizeram tudo para nos apoiarem. Pedi para acreditarem no seu jogo e para se responsabilizarem por aquilo que acontece dentro de campo e foi isso que não fizeram. É algo em que precisamos de trabalhar. Também é minha responsabilidade, sou o principal responsável e vou trabalhar nisso, mas eles têm de acreditar neles”.

O plano ligou o botão da autodestruição e perdeu o pouco respeito que restava: United goleado pelo Brentford com Ronaldo titular

Depois do autêntico atropelo sofrido pelo Manchester United frente ao Brentford (4-0), naquela que foi a segunda derrota consecutiva na Premier League após a entrada a perder em Old Trafford com o Brighton, Erik ten Hag não fugiu às responsabilidades mas apontou também o dedo aos jogadores pelo autêntico naufrágio coletivo, mostrando mão pesada com o cancelamento da folga que estava prevista para este domingo para iniciar já a preparação do próximo encontro frente ao vice-campeão europeu e inglês Liverpool. No entanto, as críticas ao comportamento da equipa multiplicaram-se, com os principais antigos jogadores e capitães do clube que são hoje comentadores televisivos a não pouparem os red devils.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Os meus grupos no WhatsApp não páram de tocar. O Brentford está a esmagar-nos. Vou desligar o telemóvel, dói-me a cabeça. O meu coração… Preciso de ajuda! Estamos em último lugar [na Premier League]. Vou desaparecer”, escreveu o antigo central Rio Ferdinand. “Quando se pensa que o Manchester United não pode descer mais, acontece isto. Estes jogadores já provaram, com três treinadores, que não trabalham o suficiente. Estão sem confiança, precisam de ajuda. Já fui treinador numa equipa que passava por algo assim e eles precisam de fazer algo. Hoje a equipa desceu mais fundo, parece que estão continuamente a descer. A realidade é que isto é muito, mas muito mau. Ten Hag escolheu a equipa mais ‘pequena’ possível para defrontar o Brentdford. É preciso lidar com o lado físico da Premier League. Parecia homens contra uma equipa de Sub-9″, referiu Gary Neville aos microfones da Sky.

Como também já é habitual, Cristiano Ronaldo, o mais rematador da equipa com várias tentativas para chegar ao golo na segunda parte, não passou ao lado do terramoto, com notícias de teor distinto vindas de Itália e de Inglaterra com um ponto comum: a vontade de CR7 deixar Manchester ainda este verão.

Segundo o Corriere dello Sport, Jorge Mendes, agente do avançado, terá oferecido o jogador ao AC Milan e ao Inter, tendo também ouvido dois “não” como já tinha acontecido com Chelsea, PSG, Bayern, Real ou Atl. Madrid, entre outros. E, neste caso, além da parte desportiva, existiu uma justificação financeira: após fechar atividade em Itália quando deixou a Juventus e rumou a Inglaterra no último verão, os clubes teriam de pagar um total de 45 milhões de euros para garantir o capitão da Seleção (para chegar aos 24 milhões líquidos que recebeu no último ano do United). Assim, ainda de acordo com a mesma publicação, o alvo seguinte deverá ser o Sporting, numa possibilidade já levantada antes pelo Tuttosport.

Já a Sky Sports chegou a avançar durante a tarde que os responsáveis do clube inglês teriam ameaçado o jogador com a rescisão de contrato caso a sua atitude não fosse alterada, numa notícia que foi apagada pouco depois de ter sido publicada. Mais tarde, e de acordo com uma fonte oficial do Manchester United, a posição dos red devils em relação ao seu número 7 não mudou: não existe qualquer intenção de vender o jogador neste mercado e a perspetiva é que se mantenha no plantel comandado por Erik ten Hag.