771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

25 de Novembro

Eu estive lá

Lembra-se do 25 de Novembro de 1975? Está aqui.

O general Tomé Pinto lembra-se hoje, 49 nove anos depois, como na primavera de 1975, “se juntou a Eanes na preparação militar de uma contra ofensiva, se fosse preciso”. Não foi: venceu a democracia.
Eutanásia

A libertação das ideologias

Apesar da pressa em aprovar a lei da eutanásia, o governo não vai avançar com a regulamentação. A sociedade civil pode assim mobilizar-se para que a lei possa vir a ser revogada.
25 de Novembro

O PCP, a revolução, o PREC e o 25 de Novembro

No livro "Foi Assim", agora reeditado, Zita Seabra recorda como os comunistas viveram, e condicionaram, os meses escaldantes de 1975, e como ela própria deu ordem de desmobilização no 25 de Novembro.
25 de Novembro

Foi isto (com Soares e Melo Antunes)

Foram madrugadas infindas, tumultuosos Conselhos da Revolução, inquietantes assembleias do MFA, ansiosos telefonemas: ou ganharia a democracia do PS, PPD E CDS ou venceria o comunismo de Alvaro Cunhal
25 de Novembro

Dois conceitos de democracia: pluralista/populista

O renascimento da convergência da esquerda revolucionária-populista e da direita revolucionária-populista contra a democracia pluralista-liberal.
PSD

Para quando o 25 de Novembro da direita?

A 25 de Novembro de 1975 o PS salvou a esquerda e tornou-se o partido do poder. Em Novembro de 2015, o PS conquistou a hegemonia à esquerda. Daí a cercar a direita foi um passo. Ou umas eleições.
25 de Novembro

Moedas. 25 de Novembro é derrota do extremismo

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa afirmou que celebrar o 25 de novembro de 1975 é "cada vez mais importante", realçando que "foi o dia em que a democracia venceu o extremismo".
Noticiário

9h. Lisboa assinala 48 anos de 25 de novembro

Carlos Moedas já tinha anunciado a comemoração no discurso do 5 de outubro. E ainda, 17 dos 19 arguidos detidos no âmbito da Operação Gota d'Água tiveram ordem de libertação imediata.
A Sexta Coluna

Há 48 anos

Os verdadeiros protagonistas do 25 de Novembro foram os militares do Batalhão de Comandos, mas o centrão acabou por ser o herdeiro do Thermidor português.
25 de Novembro

Réquiem pelo Socialismo Democrático

O exemplo de Mário Soares é tudo menos o de aproximação ao marxismo e ao trotskismo. Entre José Luís Carneiro e Pedro Nuno Santos, o herdeiro de Soares é o primeiro.
25 de Novembro

PS pede a Moedas remoção de imagem de cartaz

Nas ruas e redes sociais, as celebrações são promovidas com uma fotografia que não foi captada na data histórica. CML rejeita "erro" e diz que evocação da efemérides "não assinala dia único".
Câmara Municipal Lisboa

25 de novembro: Moedas recusa esquecer datas

O autarca de Lisboa diz que não se esqueceu nem esquecerá uma data que marcou a "passagem para um Portugal livre, democrático". Frisou também que a data será celebrada com vários programas na cidade.
Câmara Municipal Lisboa

Moedas avança com 25 de Novembro contra a esquerda

Mesmo com oposição à esquerda, o autarca insistiu e anuncia agora a celebração municipal da data. Direita na Assembleia Municipal tentou recomendar que 25 de Novembro fosse ensinado nas escolas.
Semáforo Político

A estratégia do PS se radicalizar e dividir o país

O PS que "diaboliza" o 25 de novembro ao deixar para a direita as celebrações. Esta divisão artificial é "a estratégia não genuína do PS se radicalizar". Ainda, "o país real não está bem há muito".
25 de Novembro

A Revolução dos Cravos e o 25 de Novembro

Não conheço um estudo sério que ilustre as consequências da nossa saída de África, nomeadamente no que respeita ao número de mortos, populações deslocadas e destruição resultantes das guerras civis.
Cultura

Abril em Novembro. Uma visão da Revolução

25 de abril, 11 de março e 25 de novembro são datas cruciais da história da democracia em Portugal. O livro "Abril em Novembro" oferece uma perspetiva que desafia a narrativa convencional.
25 de Novembro

O 25 de Novembro, o país e o PS

Renegar o 25 de Novembro ou tentar apagar a sua importância histórica, além de uma traição à história do PS é um péssimo serviço prestado ao País, sobretudo numa época de novos ataques à Liberdade.
25 de Novembro

Não, o 25 de Novembro não foi o fim da história

A propaganda é simples; a história é complicada. Ao contrário do que a nossa atual direita pensa, Portugal não se tornou numa democracia verdadeiramente livre com o 25 de Novembro.
25 de Novembro

O 25 de novembro, o país e o PS  

É com desgosto que vejo o PS renegar a herança do 25 de Novembro, para o qual contribuiu com a sua luta sem tréguas e mobilização popular contra a deriva totalitária gonçalvista.  
25 de Novembro

Chega quer 25 de novembro com cerimónia na AR

André Ventura avançou que o Chega pediu a "reserva da Sala do Senado para fazer uma sessão solene do dia 25 de novembro". Para a cerimónia, no Parlamento, serão convidados todos os partidos.
Câmara Municipal Lisboa

Câmara de Lisboa condena anúncio feito por Moedas

Voto de condenação, proposto pelo PCP, sobre o anúncio das comemorações do 25 de novembro foi aprovado com votos a favor de PS, BE, PCP, Cidadãos por Lisboa e Livre.
Parlamento

Santos Silva: PS deve celebrar 25 de novembro

Santos Silva diz que defendeu que o PS deve celebrar o 25 de novembro de 1975 mas recordou que programa oficial das celebrações dos 50 anos do 25 de abril resultou do consenso entre todos os partidos.
Causa Própria

Celebrar o 25 de novembro: sim ou não?

Arménio Carlos, ex-deputado do PCP, diz que 25 de Novembro "não representa liberdade". No PSD, Tiago Moreira de Sá refere que "devemos celebrar todas as datas que assinalam a revolução democrática".
25 de Novembro

Uma machadada na jovem democracia portuguesa 

A indecisão de incluir ou não o 25 de Novembro nas celebrações do cinquentenário do 25 de Abril é a tentativa final para que o CDS-PP não volte à cena Nacional, e enfraquece os partidos mais moderados
25 de Novembro

Santos Silva a morte do PS de Soares

A importância do 25 de novembro é consensual, sendo uma data de dissonância somente para o Partido Comunista Português.
Contra-Corrente

Como o 5 de Outubro se converteu em 25 de Novembro

Habitualmente o discurso de que se fala num 5 de Outubro é o do Presidente da República. Ontem foi o do presidente da Câmara de Lisboa que ganhou projecção e por causa do 25 de Novembro. Não por acaso
25 de Novembro

Os do 24 de Novembro é que mandam

A democracia foi fundada em 1976, pela Constituição votada a 2 de Abril e por aquelas três eleições fulcrais, estruturando o Estado de direito democrático. A democracia deve-o ao 25 de Novembro.
25 de Novembro

Dr. Soares não lhes perdoe, eles sabem o que fazem

“Fracturante” o 25 de Novembro? Inventou-se outra história. Mas não há outra história. Há a que houve. Eu estive lá. Vi tudo, escrevi sobre tudo, lembro-me de tudo.
25 de Novembro

Recordando o 25 de Novembro e o 25 de Abril

O 25 de Novembro de 1975 repôs e garantiu o respeito pela promessa de uma democracia liberal — nem de esquerda, nem de direita, mas de ambas — anunciada pelo 25 de Abril de 1974.
A Sexta Coluna

25 de Novembro: a acalmação

A natureza estrutural da realidade portuguesa dos últimos 200 anos é essencial para perceber como é que dos meses que vão de 25 de Abril a 25 de Novembro resultou o Thermidor que originou este Centrão
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo condecora postumamente Pires Veloso

Segundo uma nota da Presidência da República, Marcelo vai "celebrar simbolicamente" o 25 de novembro, condecorando o general Pires Veloso, a título póstumo, e a Associação de Comandos.
Contra-Corrente

Há que recuperar o 25 de Novembro para a História

Já é tempo de se olhar para o que se passou há 47 anos com rigor histórico para acabar de vez com a ideia de que o 25 de Abril é de esquerda e o 25 de Novembro é de direita. Não: ambos são democracia.
Iniciativa Liberal

IL volta a celebrar o 25 de Novembro

A Iniciativa Liberal "é o único partido português que celebra publicamente as duas datas que estabeleceram a Democracia e a Liberdade em Portugal", ou seja, o 25 de Abril e o 25 de Novembro.
Carlos Moedas

Moedas: "Nunca prometi estátua a Vasco Gonçalves"

Autarca explica que apenas ouviu "uma pessoa na reunião de Câmara" e nega qualquer plano para construir estátua de Vasco Gonçalves. CDS irritado com Moedas, promete votar contra homenagem.
Ensaios do Observador

Brigadas Revolucionárias: Unir, Organizar, Armar

O Partido Revolucionário do Proletariado/BR não foi a organização terrorista mais mortífera do país, mas também matou e deixou todas as sementes para as FP-25. Ensaio de Manuel Castelo-Branco
25 de Abril

Onde estavas no 25 de Abril?

Hoje pergunto-me a mim mesmo onde estou e a resposta é mais difícil. Sinto que vivo numa sociedade de extremos onde não cabem indivíduos como eu. Onde predomina a ditadura do politicamente correto.
Novo Governo

25 de Abril e 25 de Novembro: dois em um

É fundamental lembrá-lo e tê-lo sempre presente: 25 de Abril e 25 de Novembro são dois em um, a razão por que, meio século depois, vivemos em democracia e em liberdade e podemos festejá-las.
Noticiário

10h. Comemorar 25 de Novembro é "revisionismo"

O revolucionário português diz que há outras datas no processo da democracia que deveriam ser assinaladas. Ainda, Kiev e Moscovo acordaram abertura de 11 corredores humanitários durante o dia de hoje.
Explicador

Elevar o 25 de novembro ao 25 de abril é "absurdo"

O deputado do PSD Nuno Carvalho diz que "foi o 25 de novembro que consolidou a democracia como via única". O militante do PCP Domingos Abrantes destaca a importância de "respeitar os valores de abril"
Democracia

25 de Abril de 2074

Não vejo outra utilidade nas comemorações que se iniciam agora do que estas: por um lado, promover a análise fria do passado; por outro lado, lançar as bases de um novo grande consenso nacional.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos