533kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 32.99/mês aqui.

Outubro chega com tempo de verão. Mais de 30ºC no fim de semana e feriado

Depois da chuva de setembro que aliviou (um bocadinho) a seca severa, e de algum frio, outubro começa com muito calor. As temperaturas vão subir entre 5 a 10ºC. Mas só durante o dia.

Primeiro de agosto, primeiro de inverno, é um velho dito da sabedoria popular nacional. Mas olhando para a meteorologia a partir deste sábado, os ditados já não são o que eram, seguramente também eles consequência das alterações climáticas. Mudemos pois as coisas para: primeiro de outubro, novo primeiro de verão. Porque depois de um setembro bem outonal, em que a chuva veio amenizar um bocadinho a seca severa do país, e de uma semana com temperaturas bastante frescas e já a pedir agasalhos, este fim de semana os termómetros voltam a subir acima dos 30º e a deixar novamente vontade de vestir o fato de banho e ir até à praia.

Podem sentir-se subidas nas temperaturas máximas na ordem dos 5 a 10ºC em todo o país, já que a massa de ar frio que nos tem afetado será substituída por uma mais quente e de origem subtropical. O tempo quente deve manter-se pelo menos até ao final da semana, devendo as temperaturas começar a baixar apenas a partir de domingo, dia 9.

Mas se durante o dia os termómetros vão começar a subir — e muito — já a partir deste sábado e o sol predomine (mesmo que ainda se possam registar alguns aguaceiros e trovadas dispersos ao final do dia no Baixo Alentejo, segundo o IPMA), à noite não conte em ir para uma boa esplanada. A não ser que esta tenha daqueles aquecedores modernos ligados. As temperaturas mínimas já estão com valores normais para esta época do ano e vão manter-se assim, entre os 12 e os 16ºC, pouco convidativos a sair sem roupa mais quente. Ou seja, haverá uma enorme amplitude térmica entre as máximas e as mínimas.

Um detalhe que pode ser importante: um dos dias mais quentes da semana será quarta-feira, feriado, dia 5 de outubro. Os outros dias para os quais as previsões apontam mais calor são já este domingo e segunda. Lisboa pode passar dos 30ºC, tal como Évora, Beja ou Santarém. Em Faro as máximas devem variar entre 26 e 27ºC. O Porto também pode chegar aos 27ºC. E Braga aos 29ºC. Calor também para a Madeira e para os Açores, ainda que neste último caso com chuva a acompanhar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.