Ucrânia

Rússia

Ucrânia pede "resposta forte" a agressão russa

A 25 de novembro, a Rússia capturou três navios de guerra ucranianos que tentavam penetrar no mar Negro, em Azov, capturando os 24 marinheiros a bordo.
Ucrânia

Ucrânia aprova fim de tratado com a Rússia

Kiev e os seus aliados no Ocidente acusam a Rússia de instigar o conflito, que já causou mais de 10 mil mortos, e de apoiar militarmente os separatistas.
Ucrânia

Ucrânia vai apresentar uma queixa contra a Rússia

A Ucrânia prepara-se para apresentar uma queixa-crime contra a Rússia no Tribunal Internacional de Justiça após o incidente entre os dois países, que resultou na captura de 3 navios ucranianos.
Crimeia

NATO: situação na Crimeia é "muito grave"

O secretário-geral da NATO disse que a organização "não imita a Rússia" no que respeita a ações como o reforço do sistema de mísseis na Crimeia, mas alertou que a situação é "muito grave".
Rússia-Ucrânia

E se a Ucrânia voltar a ser uma potência nuclear? /premium

308
Se a Rússia continuar a humilhar o país vizinho com operações como aquela que ocorreu no Estreito de Kertch, Kiev pode mesmo optar por uma solução para a qual possui capacidade recursos e tecnologia.
Conselho Europeu

Sanções da UE à Rússia podem ser renovadas

No seguimento do incidente do passado domingo entre a Rússia e a Ucrãnia, Donald Tusk deu como "certo" que as sanções da União Europeia à Rússia serão enovadas, em dezembro.
Comissão Europeia

Bruxelas ajuda Ucrânia com 500 milhões de euros

A verba de 500 milhões de euros concedida à Ucrânia tem como objetivo ajudar o país a fazer face às suas necessidades de financiamento e a aplicar uma agenda abrangente de reformas estruturais.
Ucrânia

Ucrânia veta entrada a homens russos 

O presidente da Ucrânia veta a entrada no país a russos, com idades entre os 16 e os 60 anos para evitar a formação de "exércitos privados". Medida surge no contexto de tensão entre os dois países.
Rússia

ONU preocupada com a tensão entre Kiev e Moscovo

Em conferência de imprensa disse ver "com muita preocupação" a escalada da tensão entre Kiev e Moscovo e defende que a integridade territorial da Ucrânia deve ser respeitada.
Presidente Trump

Crise na Ucrânia. Trump cancela reunião com Putin

Donald Trump cancelou a reunião que ia ter com Vladimir Putin em Buenos Aires, à margem da cimeira do G20. Crise na Ucrânia motiva a decisão do Presidente dos EUA.
Crimeia

Kremlin acusa Ucrânia de querer aumentar tensão

O governo russo acusou a Ucrânia de querer aumentar a tensão no conflito entre os dois países, ao pedir uma maior intervenção de forças militares da Nato, em particular da Alemanha, no Mar de Azov.
Turquia

Turquia pretende tensão entre a Ucrânia e a Rússia

O presidente da Turquia propôs mediar as tensões entre a Rússia e a Ucrânia, após falar ao telefone e em separado com Vladimir Putin e Petro Poroshenko, após os incidentes de domingo.
Rússia

Putin defende atuação da guarda costeira russa 

O Presidente Russo afirma que a guarda-costeira russa cumpriu "o seu dever militar com perfeição, com precisão" ao apresar três navios de guerra ucranianos ao largo da Crimeia.
Crimeia

Rússia vai enviar mais mísseis para a Crimeia

Rússia acrescentará um sistema de mísseis antiaéreos S-400 aos três já instalados na península, após o incidente no fim de semana com navios ucranianos no Mar Negro, anunciou fonte governamental.
Conflito na Ucrânia

Há crianças a cavar trincheiras na Ucrânia

1.414
No sul da Ucrânia, crianças foram mobilizadas para escavarem trincheiras. Com receio de um ataque russo e de que a região se torne vulnerável, ajudam os adultos na preparação para a guerra.
Rússia

Putin expressa "séria preocupação" com lei marcial

O Presidente russo expressou à chanceler alemã a "séria preocupação" de Moscovo após a introdução da lei marcial na Ucrânia, um dia depois de o parlamento ucraniano a ter aprovado.
Crimeia

NATO manifesta "total apoio" à Ucrânia 

160
O secretário-geral da NATO afirmou, depois de a organização ter convocado uma reunião de emergência por a Rússia ter apreendido navios ucranianos na Crimeia, que os aliados apoiam a Ucrânia.
Ucrânia

Ucrânia declara lei marcial em resposta à Rússia

A lei marcial estará em vigor até 29 de janeiro de 2019, embora possa ser levantada a qualquer momento, depois de ser aprovada no parlamento ucraniano a pedido do presidente Poroshenko.
Crimeia

Comunidade internacional ataca Rússia 

172
Antes de uma reunião de emergência que pode ser decisiva, do conselho de segurança da ONU, ouviram-se críticas. Há pedidos de mais sanções e alertas para possível "conflito militar em grande escala".
Rússia-Ucrânia

Direito Internacional é só para alguns /premium

148
Irritado com as declarações do Ocidente de apoio à Ucrânia com promessas de envio de reforços em armamentos, Putin volta à sua tradicional política de “reacções assimétricas”.
Crimeia

Rússia reabre Estreito de Kerch na Crimeia

A Rússia reabriu o Estreito de Kerch. Moscovo ordenou o encerramento do estreito depois de acusar a Armada ucraniana de violar águas territoriais e de provocação. Mas mantém apresados navios de Kiev.
Nações Unidas

Rússia/Ucrânia: ONU reúne hoje de emergência

Foi convocada uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU para discutir tensão entre Rússia e Ucrânia. Rússia atacou três navios ucranianos ao largo da Crimeia no domingo.
Crimeia

Rússia ataca três navios ucranianos na Crimeia

1.921
Rússia atacou três navios ucranianos ao largo da Crimeia. Pelo menos dois membros da tripulação terão ficado feridos. Conselho de segurança da Ucrânia vai reunir-se. Poderá ser instaurada lei marcial.
Ucrânia

Manifestantes pelos direitos transgénero agredidos

489
Manifestantes que participaram numa marcha pelos direitos das pessoas transgénero em Kiev foram agredidos por militantes de extrema-direita.
Ucrânia

Mais umas eleições falsas em Donbas

A Rússia não quis a paz em 2014 e não quer em 2018. A realização destas eleições fraudulentas é um sinal claro de que a Rússia optou por prolongar o conflito durante mais anos sob o mesmo cenário.
Ucrânia

Morreu a ativista ucraniana Kateryn Handziuk

460
A ativista ucraniana anti-corrupção Kateryna Handziuk faleceu este domingo, três meses depois de ser atacada com ácido sulfúrico, tendo sofrido queimaduras em quase 40% do seu corpo.
Futebol

Shakhtar nos quartos de final da Taça da Ucrânia

Num dérbi da cidade de Donetsk disputado em Kharkiv, no estádio do Metalist, Danchenko selou a passagem do campeão ucraniano com um golo, aos 83 minutos.
Crimeia

Autoridades da Crimeia procuram cúmplice de ataque

Anteriormente, as autoridades tinham avançado com a tese de que o estudante tinha atuado sozinho naquele que é considerado o pior ataque de um estudante na Rússia, que provocou 17 mortos.
Crimeia

Crimeia. A devastação que o atirador deixou

135
Vladislav prometeu vingar-se dos professores. Nesta quarta-feira, na Crimeia, entrou na escola a disparar, detonou uma bomba e matou pelo menos 17 pessoas. No edifício, deixou um cenário de destruição
Crimeia

Crimeia. Estudante mata 17 pessoas e suicida-se

O tiroteio ocorreu no Instituto Politécnico da cidade de Kerch, no leste da Crimeia. Autoridades suspeitaram inicialmente de fuga de gás, mas encontraram um "engenho não identificado".
Cristianismo

Igreja Ortodoxa Russa rompe com Constantinopla

O Patriarcado de Moscovo, o mais numeroso da comunhão ortodoxa, deixa de estar sob autoridade moral do patriarca de Constantinopla depois de este reconhecer independência à Igreja Ortodoxa Ucraniana.
Ucrânia

Guerras religiosas voltam ao mundo cristão /premium

170
Na Ucrânia, presentemente, existentes três igrejas ortodoxas (a do Patriarcado de Kiev, a Autocéfala e a do Patriarcado de Moscovo) e ninguém sabe como irão elas repartir os templos ortodoxos do país.
Conflito na Ucrânia

Ucrânia: uma resposta a José Milhazes

159
Eis alguns exemplos das reformas abrangentes que a Ucrânia continua a implementar, e mesmo se nem tudo pode mudar ao mesmo tempo não vamos parar e iremos continuar com iniciativas para melhorar o país
Futebol

Shakthar de Paulo Fonseca reforça liderança 

Shakthar Donetsk, treinado pelo português Paulo Fonseca, venceu fora o Oleksandriya, por 2-0, e reforçou liderança no campeonato da Ucrânia.
Ucrânia

Guerra religiosa com a Rússia promete convulsões /premium

160
O Patriarca de Constantinopla é o “primeiro entre os iguais” no mundo Ortodoxo e considera ilegal a submissão física e espiritual que o Patriarcado de Moscovo há muito exerce sobre a Metrópole de Kiev
Ucrânia

Ucrânia. Líder separatista morto em explosão

"O dirigente da República Popular de Donetsk, Alexander Zakharchenko, morreu num ataque terrorista", anunciou a agência DAN, acrescentando que as "circunstâncias estão a ser averiguadas".
Corrupção

Atletismo. Bubka ilibado de acusação de corrupção

Bubka, presidente do Comité Olímpico da Ucrânia e membro honorário do Comité Olímpico, estava a ser investigado pela Unidade de Integridade no Atletismo por suspeitas de transferências ilícitas.
Explosão

Estava distraído. Fez explodir bomba de gasolina

111
A desatenção pode ter um custo: um homem, na Ucrânia, fez explodir uma bomba de gasolina porque esqueceu-se a tirar a mangueira do carro. Sobreviveu, mas acabou por fugir. Veja o vídeo.
Ucrânia

Poroshenko pede libertação dos presos ucranianos

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, "apelou à libertação dos reféns ucranianos mantidos em prisões russas em territórios ocupados" por Moscovo,
União Europeia

UE prolonga sanções à Rússia por mais um ano

A anexação ilegal da Crimeia e de Sebastopol valeu à Rússia uma série de sanções por parte da União Europeia, que esta segunda-feira foram prolongadas por mais um ano.
Ucrânia

Kiev. 56 detidos por tentar travar desfile gay

A polícia ucraniana prendeu militantes de extrema direita que tentaram impedir pela força o desfile do Orgulho Gay em Kiev, no qual participaram cerca de 5.000 pessoas, sob forte proteção policial.
Assassinato

Como foi simulada a morte de Arkady Babchenko

193
As críticas à política do Kremlin valeram-lhe uma sentença de morte. Com a ajuda dos serviços secretos ucranianos, Babchenko simulou o seu assassinato e fintou os planos para acabar com a sua vida.
Rússia-Ucrânia

Ucrânia: falso assassinato foi "brilhante"

O Presidente da Ucrânia afirmou que a operação para fingir o assassinato do jornalista opositor russo foi "brilhante". O líder ucraniano referiu que foi a forma de salvar Arkadi Bábchenko.
Acordo Nuclear

Putin e Macron encontram-se em São Petersburgo

Vladimir Putin recebe Emmanuel Macron num clima de tensão motivado pela saída dos EUA do acordo nuclear iraniano e o impasse na resolução dos conflitos na Síria e no leste da Ucrânia.
Futebol

Ucrânia. Resultados combinados envolvem 35 clubes

Revelação foi feita pelo ministro do Interior. Entre os clubes envolvidos estão quatro da primeira divisão, entre os quais o Vorskla e o Zoria, que terminaram esta época nos terceiro e quarto lugares
Rússia

Putin inaugura ponte que liga Rússia à Crimeia

O Presidente russo, Vladimir Putin, inaugurou esta terça-feira a ponte que liga a Rússia à península da Crimeia com as autoridades de Kiev a acusarem-no de "desrespeito" ao direito internacional.
Futebol

Paulo Fonseca conquista nova dobradinha na Ucrânia

Shakhtar Donetsk vence Veres por 1-0 e junta o Campeonato à Taça da Ucrânia na penúltima jornada (e na mesma semana), naquela que pode ter sido a despedida de Paulo Fonseca para outros voos.
Futebol

Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca perto do título

O Shakhtar Donetsk, do português Paulo Fonseca, venceu hoje o Zorya Luhansk, por 2-1, em jogo da oitava jornada da fase final, e ficou mais perto da revalidação do título ucraniano de futebol.
Acidente Nuclear

Chernobyl: centro turístico em crescimento

A catástrofe de Chernobyl aconteceu há 32 anos. Apesar da tragédia, a central e a cidade fantasma de Pripiat são hoje um centro turístico em crescimento da Ucrânia.
Sanções

Trump. Sanções a genro de Putin e magnatas russos

A administração de Trump impôs novas sanções a magnatas russos e a membros do governo, incluindo o genro de Putin. Em questão estão os conflitos na Crimeia e o apoio dado a Assaad.
Crime Informático

Foi preso o Robin dos Bosques do crime informático

306
Roubava 10 milhões de euros por assalto mas vivia sem grandes luxos em Alicante. Denis K., o ucraniano que era considerado o hacker mais bem sucedido de sempre, foi detido este mês.
Ucrânia

Ucrânia proíbe votação para presidenciais russas

A Ucrânia advertiu que vai proibir aos eleitores russos o acesso aos consulados do seu país para votarem no escrutínio presidencial de domingo.
Ucrânia

UE prolonga congelamento de bens a 13 pessoas 

Treze pessoas identificadas como responsáveis pela apropriação indevida de fundos estatais da Ucrânia vão ver o congelamento dos seus bens prolongado até 6 de março de 2019.
Gás Natural

Ucrânia resolve falta de gás causada por russos

A Ucrânia comunicou hoje que está resolvida a falta de gás no país, depois de a Rússia ter recusado o abastecimento, o que causou uma inquietude na Europa, a atravessar uma vaga de frio.
Empresas

Gazprom corta fornecimento de gás à Ucrânia

A empresa russa Gazprom cortou o fornecimento de gás à Ucrânia obrigando ao encerramento de escolas, depois de o Tribunal ter obrigado a empresa a compensar o país por fornecer menos do que o acordado
Presidente Trump

Manafort suspeito de financiar grupos pró-Rússia

Paul Manafort -- ex-diretor de campanha de Trump -- terá financiado políticos influentes para tomarem posições pró-Ucrânia quando o país era dirigido por Viktor Yanukovych, um seguidor de Moscovo.
Ucrânia

Ex-Presidente da Geórgia deportado para a Polónia

Mikheil Saakashvili foi detido e deportado para a Polónia. O antigo presidente da Geórgia perdeu a nacionalidade ucraniana e é acusado de planear um golpe de Estado no país.
Ucrânia

A Zona de Exclusão de Chernobyl em infravermelhos

501
Medicamentos e seringas, as máquinas que limparam os reatores e o que resta do jardim de infância. Vladimir Migutin entrou na Zona de Exclusão de Chernobyl. E fotografou-a com infravermelhos.
Rússia

Rússia avisa EUA que vão encontrar caças russos  

A Rússia avisou os Estados Unidos que ao enviarem os seus pilotos em missões para a área do mar negro vão estes vão ser recebidos por caças russos e não pelos seus parceiros ucranianos.
Ucrânia

Confrontos em Kiev devido a nova lei

Centenas de pessoas concentraram-se frente ao parlamento de Kiev em protesto contra uma nova lei relacionada com as regiões do leste do país sob controlo dos separatistas.
Ucrânia

Homem barricado foi detido e reféns libertados

A polícia libertou as pessoas que estavam a ser mantidas como reféns no interior do posto de correios de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia. Nenhum dos reféns ficou ferido e o suspeito foi detido.
Bitcoin

Corretor de bitcoin raptado em Kiev

Pavel Lerner foi raptado no passado 26 de dezembro quando saía dos escritórios da Exmo na capital da Ucrânia. Homens com balaclavas agarraram-no e atiraram-no para dentro de um Mercedes, relata a BBC.
Ucrânia

Governo e separatistas trocam prisioneiros

As autoridades ucranianas e os rebeldes separatistas das autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Lugansk chegaram a acordo sobre uma troca de prisioneiros na quarta-feira.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)