Partidos e Movimentos

Política

Um novo partido: para quê?

221
Os portugueses para mudarem o seu sentido de voto ou para trocarem a abstenção pelo voto num partido praticamente desconhecido precisam que esse partido diga algo diferente do que os outros propõem.
Financiamento dos Partidos

Provedora de Justiça: lei favorece partidos 

Maria Lúcia Amaral defende que a lei do financiamento dos partidos viola a Constituição. Provedora de Justiça enviou uma recomendação de alteração ao presidente da Assembleia da República.
Timor-Leste

Artes marciais e um galo no comício da Fretilin

A Fretilin fechou a campanha para as legislativas partilhando o palco com líderes mais jovens do partido, com representantes de várias associações e com grupos de artes marciais.
Moçambique

Restos mortais de Dhlakama devem ir para a capital

Movimento Democrático de Moçambique defende que os restos mortais de Afonso Dhlakama devem ser "depositados na cripta", na capital moçambicana, onde jazem Eduardo Mondlane e Samora Machel.
Timor-Leste

Fretilin recusa comentar "provocações" da AMP

AMP alertou para supostas marcas de tinta que estão em alguns boletins de voto impressos, alegando manipulação de voto. Fretilin recusa comentar aquilo a que chama de "provocações".
PS

Daniel Adrião queixa-se de boicote no PS

O diretor de campanha de Daniel Adrião afirma que continua a assistir-se "a um completo boicote" da parte da organização do congresso contra a candidatura concorrente a secretário-geral do PS.
Timor-Leste

Fretilin confiante na vitória das legislativas

Fretilin está confiante na vitória das legislativas de 12 de maio. Durante um comício que aconteceu esta sexta-feira, o secretário-geral do partido afirmou que o apoio "tem vindo a aumentar".
Paraguai

Paraguai. Candidato de direita vence presidenciais

Com 96% das mesas eleitorais contadas no Paraguai, Abdo Benitez tinha 46,49% dos votos contra 42,72% do rival Efrain Alegre. Resultados "tornam irreversível" o triunfo de Abdo Benitez.
Timor-Leste

Oposição acusa ministro de usar dinheiro público

Ministro da Defesa terá feito um pedido para usar viaturas do Estado alegadamente para "visitas de trabalho", mas em vez disso tem participado ativamente em campanhas do partido do Governo, Fretilin.
Eleições

Áustria vai proibir ações de campanha turca

Áustria vai vai proibir ações de campanha eleitoral por forças políticas da Turquia junto da comunidade turca que habita no país. Eleições estão previstas para 24 junho.
PS

Costa define PS como a força do "equilíbrio"

António Costa elogiou esta quinta-feira o acordo sobre descentralização celebrado com o PSD e disse que o PS é o fator "de equilíbrio" e "diálogo" na sociedade portuguesa.
Presidente da República

Marcelo cumprimenta Governo e PSD por acordos

Marcelo Rebelo de Sousa reiterou que viu "com agrado" os acordos assinados entre o primeiro-ministro, António Costa, e o presidente do PSD, Rui Rio, mas que espera consensos mais alargados.
País

Ministro defende coesão para negociar em Bruxelas

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas defendeu esta segunda-feira uma posição coesa de Portugal na negociação do próximo quadro de apoio, envolvendo os partidos com assento parlamentar.
Sondagens

Costa, PS e Governo perdem pontos

152
Popularidade de Costa e desempenho dos socialistas estão a cair na avaliação dos portugueses, conclui sondagem da Aximage. Maioria absoluta está mais difícil, mas ainda não pelo impacto de Rui Rio.
Angola

Partidos que não ouçam povo serão penalizados

Coligação Eleitoral (CASA-CE) afirmou que partidos que não estejam atentos à vontade dos cidadãos vão ser penalizados nas eleições autárquicas. Líder acusou partidos de falta de "insensibilidade".
Guiné-Bissau

Guiné. PAIGC quer ultrapassar impasse político 

Presidente do PAIGC mostrou estar de "espírito aberto para tentar encontrar uma solução que desbloqueie a situação do país", referindo-se ao impasse político em que a Guiné se encontra há quase 3 anos
Partidos e Movimentos

BE, Podemos e França Insubmissa: "Agora, o povo"

350
Bloco, Podemos e França Insubmissa lançam movimento "Agora, o povo". Catarina Martins afirma que a ideia é alargar o movimento, que oferece "alternativas" ao povo, a mais países e partidos.
Zimbabué

Mugabe sem pressa para sair da residência oficial

A residência oficial do Presidente do Zimbabué está desabitada há cinco meses, mas o ex-presidente, Robert Mugabe, não mostra pressa em retirar os seus bens pessoais, bem como as chaves.
Presidente da República

Marcelo em Espanha na próxima semana

Chegada a Espanha vai acontecer no domingo à noite mas programa oficial só começa segunda-feira de manhã. A acompanhar o presidente estará Augusto Santos Silva, além de alguns deputados.
Eleições Presidenciais

Ilham Aliev reeleito Presidente do Azerbaijão

Ilham Aliev, no poder há 15 anos, foi reeleito Presidente do Azerbaijão com 86,1% dos votos. Para a oposição, os outros candidatos à presidência são "fantoche" para dar ilusão de competição.
Incêndios

Apoios. PSD acusa Governo de discriminação

Para o PSD, Governo prepara-se "para financiar a 100% a reconstrução de equipamentos destruídos em determinados concelhos, mas apenas a 60% em concelhos como Mação".
Angola

Angola. Jovens exigem demissão de governador 

Vários jovens saíram à rua na cidade angolana de Malanje pedindo a saída de Norberto dos Santos do cargo de governador. Várias fontes relatam casos de viaturas apedrejadas e vandalizadas.
Serra Leoa

Oposição vence presidenciais na Serra Leoa

Julius Maada Bio, da oposição ao partido que governa atualmente a Serra Leoa, venceu as eleições de 31 de março com 51,81% dos votos. É a segunda vez que Bio se candidata desde que perdeu em 2012.
Moçambique

Entregue petição por violência contra críticos

Em Moçambique, foi entregue na Assembleia da República uma petição devido à violência a que se tem assistido contra o governo da Frelimo. Sociedade exige que "intimidações e agressões" parem.
Angola

Angola. MPLA enaltece José Eduardo dos Santos

"Arquiteto da paz", é assim que o MPLA apelida José Eduardo dos Santos no dia em que Angola celebra o 16.º aniversário de alcance da paz, enaltecendo a seu papel na reconciliação nacional.
CDS-PP

CDS volta contra lei de mudança de género aos 16

874
Assunção Cristas disse esta terça-feira que o CDS vai votar contra as alterações à legislação sobre a mudança de sexo. A líder do partido afirmou que a alteração "não vai num bom sentido".
Espanha

Sondagem. Líder do Ciudadanos bate todos os rivais

204
Se Espanha fosse hoje a votos, o líder do Ciudadanos, Albert Rivera, ganharia a preferência dos eleitores, revela uma sondagem do El Espanol. Socialista Pedro Sanchez segue-o, mas a distância aumenta.
Costa Rica

Costa Rica. Carlos Alvarado vence segunda volta

Com mais de 95% dos votos já contados, Carlos Alvarado, ex-ministro do Trabalho, de 38 anos, ficou à frente do pastor evangelista Fabricio Alvarado, com mais de 60% dos votos.
Greve

PCP lamenta falta de intervenção no caso Ryanair

278
O PCP lamentou a falta de intervenção do Governo no cumprimento da lei da greve, impedindo que aviões voem com tripulação a substituir trabalhadores que aderiram à paralisação.
Moçambique

Frelimo é "suspeita" dos atos de violência

"Os intelectuais, os académicos já não podem falar", afirma o presidente do município moçambicano de Quelimane, que acusa a Frelimo das ondas de violência que se têm vivido no país.
Egito

Al-Sisi vence Presidenciais com 90%

Os resultados oficiais da eleição no Egipto sabem-se segunda-feira, mas a imprensa estatal dá conta de que Al-Sisi obteve 92% dos votos. De 60 milhões de eleitores, só 23 milhões foram às urnas.
Serra Leoa

Presidenciais Serra Leoa: segunda volta adiada

"Devido aos atrasos logísticos", a Comissão Eleitoral convocou os cerca de 3,1 milhões de eleitores a comparecer nas urnas a 31 deste mês, na Serra Leoa.
Egito

Eleições no Egipto para reeleger Al-Sisi

O Presidente do Egipto tem vitória garantida nas eleições presidenciais que se iniciam esta segunda-feira. A única preocupação do Governo é garantir uma razoável taxa de participação.
Moçambique

Frelimo. Eleições gerais e autárquicas são desafio

Filipe Nyusi diz que as autárquicas de outubro e as eleições gerais de 2019 serão oportunidade para a Frelimo "demonstrar a sua capacidade de vencer grandes desafios".
Moçambique

Paz. Presidente pede à Renamo que evite exigências

"A expetativa de todos os moçambicanos é a de que a Renamo não atrase o processo" de descentralização com "novas exigências", disse o presidente, Filie Nyusi.
Moçambique

Moçambique. Partido no poder avalia governação

O Comité Central da Frente de Libertação de Moçambique, partido no poder, reúne-se a partir desta quinta-feira e até domingo na Matola, arredores de Maputo, para avaliar a governação do país.
Moçambique

Moçambique. Renamo vence eleição intercalar 

A Comissão Eleitoral confirmou vitória da Renamo na segunda volta da eleição intercalar. Frelimo sai "fortificado e experiente" e quer reverter resultados nas eleições de 10 de outubro.
Timor-Leste

Timor. Dez forças concorrem às eleições

Seis partidos e quatro coligações apresentaram ao Tribunal de Recurso a sua intenção de se candidatarem às eleições parlamentares antecipadas de 12 de maio em Timor-Leste.
Bloco de Esquerda

BE quer recuperar domínio público da rede da TDT

O Bloco considera que o Estado deve recuperar o domínio público e gestão da rede de televisão digital terrestre (TDT) e a prestação do serviço universal de telecomunicações.
Política

Parlamento debate proposta do BE sobre TDT

O Bloco considera que o Estado deve recuperar o domínio público e gestão da rede de televisão digital terrestre (TDT) e a prestação do serviço universal de telecomunicações.
Transportes

Parlamento vota sobre plataformas de transporte

Os deputados vão votar na especialidade a proposta de lei do Governo, os projetos de lei de PSD e Bloco de Esquerda, bem como as propostas de alteração apresentadas por PCP, CDS-PP, PS e PSD.
Guiné-Bissau

Comissão propõe legislativas para 18 de novembro

José Mário Vaz já tem em mãos a proposta da CNE, através de um cronograma de atividades a serem feitas, que deverão culminar com a ida às urnas a 18 de novembro, mas pode propor outra data.
Timor-Leste

Timor. Quatro coligações concorrem às eleições

As coligações formadas reúnem 15 dos 21 partidos que se apresentaram nas eleições do ano passado em que apenas existiu uma única coligação. As eleições parlamentares realizam-se a 12 de maio.
Colômbia

'Uribismo' vence na Colômbia

O partido do Centro Democrático, fundado e liderado pelo ex-presidente Álvaro Uribe (2002-2010), obteve uma grande vitória na consulta: 67,71% dos votos, de acordo com dados oficiais.
CDS-PP

As vidas dos partidos

Um partido que quer crescer não é um clube ideológico mas a casa de várias famílias ideológicas, onde se soma e não se exclui. Os votos ganham-se com propostas políticas e não com debates ideológicos.
Partidos e Movimentos

Partidos socialistas, espécie em vias de extinção?

293
Não fosse o engenho de Costa em criar a geringonça graças à submissão e bom comportamento do BE e do PCP e o PS estaria na mesma travessia do deserto que a sua família política no resto do continente.
Presidente Marcelo

Marcelo celebra dois anos de mandato

Marcelo Rebelo de Sousa cumpre dois anos de mandato. O Presidente da República considerou os incêndios de 2017, que mataram mais de 100 pessoas, "o ponto mais doloroso" da sua presidência.
CDS-PP

Tendência quer Adriano Moreira presidente emérito

A tendência Esperança em Movimento vai apresentar uma proposta no congresso do CDS para que Adriano Moreira seja presidente emérito do partido. O antigo líder vai ser homenageado no sábado.
Alemanha

Negócios Estrangeiros. Ministro passa a deputado

Sigmar Gabriel anunciou através do Twitter que não vai integrar o novo Governo e que se vai manter apenas como deputado social-democrata no Bundestag, a câmara baixa do parlamento.
CDS-PP

Mesquita Nunes: "Função do CDS não é casar com PS"

306
Adolfo Mesquita Nunes, que vai coordenar o programa eleitoral do CDS, acredita num resultado "histórico" do partido nas Legislativas. E assume que quer ser alternativa ao socialismo.
CMVM

Novas regras reduzem confusão, diz CMVM

A nova legislação dos mercados financeiros contém regras para evitar confusões entre produtos financeiros, afirma a presidente da CMVM, reagindo àquilo que alguns partidos defendem.
Guiné-Bissau

PAIGC diz que Presidente quer legislativas em 2019

O líder do PAIGC afirmou esta quarta-feira que o modo "como as coisas se passam" o levam a crer que o presidente, José Mário Vaz, "não quer eleições em 2018".
Moçambique

Partidos moçambicanos defendem descentralização

Os partidos moçambicanos consideram que a descentralização é o caminho a seguir para chegar à paz. A proposta de revisão da Constituição de Moçambique começou a ser discutida esta quarta-feira.
Governo

Costa rejeita consensos que excluam partidos

António Costa rejeita um "novo arco da governação" que exclua alguns partidos, como aconteceu no passado. O primeiro-ministro disse que acrescentar o PSD aos consensos não implica retirar ninguém.
Venezuela

Nicolás Maduro formaliza candidatura presidencial

Nicolás Maduro formalizou esta terça-feira a sua candidatura às eleições presidenciais. Entretanto quatro outros candidatos, tidos como opositores, apresentaram também as suas candidaturas.
Assembleia Da República

Ferro recebe Passos no seu último dia de deputado

Ferro Rodrigues recebe Pedro Passos Coelho esta quarta-feira, no dia em que o ex-primeiro-ministro deixa o Parlamento. O encontro será às 14h45 na sala de visitas do presidente da Assembleia.
Guiné-Bissau

Presidente ouve partidos para marcar eleições 

O presidente da Guiné-Bissau vai reunir individualmente com os 28 partidos políticos para falar sobre a data das eleições. A ideia é obter um consenso para que se possam realizar ainda em 2018.
Cabo Verde

Cabo Verde. Dia Nacional da Morna a 3 de dezembro

364
Quase um mês antes de apresentar a morna, género musical, a Património Imaterial da Humanidade, Cabo Verde estabelece o dia 3 de dezembro como o Dia Nacional da Morna.
Guiné Equatorial

Justiça ordena dissolução do partido da oposição

A justiça da Guiné Equatorial ordenou a dissolução do principal partido da oposição. O líder do partido diz que o chefe de Estado só o fez porque foi "o único que o confrontou na Guiné Equatorial".
Saúde

Ministro da Saúde nega estar cativo das Finanças 

Galriça Neto acusa ministro da Saúde de "estar cativo do ministro das Finanças". Adalberto Fernandes reagiu: "Não aceitamos que estamos cativos uns nos outros. Estamos cativos do interesse público".
Presidente Marcelo

Marcelo pronto para acompanhar partidos

No congresso do PSD, Nuno Morais Sarmento pediu a Marcelo que apoie pactos de regime para fazer reformas para o país. O Presidente da República está pronto a acompanhar a convergência entre partidos.
Estados Unidos da América

Alfred Hoffman quer lei contra armas de assalto 

Alfred Hoffman, que já angariou milhões para candidatos e causas do Partido Republicano, diz que não apoia mais campanhas "a menos que todos apoiem a proibição de armas de assalto".
Angola

Angola realiza autárquicas antes de 2022

João Lourenço anunciou que o Executivo vai preparar as condições para que as eleições autárquicas se realizem antes das eleições gerais de 2022. O anúncio foi feito esta segunda-feira.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Assinatura - Aceda aos dados da sua assinatura
  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)