Quase 100 vídeos e imagens, alegadamente do jogo “Grand Theft Auto VI”, que está a ser desenvolvido pela Rockstar Studios, foram partilhados e estão a circular nas redes sociais e plataformas de partilha de vídeo.
As imagens foram tornadas públicas nos fóruns oficiais do jogo e, apesar de não ser possível confirmar a sua veracidade, estão a ser encarados como verídicas pelos fãs da série e pela imprensa especializada.
Os conteúdos foram partilhados num ficheiro de quase 3 gigabites por um utilizador anónimo, que alega ser um dos responsáveis pelo ataque informático que esta quinta-feira afetou a empresa de transporte Uber.
Uber a investigar incidente de cibersegurança. Falha afetou sistemas de comunicação e engenharia
As imagens partilhadas contêm vários detalhes e informações previamente confirmadas pela Rockstar Games, o estúdio responsável pelos jogos da série. Estes incluem o local em que se desenrola a ação do jogo — Vice City, uma versão fictícia da cidade de Miami — e a existência de uma protagonista feminina, algo inédito para a franquia que começou em 1997. Ao mesmo tempo, internautas que analisaram ao pormenor os vídeos encontraram várias semelhanças com o último jogo da empresa, “Red Dead Redemption II”, lançado em 2018.
Até ao momento, a Rockstar ainda não se pronunciou sobre o caso, e a publicação onde os ficheiros foram originalmente partilhados continua, para já, acessível. No entanto, os detalhes já mencionados, aliados à quantidade de vídeos e imagens divulgados, estão a fazer com que fãs, internautas nas redes sociais e mesmo a imprensa especializada estejam a tratar o leak como verdadeiro. O site de notícias de videojogos Kotaku afirma que “se os vídeos forem falsos, estão muito, muito bem feitos”.
“Grand Theft Auto VI” é um dos jogos mais aguardados dos últimos anos. O mais recente título da franquia até à data, “Grand Theft Auto V”, foi lançado há quase uma década, em 2013, e é um dos jogos mais bem sucedidos da história: até ao momento vendeu cerca de 170 milhões de cópias, com uma receita estimada de mais de seis mil milhões de dólares.
Após anos de rumores e especulação, o sexto jogo na série foi oficialmente confirmado no passado mês de julho pela Rockstar Games, através de um artigo na publicação Bloomberg.
Esta não é a primeira vez que um grande título da indústria dos videojogos se vê a braços com leaks. O caso mais conhecido aconteceu em 2020, quando o estúdio Naughty Dog, subsidiário da Sony, foi alvo de um ataque de larga escala que expôs na internet grande parte do conteúdo do jogo “The Last of Us – Parte II” a poucas semanas do seu lançamento oficial.