Já é Natal no Castelo de Windsor. As decorações natalícias foram reveladas esta quinta-feira e há árvores gigantes, grinaldas e muitas luzes. Embora esta seja uma das residências mais famosas da família real britânica, quem mais pode desfrutar deste ambiente festivo é mesmo o público, uma vez que o Castelo pode ser visitado e manda a tradição que a família real passe a quadra natalícia bem longe, na propriedade de Sandringham.

Este é o primeiro Natal sem a rainha Isabel II, mas nem por isso as decorações a rigor no Castelo de Windsor, uma das residências favoritas da soberana, baixaram o tom festivo, com uma equipa a manter-se especialmente ocupada por estes dias. O monumento está aberto e as áreas decoradas fazem parte da visita, entre 24 de novembro a 2 de janeiro, à exceção dos dias 25 e 26 de dezembro.

Mas vamos por partes, ou assoalhadas. Na Sala de Estar Carmesim (Crimson Drawing Room) encontra-se uma grande árvore de Natal com enfeites em tons de rosa e roxo e um anjo que é, tradicionalmente, o topo da peça. Na Grande Escadaria foi colocada uma série de grinaldas, para receber os convidados em modo festivo. Na Câmara Waterloo a decoração é feita com opulentas folhagens e uma grande mesa está decorada com peças da Royal Collection, sob luminosos lustres. Na Hall de St. George está uma árvore de Natal com cerca de seis metros, um abeto Nordmann colhido do Windsor Great Park, enfeitado com três mil luzes.

O que come a rainha no Natal? Conheça a receita das suas estrelas de canela

Isabel II passou grande parte do seu tempo nos últimos anos em Windsor, uma vez que foi o local onde se instalou durante a pandemia de Covid-19. A rainha viria a morrer em Balmoral, na Escócia, durante as suas férias de verão, no passado dia 8 de setembro. Manda a tradição que o Natal da família real seja passado em Sandringham, na zona de Norfolk, a nordeste de Londres.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR