891kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Drew Klein junta-se a Cristina Planas Leitão na direção artística do Teatro Municipal do Porto

Este artigo tem mais de 2 anos

A partir de janeiro de 2023, Cristina Planas Leitão e o programador e curador norte-americano Drew Klein sucedem a Tiago Guedes num novo modelo de codireção artística do Teatro Municipal do Porto.

Após a saída de Tiago Guedes para Lyon, Cristina Planas Leitão e Drew Klein assumem a direção artística do TMP, num modelo conjunto
i

Após a saída de Tiago Guedes para Lyon, Cristina Planas Leitão e Drew Klein assumem a direção artística do TMP, num modelo conjunto

JOSÉ COELHO/LUSA

Após a saída de Tiago Guedes para Lyon, Cristina Planas Leitão e Drew Klein assumem a direção artística do TMP, num modelo conjunto

JOSÉ COELHO/LUSA

Quando em junho passado Tiago Guedes abandonou o cargo de diretor artístico do Teatro Municipal do Porto para ser diretor de La Maison de la Danse de Lyon, Rui Moreira, autarca do Porto e responsável pelo pelouro da Cultura, anunciou que iria implementar um modelo de codireção, apostando por um lado numa pessoa da casa, a coreógrafa, interpreta e professora Cristina Plantas Leitão, e abrir um concurso público internacional, lançado a 12 de julho, para nomear um codiretor.

Rui Moreira admite uma direção artística partilhada no Teatro Municipal do Porto após saída de Tiago Guedes para Lyon

Esta quinta-feira, o município revelou em comunicado o nome do programador e curadora norte-americano Drew Klein (1982). Foi diretor de performance do Contemporary Arts Center, em Cincinnati, Ohio, tendo integrado a instituição em 2011 como curador de artes performativas, criou o primeiro programa da instituição dedicado à performance, implementando a Black Box Performance Series e o festival anual interdisciplinar This Time Tomorrow. “O seu trabalho caracteriza-se por promover práticas de colaboração e intercâmbio cultural. Apresentou em estreia, nos Estados Unidos da América, vários artistas internacionais como Alice Ripoll/Cia REC ou Mithkal Alzghair, ambos apresentados no DDD e TMP, respetivamente, e colaborações com nomes como Kate MacIntosh, Ingri Fiksdal, Raquel André, entre outros”, lê-se na nota de imprensa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Cristina Planas Leitão e Drew Klein assumem funções em janeiro de 2023

Cristina Planas Leitão (1983) e Drew Klein vão assumir a direção artística do Departamento de Artes Performativas da empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto do Porto, que agrega o Teatro Municipal do Porto, o DDD – Festival Dias da Dança e o CAMPUS Paulo Cunha e Silva, entrando em funções em janeiro do próximo ano.

A autarquia acrescenta ainda que no concurso público internacional privilegiou um perfil de candidatura com experiência na direção de uma instituição cultural e na organização de um evento de âmbito internacional. “Valorizou-se também a experiência na área das artes performativas, conhecimento e domínio de redes de criação e difusão nacionais e internacionais neste contexto, gestão de equipamentos e diálogo entre equipas, parceiros e públicos.”

Segundo a câmara do Porto, o nome do curador norte-americano foi escolhido por unanimidade por um júri composto por nomes nacionais e internacionais — a partir de uma shortlist onde constavam candidatos portugueses e estrangeiros — Nuno M Cardoso, encenador, ator e assessor da direcção artística do Teatro Nacional São João; Fátima Alçada, programadora, gestora cultural e ex-diretora artística d’A Oficina, cooperativa responsável por vários equipamentos culturais de Guimarães; João Branco, encenador, actor e programador português residente em Mindelo, Cabo Verde, fundador do Grupo de Teatro do Centro Cultural Português e do festival de teatro Mindelact; e Gaston Core, bailarino, actor, dramaturgo e gestor cultural argentino.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.