“Foi num pub em Dublin, onde estava depois de ensaiar com a minha banda, que li a mesma notícia que vocês.” As palavras, partilhadas no Twitter, são da cantora canadiana Feist, que deveria fazer a primeira parte da digressão europeia dos Arcade Fire. A notícia a que se refere é aquela em que se revela que o vocalista dos Arcade Fire, Win Butler, é acusado de conduta sexual imprópria. Num longo texto, Feist explica por que motivo decidiu abandonar a digressão.

Win Butler, vocalista dos Arcade Fire, acusado de conduta sexual imprópria por quatro pessoas

“Não tivemos tempo para nos prepararmos para o que aí vinha, muito menos para decidir não atravessar o oceano, diretos ao centro da discussão. Tem sido incrivelmente difícil para mim e nem imagino o que tem sido para as pessoas que avançaram com as acusações. Acima de tudo, espero que todos os envolvidos fiquem bem”, escreve Feist.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Considerando que o assunto ganhou uma dimensão enorme, maior do que ela, do que as suas canções, ou do que qualquer digressão, Feist optou por se retirar de cena. “Ficar na digressão significaria que estou a defender o Win Butler ou a ignorar o mal que ele fez, e abandoná-la faria de mim júri e juiz”, escreveu a cantora nas redes sociais. 

Em Portugal, os Arcade Fire têm concertos marcados para o Campo Pequeno, em Lisboa, a 22 e 23 de setembro, com a primeira parte a cargo de Feist.

A cantora sublinha que não estava em palco “para representar ou apoiar os Arcade Fire”, acrescentando que toca pela sua própria banda, cujo sustento financeiro, refere, será afetado pela sua decisão. “Não posso resolver nada se abandonar a digressão, e não posso resolver nada se ficar. Mas não posso continuar.”

Feist conta ainda que, nos dois últimos concertos, as suas canções tomaram a decisão por si, já que se tornaram incoerentes. “Sempre escrevi canções para identificar as minhas próprias dificuldades, mesmo que subtis, para tentar ser a melhor pessoa possível e assumir responsabilidades. Agora, vou assumir as minhas responsabilidades e regressar a casa.”