Ucrânia
Conflito na Ucrânia

Macron anuncia cimeira sobre conflito na Ucrânia

A cimeira sobre o conflito no leste da Ucrânia realizar-se-á em Paris em 9 de dezembro e contará com a presença dos presidentes francês, russo e ucraniano e ainda a chanceler alemã.
Rússia-Ucrânia

Novas provas do caso voo MH17

A equipa que investigou a queda do voo MH17 em 2014 no leste da Ucrânia revelou que novas provas apontam para contactos muito frequentes entre a Rússia e os rebeldes separatistas ucranianos.
Donald Trump

A audiência de impeachment de Trump em 3 pontos

O telefonema que indicia que Trump usou relações diplomáticas para atacar adversários, os tweets que contradizem a despreocupação e o que falta saber. O primeiro dia de audiências para o impeachment.
Racismo

Polícia procura adeptos racistas contra Taison

A polícia ucraniana está a tentar identificar os adeptos que insultaram Taison no jogo contra o Dinamo de Kiev e que levaram à sua saída do relvado em lágrimas após um cartão vermelho.
Futebol

Ucrânia. Shakhtar Donetsk vence Dínamo Kiev

O Shakhtar Donetsk, do português Luís Castro, venceu por 1-0 o Dínamo de Kiev. Em 14 jogos, a equipa só empatou um jogo e não teve nenhuma derrota.
Presidente Trump

EUA. Ex-embaixadora sentiu-se ameaçada por Trump

188
Peça-chave no processo que pode levar à destituição de Donald Trump, Marie Yovanovitch disse que se sentiu ameaçada por Donald Trump quando ele a criticou num telefonema com o presidente ucraniano.
Donald Trump

Embaixador em Kiev confirma pressão de Trump

Embaixador dos Estados Unidos na Ucrânia, Bill Taylor, foi ouvido no Congresso norte-americano e confirma que Trump pressionou o presidente ucraniano para forçar investigação a filho de Joe Biden.
Ucrânia

Zelensky dá conferência de imprensa de 14 horas

Jornalistas ucranianos e estrangeiros puderam interrogar Zelensky durante mais de 14 horas. O recorde anterior pertencia ao Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko: sete horas.
Donald Trump

PR ucraniano nega ter sido chantageado por Trump

Presidente ucraniano negou esta quinta-feira ter sido chantageado por Trump. "Somos um país independente, temos relações com muitos países", não apenas os EUA”, afirma o Zelensky.
Ucrânia

Ucrânia: 5 mortos em aterragem de emergência

344
Falta de combustível estará na origem do incidente. Avião aterrou a apenas um quilómetro e meio do aeroporto da cidade ucraniana de Lviv. Aparelho vinha de Vigo, Espanha, e levava a bordo 8 pessoas.
Estados Unidos da América

EUA vai vender mísseis Javelin à Ucrânia

Os Estados Unidos validaram a venda à Ucrânia do lançador de mísseis anti-tanque Javelin, mencionada na conversa telefónica entre Donald Trump e o presidente ucraniano Vladimir Zelensky.
Donald Trump

Leia aqui toda conversa entre Trump e Zelensky

155
Uma transcrição do telefonema entre Donald Trump e Volodymr Zelensky foi divulgada pela Casa Branca. No decorrer da conversa, Trump pediu para que Joe Biden e o filho fossem investigados.
Donald Trump

Trump pediu à Ucrânia para investigar Biden

122
Transcrição da chamada telefónica entre Donald Trump e Volodymr Zelensky mostra que o presidente dos EUA pediu para que Joe Biden e o filho fossem investigados.
Presidente Trump

Trump congelou ajuda militar à Ucrânia 

O Presidente norte-americano ordenou a suspensão de cerca de 400 milhões dólares de ajuda militar à Ucrânia. Trump nega ter aproveitado a sua posição para pressionar Zelensky a investigar Joe Biden.
Estados Unidos da América

Matriosca de denúncias liga Trump, Ucrânia e Biden /premium

Uma denúncia vinda de dentro das secretas americanas aponta para alegadas pressões do Presidente à Ucrânia, para atacar o candidato democrata, Joe Biden. O que se sabe e falta saber sobre o caso.
França

Macron e Putin negoceiam cimeira sobre a Ucrânia

Os Presidentes da França e da Rússia consideraram que a "atual dinâmica" do conflito entre Moscovo e Kiev, após a troca de prisioneiros, permitirá organizar em Paris uma cimeira.
Rússia

Troca de prisioneiros é "decisiva", diz Macron

O Presidente da França saudou a libertação do cineasta ucraniano Oleg Sentsov no âmbito da troca de prisioneiros entre a Rússia e a Ucrânia, considerando-a um "passo decisivo" na retoma do diálogo.
Conflito na Ucrânia

Trump saúda troca de presos entre Rússia e Ucrânia

O Presidente dos Estados Unidos da América saudou a troca de prisioneiros entre a Rússia e a Ucrânia, considerando que pode ser o primeiro "passo de gigante" para a paz entre os dois países.
Conflito na Ucrânia

Rússia e Ucrânia negoceiam troca de 70 presos

A Rússia e a Ucrânia têm em marcha a troca de 70 prisioneiros, sendo esta a primeira operação do género desde o início da crise entre os dois países, em 2014, indicou fonte do Governo ucraniano.
Vladimir Putin

Rússia anuncia troca de prisioneiros com a Ucrânia

Vladimir Putin anunciou esta quinta-feira que uma troca "em grande massa" de prisioneiros será concluída em breve com a Ucrânia, uma medida que assinala um declínio nas tensões entre os dois países.
Acidente Nuclear

Sarcófago de Chernobyl em risco de desabar

195
Devia durar 100 anos, mas ao fim de pouco mais de 30 a abóbada construída à volta do material radioativo de Chernobyl ameaça cair. Foi assinado um novo acordo para uma nova construção.
Ucrânia

Ucrânia. Partido de PR lidera legislativas 

Estão contabilizados 98% dos boletins de voto. Partido de Volodymyr Zelensky garantiu 43% dos votos para os 225 lugares no parlamento unicameral. A segunda posição foi para o partido pró-russo.
Ucrânia

Agora não há desculpas: Zelenski não pode falhar /premium

O êxito das políticas de Zelenski poderá ser um exemplo não só para a oposição a Putin, mas para toda a sociedade russa. Os laços que ligam os dois países são bem mais fortes do que muitos pensam.
Ucrânia

Ucrânia. Observadores legitimam eleições

A missão de observação internacional da OSCE diz que eleições respeitaram as liberdades fundamentais e foram competitivas. Peritos dizem que houve transparência e organização.
Ucrânia

Ucrânia. Maioria absoluta para Zelensky

Primeira vez que um partido obtém maioria desde a independência do país. De acordo com as projeções, o partido de Zelensky terá pelo menos 226 das 450 cadeiras no parlamento.
Ucrânia

Ucrânia. Sondagens dão vitoria a Zelensky

O partido do ex-comediante e recém-eleito chefe de Estado da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, deverá ter ganho as eleições legislativas antecipadas realizadas este domingo, com 42,7% a 44,4% dos votos.
Rússia

A síndrome de Istambul chegou a Moscovo /premium

123
O Kremlin teria um sério teste à sua popularidade se permitisse a realização de eleições municipais em Moscovo e do governador de São Petersburgo limpas e transparentes. Mas isso não deverá acontecer.
Conselho de Segurança

Países da UE pedem retirada russa da Crimeia

A Alemanha, França, Reino Unido, Polónia e Bélgica, e ainda a Estónia condenaram esta terça-feira a "anexação ilegal" da península da Crimeia pela Rússia.
Ucrânia

Castração química para abusadores de crianças

12247
Quem abusar sexualmente de menores da Ucrânia vai ser punido com mais tempo de prisão efetiva e com castração química. A lei aplica-se a pedófilos com entre 18 e 65 anos.
Conflito na Ucrânia

Putin diz estar pronto para conversa com Ucrânia

O Presidente russo Vladimir Putin disse estar aberto a diálogos sobre o conflito existente no leste ucraniano com o novo presidente Volodimir Zelenski, no cargo desde o último mês de maio.
Acidentes e Desastres

Chernobyl. As crianças que Portugal adotou /premium

812
Vivem a 50 km da antiga central nuclear e têm problemas de saúde por causa disso. Durante 5 semanas por ano, no verão, fogem da radioatividade e mudam-se para as casas dos "pais" portugueses.
Arqueologia

Encontrado fóssil de ave maior que avestruz

380
Ave pesaria cerca de 450 quilos e seria quase tão grande como um urso polar adulto. Até agora, pensava-se que aves tão grandes só tinham existido nas ilhas de Madagáscar e da Nova Zelândia.
Canoagem

Canoagem. Fernando Pimenta na final de K1 1.000

3556
O português bateu Aleh Yurenia e René Poulsen, dois candidatos ao triunfo. Liderou a prova do princípio ao fim e fez 3.30,588 minutos. Final é já esta quarta-feira.
Acidentes e Desastres

Chernobyl. Regresso aos recortes de jornal de 1986 /premium

173
O desastre de 1986 chegou aos jornais portugueses com 3 dias de atraso. Ficou durante menos de um mês, em que Cavaco Silva admitiu uma central nuclear no País: o tema foi substituído por Saltillo.
Alemanha

Angela Merkel teve ataque de tremores 

343
Angela Merkel sentiu-se mal durante a visita oficial do Presidente ucraniano a Berlim. Tremeu muito e mais tarde justificou o sucedido por não ter bebido água suficiente para o calor que estava.
Futebol

Shakhtar Donetsk confirma Luís Castro

O treinador português de 57 anos sucede a Paulo Fonseca e assina por duas épocas. O campeão ucraniano confirmou assim os rumores que já circulavam há dias, depois de Fonseca ter ido para a Roma.
Ucrânia

Presidente da Ucrânia destitui 15 governadores

Volodymyr Zelensky destituiu 15 dos 27 governadores do país e propôs de novo a substituição do ministro dos Negócios Estrangeiros, Pavló Klimkin.
Conselho Europeu

Ucrânia terá apoio da UE, garante Tusk

Donald Tusk confirmou que as eleições da Ucrânia foram livres e garante que o CE vai apoiar a democracia e economia do país. Zelenskiy destaca a importância da UE para a independência da Ucrânia.
Rússia

Kiev quer que Rússia pague por apoio a milícias

A Ucrânia pediu ao Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) que aceite a jurisdição de uma denuncia apresentada contra a Rússia. Rússia é acusada de apoiar milícias separatistas a nível material.
Ucrânia

Ucrânia. Parlamento rejeita a sua dissolução 

Volodymir Zelensky dissolveu o parlamento devido ao "baixo nível de confiança dos cidadãos da Ucrânia na instituição". O presidente do parlamento diz que Zelensky violou a Constituição com a decisão.
Ucrânia

Rússia viu debate sobre língua da Ucrânia recusado

A reunião visava debater o uso do ucraniano como língua oficial na Ucrânia, ideia que Moscovo criticou. França, Reino Unido, Alemanha, Polónia, Bélgica e Estados Unidos rejeitaram pedido de reunião.
Ucrânia

Presidente ucraniano dissolve Parlamento

O novo presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, anunciou esta segunda-feira a dissolução do Parlamento, durante o discurso de investidura, antecipando as eleições legislativas.
Ucrânia

Poroshenko mina campo de acção de Zelenski /premium

135
Na Ucrânia, país onde, segundo a propaganda russa e da extrema-esquerda portuguesa, pululam o nazismo e o anti-semitismo, mais de 73% dos ucranianos elegeram Vladimir Zelenski, judeu e actor cómico.
Futebol

Shakhtar, de Paulo Fonseca, reforça liderança

O Shakhtar Donetsk, treinado pelo português Paulo Fonseca, venceu na receção ao Oleksandriya por 2-1, reforçando a liderança da tabela classificativa na fase de apuramento para o campeão da Ucrânia.
Rússia

Putin facilita cidadania russa a ucranianos

De acordo com a medida publicada, os cidadãos ucranianos podem obter o passaporte russo de várias maneiras, nomeadamente aqueles que já possuem autorização de residência na Rússia.
Ucrânia

Chernobyl. Drone capta imagens de cidade fantasma

1463
A cidade de Pripyat foi evacuada em 1986. É hoje uma zona deserta devido aos níveis de radioativade. Mas árvores crescem entre os edifícios e um fotógrafo considera-a uma "janela para o futuro".
Futebol

Shakhtar Donetsk perto de ser campeão

A seis jornadas do final do campeonato ucraniano de futebol, o Shakhtar Donetsk leva 10 pontos de avanço sob o segundo classificado. Bateu este domingo o Mariupol por 1 a 0.
Conflito na Ucrânia

Ucrânia. Zelensky oferece cidadania a russos

151
O presidente russo promete dar passaportes aos separatistas ucranianos. O recém eleito presidente ucraniano recusa e oferece cidadania ucraniana aos russos que "sofrem sob regimes autoritários".
Rússia-Ucrânia

Putin pronto para fazer as pazes com a Ucrânia

A União Europeia pede ao presidente russo, Vladimir Putin, que respeite a independência da Ucrânia, após o país ter criado uma lei que agiliza os pedidos de cidadania russa por ucranianos.
Ucrânia

Ucrânia. Presidente pede sanções contra Rússia

Zelensky, eleito no domingo, pediu ao Ocidente para sancionar a Rússia devido à medida de Putin que permite a cidadãos ucranianos pedirem cidadania russa em menos de três meses.
Rússia

Putin. Rússia oferece cidadania a ucranianos 

Em menos de três meses, os ucranianos que vivem no leste poderão tornar-se cidadãos russos a pedido. A medida precede a eleição de Zelensky na Ucrânia, que quer pôr fim à guerra com a Rússia.
Ucrânia

Ucrânia. Rússia expectante com novo presidente 

O porta-voz do Kremlin, a presidente do Senado e o primeiro-ministro reagiram à eleição de Zelensky e referem que a Rússia está disposta a dialogar com a Ucrânia, apesar de ser ainda "muito cedo".
Moscovo

PM russo fala em melhorar relações com a Ucrânia

O primeiro-ministro foi o primeiro alto funcionário russo a reagir à vitória de domingo de Volodymyr Zelensky e disse que Moscovo tem "uma oportunidade" para melhorar a cooperação com a Ucrânia.
Ucrânia

Ucrânia. Comediante vence presidenciais

350
O ator e humorista Volodymyr Zelensky, que já foi presidente na televisão, ganhou com 73% dos votos. O atual presidente, Petro Poroshenko, teve 25%.
Ucrânia

Ucrânia. Presidente é eleito este domingo

Os ucranianos regressam este domingo às urnas para a segunda volta das presidenciais. O comediante Volodymyr Zelensky está à frente nas sondagens.
Ucrânia

Ucranianos escolhem novo presidente este domingo

A segunda volta das eleições presidenciais ucranianas realizam-se este domingo. O ator e humorista Volodymyr Zelensky é o grande favorito nas sondagens, depois da clara vitória na primeira volta.
Ucrânia

Presidente em série da TV lidera agora sondagens 

Não tem experiência política, não dá entrevistas e não entra em debates. Volodymyr Zelensky foi eleito presidente em série televisiva e agora pode destronar o líder da Ucrânia nas eleições de domingo.
Ucrânia

Presidente ucraniano debate sozinho na televisão

103
Petro Poroshenko respondeu ao desafio do adversário comediante para participar num debate no estádio olímpico, submetendo-se primeiro a análises ao sangue. Mas Volodymyr Zelenskiy não apareceu.
Reino Unido

Carro de embaixadora "deliberamente" abalroado

Incidente aconteceu em Londres e envolveu carro da embaixadora ucraniana. Polícia teve de usar armas de fogo para deter condutor, que é suspeito de homicídio na forma tentada.
Ucrânia

Só os políticos não querem ver a realidade /premium

214
Mesmo que Zelenski, um cómico, seja derrotado pela “política clássica”, a sua participação na corrida eleitoral é mais um sinal claro de que o eleitorado já está cansado da impotência dos governantes.
Ucrânia

Quem é o presidente que Trump quis pressionar

Ganhou as eleições em abril, mas, na TV, é Presidente desde 2015. Ze, como lhe chamam os apoiantes, sonhou ser guarda fronteiriço, diplomata, estudou direito, mas tornou-se popular como comediante.
Ucrânia

Comediante ucraniano vai disputar 2ª volta 

O comediante ucraniano Volodymyr Zelensky vai disputar a segunda volta, já no dia 21 de abril, com o atual líder do país, Petro Poroshenko. Zelensky obteve 30,1% dos votos.
Ucrânia

Eleições. Ex-primeira-ministra reivindica 2º lugar

A ex-primeira-ministra da Ucrânia reivindicou o segundo lugar na primeira volta nas eleições presidenciais, classificando os resultados de "desonestos". Segunda volta acontece a 21 de abril.
Ucrânia

Ucrânia consultou UEFA e FIFA sobre Júnior Moraes

Em causa está a alegada utilização irregular do futebolista Júnior Moraes, natural do Brasil, para representar a seleção ucraniana nos jogos com Portugal e Luxemburgo.
UEFA

UEFA confirma protestos sobre jogador da Ucrânia 

A UEFA já confirmou ter recebido protestos sobre a utilização irregular do jogador Júnior Moraes pela seleção da Ucrânia nos jogos frente a Portugal e ao Luxemburgo.
Futebol

Shevchenko atira pressão para a Seleção Nacional

O selecionador da Ucrânia, Andriy Shevchenko, afirmou que a pressão está toda em cima de Portugal, mas confessou que tem um "grande respeito" por Cristiano Ronaldo
Seleção Nacional

Árbitro Clément Turpin apita Portugal-Ucrânia

O árbitro Clément Turpin, de 36 anos, foi o escolhido para apitar o jogo entre Portugal e Ucrânia, na sexta-feira. O árbitro vai ser auxiliado por Nicolas Danos, Cyril Grser e Benoit Millot.
Crimeia

Putin inaugura centrais termoelétricas na Crimeia

Com a inauguração das duas centrais termoelétricas, a Crimeia passa de produzir pouco mais de 1.100 megawatts para uma produção de 2.070 megawatts. Putin admitiu que a atual produção era insuficiente.
Crimeia

UE e NATO condenam militares russos na Crimeia

A União Europeia e a NATO condenaram esta segunda-feira a crescente presença militar russa na Crimeia e em Sebastopol, sublinhando que este facto tem um "impacto negativo" na região do Mar Negro.
Futebol

Rakitskiy fora da seleção ucranianiana

O defesa Yaroslav Rakitskiy ficou de fora da lista de convocados da seleção ucraniana de futebol para a qualificação para o Euro 2020. Tranferiu-se recentemente para os russos do FC Zenit.
Ucrânia

Ucrânia. PR demite colaborador por corrupção

Decisão do Presidente ucraniano é tomada a menos de um mês das presidenciais. Oleg Gladkovski é afastado das suas funções na área de segurança e defesa para assegurar um inquérito honesto e imparcial.
Cristianismo

A Ucrânia e os valores cristãos da Europa

373
Na Rússia ortodoxa nunca houve liberdade, democracia, abertura, nem tolerância como valores. Portanto, a Rússia não pertence à civilização da Europa, apesar de todas as semelhanças externas.
Festival Eurovisão da Canção

Ucrânia desiste de participar na Eurovisão

A estação pública de televisão da Ucrânia anunciou a decisão esta quarta-feira, após a vencedora do concurso nacional se ter recusado a representar o país por pressões políticas.
Festival Eurovisão da Canção

Escândalo em Kiev. Cantora deixa de ir à Eurovisão

174
Foi obrigada a assinar um contrato com cláusulas a que chamou "censura" e detalhou todo o contrato no Facebook. Já o Governo diz que a honra está reservada a "verdadeiros patriotas".
Ucrânia

Ucrânia tem de aderir à UE e NATO, diz Poroshenko

199
O Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, defende que o país precisa de aderir à União Europeia e à NATO para se proteger das ações expansionistas da Rússia.
Ucrânia

Ucrânia. Timoshenko na candidatura à Presidência

De acordo com sondagens recentes, Yulia Timoshenko é a favorita na corrida. Ex- primeira ministra acredita que Ucrânia está entrar "em uma nova época de sucesso".
Ucrânia

Igreja Ortodoxa da Ucrânia já foi criada

O patriarca ecuménico de Constantinopla, Bartolomeu I, entregou em Istambul ao primaz da nova Igreja Ortodoxa da Ucrânia o decreto que confirma a criação de uma Igreja independente da Rússia.
Rússia

Russia proíbe trigo, chocolate e cerveja 

As autoridades russas vão proibir a importação de dezenas de produtos da Ucrânia, tais como o trigo, chocolate ou a cerveja, em resposta às sanções económicas de Kiev contra a Rússia.
Crimeia

Presidente da Ucrânia decreta fim da lei marcial

A lei marcial tinha sido aplicada em novembro em 10 regiões costeiras, limítrofes da Rússia e da Moldávia, e no mar de Azov, zonas consideradas como as mais ameaçadas por uma possível agressão russa.
Ucrânia

Ucrânia volta a enviar forças navais para Azov

A Ucrânia vai enviar novamente forças navais para o mar de Azov, onde ocorreu o incidente com a Rússia. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia já reagiu e considera a decisão "uma provação".
Ucrânia

Ucrânia vai criar igreja ortodoxa independente

Até agora existiam três Igrejas ortodoxas que rivalizam na Ucrânia: uma dependente de Moscovo que é maioritária, uma segunda do patriarcado de Kiev e a última minoritária que se tornou independente.
Igreja Católica

Patriarca russo pede proteção do clero ucraniano 

103
O líder da Igreja Ortodoxa russa enviou uma carta ao Papa Francisco, à ONU e a diversos líderes mundiais a pedir proteção para " o clero e os fiéis" da Igreja ucraniana leais a Moscovo.
Rússia

Ucrânia pede "resposta forte" a agressão russa

A 25 de novembro, a Rússia capturou três navios de guerra ucranianos que tentavam penetrar no mar Negro, em Azov, capturando os 24 marinheiros a bordo.
Ucrânia

Ucrânia aprova fim de tratado com a Rússia

Kiev e os seus aliados no Ocidente acusam a Rússia de instigar o conflito, que já causou mais de 10 mil mortos, e de apoiar militarmente os separatistas.
Ucrânia

Ucrânia vai apresentar uma queixa contra a Rússia

A Ucrânia prepara-se para apresentar uma queixa-crime contra a Rússia no Tribunal Internacional de Justiça após o incidente entre os dois países, que resultou na captura de 3 navios ucranianos.
Crimeia

NATO: situação na Crimeia é "muito grave"

O secretário-geral da NATO disse que a organização "não imita a Rússia" no que respeita a ações como o reforço do sistema de mísseis na Crimeia, mas alertou que a situação é "muito grave".
Rússia-Ucrânia

E se a Ucrânia voltar a ser uma potência nuclear? /premium

308
Se a Rússia continuar a humilhar o país vizinho com operações como aquela que ocorreu no Estreito de Kertch, Kiev pode mesmo optar por uma solução para a qual possui capacidade recursos e tecnologia.
Conselho Europeu

Sanções da UE à Rússia podem ser renovadas

No seguimento do incidente do passado domingo entre a Rússia e a Ucrãnia, Donald Tusk deu como "certo" que as sanções da União Europeia à Rússia serão enovadas, em dezembro.
Comissão Europeia

Bruxelas ajuda Ucrânia com 500 milhões de euros

A verba de 500 milhões de euros concedida à Ucrânia tem como objetivo ajudar o país a fazer face às suas necessidades de financiamento e a aplicar uma agenda abrangente de reformas estruturais.
Ucrânia

Ucrânia veta entrada a homens russos 

O presidente da Ucrânia veta a entrada no país a russos, com idades entre os 16 e os 60 anos para evitar a formação de "exércitos privados". Medida surge no contexto de tensão entre os dois países.
Rússia

ONU preocupada com a tensão entre Kiev e Moscovo

Em conferência de imprensa disse ver "com muita preocupação" a escalada da tensão entre Kiev e Moscovo e defende que a integridade territorial da Ucrânia deve ser respeitada.
Presidente Trump

Crise na Ucrânia. Trump cancela reunião com Putin

Donald Trump cancelou a reunião que ia ter com Vladimir Putin em Buenos Aires, à margem da cimeira do G20. Crise na Ucrânia motiva a decisão do Presidente dos EUA.
Crimeia

Kremlin acusa Ucrânia de querer aumentar tensão

O governo russo acusou a Ucrânia de querer aumentar a tensão no conflito entre os dois países, ao pedir uma maior intervenção de forças militares da Nato, em particular da Alemanha, no Mar de Azov.
Turquia

Turquia pretende tensão entre a Ucrânia e a Rússia

O presidente da Turquia propôs mediar as tensões entre a Rússia e a Ucrânia, após falar ao telefone e em separado com Vladimir Putin e Petro Poroshenko, após os incidentes de domingo.
Rússia

Putin defende atuação da guarda costeira russa 

O Presidente Russo afirma que a guarda-costeira russa cumpriu "o seu dever militar com perfeição, com precisão" ao apresar três navios de guerra ucranianos ao largo da Crimeia.
Crimeia

Rússia vai enviar mais mísseis para a Crimeia

Rússia acrescentará um sistema de mísseis antiaéreos S-400 aos três já instalados na península, após o incidente no fim de semana com navios ucranianos no Mar Negro, anunciou fonte governamental.
Conflito na Ucrânia

Há crianças a cavar trincheiras na Ucrânia

1414
No sul da Ucrânia, crianças foram mobilizadas para escavarem trincheiras. Com receio de um ataque russo e de que a região se torne vulnerável, ajudam os adultos na preparação para a guerra.
Rússia

Putin expressa "séria preocupação" com lei marcial

O Presidente russo expressou à chanceler alemã a "séria preocupação" de Moscovo após a introdução da lei marcial na Ucrânia, um dia depois de o parlamento ucraniano a ter aprovado.
Crimeia

NATO manifesta "total apoio" à Ucrânia 

160
O secretário-geral da NATO afirmou, depois de a organização ter convocado uma reunião de emergência por a Rússia ter apreendido navios ucranianos na Crimeia, que os aliados apoiam a Ucrânia.
Ucrânia

Ucrânia declara lei marcial em resposta à Rússia

A lei marcial estará em vigor até 29 de janeiro de 2019, embora possa ser levantada a qualquer momento, depois de ser aprovada no parlamento ucraniano a pedido do presidente Poroshenko.
Crimeia

Comunidade internacional ataca Rússia 

172
Antes de uma reunião de emergência que pode ser decisiva, do conselho de segurança da ONU, ouviram-se críticas. Há pedidos de mais sanções e alertas para possível "conflito militar em grande escala".
Rússia-Ucrânia

Direito Internacional é só para alguns /premium

148
Irritado com as declarações do Ocidente de apoio à Ucrânia com promessas de envio de reforços em armamentos, Putin volta à sua tradicional política de “reacções assimétricas”.
Crimeia

Rússia reabre Estreito de Kerch na Crimeia

A Rússia reabriu o Estreito de Kerch. Moscovo ordenou o encerramento do estreito depois de acusar a Armada ucraniana de violar águas territoriais e de provocação. Mas mantém apresados navios de Kiev.
Nações Unidas

Rússia/Ucrânia: ONU reúne hoje de emergência

Foi convocada uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU para discutir tensão entre Rússia e Ucrânia. Rússia atacou três navios ucranianos ao largo da Crimeia no domingo.
Crimeia

Rússia ataca três navios ucranianos na Crimeia

1921
Rússia atacou três navios ucranianos ao largo da Crimeia. Pelo menos dois membros da tripulação terão ficado feridos. Conselho de segurança da Ucrânia vai reunir-se. Poderá ser instaurada lei marcial.
Ucrânia

Manifestantes pelos direitos transgénero agredidos

489
Manifestantes que participaram numa marcha pelos direitos das pessoas transgénero em Kiev foram agredidos por militantes de extrema-direita.
Ucrânia

Mais umas eleições falsas em Donbas

A Rússia não quis a paz em 2014 e não quer em 2018. A realização destas eleições fraudulentas é um sinal claro de que a Rússia optou por prolongar o conflito durante mais anos sob o mesmo cenário.
Ucrânia

Morreu a ativista ucraniana Kateryn Handziuk

460
A ativista ucraniana anti-corrupção Kateryna Handziuk faleceu este domingo, três meses depois de ser atacada com ácido sulfúrico, tendo sofrido queimaduras em quase 40% do seu corpo.
Futebol

Shakhtar nos quartos de final da Taça da Ucrânia

Num dérbi da cidade de Donetsk disputado em Kharkiv, no estádio do Metalist, Danchenko selou a passagem do campeão ucraniano com um golo, aos 83 minutos.
Crimeia

Autoridades da Crimeia procuram cúmplice de ataque

Anteriormente, as autoridades tinham avançado com a tese de que o estudante tinha atuado sozinho naquele que é considerado o pior ataque de um estudante na Rússia, que provocou 17 mortos.
Crimeia

Crimeia. A devastação que o atirador deixou

135
Vladislav prometeu vingar-se dos professores. Nesta quarta-feira, na Crimeia, entrou na escola a disparar, detonou uma bomba e matou pelo menos 17 pessoas. No edifício, deixou um cenário de destruição
Crimeia

Crimeia. Estudante mata 17 pessoas e suicida-se

O tiroteio ocorreu no Instituto Politécnico da cidade de Kerch, no leste da Crimeia. Autoridades suspeitaram inicialmente de fuga de gás, mas encontraram um "engenho não identificado".
Cristianismo

Igreja Ortodoxa Russa rompe com Constantinopla

O Patriarcado de Moscovo, o mais numeroso da comunhão ortodoxa, deixa de estar sob autoridade moral do patriarca de Constantinopla depois de este reconhecer independência à Igreja Ortodoxa Ucraniana.
Ucrânia

Guerras religiosas voltam ao mundo cristão /premium

170
Na Ucrânia, presentemente, existentes três igrejas ortodoxas (a do Patriarcado de Kiev, a Autocéfala e a do Patriarcado de Moscovo) e ninguém sabe como irão elas repartir os templos ortodoxos do país.
Conflito na Ucrânia

Ucrânia: uma resposta a José Milhazes

159
Eis alguns exemplos das reformas abrangentes que a Ucrânia continua a implementar, e mesmo se nem tudo pode mudar ao mesmo tempo não vamos parar e iremos continuar com iniciativas para melhorar o país
Futebol

Shakthar de Paulo Fonseca reforça liderança 

Shakthar Donetsk, treinado pelo português Paulo Fonseca, venceu fora o Oleksandriya, por 2-0, e reforçou liderança no campeonato da Ucrânia.
Ucrânia

Guerra religiosa com a Rússia promete convulsões /premium

160
O Patriarca de Constantinopla é o “primeiro entre os iguais” no mundo Ortodoxo e considera ilegal a submissão física e espiritual que o Patriarcado de Moscovo há muito exerce sobre a Metrópole de Kiev
Ucrânia

Ucrânia. Líder separatista morto em explosão

"O dirigente da República Popular de Donetsk, Alexander Zakharchenko, morreu num ataque terrorista", anunciou a agência DAN, acrescentando que as "circunstâncias estão a ser averiguadas".
Corrupção

Atletismo. Bubka ilibado de acusação de corrupção

Bubka, presidente do Comité Olímpico da Ucrânia e membro honorário do Comité Olímpico, estava a ser investigado pela Unidade de Integridade no Atletismo por suspeitas de transferências ilícitas.
Explosão

Estava distraído. Fez explodir bomba de gasolina

111
A desatenção pode ter um custo: um homem, na Ucrânia, fez explodir uma bomba de gasolina porque esqueceu-se a tirar a mangueira do carro. Sobreviveu, mas acabou por fugir. Veja o vídeo.
Ucrânia

Poroshenko pede libertação dos presos ucranianos

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, "apelou à libertação dos reféns ucranianos mantidos em prisões russas em territórios ocupados" por Moscovo,
União Europeia

UE prolonga sanções à Rússia por mais um ano

A anexação ilegal da Crimeia e de Sebastopol valeu à Rússia uma série de sanções por parte da União Europeia, que esta segunda-feira foram prolongadas por mais um ano.
Ucrânia

Kiev. 56 detidos por tentar travar desfile gay

A polícia ucraniana prendeu militantes de extrema direita que tentaram impedir pela força o desfile do Orgulho Gay em Kiev, no qual participaram cerca de 5.000 pessoas, sob forte proteção policial.
Assassinato

Como foi simulada a morte de Arkady Babchenko

193
As críticas à política do Kremlin valeram-lhe uma sentença de morte. Com a ajuda dos serviços secretos ucranianos, Babchenko simulou o seu assassinato e fintou os planos para acabar com a sua vida.
Rússia-Ucrânia

Ucrânia: falso assassinato foi "brilhante"

O Presidente da Ucrânia afirmou que a operação para fingir o assassinato do jornalista opositor russo foi "brilhante". O líder ucraniano referiu que foi a forma de salvar Arkadi Bábchenko.
Acordo Nuclear

Putin e Macron encontram-se em São Petersburgo

Vladimir Putin recebe Emmanuel Macron num clima de tensão motivado pela saída dos EUA do acordo nuclear iraniano e o impasse na resolução dos conflitos na Síria e no leste da Ucrânia.
Futebol

Ucrânia. Resultados combinados envolvem 35 clubes

Revelação foi feita pelo ministro do Interior. Entre os clubes envolvidos estão quatro da primeira divisão, entre os quais o Vorskla e o Zoria, que terminaram esta época nos terceiro e quarto lugares
Rússia

Putin inaugura ponte que liga Rússia à Crimeia

O Presidente russo, Vladimir Putin, inaugurou esta terça-feira a ponte que liga a Rússia à península da Crimeia com as autoridades de Kiev a acusarem-no de "desrespeito" ao direito internacional.
Futebol

Paulo Fonseca conquista nova dobradinha na Ucrânia

Shakhtar Donetsk vence Veres por 1-0 e junta o Campeonato à Taça da Ucrânia na penúltima jornada (e na mesma semana), naquela que pode ter sido a despedida de Paulo Fonseca para outros voos.
Futebol

Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca perto do título

O Shakhtar Donetsk, do português Paulo Fonseca, venceu hoje o Zorya Luhansk, por 2-1, em jogo da oitava jornada da fase final, e ficou mais perto da revalidação do título ucraniano de futebol.
Acidente Nuclear

Chernobyl: centro turístico em crescimento

A catástrofe de Chernobyl aconteceu há 32 anos. Apesar da tragédia, a central e a cidade fantasma de Pripiat são hoje um centro turístico em crescimento da Ucrânia.
Sanções

Trump. Sanções a genro de Putin e magnatas russos

A administração de Trump impôs novas sanções a magnatas russos e a membros do governo, incluindo o genro de Putin. Em questão estão os conflitos na Crimeia e o apoio dado a Assaad.
Crime Informático

Foi preso o Robin dos Bosques do crime informático

306
Roubava 10 milhões de euros por assalto mas vivia sem grandes luxos em Alicante. Denis K., o ucraniano que era considerado o hacker mais bem sucedido de sempre, foi detido este mês.
Ucrânia

Ucrânia proíbe votação para presidenciais russas

A Ucrânia advertiu que vai proibir aos eleitores russos o acesso aos consulados do seu país para votarem no escrutínio presidencial de domingo.
Ucrânia

UE prolonga congelamento de bens a 13 pessoas 

Treze pessoas identificadas como responsáveis pela apropriação indevida de fundos estatais da Ucrânia vão ver o congelamento dos seus bens prolongado até 6 de março de 2019.
Gás Natural

Ucrânia resolve falta de gás causada por russos

A Ucrânia comunicou hoje que está resolvida a falta de gás no país, depois de a Rússia ter recusado o abastecimento, o que causou uma inquietude na Europa, a atravessar uma vaga de frio.
Empresas

Gazprom corta fornecimento de gás à Ucrânia

A empresa russa Gazprom cortou o fornecimento de gás à Ucrânia obrigando ao encerramento de escolas, depois de o Tribunal ter obrigado a empresa a compensar o país por fornecer menos do que o acordado
Presidente Trump

Manafort suspeito de financiar grupos pró-Rússia

Paul Manafort -- ex-diretor de campanha de Trump -- terá financiado políticos influentes para tomarem posições pró-Ucrânia quando o país era dirigido por Viktor Yanukovych, um seguidor de Moscovo.
Ucrânia

Ex-Presidente da Geórgia deportado para a Polónia

Mikheil Saakashvili foi detido e deportado para a Polónia. O antigo presidente da Geórgia perdeu a nacionalidade ucraniana e é acusado de planear um golpe de Estado no país.
Ucrânia

A Zona de Exclusão de Chernobyl em infravermelhos

501
Medicamentos e seringas, as máquinas que limparam os reatores e o que resta do jardim de infância. Vladimir Migutin entrou na Zona de Exclusão de Chernobyl. E fotografou-a com infravermelhos.
Rússia

Rússia avisa EUA que vão encontrar caças russos  

A Rússia avisou os Estados Unidos que ao enviarem os seus pilotos em missões para a área do mar negro vão estes vão ser recebidos por caças russos e não pelos seus parceiros ucranianos.
Ucrânia

Confrontos em Kiev devido a nova lei

Centenas de pessoas concentraram-se frente ao parlamento de Kiev em protesto contra uma nova lei relacionada com as regiões do leste do país sob controlo dos separatistas.
Ucrânia

Homem barricado foi detido e reféns libertados

A polícia libertou as pessoas que estavam a ser mantidas como reféns no interior do posto de correios de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia. Nenhum dos reféns ficou ferido e o suspeito foi detido.
Bitcoin

Corretor de bitcoin raptado em Kiev

Pavel Lerner foi raptado no passado 26 de dezembro quando saía dos escritórios da Exmo na capital da Ucrânia. Homens com balaclavas agarraram-no e atiraram-no para dentro de um Mercedes, relata a BBC.
Ucrânia

Governo e separatistas trocam prisioneiros

As autoridades ucranianas e os rebeldes separatistas das autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Lugansk chegaram a acordo sobre uma troca de prisioneiros na quarta-feira.
Ucrânia

Rússia acusa EUA de promover "banho de sangue"

208
As autoridades russas alertaram que o fortalecimento das capacidades de defesa de Kiev pelos EUA poderá "fazer novas vítimas" e provocar um "banho de sangue" no leste da Ucrânia.
Ucrânia

Violação do cessar-fogo na Ucrânia é "inaceitável"

Emmanuel Macron e Angela Merkel consideraram "inaceitáveis" as crescentes violações do cessar-fogo no leste da Ucrânia e apelaram às partes envolvidas "a assumirem as suas responsabilidades".
Ucrânia

220 mil crianças vivem sob ameaça de minas

A UNICEF emitiu um apelo para que se cumpram os termos do cessar-fogo previsto nos Acordos de Minsk com vista à paz na Ucrânia, assinados há mais de dois anos e meio e que não têm sido cumpridos.
Economia

Portugal assina acordos com Ucrânia

Portugal e Ucrânia assinam acordos para "aprofundar a cooperação, no ano em que se assinala o 25.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas" bilaterais.
Ucrânia

Presidente da Ucrânia elogia apoio de Portugal

Petro Poroshenko elogiou o apoio português à "soberania e integridade territorial" da Ucrânia. O presidente ucraniano está em Portugal para uma visita oficial.
Presidente Marcelo

Marcelo: Portugal tem apoiado a Ucrânia

213
O Presidente da República afirma que Portugal "tem apoiado de forma constante a Ucrânia", na União Europeia e não só. O presidente ucraniano está esta segunda-feira em Lisboa para uma visita oficial.
Ucrânia

Presidente da Ucrânia visita Portugal

Petro Poroshenko realiza esta segunda-feira uma visita oficial a Portugal. O presidente ucraniano vai encontrar-se com Marcelo Rebelo de Sousa, Eduardo Ferro Rodrigues e António Costa.
Ucrânia

Líder da oposição na Ucrânia detido

O líder da oposição na Ucrânia e antigo Presidente da Geórgia, Mikheil Saakashvili, foi detido, anunciou o procurador geral da Ucrânia.
Conflito na Ucrânia

Donald Tusk critica "agressão russa" na Ucrânia

O presidente do Conselho Europeu criticou a Rússia na sequência de uma cimeira com países da ex-URSS, denunciando designadamente as "consequências trágicas da agressão russa na Ucrânia".
Rússia-Ucrânia

Tentativa de golpe de Estado em Lugansk

O líder da "República de Lugansk" denunciou uma tentativa de golpe de Estado fomentada pelo seu ex-ministro do Interior, cujas forças controlam parcialmente este território.
Mundo

Rússia vai banir uso de redes sociais aos soldados

Os membros das forças militares russas que estão a contrato poderão vir a ser proibidos de fazer publicações nas redes sociais enquanto estiverem em serviço para evitar partilhas de informação.
Pacheco Pereira

Deturpar factos para justificar posições

320
Nem queria acreditar que estava a ler Pacheco Pereira, pois mais parecia uma citação do Avante, do Sputnik ou da Russia Today, o primeiro órgão de informação do PCP e os restantes do regime de Putin.
Vistos Gold

Chipre está a vender vistos 'gold' a estrangeiros

Governo do Chipre anda a vender vistos 'gold' - autorização de residência na UE - a cidadãos estrangeiros. Desde 2013, o esquema já rendeu 4 mil milhões de euros e há nomes bem conhecidos envolvidos.
Estados Unidos da América

Rússia com "vontade" de resolver crise ucraniana

O secretário de Estado norte-americano afirmou que a Rússia está a demonstrar "alguma vontade" para começar a discutir uma resolução para a crise na Ucrânia.
Siemens

Siemens põe termo a "algumas atividades" na Rússia

A Siemens anunciou esta sexta-feira que vai pôr termo a "algumas atividades" com a Rússia. Em causa está a descoberta do "desvio" de turbinas para a Crimeia sem aviso prévio a Moscovo.
A página está a demorar muito tempo.