250kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Partidos e Movimentos

CDS-PP

O náufrago

Nenhuma das forças de direita tem tido o suficiente impulso mobilizador para retirar a sua putativa base eleitoral do mutismo de outros tempos que lhe deram o epíteto de “maioria silenciosa”.
Justiça

Dois terços dos portugueses não confiam na justiça

1271
Quatro quintos dos portugueses acha que não está a ser feito o suficiente na fiscalização dos partidos, que não recebem a confiança de 45% dos inquiridos. 62% fazem avaliação negativa da justiça.
PAN

Fundadores do PAN apoiam Inês Sousa Real

110
"O PAN é maior que todos nós e deve perdurar no tempo! Confiamos nas capacidades da equipa da Inês Sousa Real para realinhar o PAN com a sua ideologia e posição da sociedade", disse um dos fundadores.
25 de Abril

25 abril. Não um, mas dois desfiles este ano 

232
O desfile que celebra o 25 de Abril de 1974 regressa à Avenida da Liberdade, mas pela primeira vez não será o único. Iniciativa Liberal vai organizar iniciativa autónoma.
Política

Sérgio Sousa Pinto sob fogo por evento com Ventura

2650
O deputado do PS vai participar na convenção do MEL – Movimento Europa e LIberdade – na qual também estará André Ventura. Paulo Pedroso acusa-o de “legitimar o branqueamento” do deputado do Chega.
Burla

Burlas financeiras aumentaram durante a pandemia

Até 20 de abril deste ano, Banco de Portugal e CMVM reportaram mais casos de burlas à Procuradoria Geral da República do em 2019. Parlamento discute regras mais apertadas esta quinta-feira.
Política

Os partidocratas

Se não existir renovação, corremos o risco de um ainda maior fraccionamento do sistema partidário ou até do colapso de alguns partidos.
Lei Eleitoral

Lei autárquica. Partidos dão sinal de acordo

Apreciar todos os diplomas na especialidade, apesar das diferenças muito grandes entre eles, seria a melhor forma de chegar a uma solução o mais consensual possível, admitiram fontes do PS e PSD.
Venezuela

Aliança pró-Guaidó. Mudanças para derrotar Maduro

O anúncio de que vão efetuar novos esforços para convocar e incluir todas as partes que desejem fazer parte da aliança chega em ano de eleições, quando se planeia convocar as regionais.
Porto

Movimento quer impedir projeto do El Corte Inglés

168
Movimento de cidadãos reitera que a construção do centro comercial resulta num evidente inconveniente para o interesse público" lesando o património da antiga estação da Boavista e o pequeno comércio.
Coronavírus

PSD garante estados de emergência sem data limite

PSD satisfeito com plano de desconfinamento deixou alertas aos portugueses. PCP e Bloco alertam para apoios sociais e fim das moratórias a aproximar-se. Estado de emergência irá continuar.
Coronavírus

Continuidade da emergência longe de ser unânime /premium

105
Partidos alertam para desrespeito das normas acelerado pela continuidade das restrições. PAN e CDS vão aprovar novo estado de emergência. PEV, IL e Chega querem fim do estado de emergência.
Autárquicas 2021

Reflexão sobre a democracia

306
A formação de um partido político de movimentos de cidadãos independentes seria a resposta ao mesmo nível do ataque de que são alvo. Mas igualmente desprovida de cabimento.
Emissão Especial

Catarina Martins indigna-se com resposta sobre EDP

Já começou a segunda ronda de perguntas no Parlamento. A coordenadora bloquista volta a insistir no tema EDP e lembra o risco do fim das moratórias. Ouça aqui a intervenção.
Partidos e Movimentos

Os populismos são diferentes – uns mais que outros /premium

O CHEGA é o primeiro partido populista nacional pois não só é capaz de recuperar eleitores e militantes desiludidos com a estagnada oferta partidária como de dinamizar um certo tipo de abstencionistas
Partidos e Movimentos

Só há um voto de mudança  /premium

364
Os pequenos partidos estão condenados ao psicodrama. Resta saber se uma alternativa política em Portugal, neste momento, se pode dar ao luxo de depender dos psicodramas dos pequenos partidos.
Madeira

PS prevê que PSD "traia" CDS na Madeira

O presidente do PS/Madeira, Paulo Cafôfo, acusa o PSD de se estar a preparar para "trair" o CDS, parceiro na coligação governamental, para "se juntar" ao Chega nas próximas eleições legislativas.
Política

As cinco grandes lições e os avisos de Marcelo II /premium

Marcelo Rebelo de Sousa tomou esta terça-feira posse como 21.º Presidente da República. No discurso, apontou um caminho ao Governo, exigiu respostas e garantiu que não vai tolerar crises artificiais.
Autárquicas 2021

José Gameiro é candidato em Idanha-a-Nova

125
O empresário integra o grupo de cidadãos do Movimento Para Todos e que é composto por pessoas de vários quadrantes. Querem dar "às gentes do concelho a capacidade de intervir, opinar e participar".
Autárquicas 2021

Novo partido Volt Portugal concorre a Lisboa 

O Volt anunciou que o presidente do partido, Tiago Matos Gomes, e o presidente da Distrital de Lisboa, Miguel Macedo, serão sufragados internamente para nomeação para a Câmara e para a Assembleia.
Fact Check

Fernando Rosas foi notícia em 1976 por "torturar"?

105
Publicação foi partilhada nas redes sociais do Chega inicialmente. Alega que Fernando Rosas, fundador do MRPP, praticou tortura sobre "dissidentes" do partido. É falso, mas a história é longa.
Fundos Comunitários

Movimentos ibéricos exigem lítio de fora do PRR

Insurgem-se contra as minas de céu aberto e produção de baterias que os Governos de Portugal e Espanha desejam implementar em conjunto. E garantem que sem a anuência do povo não há "legitimidade".
Eleições Europeias

Europeias 2019: 47 irregularidades nos partidos

Quem apresentou mais irregularidades, nove cada um, foram o Nós, Cidadãos, criado em 2015, e a coligação Basta! Foram no total 47 nas contas dos 14 partidos e duas coligações.
Fundos Comunitários

PRR é insuficiente, diz Movimento de Utentes

Movimento critica o Plano do Governo, considerando as medidas "insuficientes e deixando de fora investimentos fundamentais". Reitera ainda a necessidade de se investir nos serviços públicos.
Política

Presidente do CDS-PP, atenção às companhias

De modo a complementar a preparação para o futuro do CDS-PP, é inadiável que Francisco Rodrigues dos Santos afaste alguns elementos da sua equipa.
Política

Portugal na puberdade da democracia 

Está mais do que provado que o modelo económico socialista não funciona. É um modelo que nivela por baixo e a bandeira da igualdade é hoje obrigatória em qualquer modelo político moderado.
Racismo

CDS quer Mamadou Ba fora do grupo de trabalho

22480
O CDS-PP considera que Mamadou Ba "insultou" o (falecido) tenente-coronel Comando Marcelino da Mata. E por isso quer o ativista fora do Grupo de Trabalho para a Prevenção e o Combate ao Racismo.
Política

PSD espera por PS para eleger representantes da AR

Cinco entidades externas precisam de entendimento entre PS e PSD. Entre elas as secretas, segredo de Estado, Defesa, RTP, protecção de dados e ética.
Política

PS com melhor resultado desde as legislativas

686
Socialistas, com 39,3%, obtêm quase a mesma percentagem do que a direita toda junta, 40,0%, e mais 12,1 pontos percentuais do que o PSD. Chega sobe para os 7,3% e ultrapassa o Bloco de Esquerda.
Resposta Pronta

IL: "É claramente prematuro adiar autárquicas"

O líder da Iniciativa Liberal afirma que proposta do PSD não faz sentido "com 8 meses de antecedência". João Cotrim Figueiredo apela a consenso partidário e propõe ainda eleição a dois dias.
Resposta Pronta

Autárquicas. CDS quer mais dados sobre pandemia

Os centristas consideram que decisão deve "ter lugar num momento posterior". Francisco Tavares, secretário-geral do CDS, afirma que debate não deve ocorrer antes do verão e recusa conflito com PSD.
Angola

Cafunfo. Líder do Movimento Lunda Tchokwe detido

José Zecamutchima, presidente do Movimento do Protetorado Português da Lunda Tchokwe, é acusado dos crimes de rebelião e associação de malfeitores após os confrontos que resultaram em 15 mortos.
Explicador

A história de um partido em crise

169
Uma viagem pelo passado do CDS e um debate sobre o futuro do partido com Riccardo Marchi, Jorge Fernandes, João Gonçalves Pereira e Miguel Barbosa.
Política

Procura-se Alternativa

170
A oposição ao Governo socialista é inexistente e é assim que o seu poder aumenta. um lugar de que a direita, por incompetência, decidiu abdicar e oferecer de mão beijada.
Emissão Especial

"Entrincheirado, eu?" Os sons da luta no CDS

A moção de confiança vai mesmo ser decidida por voto secreto. O líder do CDS acusa o antigo vice-presidente centrista de preferir o "escritório" ao partido. Adolfo Mesquita Nunes abandonou a reunião.
CDS-PP

Adolfo Mesquita Nunes: a farsa depois da tragédia

145
O CDS não é o partido de um líder, mas antes o partido de um conjunto de princípios e valores. Esta ideia deveria, por si só, moderar o entusiasmo nas apostas de salvação do CDS por um homem.
Noticiário

7h. Chega. Ana Gomes pede ilegalização no MP

6452
Antiga Eurodeputada quer a abertura de um processo pelo Ministério Público. Ação surge depois de ter prometido contactos com a Procuradoria Geral da República no caso de ser eleita.
Partidos e Movimentos

E se falássemos da reconfiguração da esquerda? /premium

353
À medida que o populismo nacionalista sai do PSD e do CDS, o  populismo radical entra no PS. Poderemos ter assim um PSD e um CDS mais “centristas”, como é costume dizer, e um PS mais “extremista”.
Política

O início da bipolarização portuguesa? /premium

Com o fim das maiorias absolutas, a tendência é que haja um curto espaço de tempo entre a fragmentação e a formação de um bloco dos partidos de direita contra um bloco de partidos de esquerda.
Fact Check

Ana Gomes foi militante inscrita do MRPP?

102
Publicação viral alega que segunda classificada nas presidenciais teve cartão de militante do partido de Arnaldo de Matos. É falso.
Política

Por um novo centro

207
Todos aqueles que estiverem fartos do caminho oligárquico do regime mas que recusem, sem reservas, os cantos de sereia dos radicalismos, têm hoje o dever de fazer alguma coisa.
Política

PR admite fecho de fronteiras e ensino à distância /premium

2201
Marcelo Rebelo de Sousa começou esta terça-feira a receber os partidos sobre nova renovação do estado de emergência. Fronteiras, vacinação e escolas são preocupações.
Política

CDS, Chega, IL, PSD – a direita em mudança

1147
Hoje temos dois problemas principais. O primeiro é o de a relação esquerda/direita não se alterar e favorecer a esquerda. O segundo são as posições políticas do Chega serem tão radicais e desrazoáveis
Coronavírus

CDS acusa governo de "dar avanço ao vírus"

156
Francisco Rodrigues dos Santos acusa o governo de "uma vez mais" demorar a reforçar as medidas de combate à Covid-19 e de ter dado "duas semanas de avanço ao vírus".
Eleições Legislativas

O PPD vai ter maioria absoluta nas eleições 

252
Para quem tem dúvidas, na noite de dia 24 de Janeiro somem os votos de Marcelo Rebelo de Sousa e de Tiago Mayan e pensem onde é que esta maioria poderia levar Portugal.
Extremismo

Como apagar fogos com gasolina? A TV explica

119
Não vemos vontade política de levar a cabo reformas estruturantes que melhorem o funcionamento da democracia. Nenhum dos remédios contra o extremismo está a ser usado.
Política

A minha direita lava mais branco do que a tua?

111
Há que ultrapassar o vício de raciocínio em saber qual é a direita que tem maior grau de pureza ideológica, para se avançar para um projeto político que consiga federar todas as direitas.
Política

O apelo da tribo

O crescimento dos movimentos populistas, de esquerda ou de direita, justifica-se pelo aproveitamento do clima de incerteza, insegurança e medo, pois oferecem uma narrativa de pertença à tribo.
Política

A democracia está sob ataque?

A democracia tem estado sob ataque há décadas e uma das consequências está aí: o florescimento de partidos oportunistas, extremistas e divisionistas que nada acrescentarão de valor ao regime.
Coronavírus

Confinamento geral é para começar já na 4ª feira /premium

5869
Confinamento geral é mesmo para avançar. Objetivo é ouvir os especialistas no Infarmed na terça e fechar tudo na quarta. PSD não se opõe. Só escolas abertas. Ministro da Economia deixa pistas.
Marcelo Rebelo de Sousa

Estado de emergência mais curto não convence

135
Estado de emergência mais curto e sem indicações — para já — sobre a campanha para as presidenciais e para as eleições. Partidos mantêm sentido de voto das últimas renovações.
Política

Miguel Costa Matos, o paladino dos millennials

Como parte integrante dos ora celebrados, ora famigerados millennials, sou obrigado a declarar que não me sinto e, muito provavelmente, jamais me sentirei representado pelo ideário do deputado.
Guiné-Bissau

PAIGC: Governo está enganar pessoas com aeroporto

Califa Seifi, líder da bancada do PAIGC, considera que o governo da Guiné-Bissau "está a enganar os guineenses com a história do novo aeroporto internacional".
Política

Há futuro para a Direita? /premium

Uma direita capaz de se reconciliar nas suas diferenças pode ter futuro se, além disso, for capaz de ganhar consciência que precisa recuperar o capital social que esbanjou nas últimas décadas.
Democracia

A importância de se chamar Independente

153
Um dos melhores exemplos, se não o melhor, em Portugal, da participação independente na política vem do atual Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.
Presidenciais 2021

Marcelo prevê gastar 25 mil euros na campanha

O atual Presidente da República revela que os 25 mil euros da campanha serão gastos em "custos administrativos e operacionais", mas também com "propaganda, comunicação impressa e digital".
Sondagens

Direita, junta, tem mais 1 ponto percentual que PS

1467
PSD, CDS e BE descem e Chega passa a ser a terceira força partidária mais votada, mas PS também sobe e consolida posição: 4 partidos à direita, juntos, têm mais 1 ponto que partido no Governo.
Partido Da Terra

Pedro Soares Pimenta eleito presidente do MPT 

Psicólogo e empresário de 44 anos foi eleito presidente do Partido da Terra - MPT num Congresso extraordinário eletivo realizado por videoconferência.
Presidenciais 2021

Populismo e futebol. Afinal, o que é o sistema?

Na política, como no futebol, todos os que estão em campo são imprescindíveis para alcançarmos bons resultados. Melhorar os resultados, new sempre implica mudar o sistema.
Coronavírus

PSD quer máscaras na rua até março (e coimas)

O diploma foi entregue e pretende a prorrogação da vigência da atual lei, que impõe o uso obrigatório de máscara em espaços públicos, com coimas entre os 100 e os 500 euros para quem não cumprir.
Coronavírus

Parlamento prolonga proteção às rendas

A proposta foi aprovada com a abstenção do PSD, CDS-PP, Chega e Iniciativa Liberal e o voto favorável dos restantes grupos parlamentares. A proteção às rendas dura até 30 de junho de 2021.
Partidos e Movimentos

Angela Merkel elege novo presidente em janeiro

A presidência da CDU optou pelo online, pela primeira vez na história do partido e após dois cancelamentos de congressos federais sucessivos por conta das restrições impostas devido à Covid-19.
Governo

PS quer resolução para falta de médicos em Beja

O PS alertou para o risco de a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo ficar sem médicos de saúde pública se não for possível substituir os atuais dois profissionais que estão de saída.
Política

Porque falhou Portugal como país?

476
Existe agora uma alternativa democrática que é votar em partidos diferentes, partidos sem vícios e que tenho a certeza que, se um dia chegarem ao poder, serão diferentes. Temos que acreditar.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Partidos exigem mudanças profundas no SEF

O PSD não põe de parte a demissão de Eduardo Cabrita. Já Bloco de Esquerda quer "mudar o SEF de alto a baixo". Por sua vez, o Chega defende que os problemas não se resumem apenas a este episódio.
Economia

SATA "tem de devolver" 73 milhões aos Açores

O secretário das Finanças indicou que os três apoios investigadas pela Comissão Europeia foram considerados "ajudas públicas ilegais" porque "não obtiveram autorização prévia" da entidade.
Coronavírus

Comissão recusa receber "Sobreviver a Pão e Água"

151
A Comissão de Economia aprovou, porém, a audição do ministro da Economia e dos setores do turismo, hotelaria, eventos, restauração, bares e discotecas por serem entidades "formais".
Partidos e Movimentos

Junta Militar aceita desmobilização em Moçambique

José Manteigas avançou que João Machava foi desmobilizado no quadro da desativação da base do braço armado da Renamo no distrito de Mabote, província de Inhambane, sul de Moçambique.
Partidos e Movimentos

Apoio a reintegração de ex-guerrilheiros da Renamo

O acordo de paz em Moçambique foi assinado em agosto de 2019 pelo chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, e pelo presidente da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo).
Política

Passado, presente e futuro da política portuguesa

Tal como nas crises internacionais do passado, a pandemia, para além de vestir o país de luto, voltou a destapar os diversos problemas estruturais que continuam por resolver.
CDS-PP

Pescar à linha

Os responsáveis do descalabro do CDS são os que agora advogam que o que fizeram foi bem feito e que eles é que sabem. Inchados com o “belo” resultado de 2019 têm o desplante de anunciar a linha certa.
Partidos e Movimentos

PSD ataca a "cigarra", mas emergência é renovada /premium

A saturação parece ter atingido já os parlamentares chamados a aprovar o estado de emergência. Aponta-se ao perigo da "banalização", mas o PSD continua a votar ao lado do PS garantindo aprovação.
PSD

PSD. Fundos para habitação têm de ter um plano

A deputada do PSD considerou que o debate sobre a habitação é urgente, pois "a solução pode ser pior que o problema", referindo-se ao à falta de planificação para gastar os 3 mil milhões de euros.
Partidos e Movimentos

AR debate caducidade dos contratos coletivos 

A medida abrange "os prazos de sobrevigência que se apliquem na sequência de denúncia de convenção coletiva realizada a partir da entrada em vigor" da proposta em causa.
Coronavírus

Partidos exigem Natal mais livre à saída de Belém /premium

Governo tem a garantia do PSD para aprovar no hemiciclo o decreto do estado de emergência. Partidos querem Governo a anunciar medidas para quadra festiva dentro de poucos dias.
Autoridades Locais

Arouca aprova orçamento de 22,1 milhões de euros 

A presidente da Câmara, Margarida Belém, reconhece que, dado o corte no orçamento, "ficam de fora projetos e ações que todos nós gostaríamos de ver concretizados em 2021".
Crime

Tóquio. Procuradoria quer interrogar Shinzo Abe

Tóquio refere-se a festas organizadas entre 2015 e 2019 em hotéis de luxo na capital japonesa onde foram convidados centenas de simpatizantes de Abe e cujos custos não foram integralmente declarados.
Angola

Angola. Político quer oposição junta contra MPLA

O antigo líder do segundo partido da oposição angolana quer formar um bloco contra o partido no poder nas primeiras eleições autárquicas que deviam ter acontecido este ano, mas não foram realizadas.
Política

Os princípios e as suas questões

Repita-se hoje a pergunta do camarada Estaline: quantas divisões tem André Ventura? Entre o poder real e o poder que lhe é atribuído parece verificar-se uma contradição.
Eleições

Votos de emigrantes poderiam não eleger Chega

139
O conselheiro das comunidade diz que se os votos dos emigrantes "fossem iguais" ao dos residentes em Portugal, o Chega, Bloco de Esquerda e PCP/PEV perderiam mandatos na Assembleia.
Eutanásia

Eutanásia. Lei pode ficar pronta em dezembro 

A deputada do PSD Mónica Quintela admitiu que a discussão na especialidade pode estar concluída no decurso de dezembro, chegando a Marcelo antes das presidênciais.
Política

E os nossos direitos, onde ficam?

Havendo a oportunidade de, pelo menos para as autarquias, se poder votar em cidadãos independentes, pareceria óbvio e normal que as condições dadas a todas as candidaturas fossem semelhantes.
Política

Inconformismo reformista

264
Caro leitor, chamo-me Francisco e tenho 17 anos. Não passo de um miúdo que pouco ou nada sabe, mas um miúdo que acredita num Portugal diferente.
Economia

Moçambique. 17 milhões de euros para pensões

A informação foi prestada na quinta-feira durante o debate da medida que autoriza o Governo a legislar sobre o regime jurídico de aposentação obrigatória dos trabalhadores do sector empresarial.
Autoridades Locais

Câmara de Lisboa discute orçamento para 2021

Na apresentação do orçamento da autarquia lisboeta para o próximo ano, o vice-presidente do município, João Paulo Saraiva, disse que prevê uma "baixa de receita e aumento da despesa".
Congresso PCP

Comité Central mais pequeno e com menos históricos

PCP faz sair nomes históricos da lista do Comité Central e fala de tentativa de rejuvenescimento do órgão. Mas a média de idades aumentou. Carlos Carvalhas, Arménio Carlos e Agostinho Lopes de fora.
Governo

João Lourenço apela ao fim da violência

O líder angolano falou com representantes da juventude afirmando que "nos últimos dias, os jovens têm feito uso de várias formas de fazer chegar ao poder as suas preocupações".
Congresso PCP

Raio-x ao PCP. Entre o poder e o declínio /premium

203
Na mesma semana em que salva o Orçamento do PS, o PCP organiza um congresso controverso para discutir presidenciais, autárquicas e a relação com o poder em plena crise de resultados eleitorais.
Partidos e Movimentos

Web Summit. Vereador questiona 11 milhões 

O vereador responsável pela Educação do Bloco de Esquerda, Manuel Grilo, pede informações ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa sobre o destino dos 11 milhões de euros destinados ao evento.
Autoridades Locais

Silves: Vice-presidente renuncia ao cargo

"Informamos que a composição do Executivo Municipal da Câmara Municipal de Silves foi alterada com a renúncia do seu vereador e vice-presidente Mário Godinho", informa a autarquia.
Governos Regionais

Novo Governo Regional dos Açores toma posse 

Na semana passada tomaram já posse os novos 57 deputados eleitos nas eleições regionais de 25 de outubro, tendo também sido eleito o novo presidente da Assembleia Legislativa, Luís Garcia.
Eleições

Emigrantes pedem alteração nas presidenciais

As limitações impostas pelo combate à pandemia da Covid-19 "vão tornar impossível" o voto presencial dos portugueses que vivem no estrangeiro nas próximas presidenciais, alerta o movimento.
Eleições

Organizações querem concurso para CNE anulado

As entidades que subscrevem o comunicado entendem que deve haver "critérios objetivos de elegibilidade, consentâneos com a natureza da CNE, que deve ser independente e imparcial".
Política

R.I.P. 5.7

Na carta aberta (?) publicada agora, a facção liberal, caviar, frágil e “luxoriana” do 5.7 soltou as asas do pensamento e, julgando que uma onda se criaria atrás deles, lá escreveu umas vacuidades.
Economia

Banca apoia setores mais afetados pela Covid-19

O CEO do Millennium BCP afirma que a restauração é um dos setores que precisa de mais apoios, mas que os bancos não podem "conceder crédito se não tiverem capacidade de recuperar esses créditos".
Partidos e Movimentos

Joaquim Afonso é o Presidente do Nós, Cidadãos!

O investigador Joaquim Rocha Afonso foi eleito presidente do Nós, Cidadãos! para um mandato de três anos, e substitui Mendo Castro Henriques, fundador do partido.
Política

Utopias? Façam as experiências em vossa casa  /premium

571
Entre o Chega, o PCP e o BE, venha o diabo e escolha. As forças democráticas devem concentrar-se na solução dos problemas do país e não na luta pelo poder e na politiquice barata.
Política

A nova Resistência

O que antes vinha classicamente da extrema-esquerda, passou a vir em iguais doses da extrema-direita. Com a mesma agressividade, falta de pudor democrático, desprezo pela verdade e pela ética.
PCP

O que já se sabe do Congresso do PCP em Loures

489
Equipas de voluntários para higienizar os espaços e materiais, circuitos únicos para entrar e sair e apenas um jornalista por órgão de comunicação dentro do pavilhão. As mudanças no Congresso do PCP.
Partidos e Movimentos

Ana Gomes contra veto da Hungria e Polónia

264
Ana Gomes diz-se "muito inquieta" sobre a posição dos dois países face ao orçamento da União Europeia, mas, ao mesmo tempo, afirma não estar "surpreendida".
Direitos Humanos

Aprovada bolsa de habitação para comunidade LGBTI+

964
O documento, aprovado na terça-feira em sessão plenária, teve os votos contra do CDS-PP e os votos favoráveis dos restantes partidos e foi divulgado esta quarta-feira pela Câmara Municipal de Lisboa.
Política

A integração do Chega no sistema partidário /premium

126
O PSD não tem nada a absorver do Chega, na medida em que o Chega é um vazio ideológico. Ventura será fácil (e barato) de comprar, se aí chegarmos.
Coronavírus

PCP manifesta-se em defesa do SNS

1249
Cerca de 100 manifestantes, liderados por Jerónimo de Sousa, juntaram-se em frente ao Ministério da Saúde para acusar o PS, PSD e CDS de parasitarem o Serviço Nacional de Saúde.
Presidente da República

Só concelhos de maior risco terão recolher às 13h

417
Partidos saem de Belém com uma certeza: estado de emergência vai ser renovado. Verdes anunciam que Governo vai escalonar concelhos. Só os mais graves terão recolher obrigatório ao fim de semana.
Política

A chamada às armas /premium

Assinei essa carta, porque as suas 287 palavras me pareceram evidentes, mas essenciais; breves, mas certeiras; com urgência de consequência, mas de princípios firmados.
Política

Anticiclone dos Açores promove vendaval político

123
Este primeiro governo liderado por Bolieiro, sim porque a história recente diz-nos que poderá não ser o último, tenderá a ter uma forte competência, cada vez mais difícil de repetir em futuros elencos
Política

Eu sou da direita que não prescinde da esquerda

115
Há duas perguntas a que talvez valesse a pena a direita começar por responder. A primeira é se quer ser Governo ou se só quer ser um alter-Fight Club.
Açores

Lolitas e os moralistas ofendidos

344
O acordo de poder que implicou a submissão da esquerda democrática à esquerda totalitária é benéfico. Um acordo inexistente com o Chega é dantesco.
Política

Açores. IL rejeita governo "arranjado em Lisboa" 

101
Líder da Iniciativa Liberal (IL) nos Açores, Nuno Barata, disse que "jamais" viabilizará um executivo regional que seja "arranjado em Lisboa". PSD-Açores está a negociar solução com o CDS e o PPM.
Coronavírus

Marcelo recebe Costa e partidos na segunda

O primeiro-ministro, António Costa, será recebido pelo Presidente da República às 10h30 no Palácio de Belém. Seguem-se todos os partidos.
Política

A fabulosa história de Adroaldo Mendonça  /premium

Um açoriano que foi tesoureiro do PSD, presidente de Junta do PS e cabeça-de-lista do Chega está-se nas tintas para a austeridade, para o racismo, para a IV República e para quaisquer outros chavões.
Açores

Sismo açoriano

As “não-esquerdas” têm o dever de se entender para libertar os Açores do descalabro socialista. Se a oportunidade for desperdiçada, o eleitorado jamais perdoará.
Coronavírus

PSD admite emergência, BE e PCP exigem alternativa

244
PSD mostrou-se disponível para encontrar um consenso sobre novo estado de emergência, mas Bloco e PCP querem alternativa. PCP lembra Lei da Proteção civil e Lei de Vigilância da Saúde em alternativa.
Partidos e Movimentos

O que exigem PCP, PEV e PAN na especialidade? /premium

Superada a primeira prova na generalidade, ficou a pairar a ameaça de chumbo do OE na próxima votação com os partidos que optaram pela abstenção a apostar tudo na discussão na especialidade.
Política

Não a uma geringonça de direita /premium

103
A lição a reter não é que é possível governar sem ganhar eleições, mas que é impossível governar devidamente quando não se vencem eleições. A direita não pode cometer o mesmo erro.
Política

No regresso da direita ao poder

300
Não basta que PSD, CDS, Chega e IL aceitem a obrigação moral de afastar o PS do poder. É necessário que se entendam, previamente, sobre o que para lá querem ir fazer.
Orçamento do Estado

PAN otimista sobre Orçamento. "Há caminho aberto"

200
PAN diz que há "maior compromisso do Governo" em construir Orçamento além-PS e continua com "expectativas" em relação à generalidade. Sentido de voto? Só depois de decisão da Comissão Política.
Comentário

"Esquerda terá de decidir se dá ou não mão ao PS"

O PSD vai votar contra o Orçamento do Estado e coloca a pressão sobre Bloco e PCP. O editor adjunto de Política do Observador, Miguel Santos Carrapatoso, descreve um cenário incerto. 
Açores

PCTP/MRPP: Açores estão a ficar como uma "colónia"

O candidato do PCTP/MRPP nas eleições dos Açores defendeu a abolição das subvenções dos partidos políticos, ou a igualdade na sua distribuição. E diz que Açores estão a transformar-se numa "colónia".
Moçambique

Renamo acusa Frelimo de coagir membros

A Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), partido da oposição, acusou Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) de coagir membros, obrigando-os a pagar quotas e tornando-os seus militantes.
Política

CCDR: PS vence eleição no Alentejo

1110
Distribuição das presidências das CCDR foi feita entre Rio e Costa. Havia a hipótese de Alentejo ficar para candidatura independente (do atual presidente), mas PS venceu.
Orçamento do Estado

Drama PS-BE, o enigma do PCP e a pressão do PSD /premium

As horas que antecederam a entrega do Orçamento do Estado do próximo ano ficaram marcadas por nova troca de acusações entre Governo e Bloco. PCP mantém-se esfíngico e PSD aproveitou para pressionar.
Política

A mais longa coligação da nossa democracia

273
Desde que o BE vote favoravelmente o Orçamento do Estado, existirá uma coligação governativa e o PSD não faz parte desse projeto. Pelo contrário, é a alternativa à coligação existente.
Oficina da Liberdade

Pluralismo à direita: o CDS é um partido diferente

156
Quando falamos de pluralismo não falamos de inclusão ou de moderação como valores supremos do espaço democrático, mas sim da única forma de resolver problemas complexos.
Política

Vamos defender o sector privado /premium

434
No nosso sistema político, com excepção da IL, ninguém defende com convicção a iniciativa privada e a economia de mercado. Esta é uma das maiores tragédias intelectuais do país. Por isso somos pobres.
Política

Chega critica discurso "vago" de Marcelo

3870
O Chega diz que Marcelo Rebelo de Sousa apostou numa "mensagem vaga de defesa da liberdade". "Nada de palpável para os portugueses", sintetiza.
CDS-PP

CDS. PR pediu cautela no uso dos fundos europeus

O presidente do CDS-PP saudou discurso de Marcelo no 5 de outubro, considerando que este pediu cautelas éticas na aplicação de fundos europeus, contra a "corrupção, clientelismos e compadrios".
Política

Quo Vadis CDS?

Ao tentar aproveitar a onda criada por André Ventura, Francisco Rodrigues dos Santos destruiu anos de integridade criada junto dos eleitores, que viam no CDS um partido fiável e sério.
Política

A direita dos valores ou à direita dos valores? 

139
As questões da vida, da sexualidade e dos costumes têm sido explorados ad nauseaum pela esquerda para criar uma fractura que o comportamento da direita tem tornado insanável.
Partidos e Movimentos

Paulo Bento substitui Santana Lopes no Aliança

O antigo vereador da câmara de Torres Vedras Paulo Bento substitui Pedro Santana Lopes como presidente do partido Aliança após a eleição no congresso que terminou naquela cidade.
Partidos e Movimentos

Volt: "Partidos tradicionais estão a esgotar-se"

Durante o primeiro congresso do Volt Portugal, Tiago de Matos Gomes acredita que os partidos tradicionais estão esgotados e diz que partido ofecere "projeto de futuro".
Economia

Plano de Recuperação: Costa recebe partidos

O primeiro-ministro recebe esta segunda-feira os partidos com representação parlamentar para tentarem chegar a um consenso no Plano de Recuperação e Resiliência.
Japão

Japão. Principais partidos da oposição unem forças

A fusão une o Partido Democrático Constitucional do Japão, fundado em 2017, e o Partido Popular Democrático, de centro-direita, criado em 2018, com 61 deputados.
Fact Check

Livre pagou a restaurante de primo de Rui Tavares?

Joacine Katar Moreira diz que restaurante do primo de Rui Tavares não patrocinou ação durante campanha onde se gravou um dos tempos de antena. É verdade.
Infarmed

Silêncio de Marcelo, dúvidas sobre lares e escolas /premium

Quase tão esperado como o regresso às aulas, era o regresso das reuniões com especialistas. Partidos com dúvidas sobre o transporte dos alunos e procedimentos nos lares de idosos.
Eleições

Fa(c)to à medida

164
Os partidos do bloco central preferiram ater-se a questões mais ou menos irrelevantes, em vez de progredirem com coragem para uma reforma séria de um sistema eleitoral que está caduco.
Democracia

Os media em Portugal e os novos partidos /premium

175
Os canais de televisão e os jornais estão enxameados de políticos, ex-políticos e aspirantes a políticos. Isto não é normal, não pode ser normal, num país civilizado.
Política

Tão hipócritas que nós somos...

492
Quando olhamos para o caso de Reguengos de Monsaraz, não sei o que é mais chocante. Se os dirigentes locais serem todos do PS, se a suprema hipocrisia de quem se finge escandalizado com isso.
Coronavírus

"Cobardes". Sindicato dos Médicos critica Costa

5853
Sindicato Independente dos Médicos reagiu ao vídeo divulgado nas redes sociais em que António Costa chama "cobardes" aos médicos no caso de Reguengos. CDS classificou declarações como "ataque feroz".
Política

Esta Direita não chega

119
A Direita necessita urgentemente de um projecto e de uma estratégia para o país consubstanciados numa proposta política atraente.
Eleições

Partidos gastaram mais dinheiro do que previsto

150
Os partidos políticos com representação parlamentar gastaram mais dinheiro do que tinham previsto na campanha para as eleições legislativas de outubro do ano passado.
Partidos e Movimentos

Partidos mudaram planos das rentrées

As rentrées políticas não vão ser as habituais e, devido à covid-19. Partidos encontraram outras formas de arrancar a nova sessão legislativa. PCP, que mantém a Festa do Avante! mas com regras.
Partido Chega

O Chega e o sistema partidário Português /premium

350
Portugal tem todas as condições para aparecerem partidos populistas que explorem a corrupção associada a figuras gradas do sistema político e a insatisfação popular. Isto, sim, dever-nos-ia preocupar.
Partido Chega

Chega. Depois da demissão a recandidatura a líder

5666
André Ventura pediu a demissão em abril e quatro meses depois anuncia que é recandidato. Quanto a deixar o parlamento para se candidatar a PR, Ventura recusa.
Salários

Salário mínimo. PR "espera para ver" negociações

501
Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse que vai "esperar para ver" o resultado das negociações, em sede de Concertação Social, sobre o aumento do salário mínimo nacional.
Debate Quinzenal

A Direita à procura do Preste João

172
Portugal precisa de um reino do Preste João como de pão para a boca, sob pena de ser definitivamente aglutinada pela ambição e populismo de Ventura.
Angola

Chivukuvuku insiste na legalização do PRA-JA 

Abel Chivukuvuku disse que o PRA-JA Servir Angola "já é uma realidade na vida dos cidadãos", por isso vai continuar "na senda da luta" pela nova formação política.
Animais

Animais de companhia divididos em dois ministérios /premium

Ministra da Agricultura diz que o tema não é novo. Costa tinha dito ao PAN que iria repensar a DGAV, mas plano já estava em marcha. Ambiente passará a ter pasta do bem-estar dos animais de companhia.
Banca

Bancários do Sul e Ilhas: movimento quer eleições

212
Rui Riso demitiu-se do cargo de presidente do SIBS, tendo o próprio atribuído a saída da liderança (continua como vogal da direção) a questões político-sindicais internas.
Governo

Prometer ilusões

Para o hábil político, o imprescindível é gerar o desejo no cidadão eleitor, mesmo que tenha de prometer ilusões ou utopias de um mundo diferente, que permita o escape aos desgostos da vida real.
Parlamento

Democracia bimestral

Acabar com os debates quinzenais, momento de fiscalização por excelência, é enterrar um machado difícil de retirar na democracia representativa, no poder da Assembleia da República.
PNR

PNR muda para "Ergue-te" para "refrescar imagem"

204
Partido Nacional Renovador alterou o nome para “Ergue-te”, justificando a mudança com a necessidade de "refrescar a imagem". Partido já queria mudar nome desde 2018.
Partidos e Movimentos

Climaximo urge Governo a investir em nova economia

Climaximo defende que investimento público para sair da crise atual tem de ser feito numa nova economia. Movimento diz que é necessário uma mudança "completamente radical".
Partidos e Movimentos

Partidos pequenos criticam "parelha" de PS e PSD

BE, CDS e PAN criticaram a "enternecedora aproximação" ou convergência do PSD e PSD, que acusaram de querer "dificultar a vida" dos pequenos partidos e cidadãos nas autárquicas.
Eleições Legislativas

PS lidera intenções de voto exceto no Norte

1037
O PS continua melhor do que nas legislativas de 2019, dizem duas sondagens, mas as intenções de voto caíram nos últimos dois meses. Costa é o líder partidário com melhor avaliação de desempenho.
Política

O futuro pregresso da Direita

399
Nunca, desde Abril de 1974, tivemos um partido de direita ideológica, popular, conservador e liberal, que soubesse o que fazer do Estado, quando e no momento em que o tivesse de governar.
Partidos e Movimentos

Esquerda insiste na lei do direito de preferência

Depois de ter sido inicialmente vetada pelo PR, a lei do direito de preferência dos inquilinos foi considerada inconstitucional pelo TC. A esquerda vai voltar ao tema já na próxima sessão legislativa.
Sata

SATA. Maioria socialista chumba voto de protesto

A maioria socialista chumbou, na Assembleia Legislativa dos Açores, um voto de protesto do PPM que condenava de forma "veemente os permanentes obstáculos" ao acesso a informação relativa à SATA.
Governo

Azeitona. Deputada questiona colheita mecânica

A deputada não inscrita Cristina Rodrigues questionou o Governo relativamente ao "anunciado aumento das fiscalizações à colheita mecânica noturna de azeitona".
Partidos e Movimentos

Volt Portugal organiza congresso em setembro 

O recém inscrito partido Volt Portugal já está a preparar a corrida às eleições autárquicas de 2021, e tem agendado um primeiro congresso, previsto para setembro deste ano.
A página está a demorar muito tempo.