Em atualização

A informação começou a circular em jornais portugueses, passou depois para meios internacionais mas com a citação do meio inicial, tornou-se depois num genérico “de acordo com a imprensa turca”, teve finalmente confirmação. “Sim, posso dizer que o Christian Atsu está atualmente no hospital em tratamento. Sei que tem um dos pés magoados mas não consigo dar mais informações de momento. Estamos muito felizes por tê-lo encontrado vivo”, anunciou Mustafa Özat, vice-presidente do Hatayspor. Depois da angústia, o alívio. Mas as horas foram passando sem informações. “Só quero ouvir a voz dele para acalmar. Fartei-me de chorar e rezar nas últimas horas”, pedia a irmã gémea, Christiana Atsupie. Algo que ainda não aconteceu.

Atsu saiu do banco, marcou o primeiro golo, decidiu jogo aos 90+7′. Horas depois, estava soterrado. Foi retirado com vida mais de 24h depois

Após as notícias que davam conta de que, além do ganês, também os jogadores Kerim Ali, Bertug Yildirim, Burak Öksüz e o tradutor do clube tinham sido resgatados, agora foi o próprio técnico do Hatayspor, Volkan Demiral, a desmentir a informação. “Por favor, não escrevam que ele sobreviveu sem terem a certeza. As pessoas têm família, têm esperança, têm tristezas e as dores vão aumentado… Ainda não há notícias do Atsu e do Taner Savut [diretor desportivo]. Acham que eu não partilharia a informação se eles estivessem no hospital? Já vivemos coisas muito difíceis. As pessoas estão a trabalhar dia e noite, espero que ambos sejam salvos. Toda a equipa refugiou-se junto das suas famílias”, explicou o ex-guarda-redes internacional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Quando ouvimos que ele tinha sido levado para o Hospital Dortyol fomos até lá mas não havia nada. De momento aceitamos que o Taner e Atsu não foram encontrados, infelizmente”, reforçou também o médico do Hatayspor, Gürbey Kahveci, na última atualização sobre o jogador que passou pelo FC Porto e pelo Rio Ave nos anos de 2009 a 2013 entre outros clubes como Chelsea (onde nunca jogou) ou Newcastle. De recordar que Atsu tinha marcado o primeiro golo na Turquia este domingo, num livre nos descontos.

Antes, o agente de Christian Atsu, Nana Sechere, já tinha referido o mesmo cenário a uma rádio ganesa: por mais que tentasse entrar em contacto com todos os hospitais, continuava sem falar com o internacional de 31 anos. “”Para terem uma ideia, Hatay é uma cidade muito pequena e quase ninguém fala inglês. Neste momento está devastada e em estado de emergência. Isto significa que os hospitais estão cheios de gente, de pessoas feridas, de pessoas que estão a morrer. Mesmo que o Atsu esteja no hospital, não há forma de comunicar com ele. As linhas telefónicas estão em baixo, poucas pessoas conseguem contactar os membros do clube”, frisara o empresário do jogador antes das declarações de Volkan Demiral.

“Recebemos algumas notícias positivas de que Christian Atsu foi resgatado com sucesso de um edifício que colapsou e que está a receber tratamento”, tinha escrito no Twitter oficial a Federação de Futebol do Gana. “Estamos tranquilos ao saber que Christian Atsu, do Gana, está a recuperar no hospital após o devastador terremoto”, partilhou mais tarde num outro tweet feito pela Confederação Africana de Futebol.