“Salt Bae”, o famoso chef turco e protagonista de memes e vídeos virais na internet, está novamente no centro das atenções — desta vez pelos piores motivos. Tudo porque, durante os festejos da vitória da Argentina no Campeonato do Mundo, desceu ao relvado, importunou os jogadores e até tocou no troféu de campeão, quebrando várias regras da FIFA.
A estrela da internet, de 39 anos, tirou várias fotografias com os jogadores argentinos no Lusail Stadium, que partilhou nas suas redes sociais. Em algumas, surge até a segurar e a beijar a taça do Mundial, o que é expressamente proibido pelo organismo que tutela o futebol, que estabeleceu em 1974 que apenas os vencedores do torneio, oficiais da FIFA ou chefes de Estado podem manusear o troféu.
Outros vídeos mostram o “chef das estrelas” a importunar vários jogadores, incluindo Lionel Messi, que parece ignorá-lo:
Messi ignoring Salt Bae is golden ???????? pic.twitter.com/SfCiz1wzXA
— Omar Al Raisi (@Dantani) December 19, 2022
A FIFA já anunciou a abertura de um inquérito para tentar perceber como é que o chef teve acesso ao relvado e averiguar a sua conduta. “Após visionamento de imagens, a FIFA está a tentar perceber como é que alguns indivíduos conseguiram acesso indevido ao relvado depois da cerimónia de encerramento no Lusail Stadium a 18 de dezembro. Vão ser tomadas medidas apropriadas internamente”, disse a FIFA em comunicado citado pela BBC esta quinta-feira.
Salt Bae (alcunha pela qual ficou conhecido — o seu nome verdadeiro é Nusret Gökçe) é proprietário de uma steakhouse no Qatar, onde Gianni Infantino, presidente da FIFA, já comeu:
???? ¡Ni Infantino se resistió al Saltbae!
???? El presidente de la FIFA no desaprovechó la oportunidad de disfrutar de los manjares de @nurs_ett????
(Vía | IG | nurs_et) pic.twitter.com/YnGqyxtId7
— Telemundo Deportes (@TelemundoSports) January 6, 2021
Este não é o primeiro episódio deste género em que Salt Bae se vê envolvido. Já em 2018, depois da vitória do Real Madrid na Liga dos Campeões, o chef partilhou imagens nos bastidores do jogo com a taça de campeão europeu, ao lado de jogadores como Cristiano Ronaldo e Sérgio Ramos:
Também não é a primeira vez que a FIFA se debate com este tipo de problemas com convidados VIP — em 2014, no Brasil, a cantora Rihanna também foi vista a segurar na taça de campeão do Mundo depois da vitória da Alemanha.