O defesa-lateral português Nuno Mendes está lesionado, com uma mialgia de esforço. O atleta do PSG não está a participar no treino de esta manhã, confirmou fonte da Federação Portuguesa de Futebol ao Observador. A notícia tinha sido previamente avançada pela CNN Portugal.

Com 17 jogos disputados pela equipa francesa esta temporada, nos quais marcou dois golos e fez quatro assistências, Nuno Mendes foi titular no último jogo de preparação para o Mundial de futebol da Seleção Nacional.

Nessa partida da quinta-feira passada, contra a Seleção da Nigéria, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, Nuno Mendes foi substituído aos 46 minutos. Para o seu lugar entrou Raphaël Guerreiro, futebolista que atua no Borussia Dortmund e que é o principal concorrente de Nuno Mendes no lugar de defesa-esquerdo.

Rúben Dias elogia António Silva e a Seleção do Gana, “muito perigosa”

Antes da notícia da ausência de Nuno Mendes do treino da Seleção Nacional, o dia arrancou com uma ida do defesa-central Rúben Dias à conferência de imprensa diária. E foi aí questionado sobre António Silva, jovem central do Benfica com quem partilhou o eixo defensivo no último jogo de preparação para o Mundial, frente à Nigéria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Referindo-se ao jovem defesa-central de 19 anos do Benfica, o atleta do Manchester City descreveu-o como “muito bom jogador”: “Parece-me sem dúvida ser, para além do muito bom jogador que é, uma pessoa do mesmo nível”. O que é “importante” e “conta muito”, acrescentou.

Questionado sobre se os jogadores portugueses acreditam que Portugal pode vencer o Campeonato do Mundo, Rúben Dias garantiu que o “foco”, por ora, passa apenas por ganhar o jogo de quinta-feira frente ao Gana: “Para mim, para todos em geral, a única coisa que está na nossa cabeça neste momento é ganhar ao Gana. Se não ganharmos ao Gana tudo fica diferente”, declarou, acrescentado que a Seleção Nacional concentra-se em “um jogo de cada vez” para conseguir “uma caminhada vitoriosa” nesta competição.

O defesa-central do Manchester City deixou ainda elogios a este primeiro adversário de Portugal, uma “equipa muito forte fisicamente” e “muito técnica” com futebolistas a “jogar em contextos muito elevados”. Considerando que Portugal vai defrontar na quinta-feira uma “seleção que é muito perigosa”, o central vincou que os lusos têm de ter “atenção às dificuldades”.

Para Portugal poder “pensar num trajeto vitorioso”, como aquele que pretende ter, deve “sem dúvida alguma pensar no Gana e só no Gana”. O “caminho certo” passa, assim, por “pensar num jogo de cada vez”, salientou Rúben Dias.

Portugal v Nigeria - Friendly Game

O defesa-central português alertou para a dificuldade do Gana (© Gualter Fatia/Getty Images)

Ronaldo: notícias não “beliscam a tranquilidade” da Seleção

O central português também considerou, em declarações aos jornalistas, que é “sempre importante começar a ganhar”. Mas lembrou que é algo”relativo” — uma vez que seleções que começaram com uma derrota ou um empate Mundiais anteriores conseguiram ganhar a competição.

Já sobre as notícias relativas ao capitão da Seleção portuguesa, Cristiano Ronaldo, Rúben Dias garantiu que “em nada” estas têm “beliscado aquilo que é a tranquilidade” e o “trabalho” que a equipa está a desenvolver.