Recuemos uns anos. Lá na altura em que ser jovem representava a necessidade de arranjar atividades que preenchessem o tempo que não tínhamos ocupado com responsabilidades. Um plano que resultava num grupo de amigos que se quisesse rir com os lapsos que gerava era o jogo do telefone estragado, em que a primeira pessoa dizia uma frase e a última tinha que dizer em voz alta aquilo que lhe chegou aos ouvidos depois das palavras terem sido repercutidas de umas pessoas para as outras.

A equipa do FC Porto mostrou ter o ouvido treinado. Sérgio Conceição, expulso contra o Marítimo, viu o jogo da 19.ª jornada da Primeira Liga em que a equipa que comanda venceu por 2-0, a partir da bancada do Estádio do Dragão. O mesmo aconteceu com o adjunto, Vítor Bruno. O treinador principal dos dragões é reincidente nos castigo e até se queixou: “qualquer dia expulsam-me pelos pensamentos”.

Com os dois membros do topo da hierarquia suspensos, a equipa técnica portista presente no banco de suplentes foi comandada por Siramana Dembélé, uma cara menos conhecida dos adeptos. Dembélé mostrou ser a antítese de Sérgio Conceição. Do seu lado, mais intenso, o treinador de guarda-redes, Diamantino Figueiredo. Era com estas duas figuras que, agarrado ao telefone, Sérgio Conceição dialogava com o intuito de fazer chegar as indicações ao jogadores.

Pelo meio, a mensagem não se perdeu. De uns para os outros, a eficácia da relação entre emissor e recetor funcionou. Ainda assim, Pepê (41′) não precisou de ordem para marcar o primeiro golo do jogo. O lateral do Vizela, Igor Julião, tentava sair para o ataque, mas perdeu a bola. Evanilson ficou com ela e assistiu o compatriota. Apesar do golo só ter chegado perto do intervalos, o FC Porto já merecia a vantagem desde que Uribe apareceu na pequena área para cabecear um pontapé de canto do lado direito do ataque e falhou por pouco.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os dragões apresentaram-se com várias ausências, mas nem assim vacilaram. Bernardo Folha, castigado, e também Eustáquio, Otávio e Veron limitaram as escolhas. Dessa forma, no onze inicial, Pepê e Galeno foram titulares nas alas, Uribe e Grujic jogaram no miolo. Taremi e Evanilson formaram dupla na frente. O avançado brasileiro realizou o primeiro jogo a titular desde que regressou de lesão.

Ficha de Jogo

Mostrar Esconder

FC Porto-Vizela, 2-0

19.ª jornada da Primeira Liga 

Estádio do Dragão, Porto

Árbitro: Cláudio Pereira (AF Aveiro)

FC Porto: Diogo Costa, João Mário (Gonçalo Borges 87′), Pepe, Marcano, Wendell (Zaidu 59′), Uribe, Grujic (Vasco Sousa 87′), Pepê, Galeno (André Franco 88′), Taremi e Evanilson (Toni Martínez 77′)

Suplentes não utilizados: Cláudio Ramos, Fábio Cardoso, Rodrigo Conceição e Danny Loader

Treinador: Sérgio Conceição

Vizela: Buntic, Igor Julião (Etim 82′), Bruno Wilson, Ivanildo Fernandes, Kiki Afonso, Claudemir (Tomás Silva 82′), Guzzo, Samu (Méndez 65′), Kiko Bondoso (Zohi 71′), Nuno Moreira (Lacava 65′) e Osmajic

Suplentes não utilizados: Luiz Felipe, Matheu Pereiram Rashid e Aidara

Treinador: Manuel Tulipa

Golos: Pepê (41′) e Taremi (86′)

Ação disciplinar: cartões amarelos a Wendell (9′), Taremi (12′), Kiko Bondoso (26′) e Osmaijic (79′)

O Vizela até ia conseguindo algumas saídas para o ataque, mas sem conseguir infiltrações no último terço. A viver a melhor sequência de vitórias da temporada, somando agora o sétimo triunfo consecutivo, o FC Porto acabou por chegar ao segundo golo. João Mário colocou velocidade no corredor direito, ganhou espaço e assistiu Taremi (86′).

O treinador do Vizela, Tulipa, arriscava tudo com a colocação de dois jogadores na frente. Mesmo assim, a vantagem deu conforto aos azuis e brancos para lançarem o jovem de 19 anos, Vasco Sousa, que se estreou na equipa principal. No sentido inverso, Wendell saiu do terreno de jogo com queixas, dando lugar a Zaidu.

O FC Porto recuperou o segundo lugar que tinha perdido à condição para o Sp. Braga e reage às vitórias dos minhotos e do Benfica. Na próxima jornada, os dragões têm deslocação a Alvalade para o clássico com o Sporting. Pelo meio, há eliminatória em Viseu para a Taça de Portugal. O Vizela recebe o Desp. Chaves em mais um jogo da campanha confortável que está a fazer na Primeira Liga.