“Rock’n’Roll Nigger”, música da cantora Patti Smith, foi removida, de forma silenciosa, das plataformas de streaming. Em causa estará a utilização da palavra “nigger”, que é utilizada como um insulto racista.

O tema, que se estreou no álbum “Easter”, de 1978, já não está disponível nos serviços digitais Spotify, Apple Music, Tidal e Amazon Music. De acordo com a revista norte-americana Rolling Stone, nenhum comunicado foi feito por parte destas empresas, nem pela própria Patti Smith, que se recusou a prestar declarações.

Várias covers da versão original, entre os quais um remix do músico Trent Reznor, incluído no filme “Natural Born Killers” (1994), e uma versão de 1995 de Marilyn Manson, continuam, no entanto, disponíveis. A música pode também ainda ser ouvida nas versões em formato físico do álbum “Easter”.

Desde o seu lançamento, “Rock’n’Roll Nigger” causou controvérsia devido aos seus versos, que usam aquele que é considerado um termo ofensivo para a comunidade afro-americana, e que tem origem no período da escravatura nos Estados Unidos. Ao longo dos anos, Patti Smith afirmou sempre que o seu intuito era o de reinventar o significado da palavra:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A ideia era pegar neste significado arcaico da palavra nigger e reinventá-lo. Era a ideia de pegar numa palavra que era especificamente para magoar pessoas e destruir esse significado, explodi-lo e reinventá-lo, para o tornar num símbolo de coragem”, afirmou a cantora numa entrevista em 1996.

Devido ao seu conteúdo, a canção nunca recebeu exposição nas rádios, apesar de ser um dos temas mais populares entre os fãs de Smith. Durante décadas foi um tema essencial nos seus concertos ao vivo, até 2019, altura em que Smith removeu a música da sua setlist.

Até ao momento a música continua disponível no YouTube, ainda que apenas em versões não-oficiais publicadas por internautas: