Com o fim do ano a aproximar-se fazem-se balanços, listas e medem-se resultados em diferentes áreas. No que toca à moda a plataforma Lyst anunciou a sua habitual lista de favoritos, no relatório Year in Fashion 2022, e coroou a Miu Miu como a marca do ano, enquanto a Diesel se distinguiu como o logótipo do ano. Quanto aos acessórios, o calçado Birkenstock foi o favorito. Já a carteira preferida entre milhões de consumidores foi da marca Prada.

Para fazer da Miu Miu (a famosa marca que é afinal a irmã mais nova da Prada) a marca do ano, contribuíram fenómenos como as saias micro da coleção primavera/verão 2022 usadas por várias celebridades e gerando várias pesquisas, assim como as sabrinas da coleção de outono/inverno, que foram o calçado raso mais pesquisado nos meses de setembro e outubro.

Quanto à atribuição do prémio de logótipo do ano ao “D” da Diesel muito terá contribuído a energia injetada por Glenn Martens. O novo diretor criativo desde 2020 fez do símbolo da marca o protagonista, aplicado em diferentes peças e acessórios.

No que toca aos acessórios, Birkenstock e Prada dividem os prémios. A primeira marca tem o calçado do ano graças às suas Boston Clogs, cuja pesquisa terá aumentado em 593%  na primeira metade deste ano. A soca tornou-se “o calçado que define o [pós-confinamento]”, segundo Katy Lubin, vice presidente da Lyst, citada pela Vogue Business. Já a segunda marca tem na Re-nylon Re-edition 2000 mini bag a carteira do ano. A Prada relançou esta peça em 2019, feita a partir de lixo plástico dos oceanos, redes de pesca e desperdício de fibras têxteis. O aumento de popularidade desta criação da marca italiana aconteceu no verão graças ao TikTok.

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A carteira Re-Nylon Re-Edition 2000 mini-bag, Prada

Mas ainda há mais. A parceria entre Jacquemus e Nike, que resultou em ténis e vestuário, foi considerada a colaboração do ano, caso o facto de ter esgotado em alguns minutos não fosse argumento suficiente. E a tendência de 2022 não será uma surpresa: foi a Barbiecore. Das passerelles às passadeiras vermelhas, passando pelas redes sociais e pelas lojas, o cor de rosa ganhou uma nova vida e energia durante este ano.

Barbiecore. A vida pode não ser cor de rosa mas o guarda-roupa sim

O veredicto das marcas e produtos mais desejados foi baseado no comportamento de mais de 200 milhões de consumidores de todo o mundo. Estão incluídas as pesquisas online, os produtos que são vistos, as vendas e a atividade nas redes sociais. Os resultados de 2022 refletem o regresso a um estilo de vida com que não se vivia há dois anos, com viagens e eventos, segundo a Vogue Business.

“Vimos um atarefado e caótico regresso à moda divertida da vida real (IRL, “in real life”) este ano, e essa energia reflete-se na mistura e no mood dos resultados deste ano, que revelam um vencedor definitivo em cada categoria”, explica Katy Lubin, vice presidente da Lyst, citada pela Vogue Business, que destaca ainda o regresso aos anos 2000 (Y2K) e a influência crescente do TikTok.