Cerca de 3.500 famílias do concelho do Seixal vão ser abrangidas pelo Tarifário Social Automático, tendo acesso à isenção das tarifas fixas ou a uma redução de 50% nas tarifas variáveis da água, saneamento e resíduos, informou esta quinta-feira o município.
A adesão ao Tarifário Social Automático foi aprovada na quarta-feira pela Câmara Municipal do Seixal (CDU), no distrito de Setúbal.
A agência Lusa questionou então a autarquia sobre o número de beneficiários.
A medida irá abranger pessoas e agregados familiares que se encontrem em comprovada situação de carência socioeconómica, destinando-se exclusivamente ao uso doméstico e aplicando-se apenas sobre o ponto de ligação à rede de distribuição, correspondente ao domicílio fiscal do consumidor final do fornecimento dos serviços de águas.
O Tarifário Social Automático permite a isenção das tarifas fixas de água, saneamento e resíduos, assim como a manutenção da percentagem de desconto de 50% em vigor no concelho nos consumos até 10 metros cúbicos (para agregados até quatro pessoas).
Quando estes consumos excederem os 10 metros cúbicos, serão faturados ao preço das tarifas variáveis do tarifário doméstico.
Se os agregados familiares tiverem mais de quatro elementos, o limite será acrescido de dois metros cúbicos por cada membro do agregado.