Desastres Naturais
Erupção Vulcânica

Whakaari. Operação arriscada para recuperar corpos

Apesar do risco de uma nova erupção, a polícia neozelandesa anunciou que esta sexta-feira vai empreender uma operação especial para recuperar os cadáveres dos oito turistas mortos na Ilha Branca.
Nova Zelândia

Nova Zelândia. Número de mortos sobe para 16

Duas vítimas internadas não resistiram aos ferimentos. O vulcão Whakaari na Nova Zelândia voltou a libertar lama e vapor e para as próximas 24 horas há um risco de 40 a 60% de haver uma nova erupção.
Nova Zelândia

Piloto relata cenário de horror no vulcão

351
"As pessoas estavam cobertas de cinza e pó. Quando tentávamos pegar nelas a pele ficava-nos nas mãos." O relato de Mark Law, o piloto que esqueceu a sua segurança e salvou 12 pessoas.
Desastres Naturais

Vulcão. Nova Zelândia encomendou 120 m2 de pele 

207
Cirurgiões neo-zelandeses estimam que só nos próximos dias sejam necessárias mais de 500 horas de cirurgias às vítimas de queimaduras causadas pelo vulcão. Algumas têm 95% do corpo afetado.
Sismo

Sismo de 3,2 na escala de Richter sentido no Faial

O sismo de intensidade fraca foi registado às 22:23 (hora local) em três localidades da ilha açoriana. Desde 3 de novembro que a zona oeste do Faial tem registado um aumento da atividade sísmica.
Sismo

Sismo com magnitude 4,5 atinge centro da Itália

O tremor de terra ocorreu às 04:37, horário local e o epicentro foi localizado a cerca de 25 quilómetros ao norte de Florença, a uma profundidade de nove quilómetros. Não houve vítimas.
Açores

Terceiro sismo sentido em dois dias, no Faial

Um sismo de magnitude 3,1 na escala de Richter foi sentido na madrugada desta segunda-feira no Faial. Desde novembro que a zona oeste do Faial tem vindo a registar um aumento da atividade sísmica.
Moçambique

Beira. Chuvas intensas lembram "pesadelo" do Idai

As chuvas fortes começaram na madrugada de quarta-feira. Em março, o ciclone Idai matou cerca 604 pessoas no centro do país e afetou 1,5 milhões. Algumas zonas continuam em reconstrução.
Equador

Forte sismo sacode Quito sem causar vítimas

O sismo, de magnitude 4,2 na escala Richter, foi sentido como forte, mas rápido e algumas pessoas informaram que ouviram sons estranhos. Não há, para já, registo de vítimas ou danos materiais.
Sismo

Novo sismo registado no Faial

Sismo foi registado com magnitude 3,5 na escala de Richter. Desde o dia 03 de novembro que a zona oeste do Faial tem vindo a registar "um ligeiro incremento" da atividade sísmica.
Açores

Dois sismos nas ilhas de São Miguel e Faial

O primeiro sismo, de 2,1 na escala de Richter, foi registado a cerca de 3 km da ilha de São Miguel. O segundo, de magnitude 3,2, teve epicentro a 29 km do Faial.
Chile

Sismo de 6 na costa norte do Chile

Um sismo de magnitude 6 na escala de Richter foi esta terça-feira registado na costa norte do Chile. Não há relatos de danos.
Sismo

Sismo de magnitude 6 na costa do Alasca

Um sismo de magnitude 6 foi registado na madrugada desta segunda-feira próximo da costa do Alasca, não havendo relatos de danos ou vítimas.
Sismo

Açores estão melhor preparados para sismos

Numa altura em que o Faial vive uma crise sísmica, o diretor regional das Obras Públicas defende que os Açores estão melhor preparados para uma crise intensa, devido a uma "cultura de prevenção".
Brasil

Bolsonaro culpa DiCaprio por fogos na Amazónia

1436
O presidente do Brasil acusou o ator norte-americano de ter dado dinheiro para organizações não-governamentais que, segundo acredita, são responsáveis pelos incêndios na floresta.
Albânia

Futura nora do primeiro-ministro entre 51 mortos

137
Kristi Reçi e a família estão entre as 51 vítimas do sismo que abalou a Albânia. As operações de resgate já terminaram. Há ainda 2 mil feridos 4 mil desalojados
Moçambique

Moçambique. 119 ME para construção de estradas

Moçambique vai receber 132 milhões de dólares (119 milhões de euros) para construção de estradas em zonas rurais, que incluem locais afetados pelos ciclones Idai e Kenneth.
Sismo

Albânia. Número de mortos no sismo sobe para 40

As buscas por sobreviventes nos escombros provocados pelo sismo de terça-feira continuam, por vezes interrompidas devido às réplicas que se fazem sentir. Pelo menos 40 morreram, mas 48 foram salvos.
Albânia

Albânia. Imagens do sismo desta terça-feira

O sismo provocou pelo menos 25 mortos, mais de 600 feridos e 20 pessoas estão desaparecidas. O governo declarou esta quarta-feira um dia de luto nacional.
Açores

Açores. Sismo de 3,8 sentido na ilha do Faial

Um sismo de 3,8 foi na madrugada desta quarta-feira sentido no Faial. Tem sido registado "um ligeiro incremento" na atividade sísmica na ilha desde o início de novembro.
Grécia

Sismo de magnitude 6,0 na Grécia. Não há vítimas

205
Um sismo de magnitude 6,0 (escala de Richter) atingiu esta quarta-feira de manhã a ilha de Creta, na Grécia, não havendo registo de vítimas.
Califórnia

Incêndio na Califórnia obriga milhares a fugir

Cerca de 6.300 pessoas foram retiradas das suas habitações e que cerca de 2.400 estruturas estavam em risco devido a um incêndio que lavra nas montanhas, perto de Santa Barbara, na Califórnia.
Sismo

Sismo de magnitude 5.4 na Bósnia

127
Horas depois do sismo que já causou nove mortos e 300 feridos na Albânia, um novo tremor de terra atingiu a Bósnia, com epicentro a 75 quilómetros de Sarajevo.
Albânia

Albânia. Sismo causa 20 mortos e 600 feridos

539
Pelo menos 20 pessoas morreram e 600 ficaram feridas após um sismo de 6,4 que foi sentido na Albânia, o mais poderoso a atingir a região em décadas. Presidente fala em situação dramática.
Sismo

Sismo de 4.1 faz tremer Açores

Mais um sismo registado nos Açores, este de magnitude 4.1 na escala de Richter. O tremor foi sentido pelas 22h47 nas ilhas do Faial, Pico e São Jorge com intensidades diferentes.
Sismo

Sismo de magnitude 3 na Madeira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera registou esta manhã um sismo de magnitude 3.0 a seis quilómetro de Porto Moniz, na Madeira. Até agora não há indícios de que tenha sido sentido na ilha.
Mundo

Sismo de magnitudo 6.1 atinge Laos

Um sismo de magnitude 6.1 foi registado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos, que controla atividade sísmica em todo o mundo. O epicentro foi a 10 quilómetros de profundidade.
México

México regista dois sismos de magnitude 5,4 e 6,3

Um sismo de magnitude 6,3 na escala de Richter e um de 5,4 foram esta quarta-feira sentidos às 4h27 e às 11h30, respetivamente, perto da fronteira entre o México e Guatemala.
Inundações

Veneza. Danos atingem os mil milhões de euros

Turistas já passeiam de gôndola e a Praça de São Marcos reabriu ao público, mas os danos rondam os cerca de mil milhões de euros. Cheias deste tipo podem vir a ser normais, diz cientista.
Itália

Veneza enfrenta mais uma maré excecional

Os venezianos estão a preparar-se para a perspetiva de mais uma maré excecional, numa época que a cidade italiana está a atingir recordes de cheias.
Desastres Naturais

20 mortos e 66 feridos na Colômbia

A segunda estação de chuvas na Colômbia, que começou em outubro, fez 20 mortos, 66 feridos e um desaparecido. Desde o início do ano, chuvas já provocaram 125 mortos, 166 feridos e 11 desaparecidos.
Sismo

Avaliação de risco sísmico passa a ser obrigatória

A avaliação de risco sísmico já não se limita às novas construções e "é feita obrigatoriamente no caso de ações de reabilitação ou ampliação de um prédio antigo", anunciou Eduardo Cabrita.
Inundações

Veneza. Nova inundação fecha praça de São Marcos

262
"Sou obrigado a fechar a praça de São Marcos para proteger os cidadãos", indicou o presidente da Câmara de Veneza. As inundações de terça-feira provocaram dois mortos.
Itália

Itália decreta estado de emergência em Veneza

O estado de emergência em Veneza estava a ser preparado durante a tarde e acabou mesmo por avançar. São as piores inundações que a cidade já viu desde 1966.
Itália

Veneza. Governo prepara estado de emergência

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, descreve "um golpe no coração de Itália" com as cheias em Veneza e, depois de uma noite na cidade, está a preparar uma declaração de estado de emergência.
Sismo

Sismo de magnitude 7.1 abala Indonésia 

1126
Um sismo de magnitude 7.1 atingiu a Indonésia. O epicentro registou-se no mar, a 45 quilómetros de profundidade. O alerta de tsunami já foi levantado.
Açores

Mil sismos este mês nos Açores não é anormal

Só este ano, e de acordo com o CIVISA, os Açores já registaram mais de mil sismos, mas os especialistas afirmam que não se trata de uma situação "anormal".
Itália

Veneza. Imagens das piores inundações em 53 anos

328
Veneza acordou inundada como há muito não se via na manhã desta quarta-feira. A subida das águas já levou o presidente da câmara a declarar estado de emergência.
Açores

Açores. Empresários admitem encerrar comércio

"Não acredito que a gente consiga aguentar até ao mês de dezembro nestas condições. Vai ter de haver um corte drástico na estrutura, se a gente quiser manter a empresa aberta", afirmou um empresário.
Itália

Veneza. "Será necessário recomeçar do zero"

507
Duas pessoas morreram na Pellestrina; presidente da Câmara de Veneza fala em "situação dramática" e declarou estado de emergência. Marca da água atingiu 1,87 metros, o nível mais alto desde 1966.
Austrália

Incêndios aproximam-se dos subúrbios de Sydney

Os incêndios florestais intensificaram-se esta terça-feira, chegando aos subúrbios de Sydney. Desde sexta-feira, três pessoas morreram e mais de 150 casas ficaram destruídas.
Sismo

Sismo de magnitude 4,2 na ilha do Faial

O sismo, sentido às 4h36, teve o epicentro a cerca de 30 quilómetros a Oeste da freguesia do Capelo (Horta), na ilha do Faial. Na segunda-feira, já tinha sido registado um sismo de magnitude 3,7.
Sismo

Sismo de magnitude 5,4 em França faz 4 feridos

443
O sismo teve epicentro a 11 quilómetros de Montélimar e foi sentido em Lyon. Quatro pessoas ficaram feridas, uma em estado grave.
Austrália

Incêndios. Estado autraliano declara emergência

O governo de Nova Gales do Sul declarou estado de emergência devido aos incêndios que já causaram três mortos e cerca de 100 feridos. Mais de 60 focos de incêndio continuam ativos nesta região.
Açores

Açores. Fim da crise energética relativa a gasóleo

Crise energética relativa ao gasóleo nas ilhas das Flores e do Corvo devido ao furacão "Lorenzo" chegou ao fim, determinou o Governo dos Açores. Flores já foi abastecida com 363 mil litros de gasóleo.
Irão

Sismo no Irão causou cinco mortos e 300 feridos

O Irão registou na madrugada desta sexta-feira um sismo de magnitude 5,9 que se traduziu em cinco mortos e 300 feridos. O sismo foi seguido de 40 réplicas de menor intensidade.
Açores

Faial. Segundo sismo em menos de 12 horas

Foi registado um sismo com epicentro a cerca de 29 quilómetros a noroeste do Capelo, ilha do Faial, com magnitude de 3,4 na escala de Richter, o segundo sentido em menos de 12 horas na ilha.
Quénia

Quénia. Inundações causam pelo menos 48 mortos

Pelo menos 48 pessoas morreram e cerca de 144 mil foram afetadas devido às chuvas das últimas semanas, que provocaram inundações repentinas e deslizamentos de terra em 25 condados.
Brasil

Desflorestação da Amazónia aumentou 80% 

Estudo do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazónia calcula que foram perdidos 802 quilómetros quadrados de área de floresta na região no mês de setembro, o equivalente a um aumento de 80%.
Tsunami

ONU defende sistemas de prevenção contra tsunamis

Quer sejam sistemas de alarme ou infraestruturas, a ONU acha necessário o investimento num mundo em que as previsões apontam para que até 2030 meio mundo viverá exposto a estas ocorrências.
Açores

Faial. Sentido o terceiro sismo em menos de 24h

Um sismo de magnitude 3,9 na escala de Richter foi sentido de madrugada no Faial, com epicentro a cerca de 31 quilómetros do Capelo. Este foi o terceiro sismo na ilha em menos de 24 horas.
Desastres Naturais

MAI: Entreajuda na Europa é “fundamental”

"O trabalho conjunto envolvendo todos os países europeus é fundamental", disse o ministro da Administração Interna, enquanto assistia a um exercício europeu de proteção civil no Seixal.
Açores

Sismo de 4,4 na escala de Richter na ilha do Faial

O sismo com magnitude 4,4 na escala de Richter teve epicentro a cerca de 29 quilómetros a oeste da freguesia do Capelo, na ilha do Faial, segundo o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros.
Chile

Sismo de magnitude 6 atinge Santiago do Chile

O sismo de magnitude 6 registou-se às 18h53 locais (21h53 em Lisboa) e foi sentido na região metropolitana de Santiago, provocando o pânico entre as pessoas que se manifestavam contra o governo.
Sismo

Sismo sentido a sudoeste do Cabo de São Vicente

Um sismo de magnitude 2,8 na escala de Richter foi registado na quinta-feira à noite a sudoeste do Cabo de São Vicente, mas não há qualquer informação de que tenha sido sentido.
Açores

Furacão Lorenzo. Prejuízos de 1,5 milhões na Horta

"Tivemos valores muito elevados [de prejuízos], sobretudo em estradas e zonas balneares, no valor de um milhão e meio de euros", explicou o presidente da Câmara Municipal da Horta, nos Açores.
Filipinas

Novo sismo nas Filipinas faz 5 mortos

Pelo menos cinco pessoas morreram após um novo sismo de magnitude 6,5 atingir a ilha de Mindanau, nas Filipinas, 2 dias após um forte terramoto ter provocado pelo menos oito mortos na mesma região.
Inundações

As zonas de Portugal onde o mar mais pode subir

397
Em Portugal, uma das zonas mais afetadas por um nível da água acima da média poderá ser a zona da Estuário do Tejo. Seis países asiáticos representam cerca de 75% dos 300 milhões de pessoas afetadas.
Sismo

Sismo nas Filipinas faz sete mortos e 400 feridos

Sete pessoas morreram e 400 ficaram feridas na sequência de um sismo de magnitude 6,6 na escala de Richter que atingiu esta terça-feira a ilha de Mindanao, no sul das Filipinas.
Sismo

Sismo de 1,6 na escala de Richter perto de Valongo

O epicentro do sismo de magnitude 1,6 na escala de Richter localizou-se a cerca de oito quilómetros de Valongo. O sismo não causou danos pessoais ou materiais, segundo o IPMA.
Egito

Chuva no Cairo mata sete pessoas

As fortes chuvadas de terça-feira mataram pelo menos três crianças e quatro adultos no Cairo. As cheias forçaram o fecho da maioria das escolas e das universidades.
História

Açores sofreram sismo destruidor há 497 anos

Faz 497 anos que os Açores sofreram o sismo mais devastador do arquipélago, apenas suplantado em Portugal pelo terramoto de 1755, que destruiu por completo Vila Franca do Campo.
Ciência

"Stormquakes". Furacões podem provocar sismos

Uma equipa de investigadores descobriu que as grandes tempestades no oceano podem criar ondas tão fortes que podem equivaler a um sismo de magnitude 3,5. Mas o perigo de danos é menor.
Açores

Açores. Mau tempo faz mover bovinos em barcos

Já se transportaram 160 bovinos em embarcações desde a ilha das Flores e estão muitos mais por retirar da ilha do Corvo. São ainda consequências dos estragos do furacão Lorenzo.
Açores

PR “muito impressionado” com "Lorenzo"

Marcelo Rebelo de Sousa visitou o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão "Lorenzo", pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva
País

Leslie: 1,4 milhões de euros de apoio a municípios

O Governo emitiu um despacho na quarta-feira que permite autorizada a celebração de contratos de auxílio financeiro aos municípios afetados pelo furacão Leslie há um ano.
Filipinas

Sismo nas Filipinas. Centro comercial evacuado

Segundo a USGS, o sismo de magnitude 6,4 ocorreu a uma profundidade de 14 quilómetros. Até ao momento, não há registo de vítimas mortais.
Desastres Naturais

Incêndios. Proteção Civil vigilante até fim do mês

A Proteção civil vai manter um elevado nível de prontidão na resposta aos incêndios. Apesar do fim do Verão, o número de incêndios continua alto e existe a necessidade de "plena vigilância".
Açores

Furacão Lorenzo. 330 milhões de euros em prejuízos

O furacão Lorenzo provocou um prejuízo de 330 milhões de euros em áreas como infraestruturas portuárias e outros equipamentos públicos, na habitação, nas pescas, na agricultura e no setor empresarial.
Japão

Japão. Tufão Hagibis já fez mais de 50 mortos

O número de mortos continua a subir e quase 400 mil casas estão sem eletricidade no Japão, devido à passagem do tufão Hagibis. Mais de 100 mil operacionais participam em operações de resgate.
Japão

Japão. Pelo menos 7 mortos após passagem do tufão

Mais de 100 pessoas ficaram feridas na sequência da tempestade, que atingiu o centro e o leste do Japão com chuvas torrenciais e ventos fortes.
Japão

Japão: 56 mortos e 200 feridos à passagem do tufão

160
Tufão Hagibis chegou ao Japão e atingiu sobretudo zona de Tóquio. Último balanço é de, pelo menos, 56 mortos e mais de 200 feridos. Mais de sete milhões pessoas foram aconselhados a deixar as casas.
Governo

Furacão Leslie. Apoios do Governo estão por pagar

378
Os prejuízos provocados na região Centro em outubro de 2018 continuam sem apoio governamental, com exceção dos agricultores do Baixo Mondego, assumem autarcas e um responsável do setor agrícola.
Japão

Tufão Hagibis provoca um morto no Japão

Espera-se que o tufão, classificado como "muito forte", atinja a zona centro e leste do país esta noite, com rajadas de vento até 216 quilómetros por hora.
Moçambique

Idai. Parceiros apoiam com tendas para eleições

União Europeia e a Cooperação Austríaca para o Desenvolvimento disponibilizaram 265 mil euros para a compra de 120 tendas, que serão usadas para momento eleitoral nas zonas afetadas pelo ciclone.
País

A tempestade Leslie um ano e 120 milhões depois

Foi há mais ou menos um ano que o furacão Leslie passou por Portugal: ventos nunca antes registados e danos avaliados em 120 milhões de euros. A Figueira da Foz foi uma das localidades mais afetadas.
Açores

Açores. Porto das Lajes reaberto "muito em breve"

O Governo Regional diz que o porto ficou "totalmente destruído", mas estima que, “em meados da próxima semana", a limpeza do local esteja concluída. Marinha e Força Aérea participam nas operações.
Cão

Cão encontrado um mês depois do furacão Dorian

253
Um cão, a quem deram o nome de "Miracle", foi encontrado três semanas depois do furacão Dorian graças a um drone com detetor de infravermelhos.
Furacão

Forças Armadas avaliam acessos ao Porto das Lajes

Os militares dos três ramos das Forças Armadas constituem-se como equipa avançada para avaliar o estado de acessibilidade do Porto das Lajes das Flores e de outras infraestruturas.
Açores

Furacão. Estradas abertas nos Açores

Depois da passagem do Lorenzo, apenas nas ilhas do Faial e do Pico se registam ainda troços de estrada condicionados. Nas Flores, continuam os trabalhos de limpeza e remoção de detritos.
Açores

Crise energética decretada nas Flores e Corvo

Governo Regional decretou situação de crise até 31 de outubro, devido aos estragos nas ilhas. Vasco Cordeiro destaca inexistência de vítimas e afirma que população vai ajudar na reconstrução.
Açores

Açores. Sismo de 3,1 sentido no Faial

O sismo foi registado às 23h42 de quarta-feira com epicentro a cerca de 32 quilómetros a oeste do Capelo, ilha do Faial. Sismo é sentido no mesmo dia em que o Lonrezo passou pelo arquipélago.
Açores

Lorenzo, o furacão "anormal" que assusta os Açores /premium

137
Explicador. É o furacão mais potente de sempre a chegar tão perto da Europa. Chega aos Açores e traz ondas fortes ao continente na 5ª-feira. O que torna esta tempestade "especial", mas não inédita?
Furacão

Furacão Lorenzo. Altice ativa gabinete de crise

A operadora anunciou esta terça-feira que ativou o gabinete de crise devido à passagem do furacão Lorenzo nos Açores e iniciou plano preventivo para mitigar "todos e quaisquer danos" nas comunicações.
Moçambique

Idai. 300 famílias voltam para zonas de risco 

Na sequência do ciclone Idai, em Moçambique, um grupo de cerca de 300 pessoas tinha sido realojado em março na região de Nomiua, mas a falta de espaço obrigou-as a regressar às zonas de risco.
Açores

Lorenzo. Energia restabelecida no final da tarde

439
Linhas de alta energia estão a ser reparadas. Energia deve ficar restabelecida até ao final da tarde. Há uma conduta de água danificada, mas não compromete acesso das populações.
Desastres Naturais

Tempestade mata duas pessoas na Europa central

Duas pessoas morreram devido a uma tempestade que atingiu a Europa central, levando à interrupção dos serviços ferroviários e deixando milhares de famílias sem eletricidade em casa.
Furacão

Lorenzo. Bombeiros e Proteção Civil reúnem-se 

"Será uma reunião para limar arestas, porque, em boa verdade, já fizemos todos o nosso trabalho de casa", explicou à agência Lusa Nuno Henriques, comandante do corpo de Bombeiros Voluntários do Faial.
Sata

Furacão Lorenzo. 900 passageiros da SATA afetados

Azores Airlines que assegura as ligações com o exterior estima que sejam afetados 500 passageiros. No caso da SATA Air Açores, que garante as ligações interilhas, deverão ser afetados 400 passageiros.
Açores

Lorenzo põe Açores sob aviso vermelho

As ilhas dos grupos Ocidental e Central dos Açores vão estar sob aviso vermelho devido ao furacão "Lorenzo", que passou esta segunda-feira para a categoria 2.
Évora

Sismo de magnitude 2,3 sentido perto de Mourão

O sismo de magnitude 2,3 foi registado às 6h41 e o epicentro foi localizado a cerca de 9 quilómetros no norte-nordeste de Mourão, no distrito de Évora. Não há registo de danos pessoais ou materiais.
Açores

Furacão Lorenzo. Costa prometeu apoio aos Açores

102
O primeiro-ministro disponibilizou aos Açores todo o apoio que vier a ser necessário com a passagem do furacão Lorenzo que deverá atingir todo o arquipélago na quarta-feira.
Furacão

Açores. Furacão Lourenzo pode atingir 180 km/h

1355
O furacão poderá chegar aos Açores na próxima semana. IPMA admite rajadas de vento de 180 km/hora nas ilhas do Faial e do Pico, um cenário que não se regista no arquipélago há 20 anos.
Furacão

Furacão Lorenzo deverá afetar Açores na quarta

O Lorenzo deverá atingir os Açores na quarta, embora perca intensidade à medida que se for aproximando do arquipélago. O furacão é de categoria 4 na escala de Saffir-Simpson, que oscila entre 1 e 5.
Meteorologia

Furacão Lorenzo pode chegar aos Açores

O Lorenzo, que está perto de Cabo Verde, irá começar a deslocar-se para norte. Será nesse quadro que poderá afetar o arquipélago, ainda que nesta altura não seja possível prever com que intensidade.
Desastres Naturais

Paquistão. Sobe para 37 número de mortos em sismo

O número de mortos causados pelo sismo que atingiu na terça feira a zona de Caxemira controlada pelo Paquistão aumentou para 37. A área mais atingida foi o distrito de Mirpur.
Incêndios

Incêndios florestais pintam Indonésia de vermelho

114
Fumo, pouca luz e quase um milhão de pessoas com graves infeções respiratórias: é este o resultado dos graves incêndios florestais que têm devastado o país do sudoeste asiático.
Paquistão

Paquistão. Sismo de magnitude 5,8 mata 22 pessoas

Vinte e duas pessoas morreram e outras 200 ficaram feridas na cidade de Mirpur após sismo na Caxemira paquistanesa, que teve uma intensidade de 5,8 graus na Escala de Richter. Veja aqui fotos.
Albânia

Maior sismo dos últimos 30 anos faz 68 feridos

120
O sismo ocorreu pelas 13h deste sábado, a seis quilómetros de Durres, e foi seguido por outros dois de menor intensidade. Abalos foram sentidos na capital albanesa, Tirana. Não há registo de mortos.
Espanha

Espanha. Mau tempo já matou sete pessoas

O cadáver de um holandês de 66 anos que desapareceu no domingo durante as inundações no sudeste de Espanha foi encontrado este terça-feira, elevando para sete o número de mortes devido ao mau tempo.
Fotogaleria

Chuvas deixaram o sudeste espanhol debaixo de água

179
Três dias de chuvas intensas no sudeste de Espanha mataram seis pessoas e forçaram milhares a deixar as suas casas. A região ainda não está fora de perigo. Veja as imagens das inundações.
Moçambique

Moçambique. 500 mil pessoas em risco de inundações

Mais de 500 mil pessoas estão em risco de ficarem inundadas na época chuvosa 2019/2020 em Moçambique, prevendo-se a ocorrência de chuvas normais com tendência acima do normal.
Furacão

Dorian. Número de desaparecidos cai para 1.300

Na quarta-feira, o porta-voz da NEMA, Carl Smith, indicou que o número de desaparecidos nas Bahamas estava fixado em 2.500, alertando, porém, que os registos ainda não tinham sido reconciliados.
Nações Unidas

Moçambique. ONU faz plano humanitário pós-ciclone

As Nações Unidas lançam em Maputo plano revisto de resposta humanitária a Moçambique que abrange o apoio às vítimas dos ciclones Idai e Kenneth, que, juntos, afetaram mais de 1,7 milhões de pessoas.
Furacão

2.500 desaparecidos e 50 mortos nas Bahamas 

Cerca de 2.500 pessoas continuam desaparecidas nas Bahamas, mais de uma semana após a passagem do furacão Dorian que matou, pelo menos, 50 pessoas, e deixou mais de 200 mil pessoas sem luz no Canadá.
Alterações Climáticas

Canadianos abandonam zonas em risco de inundações

Furacões, tempestades, inundações, as alterações climáticas têm desalojado milhares. No Canadá, a população é obrigada a abandonar as habitações. Nos EUA, continua-se a construir em zonas de risco.
Furacão

Falta de vistos para os EUA retém 119 pessoas

Sobreviventes do furacão Dorian não podem entrar nos Estados Unidos da América por falta de vistos. Segundo as autoridades americanas, trata-se de uma questão empresarial com a empresa Balearia.
Furacão

Furacão Dorian. Milhares deslocados nas Bahamas

Cerca de 4.500 pessoas foram já deslocadas das suas casas nas ilhas Abaco e Grand Bahama, as mais devastadas após a passagem do furacão Dorian pelas Bahamas. Número de mortos subiu para 45.
Desastres Naturais

Dorian deixa mais de 200 mil canadianos sem luz

Apesar de não ter provocado mortes, o furacão foi considerado como o pior a afetar a costa atlântica do Canadá desde Juan, em 2003, que atingiu a cidade de Halifax, causando a morte de seis pessoas.
Desastres Naturais

Canadá com fortes chuvas e ondas de 20 metros

O furacão Dorian chegou na noite de sábado à província ao leste do Canadá trazendo consigo fortes chuvas e ondas de 20 metros, segundo os serviços meteorológicos.
Açores

Sismo sentido no Faial

Um sismo com magnitude 2,7 na escala de Richter, e epicentro a cerca de 32 quilómetros a oeste do Capelo, foi sentido na última noite na ilha do Faial, adiantou a Proteção Civil dos Açores.
Desastres Naturais

Furacão Dorian. 43 mortos nas Bahamas

O balanço da passagem do furacão Dorian pelas Bahamas subiu de 30 para 43 o número de mortos, um registo que pode ainda aumentar, de acordo com dados oficiais divulgados na sexta-feira.
Furacão

Dorian. UE avança com 500 mil euros às Bahamas

O financiamento, segundo um comunicado da Comissão Europeia, destina-se a responder a necessidades urgentes como abrigo, água, higiene e alimentação. Dorian já chegou à Carolina do Norte, nos EUA.
Furacão

Bahamas. Depois do Dorian só restam destroços

Nas Bahamas, a população começa a percorrer os destroços deixados pelo Dorian. Há 70 mil pessoas que precisam de ajuda. O Dorian matou 30 pessoas e causou prejuízos de 6 mil milhões de euros.
Presidente Trump

Dorian. Gráfico de Trump foi alterado?

124
Trump disse que o Alabama seria atingido pelo Dorian, os serviços de meteorologia desmentiram. Trump insistiu e mostrou um gráfico oficial, mas tinha uma linha extra que parece desenhada a caneta.
Estados Unidos da América

Dorian. Homem compra 100 geradores para vítimas

332
O momento foi testemunhado por uma pessoa num supermercado na Florida. O homem não quer ser conhecido e pagou pelo material 44 mil euros. Barcos vão fazer chegar equipamento aos afetados.
Açores

Açores. Dois sismos no Faial em menos de 6 horas

142
O primeiro sismo ocorreu às 13h38 locais, com uma magnitude de 3,2. O segundo foi sentido às 17h43, com uma magnitude de 3,3. Tiveram epicentro a 32 e 29 quilómetros a oeste do Capelo.
Estados Unidos da América

Smart na cozinha para não voar com furacão Dorian

2847
Com a ameaça de aproximação do furacão Dorian aos Estados Unidos, um casal da Florida recuperou uma aposta antiga e protegeu o carro dentro da cozinha.
Furacão

Destruição nas Bahamas: já há 30 mortos

Na Georgia e Carolina do Sul, pessoas estiveram sem energia, mas furacão enfraquece. Nas Bahamas, a principal cidade das ilhas Ábaco ficou destruída e já são 30 os mortos. Veja aqui as fotos.
Furacão

EUA e Reino Unido auxiliam socorro nas Bahamas

Pelo menos 7 pessoas morreram após a passagem do furacão e a ONU estima que 61.000 pessoas nas ilhas atingidas precisarão de comida. Guarda Costeira americana e Marinha Real britânica estão no local.
Furacão

Dorian deixa cenário apocalíptico e 7 mortos

"Apocalíptico". "Devastação total". "Uma das maiores crises da história das Bahamas". Assim descreve quem sobrevoou o arquipélago fustigado pelo furacão. Número de mortos subiu para 7, mas há mais.
Estados Unidos da América

Cristãos rezaram na praia a pedir "calma, Dorian"

1138
O mesmo grupo também se reuniu na praia em 2017, quando o furacão Irma estava prestes a chegar à Florida. Nessa altura, "sentimos que fizemos diferença", dizem, à imprensa local.
Furacão

Furacão Dorian já fez 5 mortos

146
Entre os cinco mortos estará uma criança de 7 anos. Donald Trump já declarou o estado de emergência para os estados da Florida, Geórgia, Carolina do Norte e Carolina do Sul.
Furacão

Dorian pode chegar à Florida com categoria 4

Florida prepara-se para inundações, ventos fortes, tempestades e o fenómeno conhecido como "King Tide" (Maré-rei), que nada tem a ver com a chegada do furacão, mas que coincidirá com a sua chegada.
Moçambique

Noruega. 3,6 ME para zonas afetadas por ciclones

A embaixada da Noruega em Moçambique assinou acordos para apoiar com 3,675 milhões de euros o Programa Mundial da Alimentação e a Unicef em zonas afetadas pelos ciclones Idai e Kenneth.
Furacão

Furacão Dorian. Geórgia sob estado de emergência 

Estado da Geórgia declarou o estado de emergência para parte do seu território devido ao furacão Dorian. Trump cancelou visita à Polónia.
Desastres Naturais

As imagens impressionantes da erupção do Stromboli

387
O vulcão Stromboli entrou em erupção novamente esta quarta-feira. Enviou cinzas e lava flamejante para o mar, obrigando turistas a fugir. O episódio já tinha acontecido em julho, causando uma morte.
Moçambique

Moçambique. Ajuda humanitária não foi transparente

Centro de Integridade Pública moçambicana disse que o não envolvimento da sociedade civil no processo "pode ter propiciado a ocorrência de desvios não detetados ao longo do percurso".
Furacão

Dorian. Florida declara estado de emergência

O governador da Florida, nos Estados Unidos, declarou o estado de emergência devido ao furacão Dorian, que atingiu a categoria 1 e deve aumentar de intensidade nos próximos dias.
Furacão

Tempestade Dorian já é furacão de categoria 1

O furacão passa nas próximas horas junto à costa de Porto Rico, com ventos máximos de 120 km/hora. Os meteorologistas temem que possa atingir a categoria 3, com ventos acima dos 177 km/hora.
Desastres Naturais

Vulcão Stromboli voltou a entrar em erupção

Uma forte explosão vulcânica, logo após o meio-dia, enviou lava flamejante pelas encostas até à beira-mar. Não houve, até agora, relatos de vítimas.
Macau

Macau em alerta por causa de ciclone tropical

Para já, as autoridades içaram o sinal 1. Contudo, o nível pode aumentar para sinal 3 em breve. Autoridades alertam para a possibilidade de inundações e destruição de infraestruturas.
Tempestade Tropical

Trump declara estado de emergência em Porto Rico

"Uau! Outra grande tempestade está a aproximar-se de Porto Rico. Será que isto não acaba?" perguntou o Presidente dos EUA sobre a tempestade tropical Dorian, que ameaça a ilha.
Japão

Japão em alerta máximo devido a inundações

Três pessoas morreram arrastadas pela água. Autoridades alertam que "risco de desastre é extremamente alto". Há a registar deslizamentos de terra e casas inundadas devido a rios que transbordaram.
Espanha

Tempestades fustigam Espanha

448
Mau tempo cortou linhas de metro e estradas, desviou voos, arrastou carros e móveis em ruas transformadas em rios. Houve granizo do tamanho de bola de golfe e 9.300 raios. Veja os vídeos.
Tempestade Tropical

Tempestade Dorian aproxima-se de Porto Rico

Dorian continua a ganhar força à medida que se aproxima do Caribe, podendo atingir a categoria de furacão antes de chegar às costas de Porto Rico e da República Dominicana, na quarta-feira.
Bolívia

Incêndios. Bolívia já perdeu um milhão de hectares

105
Fortes incêndios estão a devastar áreas florestais entre a Bolívia, o Paraguai e o Brasil. Um milhão de hectares já ardeu. O presidente da Bolívia acabou por aceitar ajuda internacional.
Presidente Trump

Trump desmente ter sugerido bombas nos furacões

3240
"Já entendi, já entendi. Porque é que não os bombardeamos?". Terá sido esta a sugestão de Donald Trump para impedir que os furacões chegassem aos EUA. Presidente norte-americano desmente notícia.
Sismo

Açores. Sismo de 2,8 sentido na ilha do Faial

O sismo, sentido este domingo, teve epicentro a cerca de oito quilómetros a nordeste da Ribeirinha, na ilha do Faial. O abalo foi registado pelas 14h05.
China

China. Cheias fazem mais de 200 mortos

Só em julho morreram 154 pessoas, enquanto mais de um milhão e trezentos mil foram realojadas. No total, já morreram 201 pessoas. Há ainda dezenas de desaparecidos.
Açores

Sismo de magnitude 2,1 em São Miguel

Um sismo com magnitude 2,1 na escala de Richter e epicentro cerca de quatro quilómetros a norte-nordeste (NNE) de Ponta Garça, ilha de São Miguel, Açores, foi sentido na madrugada deste sábado.
Desastres Naturais

Japão prepara-se para ciclone tropical Krosa

O ciclone tropical Krosa está nesta quarta-feira a aproximar-se das costas do Japão, onde as autoridades alertaram os cidadãos para os riscos de chuvas diluvianas e de ventos violentos.
Acidentes e Desastres

Monções matam 184 e deslocam 1 milhão de pessoas

Fenómeno da monção é crucial para a rega dos terrenos agrícolas e para o restabelecimento das reservas de água, mas sempre acarreta diversas mortes. Região turística de Kerala é a mais atingida.
Sismo

Turquia. Sismo de 6.0 atinge cidade de Bozkurt

Terramoto teve origem a cerca de oito quilómetros de profundidade. Há registo de vários feridos e duas casas colapsaram. O sismo também foi sentido noutras províncias.
Indonésia

4 mortos e mil desalojados em sismo na Indonésia

430
Um sismo de magnitude 6,9 na escala de Richter atingiu as ilhas de Java e Sumatra, na Indonésia, e causou a morte de pelo menos quatro pessoas. Mil pessoas ficaram desalojadas.
Macau

Sinais de tempestade tropical cancelados em Macau

O ciclone Wipha, que causou seis feridos na passagem pelo território, afasta-se gradualmente da região de Macau. Aguaceiros e trovoadas, entretanto, continuam a ocorrer.
Tempestade Tropical

Ciclone Wipha faz seis feridos em Macau

O ciclone tropical Wipha, a sudoeste de Macau, provocou seis feridos. As chuvas e ventos forçaram também o cancelamento de 118 voos. 1.242 passageiros permanecem no terminal do aeroporto.
Moçambique

Ação de solidariedade em Lisboa com Moçambique

134
Uma dezena de embaixadores e responsáveis de instituições africanas juntaram-se para pintar uma tela que será leiloada para ajudar as vítimas dos ciclones que afetaram Moçambique.
Filipinas

Sismos nas Filipinas fazem 8 mortos e 60 feridos

Os dois sismos, num intervalo de duas horas, com magnitudes entre 5,4 e 5,9, abalaram o centro da ilha de Lúzon. As autoridades pediram à população para se manter fora de casa por causa das réplicas.
Desastres Naturais

Tecnologia evita fugas de combustíveis na água

Investigadores desenvolveram uma solução que, através da monitorização remota e contínua de mangueiras submersas, permite detetar eventuais fugas de combustível e evitar desastres ambientais.
Sismo

Cinco sismos registados em Portugal

726
Portugal registou cinco sismos durante a madrugada. Évora, Faro, Machico, Vidigueira e Alcoutim foram as regiões afetadas.
Sismo

Sismo de magnitude 2,2 na região de Évora

Um sismo de magnitude 2,2 na escala de Richter foi sentido nesta quarta-feira, às 6h13 perto de Évora, sem causar danos pessoais ou materiais, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Sismo

Grécia. Sismo de 5.3 atinge Atenas 

181
Não há para já registo de feridos ou estragos. Sismo teve origem a 12 quilómetros de profundidade e ocorreu às 14h13 locais. Os habitantes estão a reunir-se nas ruas da cidade.
Desastres Naturais

Milhões de crianças afetadas pelas monções na Ásia

As chuvas no Nepal, Índia e Bangladesh afetaram, pelo menos, cinco milhões de crianças e causaram a morte a quase 100. A UNICEF diz que "esses números provavelmente aumentarão".
Desastres Naturais

Número de mortos em monções na Ásia sobe para 200

Um balanço anterior dava conta de um total de 180 vítimas mortais. As possíveis epidemias de doenças transmitidas pela água são outra das preocupações dos especialistas de saúde locais.
Sismo

Sismo de 3,8 no Algarve

3797
Foi registado um sismo de 3,8 na escala de Richter esta terça-feira à tarde no Algarve. O epicentro localizou-se a 70 quilómetros de Faro, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Sismo

Indonésia. Dois mortos após sismo de magnitude 7,3

Pelo menos duas pessoas morreram na sequência de um sismo de magnitude 7,3 no arquipélago das Molucas, na Indonésia. Mais de 160 casas desmoronaram e 2 mil pessoas foram atingidas pelos destroços.
Desastres Naturais

Granizo: Estado apoia prejudicados em Mogadouro

Foi anunciado um apoio de 15 euros por hectare para evitar a perda total da colheita em cerca de mil hectares de vinha afetados pelo mau tempo. Técnicos do ministério estão disponíveis para apoiar.
Desastres Naturais

Ásia. Monções já mataram 130 pessoas no sul

As inundações e os deslizamentos de terra mataram pelo menos 67 pessoas no Nepal e 29 pessoas no Bangladesh, sendo que o número total de mortes ultrapassa os 130.
Estados Unidos da América

Barry terá provocado perdas de 9 mil milhões

A tempestade tropical Barry, cujas perdas estão estimadas em 10 mil milhões de dólares (8,9 mil milhões de euros), continua a sua passagem pelo centro oeste de Louisiana e ameaça com inundações.
Sismo

Sismo de 7,3 sentido no leste da Indonésia

100
Um forte sismo de magnitude 7,3 na escala de Richter foisentido no leste da Indonésia, de acordo com o instituto de geofísica dos EUA. Não foi emitido nenhum aviso de tsunami.
A página está a demorar muito tempo.