O Google Maps continua a inovar. Com a Europa e o mundo a viverem uma guerra depois da invasão da Rússia à Ucrânia, sabe-se agora que aquele serviço possui um mapa que permite visualizar todas as guerras e batalhas que aconteceram no mundo, desde o ano 2.500 a.C. até à atualidade.

Este mapa contempla as batalhas que ocorreram em diversas cidade e vila e está disponível online. A ferramenta interativa possui mais de 12 mil batalhas históricas em todo o mundo. Deste modo, pode ficar a conhecer os conflitos que se sucederam na sua localidade ou perto de si. Para isso apenas tem de aceder ao site e navegar pelo mapa. Ao clicar em cada “ponto”, vai ficar a saber todas as informações referentes a esse conflito.

Este serviço foi criado em 2016 e é desenvolvido através de informações recolhidas por via da Wikipedia, Wikidata ou DBPedia. Ainda assim, desde 2015 que não é atualizado com novas guerras e batalhas. A guerra na Ucrânia, por exemplo, não está presente nesta ferramenta.

Neste mapa, o conflito mais antigo registado é a Batalha de Zhuolu, na China, que aconteceu no ano de 2.500 a.C.. De seguida surge a Batalha de Megido, em 1.457 a.C., em que os egípcios derrotaram os cananeus. Já em Portugal, os registos mais antigos referem-se à Batalha de Ourique, em 1139, e à Conquista de Santarém, em março de 1147.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR