Ainda não há fumo branco mas o acordo está cada vez mais próximo: a nova ronda negocial entre Sporting e Tottenham por Pedro Porro aproximou as duas partes de um acordo final pelo lateral espanhol, que deverá mesmo sair pelo valor da cláusula de rescisão fixada nos 45 milhões, sendo que algumas informações que chegaram o clube londrino acabaram por acelerar um processo que pode ficar fechado antes da final da Taça da Liga entre os leões e o FC Porto, marcada para o próximo sábado no Estádio Municipal de Leiria.

Depois das notícias que davam conta de Pedro Porro como um possível plano B para o Chelsea caso os blues não chegassem a acordo com o lateral Malo Gusto do Lyon, também o Real Madrid surgiu como hipótese mas num cenário que apontava apenas para o verão mesmo que o acordo fosse alcançado já em janeiro. De acordo com informações recolhidas pelo Observador, existe a perceção de que o espanhol está a ser seguido por mais clubes pelas épocas que tem feito desde que chegou a Alvalade mas a única proposta formal que chegou aos responsáveis verde e brancos para a compra do passe do jogador foi do Tottenham. Porro terá à espera um contrato válido até 2028 com um salário a rondar os cinco milhões de euros brutos por ano.

Segundo as mesmas fontes, estão ainda por formalizar entre as partes os contornos do pagamento da verba, as comissões e as habituais verbas referentes ao mecanismo de solidariedade para a formação, não sendo de excluir a possibilidade de haver pelo meio a cedência de parte ou totalidade dos 50% do passe de Marcus Edwards que pertence aos londrinos. Rúben Amorim tinha ainda esperança de poder utilizar o jogador na final da Taça da Liga, depois de ter resguardado o espanhol na meia-final com o Arouca por questões físicas, mas o acordo final tem condições para ser alcançado até sexta-feira.

Em paralelo, há um novo nome entre os potenciais alvos do Sporting caso se confirme mesmo a saída de Pedro Porro neste mercado: Tariq Lamptey. O lateral ganês de 22 anos, que fez toda a formação ao serviço do Chelsea (sendo que nessa altura representava as seleções jovens de Inglaterra), tem nesta altura ligação ao Brighton mas, depois de um período afastado por lesão, perdeu espaço na equipa e poderá sair a título de empréstimo. No entanto, e segundo o The Athletic, há mais conjuntos interessados no jogador que esteve no último Campeonato do Mundo do Qatar e foi suplente utilizado no jogo inaugural com Portugal. Lamptey participou em 16 jogos da Premier League em 2022/23 (20 no total da temporada) mas foi apenas titular uma vez na equipa inicialmente comandada por Graham Potter que tem agora Roberto de Zerbi.

A hipótese Milan van Ewijk, lateral de 22 anos do Heerenveen, está também na lista de jogadores que estão referenciados em Alvalade, neste caso com um cenário de compra a título definitivo. O neerlandês foi opção inicial no jogo fora desta quarta-feira com o Fortuna Sittard, que terminou com a vitória dos visitados por 2-0. O Heerenveen manteve assim a oitava posição na Eredivisie, que é liderada pelo Feyenoord. Em paralelo com isso, o Sporting mantém as negociações com os dinamarqueses do Midtjylland pelo central Ousmane Diomandé, marfinense de 19 anos cedido esta temporada ao Mafra, da Segunda Liga. As notícias que davam conta de um possível interesse de clubes ingleses no jogador “acelerou” as negociações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR