626kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Partidos e Movimentos

Noticiário

16h. TAP. PS vota contra pedido do Chega

Os socialistas rejeitam também o prolongamento da comissão de inquérito à TAP. Ainda neste jornal, os alertas dos agentes da PSP para o verão e a sanção da UEFA a Mourinho.
Fora do Baralho

Eleições em Espanha têm paralelo por cá? Não

Neste Fora do Baralho há elogios ao Governo, parabéns ao Benfica de um portista e análise ao que aconteceu a PSOE, Podemos e Vox, que é muito diferente do Chega
Diabetes

Partidos pedem acesso rápido a bombas de insulina

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, anunciou a criação do programa universal para ser aplicado até 2026. Os partidos pedem rapidez para as 30.000 pessoas afetadas pela doença em Portugal.
Serviço Nacional de Saúde

Movimento cívico critica postura de Pizarro

Afonso Moreira, médco que integra o movimento, afirma que Governo está alheado da situação real das pessoas. "Há uma falta de médicos que está na origem de vários problemas do SNS", acrescenta.
Administração Pública

As estruturas nacionais do abuso

Subsiste em todo este enredo a que se chegou por causa da TAP uma espécie de sub-mundo da administração pública, regra geral desconhecido do grande público e que agora nos entra pelos olhos dentro.
Política

Porque temos políticos de baixo nível?

Portugal é um dos países europeus em que a percentagem de cidadãos inscritos em partidos políticos é das menores. Esse poderá ser um dos maiores determinantes do baixo nível dos políticos que temos.
Fora do Baralho

Galamba não é ministro, Eugénia é que é

Percebemos ontem que João Galamba não tem estado preocupado com a gestão da TAP, mas sim com "politiquices". Parecia a audição de um "garoto a esconder-se atrás de uma chefe de gabinete". Um absurdo.
Fora do Baralho

Quem está em causa não é Galamba, mas sim o PM

Se o que foi descrito sobre o SIS é verdade, quem está em causa é mesmo Costa. Do lado de Frederico Pinheiro, ficam coisas por explicar. Eugénia Correia tentou "afogar" os deputados com micro detalhes
Partidos e Movimentos

Almoço para quantos?

Quanto maior for o partido, mais serão as vezes em que existirão membros com discordâncias! E isso não é um problema, é a normalidade. Problema é um partido onde todos falam a uma só voz!
Política

O maior problema é a insolência

Não se ouvem ideias, mas frases feitas; não há pensamento, mas estridência; não há imperturbabilidade, mas impulsividade. A arrogância própria dos fracos com um medo terrível das suas debilidades.
Iniciativa Liberal

IL quer reduzir subvenções de partidos e campanhas

A Iniciativa Liberal apresentou um projeto para alterar a lei de financiamento dos partidos políticos. O objetivo é reduzir as subvenções para as forças políticas e para as campanhas.
Fora do Baralho

A história mal contada do SIS

Quem tomou a decisão de pedir a intervenção das secretas no caso do computador? Não se sabe, mas nenhuma resposta é boa. De que está à espera Marcelo?
Fora do Baralho

Os bastidores contados pelo próprio painel

Tal como o Governo este grupo debate-se com centenas de mensagens por dia no WhatsApp. O que irrita e o que une João Marques de Almeida, Jorge Fernandes, Luís Aguiar-Contaria e Susana Peralta?
Assembleia Da República

Marcelo. PSD satisfeito, PS em silêncio

Oposição dividiu-se sobre intervenção de Marcelo Rebelo de Sousa. PSD revê-se e está em sintonia com o Presidente, mas Chega e IL queriam dissolução. À esquerda, críticas a Marcelo e Costa.
Fora do Baralho

Frederico Pinheiro: Joker que pode resolver o jogo

Joker de ouros para Frederico Pinheiro: o grande ausente desta história. Quem ligou ao SIS? O mesmo passarinho que avisou a CEO da TAP da reunião? Marcelo está divertido, a gozar por antecipação.
Fora do Baralho

Temos um PM de "paróquia" que pensa pequeno

Costa segurou Galamba a pensar apenas na sobrevivência política. Qual a explicação? O PM sabe algo que não sabemos. A "jogada arriscada" por falta de alternativas coloca Marcelo contra a parede.
Partidos e Movimentos

Partidos-bolha (ou partidos de dirigentes)

A decadência dos partidos leva directamente à decadência da democracia. Se a queremos salvar, ou salvamos os partidos ou reinventamos a democracia, mudando o papel que os partidos desempenham.
Noticiário

19h Gondomar. Fogo em fábrica de produtos químicos

O alerta foi dado pouco antes das 18h00 e não há para já registo de feridos. Ainda neste jornal, as reações dos partidos à polémica em torno do ministro das Infraestruturas.
Política

Por um regresso político à normalidade

Venha o velho PSD e venha o velho CDS. Venham juntos devolver-nos a normalidade. Fazer o velho Portugal das coisas seguras.
Fora do Baralho

Fernando Medina arrumou com a concorrência no PS?

Será que o ministro das Finanças não tem telefone para avisar os colegas de Governo que afinal não havia nenhum parecer? Ainda a ida do primeiro-ministro às compras, que podia ter acabado em cataplana
Noticiário

14h. TAP. Partidos rejeitam explicações do Governo

A oposição acusa o Governo de mentir e de esconder documentos. Ainda neste jornal, a Ordem dos Médicos vai pedir a reativação do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde.
Noticiário

16h. Eutanásia. PS deverá confirmar decreto

Neste jornal, destaque para as reações dos partidos ao veto político de Marcelo ao diploma da eutanásia. Ainda as reações à recusa do Governo em entregar fundamento da demissão da CEO da TAP.
País

Quem nos acode?

Não importa que o verdadeiro problema se resolva: a existência de um fosso entre quem ganha muito e pouco. Porque a desigualdade salarial em Portugal não é entre homens e mulheres ou brancos e negros.
Partidos e Movimentos

A erosão político-partidária

Os partidos que se apresentam perante os eleitores fazem-no com programas que tendem a não poder ser apelidados de sólidos, assentes em chavões pomposos, sem qualquer intencionalidade prática.
Partidos e Movimentos

Ineptos doutrinados

Seria interessante perceber que vida teriam muitos dos atuais políticos profissionais sem a almofada partidária. Muitos deles mostram em poucos meses que nem competência têm para gerir a própria casa.
Fora do Baralho

As inimigas figadais dos aviõezinhos de Costa

PM é "culpado disto tudo" e TAP o maior sarilho do Governo. As audições da CEO e de Alexandra Reis, a leviandade de Hugo Mendes, o voo de Marcelo e o silêncio de Santos Silva sobre a reunião secreta.
Resposta Pronta

"Acredito que irei ter confiança do PAN"

Inês de Sousa Real recandidata-se à liderança do PAN com o objetivo de aumentar a representação do partido. Deputada única acredita que o panorama das últimas legislativas não se vai repetir.
Noticiário

12h. PAN. Nelson Silva será candidato

O antigo deputado e ex-dirigente do PAN quer afirmar o partido e deixa críticas a Inês Sousa Real. Ainda neste jornal, o protesto no Ministério da Saúde e um novo balanço da greve na Lusa.
Noticiário

4h. Partidos criticam entrevista de António Costa

A oposição considera que as declarações do primeiro-ministro "não trouxeram nada de novo" e foram pouco esclarecedoras. Ainda neste jornal, o parlamento turco aprovou a adesão da Finlândia à NATO.
Noticiário

17h. Eutanásia. Chega quer adiar discussão

André Ventura considera que a alteração à proposta colide com o Código Penal. Ainda neste jornal, a visita de Pedro Sánchez à China.
Noticiário

00h Europeias. Socialistas apostam em ex-ministros

O Observador apurou que se destacam os antigos ministros Tiago Brandão Rodrigues e Marta Temido. Ainda neste jornal, Costa e Marcelo garantem que relação entre os dois continua igual.
Voluntariado

Militância e voluntariado

Porque não canalizar essa enorme força e capacidade de milhares de militantes que demonstraram querer ter uma forma de participação na sociedade, encaminhando-os para organizações de apoio social?
Fora do Baralho

"Disparate" no IVA. É arroz carolino ou basmati?

"Até donos de Continente e Pingo Doce são apoiados". Há paternalismo e caridade nas novas medidas do Governo? Ainda o guarda-chuva em riste apontado por Marcelo a Costa e o pau para bater em Centeno
Hotéis

As histórias dos 50 anos do Altis Grand Hotel

Acertaram-se os detalhes para o golpe de Abril, recebeu-se os que vinham das ex-colónias, celebram-se e choram-se, até hoje, as vitórias e derrotas do PS. O Altis Grand Hotel faz 50 anos.
Defesa

Oposição apela a maior investimento militar 

"Não coloquemos os homens e mulheres que servem Portugal num dilema insolúvel entre o seu dever e a sua segurança, grande parte das vezes por falta de investimento", diz o PSD.
Reportagem Observador

PR: Lula no 25 de Abril "é a coisa mais natural"

Presidente da República aproveita a inauguração de uma exposição para atirar farpas à direita: "Há qualquer coisa de estranho quando apenas um hemisfério da vida política considera isso natural"
Fora do Baralho

CEO da TAP caiu ou meteu-se numa argolada?

Há justa causa ou não? Jogada pouco inteligente do Governo? Fará ricochete? Discussão acesa dos 4 ases na jogada da semana. Ainda "copinhas" para padres afastados e a "irresponsável" IL nos Açores.
Presidente da República

Governo. Oposição exalta críticas de Marcelo

A propósito da entrevista desta quinta-feira de Marcelo Rebelo de Sousa, os principais partidos da oposição criticaram as ações do Governo, sobretudo em relação à TAP.
Constituição da República Portuguesa

Esquecimento digital pode ir para Constituição

Partidos concordam consagrar direito ao esquecimento digital na Constituição. O PSD fala em "direito ao apagamento" dos dados informatizados. O PS quer introduzir mais alterações quanto à informática.
Violência Doméstica

Violência doméstica. Partidos divididos

Partidos concordam no combate à violência doméstica, apesar de discordarem dos caminhos a tomar. Direita pede mais meios e penas mais severas. Esquerda insiste em origem de desigualdades.
Partidos e Movimentos

Nova Direita apresenta assinaturas no TC

Nova Direita apresentou assinaturas no Tribunal Constitucional para formação do partido. Surge com o objetivo de "fazer renascer" a direita. Líder já foi candidata à Câmara de Lisboa.
Venezuela

Venezuela. Guaidó apoiado para enfrentar Maduro

Oposição venezuelana vai apoiar Juan Guaidó como candidato anti-chavista às eleições presidenciais de 2024. Político foi presidente do parlamento e autoproclamado Presidente interino da Venezuela.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.