O diretor dos serviços secretos ucranianos afirmou que o Kremlin está a preparar-se para impedir que os homens com menos de 55 anos abandonem a Rússia já a partir do dia 5 de janeiro. A informação foi avançada pelo Kyiv Independent, que cita as declarações de Kyrylo Budanov numa entrevista no noticiário Fakty do canal televisivo TVN.

Kyrylo Budanov repetiu assim uma informação que já tinha sido transmitida pelo ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov. Num discurso de Ano Novo, o governante avançou que a Rússia continua a investir numa mobilização de combatentes e que, a partir desta semana, os homens russos com menos de 55 anos não poderiam sair do país. 

No vídeo publicado a 30 de dezembro, o ministro da Defesa ucraniano disse que “no início de janeiro, as autoridades russas fecharão as fronteiras aos homens, declararão a lei marcial e iniciarão outra onda de mobilização“. Em declarações proferidas em russo, Oleksii Reznikov incentivou os homens russos a abandonar o país antes de 5 de janeiro: “Vocês têm cerca de uma semana para ainda terem uma escolha”.

De acordo com o diretor dos serviços secretos, os cidadãos russos do seco masculino com menos 55 anos não poderão sequer viajar para a Bielorrússia, aliada da Rússia no conflito contra a Ucrânia, sem autorização superior. Isto acontece numa altura em que o Kremlin estará a debater-se com a falta de mísseis para batalhas aéreas contra a Rússia — tanto que os estará a produzir para os utilizar imediatamente depois.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR