Ucrânia

Ucrânia

Ucranianos escolhem novo presidente este domingo

A segunda volta das eleições presidenciais ucranianas realizam-se este domingo. O ator e humorista Volodymyr Zelensky é o grande favorito nas sondagens, depois da clara vitória na primeira volta.
Ucrânia

Presidente em série da TV lidera agora sondagens 

Não tem experiência política, não dá entrevistas e não entra em debates. Volodymyr Zelensky foi eleito presidente em série televisiva e agora pode destronar o líder da Ucrânia nas eleições de domingo.
Ucrânia

Presidente ucraniano debate sozinho na televisão

103
Petro Poroshenko respondeu ao desafio do adversário comediante para participar num debate no estádio olímpico, submetendo-se primeiro a análises ao sangue. Mas Volodymyr Zelenskiy não apareceu.
Reino Unido

Carro de embaixadora "deliberamente" abalroado

Incidente aconteceu em Londres e envolveu carro da embaixadora ucraniana. Polícia teve de usar armas de fogo para deter condutor, que é suspeito de homicídio na forma tentada.
Ucrânia

Só os políticos não querem ver a realidade /premium

214
Mesmo que Zelenski, um cómico, seja derrotado pela “política clássica”, a sua participação na corrida eleitoral é mais um sinal claro de que o eleitorado já está cansado da impotência dos governantes.
Ucrânia

Ze, de Presidente na TV a chefe de Estado real

Ganhou a primeira volta das presidenciais mas, na televisão, é Presidente da Ucrânia desde 2015. Os apoiantes chamam-lhe Ze e poucos duvidam que será o próximo inquilino do Palácio de Mariyinsky.
Ucrânia

Comediante ucraniano vai disputar 2ª volta 

O comediante ucraniano Volodymyr Zelensky vai disputar a segunda volta, já no dia 21 de abril, com o atual líder do país, Petro Poroshenko. Zelensky obteve 30,1% dos votos.
Ucrânia

Eleições. Ex-primeira-ministra reivindica 2º lugar

A ex-primeira-ministra da Ucrânia reivindicou o segundo lugar na primeira volta nas eleições presidenciais, classificando os resultados de "desonestos". Segunda volta acontece a 21 de abril.
Ucrânia

Ucrânia consultou UEFA e FIFA sobre Júnior Moraes

Em causa está a alegada utilização irregular do futebolista Júnior Moraes, natural do Brasil, para representar a seleção ucraniana nos jogos com Portugal e Luxemburgo.
UEFA

UEFA confirma protestos sobre jogador da Ucrânia 

A UEFA já confirmou ter recebido protestos sobre a utilização irregular do jogador Júnior Moraes pela seleção da Ucrânia nos jogos frente a Portugal e ao Luxemburgo.
Futebol

Shevchenko atira pressão para a Seleção Nacional

O selecionador da Ucrânia, Andriy Shevchenko, afirmou que a pressão está toda em cima de Portugal, mas confessou que tem um "grande respeito" por Cristiano Ronaldo
Seleção Nacional

Árbitro Clément Turpin apita Portugal-Ucrânia

O árbitro Clément Turpin, de 36 anos, foi o escolhido para apitar o jogo entre Portugal e Ucrânia, na sexta-feira. O árbitro vai ser auxiliado por Nicolas Danos, Cyril Grser e Benoit Millot.
Crimeia

Putin inaugura centrais termoelétricas na Crimeia

Com a inauguração das duas centrais termoelétricas, a Crimeia passa de produzir pouco mais de 1.100 megawatts para uma produção de 2.070 megawatts. Putin admitiu que a atual produção era insuficiente.
Crimeia

UE e NATO condenam militares russos na Crimeia

A União Europeia e a NATO condenaram esta segunda-feira a crescente presença militar russa na Crimeia e em Sebastopol, sublinhando que este facto tem um "impacto negativo" na região do Mar Negro.
Futebol

Rakitskiy fora da seleção ucranianiana

O defesa Yaroslav Rakitskiy ficou de fora da lista de convocados da seleção ucraniana de futebol para a qualificação para o Euro 2020. Tranferiu-se recentemente para os russos do FC Zenit.
Ucrânia

Ucrânia. PR demite colaborador por corrupção

Decisão do Presidente ucraniano é tomada a menos de um mês das presidenciais. Oleg Gladkovski é afastado das suas funções na área de segurança e defesa para assegurar um inquérito honesto e imparcial.
Cristianismo

A Ucrânia e os valores cristãos da Europa

373
Na Rússia ortodoxa nunca houve liberdade, democracia, abertura, nem tolerância como valores. Portanto, a Rússia não pertence à civilização da Europa, apesar de todas as semelhanças externas.
Festival Eurovisão da Canção

Ucrânia desiste de participar na Eurovisão

A estação pública de televisão da Ucrânia anunciou a decisão esta quarta-feira, após a vencedora do concurso nacional se ter recusado a representar o país por pressões políticas.
Festival Eurovisão da Canção

Escândalo em Kiev. Cantora deixa de ir à Eurovisão

174
Foi obrigada a assinar um contrato com cláusulas a que chamou "censura" e detalhou todo o contrato no Facebook. Já o Governo diz que a honra está reservada a "verdadeiros patriotas".
Ucrânia

Ucrânia tem de aderir à UE e NATO, diz Poroshenko

199
O Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, defende que o país precisa de aderir à União Europeia e à NATO para se proteger das ações expansionistas da Rússia.
Ucrânia

Ucrânia. Timoshenko na candidatura à Presidência

De acordo com sondagens recentes, Yulia Timoshenko é a favorita na corrida. Ex- primeira ministra acredita que Ucrânia está entrar "em uma nova época de sucesso".
Ucrânia

Igreja Ortodoxa da Ucrânia já foi criada

O patriarca ecuménico de Constantinopla, Bartolomeu I, entregou em Istambul ao primaz da nova Igreja Ortodoxa da Ucrânia o decreto que confirma a criação de uma Igreja independente da Rússia.
Rússia

Russia proíbe trigo, chocolate e cerveja 

As autoridades russas vão proibir a importação de dezenas de produtos da Ucrânia, tais como o trigo, chocolate ou a cerveja, em resposta às sanções económicas de Kiev contra a Rússia.
Crimeia

Presidente da Ucrânia decreta fim da lei marcial

A lei marcial tinha sido aplicada em novembro em 10 regiões costeiras, limítrofes da Rússia e da Moldávia, e no mar de Azov, zonas consideradas como as mais ameaçadas por uma possível agressão russa.
Ucrânia

Ucrânia volta a enviar forças navais para Azov

A Ucrânia vai enviar novamente forças navais para o mar de Azov, onde ocorreu o incidente com a Rússia. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia já reagiu e considera a decisão "uma provação".
Ucrânia

Ucrânia vai criar igreja ortodoxa independente

Até agora existiam três Igrejas ortodoxas que rivalizam na Ucrânia: uma dependente de Moscovo que é maioritária, uma segunda do patriarcado de Kiev e a última minoritária que se tornou independente.
Igreja Católica

Patriarca russo pede proteção do clero ucraniano 

103
O líder da Igreja Ortodoxa russa enviou uma carta ao Papa Francisco, à ONU e a diversos líderes mundiais a pedir proteção para " o clero e os fiéis" da Igreja ucraniana leais a Moscovo.
Rússia

Ucrânia pede "resposta forte" a agressão russa

A 25 de novembro, a Rússia capturou três navios de guerra ucranianos que tentavam penetrar no mar Negro, em Azov, capturando os 24 marinheiros a bordo.
Ucrânia

Ucrânia aprova fim de tratado com a Rússia

Kiev e os seus aliados no Ocidente acusam a Rússia de instigar o conflito, que já causou mais de 10 mil mortos, e de apoiar militarmente os separatistas.
Ucrânia

Ucrânia vai apresentar uma queixa contra a Rússia

A Ucrânia prepara-se para apresentar uma queixa-crime contra a Rússia no Tribunal Internacional de Justiça após o incidente entre os dois países, que resultou na captura de 3 navios ucranianos.
Crimeia

NATO: situação na Crimeia é "muito grave"

O secretário-geral da NATO disse que a organização "não imita a Rússia" no que respeita a ações como o reforço do sistema de mísseis na Crimeia, mas alertou que a situação é "muito grave".
Rússia-Ucrânia

E se a Ucrânia voltar a ser uma potência nuclear? /premium

308
Se a Rússia continuar a humilhar o país vizinho com operações como aquela que ocorreu no Estreito de Kertch, Kiev pode mesmo optar por uma solução para a qual possui capacidade recursos e tecnologia.
Conselho Europeu

Sanções da UE à Rússia podem ser renovadas

No seguimento do incidente do passado domingo entre a Rússia e a Ucrãnia, Donald Tusk deu como "certo" que as sanções da União Europeia à Rússia serão enovadas, em dezembro.
Comissão Europeia

Bruxelas ajuda Ucrânia com 500 milhões de euros

A verba de 500 milhões de euros concedida à Ucrânia tem como objetivo ajudar o país a fazer face às suas necessidades de financiamento e a aplicar uma agenda abrangente de reformas estruturais.
Ucrânia

Ucrânia veta entrada a homens russos 

O presidente da Ucrânia veta a entrada no país a russos, com idades entre os 16 e os 60 anos para evitar a formação de "exércitos privados". Medida surge no contexto de tensão entre os dois países.
Rússia

ONU preocupada com a tensão entre Kiev e Moscovo

Em conferência de imprensa disse ver "com muita preocupação" a escalada da tensão entre Kiev e Moscovo e defende que a integridade territorial da Ucrânia deve ser respeitada.
Presidente Trump

Crise na Ucrânia. Trump cancela reunião com Putin

Donald Trump cancelou a reunião que ia ter com Vladimir Putin em Buenos Aires, à margem da cimeira do G20. Crise na Ucrânia motiva a decisão do Presidente dos EUA.
Crimeia

Kremlin acusa Ucrânia de querer aumentar tensão

O governo russo acusou a Ucrânia de querer aumentar a tensão no conflito entre os dois países, ao pedir uma maior intervenção de forças militares da Nato, em particular da Alemanha, no Mar de Azov.
Turquia

Turquia pretende tensão entre a Ucrânia e a Rússia

O presidente da Turquia propôs mediar as tensões entre a Rússia e a Ucrânia, após falar ao telefone e em separado com Vladimir Putin e Petro Poroshenko, após os incidentes de domingo.
Rússia

Putin defende atuação da guarda costeira russa 

O Presidente Russo afirma que a guarda-costeira russa cumpriu "o seu dever militar com perfeição, com precisão" ao apresar três navios de guerra ucranianos ao largo da Crimeia.
Crimeia

Rússia vai enviar mais mísseis para a Crimeia

Rússia acrescentará um sistema de mísseis antiaéreos S-400 aos três já instalados na península, após o incidente no fim de semana com navios ucranianos no Mar Negro, anunciou fonte governamental.
Conflito na Ucrânia

Há crianças a cavar trincheiras na Ucrânia

1.414
No sul da Ucrânia, crianças foram mobilizadas para escavarem trincheiras. Com receio de um ataque russo e de que a região se torne vulnerável, ajudam os adultos na preparação para a guerra.
Rússia

Putin expressa "séria preocupação" com lei marcial

O Presidente russo expressou à chanceler alemã a "séria preocupação" de Moscovo após a introdução da lei marcial na Ucrânia, um dia depois de o parlamento ucraniano a ter aprovado.
Crimeia

NATO manifesta "total apoio" à Ucrânia 

160
O secretário-geral da NATO afirmou, depois de a organização ter convocado uma reunião de emergência por a Rússia ter apreendido navios ucranianos na Crimeia, que os aliados apoiam a Ucrânia.
Ucrânia

Ucrânia declara lei marcial em resposta à Rússia

A lei marcial estará em vigor até 29 de janeiro de 2019, embora possa ser levantada a qualquer momento, depois de ser aprovada no parlamento ucraniano a pedido do presidente Poroshenko.
Crimeia

Comunidade internacional ataca Rússia 

172
Antes de uma reunião de emergência que pode ser decisiva, do conselho de segurança da ONU, ouviram-se críticas. Há pedidos de mais sanções e alertas para possível "conflito militar em grande escala".
Rússia-Ucrânia

Direito Internacional é só para alguns /premium

148
Irritado com as declarações do Ocidente de apoio à Ucrânia com promessas de envio de reforços em armamentos, Putin volta à sua tradicional política de “reacções assimétricas”.
Crimeia

Rússia reabre Estreito de Kerch na Crimeia

A Rússia reabriu o Estreito de Kerch. Moscovo ordenou o encerramento do estreito depois de acusar a Armada ucraniana de violar águas territoriais e de provocação. Mas mantém apresados navios de Kiev.
Nações Unidas

Rússia/Ucrânia: ONU reúne hoje de emergência

Foi convocada uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU para discutir tensão entre Rússia e Ucrânia. Rússia atacou três navios ucranianos ao largo da Crimeia no domingo.
Crimeia

Rússia ataca três navios ucranianos na Crimeia

1.921
Rússia atacou três navios ucranianos ao largo da Crimeia. Pelo menos dois membros da tripulação terão ficado feridos. Conselho de segurança da Ucrânia vai reunir-se. Poderá ser instaurada lei marcial.
Ucrânia

Manifestantes pelos direitos transgénero agredidos

489
Manifestantes que participaram numa marcha pelos direitos das pessoas transgénero em Kiev foram agredidos por militantes de extrema-direita.
Ucrânia

Mais umas eleições falsas em Donbas

A Rússia não quis a paz em 2014 e não quer em 2018. A realização destas eleições fraudulentas é um sinal claro de que a Rússia optou por prolongar o conflito durante mais anos sob o mesmo cenário.
Ucrânia

Morreu a ativista ucraniana Kateryn Handziuk

460
A ativista ucraniana anti-corrupção Kateryna Handziuk faleceu este domingo, três meses depois de ser atacada com ácido sulfúrico, tendo sofrido queimaduras em quase 40% do seu corpo.
Futebol

Shakhtar nos quartos de final da Taça da Ucrânia

Num dérbi da cidade de Donetsk disputado em Kharkiv, no estádio do Metalist, Danchenko selou a passagem do campeão ucraniano com um golo, aos 83 minutos.
Crimeia

Autoridades da Crimeia procuram cúmplice de ataque

Anteriormente, as autoridades tinham avançado com a tese de que o estudante tinha atuado sozinho naquele que é considerado o pior ataque de um estudante na Rússia, que provocou 17 mortos.
Crimeia

Crimeia. A devastação que o atirador deixou

135
Vladislav prometeu vingar-se dos professores. Nesta quarta-feira, na Crimeia, entrou na escola a disparar, detonou uma bomba e matou pelo menos 17 pessoas. No edifício, deixou um cenário de destruição
Crimeia

Crimeia. Estudante mata 17 pessoas e suicida-se

O tiroteio ocorreu no Instituto Politécnico da cidade de Kerch, no leste da Crimeia. Autoridades suspeitaram inicialmente de fuga de gás, mas encontraram um "engenho não identificado".
Cristianismo

Igreja Ortodoxa Russa rompe com Constantinopla

O Patriarcado de Moscovo, o mais numeroso da comunhão ortodoxa, deixa de estar sob autoridade moral do patriarca de Constantinopla depois de este reconhecer independência à Igreja Ortodoxa Ucraniana.
Ucrânia

Guerras religiosas voltam ao mundo cristão /premium

170
Na Ucrânia, presentemente, existentes três igrejas ortodoxas (a do Patriarcado de Kiev, a Autocéfala e a do Patriarcado de Moscovo) e ninguém sabe como irão elas repartir os templos ortodoxos do país.
Conflito na Ucrânia

Ucrânia: uma resposta a José Milhazes

159
Eis alguns exemplos das reformas abrangentes que a Ucrânia continua a implementar, e mesmo se nem tudo pode mudar ao mesmo tempo não vamos parar e iremos continuar com iniciativas para melhorar o país
Futebol

Shakthar de Paulo Fonseca reforça liderança 

Shakthar Donetsk, treinado pelo português Paulo Fonseca, venceu fora o Oleksandriya, por 2-0, e reforçou liderança no campeonato da Ucrânia.
Ucrânia

Guerra religiosa com a Rússia promete convulsões /premium

160
O Patriarca de Constantinopla é o “primeiro entre os iguais” no mundo Ortodoxo e considera ilegal a submissão física e espiritual que o Patriarcado de Moscovo há muito exerce sobre a Metrópole de Kiev
Ucrânia

Ucrânia. Líder separatista morto em explosão

"O dirigente da República Popular de Donetsk, Alexander Zakharchenko, morreu num ataque terrorista", anunciou a agência DAN, acrescentando que as "circunstâncias estão a ser averiguadas".

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)