A Disney prepara-se para censurar dois contos clássicos da banda desenhada do Tio Patinhas no âmbito do seu “compromisso com a diversidade e inclusão”, que visa alterar ou deixar de publicar histórias antigas que contenham elementos discriminatórios. A medida está a gerar críticas e ecoa as notícias recentes que dão conta de alterações aos livros de autores como Roald Dahl ou Ian Fleming.

James Bond. Livros de 007 alterados para excluir termos considerados racistas

Em causa está uma personagem em particular: Bombie o Zombie. Trata-se, como o nome indica, de um zombie (na aceção original do termo: um morto reavivado com recurso a magia negra, muito comum no folclore de países como o Haiti), que o Tio Patinhas encontra numa excursão a África. A personagem é desenhado com traços racializados e associados a esterótipos tribais africanos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Bombie o Zombie Tio Patinhas

O personagem de Bombie o Zombie tal como aparece nas bandas desenhadas do Tio Patinhas

A polémica reveste-se de uma importância ainda maior uma vez que as duas BDs em questão — O Pato Mais Rico do Mundo (1994) e O Sonho de uma Vida (2002) — são particularmente acarinhadas pelos fãs da personagem e formam uma parte importante da cronologia moderna do Tio Patinhas. No caso da primeira, forma a última parte de uma série de números que, desta forma, irão deixar de ter o seu final publicado.

A notícia de que os livros seriam banidos foi dada pelo ilustrador responsável pelas histórias, Don Rosa. Na sua página de Facebook, partilhou com os fãs a comunicação que recebeu da Walt Disney Company a informá-lo da decisão:

Como parte do seu compromisso continuado com a diversidade e a inclusão, a Walt Disney Company está a conduzir um processo de avaliação do seu arquivo de histórias. Em função disso, algumas histórias que não se alinham com estes valores deixarão de ser publicadas. É o caso de O Pato Mais Rico do Mundo e O Sonho de uma Vida. Estas histórias não farão parte de reedições ou coleções futuras”, pode ler-se.

Na publicação, o artista acabou por criticar publicamente a decisão da empresa, questionando: “Que outras histórias do Pato estão agora banidas? Só as minhas? Talvez outras?”.

Porém, a decisão pode ainda não ser definitiva. Segundo o jornal espanhol ABC, perante o clamor dos leitores, que criticaram a decisão e o seu significado para o histórico da conhecida personagem, a Disney poderá estar a rever a sua decisão.

Foi o próprio Don Rosa quem, na sua página, o revelou. “Pedi uma atualização à pessoa que me notificou sobre a proibição da história (uma fonte totalmente confiável), que me disse que ‘as discussões estão em curso’. Com sorte as mentes mais sãs irão prevalecer e irá chegar-se a uma solução”, considerou o animador.