A Marinha portuguesa recolheu uma embarcação de alta velocidade ao largo do cabo de São Vicente, em Sagres, semelhante às “que têm sido recentemente apreendidas em ações de combate ao tráfico de estupefacientes”, foi divulgado esta segunda-feira.

O navio patrulha da Marinha portuguesa NRP “Setúbal” recolheu esta embarcação na madrugada desta segunda-feira ao largo do cabo de São Vicente, no distrito de Faro, divulgou esta entidade em comunicado.

“A embarcação encontrava-se vazia, sendo da tipologia das que têm sido recentemente apreendidas em ações de combate ao tráfico de estupefacientes”, destacou ainda a Marinha na nota de imprensa.

A embarcação foi rebocada para terra “por questões de segurança da navegação e para análise forense por parte das autoridades competentes”, acrescentou.

No início de fevereiro, a interceção de duas embarcações de alta velocidade feitas pelos fuzileiros portugueses em águas internacionais a sul de Portugal levou à detenção de oito homens e apreensão de 8,6 toneladas de haxixe.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A Marinha, a Força Aérea, a Autoridade Marítima e a Polícia Judiciária desenvolveram uma operação em águas internacionais a sul de Portugal, que resultou na identificação e apreensão de duas embarcações de alta velocidade, semirrígidas e equipadas com motores de elevada potência, suspeitas de transportarem produto estupefaciente”, explicava o texto assinado pelas quatro entidades.

A operação desenvolvida “resultou na apreensão de cerca de 8.600 quilos de haxixe“, tendo também sido “detidos oito indivíduos do sexo masculino com idade compreendidas entre 34 e os 40 anos de idade”.

Já em 5 de fevereiro, dois elementos da Polícia Marítima ficaram feridos depois de a embarcação em que seguiam ter sido abalroada com “violência” por outra embarcação, ao largo da costa algarvia, numa operação ao combate de tráfico de droga.

Em comunicado, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) adiantou que, durante a operação conjunta da Polícia Marítima e da Marinha Portuguesa, foi detetada uma primeira embarcação de alta velocidade, com três tripulantes, suspeita de estar ligada ao tráfico de droga, tendo sido efetuada “com sucesso” uma abordagem à embarcação suspeita e detidos os três tripulantes.

Entretanto, foi detetada “uma segunda embarcação de alta velocidade que se encontrava a largar diversos fardos de estupefacientes para a água”, mas os tripulantes, ao aperceberem-se da presença das autoridades, abalroaram “propositadamente” uma das embarcações da Polícia Marítima.

Ainda no mesmo comunicado, a Autoridade Marítima realçou que, nos últimos “dois meses tem-se assistido a um maior grau de violência nas reações dos traficantes”, sendo este o segundo caso envolvendo embarcações das autoridades registado no Algarve nas últimas duas semanas.

No final de janeiro, uma embarcação da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) ficou danificada durante uma perseguição a duas embarcações de alta velocidade, junto à ilha da Armona, em Olhão, no distrito de Faro.