435kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Partidos e Movimentos

Vila Nova de Gaia

Gaia. Movimento cívico denuncia abate de árvores

Obra da IP já motivou queixas junto do Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto, bem como ao Ministério Público e ao Provedor da Justiça Europeu, com o argumento de mau uso de fundos comunitários.
Fora do Baralho

"Falhanços do Estado" a dobrar: Rendeiro e Setúbal

Refugiados: “Se não sabia, Costa devia saber”, ministra devia "assumir responsabilidade política", autarca demitir-se. Ainda as conveniências do ministro da Economia e a morte do ex-banqueiro do BPP.
Orçamento do Estado

Acaba prazo para propostas de alteração ao OE 

Às 18h00 desta sexta-feira termina o período de entrega das propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2022. Até quinta-feira tinham dado entrada cerca de 700 propostas.
Orçamento do Estado

Partidos levam rol de queixas sobre OE a Marcelo

Atualizado
PSD aponta quebras eleitorais. IL queria Costa a responder sobre Assuntos Europeus. Chega lembra maioria de Sócrates. Livre e PAN pedem reuniões. PCP e BE atacam resposta à crise.
Fora do Baralho

Pirómanos dos combustíveis e Super Mario federal

A confusão dos preços nas bombas, os parabéns irónicos aos casos de assédio, Lula-desastre. E a cartada do federalismo de Draghi. Susana Peralta, Luís A. Conraria, Jorge Fernandes e João M. Almeida.
País

Associativismo e o futuro

Para um caldense que tem um amor enorme pela sua terra e pelas suas gentes, poder contribuir para o crescimento de uma das associações mais antigas do país é uma grande honra.
Fora do Baralho

Este país é para cotas

No programa de hoje falamos de gerontocracia , do gabinete de apoio a refugiados ucranianos da câmara de  Setúbal, do orçamento da defesa, de Ivo Rosa e das contas certas de Fernando Medina.
Política

O contexto europeu e o potencial do Chega

Uma coisa é certa: o cenário ideal para o PS será a concretização desse potencial de crescimento do Chega conjugado com a adesão de todos os restantes partidos a uma estratégia de cordão sanitário.
Programa de Estabilidade

PE. Parlamento chumba recomendações dos partidos

A Assembleia da República chumbou, esta sexta-feira, as várias recomendações apresentadas pelos partidos relativas ao Programa de Estabilidade para 2022-2026.
Fora do Baralho

PCP aos arames. Zelensky no 25 de Abril é que era

Comunistas não vêem fascista à frente. Governo PS com medo de Portugal ser ultrapassado pela Ucrânia. Ainda o ISCTE e o rugido do Leão. Susana Peralta, Luís A. Conraria, Jorge Fernandes e Vanessa Cruz
Bloco de Esquerda

BE preocupado com pedido de prospeção de minério

"A prospeção, que prevê sondagens profundas, causará danos e impactos irreparáveis, ao nível do património, da morfologia e dos aquíferos", pode ler-se no comunicado do Bloco de Esquerda.
Fora do Baralho

Pipa de massa em país de carneiros = migalhas

PS da maioria absoluta não precisa de milagres? Ups, a inflação. Graça Freitas põe e dispõe. Rei de Copas para a IL. Susana Peralta, Luís A. Conraria, Jorge Fernandes, João M. Almeida e Vanessa Cruz.
Guerra na Ucrânia

Livre pressiona a UE travar financiamento à Rússia

Pagamento através de conta fiduciária em país terceiro permitiria contornar falta de acordo relativamente ao embargo e suspender pagamento direto à Rússia pelo gás e petróleo importados.
Assembleia Da República

Versão de bolso para quem não viu as 10h de debate

Costa entrou com contas para ajustar com todos. A oposição deu-lhe uma folga, mas mesmo assim saiu com ministros já criticados. O Governo está em funções.
Fora do Baralho

Barry White faz control+F ao Programa de Governo

Pozinhos mágicos para o desafio demográfico. E ainda o segredo de polichinelo: "FDUL parece a Igreja Católica". Susana Peralta, Luís A. Conraria, Jorge Fernandes, João M. Almeida e Vanessa Cruz
PSD/CDS

Congresso JSD: "Proibido calça bege e blazer azul"

JSD divulgou dress code para congresso que arranca esta sexta em Almada: "Proibido calça bege e blazer azul". A piada ajusta-se ao lema do encontro — "Começar por Nós" — e ao estilo do presidente.
Assembleia Da República

AR arranca com touradas, eutanásia e salários

Partidos querem provar que os temas não morrem na campanha eleitoral e aproveitam primeira semana para dar entrada de projetos que são grandes bandeiras. Guerra na Ucrânia ameaça deixar PCP isolado.
Fora do Baralho

Passa-culpas no caso Cotrim e Pinho cara de pau

Por mais contas que façamos ao PS e ao PSD, o voto para vice-presidências da AR é secreto. Deveria acabar? Susana Peralta, Luís Aguiar-Conraria, Jorge Fernandes, João M. de Almeida e Vanessa Cruz
Fora do Baralho

Medina (ainda) na TV. Rir para não chorar

Novo Governo com anedotas. E o que dizer do "irritante" Costa e Silva e de Marcelo e Costa, "crianças a brincar aos amuos"? Susana Peralta, Luís Aguiar-Conraria, Jorge Fernandes e João M. Almeida
Resposta Pronta

"Lamentamos a opção de Cristina Rodrigues"

Inês Sousa-Real a comentar a notícia do Observador, que avança que a antiga deputada do PAN Cristina Rodrigues vai ser assessora parlamentar do Chega.
União Europeia

UE aprova novas regras para financiar partidos

O Conselho da União Europeia chegou a acordo para rever as regras comunitárias sobre o financiamento dos partidos europeus. O objetivo da revisão é reforçar a "transparência".
PSD

Moedas afasta candidatura à liderança do PSD

Questionado se poderá apoiar Luís Montenegro, o único nome praticamente certo na disputa da liderança do PSD, o antigo comissário europeu não se quis comprometer, para já.
Fora do Baralho

Combustíveis: descer IVA é trunfo que não chega

Os perigos do controlo de preços e a mísera conta congelada dos oligarcas. Derrotar Putin, não humilhar a Rússia. Susana Peralta, Luís A. Conraria, Jorge Fernandes, João M. Almeida e Vanessa Cruz
CDS-PP

Dez moções serão discutidas no congresso do CDS

As dez moções de estratégia global do CDS têm de ser subscritas por um mínimo de 300 militantes, assinaturas que serão agora verificadas. Os textos visam "fixar a orientação geral do partido".
Fora do Baralho

"Isto é uma espécie de concurso de misses"

Esta semana debatemos a adesão da Ucrânia à UE, o aumento dos gastos em defesa, a estratégia para travar o aumento do preço dos combustíveis. As cartas estão lançadas.
Função Pública

Maioria absoluta? FESAP pede melhoria de salários

A FESAP aprovou um documento com as reivindicações prioritárias para serem incluídas no programa do Governo, nomeadamente o aumento dos salários e o combate à precariedade.
PCP

PCP diz que políticas do PS são "faz de conta"

"As soluções preconizadas pelas políticas de igualdade de PS e União Europeia são soluções de faz de conta", disse Jerónimo de Sousa salientando que a maioria absoluta vai dificultar respostas reais.
PCP

“PCP não apoia a guerra”, nem o governo ucraniano

No 101º aniversário do PCP, Jerónimo de Sousa garantiu que o partido “não tem nada a ver com o governo russo e o seu Presidente”, mas criticou a existência de “grupos fascistas” na Ucrânia.
Fora do Baralho

Rússia. Merkel é a líder deste engano?

Programa especial com ouvintes. Europa enganou-se há oito anos, ou agora. E ainda a hipocrisia sobre o PCP. Susana Peralta, Luís A. Conraria, Jorge Fernandes, Carla Jorge de Carvalho e Vanessa Cruz
Partido LIVRE

Renovar, fazer crescer e concretizar o LIVRE

A negociação da coligação do LIVRE com o PS em Lisboa não desafiava o modelo de sociedade neoliberal responsável por divisões sociais profundas e não respondia aos desafios da emergência climática.
PCP

PCP celebra 101.º aniversário no Campo Pequeno

Sob o lema "O futuro tem partido, liberdade, democracia, socialismo", o PCP comemora o seu 101.º aniversário com um comício na tarde de domingo no Campo Pequeno.
Política

Desmascarados pela Guerra

Incrível a sorte, quiçá um pouco de engenho, do nosso primeiro-ministro, que conseguiu reerguer o muro que separa o PS das esquerdas mesmo a tempo de não ser motivo de chacota europeia.
Bloco de Esquerda

Rumo do BE discutido em Conferência a 30 de abril

Na Conferência Nacional que vai debater e analisar o rumo estratégio do Bloco de Esquerda podem participar todos os militantes "no pleno exercício dos seus direitos estatutários".
PSD

Comissão Política do PSD reúne-se na quinta-feira

A Comissão Política do PSD reúne-se por via digital para discutir a proposta de calendário eleitoral interno a fazer ao Conselho Nacional extraordinário.
Fora do Baralho

Rússia. Sanções pífias e vergonha alheia do PCP

As viagens do PCP a Estalinegrado no Avante. Chega desafiado a demarcar-se do PCP. O medo de Putin. A Ucrânia só. Susana Peralta, Luís Aguiar-Conraria, Jorge Fernandes, João M. Almeida e Vanessa Cruz
Partidos e Movimentos

A democracia, a educação e o voto

A responsabilidade governativa deve ser imputada a quem é eleito. Ora o actual sistema, que elege partidos políticos e não pessoas, é um borrão indefinido ao nível da percepção do eleitor comum.
Fact Check

Fact Check. Partidos recebem 80 milhões de euros?

Uma publicação no Facebook diz que os partidos políticos vão receber 80 milhões de euros de apoios estatais. Porém, o valor não é anual e está junto de outros números com factos imprecisos.
Noticiário

17h. Rio apela ao sentido de responsabilidade

Em cima da mesa da discussão está o calendário para a sucessão de Rui Rio. Ainda neste jornal, o presidente ucraniano lamenta os dois soldados mortos e três feridos.
Fora do Baralho

Santos Silva novo presidente da AR. “Pouco limpo”

Sabiam todos que estavam a violar a lei e vêm pedir desculpa? E a dupla derrota para um emigrante dos nossos. Susana Peralta, Luís Aguiar-Conraria, Jorge Fernandes, João M. de Almeida e Vanessa Cruz
Espanha

PP espanhol está a implodir. O que aconteceu?

Estalou a guerra entre o PP e a presidente da Comunidade de Madrid. O caso envolve espionagem, contratos fraudulentos e acusações de crueldade. Como chegámos até aqui?
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.