271kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Ucrânia

Cimeiras

Cimeira entre Biden e Putin em 5 pontos /premium

Biden e Putin falam em cimeira "construtiva" e "positiva". Embaixadores vão regressar ao trabalho, há avanços no controlo de armamento, mas persistem divisões sobre Navalny, Ucrânia e cibersegurança.
Câmara Municipal Lisboa

Preocupação com manifestações do tempo de Costa /premium

139
Ucranianos já fizeram mais de 100 protestos em Lisboa. Dezenas ocorreram no pico da crise da Crimeia, quando António Costa era presidente da câmara. Estão preocupados e querem respostas.
Euro 2020

Rússia vence a Ucrânia, para já, no "camisolagate"

Equipamento dos ucranianos gerou revolta em responsáveis russos, que reclamaram face a slogans que consideraram propaganda. Depois de pensar melhor, UEFA decidiu que as camisolas têm de ser mudadas
Futebol

"Amigos? Todos mortos, mas não pela radiação"

Shevchenko, antigo avançado do AC Milan e agora selecionador ucraniano, apresentou um livro de memórias onde recorda o impacto de Chernobyl, os dramas do fim da URSS e a ligação especial a Itália.
Estados Unidos da América

Antony Blinken visita Ucrânia na próxima semana

Visita de Antony Blinken acontece em momento de tensão entre Kiev e Moscovo, apesar de a Rússia ter retirado parte das suas tropas da fronteira com a Ucrânia. Biden e Putin devem reunir-se em junho.
Reportagem Observador

Memórias de Chernobyl. “Éramos 6. 5 já morreram”

No dia em que o maior acidente nuclear da história faz 35 anos, Oleksandr chora o período em que não viu os filhos e Yurii recorda os colegas que já partiram.
Rússia

O Czar do século XXI e a geopolítica russa

Esta é a primeira lição putiniana: as identidades colectivas existem e são importantíssimas. O Czar do século XXI faz parte da tradição da Realpolitik, tal como Maquiavel, Bismarck, de Gaulle.
Rússia

Moscovo começou a retirar tropas da Crimeia

As tropas russas que tinham sido enviadas para a Crimeia para exercícios militares começaram esta sexta-feira a sair o território. O movimento provocou uma escalada de tensões no leste da Ucrânia.
NATO

NATO "vigilante" face a retirada de tropas russas

A NATO considera "importante" a retirada das tropas russas na fronteira com Ucrânia, mas vai estar "a monitorizar de perto a concentração militar injustificada da Rússia dentro e ao redor" do país.
Estados Unidos da América

EUA pedem mais de Moscovo sobre Ucrânia 

A Rússia anunciou que irá começar a retirar as suas tropas da fronteira com a Ucrânia, mas o porta-voz da diplomacia dos EUA deixa claro: "Ouvimos essas palavras. Agora, estamos à espera de ações".
Rússia

Rússia anuncia retirada de tropas perto da Ucrânia

"As tropas demonstraram capacidade em assegurar uma defesa fiável do país. Assim, decidi terminar atividades de inspeção nos distritos militares do sul e oeste", anunciou o ministro da Defesa russo.
Mundo

Quem se mete com a Rússia... /premium

Vladimir Putin deicou um aviso aos dirigentes ucranianos e aos seus aliados da NATO: que o seu país renova constantemente os armamentos das forças armadas, nomeadamente o nuclear.
Vladimir Putin

Putin sobe o tom e testa limites do Ocidente /premium

Putin procura clareza nas relações com os EUA e está a testar a reação do Ocidente, com quem quer falar numa posição de força. É o momento de maior tensão desde a anexação da Crimeia em 2014.
Conflito na Ucrânia

UE: há mais de 150 mil soldados russos na Ucrânia

235
Joseph Borrell revelou esta segunda-feira que a Rússia enviou mais de 150 mil militares para a fronteira com a Ucrânia e a zona da Crimeia. Trata-se do maior destacamento russo na região, garantiu.
Papa Francisco

Papa apela ao fim do conflito Rússia/Ucrânia

O Papa apelou ao fim das tensões entre os dois países e pediu "gestos capazes de restabelecer a confiança recíproca e favorecer a paz", lamentando situação humanitária na região.
Acidentes de Aviação

Voo MH-17. Familiares vão pedir indeminizações

Uma das advogadas das vítimas do voo MH-17 da Malaysia Airlines que caiu na Ucrânia em 2014 anunciou que 290 familiares apresentaram pedido de indemnização contra os quatro suspeitos do acidente.
Ucrânia

EUA acusam Rússia de destacar 25 mil militares

Rússia destacou entre 15.000 e 25.000 soldados para a Crimeia ou para junto da fronteira com a Ucrânia. Os Estados Unidos da América consideram que a situação tem como objetivo "desestabilizar".
Ucrânia

Ucranianos em Portugal preocupados com a Rússia

284
A comunidade ucraniana está preocupada com a presença militar da Rússia na fronteira com a Ucrânia e pede "uma posição política de Portugal" e dos outros estados-membros para lutar contra a agressão.
Eleições EUA

EUA apoiam "integração euro-atlântica" da Ucrânia

Os Estados Unidos da América continuam a apoiar "a integração euro-atlântica da Ucrânia, face à agressão contínua da Rússia no Donbass e na Crimeia", afirmou o secretário de estado norte-americano.
Ucrânia

NATO pede à Rússia para "parar com provocações"

Moscovo tem "movimentado milhares de tropas prontas para o combate para a fronteira com a Ucrânia", a maior concentração desde 2014, confirmou o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg.
Comentário

Caso Ihor. "O advogado revelou um novo inquérito"

Carolina Branco, jornalista do Observador, relata a recta final do julgamento da morte de Ihor Homeniuk. "Advogado revelou inquérito a vigilantes e os arguidos vão a julgamento por um outro crime".
Conflitos

Nato e Ucrânia discutem situação fronteiriça

O chefe da diplomacia norte-americana lembrou numa entrevista televisiva que "há agora mais tropas russas concentradas na fronteira (ucraniana) do que em qualquer momento desde 2014".
Ucrânia

Rússia garante que não haverá guerra com Ucrânia

O Kremlin garantiu que não haverá uma guerra com a Ucrânia, apesar do reforço de posições militares na fronteira, mas os Estados Unidos prometeram "consequências", em caso de agressão russa.
Turquia

Turquia e Ucrânia discutem "parceria estratégica"

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, está este sábado de visita a Istambul, onde se encontrará com o seu homólogo turco, Recep Erdogan, para discutirem uma "parceria estratégica".
Conflito na Ucrânia

O que é que Putin quer da Ucrânia? /premium

Putin enviou milhares de soldados para a fronteira, fazendo soar os alarmes no Ocidente. Intervenção militar iminente ou demonstração de força para dissuadir aproximação de Kiev à NATO?
Conflito na Ucrânia

Ucrânia aumenta pressão para aderir à NATO

Kiev diz que a única forma de travar Moscovo é avançar com o processo de adesão para enviar um “sinal real” à Rússia. Milhares de soldados russos foram mobilizados na semana passada para a fronteira.
Irão

Irão acusa dez oficiais de abater avião ucraniano

No dia em que os EUA mostraram disponibilidade em retomar conversações sobre o acordo nuclear iraniano e após várias críticas, o Irão acusou dez oficiais no envolvimento da queda do avião ucraniano.
Comunismo

Falta Croquete e Também Não Há Batatinha /premium

557
Comparado com Estaline, Trotsky era o ambicioso. Trotsky queria pegar no bonito trabalho que estavam a fazer e internacionalizá-lo. Se Estaline foi a fome, Trotsky foi a vontade de comer.
Ucrânia

UE preocupada com tropas russas junto a Ucrânia

Ucrânia acusou esta semana a Rússia de estar a mobilizar tropas para as suas fronteiras norte e leste e para a península da Crimeia anexada por Moscovo em 2014. Chefe da diplomacia da UE preocupado.
Estados Unidos da América

Biden promete apoio "inabalável" dos EUA à Ucrânia

Joe Biden prometeu a Volodymyr Zelensky, durante uma conversa telefónica, um "inabalável" apoio dos Estados Unidos à soberania da Ucrânia.
Comunismo

O Dr. Louçã /premium

3065
O Dr. Louçã prefere ser um negacionista do Holodomor, um dos maiores genocídios da História. Está no seu direito. A SICN também. A estupidez, a mentira, a conivência com o Mal ainda não pagam impostos
Futebol

Shakhtar atrasa-se na perseguição de Dínamo

Um bis de Salomon, que marcou aos 31 e 56 minutos, foi insuficiente para evitar a derrota da equipa treinada pelo português Luís Castro.
Crimeia

G-7 não reconhecerá a ocupação russa da Crimeia 

Países do G-7 denunciam "inequivocamente a ocupação temporária" da Crimeia e reiteram que não irão legitimar a "anexação ilegal". Comunicado surge após Biden ter apelidado Putin de "assassino".
Irão

Irão responsabiliza operador por queda de avião

O relatório diz que "o avião foi identificado como um objetivo hostil devido a um erro do operador do sistema defensivo aéreo", que resultou no disparo de dois mísseis.
Joe Biden

EUA não reconhecem a anexação russa da Crimeia

369
Num comunicado divulgado pela Casa Branca com assinatura do presidente Biden reforça-se a vontade de “continuar a trabalhar para responsabilizar a Rússia pelos abusos e agressões sobre a Ucrânia”.
Ucrânia

Ucrânia pede nova cimeira com a Rússia 

"Esgotámos todos os nossos esforços". O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, pediu uma nova cimeira entre Kiev, França, Alemanha e Rússia para cessar as hostilidades na região.
Morte no SEF

SEF. Um dos inspetores tinha um pé na nuca de Lhor

O vigilante, Miguel Correia testemunhou que "ouviu gritos" de Lhor Homeniuk vindos de uma sala do SEF e que encontrou um dos inspetores com um pé em cima da nuca do passageiro.
Diplomacia

Marcelo falou com presidente da Ucrânia sobre Ihor

Volodymyr Zelenskyy agradeceu a "justa compensação" à família do ucraniano morto no SEF e pediu uma "investigação imparcial". Presidente da Ucrânia "ficaria grato" por receber vacinas até fevereiro".
Irão

Países exigem indemnizações à capital iraniana

A Ucrânia, França, Canadá, Reino Unido e a Suécia exigem uma indemnização a Teerão, de forma a "fazer-se justiça" e a apoiar as famílias das vítimas do acidente aéreo de há um ano.
Irão

Irão acusam EUA de queda de avião

Os Guardas da Revolução iranianos acusam os EUA de "aventureirismo inumano" e de estarem na origem do derrube do avião ucraniano abatido no início a 2020 perto da capital iraniana.
Morte no SEF

Sondagem. Dois terços querem que Cabrita abandone

308
Um barómetro para o DN, o JN e a TSF mostra que 65% dos inquiridos, incluindo uma maioria de socialistas, já não querem Eduardo Cabrita na Administração Interna, depois do homicídio de Ihor Homenyuk.
Marcelo Rebelo de Sousa

Presidente deseja feliz Ano Novo ao povo ucraniano

Na mensagem enviada ao povo ucraniano, Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu o contributo desta comunidade pelo "desenvolvimento económico e social de Portugal”. E não refere o caso de Ihor.
Emmanuel Macron

Macron discute conflito russo-ucraniano

Emmanuel Macron discutiu o conflito russo-ucraniano com Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky. O objetivo foi encontrar "as próximas etapas de discussão" para conseguir uma saída para o conflito.
Coronavírus

Ucrânia. Dezenas de feridos em manifestação

Milhares de pessoas reuniram-se junto à sede do parlamento para protestar contra as medidas do governo. O tumulto começou quando os militares antidistúrbios usaram cassetetes e gás lacrimogénio.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Caso Ihor. Ex-cônsul diz que enviou condolências

O diplomata garante que transmitiu as condolências a Oksana Homeniuk por telefone duas vezes. Mas defende que a viúva do cidadão ucraniano morto por inspetores do SEF pode ter desvalorizado.
Bloco de Esquerda

BE: Cabrita "não tem condições para continuar"

384
"Um homem foi torturado até à morte por forças de segurança do nosso país. É difícil lembrarmo-nos de alguma coisa mais grave numa democracia", disse ainda a coordenadora do BE, Catarina Martins.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Caso SEF. Marisa critica Marcelo

171
Em entrevista, o PR disse que ligar à família de Ihor enviando condolências seria "imiscuição na atividade de outras autoridades". A candidata presidencial discorda: "Foi um erro muito grande".
Ucrânia

Embaixadora abandona entrevista sobre caso Ihor

324
Embaixadora da Ucrânia em Lisboa fala num "encontro em abril" com o ministro Eduardo Cabrita e do envio de condolências à família, mas não responde se foram reencaminhadas por consul.
Ucrânia

TPI diz que houve crimes de guerra na Ucrânia

A procuradora-geral do Tribunal Penal Internacional revela que existiu um "largo leque" de crimes de guerra e contra a humanidade na Ucrânia desde 2014, que deveria ter dado origem a um inquérito.
Resposta Pronta

Caso Ihor. "Demora é preocupante para Portugal"

Associação de Ucranianos afirma que o mais grave é a tentativa de "esconder a verdade" e defende que indemnização "chega tarde". Está a ser muito difícil para a viúva do Ihor", afirma Pavlo Sadhoka. 
União Europeia

Ihor. "Foi horrível violação dos Direitos Humanos"

504
A comissária europeia dos Assuntos Internos falou ainda sobre a necessidade de melhorar a resposta europeia no que respeita aos centros de detenção de migrantes, durante a presidência portuguesa.
UEFA

UEFA aplica derrota à Ucrânia devido à Covid-19

Autoridades suíças colocam em quarentena a comitiva ucraniana devido aos casos positivos de infeção por coronavirus. UEFA não considera possível nova data para o jogo
Coronavírus

De França a Itália: os países que bateram recordes

373
Em Portugal foi o 2.º dia com mais casos e mortes, em outros países europeus foi o dia em que as atualizações trouxeram um máximo de casos em 24h desde o início da pandemia. A Covid acelera na Europa.
Ucrânia

Ucrânia. Sondagem dá derrota a partido de Zelensky

Volodymyr Zelensky sofreu este domingo um revés nas eleições locais, uma vez que o seu partido foi derrotado na maioria das grandes cidades, de acordo com as sondagens à saída das urnas.
Irão

Irão dá informações sobre abate de avião ucraniano

O Irão vai fornecer informações "detalhadas" da investigação à destruição de um avião das linhas aéreas ucranianas, em janeiro. O acidente aéreo causou a morte a 176 pessoas.
Coronavírus

Covid. Influencer não acreditava no vírus e morreu

1081
Era um jovem adulto e aparentava estar em boa condição física. A evolução favorável da doença permitiu-lhe voltar para casa, mas a situação agravou-se muito rápido e acabou por morrer.
Futebol

Shakhtar Donetsk em isolamento devido a 2 casos

Seis futebolistas do Shakhtar Donetsk, equipa treinada pelo português Luís Castro, vão falhar o jogo particular entre Ucrânia e a França, na quarta-feira, devido a dois casos positivos de covid-19.
Assaltos

Prisão até 8 anos para assaltantes do Norte

Três assaltantes foram condenados por assaltos a 18 residências no Norte. Uma quarta arguida recebia os artigos furtados e encaminhava-os para o mercado ucraniano.
Acidentes de Aviação

Europa de luto com queda de avião na Ucrânia

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, diz que "a Europa está de luto" após a queda de um avião militar na Ucrânia, que provocou a morte de pelo menos 22 pessoas.
Ucrânia

Queda de avião militar na Ucrânia fez 26 mortos

399
Queda de avião militar na Ucrânia provocou 26 mortos. A maioria dos passageiros eram estudantes da universidade de aviação do país que declarou dia de luto nacional.
Ucrânia

Presidente da Ucrânia pede desocupação da Crimeia

O Presidente da Ucrânia considera "inaceitável quando a soberania de um país independente é violada por um dos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU", referindo-se à Rússia.
Coronavírus

Peregrinos judeus começam a abandonar fronteira

Os judeus hassídicos tencionavam entrar na Ucrânia, via Bielorrússia, mas as restrições impostas pelas autoridades de Kiev contra a propagação da pandemia impedem a entrada de estrangeiros.
Ucrânia

Reforço russo na Bielorrússia é ameaça à Ucrânia

O chefe da diplomacia da Ucrânia considerou que o reforço das posições da Rússia na Bielorrússia constitui uma "ameaça direta" para a segurança do seu país e anunciou um reforço da vigilância.
Comunismo

Human lives matter!

329
Na Ucrânia, a Segunda Guerra Mundial só terminou em 1991, com a proclamação da independência. Está agora a terminar na Bielorússia, onde o povo se cansou do ditador comunista.
Coronavírus

Ucrânia volta a encerrar fronteiras a estrangeiros

237
O Governo vai voltar a encerrar as fronteiras aos cidadãos estrangeiros por um período de 30 dias, devido ao aumento de novos casos da Covid-19. Medida entrará em vigor às 00h de quinta-feira.
Rússia

Putin vai repetir o cenário da Crimeia? /premium

205
No caso da Bielorrússia, Vladimir Putin não pode deixar de actuar, caso o ditador Lukachenko seja derrotado nas urnas e a influência da Rússia seja posta em causa.
Crimeia

Ucrânia e Rússia saúdam cessar-fogo na Crimeia 

261
Moscovo e Kiev concordaram no início deste mês em apaziguar o clima de escalada de conflito na região de Donbass, leste da Ucrânia, tendo chegado ao acordo de cessar-fogo na quarta-feira.
Ucrânia

Ucrânia. Já foram libertados todos os reféns

O sequestrador, identificado como um antigo recluso, chegou a disparar sobre uma aeronave que sobrevoou o autocarro e atirou um pacote explosivo para a via pública.
Ucrânia

Homem armado sequestra autocarro

Um homem armado e com explosivos sequestrou esta quinta-feira um autocarro com cerca de 20 pessoas a bordo na cidade de Lutsk, no noroeste da Ucrânia.
Irão

Avião ucraniano abatido por erro humano

113
Um erro humano relacionado com um mau ajuste do radar militar foi a causa do acidente com o boeing ucraniano abatido em 08 de janeiro perto de Teerão, Irão, provocando 176 mortos.
Coronavírus

Ucrânia. Hospitais cheios com o desconfinamento

321
Os hospitais da Ucrânia estão a ficar cheios devido à subida do número de casos que surgiram com a reabertura de alguns espaços públicos. O confinamento foi prolongado até 31 de julho.
Ucrânia

Três mortos em inundação na Ucrânia

Chuvas fortes provocaram inundações em quase 200 localidades da Ucrânia. Em algumas áreas, 70% do nível mensal de precipitação caiu desde domingo. São as piores inundações no país desde 2008.
Genocídio

Ucrânia, 1932-1933: genocídio? Um esclarecimento

A partir do Outono de 1932, os estalinistas decidiram impor medidas drásticas à Ucrânia e ao Cáucaso Norte que só poderiam resultar na morte pela fome de massas de ucranianos. Mas não foi um genocídio
Direitos Humanos

Morrer em Minneapolis ou no aeroporto de Lisboa

12908
Muitas questões se levantam quando um cidadão que entra em Portugal com um visto de turista é torturado até à morte numa sala do aeroporto de Lisboa. Mas onde estiveram então as ONG’s e os activistas?
Comunismo

Holodomor de 1932-33: genocídio do povo ucraniano

4237
Durante décadas os ucranianos tentaram esquecer o horror de 1933, tanto pela dor traumática como pelo medo de pôr em risco os filhos, já que quem falasse sobre o Holodomor era severamente castigado,
Comunismo

Contexto histórico da tragédia ucraniana de 32/33

160
Do ponto de vista moralmente miserável de Estaline o resultado foi “positivo”: pelo Verão toda e qualquer resistência camponesa cessara e as “mortes em excesso” tinham removido um “fardo” a alimentar.
Comunismo

Holodomor: história de um genocídio esquecido

4655
Este texto é sobre um genocídio mas não sobre o Holocausto. Fala da grande fome da Ucrânia – conhecida por Holodomor – um outro genocídio provocado por Stalin em 1932/33, mas praticamente desconhecido
Ucrânia

Kiev coberta de fumo após incêndio em Chernobyl

829
Kiev está coberta com o fumo dos incêndios descontrolados que lavram na zona de evacuação da antiga central nuclear de Chernobyl. A capital ucraniana está próxima do topo no índice global de poluição.
Ucrânia

Extinto incêndio que deflagrava em Chernobyl

O incêndio que deflagrava na zona de exclusão de Chernobil e se aproximava da central nuclear foi extinto ao fim de dez dias. O fogo consumiu dezenas de hectares de mato e floresta.
Incêndios

Bombeiros combatem incêndio perto de Chernobyl

12652
O incêndio, ativo desde a semana passada, pode provocar o aumento de partículas radioativas no ar. 400 bombeiros estão no terreno a tentar impedir que as chamas se aproximem da antiga central nuclear.
Acidente Nuclear

Incêndio em Chernobyl: radiação "acima do normal"

43182
O responsável pelos Serviços de Inspeção Ecológica denunciou nas redes sociais que a radiação atingiu valores acima do normal. No entanto, o governo nega. Chamas já consumiram 100 hectares.
Atualidade

"Acontece todos os dias". 10 relatos sobre racismo

1570
A reação de Marega perante uma claque que o hostilizava com sons de macaco lançou o debate: Portugal é um país racista? Dez pessoas partilham as suas experiências diárias.
Ucrânia

Parlamento ucraniano ratifica demissão do PM

O parlamento ucraniano ratificou a demissão do primeiro-ministro Honcharuk. Denys Chmygal, um dos adjuntos de Honcharuk, deverá ser designado para a chefia do executivo ainda esta quarta-feira.
Ucrânia

Kiev e Budapeste ensaiam reaproximação

Kiev e Budapeste manifestaram um "objetivo comum" de reaproximação e restabelecimento das "relações de boa vizinhança" entre os dois, após adoção por Kiev de lei que ampliava ensinamento do ucraniano.
Irão

Irão sempre soube que avião tinha sido abatido

Ucrânia acusa Irão de saber tudo desde que o avião foi abatido. Como prova, o Presidente ucraniano possui registos áudio dos controladores de tráfego aéreo iranianos. Irão já reagiu.
Ucrânia

Ucrânia perdeu 11 milhões de habitantes desde 2001

Segundo o estudo, 6,3 milhões de ucranianos deixaram o país desde 2001, registando-se uma queda da natalidade. Recuo populacional explica-se ainda pela anexação da Crimeia e guerra no leste do país.
Ucrânia

Irão. Kiev insiste na entrega das caixas negras

Kiev espera poder "discutir problemas práticos, como a devolução das caixas negras" após chegada do ministro dos Transportes iraniano à Ucrânia
Irão

Irão já não vai pedir ajuda no caso do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais.
Ucrânia

Primeiro-ministro ucraniano demitiu-se 

Gontcharouk garante que as gravações que o comprometem foram “manipuladas” mas que, "para dissipar todas as dúvidas" e pela confiança no Presidente, decidiu deixar o cargo.
Ucrânia

EUA. Ucrânia investiga se embaixadora foi vigiada

O ministro do interior ucraniano garante que não pretendem interferir na política interna norte-americana mas querem saber se leis do país e da Convenção de Viena foram quebradas.
Irão

Queda de avião. Irão já deteve suspeitos

135
Depois de reconhecer que o avião ucraniano foi abatido acidentalmente, o governo iraniano voltou a garantir que "todos aqueles que têm de ser punidos vão ser castigados". Já houve detenções.
Irão

Irão. Países afetados por queda de avião reunem-se

Responsáveis de países cujos cidadãos morreram devido à queda do avião no Irão vão reunir-se na quinta-feira, em Londres, para coordenar esforços para manter pressão sobre Teerão.
Teerão

Teerão diz que não mentiu sobre queda de avião

O governo iraniano negou ter tentado encobrir a responsabilidade no incidente com o avião ucraniano abatido. "Mentir é disfarçar a verdade, intencional e conscientemente", diz porta-voz.
Acidentes de Aviação

Quem são as vítimas da queda do avião ucraniano?

Voltavam de férias, preparavam-se para iniciar vidas em conjunto, acabar o doutoramento ou contribuir para a comunidade. 176 pessoas morreram na queda de um avião Teerão. Estas são algumas histórias
Ucrânia

Irão admite ter abatido por engano avião ucraniano

1875
O avião que se despenhou no Teerão, matando as 176 pessoas a bordo, foi abatido inadvertidamente por militares. Responsável diz que preferia morrer a testemunhar este acidente. Há já protestos na rua.
Aviação

Irão deu acesso a caixas negras do avião que caiu

A Ucrânia enviou uma equipa de 45 peritos ao Irão para investigar as causas da queda do avião e já teve acesso às caixas negras. "Todas as informações vão agora ser analisadas", diz a Ucrânia.
Acidentes de Aviação

Irão convida Boeing para investigar queda de avião

Convite feito após líderes ocidentais terem dito que avião terá sido atingido acidentalmente por míssil. Ucrânia diz que recebeu informação relevante dos EUA. Bruxelas exige investigação independente.
Canadá

Irão. Canadá investiga queda de avião

O primeiro-ministro do Canadá garantiu que continuará "a trabalhar em estreita colaboração com os seus parceiros internacionais" para que sejam encontradas respostas em relação à queda do avião.
Estados Unidos da América

Pompeo adia visita à Ucrânia após ataque no Iraque

O chefe de diplomacia dos EUA "deve permanecer em Washington para (...) garantir a segurança dos americanos no Médio Oriente". Também outras escalas foram adiadas e serão remarcadas.
Ucrânia

Ucrânia e separatistas trocam 200 prisioneiros

É a primeira troca de prisioneiros entre ucranianos e separatistas pró-russos do leste desde 2017. Operação já foi saudada por Vladimir Putin e Angela Merkel.
Conflito na Ucrânia

Troca de prisioneiros entre Ucrânia e pró-russos

A Ucrânia e os separatistas pró-russos realizam no domingo a primeira troca de prisioneiros de guerra desde 2017, em consonância com o que foi acordado em dezembro na cimeira de Paris.
Ucrânia

Ucrânia. Detidos suspeitos de matar jornalista

Três anos depois da morte do crítico do Kremlin e das autoridades ucranianas, morto por uma bomba no centro de Kiev em 2016, o ministro do Interior anunciou a detenção de diversas pessoas suspeitas.
Guerra

Rússia e Ucrânia chegam a acordo para cessar-fogo

131
Reunidos em Paris com a mediação de Emmanuel Macron e de Angela Merkel, os líderes da Ucrânia e da Rússia chegaram a um acordo de cessar-fogo e querer trocar prisioneiros de guerra.
Conflito na Ucrânia

Rússia e Ucrânia. Presidentes reúnem-se em Paris

O Presidente ucraniano e o Presidente russo reúnem-se esta segunda-feira pela primeira vez. O encontro será mediado pela França e pela Alemanha e visa encontrar uma solução para o conflito ucraniano.
Fundo Monetário Internacional

Ucrânia e FMI chegam a acordo para empréstimo 

Acordo alcançado na noite de sábado prevê empréstimo de cinco mil milhões de euros a três anos. FMI sublinhou o apoio da instituição para "manter a estabilidade macroeconómica e levantar a economia".
Ucrânia

5 mil em Kiev contra pressões de Moscovo

Esta manifestação foi a resposta a um apelo do partido do ex-Presidente Petro Porochenko, mas também participaram ativistas do partido de extrema direita Svoboda.
Papa Francisco

Papa encoraja diálogo do Quarteto da Normandia

A reunião do Quarteto da Normandia vai ser a primeira desse nível desde 2016, da qual se espera um novo impulso para uma solução de diálogo para o conflito no leste da Ucrânia.
Ambiente

Ucrânia alerta para repercussões de gasoduto russo

"Preveem-se consequências ambientais irreversíveis", alertou a Embaixada da Ucrânia em Portugal. O gasoduto Nord Stream-2 permitirá a Moscovo duplicar as entregas de gás natural russo na Europa.
Apple

Apple coloca Crimeia como parte da Rússia

Território ocupado em 2014 é agora reconhecido como pertencendo a Moscovo. Situação aplica-se apenas em iPhones que estejam em território russo. "Conseguimos tudo o que queríamos", diz deputado.
Donald Trump

Impeachment: "Seguimos as ordens do Presidente"

Depoimento à porta aberta do embaixador dos Estados Unidos para a União Europeia, Gordon Sondland, envolve diretamente o Presidente e outros membros do governo nas investigações a Biden.
Donald Trump

Cerca de 2/3 de inquiridos contra Presidente Trump

112
A sondagem divulgada revela que 70% dos entrevistados consideram que Trump agiu incorretamente quando pediu ao governo ucraniano para investigar o seu adversário político Joe Biden.
Conflito na Ucrânia

Macron anuncia cimeira sobre conflito na Ucrânia

A cimeira sobre o conflito no leste da Ucrânia realizar-se-á em Paris em 9 de dezembro e contará com a presença dos presidentes francês, russo e ucraniano e ainda a chanceler alemã.
Rússia-Ucrânia

Novas provas do caso voo MH17

A equipa que investigou a queda do voo MH17 em 2014 no leste da Ucrânia revelou que novas provas apontam para contactos muito frequentes entre a Rússia e os rebeldes separatistas ucranianos.
Donald Trump

A audiência de impeachment de Trump em 3 pontos

O telefonema que indicia que Trump usou relações diplomáticas para atacar adversários, os tweets que contradizem a despreocupação e o que falta saber. O primeiro dia de audiências para o impeachment.
Racismo

Polícia procura adeptos racistas contra Taison

A polícia ucraniana está a tentar identificar os adeptos que insultaram Taison no jogo contra o Dinamo de Kiev e que levaram à sua saída do relvado em lágrimas após um cartão vermelho.
Futebol

Ucrânia. Shakhtar Donetsk vence Dínamo Kiev

O Shakhtar Donetsk, do português Luís Castro, venceu por 1-0 o Dínamo de Kiev. Em 14 jogos, a equipa só empatou um jogo e não teve nenhuma derrota.
Presidente Trump

EUA. Ex-embaixadora sentiu-se ameaçada por Trump

188
Peça-chave no processo que pode levar à destituição de Donald Trump, Marie Yovanovitch disse que se sentiu ameaçada por Donald Trump quando ele a criticou num telefonema com o presidente ucraniano.
Donald Trump

Embaixador em Kiev confirma pressão de Trump

Embaixador dos Estados Unidos na Ucrânia, Bill Taylor, foi ouvido no Congresso norte-americano e confirma que Trump pressionou o presidente ucraniano para forçar investigação a filho de Joe Biden.
Ucrânia

Zelensky dá conferência de imprensa de 14 horas

Jornalistas ucranianos e estrangeiros puderam interrogar Zelensky durante mais de 14 horas. O recorde anterior pertencia ao Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko: sete horas.
Donald Trump

PR ucraniano nega ter sido chantageado por Trump

Presidente ucraniano negou esta quinta-feira ter sido chantageado por Trump. "Somos um país independente, temos relações com muitos países", não apenas os EUA”, afirma o Zelensky.
Ucrânia

Ucrânia: 5 mortos em aterragem de emergência

344
Falta de combustível estará na origem do incidente. Avião aterrou a apenas um quilómetro e meio do aeroporto da cidade ucraniana de Lviv. Aparelho vinha de Vigo, Espanha, e levava a bordo 8 pessoas.
Estados Unidos da América

EUA vai vender mísseis Javelin à Ucrânia

Os Estados Unidos validaram a venda à Ucrânia do lançador de mísseis anti-tanque Javelin, mencionada na conversa telefónica entre Donald Trump e o presidente ucraniano Vladimir Zelensky.
Donald Trump

Leia aqui toda conversa entre Trump e Zelensky

155
Uma transcrição do telefonema entre Donald Trump e Volodymr Zelensky foi divulgada pela Casa Branca. No decorrer da conversa, Trump pediu para que Joe Biden e o filho fossem investigados.
Donald Trump

Trump pediu à Ucrânia para investigar Biden

122
Transcrição da chamada telefónica entre Donald Trump e Volodymr Zelensky mostra que o presidente dos EUA pediu para que Joe Biden e o filho fossem investigados.
Presidente Trump

Trump congelou ajuda militar à Ucrânia 

O Presidente norte-americano ordenou a suspensão de cerca de 400 milhões dólares de ajuda militar à Ucrânia. Trump nega ter aproveitado a sua posição para pressionar Zelensky a investigar Joe Biden.
Estados Unidos da América

Matriosca de denúncias liga Trump, Ucrânia e Biden /premium

Uma denúncia vinda de dentro das secretas americanas aponta para alegadas pressões do Presidente à Ucrânia, para atacar o candidato democrata, Joe Biden. O que se sabe e falta saber sobre o caso.
França

Macron e Putin negoceiam cimeira sobre a Ucrânia

Os Presidentes da França e da Rússia consideraram que a "atual dinâmica" do conflito entre Moscovo e Kiev, após a troca de prisioneiros, permitirá organizar em Paris uma cimeira.
Rússia

Troca de prisioneiros é "decisiva", diz Macron

O Presidente da França saudou a libertação do cineasta ucraniano Oleg Sentsov no âmbito da troca de prisioneiros entre a Rússia e a Ucrânia, considerando-a um "passo decisivo" na retoma do diálogo.
Conflito na Ucrânia

Trump saúda troca de presos entre Rússia e Ucrânia

O Presidente dos Estados Unidos da América saudou a troca de prisioneiros entre a Rússia e a Ucrânia, considerando que pode ser o primeiro "passo de gigante" para a paz entre os dois países.
Conflito na Ucrânia

Rússia e Ucrânia negoceiam troca de 70 presos

A Rússia e a Ucrânia têm em marcha a troca de 70 prisioneiros, sendo esta a primeira operação do género desde o início da crise entre os dois países, em 2014, indicou fonte do Governo ucraniano.
Vladimir Putin

Rússia anuncia troca de prisioneiros com a Ucrânia

Vladimir Putin anunciou esta quinta-feira que uma troca "em grande massa" de prisioneiros será concluída em breve com a Ucrânia, uma medida que assinala um declínio nas tensões entre os dois países.
Acidente Nuclear

Sarcófago de Chernobyl em risco de desabar

195
Devia durar 100 anos, mas ao fim de pouco mais de 30 a abóbada construída à volta do material radioativo de Chernobyl ameaça cair. Foi assinado um novo acordo para uma nova construção.
Ucrânia

Ucrânia. Partido de PR lidera legislativas 

Estão contabilizados 98% dos boletins de voto. Partido de Volodymyr Zelensky garantiu 43% dos votos para os 225 lugares no parlamento unicameral. A segunda posição foi para o partido pró-russo.
Ucrânia

Agora não há desculpas: Zelenski não pode falhar /premium

O êxito das políticas de Zelenski poderá ser um exemplo não só para a oposição a Putin, mas para toda a sociedade russa. Os laços que ligam os dois países são bem mais fortes do que muitos pensam.
Ucrânia

Ucrânia. Observadores legitimam eleições

A missão de observação internacional da OSCE diz que eleições respeitaram as liberdades fundamentais e foram competitivas. Peritos dizem que houve transparência e organização.
Ucrânia

Ucrânia. Maioria absoluta para Zelensky

Primeira vez que um partido obtém maioria desde a independência do país. De acordo com as projeções, o partido de Zelensky terá pelo menos 226 das 450 cadeiras no parlamento.
Ucrânia

Ucrânia. Sondagens dão vitoria a Zelensky

O partido do ex-comediante e recém-eleito chefe de Estado da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, deverá ter ganho as eleições legislativas antecipadas realizadas este domingo, com 42,7% a 44,4% dos votos.
Rússia

A síndrome de Istambul chegou a Moscovo /premium

123
O Kremlin teria um sério teste à sua popularidade se permitisse a realização de eleições municipais em Moscovo e do governador de São Petersburgo limpas e transparentes. Mas isso não deverá acontecer.
Conselho de Segurança

Países da UE pedem retirada russa da Crimeia

A Alemanha, França, Reino Unido, Polónia e Bélgica, e ainda a Estónia condenaram esta terça-feira a "anexação ilegal" da península da Crimeia pela Rússia.
Ucrânia

Castração química para abusadores de crianças

12247
Quem abusar sexualmente de menores da Ucrânia vai ser punido com mais tempo de prisão efetiva e com castração química. A lei aplica-se a pedófilos com entre 18 e 65 anos.
Conflito na Ucrânia

Putin diz estar pronto para conversa com Ucrânia

O Presidente russo Vladimir Putin disse estar aberto a diálogos sobre o conflito existente no leste ucraniano com o novo presidente Volodimir Zelenski, no cargo desde o último mês de maio.
Acidentes e Desastres

Chernobyl. As crianças que Portugal adotou /premium

812
Vivem a 50 km da antiga central nuclear e têm problemas de saúde por causa disso. Durante 5 semanas por ano, no verão, fogem da radioatividade e mudam-se para as casas dos "pais" portugueses.
Arqueologia

Encontrado fóssil de ave maior que avestruz

380
Ave pesaria cerca de 450 quilos e seria quase tão grande como um urso polar adulto. Até agora, pensava-se que aves tão grandes só tinham existido nas ilhas de Madagáscar e da Nova Zelândia.
Canoagem

Canoagem. Fernando Pimenta na final de K1 1.000

3556
O português bateu Aleh Yurenia e René Poulsen, dois candidatos ao triunfo. Liderou a prova do princípio ao fim e fez 3.30,588 minutos. Final é já esta quarta-feira.
Acidentes e Desastres

Chernobyl. Regresso aos recortes de jornal de 1986 /premium

173
O desastre de 1986 chegou aos jornais portugueses com 3 dias de atraso. Ficou durante menos de um mês, em que Cavaco Silva admitiu uma central nuclear no País: o tema foi substituído por Saltillo.
Alemanha

Angela Merkel teve ataque de tremores 

343
Angela Merkel sentiu-se mal durante a visita oficial do Presidente ucraniano a Berlim. Tremeu muito e mais tarde justificou o sucedido por não ter bebido água suficiente para o calor que estava.
Futebol

Shakhtar Donetsk confirma Luís Castro

O treinador português de 57 anos sucede a Paulo Fonseca e assina por duas épocas. O campeão ucraniano confirmou assim os rumores que já circulavam há dias, depois de Fonseca ter ido para a Roma.
Ucrânia

Presidente da Ucrânia destitui 15 governadores

Volodymyr Zelensky destituiu 15 dos 27 governadores do país e propôs de novo a substituição do ministro dos Negócios Estrangeiros, Pavló Klimkin.
Conselho Europeu

Ucrânia terá apoio da UE, garante Tusk

Donald Tusk confirmou que as eleições da Ucrânia foram livres e garante que o CE vai apoiar a democracia e economia do país. Zelenskiy destaca a importância da UE para a independência da Ucrânia.
Rússia

Kiev quer que Rússia pague por apoio a milícias

A Ucrânia pediu ao Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) que aceite a jurisdição de uma denuncia apresentada contra a Rússia. Rússia é acusada de apoiar milícias separatistas a nível material.
Ucrânia

Ucrânia. Parlamento rejeita a sua dissolução 

Volodymir Zelensky dissolveu o parlamento devido ao "baixo nível de confiança dos cidadãos da Ucrânia na instituição". O presidente do parlamento diz que Zelensky violou a Constituição com a decisão.
Ucrânia

Rússia viu debate sobre língua da Ucrânia recusado

A reunião visava debater o uso do ucraniano como língua oficial na Ucrânia, ideia que Moscovo criticou. França, Reino Unido, Alemanha, Polónia, Bélgica e Estados Unidos rejeitaram pedido de reunião.
Ucrânia

Presidente ucraniano dissolve Parlamento

O novo presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, anunciou esta segunda-feira a dissolução do Parlamento, durante o discurso de investidura, antecipando as eleições legislativas.
Ucrânia

Poroshenko mina campo de acção de Zelenski /premium

135
Na Ucrânia, país onde, segundo a propaganda russa e da extrema-esquerda portuguesa, pululam o nazismo e o anti-semitismo, mais de 73% dos ucranianos elegeram Vladimir Zelenski, judeu e actor cómico.
Futebol

Shakhtar, de Paulo Fonseca, reforça liderança

O Shakhtar Donetsk, treinado pelo português Paulo Fonseca, venceu na receção ao Oleksandriya por 2-1, reforçando a liderança da tabela classificativa na fase de apuramento para o campeão da Ucrânia.
Rússia

Putin facilita cidadania russa a ucranianos

De acordo com a medida publicada, os cidadãos ucranianos podem obter o passaporte russo de várias maneiras, nomeadamente aqueles que já possuem autorização de residência na Rússia.
Ucrânia

Chernobyl. Drone capta imagens de cidade fantasma

1463
A cidade de Pripyat foi evacuada em 1986. É hoje uma zona deserta devido aos níveis de radioativade. Mas árvores crescem entre os edifícios e um fotógrafo considera-a uma "janela para o futuro".
Futebol

Shakhtar Donetsk perto de ser campeão

A seis jornadas do final do campeonato ucraniano de futebol, o Shakhtar Donetsk leva 10 pontos de avanço sob o segundo classificado. Bateu este domingo o Mariupol por 1 a 0.
Conflito na Ucrânia

Ucrânia. Zelensky oferece cidadania a russos

151
O presidente russo promete dar passaportes aos separatistas ucranianos. O recém eleito presidente ucraniano recusa e oferece cidadania ucraniana aos russos que "sofrem sob regimes autoritários".
Rússia-Ucrânia

Putin pronto para fazer as pazes com a Ucrânia

A União Europeia pede ao presidente russo, Vladimir Putin, que respeite a independência da Ucrânia, após o país ter criado uma lei que agiliza os pedidos de cidadania russa por ucranianos.
A página está a demorar muito tempo.