Kalani David, surfista profissional e skater, morreu este sábado na Costa Rica, após sofrer uma forte convulsão enquanto surfava. O atleta profissional tinha 24 anos. A notícia da morte do jovem foi confirmada pelo pai, David David, refere a CNN. O jovem morreu na Playa Hermosa, em Jacó, na Costa Rica.

“Estava a surfar quando aparentemente sofreu algum tipo de convulsão epiléptica e afogou-se”, referiu a agência de investigação à Associated Press. A morte do atleta está a ser investigada.

Kalani David foi campeão mundial júnior de surf, em 2012, no Panamá, na categoria de sub-16. O jovem chegou a ser considerado um veterano experiente da modalidade quando tinha apenas 14 anos. Ao mesmo tempo, também era um atleta renomado no mundo do skate, participando em alguns dos principais circuitos da modalidade.

O surfista nasceu no Havai e tinha síndrome de Wolff-Parkinson-White, uma doença cardíaca congénita que pode causar paralisia e convulsões. Kalani David já tinha, aliás, tido alguns episódio. Em agosto de 2016, teve a primeira convulsão enquanto praticava skate em Oceanside, na Califórnia. Tinha 18 anos, partilhando no Instagram que “caiu de cara e acordou numa ambulância”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Alguns meses depois teve o segundo episódio, desta vez em Oahu, no Havai, desta vez durante a noite. Na altura, partilhou no Instagram que era “um sortudo por estar vivo”.

Mesmo com os episódios de saúde, o atleta nunca terá equacionado desistir das modalidades que praticava. “Se fosse uma escolha entre a vida ou a morte, tinha de escolher o skate ou o surf”, disse à revista Stab em 2016. “Escolheria a morte.”

O mundo do surf está a reagir à morte do jovem atleta. O surfista Kelly Slater usou o Instagram para homenagear Kalani David, dizendo que “era um dos mais talentosos surfistas e skaters do mundo, a desafiar limites sempre que podia”.

Peter King, um fotógrafo de surf, também partilhou algumas palavras sobre o surfista havaiano. “Vou sempre lembrar-me do entusiasmo quando fotografávamos skate ou surf e quanta esperança tinhas para o teu futuro”, escreveu.