De uma quase derrota em Alvalade à maior goleada da temporada na Dinamarca, o Sporting “agarrou-se” à Liga Europa e conseguiu passar o playoff de acesso aos oitavos da competição depois do triunfo largo frente ao Midtjylland, algo que não acontecia há quatro temporadas quando os leões caíram frente ao Atl. Madrid num encontro marcante da então vida conturbada do conjunto verde e branco. Era treinador Jorge Jesus, que cumpria a sua terceira e última época no clube. Agora, pode voltar mas como adversário.

A equipa que continua em busca do caminho direto para o Pote de ouro (a crónica do Midtjylland-Sporting)

O novo formato da Liga Europa, que colocou os terceiros classificados dos grupos da Liga dos Campeões com uma eliminatória extra frente aos segundos dos grupos da Liga Europa, faz com que o pote onde estão todos os não cabeças de série seja teoricamente mais forte (e certamente com mais currículo) do que aquele onde estão os cabeças de série, todos eles vencedores do seu grupo na primeira fase. E o Fenerbahçe do técnico português, que tem ainda o antigo jogador do Estoril Miguel Crespo, é uma das possibilidades para a equipa verde e branca no sorteio desta sexta-feira. Mas há mais possíveis reencontros com antigos atletas e/ou portugueses, casos de William Carvalho (Betis), Rui Silva (Betis) e Fábio Vieira (Arsenal).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foi uma vitória moral? Sim. Mas foi isso e muito mais (a crónica do Sporting-Atl. Madrid)

À partida, e sempre num plano meramente teórico, há quatro adversários a evitar e dois que poderiam ser uma espécie de “brinde” para o Sporting nos oitavos. Começando pelos primeiros, Arsenal, Real Sociedad, Betis e Friburgo serão os opositores à partida mais complicados, incluindo os alemães que ocupam o quarto lugar da Bundesliga apenas a três pontos do líder Bayern. No polo oposto, o primeiro classificado da liga húngara (Ferencvaros) e o segundo da liga belga (Union Saint-Gilloise) serão os rivais mais apetecíveis.

Cabeças de série no sorteio da Liga Europa

  • Arsenal (Inglaterra), Betis (Espanha), Fenerbahçe (Turquia), Ferencvaros (Hungria), Feyenoord (Países Baixos), Friburgo (Alemanha), Real Sociedad (Espanha) e Union Saint-Gilloise (Bélgica)

Não cabeças de série no sorteio da Liga Europa

  • Sevilha (Espanha), Sporting (Portugal), Juventus (Itália), Roma (Itália), Manchester United (Inglaterra), Bayer Leverkusen (Alemanha), Union Berlim (Alemanha) e Shakhtar (Ucrânia)