Aos 39 anos, Pepe tornou-se esta terça-feira, no Qatar, no segundo jogador mais velho de sempre a marcar num Mundial. O defesa-central do Futebol Clube do Porto apontou o oitavo golo pela Seleção Nacional e o segundo em Campeonatos do Mundo, depois de ter marcado em 2018 frente ao Uruguai — jogo que ditou a eliminação portuguesa com uma derrota por 2-1.

O primeiro lugar do ranking dos mais velhos de sempre a fazer golo num Campeonato do Mundo continua a ser o camaronês Roger Milla. Em 1994, com 42 anos e 39 dias, o futebolista marcou contra a Rússia, numa derrota dos Camarões por 6-1, na fase de grupos do Mundial dos EUA.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O site The Analyst dá conta de que o recorde de Roger Milla foi ofuscado por outro que se estabeleceu nessa mesma noite de 1994. Oleg Salenko marcou cinco golos na vitória da Rússia e tornou-se no primeiro e único jogador a apontar uma mão cheia num só jogo na história da competição.

Ainda assim, note-se que Roger Milla não só estabeleceu um recorde em 1994 como bateu o seu próprio recorde. Quatro anos antes, em 1990, em Itália, os dois golos dos Camarões contra a Colômbia nos oitavos de final tornaram-no no mais velho à época a marcar em Mundiais (na altura tinha 38 anos e 34 dias).