458kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

25 de Novembro

Ensaios do Observador

Brigadas Revolucionárias: Unir, Organizar, Armar

O Partido Revolucionário do Proletariado/BR não foi a organização terrorista mais mortífera do país, mas também matou e deixou todas as sementes para as FP-25. Ensaio de Manuel Castelo-Branco
25 de Abril

Onde estavas no 25 de Abril?

Hoje pergunto-me a mim mesmo onde estou e a resposta é mais difícil. Sinto que vivo numa sociedade de extremos onde não cabem indivíduos como eu. Onde predomina a ditadura do politicamente correto.
Novo Governo

25 de Abril e 25 de Novembro: dois em um

É fundamental lembrá-lo e tê-lo sempre presente: 25 de Abril e 25 de Novembro são dois em um, a razão por que, meio século depois, vivemos em democracia e em liberdade e podemos festejá-las.
Noticiário

10h. Comemorar 25 de Novembro é "revisionismo"

O revolucionário português diz que há outras datas no processo da democracia que deveriam ser assinaladas. Ainda, Kiev e Moscovo acordaram abertura de 11 corredores humanitários durante o dia de hoje.
Explicador

Elevar o 25 de novembro ao 25 de abril é "absurdo"

O deputado do PSD Nuno Carvalho diz que "foi o 25 de novembro que consolidou a democracia como via única". O militante do PCP Domingos Abrantes destaca a importância de "respeitar os valores de abril"
Democracia

25 de Abril de 2074

Não vejo outra utilidade nas comemorações que se iniciam agora do que estas: por um lado, promover a análise fria do passado; por outro lado, lançar as bases de um novo grande consenso nacional.
Os anos de chumbo das FP25

"Como é que se mete assim a matar?" Otelo e as FP

Otelo Saraiva de Carvalho foi condenado em tribunal por fundar e pertencer às FP-25. Apesar das provas, sempre o negou. Quem era Otelo na organização terrorista?
Os anos de chumbo das FP25

“Fiquei chocada.” O longo processo das FP-25

A história de uma investigação e de um julgamento contra-corrente. A jornalista Sónia Simões falou com polícias, magistrados e advogados e reconstituímos um processo que terminou em amnistia. 
Os anos de chumbo das FP25

“Porquê? Porquê?” As vítimas das FP-25 de Abril

Contamos a história da organização terrorista através das suas vítimas. Guiados pela jornalista Tânia Pereirinha ouvimos os relatos na primeira pessoa dos familiares e dos ex-operacionais das FP-25.
Observadores

Como descobrir o numero de um ex-FP em 47 minutos

O Observador lança uma série multimedia sobre os “Anos de Chumbo das FP25 de Abril”. A organização terrorista matou 13 pessoas e fez 99 assaltos a bancos entre 1980 e 1987. Como conseguimos fazê-lo?
25 de Novembro

A história dos vencedores

Quarenta e seis anos depois, é fazendo as contas ao estado deste país adiado que se deve olhar, lembrar e julgar o 25 de Novembro.
Iniciativa Liberal

IL volta a celebrar o 25 de Novembro

A iniciativa está marcada para sábado, durante todo o dia, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, sendo a edição deste ano "especialmente dedicada à juventude".
Política

Esquerda contra cerimónia do 25 de Novembro na AR

O CDS e o Chega apresentaram projetos para celebrar o 25 de novembro mas a esquerda esteve unida nas criticas, num debate que foi de Moura à Fonte Luminosa de Soares.
25 de Abril

A lógica de Otelo

Nunca houve dois Otelos, nem Otelo foi, ao contrário do que se disse, uma personagem particularmente contraditória. Tudo nele faz sentido e tem até alguma fatalidade.
25 de Abril

O Abril deles não é o nosso

A liberdade em Portugal não se conquistou só contra o Estado Novo, mas também, em 1975, contra a esquerda militar e os partidos de extrema-esquerda que agora desfilam na Avenida da Liberdade.
25 de Novembro

Missão política

Eanes impôs-se como negociador e pacificou uma sociedade em combustão com decisões claras e inequívocas. Decisões estruturais e de longo alcance que encerraram o projecto de sovietização de Portugal.
Política

A vida no mito da esquerda

Não quero apenas sublinhar o carácter obsceno da acusação (Ventura igual a Hitler, Rio igual a Pétain). Quero sobretudo fazer notar a que ponto a vida no interior do mito conduz fatalmente ao absurdo.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo. 25 de novembro é "data ponte"

Marcelo Rebelo de Sousa evocou os 45 anos do 25 de Novembro, considerando uma "data ponte", apelando a que esta data faça fortaleça o "espírito de unidade" entre os portugueses.
25 de Abril

Comemorar este 25 de Abril em 25 de Novembro

Em vez de celebrar de forma atabalhoada o 46º aniversário do 25 de Abril, seria mais sensato transferir as comemorações para quando a pandemia estiver dominada, e realizá-las no dia 25 de Novembro.
25 de Novembro

O revisionismo histórico é real

Se não há rigor na informação e pouco ou nada se pode fazer para travar a propaganda a que estamos sujeitos, como é que podemos diferenciar a verdade da mentira e os factos históricos do revisionismo?
25 de Novembro

O PS esqueceu o PS – e isso não é bom para ninguém

Desvalorizar o 25 de Novembro, como a larga maioria o fez esta semana, é conferir opacidade a uma linha que já deveria ser clara há muito: Portugal é uma democracia liberal e não uma república popular
25 de Novembro

O 25 de Abril só foi em Novembro?

O dia em que Rosa Coutinho e Otelo deram lugar a Eanes e Jaime Neves faz parte de uma história que não é fácil de contar, mas que é fundamental para perceber o atual regime. Ensaio de Rui Ramos.
25 de Novembro

O dia em que Abril se realizou

Sem o 25 de Novembro de 75, dificilmente algum de nós aqui estaria em defesa da Democracia. Somos feitos de tudo o que somos, de tudo o que experienciamos, de tudo o que vivemos.
25 de Novembro

O critério 5.7: não socialistas, uni-vos!

Criar uma boa vontade, uma plataforma de entendimento, pragmática e útil ao eleitorado, parece ser a única saída para a situação em que a direita se deixou acantonar.Tudo o mais pode ser mais do mesmo
25 de Novembro

Vasco Lourenço contra comemorações "que dividam"

O militar de Abril Vasco Lourenço é contra comemorações do 25 de Novembro, como propõe CDS e Chega, no parlamento, porque "as datas que dividem não devem ser comemoradas".
Democracia

Afinal, para que é que se fez o 25 de Novembro?

Em 2019, um gesto das mãos até agora banal é sinal de racismo. Tudo é fascismo. Criticar este governo é sinal de reaccionarismo… Foi para isto que se fez o 25 de Novembro de 1975?
Parlamento

CDS teve mais companhia para saudar 25 de novembro

Desta vez, PSD, Chega e Iniciativa Liberal juntaram-se ao CDS para aprovar voto de saudação pelo "dia decisivo" do 25 de novembro. Sete socialistas fizeram o mesmo. Sousa Pinto criticou "revisionismo"
25 de Abril

Não há 25 de Abril de 74 sem 25 de Novembro de 75

Continuarei à espera da reabilitação do 25 de Novembro de 1975 para puder assinalar verdadeiramente o 25 de Abril de 1974. É que foi Novembro que impediu que se fechasse a porta aberta em Abril.
Exército

Só pode ser mentira

A fazer fé no DN o general Rovisco Duarte puniu referências à memória de Vitor Ribeiro, um dos homens do 25 de Novembro e, não menos importante, do 26. O dia que podia ter sido trágico para as FA.
25 de Novembro

Fidel Castro, o 25 de Novembro e a opção ocidental

Convém recordar que Fidel impôs uma paupérrima prisão em Cuba com base na infeliz dicotomia do "fascismo ou revolução" — a que o nosso 25 de Novembro de 1975 felizmente pôs cobro. Pelo menos até agora
25 de Novembro

Vinte e cinco de novembro de 2015 com camélias

O 25 de Novembro foi aplaudido por 90% dos portugueses, mas não por 90% dos jornalistas. Como ainda hoje ocorre, porque a semente da fronda, plantada em 1974, nunca deixou de ser adubada desde então.
Debate

Gulbenkian debate o 25 de novembro, 40 anos depois

Debate na Fundação Calouste Gulbenkian, na manhã desta sexta-feira, analisa o 25 de novembro, 40 anos depois.
Conversas à Quinta

Que sucedeu mesmo no 25 de Novembro? Eles explicam

Naquele dia, 25 de Novembro de 1975, acabou o PREC. E tornou-se possível aprovar uma Constituição democrática e assegurar o regresso dos militares aos quartéis. Agora eles explicam como tudo aconteceu
25 de Novembro

O PCP? Não teve nada a ver com o 25 de novembro

O 25 de novembro é por vezes atribuído ao Partido Comunista. No entanto, essa ideia foi contrariada pelo partido, inclusive por Álvaro Cunhal. O golpe é visto como um processo contra-revolucionário.
25 de Novembro

Até quando meias verdades na História de Portugal?

Não se vai assinalar o 40º aniversário do 25 de Novembro da mesma forma que se celebrou o do 25 de Abril. Cabe perguntar: porque quer o PS fazer-nos acreditar que o PCP é hoje diferente do de então?
25 de Novembro

Em Novembro de 2016 falamos

Há um momento algures no futuro em que o PS vai querer voltar ao centro. Não apenas para poder governar, mas também para se salvar a si mesmo.
Assembleia Da República

Esquerda ignora 25 de novembro

PS, PCP, BE e Verdes não foram à reunião marcada para discutir celebração do 25 de novembro. Direita fala em "desrespeito" e em novo PREC. Esquerda em "jogatana política". Ferro não escapa às críticas
Governo

Desta vez, PSD/CDS querem comemorar 25 de novembro

Nunca antes aconteceu, mas desta vez PSD e CDS querem comemorar o 25 de novembro na Assembleia, quando a data celebra os seus 40 anos. Ferro nomeou grupo de trabalho. Faltam 7 dias.
25 de Novembro

Colóquios e conferências celebram 25 de novembro

Começaram em setembro e terminarão em dezembro um conjunto de colóquios e conversas sobre o 25 de novembro de 1975. Uma oportunidade para discutir o significado da data que marca o fim do PREC.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.