Um grande grupo de manifestantes pró-Bolsonaro, que contesta os resultados das eleições presidenciais que deram a vitória a Lula da Silva, em outubro, invadiu primeiro o Congresso, depois o Palácio do Planalto, sede do governo brasileiro, entrando ainda no Supremo Tribunal.
Nas redes sociais, já circulam várias imagens que, este domingo, 8 de janeiro, mostram os manifestantes nos diferentes edifícios localizados na Praça dos Três Poderes, bem como os danos provocados pela invasão, desde vidros partidos, a mobiliário destruído.
Numa publicação, Renato Souza, repórter do Portal R7, relatou que os invasores tentavam “forçar a entrada no plenário da Câmara”, falando ainda na utilização de gás lacrimogéneo, por parte da autoridades no Salão Verde, que se situa já dentro do edifício.
Cadê o ministro da Defesa que acha tudo normal?
Olha aí.
Bolsonaristas RADICAIS que pregam o GOLPE MILITAR estão tentando invadir o CONGRESSO NACIONAL.
#bolsonarismo #GolpeDeEstado pic.twitter.com/gxAUQoABn3— Joice Hasselmann???????? (@joicehasselmann) January 8, 2023
URGENTE: Extremistas invadem o prédio do Congresso e tentam forçar entrada no plenário da Câmara. Polícia Legislativa usa bombas de gás no Salão Verde. pic.twitter.com/VisJGG2ZZP
— Renato Souza (@reporterenato) January 8, 2023
URGENTE: Invasores quebram vidraças da chapelaria do Congresso e invadem a Câmara dos Deputados. Extremistas já estão no Salão Verde e nos anexos do prédio. Também houve invasão ao Palácio do Planalto. Presidente Lula não está no local. pic.twitter.com/lP91pLqTuf
— Renato Souza (@reporterenato) January 8, 2023
O congresso é nosso, é do povo. Se nossos representantes não nos representam. Tomamos o que é nosso por direito constitucional. pic.twitter.com/bw9Jjlo83M
— Tumulto BR (@TumultoBR) January 8, 2023
Outras imagens dão conta de manifestantes a destruírem a sala principal do Supremo Tribunal. Também no Palácio do Planalto é possível observar-se o mobiliário destruído.
O plenário do @STF_oficial completamente destruído por terroristas a mando do Bolsonaro pic.twitter.com/NiU076FhWY
— George Marques ???????? (@GeorgMarques) January 8, 2023
????Bolsonaristas promovem quebradeira destruindo patrimônio público dentro do Palácio do Planalto. pic.twitter.com/DHNI9qJVMA
— TTO Global Nutícias desnudas (@TTO_News) January 8, 2023
Já imagens da CNN Brasil mostram o momento em que um grupo com dezenas de manifestantes rompem a barreira de segurança, avançando em direção à Esplanada dos Ministérios. Também aqui as forças de segurança recorreram ao gás lacrimogénio, ainda que não tenham sido capazes de travar o avanço dos manifestantes.
Cassetete, bala de borracha e bomba de efeito moral é só pra professor, estudante, pra negros e pobres. Os terroristas ganham passagem pra invadir o Congresso. pic.twitter.com/84yYoaxFXx
— Carol Pires (@pirescarol) January 8, 2023
Ainda assim, outras imagens nas redes sociais — publicadas também pelo G1, site da Rede Globo — mostram as autoridades em convivência mais pacífica com os invasores, conversando com eles e tirando-lhes fotografias.
????AGORA: Enquanto bolsonaristas invadem o Congresso Nacional, Planalto e STF, policiais de Brasília tiram foto e conversam com os golpistas.
pic.twitter.com/QXEXBufdHW— CHOQUEI (@choquei) January 8, 2023
TE LO CUENTO: Imágenes del interior del Congreso Nacional de Brasil, completamente destruido tras la invasión de miles de manifestantes simpatizantes del expresidente Jaír Bolsonaro. pic.twitter.com/Ti4mfDUCXZ
— Hondudiario.com (@hondudiario) January 8, 2023
https://twitter.com/ALendaDePassos/status/1612174805138132992
Simpatizantes de Jair Bolsonaro ingresaron al plenario del Congreso Nacional.pic.twitter.com/B9SPJcre9p
— Corta ???? (@somoscorta) January 8, 2023
De acordo com as declarações do vice-presidente da Câmara dos Deputados, Luciano Bivar, à CNN Brasil, novos contingentes militares estão ser enviados para o Congresso e para o Palácio do Planalto. “Haverá reforço da política militar”, disse.
Além disso, o responsável avisou que os manifestantes responderão perante a Justiça e haverá novas leis que evitarão protestos do género: “A legislativa responderá à altura com legislação eficaz.”
Sérgio Moro, senador e antigo ministro da Justiça de Bolsonaro e juiz da Lava Jato, condenou os protestos e pediu aos manifestantes que se retirassem “antes que a situação se agrave”. “Protestos têm que ser pacíficos. Invasões de prédios públicos e depradação não são resposta”, escreveu.
Lula da Silva, presidente do Brasil, está longe de Brasília, em Araraquara, no interior do Estado de São Paulo, para avaliar o impacto das cheias dos últimos dias na região.