– Em Portugal dizem que o Ronaldo pode vir para o Fenerbahçe por causa do Jorge Jesus, ele pode mesmo vir?
– Somos amigos mas tem outras ambições, tem outras ideias, que… Não se coloca vir jogar para um país onde ele não considera do top 5 da Europa. Ele não toma essas decisões. Não sei para onde ele vai mas para o Fenerbahçe não vai de certeza. Não é que eu não queira, ele é que não quer. Não me importava…

O futuro de Cristiano Ronaldo dá tantas voltas que consegue chegar mesmo a mercados periféricos. Depois do Brasil e da Argentina, até a Turquia surgiu como possibilidade – sendo que nunca em Portugal se disse que o avançado poderia ir para a Liga turca ou para o Fenerbahçe ao contrário do que foi questionado. Com ironia à mistura, Jesus colocou essa hipótese onde sempre esteve, de lado. No entanto, há uma questão que continua em cima da mesa e sem resposta: onde irá jogar na próxima época o capitão da Seleção?

Pela primeira vez nesta longa novela de verão a imprensa inglesa admite a possibilidade de saída com a anuência do Manchester United. Já antes o The Times tinha referido que o clube permitiu que o agente do jogador, Jorge Mendes, conversasse com outras equipas como o Chelsea, mas nunca tinha sido colocada essa possibilidade de deixar já neste verão Old Trafford. Aliás, a única resistência que haverá nesta fase é a dos proprietários, a família Glazer, que olham para a presença do número 7 nos red devils numa perspetiva mais comercial. No entanto, até essa ideia parece ter caído. A BBC Sport é clara: existe uma preocupação crescente nos responsáveis de que a atitude de Ronaldo possa interferir com o resto do plantel. O The Telegraph vai mais longe: Erik ten Hag admite libertar o português… se encontrar novo clube.

O que mudou? Além das ondas de choque que ainda se fazem sentir depois do autêntico descalabro do Manchester United frente ao Brentford, naquela que foi a segunda derrota noutros tantos jogos da Premier League, o facto de o mercado fechar daqui a duas semanas. Ou seja, os red devils – que em termos oficiais continuam a dizer que CR7 não está à venda e fica no plantel – necessitam da decisão definitiva sobre o avançado para ficarem a conhecer que margem salarial têm para depois atacarem o mercado, sendo que Erik ten Hag foi muito claro a seguir a último jogo sobre a necessidade de chegarem reforços.

O jornal espanhol As, recapitulando os vários episódios que têm acontecido neste folhetim que começou com a ausência de Ronaldo no regresso aos trabalhos na pré-temporada e na digressão pela Ásia e pela Austrália antes de regressar a Manchester com o empresário Jorge Mendes para reiterar a vontade de sair (admitindo então a possibilidade de renovar já até 2024 para voltar no final desta época), coloca dois possíveis cenários de saída em cima da mesa: o B. Dortmund, que devido a um tumor maligno perdeu Sebastien Haller e contratou o experiente Modeste quase como solução de recurso, e… o Sporting. No entanto, e em relação ao clube lisboeta, nem a venda de Matheus Nunes faz com que algo mude: a decisão pertence sempre ao jogador por saber que os leões nunca irão conseguir acompanhar o atual vencimento (apesar de haver alguns possíveis mecanismos de atenuar essa enorme diferença de realidades).

Esta segunda-feira, o The Athletic tinha colocado também em causa a continuidade de Cristiano Ronaldo no Manchester United, acrescentando alguns dados ao contexto que está a viver em Inglaterra. Segundo a publicação, o afastamento do capitão da Seleção com os companheiros será cada vez maior, a ponto de se refletir nos momentos de refeição no centro de treinos de Carrington, ao mesmo tempo que já terão existido alguns choques com o treinador Erik ten Hag pela forma de pressionar alto da equipa. Perante esse cenário, e tendo em conta o receio de que os outros jogadores possam considerar que existe um tratamento diferente ao português, o neerlandês terá admitido a saída de Ronaldo já este verão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR