Ucrânia

Acidentes e Desastres

Chernobyl. Regresso aos recortes de jornal de 1986 /premium

154
O desastre de 1986 chegou aos jornais portugueses com 3 dias de atraso. Ficou durante menos de um mês, em que Cavaco Silva admitiu uma central nuclear no País: o tema foi substituído por Saltillo.
Alemanha

Angela Merkel teve ataque de tremores 

343
Angela Merkel sentiu-se mal durante a visita oficial do Presidente ucraniano a Berlim. Tremeu muito e mais tarde justificou o sucedido por não ter bebido água suficiente para o calor que estava.
Futebol

Shakhtar Donetsk confirma Luís Castro

O treinador português de 57 anos sucede a Paulo Fonseca e assina por duas épocas. O campeão ucraniano confirmou assim os rumores que já circulavam há dias, depois de Fonseca ter ido para a Roma.
Ucrânia

Presidente da Ucrânia destitui 15 governadores

Volodymyr Zelensky destituiu 15 dos 27 governadores do país e propôs de novo a substituição do ministro dos Negócios Estrangeiros, Pavló Klimkin.
Conselho Europeu

Ucrânia terá apoio da UE, garante Tusk

Donald Tusk confirmou que as eleições da Ucrânia foram livres e garante que o CE vai apoiar a democracia e economia do país. Zelenskiy destaca a importância da UE para a independência da Ucrânia.
Rússia

Kiev quer que Rússia pague por apoio a milícias

A Ucrânia pediu ao Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) que aceite a jurisdição de uma denuncia apresentada contra a Rússia. Rússia é acusada de apoiar milícias separatistas a nível material.
Ucrânia

Ucrânia. Parlamento rejeita a sua dissolução 

Volodymir Zelensky dissolveu o parlamento devido ao "baixo nível de confiança dos cidadãos da Ucrânia na instituição". O presidente do parlamento diz que Zelensky violou a Constituição com a decisão.
Ucrânia

Rússia viu debate sobre língua da Ucrânia recusado

A reunião visava debater o uso do ucraniano como língua oficial na Ucrânia, ideia que Moscovo criticou. França, Reino Unido, Alemanha, Polónia, Bélgica e Estados Unidos rejeitaram pedido de reunião.
Ucrânia

Presidente ucraniano dissolve Parlamento

O novo presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, anunciou esta segunda-feira a dissolução do Parlamento, durante o discurso de investidura, antecipando as eleições legislativas.
Ucrânia

Poroshenko mina campo de acção de Zelenski /premium

135
Na Ucrânia, país onde, segundo a propaganda russa e da extrema-esquerda portuguesa, pululam o nazismo e o anti-semitismo, mais de 73% dos ucranianos elegeram Vladimir Zelenski, judeu e actor cómico.
Futebol

Shakhtar, de Paulo Fonseca, reforça liderança

O Shakhtar Donetsk, treinado pelo português Paulo Fonseca, venceu na receção ao Oleksandriya por 2-1, reforçando a liderança da tabela classificativa na fase de apuramento para o campeão da Ucrânia.
Rússia

Putin facilita cidadania russa a ucranianos

De acordo com a medida publicada, os cidadãos ucranianos podem obter o passaporte russo de várias maneiras, nomeadamente aqueles que já possuem autorização de residência na Rússia.
Ucrânia

Chernobyl. Drone capta imagens de cidade fantasma

1.463
A cidade de Pripyat foi evacuada em 1986. É hoje uma zona deserta devido aos níveis de radioativade. Mas árvores crescem entre os edifícios e um fotógrafo considera-a uma "janela para o futuro".
Futebol

Shakhtar Donetsk perto de ser campeão

A seis jornadas do final do campeonato ucraniano de futebol, o Shakhtar Donetsk leva 10 pontos de avanço sob o segundo classificado. Bateu este domingo o Mariupol por 1 a 0.
Conflito na Ucrânia

Ucrânia. Zelensky oferece cidadania a russos

151
O presidente russo promete dar passaportes aos separatistas ucranianos. O recém eleito presidente ucraniano recusa e oferece cidadania ucraniana aos russos que "sofrem sob regimes autoritários".
Rússia-Ucrânia

Putin pronto para fazer as pazes com a Ucrânia

A União Europeia pede ao presidente russo, Vladimir Putin, que respeite a independência da Ucrânia, após o país ter criado uma lei que agiliza os pedidos de cidadania russa por ucranianos.
Ucrânia

Ucrânia. Presidente pede sanções contra Rússia

Zelensky, eleito no domingo, pediu ao Ocidente para sancionar a Rússia devido à medida de Putin que permite a cidadãos ucranianos pedirem cidadania russa em menos de três meses.
Rússia

Putin. Rússia oferece cidadania a ucranianos 

Em menos de três meses, os ucranianos que vivem no leste poderão tornar-se cidadãos russos a pedido. A medida precede a eleição de Zelensky na Ucrânia, que quer pôr fim à guerra com a Rússia.
Ucrânia

Ucrânia. Rússia expectante com novo presidente 

O porta-voz do Kremlin, a presidente do Senado e o primeiro-ministro reagiram à eleição de Zelensky e referem que a Rússia está disposta a dialogar com a Ucrânia, apesar de ser ainda "muito cedo".
Moscovo

PM russo fala em melhorar relações com a Ucrânia

O primeiro-ministro foi o primeiro alto funcionário russo a reagir à vitória de domingo de Volodymyr Zelensky e disse que Moscovo tem "uma oportunidade" para melhorar a cooperação com a Ucrânia.
Ucrânia

Ucrânia. Comediante vence presidenciais

350
O ator e humorista Volodymyr Zelensky, que já foi presidente na televisão, ganhou com 73% dos votos. O atual presidente, Petro Poroshenko, teve 25%.
Ucrânia

Ucrânia. Presidente é eleito este domingo

Os ucranianos regressam este domingo às urnas para a segunda volta das presidenciais. O comediante Volodymyr Zelensky está à frente nas sondagens.
Ucrânia

Ucranianos escolhem novo presidente este domingo

A segunda volta das eleições presidenciais ucranianas realizam-se este domingo. O ator e humorista Volodymyr Zelensky é o grande favorito nas sondagens, depois da clara vitória na primeira volta.
Ucrânia

Presidente em série da TV lidera agora sondagens 

Não tem experiência política, não dá entrevistas e não entra em debates. Volodymyr Zelensky foi eleito presidente em série televisiva e agora pode destronar o líder da Ucrânia nas eleições de domingo.
Ucrânia

Presidente ucraniano debate sozinho na televisão

103
Petro Poroshenko respondeu ao desafio do adversário comediante para participar num debate no estádio olímpico, submetendo-se primeiro a análises ao sangue. Mas Volodymyr Zelenskiy não apareceu.
Reino Unido

Carro de embaixadora "deliberamente" abalroado

Incidente aconteceu em Londres e envolveu carro da embaixadora ucraniana. Polícia teve de usar armas de fogo para deter condutor, que é suspeito de homicídio na forma tentada.
Ucrânia

Só os políticos não querem ver a realidade /premium

214
Mesmo que Zelenski, um cómico, seja derrotado pela “política clássica”, a sua participação na corrida eleitoral é mais um sinal claro de que o eleitorado já está cansado da impotência dos governantes.
Ucrânia

Ze, de Presidente na TV a chefe de Estado real

Ganhou as eleições mas, na televisão, é Presidente desde 2015. Ze, como lhes chamam os apoiantes, sonhou ser guarda fronteiriço, depois diplomata, estudou direito e tornou-se popular como comediante.
Ucrânia

Comediante ucraniano vai disputar 2ª volta 

O comediante ucraniano Volodymyr Zelensky vai disputar a segunda volta, já no dia 21 de abril, com o atual líder do país, Petro Poroshenko. Zelensky obteve 30,1% dos votos.
Ucrânia

Eleições. Ex-primeira-ministra reivindica 2º lugar

A ex-primeira-ministra da Ucrânia reivindicou o segundo lugar na primeira volta nas eleições presidenciais, classificando os resultados de "desonestos". Segunda volta acontece a 21 de abril.
Ucrânia

Ucrânia consultou UEFA e FIFA sobre Júnior Moraes

Em causa está a alegada utilização irregular do futebolista Júnior Moraes, natural do Brasil, para representar a seleção ucraniana nos jogos com Portugal e Luxemburgo.
UEFA

UEFA confirma protestos sobre jogador da Ucrânia 

A UEFA já confirmou ter recebido protestos sobre a utilização irregular do jogador Júnior Moraes pela seleção da Ucrânia nos jogos frente a Portugal e ao Luxemburgo.
Futebol

Shevchenko atira pressão para a Seleção Nacional

O selecionador da Ucrânia, Andriy Shevchenko, afirmou que a pressão está toda em cima de Portugal, mas confessou que tem um "grande respeito" por Cristiano Ronaldo
Seleção Nacional

Árbitro Clément Turpin apita Portugal-Ucrânia

O árbitro Clément Turpin, de 36 anos, foi o escolhido para apitar o jogo entre Portugal e Ucrânia, na sexta-feira. O árbitro vai ser auxiliado por Nicolas Danos, Cyril Grser e Benoit Millot.
Crimeia

Putin inaugura centrais termoelétricas na Crimeia

Com a inauguração das duas centrais termoelétricas, a Crimeia passa de produzir pouco mais de 1.100 megawatts para uma produção de 2.070 megawatts. Putin admitiu que a atual produção era insuficiente.
Crimeia

UE e NATO condenam militares russos na Crimeia

A União Europeia e a NATO condenaram esta segunda-feira a crescente presença militar russa na Crimeia e em Sebastopol, sublinhando que este facto tem um "impacto negativo" na região do Mar Negro.
Futebol

Rakitskiy fora da seleção ucranianiana

O defesa Yaroslav Rakitskiy ficou de fora da lista de convocados da seleção ucraniana de futebol para a qualificação para o Euro 2020. Tranferiu-se recentemente para os russos do FC Zenit.
Ucrânia

Ucrânia. PR demite colaborador por corrupção

Decisão do Presidente ucraniano é tomada a menos de um mês das presidenciais. Oleg Gladkovski é afastado das suas funções na área de segurança e defesa para assegurar um inquérito honesto e imparcial.
Cristianismo

A Ucrânia e os valores cristãos da Europa

373
Na Rússia ortodoxa nunca houve liberdade, democracia, abertura, nem tolerância como valores. Portanto, a Rússia não pertence à civilização da Europa, apesar de todas as semelhanças externas.
Festival Eurovisão da Canção

Ucrânia desiste de participar na Eurovisão

A estação pública de televisão da Ucrânia anunciou a decisão esta quarta-feira, após a vencedora do concurso nacional se ter recusado a representar o país por pressões políticas.
Festival Eurovisão da Canção

Escândalo em Kiev. Cantora deixa de ir à Eurovisão

174
Foi obrigada a assinar um contrato com cláusulas a que chamou "censura" e detalhou todo o contrato no Facebook. Já o Governo diz que a honra está reservada a "verdadeiros patriotas".
Ucrânia

Ucrânia tem de aderir à UE e NATO, diz Poroshenko

199
O Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, defende que o país precisa de aderir à União Europeia e à NATO para se proteger das ações expansionistas da Rússia.
Ucrânia

Ucrânia. Timoshenko na candidatura à Presidência

De acordo com sondagens recentes, Yulia Timoshenko é a favorita na corrida. Ex- primeira ministra acredita que Ucrânia está entrar "em uma nova época de sucesso".
Ucrânia

Igreja Ortodoxa da Ucrânia já foi criada

O patriarca ecuménico de Constantinopla, Bartolomeu I, entregou em Istambul ao primaz da nova Igreja Ortodoxa da Ucrânia o decreto que confirma a criação de uma Igreja independente da Rússia.
Rússia

Russia proíbe trigo, chocolate e cerveja 

As autoridades russas vão proibir a importação de dezenas de produtos da Ucrânia, tais como o trigo, chocolate ou a cerveja, em resposta às sanções económicas de Kiev contra a Rússia.
Crimeia

Presidente da Ucrânia decreta fim da lei marcial

A lei marcial tinha sido aplicada em novembro em 10 regiões costeiras, limítrofes da Rússia e da Moldávia, e no mar de Azov, zonas consideradas como as mais ameaçadas por uma possível agressão russa.
Ucrânia

Ucrânia volta a enviar forças navais para Azov

A Ucrânia vai enviar novamente forças navais para o mar de Azov, onde ocorreu o incidente com a Rússia. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia já reagiu e considera a decisão "uma provação".
Ucrânia

Ucrânia vai criar igreja ortodoxa independente

Até agora existiam três Igrejas ortodoxas que rivalizam na Ucrânia: uma dependente de Moscovo que é maioritária, uma segunda do patriarcado de Kiev e a última minoritária que se tornou independente.
Igreja Católica

Patriarca russo pede proteção do clero ucraniano 

103
O líder da Igreja Ortodoxa russa enviou uma carta ao Papa Francisco, à ONU e a diversos líderes mundiais a pedir proteção para " o clero e os fiéis" da Igreja ucraniana leais a Moscovo.
Rússia

Ucrânia pede "resposta forte" a agressão russa

A 25 de novembro, a Rússia capturou três navios de guerra ucranianos que tentavam penetrar no mar Negro, em Azov, capturando os 24 marinheiros a bordo.
Ucrânia

Ucrânia aprova fim de tratado com a Rússia

Kiev e os seus aliados no Ocidente acusam a Rússia de instigar o conflito, que já causou mais de 10 mil mortos, e de apoiar militarmente os separatistas.
Ucrânia

Ucrânia vai apresentar uma queixa contra a Rússia

A Ucrânia prepara-se para apresentar uma queixa-crime contra a Rússia no Tribunal Internacional de Justiça após o incidente entre os dois países, que resultou na captura de 3 navios ucranianos.
Crimeia

NATO: situação na Crimeia é "muito grave"

O secretário-geral da NATO disse que a organização "não imita a Rússia" no que respeita a ações como o reforço do sistema de mísseis na Crimeia, mas alertou que a situação é "muito grave".
Rússia-Ucrânia

E se a Ucrânia voltar a ser uma potência nuclear? /premium

308
Se a Rússia continuar a humilhar o país vizinho com operações como aquela que ocorreu no Estreito de Kertch, Kiev pode mesmo optar por uma solução para a qual possui capacidade recursos e tecnologia.
Conselho Europeu

Sanções da UE à Rússia podem ser renovadas

No seguimento do incidente do passado domingo entre a Rússia e a Ucrãnia, Donald Tusk deu como "certo" que as sanções da União Europeia à Rússia serão enovadas, em dezembro.
Comissão Europeia

Bruxelas ajuda Ucrânia com 500 milhões de euros

A verba de 500 milhões de euros concedida à Ucrânia tem como objetivo ajudar o país a fazer face às suas necessidades de financiamento e a aplicar uma agenda abrangente de reformas estruturais.
Ucrânia

Ucrânia veta entrada a homens russos 

O presidente da Ucrânia veta a entrada no país a russos, com idades entre os 16 e os 60 anos para evitar a formação de "exércitos privados". Medida surge no contexto de tensão entre os dois países.
Rússia

ONU preocupada com a tensão entre Kiev e Moscovo

Em conferência de imprensa disse ver "com muita preocupação" a escalada da tensão entre Kiev e Moscovo e defende que a integridade territorial da Ucrânia deve ser respeitada.
Presidente Trump

Crise na Ucrânia. Trump cancela reunião com Putin

Donald Trump cancelou a reunião que ia ter com Vladimir Putin em Buenos Aires, à margem da cimeira do G20. Crise na Ucrânia motiva a decisão do Presidente dos EUA.
Crimeia

Kremlin acusa Ucrânia de querer aumentar tensão

O governo russo acusou a Ucrânia de querer aumentar a tensão no conflito entre os dois países, ao pedir uma maior intervenção de forças militares da Nato, em particular da Alemanha, no Mar de Azov.
Turquia

Turquia pretende tensão entre a Ucrânia e a Rússia

O presidente da Turquia propôs mediar as tensões entre a Rússia e a Ucrânia, após falar ao telefone e em separado com Vladimir Putin e Petro Poroshenko, após os incidentes de domingo.
Rússia

Putin defende atuação da guarda costeira russa 

O Presidente Russo afirma que a guarda-costeira russa cumpriu "o seu dever militar com perfeição, com precisão" ao apresar três navios de guerra ucranianos ao largo da Crimeia.
Crimeia

Rússia vai enviar mais mísseis para a Crimeia

Rússia acrescentará um sistema de mísseis antiaéreos S-400 aos três já instalados na península, após o incidente no fim de semana com navios ucranianos no Mar Negro, anunciou fonte governamental.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)