Partidos e Movimentos

PCP

O PCP não é um partido de protesto, mas do Estado /premium

Os partidos que há 44 anos monopolizam a representação política vivem do pão do Estado e não sabem ou querem viver de outro modo. Durarão enquanto houver contratos para genros e negócios de vereadores
Lei Eleitoral

E você sente-se representado pelos seus deputados? /premium

Não é aceitável que o eleitor tenha de estar fisicamente num dado dia e num local específico para votar. Num futuro próximo é incompreensível se não pudermos votar através de um site ou de uma app.
Autarquias

André Ventura entrega assinaturas para partido

157
O ex-autarca do PSD quer concorrer já às eleições europeias de 26 de maio. Depois de legalizado o partido realizará uma convenção nacional na qual anunciará o candidato.
Serviço Nacional de Saúde

PCP. SNS "faz melhor e mais barato" que o privado

1.978
Secretário-geral comunista defende que o setor público "faz melhor e mais barato" do que o privado na saúde. Jerónimo de Sousa também responsabilizou o PSD e o CDS-PP pelo estado do SNS.
Moçambique

Presidente moçambicano saúda novo líder da Renamo

Filipe Nyusi saudou a eleição de Ossufo Momade como líder da Renamo, enaltecendo a vontade de continuar com as negociações para uma paz definitiva. A Renamo é a principal força de oposição do país.
Política

O Povo é sempre o mesmo

228
Trump e Bolsonaro não apareceram de gestação expontânea, antes pela sementeira criada pelos partidos e políticos que nada fazem, mas que dizem que tudo deve mudar para que, afinal, tudo fique na mesma
Moçambique

Renamo. Momade defende a paz na tomada de posse

Ossufo Momade garantiu o compromisso pela paz e a coesão dentro do partido com vista à vitória nas próximas eleições. O novo presidente da Renamo dirigia o partido interinamente há oito meses.
Renamo

Votação para presidente da Renamo adiada para hoje

A votação para novo presidente do partido, inicialmente marcada para quinta-feira, foi antecipada um dia. Cinco militantes formalizaram a candidatura depois da abertura do 6.º Congresso.
Partidos e Movimentos

Aliança propõe coligação pós-eleitoral à oposição

109
Santana Lopes fala num "acordo pós-legislativas" que derrote o atual governo de António Costa e viabilize um novo. No movimento, a Aliança quer integrar partidos mais tradicionais já existentes.
Parlamento

Legalização da canábis em debate na quinta-feira

668
O BE defende que a venda deve ser feita em estabelecimentos licenciados para o efeito, tendo sido o primeiro a apresentar a iniciativa. Para o PAN, a venda deve ocorrer exclusivamente em farmácias.
Assembleia Da República

Paridades

Eu já decidi: o meu voto vai para o primeiro partido que apresente uma lista só de homens ou só de mulheres, em que metade deles (ou delas) se declare do género oposto para efeitos civis e políticos.
Brasil

Líder do PT brasileiro na posse de Maduro

1.350
Líder do PT vai participar na tomada de posse de Nicolás Maduro. Hoffman pretende levar apoio do partido ao povo venezuelano e denunciar a posição agressiva do Governo brasileiro contra a Venezuela.
Partidos e Movimentos

MEL: convenção para influenciar discurso político

O Movimento Europa e Liberdade, que realiza uma convenção esta quinta e sexta-feira em Lisboa, assume que quer influenciar o discurso político, sem ataques a lideranças partidárias ou governativas.
França

Dirigente dos "coletes amarelos" cria partido

209
Jacline Mouraud, uma das principais dirigentes do movimento 'coletes amarelos' em França, vai criar um partido político. O objetivo de Os Emergentes são as eleições municipais de 2020.
Política

Conflito de interesses: há lei, falta fiscalização /premium

761
Por que razão nunca há conflitos de interesses no Parlamento? Está mesmo tudo por fazer ou só falta implementar as soluções? O que é que acontece nos outros países? Ensaio de Nuno Gonçalo Poças.
França

Alain Juppé deixa o partido Os Republicanos

O autarca de Bordéus e ex-primeiro-ministro de França Alain Juppé deixou de pagar as suas quotas aos Republicanos, afastou-se do partido e já não é militante.
Parlamento

Parlamento vota hoje suspensão da descentralização

Os diplomas setoriais da transferência de competências para municípios vão ser objeto de apreciação. PCP, BE e CDS-PP criticam o processo de descentralização, mas divergem na suspensão dos decretos.
Parlamento

Segurança privada em debate no parlamento

194
As propostas do Governo que alteram o regime da atividade da segurança privada e as medidas de segurança obrigatórias para bares e discotecas vão estar em cima da mesa esta sexta-feira com o MAI.
Partidos e Movimentos

Socialistas saltam fora da "Aula Magna" da direita

159
Francisco Assis e Paulo Trigo Pereira afinal já não vão ser oradores na primeira convenção do Movimento Europa e Liberdade, que queria juntar todas as correntes políticas que procurassem alternativa.
Parlamento

Habitação. Debate morno para inaugurar 2019

O Parlamento entrou no novo ano a falar de habitação. PS, BE e PCP aproximaram-se, mas não se comprometeram. À direita houve em críticas o que faltou em propostas.
Parlamento

Lei de Bases da Saúde e canábis em debate este mês

A nova Lei de Bases da Saúde, aprovada a 13 de dezembro, será debatida no dia 23 de janeiro. O projeto de lei bloquista sobre a legalização da canábis para uso pessoal tem lugar na Assembleia dia 17.
Parlamento

Parlamento discute Lei de Bases da Habitação

Os projetos do PS, PCP e BE propõem a requisição de habitações devolutas e a impenhorabilidade de casas para satisfação de créditos fiscais ou contributivos, para criação da Lei de Bases da Habitação.
Partidos e Movimentos

Dissonância(s) cognitiva(s)

348
Qual é a principal diferença entre José Sócrates e António Costa? Mário Centeno! Centeno faz o que os ministros das finanças de Sócrates não conseguiram fazer.
Angola

Ativista defende devolução de fundos ao Estado

O ativista e jornalista angolano Rafael Marques defende a inventariação e devolução dos fundos desviados do Estado, no âmbito do processo de combate à corrupção e repatriamento de capitais.
Eleições no Brasil

Boicote à tomada de posse de Bolsonaro anunciado

739
O Partido dos Trabalhadores, que governou o Brasil entre 2003 e 2016, o Partido Socialismo e Liberdade e o Partido Comunista anunciaram que vão boicotar a tomada de posse de Bolsonaro na terça-feira.
Presidente da República

Presidente da República já vetou 11 diplomas

O Presidente da República usou pela 11.ª vez o veto político desde que chegou ao Palácio de Belém em 2016. Esta foi a terceira vez que Marcelo devolveu ao executivo um diploma sem promulgação.
Direitos LGBTI

ILGA Portugal distingue RTP, APAV e políticos

224
A RTP, a APAV, a jornalista Carolina Reis, o vice-presidente do CDS-PP Adolfo Mesquita Nunes e a deputada do PSD Teresa Leal Coelho estão entre os distinguidos com o prémio Arco-Íris da ILGA Portugal.
Sindicatos

Greves e fragmentação do sistema político/sindical /premium

142
Está a acontecer com os sindicatos o mesmo que com os partidos, incapazes de se adaptarem às transformações tecnológicas e identitárias da sociedade, pelo peso e inércia das estruturas e dos aparelhos
Rui Rio

Rui Rio acusa PGR de pressionar Parlamento

711
Rui Rio comentava declarações de Lucília Gago sobre a eventual alteração da composição do CSMP preconizada pela atual direção do PSD, como o aumento dos membros designados pelo parlamento.
Assunção Cristas

Cristas: governo é responsável pelo "caos" no SNS

1.364
A líder do CDS-PP acusou o primeiro-ministro de irresponsabilidade por querer virar os portugueses contra os enfermeiros em luta e de ser responsável pelo "caos" no Serviço Nacional de Saúde.
Governo

Guiné-Bissau. Partidos políticos são ouvidos hoje

José Mário Vaz vai reunir-se com os partidos para analisar o processo eleitoral em curso, que aumentou a tensão política no país, principalmente por causa dos atrasos no recenseamento eleitoral.
Política

Os votos /premium

617
Demasiadas perguntas? É verdade, assim estamos. Mas posso resumir: e se existirem mais portugueses do que se pensa que querem mais do que uma selfie. um deficit zero, gato por lebre? Ah, nesse caso…
Parlamento

CDS quer ouvir Liga dos Bombeiros, ANPC e ministro

O CDS-PP vai pedir uma audição no parlamento para tentar esclarecer o conflito do Governo com os bombeiros. A decisão surge após um fim de semana de conflito.
Trabalho

Vieira da Silva recusa "arrogância" do governo

O ministro recusou que o Governo socialista seja arrogante perante as reivindicações dos sindicatos e considerou essencial o rigor para tornar sustentáveis os progressos alcançados.
Brexit

Labour: May deve demitir-se se acordo for negado

O líder da oposição britânica defendeu que, se o acordo de May for derrotado, "o Governo terá perdido a maioria na questão mais importante que o país enfrenta e perdido a capacidade de governar".
Parlamento

TdC aponta falhas à fiscalização dos deputados

287
Um parecer do Tribunal de Contas de 2017 denuncia insuficiências do Parlamento no controlo e na fiscalização dos deputados. Relatório põe em causa viagens e seguro de saúde.
Rui Rio

Rui Rio compara política atual a namoros

310
Rui Rio salienta a importância dos partidos e dos políticos "dizerem ao que vêm", o líder social-democrata comparou a política dos dias de hoje a um namoro.
Angola

MPLA espera reação de João Lourenço em Luanda

Em causa está a negação do ex-Presidente angolano em ter deixado, em setembro de 2017, quando cessou funções, os cofres vazios, como antes alegou o atual chefe de Estado e líder do MPLA.
Partidos e Movimentos

Guiné-Bissau. Partidos pedem demissão de Ministra

Os partidos alegam irregularidades no recenseamento eleitoral em curso no país por parte da ministra. O Presidente guineense marcará nova data das legislativas após recenseamento estar completo.
Moçambique

Oposição reúne-se a partir desta quinta-feira

A reunião do Conselho Nacional deverá durar dois dias e o órgão deverá pronunciar-se sobre a convocação do congresso que vai eleger o sucessor de Afonso Dhlakama, falecido em maio.
Parlamento

OE2019. PS pede votos responsáveis e racionais

Carlos César afirmou que "confia muito" na aprovação final global da proposta do Governo. O líder parlamentar do PS alegou estarem em causa "milhares de milhões de euros" de acréscimo de despesa.
Parlamento

Áustria proíbe véu islâmico nas escolas primárias

6.406
A proibição do véu islâmico nas escolas do ensino primário abrange crianças entre os seis e os dez anos. A nova legislação prevê multas de até 440 euros para os pais das menores que não cumpram.
Orçamento do Estado

Orçamento. Partidos apresentam quase mil propostas

Os grupos parlamentares apresentaram 962 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2019 (OE2019), com o Bloco de Esquerda (BE) a entregar o maior número de iniciativas e o PEV o menor.
Presidente da República

Eleições 2019: Marcelo pede clareza nas propostas

188
O Presidente da República falou aos partidos em Porto de Mós. Além de pedir clareza nas propostas, afirmou ainda que as opções do Governo levaram ao adiamento de investimento público estruturante.
Guiné-Bissau

Guiné. PAIGC anuncia coligações para legislativas

As eleições legislativas na Guiné-Bissau deveriam ter lugar no dia 18 deste mês. Contudo, o Governo já admitiu que não será possível, tendo em conta atrasos no recenseamento de potenciais eleitores.
Venezuela

Protestos da oposição venezuelana saem hoje à rua

A oposição venezuelana sai esta quinta-feira à rua para protestar contra a crise política, económica e social. Entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro registaram-se 163 protestos no país.
Partidos e Movimentos

Nós, os Liberais

872
Nós que acreditamos nos valores europeus, não devemos defender uma política de imigração e integração que coloque em causa esses valores no longo prazo. Nem que recompense traficantes de seres humanos
PSD/CDS

Os meus dois centavos sobre a direita /premium

479
Muito mais importante do que ter um CDS que põe a bolinha ao centro ou um PSD que se diz de centro esquerda, o essencial era haver dois partidos: um partido conservador e um partido aberto e liberal.
Agricultura

CDS-PP quer discutir seguros obrigatórios

A líder do CDS-PP defendeu uma discussão sobre um eventual seguro obrigatório para os produtores agrícolas, ressalvando que esse só poderá existir baixando o preço dos seguros.
Estados Unidos da América

EUA. Primeiras assembleias de voto já abriram

As primeiras assembleias de voto para as eleições intercalares representam um primeiro teste à Presidência de Donald Trump e serão determinantes para a segunda metade do seu mandato.
Timor-Leste

Timor. Presidente lamenta veto a ida ao Vaticano

O presidente timorense lamentou "profundamente" que a maioria do Governo não autorizasse a sua visita ao Vaticano para um encontro com o papa. Xanana quer que presidente respeite a Constituição.
Assalto em Tancos

Cristas junta-se a Marcelo contra jogos de poder

A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, afirmou a sua "concordância absoluta" com o Presidente da República a repudiar tentativas de partidarização das Forças Armadas e "jogos de poder".
Espanha

Espanha. Ex-secretária-geral do PP demite-se

Maria Dolores de Cospedal demitiu-se no seguimento do escândalo de espionagem no partido espanhol PP. Cospedal pediu a um ex-comissário da polícia informações confidenciais sobre um rival interno.
Política

PAN. Causas e polémicas de um deputado dançarino /premium

888
A mais recente polémica, com as corridas de touros, também tem dedo do PAN. O partido de um homem só tem um rosto que alguns descrevem como "sonso", outros como uma lufada de ar fresco.
Moçambique

Renamo diz que negociações de paz continuam

O porta-voz da Resistência Nacional Moçambicana afirmou que as negociações de paz com o Governo continuam, mas as reclamações sobre as eleições autárquicas podem ter um efeito negativo.
Política

Sahle-Work é a 1.ª mulher Presidente da Etiópia

Após a renúncia de Mulatu Teshome, os parlamentares etíopes nomearam esta quinta-feira pela primeira vez e por unanimidade uma mulher, Sahle-Work Zewde, como Presidente do país.
Irlanda

Presidente da Irlanda em vias de ser reeleito

As eleições na Irlanda realizam-se na sexta-feira, às quais concorrem seis candidatos. A sondagem mais recente dá 68% da intenção de voto ao atual chefe de Estado irlandês, Michael D. Higgins.
CDS-PP

CDS ataca orçamento da "oportunidade perdida"

A líder do CDS-PP admitiu, esta segunda-feira, que tem poucas expectativas quanto à aprovação das alternativas que o partido vai apresentar para o Orçamento do Estado de 2019.
Algarve

Utentes da EN125 exige requalificação de via

O Movimento de Cidadania dos Utentes da Estrada Nacional 125 - Sotavento vai na quarta-feira ao Parlamento exigir a requalificação do troço entre Olhão e Vila Real de Santo António.
CDS-PP

Manuel Monteiro está "de bem com o CDS"

O antigo líder dos centristas diz ter dúvidas quanto a uma eventual refiliação no antigo partido. Apesar de ter fundado o já extinto "Nova Democracia", na rua as pessoas continuam a associá-lo ao CDS.
Moçambique

Oposição deve apresentar recurso em 7 autarquias

Os partidos da oposição em Moçambique devem apresentar recursos face aos resultados das eleições autárquicas de 10 de outubro em pelo menos sete municípios.
Orçamento do Estado

Entidade de contas partidárias quer mais um milhão

Segundo as estimativas da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos, ao todo seriam necessários 960 mil euros a mais, face ao orçamento de que dispôs em 2018, que ascendeu a 550 mil euros.
Porto

Porto quer reduzir tarifa da água em 2%

O presidente da autarquia, o independente Rui Moreira, revelou esta terça-feira na reunião pública camarária a intenção de "manter a tarifa especial para famílias numerosas".

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)