789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

O Campo Pequeno recebeu o ritual habitual dos Arcade Fire perante os seus fiéis seguidores — e nunca poderia ter corrido mal

Este artigo tem mais de 1 ano

Antes de começar, a vitória na primeira de duas noites ao vivo em Lisboa estava garantida. Uma fórmula segura, uma multidão rendida, mas, ainda assim, uma banda que não sabe render-se à preguiça.

Concerto da banda Arcade Fire, no Campo Pequeno. Lisboa, 22 de Setembro de 2022. FILIPE AMORIM/OBSERVADOR
i

Win Butler, o vocalista que tem sido protagonista de outras matérias fora de palco, mas que ali voltou a ser apenas o líder dos Arcade Fire

FILIPE AMORIM/OBSERVADOR

Win Butler, o vocalista que tem sido protagonista de outras matérias fora de palco, mas que ali voltou a ser apenas o líder dos Arcade Fire

FILIPE AMORIM/OBSERVADOR

As teclas, coloridas, estão a tocar sozinhas. O piano de cauda, feito de material em PVC transparente, indica que existe um pequeno palco secundário, colocado no meio da plateia, onde o público aguarda de pé pela entrada dos Arcade Fire ao som de uma modinha tocada ao piano em estilo vaudeville. O instrumento está iluminado por uma luz branca e, por cima, encontra-se uma bola grande de espelhos, ainda na penumbra. As galerias e as bancadas da Praça de Touros do Campo Pequeno, em Lisboa, encontram-se igualmente compostas.

Antes, estiveram a tocar os haitianos Boukman Eksperyans, que substituíram Feist depois de esta se demarcar da banda canadiana devido às acusações de abusos sexuais sobre o vocalista Win Butler, que vieram a lume no início de setembro. Os Boukman Eksperyans foram buscar o nome tanto ao sacerdote de voudu Dutty Boukman, considerado o agente catalisador da revolta dos escravos que marcou o início da revolução e independência do território do jugo dos franceses, como à palavra “experiência” dita em crioulo. E isto é importante porque, no final do concerto dos Arcade Fire, elementos dos Boukman Eksperyans juntam-se e participam no tema “Haiti”, do primeiro disco – fulgurante, novo – da banda canadiana, Funeral. O vocalista, Theodore Lolo Beaubrun, empunhará inclusive a bandeira do Haiti. O país marca, na sua origem, o início das revoltas e afirmação negras a nível mundial.

Junto à boca do palco principal está colocada uma pequena caixa preta, parte da parafernália técnica, que tem escrito a branco “WE”, como se fosse um ato de arte gráfica improvisado de uma banda amadora que está a dar os primeiros passos nas atuações ao vivo. WE é o nome do último álbum dos Arcade Fire, de que já falámos aqui no Observador tratar-se de um disco que marca o regresso da banda a ser de novo ela própria na forma como caminha para o novo. E isto poderia definir em muito o trabalho dos Arcade Fire: pode falar dos assuntos mais sérios, dos temas mais deprimidos – e há muitos –, mas a cura, ou pelo menos a sobrevivência, reside na forma como se caminha. E a forma como se caminha é a do percurso rumo à catarse.

A catarse tem muito que se lhe diga neste concerto. Estamos perante um público que conhece a fórmula da banda e está já em êxtase, mesmo antes de o concerto começar, como um toxicodependente à espera da sua ansiada dose. O espectáculo não tem como correr mal, o público irá pular e manter os braços apontados para o palco e cantar os refrões todos. Nem o som, que não esteve particularmente bom — o baixo por vezes demasiado distorcido — conseguiu ser incomodativo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Concerto da banda Arcade Fire, no Campo Pequeno. Lisboa, 22 de Setembro de 2022. FILIPE AMORIM/OBSERVADOR Concerto da banda Arcade Fire, no Campo Pequeno. Lisboa, 22 de Setembro de 2022. FILIPE AMORIM/OBSERVADOR Concerto da banda Arcade Fire, no Campo Pequeno. Lisboa, 22 de Setembro de 2022. FILIPE AMORIM/OBSERVADOR Concerto da banda Arcade Fire, no Campo Pequeno. Lisboa, 22 de Setembro de 2022. FILIPE AMORIM/OBSERVADOR

FILIPE AMORIM/OBSERVADOR

Regressemos à catarse e ao facto de Win Butler entrar em palco vestido de preto, com um colete – não amarelo – mas vermelho por cima de uma T-shirt da digressão da banda e que veremos ter escrito à frente WE e, curiosamente, nas costas “ME”, como se a letra “W” tivesse sofrido uma inflexão. “Nós” é também uma forma de “eu”, eu sozinho e deprimido supero-me a pensar em nós, em tu e eu, no todo, na comunidade, no fazer caminho em conjunto.

Como nos concertos que têm dado na Europa, Madrid, Milão, a primeira canção que os Arcade Fire tocam é “Age of Anxiety I”, de WE. O jogo de luzes simula vários arcos de volta perfeita, feitos de pedra, a dar teto ao palco. Como se fossem uma nave espacial feita em computação, os arcos começam a abrir-se e a dar visibilidade ao espaço, cheio de estrelas. Até que o negro começa a dar lugar ao roxo e assim se chega à retina que faz a capa do álbum.

Cola-se logo “Ready to Start”, de The Suburbs, sem tempo para respirar, e as pessoas nas bancadas põem-se também de pé para dançar. Há sabres de luz a rasgar o recinto. “Businessmen drink my blood/ Like the kids in art school said they would” (“Homens de negócios sugam-me o sangue/ Como os miúdos da escola de arte disseram que fariam”), sabemos da hipocrisia do mundo, mas continuamos.

Em “The Suburbs”, cantam “If I could have it back/ All the time that we wasted/ I’d only waste it again” (“Se pudesse voltar atrás/ Todo o tempo que desperdiçámos/ Apenas o desperdiçaria outra vez”). Régine Chassagne salta então do palco e dirige-se, por um corredor assegurado por seguranças, para o palco no meio do público, que tem o piano. De mini-saia rodada, de toule preto, e um corpete metalizado, numa versão punk, Chassagne sobe para cima do piano, dança e canta “It’s Never Over (Hey Orpheus)”, do álbum Reflektor, cujo tema de nome homónino ao álbum virão a cantar duas músicas mais à frente, depois de “My Body Is a Cage” e Afterlife.

Concerto da banda Arcade Fire, no Campo Pequeno. Lisboa, 22 de Setembro de 2022. FILIPE AMORIM/OBSERVADOR

FILIPE AMORIM/OBSERVADOR

É com Afterlife que nos apercebemos do excesso, de que a comunhão entre a banda e o público – chamemos-lhe festa – está apenas presa pelo fio da fórmula musical tornada dispositivo emocional: os cânticos “uuuh uuuuh uuuh” ou “oooooh oooooh” presentes nas canções reduzem-nas a mantras, a carcaças destituídas de qualquer sentido. A emoção que resta podia ser a de um jogo de futebol. Só que aqui dançou-se mais. Até na rua, acabado o concerto, as pessoas continuavam a entoar “uuuuuh uuuuuh”, “oooooh oooooh”.

Depois de “The Lightning I” e “II”, com “Rebellion (Lies)” começou o descontrolo com os “uuuuuh uuuuuh”, “Every time you close your eyes// People try and hide the night/ Underneath the covers” (“De todas as vezes que fechas os olhos// As pessoas tentam esconder a noite/ Debaixo das mantas”). Até as cordas de orquestra de “No Cars Go” (de Neon Bible), que Win Butler diz para o microfone ter sido uma das primeiras que ele e a mulher, Régine Chassagne, compuseram juntos, aqui apenas representadas por um violino, são substituídas pelos cânticos monossilábicos do público.

Já o bulício em palco é uma constante, visto que os oito músicos em palco são muitos deles multi-instrumentistas. O ambiente é de festa constante, muitas luzes e por isso mesmo o concerto acaba com “Everything Now”. Para encore, “End of the Empire I-III” e “IV (Sagitarius A*)”, de WE, e, por fim, “Wake Up” (de Funeral), “ooooooh ooooooh ooooh ooooooh”, podia ser a banda sonora de um anúncio publicitário. E, ao som dos cânticos, Win Butler de micro na mão e Ricard Reed Parry a bater duas baquetas saem do recinto, pela porta lateral à esquerda do palco, a mesma por onde entraram, sempre em festa, como se fossem uma banda de coreto em procissão ou os flautistas de Hamelin, seguidos pela multidão.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora