Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Desastres Naturais

Moçambique

Moçambique: UE canaliza 7,5 milhões para apoio

O apoio vai surgir através do fornecimento direto de alimentos e entrega de dinheiro para a compra de alimentos de retalhistas para as populações afetadas pela seca, inundações e violência armada.
Sismo

Pelo menos 7 mortos na Turquia devido a sismo

184
Pelo menos sete pessoas morreram e outras cinco ficaram feridas no leste da Turquia devido a um sismo com epicentro no Irão, informou o ministro do Interior turco, Süleyman Soylu.
Moçambique

Cheias em Moçambique matam adolescente e mulher

As cheias já desalojaram 15.755 famílias que estão a ser encaminhadas para centros de acomodação ou casas de familiares. As autoridades locais consideram que a área afetada chega a 8 mil hectares.
Nova Zelândia

Mulher sai do coma e sabe da morte da filha

Sobrevivente do vulcão Whakaari saiu do coma de dois meses e soube da morte do marido e filha. Recorda-se da explosão, "das pedras que caíam por todo o lado" e de gritar para as pessoas correrem.
Meteorologia

São Paulo. Chuvas fazem 4 mortos e 142 desalojados

Para além dos 4 mortos registados, pelo menos 142 pessoas dependem do auxílio provisório do governo. Os transportes estão paralisados, as estradas cortadas, e já houve registos de quedas de árvores.
Sismo

Sismo de 2,4 na escala de Richter em Braga

Um sismo de magnitude 2,4 na escala de Richter foi sentido próximo de Braga sem causar danos pessoais ou materiais. O sismo foi sentido com intensidade máxima II.
São Paulo

São Paulo regista maior volume de chuva em 37 anos

Tempestade paralisou transportes e inundou inúmeras estradas, sobretudo entre domingo e esta segunda-feira. Já choveu cerca de 96% do esperado para todo o mês.
Tempestade Tropical

Tempestade Ciara mata pelo menos cinco pessoas

Pelo menos cinco pessoas morreram e várias ficaram feridas devido à passagem da tempestade Ciara, que atinge a Europa desde domingo com ventos e chuvas fortes.
Sismo

Faial. Crise sísmica a oeste tem vindo a diminuir 

Apesar de haver uma atenuação, Victor Hugo Forjaz afirma que poderá surgir uma nova ilha nos Açores na sequência de "movimentos ascendentes" que se têm vindo a registar no mar devido à crise sísmica.
Inundações

Chuva intensa provoca inundações em São Miguel

As autoridades registaram inundações de vias públicas e numa moradia, uma queda de árvore, a obstrução de parte de um troço na via rápida e o desabamentos de taludes em Ponta Delgada e Ribeira Grande.
Sismo

Plataforma identifica vulnerabilidade sísmica 

116
Investigadores da Universidade do Porto desenvolveram uma plataforma que identifica a "vulnerabilidade" em caso de sismo de infraestruturas já construídas, bem como as medidas de engenharia a adotar.
Cuba

As imagens do terramoto que abalou as Caraíbas

142
Cuba e Jamaica foram os países mais afetados pelo sismo que abalou as Caraíbas e que não deixou vítimas. As imagens mostram os efeitos deixados: ruas inundadas e buracos em estradas
Açores

Açores. 23 inundações e derrocadas devido à chuva

Proteção Civil registou 23 pequenas inundações e derrocadas na ilha de São Miguel, nos Açores, esta terça-feira, sendo que "11 estão ainda a ser resolvidas", estando os meios nos locais.
Tsunami

Terramoto de magnitude 7,7 entre Cuba e Jamaica

895
Terramoto teve epicentro a 10 quilómetros de profundidade entre Cuba e Jamaica na zona de uma falha geológica nas Caraíbas, mas risco de tsunami acabou por revelar-se baixo.
Inundações

Chuva: 45 mortos em Moçambique

As chuvas já provocaram inundações em habitações, salas de aula, escolas e unidades de saúde e já afetaram mais de 14 mil famílias. Só na Zambézia foram registadas 31 mortes.
Brasil

Brasil. Chuva provoca 45 mortos e 18 desaparecidos

Maioria das vítimas mortais sucumbiu devido a deslizamentos de terras e à destruição de casas provocados pelas inundações e pela intensa precipitação. 101 cidades estão sob estado de emergência.
Sismo

Turquia. Balanço de mortos no sismo subiu para 40

O terramoto destruiu 76 edifícios e pelo menos 45 pessoas foram retiradas vivas dos escombros. Os sobreviventes desalojados vão permanecer em ginásios, escolas e tendas que foram montadas na cidade.
Inundações

Mondego. Dono de terras indignado com silêncio

O proprietário de um terreno de cultivo, que foi invadido por toneladas de areia e outros detritos aquando do colapso de um dique durante as cheias do Mondego, critica o silêncio das autoridades.
Sismo

Terramoto de magnitude 6,3 atinge as Ilhas Salomão

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o sismo ocorreu a noroeste da cidade de Kirakira, junto à costa da ilha de Makira, a 17,7 quilómetros de profundidade.
Sismo

Sismo ligeiro sentido na Terceira e em S. Miguel

248
É o segundo sismo registado desde sábado nos Açores. Porto Judeu, Conceição, Feteira, Santa Luzia, Fontinhas e Santa Cruz foram algumas das freguesias que mais sentiram o abalo.
Sismo

Turquia. Sismo faz 14 mortos e mais de 300 feridos

Um sismo atingiu esta sexta-feira o leste da Turquia. De acordo com a AFP, o abalo fez 14 mortos. O sismo ocorreu a dez quilómetros de profundidade numa placa tectónica que está ligada a Portugal.
Agricultura

Mau tempo. Apoios de 11 milhões para agricultores

A Ministra da Agricultura explica que estes apoios servem para cobrir os prejuízos provocados pelo mau tempo, para que a "atividade agrícola possa ser retomada imediatamente".
Inundações

Mau tempo. 38 mortos em Moçambique

O Instituto Nacional de Gestão de Calamidade (INGC) estima que 62 mil pessoas tenham sido afetadas pelas chuvas. O maior número de mortes (27) ocorreu na província da Zambézia.
Inundações

Mondego. Aprovado plano de ação de 30 milhões

Plano de Ação Integrado de Intervenções aprovado pelo Conselho de Ministros servirá para reparar danos provocados pelas cheias de dezembro de 2019 no Mondego até 2023 e sustenta-se em três eixos.
Inundações

Cheias. Criança morre em valeta em Díli

Depois de retirada da valeta de drenagem, a menina, residente em Becora, foi levada para o hospital, mas não sobreviveu. As chuvas intensas têm atingido a região de Díli desde a manhã de quarta-feira.
Tempestade Tropical

Tempestade Glória faz 9 mortos em Espanha 

Doze pessoas morreram e outras quatro estão dadas como desaparecidas, em Espanha, na sequência da passagem da tempestade "Glória". Uma das vítimas foi um sem-abrigo de 49 anos.
Inundações

Mau tempo. Danos estimados em 34 milhões de euros

A Associação Portuguesa de Seguradores revela que é uma duplicação face aos valores estimados em dezembro do ano passado, que contabilizavam 10 mil sinistros e danos de 18 milhões de euros.
Inundações

Prejuízos das cheias entre 9 e 10 milhões de euros

Os valores foram divulgados esta terça-feira na audição conjunta com a Comissão de Agricultura e Mar, na Assembleia da República, em Lisboa, no âmbito da apreciação do Orçamento do Estado para 2020.
Vulcões

Porque é o Taal, um pequeno vulcão, tão perigoso? /premium

110
Taal está numa categoria de vulcões potencialmente tão devastadores como o Vesúvio. Porque a ilha filipina onde se situa fica em cima de uma grande fissura da Terra. Há 266 anos, arrasou a ilha.
Açores

Faial. Registados mais de 4 mil sismos em 3 meses

Foram registados mais de 4 mil sismos, entre 1,0 e 4,7, desde o dia 5 de novembro a oeste da ilha do Faial, nos Açores. Os mais intensos ocorreram em 5 de novembro e 18 de dezembro.
Sismo

Sismo de 6 na escala de Richter abalou Porto Rico

Um sismo de magnitude 6,0 na escala de Richter abalou hoje Porto Rico, causando vários estragos ao longo da costa sul da ilha, onde terramotos anteriores derrubaram casas e escolas.
Açores

Mais um sismo sentido na ilha do Faial

O sismo de magnitude de 3,5 foi sentido na ilha do Faial, nos Açores, com epicentro a 29 quilómetros a oeste da freguesia do Capelo. Foi o segundo em menos de 24 horas.
Fact Check

Greta Thunberg ignorou os incêndios da Austrália?

161
Imagem sugere que Greta Thunberg passou ao lado dos incêndios florestais na Austrália, embora se tenha indignado com a Amazónia. A ativista sueca fez, no entanto, diversas publicações sobre o tema.
Açores

Açores. Flores recebe 30 toneladas de mercadoria

1014
A Força Aérea levará cinco toneladas de mercadoria e a Marinha está a tratar da "logística" para fazer uma viagem entre a Terceira e as Flores e aí levar 25 toneladas de mercadoria.
Sismo

Porto Rico. Sismo provoca pelo menos 1 morto

Pelo menos uma pessoa morreu e oito pessoas ficaram feridas após um novo sismo de 6,4 ter atingido o sul de Porto Rico. Governo declarou o estado de emergência.
Bloco de Esquerda

Açores. BE tem urgência no abastecimento às Flores

O Bloco de Esquerda defende um abastecimento urgente de bens alimentares e de primeira necessidade à ilha das Flores. O furacão Lorenzo provocou prejuízos de cerca de 330 milhões de euros.
Sismo

Mais um sismo em Porto Rico, de magnitude 6,6

Porto Rico tem vindo a ser afetado por uma forte atividade sísmica desde finais de dezembro. A maior perda registada foi a da "Janela do Pacífico", parte do património cultural e natural da ilha.
Sismo

Sismo de magnitude 5,7 atinge o sul de Porto Rico

Um sismo de magnitude 5,7 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira Porto Rico, sendo o mais forte de uma série de tremores de terra que têm vindo a ocorrer desde 28 de dezembro.
Figueira da Foz

Figueira. Cidadãos podem tirar madeira nas praias

831
Os cidadãos que assim o desejarem podem retirar a madeira acumulada nas últimas semanas nas praias da Figueira da Foz, sem que sejam identificados ou multados pelas autoridades.
Sismo

Sismo com magnitude 2,8 no Faial 

Um sismo com magnitude 2,8 na escala de Richter foi sentido na ilha do Faial. Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores diz que a atividade sísmica está acima do normal.
Inundações

Uma história para pensar antes de deslocar aldeias

244
Conter o ciclo das cheias tem de começar na cabeceira das bacias hidrográficas e não se resumir a novas e dispendiosas obras de protecção nos troços terminais dos rios, onde serão sempre insuficientes
Engenharia

"Hoje, fazer uma barragem é impossível" /premium

300
Carlos Mineiro Aires diz que o "fundamentalismo" ambiental impede grandes intervenções, como barragens, mas alerta para as falhas de manutenção das que existem. "Os engenheiros estão preocupados".
Indonésia

Indonésia sofre as piores inundações em 24 anos

As inundações dos últimos dias na Indonésia foram as mais intensas dos últimos 24 anos. Morreram pelo menos 30 pessoas. Especialistas dizem que Jacarta pode ficar totalmente submersa até 2050.
Construção

Bastonário: "Morre-se de frio em Portugal"

111
A fraca qualidade de construção. As cheias e a "solução extrema" de mudar aldeias de sítio. O novo aeroporto e a 3ª travessia do Tejo. Entrevista a Carlos Mineiro Aires, bastonário dos Engenheiros.
Sismo

Açores. As fotos históricas do sismo de há 40 anos /premium

139
A 1 de janeiro de 1980, um sismo matou 51 pessoas e desalojou 20 mil nos Açores. Ali, o fotojornalista Marques Valentim encontrou uma população em luto. As fotos que tirou contam a história.
Irão

Sismo de magnitude 5,4 atinge sul do Irão

Um terramoto de magnitude 5,4 atingiu esta segunda-feira uma cidade no sul do Irão, indicou o centro de sismologia iraniano.
Sismo

Faial regista sismo de 3,1 na escala de Richter

O tremor foi registado esta manhã a 31 quilómetros a oeste da ilha do Faial. O sismo teve uma intensidade máxima de 3,1 na escala de Richter, na freguesia de Capelo.
Inundações

Cheias. Centro de canoagem vai ser recuperado

A limpeza e início da recuperação do Centro de Alto Rendimento (CAR) da canoagem, em Montemor-o-Velho, inundado pelas cheias no Mondego, começa na segunda-feira, reunindo a 'família' da modalidade.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo em Montemor o Velho, com o dilúvio de 2001

466
Marcelo Rebelo de Sousa visitou as zonas mais afetadas pelas inundações decorrentes das depressões Elsa e Fabien. No final, prometeu voltar para acompanhar o progresso das obras de recuperação.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo sobre cheias: "Aprende-se com experiência"

1069
O Presidente da República visitou a zona do Baixo Mondego afetada pelas cheias da semana passada e elogiou a resistências das populações. "Só vendo é que se tem a noção exata."
Barragens

Barragem que governo travou poderia impedir cheias

1746
Barragem de Girabolhos foi cancelada pelo governo em 2016. Ordem dos Engenheiros diz que, sem ela, "será muito difícil" evitar que as cheias no rio Mondego se repitam.
Inundações

Aldeias mudarem de sítio. "Não deve ser tabu"

606
"Não há plano", modelo ou "calendário" para deslocalizar as aldeias mais afetadas pelas cheias. Ordem dos engenheiros diz que "há comentários que são desnecessários".
Irão

Sismo perto de central nuclear no Irão

O sismo teve o seu epicentro a 38 quilómetros de profundidade e fez-se sentir na província de Bushehr, no sul do Irão, na madrugada desta sexta-feira, perto da única central nuclear do país.
Inundações

CAP: cheias obrigam a olhar para problema da água

O presidente da CAP defendeu a necessidade de olhar para o problema "como algo que precisa de ser melhor enquadrado numa perspetiva de salvaguardar aquilo que virá a seguir".
Fact Check

Costa pediu ajuda a Espanha para travar Mondego?

Começou como humor no Twitter, mas foi partilhado no Facebook como se fosse uma frase real de Costa, que teria sugerido que o Mondego nasce em Espanha. É falso que a frase seja do primeiro-ministro.
Açores

Sismo de 3,4 registado ao largo da ilha do Faial

Um sismo com a magnitude de 3,4 na escala de Richter foi registado no dia de Natal ao largo da Ilha do Faial, a 28 quilómetros da costa. Mais de 50 sismos na zona foram sentidos pela população.
Sismo

Sismo de 4,9 registado ao largo da ilha das Flores

181
Sismo foi registado às 11h00 locais (menos uma em Lisboa), a 114 quilómetros de Santa Cruz das Flores.
Sismo

Sismo de 6,3 ao largo da Colúmbia Britânica

Um sismo de magnitude 6,3 foi registado ao largo da costa da Colúmbia Britânica, Canadá, na terça-feira, informou o Serviço Geológico dos EUA. Não é expectável um tsunami.
Açores

Faial e Pico: sismo de 4,2 na escala de Richter

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) registou às 16:44 locais (menos uma hora do que Lisboa) um evento com magnitude 4,2 na escala de Richter.
Inundações

Caudal do Mondego terá de baixar mais

A água está "a baixar consideravelmente" em todo o vale, mas o caudal do rio Mondego tem de estar abaixo dos 500 m3/s para ficar confinado ao seu leito, afirmou o comandante distrital.
Inundações

Marcelo visita áreas inundadas pelo Mondego sábado

215
Presidente da República desloca-se no próximo sábado, 28 de dezembro, à zona. A situação de cheia no Vale do Mondego está a estabilizar, diz o presidente da Câmara de Montemor-o-Velho.
Governo

Cheias. Ministro sugere que aldeias mudem de sítio

8373
Ministro do Ambiente sugeriu que aldeias que estão em zona de risco de cheias comecem a pensar em mudar de sítio. Autarca diz que Matos Fernandes "tem razão" mas que solução não é viável no imediato.
Meteorologia

Uma noite em claro com “a água a chegar à porta” /premium

133
No espaço de horas, o terreno de Inês transformou-se numa piscina e a casa num tetris de móveis empilhados. A reportagem do Observador nas cheias do vale do Mondego.
Açores

Três novos sismos sentidos na ilha do Faial

Crise sísmica está a ser sentida ao largo da ilha. Desde a noite de sexta-feira que foram sentidos três abalos. O mais intenso teve magnitude de 3,4 na escala de Richter.
Afeganistão

Sismo de 6,1 abala Afeganistão e Paquistão

Um sismo de 6,1, com epicentro a 51 quilómetros sudoeste de Jurm, foi esta sexta-feira sentido no Afeganistão e Paquistão. A probabilidade de haver vítimas mortais é mínima, dizem os especialistas.
Inundações

Maia: as inundações e estradas alagadas em imagens

437
O Maia Jardim foi evacuado por volta das 16h e as inundações chegaram aos pisos de estacionamento da superfície comercial. Havia carros submersos por perto. Veja as imagens do mau tempo no município.
Açores

Sismo de 4,5 sentido na ilha de São Miguel

Um sismo de magnitude 4,5, com epicentro a cerca de 10 quilómetros a nordeste dos ilhéus das Formigas, foi na quarta-feira registado na ilha de São Miguel.
Açores

Segundo sismo sentido esta quarta-feira nos Açores

Um sismo de 4,7, com epicentro a cerca de 30 quilómetros do Capelo, foi sentido nas ilhas do Faial e Pico às 08h51 locais. E às 13h40 foi sentido outro de magnitude 4,4.
Açores

Despesas de 330 milhões sem visto prévio do TdC

O Tribunal de Contas não vai precisar de inspecionar previamente as despesas relacionadas com os estragos causados pela passagem do furacão Lorenzo nos Açores. Estima-se um custo de 330 milhões.
Meteorologia

Chuva provoca inundações no Alentejo

144
O distrito de Portalegre foi o mais afetado pelas chuvas que causaram inundações também nos distritos de Beja e Évora. Ao todo foram relatadas 32 situações nos três distritos.
Meteorologia

Mau tempo provoca inundações urbanas e derrocadas

A Proteção Civil recebeu "152 ocorrências associadas ao mau tempo, sendo o distrito mais afetado o Porto". Houve inundações urbanas, derrocadas e situações que obrigaram à limpeza da via.
Meteorologia

Chuva provoca 32 inundações 

169
Os 18 distritos do continente e os Açores estão sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte. A Madeira está sob aviso laranja devido à agitação marítima. Chuva deverá manter-se até quinta.
Açores

Sismo de magnitude 3,7 no Faial e no Pico

Um sismo de magnitude 3,7 na escala de Richter foi sentido na noite de sábado nas ilhas do Faial e do Pico, informou este domingo o centro de vigilância sismovulcância dos Açores.
Sismo

Novo sismo sentido na ilha do Faial

O comunicado do CIVISA explica que "o sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV" da escala de Mercalli Modificada" nas freguesias de Capelo e da Praia do Norte na ilha do Faial.
Erupção Vulcânica

O caso da White Island

Nos Açores, terra vulcânica e geotérmica como a Nova Zelândia, os Planos de Emergência, salvo os de dois municípios de S. Miguel, constituem pouco mais do que peças decorativas de algumas gavetas.
Açores

Vulcanólogo: Açores pode vir a ter mais uma ilha

106
Poderá surgir uma nova ilha nos Açores, entre o Faial e Flores. "Suspeita-se que há movimentos ascendentes no fundo do mar", afirmou o vulcanólogo Victor Hugo Forjaz.
Sismo

8 sismos em 12 horas nos Açores. O que se passa?

126
Sismo de magnitude 4,6 na escala de Richter foi registado às 8h30 no Faial. Desde as 00h que outros sete sismos de magnitude superior a 3 foram registados na ilha. Especialistas dizem ser normal.
Erupção Vulcânica

Vulcão. Recuperados seis dos oito corpos

Equipa militar neozelandesa recuperou seis dos oito corpos dos turistas desaparecidos após a erupção do vulcão Whakaari que entrou em erupção quando 47 pessoas visitavam a ilha. Há 16 mortos.
Erupção Vulcânica

Whakaari. Operação arriscada para recuperar corpos

Apesar do risco de uma nova erupção, a polícia neozelandesa anunciou que esta sexta-feira vai empreender uma operação especial para recuperar os cadáveres dos oito turistas mortos na Ilha Branca.
Nova Zelândia

Nova Zelândia. Número de mortos sobe para 16

Duas vítimas internadas não resistiram aos ferimentos. O vulcão Whakaari na Nova Zelândia voltou a libertar lama e vapor e para as próximas 24 horas há um risco de 40 a 60% de haver uma nova erupção.
Nova Zelândia

Piloto relata cenário de horror no vulcão

527
"As pessoas estavam cobertas de cinza e pó. Quando tentávamos pegar nelas a pele ficava-nos nas mãos." O relato de Mark Law, o piloto que esqueceu a sua segurança e salvou 12 pessoas.
Desastres Naturais

Vulcão. Nova Zelândia encomendou 120 m2 de pele 

223
Cirurgiões neo-zelandeses estimam que só nos próximos dias sejam necessárias mais de 500 horas de cirurgias às vítimas de queimaduras causadas pelo vulcão. Algumas têm 95% do corpo afetado.
Sismo

Sismo de 3,2 na escala de Richter sentido no Faial

O sismo de intensidade fraca foi registado às 22:23 (hora local) em três localidades da ilha açoriana. Desde 3 de novembro que a zona oeste do Faial tem registado um aumento da atividade sísmica.
Sismo

Sismo com magnitude 4,5 atinge centro da Itália

O tremor de terra ocorreu às 04:37, horário local e o epicentro foi localizado a cerca de 25 quilómetros ao norte de Florença, a uma profundidade de nove quilómetros. Não houve vítimas.
Açores

Terceiro sismo sentido em dois dias, no Faial

Um sismo de magnitude 3,1 na escala de Richter foi sentido na madrugada desta segunda-feira no Faial. Desde novembro que a zona oeste do Faial tem vindo a registar um aumento da atividade sísmica.
Moçambique

Beira. Chuvas intensas lembram "pesadelo" do Idai

As chuvas fortes começaram na madrugada de quarta-feira. Em março, o ciclone Idai matou cerca 604 pessoas no centro do país e afetou 1,5 milhões. Algumas zonas continuam em reconstrução.
Equador

Forte sismo sacode Quito sem causar vítimas

O sismo, de magnitude 4,2 na escala Richter, foi sentido como forte, mas rápido e algumas pessoas informaram que ouviram sons estranhos. Não há, para já, registo de vítimas ou danos materiais.
Sismo

Novo sismo registado no Faial

Sismo foi registado com magnitude 3,5 na escala de Richter. Desde o dia 03 de novembro que a zona oeste do Faial tem vindo a registar "um ligeiro incremento" da atividade sísmica.
Açores

Dois sismos nas ilhas de São Miguel e Faial

O primeiro sismo, de 2,1 na escala de Richter, foi registado a cerca de 3 km da ilha de São Miguel. O segundo, de magnitude 3,2, teve epicentro a 29 km do Faial.
Chile

Sismo de 6 na costa norte do Chile

Um sismo de magnitude 6 na escala de Richter foi esta terça-feira registado na costa norte do Chile. Não há relatos de danos.
Sismo

Sismo de magnitude 6 na costa do Alasca

Um sismo de magnitude 6 foi registado na madrugada desta segunda-feira próximo da costa do Alasca, não havendo relatos de danos ou vítimas.
Sismo

Açores estão melhor preparados para sismos

Numa altura em que o Faial vive uma crise sísmica, o diretor regional das Obras Públicas defende que os Açores estão melhor preparados para uma crise intensa, devido a uma "cultura de prevenção".
Brasil

Bolsonaro culpa DiCaprio por fogos na Amazónia

1436
O presidente do Brasil acusou o ator norte-americano de ter dado dinheiro para organizações não-governamentais que, segundo acredita, são responsáveis pelos incêndios na floresta.
Albânia

Futura nora do primeiro-ministro entre 51 mortos

137
Kristi Reçi e a família estão entre as 51 vítimas do sismo que abalou a Albânia. As operações de resgate já terminaram. Há ainda 2 mil feridos 4 mil desalojados
Moçambique

Moçambique. 119 ME para construção de estradas

Moçambique vai receber 132 milhões de dólares (119 milhões de euros) para construção de estradas em zonas rurais, que incluem locais afetados pelos ciclones Idai e Kenneth.
Sismo

Albânia. Número de mortos no sismo sobe para 40

As buscas por sobreviventes nos escombros provocados pelo sismo de terça-feira continuam, por vezes interrompidas devido às réplicas que se fazem sentir. Pelo menos 40 morreram, mas 48 foram salvos.
Albânia

Albânia. Imagens do sismo desta terça-feira

O sismo provocou pelo menos 25 mortos, mais de 600 feridos e 20 pessoas estão desaparecidas. O governo declarou esta quarta-feira um dia de luto nacional.
Açores

Açores. Sismo de 3,8 sentido na ilha do Faial

Um sismo de 3,8 foi na madrugada desta quarta-feira sentido no Faial. Tem sido registado "um ligeiro incremento" na atividade sísmica na ilha desde o início de novembro.
Grécia

Sismo de magnitude 6,0 na Grécia. Não há vítimas

205
Um sismo de magnitude 6,0 (escala de Richter) atingiu esta quarta-feira de manhã a ilha de Creta, na Grécia, não havendo registo de vítimas.
Califórnia

Incêndio na Califórnia obriga milhares a fugir

Cerca de 6.300 pessoas foram retiradas das suas habitações e que cerca de 2.400 estruturas estavam em risco devido a um incêndio que lavra nas montanhas, perto de Santa Barbara, na Califórnia.
Sismo

Sismo de magnitude 5.4 na Bósnia

127
Horas depois do sismo que já causou nove mortos e 300 feridos na Albânia, um novo tremor de terra atingiu a Bósnia, com epicentro a 75 quilómetros de Sarajevo.
Albânia

Albânia. Sismo causa 20 mortos e 600 feridos

539
Pelo menos 20 pessoas morreram e 600 ficaram feridas após um sismo de 6,4 que foi sentido na Albânia, o mais poderoso a atingir a região em décadas. Presidente fala em situação dramática.
Sismo

Sismo de 4.1 faz tremer Açores

Mais um sismo registado nos Açores, este de magnitude 4.1 na escala de Richter. O tremor foi sentido pelas 22h47 nas ilhas do Faial, Pico e São Jorge com intensidades diferentes.
Sismo

Sismo de magnitude 3 na Madeira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera registou esta manhã um sismo de magnitude 3.0 a seis quilómetro de Porto Moniz, na Madeira. Até agora não há indícios de que tenha sido sentido na ilha.
Mundo

Sismo de magnitudo 6.1 atinge Laos

Um sismo de magnitude 6.1 foi registado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos, que controla atividade sísmica em todo o mundo. O epicentro foi a 10 quilómetros de profundidade.
México

México regista dois sismos de magnitude 5,4 e 6,3

Um sismo de magnitude 6,3 na escala de Richter e um de 5,4 foram esta quarta-feira sentidos às 4h27 e às 11h30, respetivamente, perto da fronteira entre o México e Guatemala.
Inundações

Veneza. Danos atingem os mil milhões de euros

Turistas já passeiam de gôndola e a Praça de São Marcos reabriu ao público, mas os danos rondam os cerca de mil milhões de euros. Cheias deste tipo podem vir a ser normais, diz cientista.
Itália

Veneza enfrenta mais uma maré excecional

Os venezianos estão a preparar-se para a perspetiva de mais uma maré excecional, numa época que a cidade italiana está a atingir recordes de cheias.
Desastres Naturais

20 mortos e 66 feridos na Colômbia

A segunda estação de chuvas na Colômbia, que começou em outubro, fez 20 mortos, 66 feridos e um desaparecido. Desde o início do ano, chuvas já provocaram 125 mortos, 166 feridos e 11 desaparecidos.
Sismo

Avaliação de risco sísmico passa a ser obrigatória

A avaliação de risco sísmico já não se limita às novas construções e "é feita obrigatoriamente no caso de ações de reabilitação ou ampliação de um prédio antigo", anunciou Eduardo Cabrita.
Inundações

Veneza. Nova inundação fecha praça de São Marcos

262
"Sou obrigado a fechar a praça de São Marcos para proteger os cidadãos", indicou o presidente da Câmara de Veneza. As inundações de terça-feira provocaram dois mortos.
Itália

Itália decreta estado de emergência em Veneza

O estado de emergência em Veneza estava a ser preparado durante a tarde e acabou mesmo por avançar. São as piores inundações que a cidade já viu desde 1966.
Itália

Veneza. Governo prepara estado de emergência

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, descreve "um golpe no coração de Itália" com as cheias em Veneza e, depois de uma noite na cidade, está a preparar uma declaração de estado de emergência.
Sismo

Sismo de magnitude 7.1 abala Indonésia 

1126
Um sismo de magnitude 7.1 atingiu a Indonésia. O epicentro registou-se no mar, a 45 quilómetros de profundidade. O alerta de tsunami já foi levantado.
Açores

Mil sismos este mês nos Açores não é anormal

Só este ano, e de acordo com o CIVISA, os Açores já registaram mais de mil sismos, mas os especialistas afirmam que não se trata de uma situação "anormal".
Itália

Veneza. Imagens das piores inundações em 53 anos

328
Veneza acordou inundada como há muito não se via na manhã desta quarta-feira. A subida das águas já levou o presidente da câmara a declarar estado de emergência.
Açores

Açores. Empresários admitem encerrar comércio

"Não acredito que a gente consiga aguentar até ao mês de dezembro nestas condições. Vai ter de haver um corte drástico na estrutura, se a gente quiser manter a empresa aberta", afirmou um empresário.
Itália

Veneza. "Será necessário recomeçar do zero"

507
Duas pessoas morreram na Pellestrina; presidente da Câmara de Veneza fala em "situação dramática" e declarou estado de emergência. Marca da água atingiu 1,87 metros, o nível mais alto desde 1966.
Austrália

Incêndios aproximam-se dos subúrbios de Sydney

Os incêndios florestais intensificaram-se esta terça-feira, chegando aos subúrbios de Sydney. Desde sexta-feira, três pessoas morreram e mais de 150 casas ficaram destruídas.
Sismo

Sismo de magnitude 4,2 na ilha do Faial

O sismo, sentido às 4h36, teve o epicentro a cerca de 30 quilómetros a Oeste da freguesia do Capelo (Horta), na ilha do Faial. Na segunda-feira, já tinha sido registado um sismo de magnitude 3,7.
Sismo

Sismo de magnitude 5,4 em França faz 4 feridos

443
O sismo teve epicentro a 11 quilómetros de Montélimar e foi sentido em Lyon. Quatro pessoas ficaram feridas, uma em estado grave.
Austrália

Incêndios. Estado autraliano declara emergência

O governo de Nova Gales do Sul declarou estado de emergência devido aos incêndios que já causaram três mortos e cerca de 100 feridos. Mais de 60 focos de incêndio continuam ativos nesta região.
Açores

Açores. Fim da crise energética relativa a gasóleo

Crise energética relativa ao gasóleo nas ilhas das Flores e do Corvo devido ao furacão "Lorenzo" chegou ao fim, determinou o Governo dos Açores. Flores já foi abastecida com 363 mil litros de gasóleo.
Irão

Sismo no Irão causou cinco mortos e 300 feridos

O Irão registou na madrugada desta sexta-feira um sismo de magnitude 5,9 que se traduziu em cinco mortos e 300 feridos. O sismo foi seguido de 40 réplicas de menor intensidade.
Açores

Faial. Segundo sismo em menos de 12 horas

Foi registado um sismo com epicentro a cerca de 29 quilómetros a noroeste do Capelo, ilha do Faial, com magnitude de 3,4 na escala de Richter, o segundo sentido em menos de 12 horas na ilha.
Quénia

Quénia. Inundações causam pelo menos 48 mortos

Pelo menos 48 pessoas morreram e cerca de 144 mil foram afetadas devido às chuvas das últimas semanas, que provocaram inundações repentinas e deslizamentos de terra em 25 condados.
Brasil

Desflorestação da Amazónia aumentou 80% 

Estudo do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazónia calcula que foram perdidos 802 quilómetros quadrados de área de floresta na região no mês de setembro, o equivalente a um aumento de 80%.
Tsunami

ONU defende sistemas de prevenção contra tsunamis

Quer sejam sistemas de alarme ou infraestruturas, a ONU acha necessário o investimento num mundo em que as previsões apontam para que até 2030 meio mundo viverá exposto a estas ocorrências.
Açores

Faial. Sentido o terceiro sismo em menos de 24h

Um sismo de magnitude 3,9 na escala de Richter foi sentido de madrugada no Faial, com epicentro a cerca de 31 quilómetros do Capelo. Este foi o terceiro sismo na ilha em menos de 24 horas.
Desastres Naturais

MAI: Entreajuda na Europa é “fundamental”

"O trabalho conjunto envolvendo todos os países europeus é fundamental", disse o ministro da Administração Interna, enquanto assistia a um exercício europeu de proteção civil no Seixal.
Açores

Sismo de 4,4 na escala de Richter na ilha do Faial

O sismo com magnitude 4,4 na escala de Richter teve epicentro a cerca de 29 quilómetros a oeste da freguesia do Capelo, na ilha do Faial, segundo o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros.
Chile

Sismo de magnitude 6 atinge Santiago do Chile

O sismo de magnitude 6 registou-se às 18h53 locais (21h53 em Lisboa) e foi sentido na região metropolitana de Santiago, provocando o pânico entre as pessoas que se manifestavam contra o governo.
Sismo

Sismo sentido a sudoeste do Cabo de São Vicente

Um sismo de magnitude 2,8 na escala de Richter foi registado na quinta-feira à noite a sudoeste do Cabo de São Vicente, mas não há qualquer informação de que tenha sido sentido.
Açores

Furacão Lorenzo. Prejuízos de 1,5 milhões na Horta

"Tivemos valores muito elevados [de prejuízos], sobretudo em estradas e zonas balneares, no valor de um milhão e meio de euros", explicou o presidente da Câmara Municipal da Horta, nos Açores.
Filipinas

Novo sismo nas Filipinas faz 5 mortos

Pelo menos cinco pessoas morreram após um novo sismo de magnitude 6,5 atingir a ilha de Mindanau, nas Filipinas, 2 dias após um forte terramoto ter provocado pelo menos oito mortos na mesma região.
Inundações

As zonas de Portugal onde o mar mais pode subir

397
Em Portugal, uma das zonas mais afetadas por um nível da água acima da média poderá ser a zona da Estuário do Tejo. Seis países asiáticos representam cerca de 75% dos 300 milhões de pessoas afetadas.
Sismo

Sismo nas Filipinas faz sete mortos e 400 feridos

Sete pessoas morreram e 400 ficaram feridas na sequência de um sismo de magnitude 6,6 na escala de Richter que atingiu esta terça-feira a ilha de Mindanao, no sul das Filipinas.
Sismo

Sismo de 1,6 na escala de Richter perto de Valongo

O epicentro do sismo de magnitude 1,6 na escala de Richter localizou-se a cerca de oito quilómetros de Valongo. O sismo não causou danos pessoais ou materiais, segundo o IPMA.
Egito

Chuva no Cairo mata sete pessoas

As fortes chuvadas de terça-feira mataram pelo menos três crianças e quatro adultos no Cairo. As cheias forçaram o fecho da maioria das escolas e das universidades.
História

Açores sofreram sismo destruidor há 497 anos

Faz 497 anos que os Açores sofreram o sismo mais devastador do arquipélago, apenas suplantado em Portugal pelo terramoto de 1755, que destruiu por completo Vila Franca do Campo.
Ciência

"Stormquakes". Furacões podem provocar sismos

Uma equipa de investigadores descobriu que as grandes tempestades no oceano podem criar ondas tão fortes que podem equivaler a um sismo de magnitude 3,5. Mas o perigo de danos é menor.
Açores

Açores. Mau tempo faz mover bovinos em barcos

Já se transportaram 160 bovinos em embarcações desde a ilha das Flores e estão muitos mais por retirar da ilha do Corvo. São ainda consequências dos estragos do furacão Lorenzo.
Açores

PR “muito impressionado” com "Lorenzo"

Marcelo Rebelo de Sousa visitou o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão "Lorenzo", pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva
País

Leslie: 1,4 milhões de euros de apoio a municípios

O Governo emitiu um despacho na quarta-feira que permite autorizada a celebração de contratos de auxílio financeiro aos municípios afetados pelo furacão Leslie há um ano.
Filipinas

Sismo nas Filipinas. Centro comercial evacuado

Segundo a USGS, o sismo de magnitude 6,4 ocorreu a uma profundidade de 14 quilómetros. Até ao momento, não há registo de vítimas mortais.
Desastres Naturais

Incêndios. Proteção Civil vigilante até fim do mês

A Proteção civil vai manter um elevado nível de prontidão na resposta aos incêndios. Apesar do fim do Verão, o número de incêndios continua alto e existe a necessidade de "plena vigilância".
Açores

Furacão Lorenzo. 330 milhões de euros em prejuízos

O furacão Lorenzo provocou um prejuízo de 330 milhões de euros em áreas como infraestruturas portuárias e outros equipamentos públicos, na habitação, nas pescas, na agricultura e no setor empresarial.
Japão

Japão. Tufão Hagibis já fez mais de 50 mortos

O número de mortos continua a subir e quase 400 mil casas estão sem eletricidade no Japão, devido à passagem do tufão Hagibis. Mais de 100 mil operacionais participam em operações de resgate.
Japão

Japão. Pelo menos 7 mortos após passagem do tufão

Mais de 100 pessoas ficaram feridas na sequência da tempestade, que atingiu o centro e o leste do Japão com chuvas torrenciais e ventos fortes.
Japão

Japão: 56 mortos e 200 feridos à passagem do tufão

160
Tufão Hagibis chegou ao Japão e atingiu sobretudo zona de Tóquio. Último balanço é de, pelo menos, 56 mortos e mais de 200 feridos. Mais de sete milhões pessoas foram aconselhados a deixar as casas.
Governo

Furacão Leslie. Apoios do Governo estão por pagar

378
Os prejuízos provocados na região Centro em outubro de 2018 continuam sem apoio governamental, com exceção dos agricultores do Baixo Mondego, assumem autarcas e um responsável do setor agrícola.
Japão

Tufão Hagibis provoca um morto no Japão

Espera-se que o tufão, classificado como "muito forte", atinja a zona centro e leste do país esta noite, com rajadas de vento até 216 quilómetros por hora.
Moçambique

Idai. Parceiros apoiam com tendas para eleições

União Europeia e a Cooperação Austríaca para o Desenvolvimento disponibilizaram 265 mil euros para a compra de 120 tendas, que serão usadas para momento eleitoral nas zonas afetadas pelo ciclone.
País

A tempestade Leslie um ano e 120 milhões depois

Foi há mais ou menos um ano que o furacão Leslie passou por Portugal: ventos nunca antes registados e danos avaliados em 120 milhões de euros. A Figueira da Foz foi uma das localidades mais afetadas.
Açores

Açores. Porto das Lajes reaberto "muito em breve"

O Governo Regional diz que o porto ficou "totalmente destruído", mas estima que, “em meados da próxima semana", a limpeza do local esteja concluída. Marinha e Força Aérea participam nas operações.
Cão

Cão encontrado um mês depois do furacão Dorian

253
Um cão, a quem deram o nome de "Miracle", foi encontrado três semanas depois do furacão Dorian graças a um drone com detetor de infravermelhos.
Furacão

Forças Armadas avaliam acessos ao Porto das Lajes

Os militares dos três ramos das Forças Armadas constituem-se como equipa avançada para avaliar o estado de acessibilidade do Porto das Lajes das Flores e de outras infraestruturas.
Açores

Furacão. Estradas abertas nos Açores

Depois da passagem do Lorenzo, apenas nas ilhas do Faial e do Pico se registam ainda troços de estrada condicionados. Nas Flores, continuam os trabalhos de limpeza e remoção de detritos.
Açores

Crise energética decretada nas Flores e Corvo

Governo Regional decretou situação de crise até 31 de outubro, devido aos estragos nas ilhas. Vasco Cordeiro destaca inexistência de vítimas e afirma que população vai ajudar na reconstrução.
Açores

Açores. Sismo de 3,1 sentido no Faial

O sismo foi registado às 23h42 de quarta-feira com epicentro a cerca de 32 quilómetros a oeste do Capelo, ilha do Faial. Sismo é sentido no mesmo dia em que o Lonrezo passou pelo arquipélago.
A página está a demorar muito tempo.