As divisões entre a família real britânica e o princípe Harry e Meghan Markle não dão sinais de estar resolvidas. Desta feita, o príncipe acusa a casa real de plantar histórias e critica as “dificuldades” enfrentadas por mulheres que casam com membros da realeza.

As declarações polémicas foram reveladas no trailer da nova série documental da Netflix “Harry e Meghan”, que tem estreia marcada para esta quinta-feira e promete ser “um olhar inédito sobre um dos casais mais mediáticos da história”.

Veja aqui o trailer:

A data de estreia coincide com os três meses da morte da Rainha Isabel II. No trailer, de cerca de 1 minuto de duração, é possível ouvir Harry abordar a “dor e sofrimento das mulheres que entram nesta instituição”. Abordando o escrutínio mediático a que ele próprio e a mulher foram sujeitos, o príncipe afirma que “não queria que a história se repetisse”, numa referência à mãe, a princesa Diana, que morreu em 1997 num acidente de viação quando era perseguida por papparazzi.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O duque de Sussex acredita que a família real contribui para a situação. “Há uma hierarquia de família. Há os leaks, mas também há o plantar de certas histórias. É um jogo sujo“, pode ouvir-se o princípe a dizer. Comentadores que participaram no documentário classificam a polémica como sendo motivada por questões “raciais” contra Meghan Markle, alegando que “houve uma guerra contra Meghan para beneficiar as agendas de certas pessoas”.

A família real tem estado sob escrutínio redobrado nos últimos dias, após ter sido revelado um áudio em que se ouve Susan ​​​​​​​Hussey, madrinha do princípe William, perguntar por várias vezes a Ngozi Fulani, mulher negra e líder de uma ONG britânica, de onde esta era “realmente”, mesmo depois de a mulher ter clarificado por diversas vezes ter nascido no Reino Unido, filha de pais que chegaram ao país na década de 1950.

O diálogo que arrastou a família real do Reino Unido para nova polémica racista. Príncipe William já reagiu: “Racismo não tem lugar”

O caso motivou reações de repúdio por parte da casa real, que sublinhou que “o racismo não tem lugar na nossa sociedade”.

Desde que tomaram a decisão de se afastar da família real, em 2020, o príncipe Harry e Meghan Markle também têm acusado o Palácio de Buckingham de atitudes discriminatórias. Em 2021, numa entrevista a Oprah Winfrey, o casal alegou terem ocorrido discussões internas sobre o “quão escuro” seria o filho de ambos, Archie.

Meghan viu a sua saúde mental em risco, enquanto a família questionava “quão escuro seria Archie”. As 12 revelações na entrevista a Oprah

A série documental sobre os duques de Sussex terá seis episódios ao todo e vai ser lançado em duas partes — a primeira metade já esta quinta-feira e a segunda uma semana depois, a 15 de dezembro. Segundo o The Telegraph, a família real britânica não planeia fazer qualquer alteração à agenda na sequência do lançamento da série. A agenda inclui deslocações do próprio Rei Carlos III no dia de estreia, no que está a ser entendido pelos analistas britânicos como uma tentativa de manter a calma e a normalidade face à polémica.