266kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Desastres Naturais

Vila Real

Chuva intensa e granizo causam inundações

Registaram-se, ao final da tarde, em vários pontos do distrito de Vila Real, algumas inundações e quedas de árvores. As inundações foram resolvidas rapidamente à medida que a tempestade passou.
Sismo

Sismo de 6,1 na escala Richter atinge o Alasca 

Um sismo de magnitude 6,1 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira o centro do Alasca, dos Estados Unidos da América (EUA), com epicentro a 169 quilómetros da cidade de Anchorage.
Sismo

Sismo em São Jorge, Pico, Graciosa e Terceira

O sismo "foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) nas freguesias de Norte Pequeno, Ribeira Seca e Calheta, Santo Amaro, Norte Grande, Manadas e Urzelina.
Rep Democrática do Congo

Vulcão. 1.800 crianças refugiam-se no Ruanda

Pelo menos 3.000 pessoas, das quais 1.800 crianças, refugiam-se no Ruanda devido à erupção vulcânica na República Democrática do Congo. Esperam-se mais cerca de 10.000 pessoas nos próximos dias.
República do Congo

Vulcão. Retiradas 400 mil pessoas na RDCongo 

Os fortes tremores que continuaram na quinta-feira, um deles medindo 4,9 na escala de Richter, poderiam causar mais lava e escapar por fendas na montanha. Pelo menos 30 pessoas morreram no sábado.
Sismo

O sismo mais longo de que há registo durou 32 anos /premium

Aconteceu na Indonésia, em 1861, e desencadeou um tsunami que matou milhares de pessoas. O método usado pelos cientistas permite perceber que outro evento do mesmo tipo se pode estar a desenvolver.
Açores

Sismo de magnitude 2,3 sentido em São Miguel

O evento foi registado às 10h16 locais (11h16 em Lisboa) e teve "magnitude 2,3 na escala de Richter", diz Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores.
Desastres Naturais

RD Congo. Cidade evacuada devido a gases do vulcão

A atividade contínua do vulcão Nyiragongo está a ameaçar os cidadãos da cidade. Há a possibilidade de acontecer "uma erupção em terra ou debaixo do Lago", disse o governador.
Rep Democrática do Congo

269 sismos em 3 dias em cidade afetada por vulcão

"De sábado até terça-feira de manhã, foram registados 269 sismos". O maior foi sentido na terça-feira com uma "magnitude de 5,2 na escala de Richter". Os sismos deverão diminuir de intensidade.
Índia

Yaas causa dois mortos e 1,5 mihões de deslocados

O ciclone Yaas que varre a costa oriental da Índia já causou pelo menos dois mortos e danos em cerca de 20.000 casas. Esta situação vem agravar a já de si difícil crise pandémica que se vive no país.
Desastres Naturais

Pelo menos 23 mortes devido a vulcão Nyiragongo

Pelo menos mais oito pessoas morreram na sequência da erupção do vulcão Nyiragongo. Sete delas morreram ao tentarem atravessar uma estrada com lava e outra morreu sufocada no banho com gases tóxicos.
Sismo

Segundo terramoto de magnitude de 7,3 abala China

O tremor ocorreu às 21h48 locais (14h48 em Lisboa), com epicentro próximo da cidade de Dali e fez pelo menos dois mortos. Um segundo terramoto de 7,3 atingiu o país, na província de Qinghai.
Desastres Naturais

Sismos: impacto económico e rumo estratégico

Um terramoto equiparável ao de 1755 é provável vir a acontecer, só não se sabe quando. Se tal acontecesse à data de hoje, as estimativas apontam para um impacto no PIB de 30 a 40%.
Desastres Naturais

Ciclone na Índia faz 21 mortos e 96 desaparecidos

O ciclone atingiu o estado de Gujarat na noite de segunda-feira, com rajadas até 185 km/h. Há 96 desaparecidos e 21 mortos. Cerca de 200.000 pessoas foram deslocadas, incluindo doentes hospitalizados.
Tempestade Tropical

Chuvas e ventos fortes fazem seis mortes na Índia

O ciclone Tauktae, a primeira grande tempestade tropical da época, está a dirigir-se para norte paralelamente à costa ocidental do país, provocando chuva abundante, trovoadas e ventos fortes.
Tempestade Tropical

Quatro mortos no ciclone Tauktae na Índia

Ciclone passou a "tempestade muito severa" esta manhã e deve tornar-se ainda mais forte ao longo das próximas horas. Deve entrar em terra na manhã de segunda-feira em Gujarat.
Sismo

Sismo de 2,0 sentido no distrito de Aveiro

Um sismo de magnitude 2,0 foi hoje sentido em Albergaria-a-Velha, Oliveira de Azeméis e Estarreja, no distrito de Aveiro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera em comunicado.
Desastres Naturais

Pelo menos 10 mortos na China em dois tornados

Pequim, 15 mai 2021 (Lusa) - Dois tornados provocaram a morte a pelo menos 10 pessoas e feriram mais de 300 depois de passarem pela China central e oriental, disseram sábado as autoridades locais.
Japão

Sismo de 6,8 atinge nordeste do Japão

Um sismo de magnitude 6,8 graus de magnitude sacudiu o nordeste do Japão sem causar danos materiais e sem que as autoridades japonesas tenham emitido alerta de tsunami.
Timor-Leste

Parlamento solidário com vítimas de cheias

Nos dias 3 e 4 de abril, Timor-Leste viveu "as piores cheias que o país conheceu nos últimos anos" — que fizeram dezenas de mortos e centenas de desalojados no país.
Timor-Leste

Mais de 4.300 pessoas ainda deslocadas em Díli

18 dias depois das cheias em Timor-Leste há ainda mais de 4.300 pessoas deslocadas em centros de acolhimento, em Díli. Situação afetou mais de 28.700 famílias em todo o país e provocou 32 mortes.
Luanda

Associação alerta para efeitos do Lixo em luanda 

Para além das 24 vítimas mortais, dos três feridos e ainda das quase 12 mil pessoas que ficaram desalojadas, as chuvas torrenciais em Luanda agravaram o problema do lixo da cidade.
Luanda

Luanda. Vítimas mortais das chuvas sobe para 24 

O balanço das vítimas das chuvas torrenciais de segunda-feira em Luanda aumentou para 24 mortos — entre os quais nove são crianças. Há ainda a registar três feridos e vários danos materiais.
Luanda

Luanda. Desalojados dormem (de novo) nas ruas

As chuvas torrenciais que aconteceram em Luanda já fizeram pelo menos 14 mortes — incluindo três crianças. Para além das vítimas mortais, várias pessoas preparam-se para dormir (de novo) nas ruas.
Resposta Pronta

Luanda. "Desinteresse absoluto" nos deslocados

138
Oito mil desalojados nas cheias em Luanda que foram "quase incontroláveis". O jornalista Emídio Fernando critica a falta de medidas de prevenção e realojamento: "Há um desinteresse absoluto".
Angola

Luandeses pedem "resposta urgente" das autoridades

Munícipes de Luanda clamam por "resposta urgente" de autoridades para se verem livres das águas que circundam as suas casas e temem que o pior ainda não tenha acabado, face às previsões de mais chuva.
Sismo

Sismo de magnitude 5,9 atinge o sudoeste do Irão

Abalo localizado na cidade portuária de Bandar Genaveh, a uma profundidade em 10 quilómetros (6,2 milhas), a cerca de 100 quilómetros da central nuclear de Bushehr.
Sismo

Sismo de magnitude 2.7 sentido perto de Ourém

Sismo foi de fraca intensidade e, até ao momento, não são conhecidos danos pessoais ou materiais. Intensidade máxima foi sentida nos concelhos de Entroncamento e Ourém (Santarém).
Timor-Leste

Cheias em Timor. Portugal dá apoio de emergência

Portugal realocou algumas verbas para prestar ajuda direta de primeira necessidade aos desalojados e estará disponível para apoiar Timor sobre necessidades a médio e longo prazo durante a recuperação.
Timor-Leste

Governo do Japão anuncia ajuda a Timor-Leste

O governo do Japão, através da Agência Japonesa de Cooperação Internacional, entregou cinco mil cobertores a Timor-Leste, para assistência às vítimas das cheias que já desalojaram 14 mil pessoas.
Timor-Leste

Timor. Laclubar "precisa de ajuda urgente"

Embora a informação e as imagens das cheias em Timor se foquem sobretudo em Díli, há outros locais a precisar de ajuda. É o que conta Francisco Reis, professor de português retido em Laclubar.
Timor-Leste

Timor. Governo tem de dizer que apoio precisa

"Todos os parceiros disseram que precisam que o governo diga com detalhe o que precisa. Não basta dizer de forma geral que precisa de assistência", afirmou Roy Trived, um responsável da ONU em Díli.
Timor-Leste

Governo timorense declara situação de calamidade

O governo timorense declarou "situação de calamidade em Díli durante um período de 30 dias, devido ao impacto das cheias" e decidiu "mobilizar apoio internacional para a recuperação das inundações".
Timor-Leste

Cheias de Timor: EUA vão ajudar com 84.210 euros

Os EUA pretendem trabalhar com parceiros no terreno "a fim de fornecer urgentemente fornecimentos de ajuda humanitária necessários para as pessoas mais vulneráveis afetadas pela intensa tempestade".
Indonésia

Indonésia. Tempestade causa pelo menos 126 mortos 

A tempestade resultante da passagem do ciclone tropical Seroja no fim de semana atingiu várias ilhas do arquipélago indonésio, sobretudo as de Lembata e Alor, além do vizinho Timor-Leste.
Desastres Naturais

Autoridades timorenses procuram 36 desaparecidos

Continuam as buscas para encontrar 36 desaparecidos desde as cheias de domingo em Timor. O primeiro-ministro pediu à população união e coragem e reforça que não é altura para aproveitamento político.
Inundações

Timor-Leste com danos de 100 milhões de dólares 

As cheias em Timor-Leste causaram pelo menos 34 mortos e o governo estima que haja danos de 100 milhões de euros em infraestruturas só no município de Díli.
Atualidade

As imagens da devastação em Timor e Indonésia

As cheias que assolaram Timor-Leste e a Indonésia deixaram dezenas de mortos e milhares de desalojados. O mau tempo está a dar tréguas, mas muitos continuam sem eletricidade e água potável.
Timor-Leste

Timor. José Ramos-Horta pede tréguas políticas

"Peço aos apoiantes partidários para engavetem as suas críticas por algum tempo. A pandemia e este desastre natural deveriam convidar todos para fazermos face a este flagelo", escreve o ex-Presidente.
Timor-Leste

Timor. Cheias causam 34 mortes e 7 mil desalojados

Timor-Leste contabiliza 34 mortes em todo o território e pelo menos sete mil desalojados só em Díli, devido às cheias que assolaram o país no fim de semana. Governo apela à ajuda de privados.
Indonésia

Indonésia. Número de mortos sobre para 86

O número de mortos sobe para 86 na sequência das cheias e deslizamentos de terra na Indonésia e há 71 pessoas desparecidas. Mais de 27.000 pessoas foram afetadas.
Proteção Civil

A política do “logo se vê”

Pequenas crises, como a “greve dos combustíveis”, que impôs uma necessidade de coordenação imediata entre vários setores, revelaram a fragilidade da resposta para uma reação pronta e concertada.
Timor-Leste

Marcelo e Costa enviam mensagens a Timor-Leste

As cheias que atingiram grande parte da cidade de Díli provocaram pelo menos 11 mortos. Marcelo lamenta perda de vidas humanas. Costa afirma que Portugal está “solidário como sempre”
Timor-Leste

Noite de Páscoa ao escuro, a fugir das águas

Há mais de 7.000 pessoas desalojadas em vários locais de Díli. Em alguns locais da cidade estão até 3 mil pessoas, muitas impossibilitadas de ficar na sua casa, outras porque perderam tudo.
Noticiário

12h. Cheias. Não há portugueses feridos em Timor

Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, avança com "oferta de solidariedade portuguesa a Timor-Leste". "Governo lamenta profundamente as mortes"
Inundações

Cheias em Díli: 11 mortos confirmados

Cheias que atingiram a cidade de Díli provocaram pelo menos 11 mortos. Autoridades estão a planear a resposta de emergência. Presidente diz que é "uma grande calamidade".
Noticiário

10h. Cheias em Dili. 11 mortos confirmados

Jornalista da televisão e rádio públicas de Timor fala em "chuva intensa que estragou bastantes casas". Foram afetadas estruturas importantes de combate à pandemia como o Hospital Guido Valadares
Desastres Naturais

Concelhos afetados por temporal vão receber apoios

Em 12 de novembro de 2020, o Governo aprovou uma resolução para que os municípios afetados pelas depressões Elsa e Fabien, em dezembro de 2019, possam recorrer ao Fundo de Emergência Municipal.
Funchal

Funchal. Câmara procede à limpeza da cidade

O mau tempo que assolou o arquipélago da Madeira nas últimas 24 horas, provocando dois apagões gerais, foi particularmente intenso no concelho do Funchal.
Resposta Pronta

Madeira. "Desalojadas mais duas famílias"

A tempestade deixou duas famílias desalojadas na última madrugada. Foram ainda registados dois apagões gerais na ilha, de acordo com o Presidente da Câmara do Funchal a situação está resolvida.
Sismo

Sismo de magnitude 5,6 sentido na costa italiana

O Instituto de Nacional de Geofísica de Itália e as autoridades locais dizem que o epicentro do abalo foi no mar Adriático, a cerca de 80 quilómetros da costa da região de Apúlia e das ilhas Tremiti.
Óbito

Campeã mundial de snowboard morre em avalancha

A francesa de 40 anos foi atingida por uma avalanche, juntamente com o guia de montanhas Bruno Cutelli. Quando os socorristas chegaram ao local de helicóptero, já os dois se encontravam sem vida.
Austrália

Austrália. As piores cheias em 50 anos

A intensidade das chuvas "absolutamente incrível" já deixou milhares de pessoas desalojadas, fechou cem escolas, destruiu centenas de casas e fez transbordar barragens e rios.
Sismo

Sismo de 7,2 no Japão. Alerta de tsunami levantado

163
O sismo sentiu-se com grande intensidade na capital japonesa, Tóquio, onde vários prédios abanaram, por volta das 18h10 locais (9h10 em Lisboa).
Resposta Pronta

Idai. "Quase todos os dias as pessoas falam dele"

Na semana em que se assinalam dois anos da passagem do ciclone Idai, Isabel Fernandes, coordenadora na HELPO, conta como é tentar reconstruir Moçambique em plena pandemia.
Resposta Pronta

Sismo em Lisboa. "Não é uma anomalia"

229
Chefe de divisão da geofísica do IPMA, Fernando Carrilho, explica que sismo de magnitude 3.4 registado em Lisboa vai permitir estudar de forma mais aprofundada a atividade sísmica na região.
Noticiário

10h. Sismo em Lisboa. 3.4 na Escala de Richter

Epicentro localizou-se a cerca de 10 km a Noroeste de Alcochete, na zona da Póvoa de Santa Iria, e foi sentido também em Lisboa. Também este jornal, notícia de um incêndio florestal em Seia.
Sismo

Sismo sentido na Grande Lisboa

1920
O IPMA confirma: houve um sismo às 9h51 de 3,4 na escala de Richter. Epicentro foi no Tejo, a 10 km a noroeste de Alcochete (e a 9 km de profundidade). Foi sentido em vários pontos da Grande Lisboa.
Sismo

Sismo de magnitude 3,4 em São Miguel

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcância dos Açores registou um sismo a cerca de 13 quilómetros da freguesia do Faial da Terra, em São Miguel. Até ao momento, não há ocorrências registadas.
Sismo

Novo sismo abala centro da Grécia 

Por enquanto não há relatos de danos materiais, apesar de muitos edifícios da área terem sido afetados. O sismo da semana passada deixou mais de 400 famílias desabrigadas.
Japão

Fotos. Passaram-se dez anos desde Fukushima

Passaram-se dez anos desde o violento sismo que sacudiu o norte do Japão e que causou não só um tsunami como também um acidente nuclear. País (e Lady Gaga) decidiram prestar homenagem às vítimas.
Japão

Japão assinala 10º aniversário de Fukushima

A 11 de março de 2011, um tsunami invadiu a central de Fukushima, onde os núcleos de 3 dos 6 reatores entraram em fusão e deixaram inabitáveis várias cidades. 18.500 pessoas morreram ou desapareceram.
Tsunami

Exercício testa prontidão de alerta de tsunamis

O exercício NEAMWAVE'21 centra-se nas comunicações que seriam necessárias em caso de um "sismo responsável pela geração de um tsunami com impacto na costa portuguesa".
Grécia

Sismo deixa quase 900 casas inabitáveis na Grécia

Quase 900 casas foram consideradas inabitáveis após o terramoto que atingiu o centro da Grécia a meio da semana e cujas fortes réplicas alimentaram o medo dos habitantes que procuram abrigo.
Sismo

Novo sismo abala ilhas da Nova Zelândia

Um sismo de magnitude 6,1 abalou este sábado as ilhas Kermadec, um arquipélago que pertence à Nova Zelândia, sem que as autoridades relatassem danos materiais ou emitissem alerta de tsunami.
Tempestade Tropical

Ciclone de categoria 4 na costa australiana

O ciclone Niran, de categoria 4, está junto à costa australiana e a dirigir-se para a Nova Caledónia. Já antes fez estragos no norte de Queensland.
Tsunami

Nova Zelândia: levantado aviso de tsunami

O alerta tsunami foi levantado depois do terramoto de magnitude 6,9 da última quinta-feira. O terramoto aconteceu 180 quilómetros a nordeste da cidade de Gisborne. Nenhum dano ou vítima foi relatado.
Sismo

Grécia: novo sismo, com magnitude de 5,9

Um dia depois de um sismo com a magnitude de 6,3 ter sido registado no centro da Grécia, voltou a registar-se esta quinta-feira um novo sismo com a magnitude de 5,9, na mesma região.
Tsunami

Quinto sismo severo na Nova Zelândia

646
Nova Zelândia foi atingido por um quinto sismo. O terceiro terramoto foi o mais forte e atingiu a magnitude 8. Foi emitido um terceiro alerta de tsunami. População deve afastar-se da praia.
Islândia

Islândia. Sismo de magnitude 5,7 perto da capital 

O epicentro do terramoto, registado às 10:05 (mesma hora em Lisboa), situa-se perto do Monte Keilir. Numerosas réplicas, 11 das quais de magnitude superior a 4, foram registadas depois e continuam.
Indonésia

Indonésia. Inundação obriga a evacuação em massa  

Segundo o ministro de Obras Públicas e Habitação, vários diques rebentaram devido a inundações causadas pela chuva forte. Milhares de casas foram atingidas e mais de 4 mil pessoas foram retiradas.
Desastres Naturais

"Espetáculo de fogo" do Etna captado do espaço

Vulcão Etna entrou em erupção duas vezes em 48 horas e os dados mais recentes avisam que uma nova explosão pode estar a caminho. Imagens de satélite da ESA mostram fluxo de lava a descer o vulcão.
Tempestade Tropical

Ciclone Guambe ao largo da costa de Moçambique 

O centro francês excluiu a entrada do ciclone em solo moçambicano e avançou que se dirige para o alto-mar a mais de 100 quilómetros da costa. No entanto, o sul do país será atingido por vento e chuva.
Irão

Sismo no Irão causa dezenas de feridos e estragos

Sismo de magnitude 5,6 causou estragos nas províncias iranianas de Kohgiluyeh e Boyerahmad, registando-se ainda dezenas de feridos e cortes nas redes de água e eletricidade.
Tempestade Tropical

Moçambique alerta para tempestade tropical

O Instituto Nacional de Meteorologia alertou para a formação de uma depressão tropical que pode vir dar origem a uma tempestade tropical moderada. Estão previstas chuvas e ventos fortes.
Atualidade

As imagens da erupção do vulcão Etna

267
O vulcão mais ativo da Europa voltou a acordar. Em 15 dias, esta é a segunda vez que o Etna entra em erupção. Não houve feridos, mas o aeroporto de Catânia foi fechado.
Japão

Sismo no Japão. Portugal manifesta solidariedade

Numa mensagem no Twitter, o Ministério dos Negócios Estrangeiros lamentou "os feridos e prejuízos materiais causados pelo forte sismo" e manifestou "solidariedade" com o Japão.
Sismo

Sismo de magnitude 3.5 em Rio Maior

Na página de Twitter do IPMA, vários utilizadores disseram ter sentido o abalo sísmico em concelhos como Alcobaça, Alenquer ou Cadaval, entre outros.
Sismo

Sismo no Pacífico sul. Réplicas continuam

174
Vários sismos estão a abalar a zona do Pacífico sul. Não há vítimas a registar. Houve alerta de tsunami para Austrália, Ilhas Fiji, Nova Zelândia, Nova Caledónia e Vanuatu.
Inundações

Bombeiros resgatam cinco ovelhas e um javali

Devido à subida das águas do rio Ceira cinco ovelhas em risco de afogamento foram salvas pelos Bombeiros de Coimbra, assim como um javali que se encontrava no sistema de regadio do Mondego.
Acidentes e Desastres

Moçambique. Tempestades e ciclone fazem 40 mortes 

Registaram-se 40 mortes na província de Manica depois da tempestade Chalane e do ciclone Eloise, que atingiram o centro de Moçambique entre dezembro e janeiro.
Desastres Naturais

Índia. Glaciar causa mais de 200 desaparecidos 

As autoridades indianas continuam as buscas no local do acidente depois da queda de um glaciar e mais de 200 pessoas continuam desaparecidas, além de outras 19 que foram encontradas sem vida.
Sismo

Sismo registado em Vila do Bispo

Um sismo de magnitude 3.0 na escala de Richter foi registado esta madrugada em Vila do Bispo, na zona oeste do Algarve, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Meteorologia

Algarve. Chuva provoca inundações e um desalojado

A chuva intensa que se fez sentir durante a manhã no sotavento do Algarve provocou inundações na via pública, em caves e garagens. Aviso amarelo face à agitação marítima na Costa ocidental.
Brasil

Brasil. Vítimas de rutura de barragem em protesto

A Vale anunciou esta quinta-feira que vai pagar 37,6 mil milhões de reais em indemnizações pelos danos "sociais e ambientais" causados pela rutura de uma barragem em Brumadinho.
Desastres Naturais

Moçambique. Eventos climáticos trazem riscos 

A agência de 'rating' Standard & Poor's alertou para uma "influência adversa de fatores ambientais" em Moçambique. Em 2019, o país foi atingido pelo "maior ciclone de sempre registado em África".
País

Sismo de magnitude 2,7 abala zona de Oeiras

2070
O abalo de magnitude 2,7 na escala de Richter, com epicentro no mar, foi sentido na zona de Oeiras durante a manhã deste domingo. Não terá causado danos.
Moçambique

Centro de Moçambique sob ameaça de inundações

As descargas de água da Hidroelétrica de Cahora Bassa, estão a colocar distritos da região do baixo rio Zambeze em risco de inundações.
Açores

Registadas 12 ocorrências em ilhas dos Açores

Foram registadas nos Açores 12 ocorrências relacionadas com o mau tempo durante a noite desta sexta-feira, uma das quais na ilha das Flores que obrigou ao realojamento de duas pessoas.
Sismo

Sismos em Granada? Também nos devemos preocupar

242
A sucessão de sismos em Granada nos últimos tempos tem origem em pressões exercidas na placa euroasiática, onde Portugal também está assente. Saiba como o território português também pode ser afetado.
Moçambique

Moçambique. Nove mortos devido ao ciclone Eloise

O ciclone Eloise em Moçambique já provocou a morte de pelo menos nove pessoas e há 288.400 pessoas afetadas pela tempestade e outras cheias.
Espanha

Sismos. Andaluzia decreta estado de pré-emergência

690
A zona da Andaluzia tem sido alvo de centenas de sismos, cerca de 100 em apenas dez dias. O governo local decretou o estado de pré-emergência para evitar consequências maiores na população.
ONG

Desastres climáticos provocaram 475 mil mortos

De acordo com a organização não-governamental quase meio milhão de pessoas morreram em desastres naturais relacionados com as alterações climáticas nos últimos 20 anos.
Moçambique

Moçambique. "Não há casa que não tenha água"

Foi uma madrugada de sobressalto no bairro da Munhava, sem dormir, e assim vai continuar a ser porque, depois da ventania e da chuva violenta, ficam as inundações. Por todo o lado há destroços.
Moçambique

Moçambique. Inundações após ciclone afetam 200 mil

O ciclone entrou durante a madrugada no continente na zona da cidade da Beira, atravessando o centro de Moçambique em direção ao Zimbábue, África do Sul e Botsuana, acompanhado por chuva intensa.
Filipinas

Sismo de magnitude 7 abala Filipinas

O abalo ocorreu pelas 12h23 ao largo das Filipinas. Apesar da força, o sismo não terá provocado estragos significativos devido à profundidade em que ocorreu (95,8 quilómetros).
Meteorologia

Reino Unido. Tempestade provoca várias inundações

Centenas de alertas foram dados por toda a Inglaterra e País de Gales depois da passagem da tempestade Christoph ter provocado várias inundações e estragos.
Sismo

Sismo com magnitude de 6,1 abala Guatemala 

Tremor de terra, com magnitude de 6,1 na escala aberta de Richter, fez-se sentir no país altamente sísmico da América Central. Até ao momento, não foram reportadas vítimas ou danos materiais.
Indonésia

37 mortos em sismo de magnitude 6,2 na Indonésia

130
Um sismo de magnitude 6,2 causou danos significativos em Sulawesi, na Indonésia. Pelo menos 37 pessoas morreram e mais de 600 ficaram feridas. Médicos e doentes soterrados em hospital que ruiu.
Meteorologia

Nevão: Madrid quer declaração de catástrofe

A câmara municipal de Madrid revela que a tempestade Filomena causou prejuízos de 1.400 milhões de euros e pede ao Governo espanhol que a capital seja tratada como zona de catástrofe.
Moçambique

OIM lança campanha para apoiar Moçambique

A Organização Internacional das Migrações lançou uma campanha de angariação de fundos para apoiar a população afetada pela tempestade tropical Chalane, onde apela a cerca de 1,65 milhões de euros.
Sismo

Açores. Sismo de escala 5,4 sem danos a registar

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores adiantou que o sismo de magnitude 5,4 na escala de Richter foi sentido em várias ilhas. Não provocou qualquer dano material.
Madeira

Casa desaba ao ser atingida por duas derrocadas

O mau tempo provocou derrocadas que fizeram desabar uma casa na Madeira. Habitantes foram aconselhados a sair antes de isso acontecer e nada lhes aconteceu.
Tempestade Tropical

Tempestade em Moçambique causa sete mortes

A tempestade que atingiu o centro de Moçambique fez sete óbitos e afetou 73.500 pessoas. Há ainda registo de 13 feridos. 12mil casas foram totalmente devastadas.
Sismo

Sismo de magnitude 5,0 sentido na Croácia

Segundo o Centro Sismológico Europeu-Mediterrâneo, um sismo de magnitude 5,0 na escala de Richter foi esta quarta-feira sentido na Croácia. Até ao momento não foram registados vítimas ou danos.
Indonésia

Indonésia emite alerta devido ao Vulcão Merapi

Agência de Geologia indonésia indicou que o vulcão está em fase de erupção e pediu à população para estabelecer um perímetro de segurança. Última grande erupção aconteceu em 2010 e matou 347 pessoas.
Noruega

Sem esperança de encontrar vida em derrocada

Autoridades norueguesas confirmaram "não terem mais esperanças de encontrar sobreviventes" na vila de Ask após um deslizamento de terra que provocou a morte de sete pessoas, há cerca de uma semana.
Croácia

Ajuda humanitária de Portugal chega à Croácia

A ajuda humanitária enviada por Portugal para apoiar a Croácia, atingida na passada terça-feira por um sismo de magnitude 6,4, chegou esta sexta-feira a Zagreb, incluindo 500 camas de campanha.
Moçambique

Tempestade Chalane faz dois mortos em Moçambique

Pelo menos duas pessoas morreram e outras 12 ficaram feridas após a passagem da tempestade Chalane pelo território moçambicano. Estimativas iniciais apontam para mais de um milhão de pessoas afetadas.
Sismo

Croácia. Portugal pode enviar 80 militares da GNR

Após o terremoto na Croácia, o MAI refere que Portugal está disponível para enviar 80 elementos da GNR e dos bombeiros, que são especializados na área de busca e salvamento urbano.
União Europeia

UE ativa mecanismo para ajudar Croácia após sismo

A UE ativou o Mecanismo de Proteção Civil para ajudar a Croácia após o sismo. Vão ser enviadas tendas, sacos de dormir e aquecedores elétricos para as zonas afetadas, algumas ainda sem eletricidade.
Desastres Naturais

Moçambique. Um milhão de afetados pelo mau tempo

O fenómeno está a atingir parte das províncias de Sofala e Manica e as autoridades moçambicanas não tem a ainda a ideia do impacto da mesma, embora apontem para cerca de um milhão de afetados.
Natureza

Sismo de 5,1 no Japão não causa vítimas ou danos 

O Japão foi atingido nesta madrugada por um terramoto de 5,1 graus na escala de Richter. Ainda que não tenha sido comunicado danos materiais ou vítimas mortais, o sismo foi bastante sentido em Tóquio.
Sismo

Centro da Croácia afetado por novos terramotos 

Novos terramotos acontecem um dia após uma forte sismo que fez pelo menos sete mortos e vários feridos. Croácia pediu assistência e Portugal já se disponibilizou a ajudar com material e equipamentos.
Moçambique

Moçambique. Tempestade pode afetar 1,5 milhões

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, os ventos atingirão os 100 quilómetros por hora, podendo afetar 1,5 milhões de moçambicanos e colocando em risco 430 mil.
Sismo

Fotos. Sismo na Croácia causa sete mortes

Um forte sismo de magnitude 6,4 na escala de Richter foi sentido na Croácia e há registo de sete mortes e vários feridos. 26 pessoas estão hospitalizadas. Cidade de Petrinja está em "ruínas".
Croácia

Terramoto de 5,2 atinge Croácia

O epicentro do sismo foi perto da capital croata, Zagreb, que tem 700 mil habitantes, mas não provocou vítimas, segundo informações inciais.
Arqueologia

Restaurante encontrado intacto na antiga Pompeia

11307
"Nós sabemos o que eles estavam a comer naquele dia", disse o diretor do Parque Arqueológico, referindo-se ao dia em que Pompeia ficou soterrada após uma erupção vulcânica do Monte Vesúvio em 79 d.C..
Câmara Municipal Lisboa

Lisboa. 133 milhões para túneis de drenagem 

Construção será entre Monsanto e Santa Apolónia e entre Chelas e o Beato. Custará ao município 30 milhões de euros no próximo ano, 45 milhões em 2022, 55 milhões em 2023 e perto de 11 milhões em 2024.
Japão

Sismo de 5,5 atinge norte do Japão

Um sismo de magnitude 5,5 na escala de Richter atingiu o norte do Japão, sem riscos de 'tsunami' nem relatos de danos significativos ou de vítimas mortais.
País

Sabe mesmo o que fazer se a terra abanar?

465
A terra tem abanado com mais frequência em Portugal, ainda que sem grande intensidade. No entanto, e como o país se localiza sobre falhas sísmicas, convém que saiba proteger-se a si e aos seus bens.
Inundações

Risco de cheias ameaça 63 zonas e 88 mil pessoas

São já 63 zonas do país que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) avalia como estando em risco de inundações graves nos próximos 20 anos – 88 mil habitantes estão sob essa ameaça, segundo a APA.
Furacão

Nicarágua. Iota provoca pelos menos 16 mortes

Furacão, que devastou a Região Autónoma das Caraíbas do Norte, provocou deslizamentos de terra nas regiões central e setentrional do país.
Furacão

Furacão Iota na América Central causa oito mortos

Só no Nicarágua, mais de 400.000 pessoas foram afetadas pelo furacão Iota. Pelo menos oito pessoas morreram e uma está desaparecida. A preocupação agora está no deslizamento de terras.
Atualidade

Como a América Central se prepara para o Iota

Depois de a tempestade Eta ter feiro mais de 200 mortos, o 30º furacão atlântico aproxima-se da Nicarágua e das Honduras. O Iota está classificado como "extremamente perigoso".
Desastres Naturais

Desastres climáticos causaram 410 mil mortos

Desde os anos de 1990, os desastres ligados ao aquecimento global aumentaram cerca de 35% em cada década. Os cinco países mais vulneráveis a este tipo de desastres não estão entre os mais apoiados.
Furacão

Aproximação do Iota obriga a evacuar aldeias

É a 30ª tempestade atlântica nomeada este ano. Constitui um recorde e já se fala na relação destes fenómenos com a crise climática. Há duas semanas, o furacão Eta matou 120 pessoas.
Atualidade

Filipinas. "Largamos tudo para salvar os filhos"

O tufão Vamco, com ventos que atingiram 155 km por hora, causou uma tempestade que submergiu Manila. É o terceiro tufão em menos de três semanas. Há pelo menos dois mortos e vários desaparecidos.
Açores

Sismo com magnitude 3,4 na ilha do Faial

O sismo foi registado às 12h53 locais (13h53 em Lisboa) e foi sentido com intensidade máxima II/III na escala de Mercalli Modificada na freguesia de Castelo Branco, no concelho da Horta.
Furacão

Ano recorde de furacões. 29.º segue para a Madeira

2843
Nunca antes o Atlântico tinha tido tantos furacões com direito a nome. O 29.º chama-se Theta, é ainda uma tempestade subtropical, e está a caminho da Madeira. Deve dissipar-se na costa portuguesa.
Desastres Naturais

Furacão Eta: 200 mortos na América Central

O furacão Eta provocou cerca de 200 mortos ou desaparecidos em sete países da América Central, a maioria na Guatemala, e poderá atingir Cuba, Jamaica e Florida a partir de domingo.
Furacão

Furacão Eta. Pelo menos 150 mortos e desaparecidos

Governos e organizações de ajuda alertaram que as cheias e os deslizamentos de terra causados pelas chuvas fortes criaram um desastre humanitário em grande parte da América Central.
Atualidade

Tempestade Eta faz dezenas de mortos e desalojados

O furacão, que atingiu 241 km por hora, deu origem a uma tempestade que devastou vários países. A Guatemala contou mais de 50 mortes. Cuba e Florida (EUA) podem ainda ser atingidas.
Sismo

População sensibilizada para o risco sísmico

Realiza-se esta quinta-feira um exercício de sensibilização para o risco sísmico. Há três gestos simples "que podem fazer a diferença" durante um sismo: baixar, proteger e aguardar.
Sismo

Terminadas buscas por sobreviventes na Turquia

As buscas para encontrar sobreviventes ao sismo turco da passada sexta-feira chegam ao fim, com um balanço de 116 mortos. Os 17 edifícios que ruíram foram todos revistados.
Sismo

Sismo de magnitude 3.3 registado perto de Olhão

Sismo de magnitude 3.3 na escala de Richter foi registado esta quarta-feira a 50km de Olhão, no Algarve. IPMA diz que abalo se registou às 8h11, mas não foi sentido.
Atualidade

Equipa de resgate conta como salvou a pequena Ayda

364
Ayda, de 3 anos, sobreviveu 91 horas nos escombros, em Izmir. Um sismo com magnitude 7 atingiu as costas da Turquia e da Grécia, causando mais de 5 mil desalojados, 900 feridos e 100 mortos.
PSD

PSD lamenta atraso na resolução de danos

O Partido Social Democrata lamentou, esta terça-feira, que passado um ano após as tempestades Elsa e Fabien, ainda não tenha sido decretado o estado de calamidade nos municípios afetados.
Turquia

"Criança milagre" salva 4 dias depois do sismo

Depois duas outras crianças terem sido retiradas na segunda-feira dos escombros, agora houve outra boa notícia: mais uma menina foi resgatada depois do sismo que abalou a Turquia, 91 horas depois.
Atualidade

Elif foi salva e não largou o dedo do bombeiro

Izmir, situada ao largo do Mar Egeu e a terceira maior cidade turca, foi o local mais afetado pelo sismo da passada sexta-feira. 106 pessoas já foram salvas, incluindo uma bebé de 3 anos.
Sismo

Turquia. Duas crianças resgatadas dos escombros

Um adolescente e uma menina de três anos foram resgatados dos escombros de um prédio após o sismo que atingiu a Turquia na sexta-feira. Ainda não se sabe quantas pessoas faltam resgatar.
Acidentes e Desastres

Sismo no mar Egeu. Número de mortos sobe para 51

241
Quase a totalidade das vítimas mortais estão na cidade de Izmir, na Turquia. Autoridades gregas e turcas temem que exista uma centena de pessoas sob os escombros. Também há quase 900 feridos.
Sismo

Mar Egeu. Sobe para 37 o número de mortos do sismo

Número de vítimas mortais do sismo de magnitude 6,8 que abalou a costa do Egeu continua a subir. São agora 37 e mais de 800 feridos, o que representa um aumento de mais de 10 vítimas.
Sismo

Sismo abala Turquia e Grécia e causa mini-tsunami

792
Um terramoto abalou a Turquia e a Grécia e provocou um mini-tsunami na ilha grega Samos. Na Turquia morreram 19 pessoas e mais de 700 ficaram feridas. Na ilha de Samos morreram dois adolescentes.
Cabo Verde

Cabo Verde. 150 mil euros para recuperar cheias

Santos Silva tratar-se de um "primeiro apoio" para "mitigar" os efeitos das cheias de 12 de setembro na capital cabo-verdiana, e sobretudo "ajudar as suas populações".
Macau

Macau sobe alerta de tempestade tropical

Os Serviços Meteorológicos e Geofísicos de Macau elevaram esta sexta-feira o alerta de tempestade tropical para o sinal 3, prevendo-se que continue em vigor durante a manhã.
Macau

Macau emite novo alerta de tempestade tropical

As autoridades de Macau disseram prever quatro a seis tempestades tropicais no território em 2020, algumas delas podendo mesmo "atingir o nível de tufão severo ou super tufão".
Sismo

Sismo de 3.7 sentido em Coimbra

436
Instituto Português do Mar e da Atmosfera registou esta quinta-feira um sismo de 3.7 na escala de Richter a cerca de 35 quilómetros do Cabo Mondego. Relatos nas redes sociais dão conta do abalo.
Vietname

Vietname. Mais de 100 mortos em inundações

Pelo menos 111 pessoas morreram e outras 20 estão desaparecidas no centro do Vietname após duas semanas de inundações e deslizamentos de terra, declararam esta quarta-feira as autoridades locais
México

Mexicano acolheu 300 cães durante o Furacão Delta

303
Ricardo Pimentel acolheu 300 cães, dúzias de gatos, galinhas, coelhos e até um ouriço na sua própria casa na noite de terça-feira, quando o Furacão Delta assolava as redondezas de Cancún.
Tempestade Tropical

Macau eleva alerta de tempestade tropical

Os Serviços Meteorológicos e Geofísicos de Macau aumentaram o nível de alerta de tempestade tropical para sinal 3, informando que poderão ocorrer inundações. É esperado muito vento.
Grécia

Creta regista série de sismos de magnitude até 5,2

Uma série de sismos com magnitude até 5,2 na escala de Richter registou-se durante a madrugada e primeiras horas da manhã na ilha grega de Creta, sem causar vítimas ou danos.
Eletricidade

Elsa e Fabien cortaram luz a 1,7 milhões

Os fenómenos meteorológicos extremos, ocorridos em Portugal continental entre os dias 18 e 23 de dezembro de 2019, tiveram um "grande impacto" na continuidade do serviço de eletricidade.
México

Furacão vai atingir costa mexicana em Yucatan

O furacão Delta fez acionar o alerta vermelho no estado de Yucatan, sendo considerado o mais perigoso dos últimos 15 anos, altura em que o ciclone Wilma destruiu várias zonas turísticas das Caraíbas.
Inundações

França e Itália. Inundações causam um morto

Fortes chuvas seguidas de inundações repentinas no sudeste da França e no noroeste da Itália causaram a morte a um bombeiro italiano, havendo pelo menos 25 desaparecidos.
Tempestade Tropical

Paulette. 7 ilhas dos Açores em alerta amarelo

O IPMA colocou as ilhas dos grupos oriental e central dos Açores sob aviso amarelo, devido ao ex-ciclone tropical Paulette, que poderá provocar precipitação por vezes forte.
Sudão

Sudão. Chuvas torrenciais afetaram 830 mil pessoas

Segundo o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, 166 mil casas foram destruídas ou ficaram danificadas pelas chuvas torrenciais que assolaram o Sudão desde julho.
Furacão

Paulette acorda, atinge Açores e vai para Madeira

494
Depois de enfraquecer, ressurgiu com intensidade entre depressão tropical e furacão de categoria 1. Levou trovoada aos Açores e dirige-se para a Madeira. Deve dissipar, mas é difícil definir a rota.
Furacão

Furacão Sally sobe para categoria 2 

Com a ameaça de desencadear inundações mortíferas em vários estados norte-americanos, o Sally regista ventos de mais de 160 quilómetros/hora.
Municípios

Mau tempo. Municípios reivindicam apoio do Governo

O mau tempo causou entre os dias 18 e 20 de dezembro de 2019 prejuízos de cerca de 7,7 milhões em 10 dos 13 concelhos do Médio Tejo, nos distritos de Santarém e Castelo Branco.
A página está a demorar muito tempo.