454kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Ucrânia

Noticiário

5h. 2 mortos e 10 feridos em tiroteio na Noruega

Incidente ocorreu junto a um bar gay em Oslo, quando a capital se prepara para um desfile anual da comunidade LGBT+. Kiev diz que precisa de dez anos para substituir portos no Mar Negro bloqueados.
Noticiário

2h. Candidatura à UE é "como escalar Evereste"

Presidente ucraniano reconhece que ainda há um longo caminho a percorrer, mas pede orgulho no percurso até aqui. E dezenas de empresas americanas aprovam ajudas a mulheres que querem fazer um aborto.
Noticiário

1h. Costa fala em deceção nos EUA

Primeiro-ministro defende que não se pode criminalizar questões relacionadas com os direitos das mulheres. Ainda neste jornal, Zelensky compara candidatura à UE como escalada do Monte Evareste.
Guerra na Ucrânia

Kiev: político ucraniano em rede de espiões russa

Andriy Derkach terá supostamente montado uma rede de firmas de segurança privada que auxiliou vários militares russos a entrar nas cidades ucranianas durante a invasão de Moscovo.
Guerra na Ucrânia

Mar Negro. 3 mil golfinhos mortos durante a guerra

Os sonares e explosões presentes no Mar Negro “impedem os golfinhos de encontrar comida“, e estes animais são, cada vez mais, descobertos, já mortos, na zona costeira.
Noticiário

00h. Ucrânia demora 10 anos a criar novos portos

Kiev revela demoraria uma década a criar rotas alternativas ao bloqueio russo, que está a impedir exportação de cereais para todo o mundo. E, ONU aponta perigos da revogação da lei do aborto nos EUA.
Guerra na Ucrânia

Zelensky: Ucrânia quase a "conquistar o Evereste"

Presidente da Ucrânia defende que o povo ucraniano "não deve ter vergonha de falar das suas conquistas até à atribuição do estatuto de candidato e recordou o "muito que já foi feito".
Guerra na Ucrânia

Rússia "pronta" para guerra "colossal" contra NATO

Na guerra é preciso considerar "todas as opções". Até mesmo uma "guerra colossal" a envolver a Aliança Atlântica, disse Andrey Gurulyov, deputado do parlamento russo e aliado próximo de Putin.
UEFA

UEFA proíbe jogos europeus na Transnístria

Sheriff Tiraspol, que irá participar, em representação da Moldávia, na próxima pré-eliminatória da Liga dos Campeões em 2022/23, foi convidado a propor um estádio alternativo.
Guerra na Ucrânia

A sabotagem russa para que Minsk entre na guerra

Serviços de informação do Ministério da Defesa da Ucrânia acreditam que mercenários russos disfarçados de civis vão explodir cidade na Bielorrússia para forjar um pretexto para a entrada na guerra.
Guerra na Ucrânia

UE e NATO formam "coligações" para combater Rússia

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo acusou a União Europeia e a NATO de criarem uma coligação para uma guerra com a Rússia, à semelhança do que fez Hitler durante a Segunda Guerra Mundial.
Guerra na Ucrânia

Navalny, o "indesejável número 1" do Kremlin

O principal opositor russo não é um político como os outros. Há quem fale em "carisma" e quem lhe aponte "populismo". Putin recusa dizer-lhe o nome — e coloca-o atrás das grades. Porquê?
Guerra na Ucrânia

Ucrânia precisará de "10 anos" para desminar país

Porta-voz dos serviços de emergência ucranianos assume que cerca de metade do território ucraniano apresenta risco de minas. "Não sabemos o que está acontecer onde há combate ativo", explicou.
Guerra na Ucrânia

Aliado de Putin: Londres seria atingida primeiro

Andrey Gurulyov, deputado russo aliado de Putin, afirmou que a capital do Reino Unido seria a primeira a ser atingida caso a situação no enclave de Kaliningrado desencadeasse um conflito global.
A Guerra Traduzida

Lançaram música "anti-guerra" e fugiram da Rússia

Nesta edição ouvimos os "Little Big", um grupo que lançou uma música polémica no dia 120 da guerra. Ainda as reações da Rússia à aprovação do estatuto de candidadato à UE da Ucrânia.
A Guerra Traduzida

Militar russo julgado por violação

Um militar russo começou a ser julgado em Kiev por violar uma mulher e matar o marido. As reações na Ucrânia e UE à aprovação do estatuto de candidato.
Guerra na Ucrânia

Marinha russa terá ordens para armadilhar portos

Operação para colocar minas nos portos ucranianos fará parte do bloqueio russo às exportações de cereais ucranianos desde o Mar Negro, revelam Estados Unidos.
Guerra na Ucrânia

Kaliningrado. Imagens da guerra em troca de wi-fi

Esta semana, comboios de Moscovo para exclave de Kaliningrado passaram a parar 1 hora em Kybartai. Na estação lituana há wi-fi grátis, mas para aceder à rede é preciso ver imagens da guerra na Ucrânia
Noticiário

12h. Setúbal. Tensão no funeral de criança

Cerimónias decorreram esta manhã e a PSP teve de ser chamada ao local. Ainda neste jornal, a embaixadora ucraniana em Portugal está satisfeita com atribuição do estatuto de candidato à UE à Ucrânia.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia candidata à UE "é simbólico"

Inna Ohnivets admite que ucranianos estão "muito felizes" com decisão do Conselho Europeu. Em entrevista ao Observador, a embaixadora comenta ainda a polémica com refugiados em Setúbal.
Resposta Pronta

Ucrânia na UE. "Tem um significado simbólico"

Inna Ohnivets aplaude decisão na UE e diz que ucranianos estão "muito felizes". Embaixadora reconhece que "há muito trabalho de casa a fazer" e comenta a polémica com refugiados em Setúbal.
Contra-Corrente

A terceira guerra vai começar nos países bálticos?

Os líderes europeus deram ontem o estatuto de país candidato à UE à Ucrânia numa altura em que sobem as tensões entre a Rússia a Lituânia. Nos países bálticos vivem-se horas de justificada inquietação
Guerra na Ucrânia

Guterres defende Rússia na conferência dos Oceanos

Secretário-geral da ONU considera o objetivo é fazer com que países alterem comportamentos e Rússia tem um "contributo importante para a poluição dos oceanos e para as alterações climáticas".
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Quantos assuntos consegue comentar Marcelo?

Saúde, prestação de Costa na AR, TAP, apoio alimentar, assassinato da menina em Setúbal, Ucrânia. O presidente da República só precisa de um microfone à frente para ir por aí fora.
Explicador

UE. "Fortalece o direito de existência da Ucrânia"

O especialista em assuntos europeus Paulo Sande explica que passo dado na UE é "muito mais do que simbólico". A eurodeputada Isabel Santos assinala o esforço que implicará acolher um país em guerra.
Gabinete de Guerra

O que está a falhar na defesa de Severodonetsk?

O militar Francisco Proença Garcia diz que dificuldade está na "diferença de potencial". O especialista em assuntos europeus João Diogo Barbosa analisa o "passo histórico" dado na UE face à Ucrânia.
Noticiário

10h. Ucrânia: "População feliz" com estatuto UE

Reação da embaixadora da Ucrânia ao estatuto de candidata do país à UE: "População está feliz, vamos trabalhar ainda mais". Boris Johnson não se demite, depois de mais uma derrota eleitoral.
Guerra na Ucrânia

Mapa da guerra. O que se sabe do 121.º dia?

Quatro meses de guerra em território ucraniano, mais de 7 milhões de refugiados. Avanços e recuos nas posições estratégicas de defesa territorial. O que aconteceu na madrugada do 121.º dia de guerra?
Guerra na Ucrânia

Rússia intensifica ofensiva em Lugansk  

Nas cidades de Severodonetsk e Lisichansk, as principais da região de Lugansk, no leste da Ucrânia são intensificados os ataques aéreos da ofensiva russa.
Noticiário

9h. Exército ucraniano retira-se de Severodonetsk

Neste jornal, os militares ucranianos recebem ordens para deixarem as posições em Severodonetsk, no Donbass. E os lares criticam falta de estratégia do Governo depois do sobressalto da pandemia.
Guerra na Ucrânia

Exército ucraniano vai retirar de Severodonetsk

O governador regional de Lugansk anunciou a retirada das tropas da cidade porque "todas as infraestruturas essenciais foram destruídas" e que a cidade está "quase reduzida a cinzas".
Conferência de Imprensa

Estamos à beira do apocalipse demográfico?

O El Mundo mostra-nos um futuro pouco animador: um mundo cada vez mais vazio, com menos gente e cada vez mais envelhecida. Sabe quais são as cidades mais habitáveis do mundo? Descubra no The Guardian.
Noticiário

4h. São João. Música e martelos regressam ao Porto

Festejos regressam à cidade invicta, depois de dois anos de pausa devido à pandemia. E ainda, Comissão Europeia destaca momento de esperança para a Ucrânia e Moldávia, num tempo problemático.
Noticiário

3h. Covid-19. Houve falhas nos apoios aos lares

Relatório de auditoria do Tribunal de Contas aponta falhas e deixa recomendações ao Ministério do Trabalho e ao Instituto da Segurança Social. E, Zelensky destaca dia de "vitória" para a Ucrânia.
Noticiário

2h. Candidatura à UE. "Dia histórico" na Moldávia

Presidente moldava reconhece que o país tem um caminho difícil pela frente, que vai requerer muito trabalho. Do lado da Ucrânia, Volodymyr Zelensky destaca uma "vitória" muito esperada.
Guerra na Ucrânia

Kiev: 200 a 300 crimes dia cometidos pelos russos

Procuradora-geral diz que duas pessoas foram identificadas como suspeitas de genocídio. Além disso, foram registados 12 casos de ecocídio cometidos durante a invasão à Ucrânia.
Noticiário

1h. EUA doam quase 430 ME à Ucrânia

Novo pacote de assistência vai incluir entrega adicional de foguetes avançados. para serem utilizados contra tropas russas. E, José Eduardo dos Santos internados nos cuidados intensivos em Barcelona.
Guerra na Ucrânia

EUA: mais 427 milhões à Ucrânia em ajuda militar

O porta-voz da Casa Branca adianta que o apoio eleva a cerca de 5,8 mil milhões de euros a quantia total de ajuda militar disponibilizada por Washington a Kiev.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia. Marcelo fala em decisão "justa e lúcida"

Presidente da República mostrou-se contente com a decisão de atribuir à Ucrânia, bem como à Moldávia, o estatuto de adesão à UE, medida que considera ser prova de uma Europa unida, forte e corajosa.
Guerra na Ucrânia

Zelensky: início da "nova história da Europa"

Chefe de Estado ucranino defende que decisão do Conselho Europei não serve apenas a Ucrânia, uma vez que é o maior passo para o fortalecimento da Europa que poderia ser tomado atualmente.
Guerra na Ucrânia

Eurovisão. Ucrânia com "risco de mortes em massa"

Grupo ucraniano Kalush Orchestra ganhou a edição deste ano e, normalmente, é o país vencedor o anfitrião da edição seguinte. Mas organização atribuiu cerimónia ao Reino Unido.
Guerra na Ucrânia

NATO. Há "espaço de manobra" para negociar adesões

Helena Carreiras considera que este é mais um momento em que a NATO vai testar, como no passado, a sua resiliência e a sua capacidade para encontrar soluções.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia teme que Bielorrússia dê armas a Moscovo

Forças Armadas de Kiev dizem que equipamento militar bielorrusso está atualmente a ser retirado dos armazéns e reparado. Destino pode ser utilizado para auxiliar as tropas russas na linha da frente.
Guerra

Ucrânia, na história do nosso futuro

Claro que os EUA tomaram várias opções questionáveis desde o final da Segunda Guerra Mundial, mas nunca como resultado das suas ações militares anexaram qualquer território.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia ganha estatuto de candidato à UE. E agora?

Líderes europeus apelidaram decisão como "histórica", numa cimeira do Conselho que evidenciou a "frustração" dos Balcãs Ocidentais. Ucrânia ganha estatuto, mas negociação não será fácil (nem rápida).
Noticiário

00h. Eduardo dos Santos nos cuidados intensivos

Antigo Presidente da Angola está internado numa clínica em Barcelona. E ainda, Zelensky fala de "vitória muito esperada" depois de a Ucrânia ver aprovado o estatuto de candidato à União Europeia.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.