820kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Partidos e Movimentos

Partidos e Movimentos

O verdadeiro dinamismo dos pequenos partidos

Ignorados pelos media, os pequenos partidos têm de fazer pela vida, o que implica ouvir muito mais os militantes e simpatizantes e ser bem mais dialogantes.
Fora do Baralho

Maestro Marcelo, filho protetor e escutas sem fim

Presidente passa pelos pingos da chuva, mas chegou ponto de viragem? Dr. Nuno recusa depor para proteger o pai? E ainda a perseguição a Christine, os machos alfa do Conselho de Estado e a Seleção
E o vencedor é...

Pacote anticorrupção? Vem aí a lista negra

O estado da justiça em Portugal? É difícil de definir. Já é conhecido o pacote de medidas anticorrupção, mas não podemos esperar que o pacote de “boas intenções” deixe os partidos todos de mãos dadas.
O Bom, o Mau e o Vilão

Marcelo já não vai a tempo de recuperar

O ministro da Educação (que agiu rápido), Aguiar Branco (que interpreta o regimento à letra) e o Presidente da República (que está fragilizado pelo caso das gémeas) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

É desta que o lobbying vai ser regulamentado?

O Governo aprovou a medida no pacote de combate à corrupção. Se tudo for feito como deve ser, vamos ficar a saber quem reúne com quem e sobre quê, entre grupos de interesse legítimos e partidos.
Partidos e Movimentos

O grande fracasso das oligarquias europeias

As velhas oligarquias políticas estão a deixar a Europa cada vez menos rica e segura. É esse o problema, e não o “populismo”.
Explicador

Quais as linhas do pacote de combate à corrupção?

Luís Rosa sublinha que o aumento da transparência é essencial para o sucesso da regulamentação do lobbying. Rita Serrabulho esclarece que quanto menos exceções, mais eficaz será a lei.
E o vencedor é...

Ventura é o novo “espalha brasas” da política?

Quem se atreve a entrar no pântano da justiça? A discussão está mais extremada e não leva a lado nenhum. Marcelo, fragilizado, já não consegue ser árbitro e a história repete-se: todos contra Ventura.
O Bom, o Mau e o Vilão

O filho não é "filho" mas trata o pai por "pai"

O Parlamento (que respondeu a Nuno Rebelo de Sousa), Rui Rio (que recusa a hipocrisia) e Isabel Moreira (que lembra uma suposta época dourada da PGR) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Partidos e Movimentos

Extrema-direita à Arjen Robben

Depois de reconhecidos como extremistas por parte do eleitorado, estes partidos partem novamente para o sítio onde nasceram, os partidos de centro.
Partidos e Movimentos

Dois partidos, duas realidades

Novos partidos vão surgindo para ocupar o espaço deixado vago pelos partidos tradicionais. Aqui me detenho um pouco em particular na Iniciativa Liberal e no Chega.
Eleições Europeias

Perceber o povo

A comparência de 37,52% dos inscritos torna evidente que o despejar de figuras mediáticas, como fizeram praticamente todos os partidos, não é aliciante suficiente para encaminhar o povo às urnas.
Justiça

Pacote anticorrupção. PS e Chega criticam Governo

Socialistas e Chega queixam-se de falta de diálogo, mas Iniciativa Liberal congratula acolhimento das suas propostas de regulação do lobbying. Bloco e PCP críticos do pacote legislativo em construção.
Explicador

Qual a solução para o impasse político na Madeira?

Pedro Coelho garante que a situação é difícil e sublinha que os madeirenses não querem voltar a ir às urnas. Miguel Iglésias aponta o dedo a Albuquerque: "É o único responsável pela instabilidade".
E o vencedor é...

António Costa está na ementa dos assuntos europeus

As escutas do caso Influencer mostram um país onde não gostamos de viver. A luta do poder para conseguir lugares na Europa e o possível apoio de Orbán a Costa. Como fica Marta Temido nesta fotografia?
O Bom, o Mau e o Vilão

Afinal, Lacerda Sales pode autoincriminar-se?

A UTAO (que nos explicou como funciona o Estado), o presidente do Parlamento (que confunde deputados com juízes) e Lacerda Sales (que invocou o direito ao silêncio) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Fora do Baralho

Costa/UE: nacionalismo bacoco com contrapartidas?

Há mérito do ex-PM ou não havia escolha para Montenegro? Influencer: descrédito do Ministério Público a chegar à Europa. Sobre o 25 Novembro: cedemos ao tribalismo? E ainda a não santa Santa Casa. 
E o vencedor é...

Quem é e onde está o “Wally” do Governo?

Onde anda, Miranda Sarmento? O ministro teve um arranque infeliz e depois da “derrota” nunca mais ninguém o viu. Por outro lado, a ministra da saúde foi ao parlamento “lesionada” para defender o SNS.
Comissão de Inquérito

“Portugal é um país onde a cunha vale muito”

Rita Matias explica que o mau resultado do Chega nas Europeias prende-se com o desinteresse por temas europeus. A deputada do Chega deixa críticas ao Governo da AD por se fechar no "não é não".
E o vencedor é...

Costa já nem dorme a sonhar com o Conselho Europeu

O PS estava nervoso, mas as europeias foram o calmante que Pedro Nuno precisava. E o Chega? Perdeu ânimo. Os astros alinham-se e estende-se a passadeira para Costa ser presidente do Conselho Europeu.
Noticiário

8h. 10 Junho: Montenegro evoca “garra lusitana” 

Neste jornal, a mensagem do primeiro-ministro por ocasião do Dia de Portugal. Ainda o resumo das eleições europeias, com destaque para a subida da extrema-direita na Europa.
Eleições Europeias

PAN não resgata eurodeputado e fica atrás do ADN

Perdeu cerca de 110 mil votos em relação a 2019 e acabou mesmo por ficar abaixo de um partido sem qualquer representação nacional. Sousa Real já aponta às autárquicas do próximo ano após derrota.
Emissão Especial

“Pedro Nuno consolidou-se como líder da oposição”

Rui Pedro Antunes explica que com os resultados destas eleições não houve um “chumbo coletivo” ou um desejo de mudança governativa. Destaca a “aposta ganha” de Pedro Nuno Santos em Marta Temido. 
Emissão Especial

“AD errou ao fingir que a IL não existia”

Miguel Pinheiro duvida que o Chega se continue a encontrar com o PS nos corredores. Para o diretor executivo do Observador, o PS perdeu um aliado e a AD perdeu uma oportunidade para fazer boa figura.
Emissão Especial

“A temperatura vai arrefecer no parlamento”

Raquel Abecasis garante que as coisas vão acalmar na AR depois destas eleições. Para a colunista do Observador, BE e CDU “escaparam por uma unha negra” e Ventura está a fazer contas ao desgaste. 
Eleições Europeias

Os portugueses eleitos para o Parlamento Europeu

O PS venceu, mas perdeu um deputado face a 2019, ficando com oito. A AD mantém-se com sete. Chega e a IL estreiam-se no Parlamento Europeu com dois deputados cada. BE e PCP só elegem um.
Eleições Europeias

PTP é contra guerra e rejeita orçamento para armas

Cabeça de lista do PTP, José Manuel Coelho, diz ser "contra a guerra". Critica Montenegro e Centeno por estarem "preocupados em arranjar dinheiro" para "criar morte, criar destruição" na Ucrânia.
Eleições Europeias

Guia para as eleições europeias de domingo

Concorrem às eleições para o Parlamento Europeu 17 partidos e coligações, o mesmo número que em 2019. Podem votar em Portugal 10.830.572 eleitores. Serão eleitos 21 eurodeputados nacionais.
Eleições Europeias

Tavares: esquerda "desistiu de ser europeísta"

Rui Tavares descreveu o Livre como o único partido de esquerda europeísta "por ação". Já o cabeça de lista às europeias diz que fim da campanha é o início de uma representação no Parlamento Europeu.
Eleições Europeias

PTP promete lutar contra paraísos fiscais

O cabeça de lista do PTP às eleições europeias lembra o caso da Madeira e descreveu as Finanças na região autónoma como uma "máquina tenebrosa". "Os impostos têm de ser para todos", sublinha.
Eleições Europeias

Amaral Dias quer criar uma nova família europeia

A candidata do ADN às eleições europeias não se revê em nenhum dos sete grupos europeus. A Europa "transformou-se num gigante, num colosso não democrático", afirmou.
Eleições Europeias

CDU critica campanha com "figurões da UE"

O cabeça de lista da CDU às europeias criticou a participação de figuras como Von der Leyen nas campanhas. Para João Oliveira não passam de "protagonistas da degradação das condições de vida".
Eleições Europeias

Livre defende papel da UE nas políticas de saúde

O candidato do Livre lembrou que a UE se uniu para comprar vacinas e disse que a colaboração deve estender-se a casos como a disponibilização e comparticipação de dispositivos automáticos de insulina.
Eleições Europeias

Rede Anti-Pobreza pede reforço do modelo social

A Rede Europeia Anti-Pobreza exigiu aos candidatos às eleições europeias que reforcem o modelo social europeu nas suas propostas: "É imperativo que o combate à pobreza seja uma prioridade", alertou.
Eleições Europeias

Quase 90% dos inscritos votaram antecipadamente

O número de eleitores que votaram antecipadamente para as eleições europeias fixou-se em 225.039, correspondendo a 89% dos inscritos, segundo o Ministério da Administração Interna.
Eleições Europeias

Nova Direita apela ao voto no conservadorismo

"É preciso reequilibrar o Parlamento Europeu e colocar algum conservadorismo porque o progressismo exacerbado tem estado a causar grandes prejuízos a todos os níveis", defende a Nova Direita.
E o vencedor é...

Chega quer Montenegro e Ventura de mãos dadas

Os sindicalistas radicais mostram que vale a pena prolongar "lutas", mas as forças de segurança vão esticar a corda até quando? O Chega não quer negociar, quer que Montenegro e Ventura se entendam.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Afinal quem é que governa?

A pergunta voltou a surgir depois do Parlamento aprovar a proposta de redução de IRS do PS e chumbar a proposta do Governo. O plano do PS privilegia a descida do imposto nos rendimentos mais baixos.
Eleições Europeias

ADN: pacto para migrações é medida eleitoralista

Para Joana Amaral Dias, cabeça de lista do ADN, o pacto para migrações é eleitoralista e serve "para tentar secar as forças partidárias que têm lutado há muito tempo contra esta situação calamitosa".
Eleições Europeias

Partido da Terra defende voto a partir dos 16 anos

Cabeça de lista do MPT defende voto a partir dos 16 anos, mas havendo antes uma "formação". Sugeriu ainda criação de Erasmus, em que jovens participariam nas mesas de votos de outros países.
Eleições Europeias

PTP: grandes partidos apostam na "alta burguesia"

José Manuel Coelho, cabeça de lista do PTP, acusa PS e PSD de apostarem nas "elites da alta burguesia" e de "desprezarem as autonomias, o Portugal profundo, as províncias portuguesas e o interior".
Eleições Europeias

PAN: Lei do Restauro da Natureza é "prioridade"

O candidato do PAN quer estar na linha da frente para desbloquear a lei no Conselho Europeu. Criticou os partidos mais conservadores e de extrema-direita por negarem alterações climáticas.
Eleições Europeias

Nova Direita quer priorizar produtos nacionais 

"Queremos falar da soberania dos nossos produtos na Europa", garantiu a candidata do Nova Direita às eleições europeias. Ossanda Líber disse que o partido lutará pela revisão do Pacto Agrícola Comum.
Eleições Europeias

Europeias. MAS critica reformas dos eurodeputados

O cabeça de lista do MAS quer pôr fim aos "privilégios" dos eurodeputados nas reformas. Também propõe nivelar as reformas dos deputados ao Parlamento Europeu pelas do país de origem.
Eleições Europeias

RIR quer Portugal isento de IVA na eletricidade

A cabeça de lista do RIR às eleições europeias defende que Portugal deve ser beneficiado com isenção de IVA já que "é um dos maiores produtores de energia verde" na UE.
Eleições Europeias

Livre pede atenção à natureza no futuro aeroporto

Numa ação em Alcochete o cabeça de lista do Livre às europeias sublinhou que não se pode descurar a preservação da natureza naquele local. A UE, assegurou Francisco Paupério, terá olhar fiscalizador.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos