771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ucrânia

Guerra na Ucrânia

Polónia e Alemanha criam força de 5 mil militares

Ministro da Defesa polaco defende que grupo de reação rápida se trata de "coligação de capacidades militares para a Ucrânia" e descreveu a decisão como "importante".
Guerra na Ucrânia

Putin diz que quer trabalhar com adversários

Putin recebeu os adversários e afirmou que todos têm "objetivos comuns". Os outros candidatos à presidência felicitaram o Presidente pela vitória, que o deixa mais seis anos no Kremlin.
Guerra na Ucrânia

Zelensky: decisão rápida dos EUA é crucial

Zelensky voltou a referir que o apoio financeiro dos Estados Unidos à Ucrânia é de "importância crucial". Ajuda foi aprovada pelo Senado, mas republicanos recusam-se a apoiar.
Guerra na Ucrânia

Oposição fala em falsificação maciça nas eleições

Opositor russo e "dissidente procurado" acusou a comissão eleitoral de "desenhar os números" expressão russa para a manipulação dos resultados. "Eles podem anunciar qualquer nº que quiserem", disse.
Gabinete de Guerra

“Não há uma verdadeira alternativa ao regime”

Bruno Cardoso Reis afirma que “comentadores referiam há meses haver indicações de que Putin teria 90% dos votos”. Destaca: “Prender e eliminar opositores mostra falta de confiança no apoio popular”.
A Guerra Traduzida

Senador pró-Trump visita hoje Kiev

Republicano Lindsey Graham que votou contra mais apoio à Ucrânia chegou a Kiev. Uma visita agri-doce para Zelensky. Na Roménia, NATO constrói maior base militar da Europa, "do tamanho de uma cidade".
A Guerra Traduzida

Eleições russas e os 10 anos de invasão à Crimeia

Cumpre-se, hoje, uma década desde que Moscovo anexou península ucraniana à Rússia. O mesmo dia em que está quase fechada contagem de votos das presidenciais: "Putin é um canalha", reclamam opositores.
NATO

NATO critica presidenciais russas

O secretário-geral da Aliança Atlântica afirma que para haver eleições livres e justas na Rússia seria necessário um debate aberto e uma imprensa livre e independente.
Gabinete de Guerra

"A vitória de Putin nunca esteve em causa"

Bruno Cardoso Reis explica que a repressão existe porque Putin não tem confiança na vontade do povo. José Filipe Pinto garante que a "ditadura vai continuar" e a oposição vai manter-se longe do poder.
Noticiário

7h. Putins diz que Guerra na Ucrânia é prioridade

O líder do Kremlin venceu as eleições russas de forma esmagadora e não deixou qualquer margem para dúvida. Ainda neste jornal, Cavaco Silva descreve a entrada de Portugal no euro como "uma revolução".
Alexei Navalny

Putin: Navalny ia entrar em troca de prisioneiros

"Só havia uma condição: que o trocássemos e que ele não voltasse", disse o Presidente russo relativamente à prisão de Navalny, referindo pela primeira vez o seu nome desde a sua morte.
Guerra na Ucrânia

A vitória esmagadora de Putin para vencer a guerra

Putin ganhou as presidenciais mais votadas de sempre com o resultado mais elevado de sempre: 87%. Objetivo é mostrar que Rússia está "unida" para alcançar único objetivo: ganhar a guerra na Ucrânia.
Resposta Pronta

“Vladimir Putin é o senhor absoluto”

O Major-General Isidro Morais Pereira clarifica que o aumento de ataques na Ucrânia não tem uma relação causa-efeito com as eleições russas e lembra que o resultado “está determinado há muito tempo”.
Guerra na Ucrânia

Paris2024. Macron defende cessar-fogo na Ucrânia

Macron fala em cessar-fogo da Rússia durante os Jogos de Paris2024. Rússia responde e desafia: França deve cessar envio de armas para a Ucrânia e apelar à paz no Médio Oriente.
Guerra na Ucrânia

Viúva de Navalny desafia Putin em dia de eleições

Yuliya Navalnaya reapareceu em Berlim, participou num protesto contra as eleições, conseguiu votar e escreveu o nome do marido no boletim de voto. E garantiu que a oposição russa "em breve vencerá".
Guerra na Ucrânia

"Direita radical na Europa vai ganhar novo alento"

O presidente da Jerónimo Martins afirma que a aposta do grupo na Europa Central "tem sido um ato de coragem" e prevê que a direita radical no espaço europeu ganhe "novo alento".
Resposta Pronta

Rússia. "Isto é uma farsa eleitoral"

Francisco Pereira Coutinho, especialista em direito internacional, explica que as eleições na Rússia servem apenas para a legitimação de Putin junto do povo. "Única dúvida é a dimensão da vitória".
Noticiário

10h. Jogos Olímpicos. Rússia responde a Macron

Presidente francês apelou a uma trégua no conflito na Ucrânia durante os Jogos Olímpicos. Atletas russos e bielorrussos vão competir na prova com uma bandeira neutra.
Noticiário

5h. Jogos. Macron vai pedir cessar fogo à Rússia 

Presidente francês explica que a regra do país anfitrião é acompanhar o movimento olímpico e por isso é uma mensagem de paz. Quer um cessar-fogo da Rússia nos Jogos Olímpicos.
Noticiário

4h. Rússia. Metade dos eleitores já votaram

As autoridades russas revelaram que o sistema eleitoral foi alvo de 90 mil ataques informáticos. Os ataques vieram "de endereços de IP localizados na Ucrânia, Europa Ocidental e América do Norte".
Noticiário

3h. Macron."Pode ser necessário tropas na Ucrânia"

Presidente francês admite que "a dada altura" é possível ter de enviar reforços para o terreno para contrariar as forças russas.
Guerra na Ucrânia

Macron reafirma que Ocidente pode enviar tropas

O Presidente francês volta a afirmar que as operações terrestres ocidentais na Ucrânia poderão ser necessárias "a dada altura". Declarações feitas após encontro com Scholz e Tusk.
Guerra na Ucrânia

Marinha acompanha três navios russos

A Marinha Portuguesa terminou o acompanhamento no mar de três navios da Rússia que estão referenciados por "alegadamente transportarem material utilizado no esforço de guerra russo".
Rússia

Os 3 homens que concorrem contra Putin nas urnas

Além de Putin, há 3 homens que concorrem às eleições: o comunista Nikolai Kharitonov, o ex-empresário Vladislav Davankov e o nacionalista Leonid Slutsky. Em comum têm um ponto: nenhum lhe faz sombra.
Guerra na Ucrânia

Washington e Kiev querem apoio rápido a Kiev

Os chefes da diplomacia norte-americana e ucraniana concordaram na necessidade de os Estados Unidos desbloquearem rapidamente um apoio adicional de 275 milhões de euros para a Ucrânia.
Guerra na Ucrânia

Cidade russa fecha escolas após ataque da Ucrânia

Pelo menos duas pessoas morreram e três ficaram "com ferimentos de estilhaços e ferimentos na cabeça" no último ataque ucraniano à cidade. Governador regional diz que situação "é bastante complicada".
Noticiário

12h.Chega disponível para viabilizar medidas da AD

Em declarações à Rádio Observador, António Pinto Pereira repete as palavras de André Ventura e lamenta o "não é não" de Luís Montenegro. E ainda, um ataque Russo contra Odessa fez 21 mortos.
Noticiário

4h. Portugal condena votação em território ocupado

Embaixador ucraniano da ONU aponta que a realização de eleições no território de outro Estado-membro da ONU sem o consentimento é um desrespeito pelos princípios da soberania e da integridade.
Guerra na Ucrânia

Finlândia trava migração fomentada pela Rússia

Helsínquia acusou Moscovo de ter deixado passar deliberadamente os imigrantes e denunciou um "ataque híbrido" destinado a desestabilizar o país.
Guerra na Ucrânia

Putin ameaça responder a ataques durante votação

As autoridades russas anunciaram a detenção de três pessoas acusadas, em casos distintos, de terem preparado atos de sabotagem em benefício da Ucrânia. "Alta traição" é punível com prisão perpétua.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia em foco na Cimeira Europeia das Regiões

Cimeira contará com painéis sobre como "Garantir um processo de reconstrução descentralizado para a Ucrânia" e "Preparar regiões e cidades contra crises", centrado "na resiliência às catástrofes".
Guerra na Ucrânia

Portugal condena votação em zonas ocupadas

Mais de 50 Estados-membros signatários da declaração, incluindo Portugal, exigiram a Moscovo que se abstenha de "realizar eleições ilegítimas" nos territórios ocupados da Ucrânia.
Guerra na Ucrânia

EUA e G7 ameaçam Irão por envio de armas à Rússia

O Governo dos EUA tem vindo a denunciar que a Rússia tem pedido ao Irão mísseis balísticos para travar a guerra com a Ucrãnia. G7 pondera proibir Iran Air de voar para a Europa.
Guerra na Ucrânia

Guterres condena eleição russa em áreas ucranianas

Além de condenar os esforços russos relacionados com a votação, Guterres recordou "que a tentativa de anexação ilegal de regiões da Ucrânia não tem validade perante o direito internacional".
Guerra na Ucrânia

França, Alemanha e Polónia doam armas a Ucrânia

Os líderes europeus encontraram-se em Berlim. "Sem nunca tomar a iniciativa de qualquer escalada", os chefes de Estado não retomaram a polémica do envio de tropas da NATO para a Ucrânia.
Gabinete de Guerra

"Não há eleições verdadeiramente independentes"

A Rússia está em eleições. Um cenário, explica Bruno Cardoso Reis, em que seja qual for o candidato eleito, a resposta é "sim" à guerra. Já a Europa "não está a fazer o suficiente quanto à Ucrânia".
Noticiário

16h. Ataque em Odessa faz pelo menos 16 mortos

O governador da região ucraniana adianta que há várias pessoas hospitalizadas com diversos graus de ferimentos. Ainda neste jornal, França, Polónia e Alemanha reafirmam o apoio à Ucrânia.
A Guerra Traduzida

Ataque a Odessa mata pelo menos 16 pessoas

Entre as vítimas mortais está equipa de resgate que prestava apoio depois da primeira explosão. Número total de vítimas ainda está por apurar. Pelo menos 10 casas ficaram destruídas.
A Guerra Traduzida

Eleição russa sob protestos e bloqueio de sistemas

Vários manifestates anti-Putin foram detidos depois de tentarem sabotar ato eleitoral. Os terminais de voto online estiveram em baixo. Incidentes replicaram-se em, pelo menos, cinco regiões da Rússia.
Guerra na Ucrânia

Ameaça russa reaviva discussão na Alemanha

O ministro da Defesa alemã está a analisar "todas as opções" e a ver como é que as outras nações lidam com essa questão. Suspenso desde 2011, o serviço militar obrigatório voltou a gerar discussão.
Noticiário

10h. Rússia. Cidadãos já começaram a votar

As eleições começaram hoje e terminam no domingo. Putin não tem oposição independente. Ainda a importância dos votos dos emigrantes e a entrevista a Tiago Mayan Gonçalves.
O Domínio da Guerra

"Papa não quer que a Ucrânia se renda. Quer a paz"

A entrevista do Papa a uma rádio suíça foi espontânea e o Kremlin usou isso a seu favor. Para o Major-General Arnaut Moreira, o Papa Francisco não quer a rendição absoluta da Ucrânia, mas apela à paz.
Resposta Pronta

Putin vai a votos para "renovar legitimidade"

114 milhões de eleitores são chamados às urnas. Putin procura "renovar legitimidade" da guerra na Ucrânia com "máquina de propaganda extremamente agressiva". Análise de Francisco Pereira Coutinho.
Rússia

Começam as eleições russas; Putin sem opositor 

Um mês depois da morte de Navalny, a Rússia vai a eleições. À falta de oposição real, a re-eleição de Putin é garantida, mas muitos russos vêm a votação como via para demonstrar descontentamento.
Papa Francisco

Os fantoches de Bergoglio

Do apelo a uma negociação não se pode inferir sempre uma tomada de posição em defesa de uma das partes, principalmente daquela que iniciou uma ação militar injustificada e não provocada.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos