Partidos e Movimentos
Parlamento

AR. Da Coreia ao Camboja: 43 minutos para 42 votos

Presidente da Assembleia da República recorda o apelo feito aos partidos para "o consenso político no sentido da dignificação do parlamento". Livre e Chega apresentaram quase metade dos votos.
PSD

Direita contra mudanças na Lei da Nacionalidade

153
Socialistas lembram que o direito de solo já está consagrado na Lei da Nacionalidade, reconhecem pertinência da proposta do PAN, mas opõem-se, como toda a direita, à alteração da Lei.
Partido LIVRE

Tensão entre CDS e Joacine por símbolos nacionais

O debate sobre a lei da nacionalidade obrigou a deputada única do Livre a pedir à mesa da Assembleia a defesa da honra. Telmo Correia, do CDS, acusou o Livre de destratar símbolos nacionais.
Partido LIVRE

Como funciona o Livre por dentro? /premium

317
É o único partido que tem primárias abertas a todos, desde que aceitem a carta de princípios. Não tem liderança uninominal e funciona horizontalmente. Como é que as coisas se passam dentro do Livre?
PCP

Rendas de bairros sociais. PCP quer alterar regras

Alterações da última legislatura não são suficientes para o PCP. Comunistas querem a taxa máxima de esforço ainda mais baixa e redução nas rendas de agregados com pessoas com mais de 65 anos.
Deputados

Deputados únicos terão 5 declarações por sessão

O grupo de trabalho que está a rever o regimento do parlamento já chegou a um princípio de consenso para que os deputados únicos tenham direito a fazer cinco declarações por sessão legislativa.
Bloco de Esquerda

BE. Catarina Martins desvaloriza críticas internas

Catarina Martins afirmou ser natural que sejam apresentadas várias moções à convenção do partido. Alguns membros apontam falta de debate interno, críticas relativizadas pela coordenadora bloquista.
Partido LIVRE

Livre. Assembleia reúne no domingo já com parecer

A Assembleia do Livre volta a reunir-se no domingo. Um dos pontos da ordem trabalhos é a apreciação e debate sobre o parecer do conselho de jurisdição sobre a polémica entre Joacine e a direção.
PCP

PCP quer referendo sobre regionalização em 2021

589
Posição do Presidente da República sobre regionalização não intimida os comunistas que retomam proposta de 2017. Caso passe no hemiciclo, o PCP confia na "interpretação" do Presidente da República.
PCP

PCP insiste no novo hospital central do Alentejo

140
Entre os dois edifícios do hospital de Évora passa uma estrada nacional, com tráfego intenso. Nos quadros do hospital faltam profissionais de saúde, dos médicos aos técnicos de diagnóstico.
Martin Schulz

Schulz: extrema-direita é “risco para a Europa”

176
O antigo presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, garante que “a extrema-direita é um risco para a Europa", alertando para a necessidade de uma mobilização crescente e rápida.
PSOE

PSOE apresenta queixa a PS sobre moção

O Partido Socialista Operário Espanhol vai enviar uma "queixa formal" ao PS português para expressar a sua inquietação face à moção aprovada pelo PS. A Catalunha já agradeceu solidariedade.
Alterações Climáticas

PAN apresenta proposta de Lei de Bases do Clima

O PAN justificou a iniciativa legislativa com a necessidade de fazer “algo concreto e consequente para garantir” a existência e a sobrevivência das várias espécies, garantindo o cumprimento de metas.
Partido LIVRE

Joacine pode ser alvo de "atuação disciplinar"

826
O Conselho de Jurisdição do Livre já reuniu e deu oito dias à comissão de ética para elaborar parecer sobre o conflito entre Joacine e a direção. Possibilidade de "atuação disciplinar" em cima da mesa
Partido LIVRE

Livre falha prazo da Lei da Nacionalidade

1824
Até 22 de novembro teriam de entrar projetos de lei dos partidos para a discussão da lei que é uma das prioridades do Livre. Partido ainda não o fez. Agendamento potestativo pode ser alternativa.
PCP

PCP chama ministra da Presidência e ERC

O PCP apresenta requerimentos para ouvir a ministra da Presidência, a ERC e a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais. Projeto de resolução para respostas à violência sobre mulheres.
Partido LIVRE

Livre e Joacine. Caso no Conselho de Jurisdição

747
A decisão de enviar para o Conselho de Jurisdição do partido a polémica entre Joacine e a direção do Livre foi tomada por unanimidade, mas só depois de a deputada abandonar a assembleia.
Partido LIVRE

Livre mantém confiança política em Joacine

2332
Assembleia do partido reuniu-se, depois da polémica em torno da abstenção de Joacine numa das votações de sexta-feira. O partido assume "dificuldades de comunicação", mas diz-se "unido e focado”.
Partido LIVRE

Joacine em rutura com direção:"Fui eleita sozinha"

30771
Em declarações ao Observador, Joacine Katar-Moreira diz que a desafinação com o Livre não é nova. A deputada diz que “foi eleita sozinha” e acusa o partido de nunca a ter apoiado.
Partido Chega

Ventura acusa Costa de ter mentido no parlamento

2660
António Costa disse no debate quinzenal que os agentes das forças de segurança não compravam o próprio material. Deputado do Chega acusou PM de mentir e mostrou faturas dessas compras.
Orçamento do Estado

OE 2020 tem primeiro teste a 10 de janeiro

A proposta de Orçamento do Estado para 2020 será debatida na generalidade entre 9 e 10 de janeiro e a votação final global será no dia 7 de fevereiro, decidiu a conferência de líderes parlamentares.
Iniciativa Liberal

Cotrim de Figueiredo candidato à liderança do IL

176
João Cotrim Figueiredo, confirmou que vai candidatar-se à presidência do partido na Convenção Nacional que será na região centro no início de dezembro.
Brasil

Partido de Bolsonaro: "quem for, vai por amor"

244
"Vou começar um partido pobre, sem dinheiro, sem televisão. Quem for para lá, vai por amor. É igual ao casamento, casamos por amor", disse o Presidente brasileiro.
Política

JSD quer regulamentação do lóbi

"É uma questão tão elementar da transparência no jogo político que espero que o tempo que já perdemos possa ser recuperado", disse a líder da JSD, Margarida Balseiro Lopes.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo diz que gosta de "ouvir tudo e todos"

Sem querer comentar os tempos do debate quinzenal no parlamento, Marcelo acabou a dizer que por definição gosta de "ouvir tudo e todos" e que se chegar algum pedido formal de audiência a agendará.
Assembleia Da República

Pequenos partidos vão mesmo falar no debate com PM

4656
Depois de consenso na comissão, Ferro Rodrigues já transmitiu aos membros da conferência de líderes a decisão de atribuir aos deputados únicos o mesmo tempo que o PAN na última legislatura.
Marcelo Rebelo de Sousa

AR. Marcelo lembra "precedente" nas intervenções

O Presidente da República recordou que o precedente para as intervenções dos deputados únicos no Parlamento já aconteceu — com o PAN —, mas frisa que a decisão é "da Assembleia da República".
CDS-PP

Líder da JP apresenta moção "em nome próprio"

168
O presidente da Juventude Popular (JP) vai apresentar "um projeto ambicioso que construa a raiz da alternativa de direita ao socialismo" e que "renove e reposicione o CDS".
PCP

PCP e BE chamam ministro da Educação com urgência

578
Comunistas e bloquistas entregaram esta quinta-feira um pedido de audição urgente do ministro da Educação. Os dois requerimentos serão votadas numa das próximas reuniões da comissão de Educação.
PSD

PSD. "Candidatos devem falar no Conselho Nacional"

247
Miguel Pinto Luz considera que os candidatos à liderança dos sociais-democratas devem poder falar já na próxima reunião do Conselho Nacional, na sexta-feira.
Drogas

JSD faz referendo interno sobre drogas leves 

996
Juventude social-democrata pretende perceber quais são as posições dos seus membros sobre a despenalização das drogas leves. Referendo interno deverá acontecer em fevereiro.
CDS-PP

Refiliação de Manuel Monteiro no CDS adiada

677
A direção de Assunção Cristas não vai decidir a refiliação no CDS de Manuel Monteiro. "Essa é uma decisão que ficará na pasta de transição" para próxima liderança, afirmou o secretário-geral do CDS.
Política

A não ser que /premium

O país está civilizacionalmente a deslassar mas no “espirito do tempo” o único factor não deslassado é o policiamento do pensar e a urgência de agir segundo mandamentos e cânones radicais.
Angola

MPLA quer Cabo Verde como “professor” de Angola

"Estamos a trabalhar nesse sentido, para que em 2020 ocorram as eleições autárquicas”, disse o líder parlamentar Américo Cuononoca. "Cabo Verde (...) pode ser o nosso professor", acrescentou.
Programa de Governo

José Cesário: programa subalterniza emigração

"No domínio das comunidades portuguesas no estrangeiro, há um conjunto de intenções e de omissões muito preocupantes", diz José Cesário, acrescentando que há uma "clara subalternização" nesta área.
Os Verdes

PEV propõe fim de dinheiro público nas touradas

A proposta do PEV proíbe "o financiamento público, por quaisquer entidades públicas, aos espetáculos tauromáquicos" e defende ainda a elaboração pelo Governo de um relatório anual sobre o clima.
Programa de Governo

Governo: novos partidos com direito a 10 minutos

Chega, Iniciativa Liberal e Livre vão ter 10 minutos para intervir ao longo dos dois dias (quinta e sexta-feira) do debate parlamentar sobre o programa de Governo.
Castelo Branco

PSD de Castelo Branco recusa apoiar candidatos

O PSD de Castelo Branco "esclarece ainda que não manifestou, nem manifestará qualquer posição de apoio, incentivando o necessário espírito democrático", explica em comunicado.
CDS-PP

Cecília Meireles candidata a líder parlamentar

Cecília Meireles, vice-presidente do CDS, vai candidatar-se à liderança da bancada do CDS na eleição que decorre no dia da instalação da nova Assembleia da República.
PAN

PAN. Inês Sousa Real é líder do grupo parlamentar

A líder do grupo parlamentar do PAN será Inês Sousa Real, antiga provedora dos Animais de Lisboa e candidata à presidência da Câmara Municipal da capital nas últimas autárquicas.
Assembleia Da República

Assembleia da República com maioria de esquerda

O novo parlamento tem maioria esquerda e nunca como agora o hemiciclo de São Bento teve deputados de tantos partidos, serão 10 no total. O parlamento toma posse na sexta-feira.
Partidos e Movimentos

PS vai eleger secretário-geral adjunto

A reunião da Comissão Nacional do PS servirá para eleger José Luís Carneiro, que deverá ocupar o lugar de Ana Catarina Mendes. Será também discutida a situação política.
PS

César salienta autonomia dos deputados do PS

"Fomos, finalmente, contribuintes líquidos dos ganhos alcançados aos mais diversos níveis e sufragados nas eleições legislativas", escreveu o líder cessante da bancada socialista, Carlos César.
Deputados

Parlamento. Mais mulheres e 94 novos deputados

O PSD conta com 42 novos deputados num grupo parlamentar de 79. As legislativas de 6 de outubro permitiram também eleger mais 14 mulheres do que nas eleições de 2015, num total de 89.
Extrema Direita

Extrema-direita pela primeira vez no Parlamento

443
O Chega entra para o Parlamento com 66 mil votos. Os partidos recebem com um misto de ataque frontal e silêncio a entrada de uma força de extrema-direita na Assembleia da República.
PS

CDSPPDPSDPSCDUBE, o antibiótico de largo espectro

Temos de reconhecer que o PS é um partido “antibiótico de largo espectro", o único que fez, ao longo de 4 décadas, coligações e outras formas de colaboração com todos os partidos da direita à esquerda
CDS-PP

"CDS está no triângulo das Bermudas"

264
O antigo presidente do CDS disse esta quinta-feira em entrevista à Rádio Observador que o CDS ficou no meio da Iniciativa Liberal, do Chega e do PSD. E atacou ainda a "estupidez das direções".
Política

Este país não é para aprumos

A pieguice da abstenção exprime-se por “balidos e lágrimas de crocodilo”. Nas últimas eleições europeias, nestas eleições legislativas, a comiseração desinteressada fez parte do protocolo.
Partidos e Movimentos

CDS marca reunião para agendar congresso

Conselho nacional do CDS-PP deverá reunir-se na quinta-feira para agendar o congresso que elegerá o sucessor de Assunção Cristas. Há dois potenciais candidatos "em reflexão" e um candidato assumido.
Financiamento dos Partidos

Subvenções. O que ganham e perdem os partidos

129
Há partidos que reforçam o seu financiamento e outros, como o CDS, que devido aos maus resultados têm de fazer cortes. No total, serão 64 milhões de euros entregues aos partidos nos próximos 4 anos.
Governos Regionais

Madeira. Reunião para suspender presidente

Teófilo Cunha vai assumir funções no XIII Governo Regional. Câmara Municipal de Santana, no norte da Madeira, vai reunir-se na segunda-feira para a suspensão do mandato do presidente da autarquia.
Legislativas 2019

CDU. "Mau resultado" e negociações lei a lei

136
Um "mau resultado", nas palavras de Jerónimo de Sousa, com a perda de cinco deputados. PCP não irá inviabilizar governo do PS, mas quer negociar lei a lei com socialistas sem "acordos de papel".
Política

As eleições no dia seguinte num livro proscrito

Admitindo que possam ser discutíveis, relativizar o valor moral dos termos direita e esquerda não só não resolve nenhum dos desafios do tempo atual, como ainda diminui a capacidade de os compreender.
Aliança

Santana: resultado eleitoral "decidido à última"

No mercado de Benfica, Santana falou numa "disputa intensa" e apelou ao voto. O antigo primeiro-ministro foi ainda confrontado com pedidos para que se candidate à presidência do Sporting.
Legislativas 2019

Chega garante que não é partido racista

André Ventura fala numa "extrema-esquerda que não cabe na cabeça de ninguém" e garante que o seu partido vai eleger deputados. Ventura diz ainda que, no futuro, vai "engolir o CDS".
Legislativas 2019

Livre quer ser "desconforto" na Assembleia 

Joacine Katar Moreira afirma que “rejuvenescer significa mudar” e diz que o Livre vai ser "esse desconforto" no parlamento. A cabeça de lista afirma que salário mínimo de 900 euros não é "utopia".
Legislativas 2019

MAS seria "mais exigente" na AR do que CDU e BE

Gil Garcia, líder do movimento, afirma que “proximidade ao poder” ajudou “a amolecer” a esquerda parlamentar. "MAS seria muito mais exigente do que a CDU ou o Bloco" na Assembleia, garante.
Legislativas 2019

Sondagem. PS longe da maioria, PSD e PAN a crescer

235
Socialistas continuam longe da maioria, de acordo com sondagem da Intercampus. Ainda assim, Costa conseguiria mais 18 deputados, face a 2015. Só PSD e PAN crescem e André Silva já ultrapassa CDS.
Legislativas 2019

CDU "sem PANpulismos" no comício de Setúbal

156
Uma sala cheia, depois de uma arruada, e uma noite que podia ter sido de Jerónimo, mas foi para o deputado e candidato dos Verdes. José Luís Ferreira atacou os "novos ecologistas".
Legislativas 2019

Jerónimo: "não tinha lógica" reunião da comissão

O caso Tancos não sai da campanha e a "geringonça" voltou a encontrar consenso numa matéria. A reunião da comissão permanente foi adiada uma semana.
Pedro Santana Lopes

"Voto útil é inútil nas atuais circunstâncias"

O líder do Aliança diz que a "teoria do voto útil" está de volta e que este voto "é inútil nas atuais circunstâncias da democracia portuguesa". Em Cascais, Santana cruzou-se com outros partidos.
Legislativas 2019

CDU: Na rua lei laboral, em casa a "vida difícil"

Em dia de aniversário da CGTP e de entrada em vigor das alterações às leis do trabalho, Jerónimo de Sousa insistiu na colagem do PS aos partidos de direita.
TAP

Eleições. PCTP/MRPP questiona prejuízos da TAP

O PCTP/MRPP quer saber a posição do Governo quanto aos prejuízos de 119,7 milhões de euros no primeiro semestre que a TAP apresenta.
Partidos e Movimentos

O Amante da Natureza não vota no partido das focas

1471
Tal como os leopardos marinhos, o pan também é um partido muito fofinho. Tal como os leopardos marinhos também é uma besta que procura desarticular a sociedade portuguesa abanando-a com toda a força.
Legislativas 2019

CDU: Um berrante, um espantalho e laranja algarvia

Jerónimo diz que o PS "agita o espantalho do perigo da estabilidade" para pedir, subtilmente, a maioria absoluta. Quer que o Algarve seja mais que turismo e a chave é evitar um PS de mãos livres.
Partidos e Movimentos

BE e PEV com contas sem irregularidades em 2016

PS prestou contas com irregularidades, PAN não cumpriu o regime legal dos donativos e PCP fez “pagamentos em numerário superior ao limite legal”. BE teve resultado positivo de 257 mil euros.
Legislativas 2019

CDU: Situação difícil mas AR não pode ser cartório

A CDU não esconde que a tarefa de evitar a maioria absoluta do PS é “difícil”, mas Jerónimo quer impedir que o Parlamento “se transforme na caixa de ressonância do PS”.
Partidos e Movimentos

PPT quer defender madeirenses na AR

"Eu apelo aos madeirenses que acreditem em mim, que votem no José Manuel Coelho porque eu tenho coisas boas para defender", garante o candidato. Coelho quer impor salário mínimo de 900 euros.
Legislativas 2019

Eleições. Iniciativa Liberal defende 15% de IRS

No dia dedicado à carga fiscal, o cabeça de lista do partido pelo distrito de Lisboa, João Cotrim Figueiredo, alertou para “a carga fiscal recorde que os portugueses estão a pagar".
Aliança

Aliança defende "estímulos fiscais" para habitação

"Não podem ser só os ricos e turistas" ou "estrangeiros" a beneficiar das melhorias na cidade, diz Santana: "Adoramos ter cá estrangeiros, turistas, agora... Gostamos mais de ter cá os portugueses".
Legislativas 2019

CDU: "Não é uma campanha de tricas e mexericos"

A CDU queria manter-se à margem das polémicas entre BE e PS, mas António Filipe acabou a comentar as "tricas e mexericos" das outras campanhas. CDU quer justiça fiscal e aumentar produção nacional.
Eleições Legislativas

Quem tem medo do pluralismo?

274
Sem a entrada de novos partidos em São Bento, sobretudo de partidos que não se posicionem sempre “à esquerda”, o debate político em Portugal continuará profundamente inclinado e desequilibrado.
Eleições

Legislativas. Listas de candidatos está online

O site com a informação sobre os candidatos às legislativas e imagens dos boletins de voto já pode ser consultado. Será aqui que, no dia 6 de outubro, serão apresentados os resultados das eleições.
Legislativas 2019

Montijo. PAN exige "avaliação de maior calibre"

335
André Silva exigiu uma "avaliação de maior calibre" ao impacto ambiental do aeroporto do Montijo, apontando que o tribunal terá de intervir caso "o Governo insista teimosamente em incumprir a lei".
António Costa

Costa propõe conselho com regiões autónomas

Costa comprometeu-se a criar um conselho de concertação com as autonomias e a ouvir os presidentes das regiões antes de elaborar o Orçamento de Estado, caso forme governo nas próximas eleições.
Aliança

Santana: esquerda faz de conta que é direita

Para Pedro Santana Lopes, país vive "duplo embuste": "Praticamente tudo se põe em causa, até o próprio lugar da condição humana". Santana ironiza que Catarina Martins "já diz" que é social-democrata.
Corrupção

“Mais do que demissão, interessa-nos explicações"

241
A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, criticou os posicionamentos do Ministério da Administração Interna e da PGR acerca da demissão do secretário de Estado da Proteção Civil.
Comunicação Social

Fake news. Eurodeputados querem UE a "fazer mais"

Eurodeputados do PSD, PS, BE, CDS, PCP e PAN defenderam que a UE tem de "fazer mais" para combater as notícias falsas, com regras mais apertadas e sanções, e com mais apoios à imprensa.
Partidos e Movimentos

PCTP/MRPP critica PCP e BE por apoio ao PS

O PCTP/MRPP critica o PCP e o Bloco por terem apoiado o Governo de António Costa. Maria Cidália Guerreiro diz que país passou quatro anos a pagar dívida "impagável".
Legislativas 2019

Jerónimo crítico com "novos ambientalistas"

801
O plano para o boicote não correu como esperado. Havia algumas pessoas à espera no Youtube e poucos no Twitter na entrevista feita em casa. Jerónimo criticou "visão repressiva" dos novos ecologistas.
Partidos e Movimentos

Fogos. PSD e PCP defendem política florestal comum

As bancadas do PSD e do PCP no Parlamento Europeu defenderam criação de uma política comum na União Europeia para gestão das florestas, visando que a região tenha medidas para prevenir incêndios.
Eleições Legislativas

Partidos prometem campanha mais sustentável 

Partidos comprometem-se a fazer deslocações em híbridos, transportes públicos e até em bicicletas. PSD promete reduzir "drasticamente" jantares-comício, enquanto CDU mantém elementos tradicionais.
Partido Da Terra

MPT acusa outros partidos de eco-oportunismo

"Não somos eco-friendly nem eco-oportunistas, como alguns serão", disse José Inácio Faria. O MPT afirma-se como o único interlocutor para as questões ambientais em Portugal.
Partidos e Movimentos

IVA. PNR cita "máquina trituradora" de impostos

558
O presidente do PNR propôs redução do IVA máximo e afirmou que coligações "estão fora de questão", comparando-se à Marine le Pen, em França, "[le Pen] de um lado e todo o sistema francês, do outro".
Bloco de Esquerda

BE quer salário mínimo de 650 euros já em 2020

Catarina Martins diz que "não é aceitável" que alguém que trabalhe a tempo inteiro não consiga "sair da pobreza". Bloco quer assim 650 euros no setor privado e no setor público "já em 2020".
PSD

PSD. Chumbo? "Não estou preocupado", diz Capucho

Histórico do PSD diz que desconhece o teor da moção no PSD e afirma que não está preocupado. "Vão ter que fundamentar", aponta, no entanto, Capucho, que admite fazer campanha ao lado de Rio.
PCP

PCP "nunca será descartável", diz Jerónimo 

Jerónimo diz que o seu partido “não é descartável porque a AR, a sua composição, vai determinar muito do futuro das políticas”. O líder do PCP fala ainda numa "arrumação de forças" determinante.
Eleições

Para onde vai o sistema partidário? /premium

105
Os velhos partidos só mudarão, e bem precisam, se se sentirem ameaçados. Os novos partidos são assim bem-vindos à competição política desde que inovem e respondam aos anseios dos portugueses.
Assunção Cristas

Cristas: "Estado Social de parceria" em setores

"Connosco, todos os setores são convocados - o setor público, o setor social, o setor privado", garantiu a líder do CDS-PP. E "seja na saúde, creches, lares de idosos, ou na educação", acrescentou.
Ensino básico

Geringonça deixa como legado nova forma de ensinar

250
Ministério da Educação decidiu abrir a possibilidade a todas as escolas que apresentarem projetos inovadores, já a partir de setembro, de poderem gerir os currículos numa percentagem superior a 25%.
Guiné-Bissau

PM responsabilizado por entrada de cocaína

O PRS da Guiné-Bissau pediu às instâncias judiciais para instaurarem um processo-crime contra o primeiro-ministro, Aristides Gomes, classificando a introdução de drogas no país de "sistemática".
Paulo Rangel

Rangel elogia arranque da pré-campanha do PSD

Rangel afirma que é um "militante empenhado" e "uma voz" do partido. O eurodeputado diz que Rio tem representado "muito bem" o PSD, que defende ser a única alternativa ao PS.
PCP

Jerónimo de Sousa abre a 43.ª Festa do Avante!

O secretário-geral do PCP abre a festa do Avante!, rentrée comunista que, neste ano, aboliu o uso de talheres e pratos plásticos, e durante três dias vai receber artistas como Moonspell em 10 palcos.
PAN

PAN. "O nosso interlocutor nestes 4 anos foi o PS"

276
O PAN quer encerrar as centrais termoelétricas portuguesas até 2023, investir no SNS e não poupa críticas ao "leilão eleitoral de medidas". Sublinha que está aberto ao diálogo, mas não será governo.
Jerónimo De Sousa

Aumento da produção nacional é “vital para futuro"

245
Jerónimo acusa o Governo de "não fazer o suficiente" nas terras produtivas. O líder do PCP diz que solução para défice agroalimentar, energético e demográfico é aumentar "produção nacional".
Assunção Cristas

Clima. Cristas defende apoios para agricultores

181
A líder do CDS defendeu estratégia de adaptação às alterações climáticas na agricultura, com apoio aos agricultores e produtores pecuários em investimentos para armazenamento de água.
Bloco de Esquerda

BE defende regularização de precários

108
A coordenadora do BE, Catarina Martins, disse que terminar a atual legislatura sem cumprir a regularização extraordinária de precários seria "uma quebra de compromisso" com o país.
PAN

PAN: concentração de serviços despovoa aldeias

421
André Silva defende uma articulação entre "o objetivo da conservação da natureza" com outras áreas, como "a prestação de serviços do Estado", destacando a importância dos "serviços de proximidade".
CDS-PP

Cristas responde: CDS é dos que "menos gasta"

140
A presidente do CDS-PP respondeu ao alerta do Presidente da República sobre os gastos nas campanhas eleitorais, afirmando que é, "há muitos anos", dos partidos que "menos gasta".
PSD

Perda de mandato de presidente de Maia é "absurda"

Em causa está uma dívida contraída de 1,4 milhões de euros, que o Fisco imputou ao presidente da câmara, ao seu antecessor e atual presidente da Assembleia Municipal, bem como um vereador.
Partidos e Movimentos

PS escolhe Madeira para "rentrée"

A iniciativa do PS, marcada para sábado, decorrerá junto ao forte, e contará com animação musical e como “ponto alto” intervenções, com os olhos postos nas eleições regionais daquele arquipélago.
Pedro Santana Lopes

Santana: leilão "quase pornográfico" nos impostos

159
O presidente da Aliança, Pedro Santana Lopes, critica o leilão “quase pornográfico” de propostas de descida de impostos. O Aliança defende como prioridade uma baixa de impostos.
Os Verdes

"Os Verdes", a única "formiguinha" do parlamento

Heloísa Apolónia diz que é objetivo do partido ganhar mais lugares no parlamento e afirma que o PAN "não é um obstáculo". A deputada diz mesmo que "Os Verdes" é o partido ecologista do parlamento.
Rentrée

BE quer rentrée focada em projetos e não partidos

A rentrée política do BE vai focar-se no projeto que o partido tem para o país, "mais do que debater as relações entre partidos", disse Marisa Matias sobre o Fórum Socialismo.
Eleições Legislativas

Partidos contam gastar 8,1 milhões na campanha

PS é o partido que prevê mais gastos: 2,4 milhões de euros. Partido da Terra diz que não gastará qualquer dinheiro. PSD prevê gastos de 2,05 milhões e o Aliança fez orçamento de 250 mil euros.
Eleições Legislativas

18 partidos à procura de deputados em Portalegre 

Há 96.425 eleitores inscritos no círculo de Portalegre. Nas legislativas de 2015, o PS venceu em 14 dos 15 concelhos que compõem o distrito. Partidos como BE, PDR e PPM procuraram eleger 2 deputados.
PS

PS: críticas do PSD a Costa são "inaceitáveis"

"Ele volta a sair, volta a entrar e depois faz o número de ilusionista, e vou ficar por aqui porque hoje não há palhaços", disse David Justino sobre a atuação de Costa na greve dos motoristas.
Partidos e Movimentos

Rui Rio quer menos deputados e reforma do sistema

4620
Rui Rio quer limitar o número de mandatos dos deputados na Assembleia da República, uniformizar para cinco anos a duração dos mandatos autárquicos e implementar “regras obrigatórias de transparência".
Transportes Públicos

CDS quer explicações sobre dívidas de transportes

111
O CDS quer conhecer “qual o motivo pelo qual não estão a ser reembolsados os operadores de transportes de Lisboa” e também quando serão pagas as verbas em falta
Partidos e Movimentos

Jerónimo: PS não iria tão longe sem PCP e CDU

188
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que o Governo do PS "nunca iria tão longe se não fosse o PCP e a CDU", em resposta a Carlos César que pediu "maioria clara" nas eleições.
PSD

PSD exige desbloqueio de verbas do INEM

468
O partido mostra "grande preocupação" perante a situação e garante que vai pedir respostas aos ministérios das Finanças e da Saúde. PSD diz que se trata de dinheiro do orçamento do próprio INEM,
Partidos e Movimentos

Jerónimo: ou votam na CDU ou andam "para trás"

2235
O líder do PCP diz que os portugueses têm de escolher "entre dois caminhos" nas eleições legislativas de 6 de outubro, dar "mais força à CDU" ou "andar para trás pelas mãos de PS, PSD e CDS".
Partidos e Movimentos

Praia e Amazónia: as imagens falsas dos partidos

1988
Aliança usou fotografia da União Soviética dizendo que eram "portugueses na praia em 1970". Bloco falou dos incêndios na Amazónia com imagem de 2013 no Rio Grande. Os erros dos partidos nos posts.
CDS-PP

CDS questiona Governo sobre SIRESP, Altice e SEF

O CDS entregou cinco questões à tutela para esclarecer temas que mostram a "desorientação do Governo". Nuno Magalhães pediu, ainda, que a greve dos motoristas "não vá para a frente".
Madeira

Madeira. O contraste entre "os pobres" e a maioria

Miguel Albuquerque afirma que vai renovar a liderança. PCTP/MRPP diz que quer "lutar pelos pobres". PPT fala em mais deputados e a Iniciativa Liberal quer o mesmo que o Aliança: um grupo parlamentar.
Legislação Laboral

Jerónimo: Lei do Trabalho é um "autêntico golpe"

201
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, criticou Marcelo Rebelo de Sousa por ter promulgado o diploma que altera o Código do Trabalho e disse que jovens estarão "sempre em período experimental".
Greve

Greve da Ryanair. PCP fala em “critérios ilegais”

António Costa “afronta a lei da greve e altera os critérios que havia adotado para as anteriores”, disse o partido, concluindo que serviços mínimos são para "necessidades sociais impreteríveis".
Trabalho

Lei do Trabalho: PCP, BE e Verdes recorrem ao TC

257
A Lei do Trabalho recebeu a promulgação do PR, mas os partidos da esquerda cumprem o que disseram no Parlamento no último plenário e vão mesmo enviar o diploma para o Tribunal Constitucional.
Detenções

Hong Kong. Polícia de Macau nega detenções

A PSP confirmou o reforço policial na zona "para manter a ordem" e que "levou sete indivíduos suspeitos para o Comissariado". No entanto, todos "saíram após investigação".
Hong Kong

Hong Kong cria plataforma de diálogo após protesto

Carrie Lam disse que tanto ela como os membros do Executivo que lidera estão "comprometidos em ouvir o que as pessoas têm a dizer".
Emprego

CGTP anuncia fiscalização sucessiva à lei laboral

A CGTP diz que o Presidente da República "prestou um mau serviço ao país e tornou-se cúmplice da manutenção de baixos salários e trabalho precário" a promulgar as alterações ao Código do Trabalho.
Partidos e Movimentos

Festa do Avante! com muita cultura e zero plástico

235
Música em 10 palcos, cinema, teatro, programação infantil e meia centena de debates compõem a 43.ª edição da Festa do Avante!, a rentrée comunista. Talheres e pratos descartáveis foram abolidos.
Rússia

Rússia cria comissão para "ingerência estrangeira"

Criação de uma comissão para investigar a "ingerência estrangeira" na política interna da Rússia acontece depois de várias manifestações contra Putin, que Moscovo diz mostrarem envolvimento ocidental.
Eleições Legislativas

PAN não quer maiorias absolutas

654
Para o PAN é preciso "evitar maiorias absolutas" e aponta como prioridades para a próxima legislatura "a matéria ambiental", "os direitos sociais" e "a Justiça".
Cabo Verde

Cabo Verde. José Neves quer candidatar-se a PR

O ex-primeiro-ministro, durante os anos de 2001 a 2016, e ex-líder do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) está "a trabalhar para transformar essa possibilidade em certeza".
Moçambique

Renamo pede que muçulmanos apoiem acordo de paz

"Aproveitamos este momento para pedir aos nossos irmãos muçulmanos que tenham presente nas suas preces a benevolência de Alá pelos acordos de cessação das hostilidades", disse Ossufo Momade.
Rússia

Rússia. Contas do opositor Navalny congeladas

Foi aberto um processo judicial por lavagem de dinheiro contra a organização de Alexei Navalny, acusado de receber ilegalmente cerca de mil milhões de rublos (13,6 milhões de euros).
Hong Kong

Hong Kong: a pior crise desde 1997, admite China

Um representante do governo chinês em Hong Kong afirmou que o Governo central está "muito preocupado" com os protestos que há dois meses abalam Hong Kong e que está a considerar tomar medidas.
Partidos e Movimentos

#cumprimos ou #com primos? Está aberta a polémica

10517
A Iniciativa Liberal publicou nas redes sociais fotos de um cartaz no qual contesta a campanha "#cumprimos", do PS, e faz alusão ao "familygate": "#com primos e outros familiares no governo".
Política

O (outro) António Barreto do Nós, Cidadãos!

474
Nós, Cidadãos! vai apresentar o professor António Barreto como cabeça de lista por Viseu (mas não é o António Barreto que também foi ex-ministro). A confusão com os nomes ainda durou algumas horas.
PS

Aprovados 84 dos 112 projetos de lei do PS

O parlamento aprovou 84 dos 112 projetos de lei apresentados pelo PS. O partido destaca ainda iniciativas como a Lei de Bases da Habitação ou as medidas de proteção à parentalidade.
Renamo

Acordo final de paz em Moçambique vai ser assinado

A assinatura está marcada para as 16h00 locais (15h00 em Lisboa), na Praça da Paz. Portugal estará representado pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação.
Partidos e Movimentos

Listas do Chega vai ter militantes do PPV/CDC

749
O partido Chega, liderado por André Ventura, irá integrar nas suas listas às eleições legislativas elementos do Partido Cidadania e Democracia Cristã (PPV/CDC).
PCP

PCP: portugueses pagam "interesses monopolistas"

605
Esta sexta-feira foi divulgado que Novo Banco tem 400 milhões de prejuízo. "Os portugueses continuam a pagar os custos de uma política de gestão ao serviço dos interesses monopolistas", acusa o PCP.
Eleições

Guarda e Viseu cedem deputados a Lisboa e Porto

299
É a primeira vez na democracia portuguesa que o Porto chega às quatro dezenas de mandatos. Guarda e Viseu nunca tiveram tão poucos e isso podem ser más notícias para o PSD.
PAN

PAN pede esclarecimentos sobre abelhas mortas

1824
O partido quer saber se a morte dos animais se deve, efetivamente, a um pesticida ilegal — "e, se sim, de que tipo". PAN diz que produtos podem ter "impacto negativo também na saúde humana".
Boris Johnson

Boris Johnson sofreu a primeira derrota eleitoral

123
É o primeiro revés eleitoral de Boris Johnson. Perdeu as eleições intercalares no País de Gales e passa a contar com uma maioria parlamentar mais reduzida, com apenas mais um deputado.
MPLA

Pacote autárquico angolano divide oposição e MPLA

Grupos técnicos do parlamento estão a trabalhar para fundir duas propostas de leis. O líder do grupo parlamentar do MPLA disse que os trabalhos procuram encontrar o consenso para chegar a unanimidade.
Boris Johnson

País de Gales pode fragilizar maioria de Boris

Governo do primeiro-ministro britânico Boris Johnson poderá ficar a contar com uma maioria de apenas um deputado se perder eleições parciais no País de Gales esta quinta-feira.
Partidos e Movimentos

À procura de um voto útil

Portugal tem a 6 de Outubro uma oportunidade única para eleger deputados liberais de uma forma antes impossível: com um partido liberal e sem um eleitorado histórico que lhe restringe as posições.
Eleições Legislativas

Sondagem. PS na frente e PSD com apenas 20%

1586
Costa renovaria o cargo de primeiro-ministro, mas sem maioria. PAN seria a quarta força política do país. PSD teria apenas 20%. Sondagem TVI mostra como seria resultado das eleições se fossem hoje.
Oceanos

Avança petição para comissão das Políticas do Mar 

A recolha de assinaturas vai durar "até uma ou duas semanas depois das eleições de 6 de outubro". Para os seus defensores, a comissão é "um grande passo na questão da coerência das políticas do mar".
PS

Carlos César diz que não tem medo de Ana Gomes

898
Carlos César diz que Ana Gomes não assume responsabilidades pelo que diz e tem "o hábito de insultar quem não lhe faz a corte". César acrescenta que a socialista não tem direito de falar do partido.
Ciência

PS promete mais investimento para ciência

A proposta é uma resposta a exigências da comunidade científica. Cientistas pedem fim do IVA nesta área e a previsibilidade do financiamento público. Investimento será feito pelo menos 12 anos.
Benfica

Benfica. PS afasta-se de declarações de Ana Gomes

710
Ana Gomes questionou no Twitter se venda de João Félix era "negócio de lavandaria". Benfica criticou "silêncio continuado" do PS sobre declarações da ex-eurodeputada, e agora Carlos César responde.
PCP

Legislatura. PCP com maior número de iniciativas

No total foram 831 iniciativas nos últimos três anos, batendo todos os restantes partidos, à exceção do item de projetos de resolução, no qual os comunistas (458) são ultrapassados pelo BE (513).
Governo

Governador de Porto Rico vai renunciar ao cargo

Ricardo Rossello abandona o cargo depois de milhares de pessoas terem saído à rua a pedir a sua demissão. Está implicado num escândalo de comentários homofóbicos e corrupção no Telegram.
Partidos e Movimentos

BE. SNS é o "grande debate" da próxima legislatura

130
"Temos de investir no SNS, acabar com as taxas moderadoras para toda a gente ter acesso à saúde e fazer o caminho para a exclusividade dos profissionais", afirmou a coordenadora do Bloco de Esquerda.
PS

PS. Secretariado da Federação da Guarda demite-se

Os 15 elementos demitem-se por acharem que não estavam reunidas as condições para continuar o trabalho que pretendiam. Queriam ser ouvidos durante a elaboração da lista de candidatos do partido.
Partidos e Movimentos

PAN quer tribunal exclusivo para julgar corrupção

417
Cabeça de lista do PAN, André Silva, adiantou propostas a entregar na próxima legislatura. Crimes ambientais, produção de alimentos, criação de centros médico-veterinários estão entre elas.
Partidos e Movimentos

PAN. André Silva é cabeça de lista por Lisboa

Deputado do partido Pessoas-Animais-Natureza, André Silva, vai voltar a ser o cabeça de lista por Lisboa nas eleições legislativas de 6 de outubro. Objetivo é "reforçar a representação parlamentar".
Parlamento

Deputados faltam ao Parlamento para trabalhar 

183
"Missão parlamentar" e "trabalho político" foram os principais motivos para as faltas, ainda assim houve dois deputados que não deram uma única falta em quatro anos.
Bloco de Esquerda

Quem pede maioria absoluta "é elite irresponsável"

328
Catarina Martins alertou para consequências de um governo de maioria absoluta. Disse que quem pede maioria absoluta é uma elite económica "irresponsável que vive da desigualdade e do abuso".
Bloco de Esquerda

Bloco questiona Governo sobre preço dos passes

Bloco fala em "situações de discriminação inaceitáveis que precisam de ser urgentemente corrigidas”. Partido pede fim das distorções de preço e falta de igualdade no acesso aos transportes.
Aliança

Aliançar queixa-se de falta de cobertura noticiosa

O partido de Santana alega falta de cobertura noticiosa do roteiro que está a fazer pelo país e pede mesmo ao PR que intervenha. "A Aliança interroga-se: é isto uma democracia?", refere comunicado.
CDS-PP

CDS. Oposição interna acusa Cristas de autismo

O porta-voz da Tendência Esperança em Movimento-CDS fala em "pouca democraticidade interna". Abel Matos Santos diz que Cristas "revela autoritarismo e desconsideração pelo órgão máximo do CDS".
PSD

PSD. Maria Luís Albuquerque fora das listas

Para o PSD/Setúbal, a ex-ministra das Finanças teria de ser "pelo menos" número dois. Partido diz que a escolha de Negrão "é um afastamento" de Maria Luís Albuquerque.
Manifestações

Manifestações param a cidade de San Juan

As manifestações pararam uma das principais avenidas da cidade, fecharam universidades e obrigaram a polícia a utilizar gás lacrimogéneo. A população pede a renúncia de Ricardo Rossello.
Eleições

PS aprova listas de candidatos a deputados

O processo para a escolha dos candidatos a deputados do PS começou no início deste mês. As comissões indicaram dois terços dos deputados, enquanto António Costa ficará responsável pelo outro terço.
PS

PS. Costa e Ana Catarina Mendes cabeças de lista

Listas de candidatos a deputados do PS serão aprovadas na terça-feira. Costa e Ana Catarina Mendes repetem liderança. Mário Centeno e Ferro Rodrigues também deverão integrar lista do PM.
Partidos e Movimentos

Rui Rio acusa PS de copiar propostas do PSD

190
O líder do PSD acusa os socialistas de copiar as suas propostas na área fiscal e no apoio à natalidade. "Se não estão a copiar, então porque é que não o fizeram nestes quatro anos?"
Estradas

Requalificação da EN 125 é urgente, diz PSD

354
O cabeça de lista do PSD por Faro fala de uma obra "muito urgente para milhares de cidadãos que se sentem abandonados" e pede para o Governo "não cometer os mesmos erros".
Partidos e Movimentos

Gonçalo Lopes substitui Castro na Câmara de Leiria

Presidente da Câmara, Raul Castro, foi anunciado como candidato às legislativas pelo círculo eleitoral do distrito de Leiria e teria de abandonar o cargo até 41 dias antes do dia das eleições.
Japão

Japão. Shinzo Abe venceu as eleições

Apesar de garantir a maioria no órgão legislativo (141 lugares num total de 245), Abe não alcançou o número de lugares necessários para poder pressionar uma revisão constitucional.
A página está a demorar muito tempo.