Partidos e Movimentos

Política

O MOV 5.7 /premium

Nos últimos 25 anos, as direitas têm servido para limpar a casa socialista quando a festa chega ao fim. Depois da casa arrumada e limpa, os socialistas regressam para mais festa. Não tem de ser assim.
Política

"Precisamos de sociais-democratas não socialistas"

374
No lançamento do Movimento 5.7, falou-se de direita e do "espaço não socialista". Conservadores e liberais uniram as suas vozes num encontro que não podia terminar sem uma indireta a Rui Rio.
Política

A Direita, a Galp e também o Brexit  /premium

Adolfo Mesquita Nunes interrompeu a sua carreira política. É pena porque poderia vir a ser um bom candidato presidencial contra Marcelo.
Eleições

Propaganda: PS quer aligeirar restrições da CNE 

272
A CNE veio restringir e o PS propõe agora que a propaganda institucional em tempos de campanha possa ter regras menos apertadas. Socialistas ainda não têm garantias de conseguirem aprovar alterações.
Política

Novos partidos estão a conseguir ser diferentes? /premium

693
Alguns andam às turras, outros não sabem quem manda e há os que já nasceram com a escola toda. À beira das Europeias, o retrato dos novos partidos que querem (nem todos vão conseguir) ir a votos.
Administração Pública

A partidarização da administração pública

204
Mais danoso são os “jobs for the boys” na administração pública. Este tipo de “nomeações” deveria estar obrigatoriamente vinculada ao tempo de permanência de quem os indica.
Partidos e Movimentos

Crowdfunding obriga partidos a transparência

A garantia é da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos. Os montantes arrecadados devem ser titulados por cheque ou outro meio bancário e deverá ser identificável o valor de cada contribuinte.
Política

Iniciativa Liberal acusa IP de violar Constituição

916
O novo partido acredita ter sido discriminado relativamente a outros partidos. Infraestruturas de Portugal diz que cartaz colocava em causa a segurança rodoviária.
Presidente da República

Marcelo recebe partidos na segunda e terça-feira

O Presidente da República vai receber esta segunda-feira no Palácio de Belém o PAN, PEV, PCP, CDS e Bloco de Esquerda. Já na terça-feira, Marcelo tem encontro marcado com o PS e PSD.
Eleições Europeias

Coligação do Chega nas Europeias em risco

290
André Ventura foi riscado pelos monárquicos da lista de candidatos às Europeias. Conferência de imprensa para apresentação da coligação Chega foi cancelada à última hora: "Voltámos à estaca zero".
Guiné-Bissau

Eleições. PAIGC pedem maioria para evitar "roubo"

172
No último dia da campanha eleitoral para as legislativas, o partido Madem-G15 mostra-se confiante na vitória. Já os apoiantes do PRS garantem ter mais deputados do que aqueles que contentam o líder.
Professores

BE e PCP pedem apreciação sobre tempo de serviço

BE e PCP vão pedir a apreciação parlamentar do decreto do Governo sobre o tempo de serviços dos professores. Iniciativas surgiram poucas horas depois de ter sido aprovada reposição de dois anos.
Paris

"Coletes amarelos" querem bloquear Paris 

A ideia foi, mais uma vez, lançada nas redes sociais pelo grupo "France en Colère". O grupo apela aos "coletes amarelos" de todo o país para ocuparem espaços públicos com acampamentos e manifestações.
Eleições Europeias

Mulheres Socialistas sem voz sobre lista do PS  

760
Lista do PS às europeias é composta por 50% de elementos de cada género. No entanto, as Mulheres Socialistas não participaram no processo de decisão da lista, o que contraria os estatutos do partido.
Sudão

Presidente abandona liderança de partido no poder

O Presidente do Sudão delegou os seus poderes a Ahmed Harun, até à próxima assembleia-geral do partido. Harun é procurado pelo Tribunal Penal Internacional por alegados crimes de guerra.
Guiné-Bissau

Líder do PCD denuncia "compra de consciências"

Na corrida às legislativas a 10 de março, Vicente Fernandes denuncia partidos que ostentam nas campanhas meios materiais para persuadir os guineenses a votar, considerando ser uma prática corrupta.
Partidos e Movimentos

Angola. Deliberada exoneração de Abel Chivukuvuku

Decisão foi anunciada em conferência de imprensa conjunta de cinco dos seis partidos e movimentos da CASA-CE, depois de ter sido dado um prazo de 72 horas para que Chivukuvuku apresentasse a demissão.
Política

Será esta democracia democrática? Ou partidária?

A democracia pluralista precisa de partidos, no plural. Nós que vivemos o salazarismo sabemo-lo bem. Mas não para substituir a Sociedade Civil. Não para reduzir a "esfera pública" à "esfera estadual".
PCTP/MRPP

Filho denuncia funeral-sequestro de Arnaldo Matos

463
Filho de Arnaldo Matos acusa MRPP de fazer um "funeral-sequestro" e informa que não participará das cerimónias fúnebres. Dirigente Carlos Paisana diz que só está a respeitar vontade do fundador.
Obituário

Fernando Rosas lembra papel de Arnaldo Matos

Fernando Rosas, que juntamente com Arnaldo Matos, Vidaúl Ferreira e João Machado fundaram o MRPP, recorda o líder como "ativista político contra a ditadura" e com um papel fundamental na revolução.
Obituário

Morreu o fundador do MRPP Arnaldo Matos

1.800
Aquele que Natália Correia definiu um dia como "o grande educador da classe operária" morreu a dois dias de completar 80 anos. Manteve luta contra o grande capital até ao fim, via Twitter.
Nicarágua

Nicarágua. Governo retoma diálogo com a oposição

O Presidente da Nicarágua pretende pôr fim à crise sociopolítica, que causou, desde abril passado, centenas de mortos e milhares no exílio. Daniel Ortega quer abrir caminho para um novo acordo.
Partidos e Movimentos

Seja bem-vinda, "Iniciativa Liberal"

133
Saudamos o Manifesto da Iniciativa Liberal, mesmo não partilhando muitas das suas propostas. Saudamos em especial a defesa do princípio da subsidiariedade, base para a "democratização da democracia".
Parlamento

PS, PSD e CDS-PP chumbam fim das propinas

211
Foi chumbada as propostas apresentadas pelo Bloco de Esquerda e pelo PCP que defendiam o fim das propinas. PSD e CDS-PP votaram contra, ao lado do PS.
Parlamento

PS prepara-se para chumbar fim das propinas

Parlamento discute na sexta-feira projetos de lei do BE e do PCP que defendem fim das propinas no ensino superior até 2023. PS prepara-se para chumbar propostas.
Tailândia

Tailândia. Partido que nomeou princesa em risco

A comissão eleitoral considerou "hostil à monarquia constitucional" a nomeação da princesa Ubolratana por parte do partido da oposição Raksa Chart e pediu ao TC "para dissolver o partido".
PSD

CGD. PSD diz que "não há intocáveis"

124
PSD reitera que todos os que tenham sido administradores da CGD ligados à concessão de crédito estão sujeitos a escrutínio e serão responsabilizados nos termos a apurar pela comissão de inquérito.
Partidos e Movimentos

A diferença das direitas em Espanha e em Portugal /premium

1.135
Em Espanha, as direitas saem à rua para exigir a demissão do governo socialista; em Portugal, as direitas discutem em anfiteatros qual delas vai ajudar mais o governo socialista. Porquê a diferença?
Parlamento

Cristas apoia lei da paridade em cargos políticos

510
Contra a lei votou a maioria da bancada do CDS. PCP e PEV abstiveram-se. A nova lei da paridade entra em vigor no prazo de 120 dias, o que significa que se aplicará já nas eleições legislativas.
Política

Direita /premium

476
Quem poderá (ainda?) levar a sério os donos que querem sê-lo de tudo? Do regime, da democracia, do pensamento, da política, do dinheiro, da norma, da lei, dos credos, da cultura, dos costumes?
Eleições

O partido de Tino de Rans quer ir a votos

1.652
Vitorino Silva, antigo candidato às presidenciais, entregou assinaturas no Tribunal Constitucional para constituir o RIR -- Reagir, Incluir, Reciclar. "Tino" fala de "um partido próximo das pessoas"
Governo

Como garantir que Portugal ficará sempre pobre /premium

5.988
Os partidos tomaram conta do Estado e já nem disfarçam. O Estado por sua vez trata de comandar tudo na sociedade, obsessivamente. Agora já só nos faltava mesmo a regionalização para o saque ser total
Regionalização

Regionalização: só interessa aos políticos  /premium

2.379
Em 2019, políticos e beneficiados do regime querem aprovar na secretaria o que o povo chumbou em referendo: a regionalização. Porquê? Porque não querem governar. Querem salvar a face e a sua vidinha.
Partidos e Movimentos

Direita radical: a excepção portuguesa

2.270
O que é que tem impedido o advento em Portugal de um grande movimento nacionalista, populista ou de direita radical (ou, dada a cultura política acomodada e medrosa, “de direita não envergonhada”)?
Enfermeiros

Rui Rio: greve cirúrgica "altamente questionável"

1.426
Greve dos enfermeiros: o líder do PSD disse que os doentes são aqueles que não têm responsabilidade nenhuma e são quem sofre as consequências. Rui Rio apela a bom senso e boa vontade.
Angola

Angola. Detido líder de Movimento Independentista

159
A detenção de Carlos Vemba surge após uma entrevista dada ao movimento à Voz da América, onde o político tinha anunciado uma "marcha pacífica" para assinalar o aniversário do Tratado de Simulambuco.
União Europeia

Movimento Primavera Europeia quer Constituição

O movimento está convicto de que muitos dos problemas "residem na falta de democracia" ou no facto de esta "estar limitada" e, por isso, pretende a "formação de uma Constituição europeia".
Partidos e Movimentos

Aliança: comportamento do Estado é inqualificável

Aliança considera que estão a ser postos em causa interesses públicos, como o impacto para o ambiente e os efeitos nefastos para turismo e pesca, com a deposição de dragados em zonas sensíveis.
Câmara Municipal Lisboa

Câmara transfere mais de 7,8 milhões para juntas

Documento mereceu votos favoráveis do PS, BE e CDS-PP, abstenção do PSD e voto contra do PCP. Proposta de celebração de contratos interadministrativos com as 24 juntas de freguesia tinha sido adiada.
Pedro Marques

Évora-Elvas. Contrato será assinado brevemente

396
Concurso para a ligação ferroviária, a maior obra em 100 anos, foi lançada a 5 de março de 2018. Governo e PS pedem consenso sobre Programa de Investimentos, mas PSD rejeita "ultimatos".
Política

Fizemos o #10yearchallenge aos nossos políticos /premium

A única coisa que quase todos têm em comum é que quase nenhum deles está hoje igual ao que era. Afinal, o que mudou em 10 anos na vida dos políticos em Portugal?
PCP

PCP critica "máscara de hipocrisia" de PSD e CDS

350
Jerónimo de Sousa afirma que se tem assistido "a uma frenética e escandalosa operação de retoque e limpeza de fachada" da parte do PSD e CDS, referindo os casos da saúde e dos CTT.
Caixa Geral de Depósitos

CGD: Rio acusa esquerda de proteger devedores

750
Rui Rio considerou que os contribuintes têm o direito de saber em que condições foram prestados os créditos pela CGD, alegando que o que importa não é quem levou o crédito, é quem o concedeu.
Partidos e Movimentos

Uma alternativa à Geringonça

989
As hipóteses eleitorais da Iniciativa Liberal são as de um partido novo sem figuras do sistema politico-mediático nem apoio de um grupo de comunicação como sucede com Santana/Impresa e Ventura/Cofina.
Moçambique

Renamo acusa Frelimo de "manobras maquiavélicas"

Em causa está a decisão de afastar do cargo Manuel de Araújo, que decidiu concorrer pela Renamo a um novo mandato na liderança da cidade, quando ainda cumpria as funções para as quais concorreu.
PCP

O PCP não é um partido de protesto, mas do Estado /premium

1.056
Os partidos que há 44 anos monopolizam a representação política vivem do pão do Estado e não sabem ou querem viver de outro modo. Durarão enquanto houver contratos para genros e negócios de vereadores
Lei Eleitoral

E você sente-se representado pelos seus deputados? /premium

136
Não é aceitável que o eleitor tenha de estar fisicamente num dado dia e num local específico para votar. Num futuro próximo é incompreensível se não pudermos votar através de um site ou de uma app.
Autarquias

André Ventura entrega assinaturas para partido

172
O ex-autarca do PSD quer concorrer já às eleições europeias de 26 de maio. Depois de legalizado o partido realizará uma convenção nacional na qual anunciará o candidato.
Serviço Nacional de Saúde

PCP. SNS "faz melhor e mais barato" que o privado

2.022
Secretário-geral comunista defende que o setor público "faz melhor e mais barato" do que o privado na saúde. Jerónimo de Sousa também responsabilizou o PSD e o CDS-PP pelo estado do SNS.
Moçambique

Presidente moçambicano saúda novo líder da Renamo

Filipe Nyusi saudou a eleição de Ossufo Momade como líder da Renamo, enaltecendo a vontade de continuar com as negociações para uma paz definitiva. A Renamo é a principal força de oposição do país.
Política

O Povo é sempre o mesmo

228
Trump e Bolsonaro não apareceram de gestação expontânea, antes pela sementeira criada pelos partidos e políticos que nada fazem, mas que dizem que tudo deve mudar para que, afinal, tudo fique na mesma
Moçambique

Renamo. Momade defende a paz na tomada de posse

Ossufo Momade garantiu o compromisso pela paz e a coesão dentro do partido com vista à vitória nas próximas eleições. O novo presidente da Renamo dirigia o partido interinamente há oito meses.
Renamo

Votação para presidente da Renamo adiada para hoje

A votação para novo presidente do partido, inicialmente marcada para quinta-feira, foi antecipada um dia. Cinco militantes formalizaram a candidatura depois da abertura do 6.º Congresso.
Partidos e Movimentos

Aliança propõe coligação pós-eleitoral à oposição

109
Santana Lopes fala num "acordo pós-legislativas" que derrote o atual governo de António Costa e viabilize um novo. No movimento, a Aliança quer integrar partidos mais tradicionais já existentes.
Parlamento

Legalização da canábis em debate na quinta-feira

668
O BE defende que a venda deve ser feita em estabelecimentos licenciados para o efeito, tendo sido o primeiro a apresentar a iniciativa. Para o PAN, a venda deve ocorrer exclusivamente em farmácias.
Assembleia Da República

Paridades

Eu já decidi: o meu voto vai para o primeiro partido que apresente uma lista só de homens ou só de mulheres, em que metade deles (ou delas) se declare do género oposto para efeitos civis e políticos.
Brasil

Líder do PT brasileiro na posse de Maduro

1.350
Líder do PT vai participar na tomada de posse de Nicolás Maduro. Hoffman pretende levar apoio do partido ao povo venezuelano e denunciar a posição agressiva do Governo brasileiro contra a Venezuela.
Partidos e Movimentos

MEL: convenção para influenciar discurso político

O Movimento Europa e Liberdade, que realiza uma convenção esta quinta e sexta-feira em Lisboa, assume que quer influenciar o discurso político, sem ataques a lideranças partidárias ou governativas.
França

Dirigente dos "coletes amarelos" cria partido

209
Jacline Mouraud, uma das principais dirigentes do movimento 'coletes amarelos' em França, vai criar um partido político. O objetivo de Os Emergentes são as eleições municipais de 2020.
Política

Conflito de interesses: há lei, falta fiscalização /premium

761
Por que razão nunca há conflitos de interesses no Parlamento? Está mesmo tudo por fazer ou só falta implementar as soluções? O que é que acontece nos outros países? Ensaio de Nuno Gonçalo Poças.
França

Alain Juppé deixa o partido Os Republicanos

O autarca de Bordéus e ex-primeiro-ministro de França Alain Juppé deixou de pagar as suas quotas aos Republicanos, afastou-se do partido e já não é militante.
Parlamento

Parlamento vota hoje suspensão da descentralização

Os diplomas setoriais da transferência de competências para municípios vão ser objeto de apreciação. PCP, BE e CDS-PP criticam o processo de descentralização, mas divergem na suspensão dos decretos.
Parlamento

Segurança privada em debate no parlamento

194
As propostas do Governo que alteram o regime da atividade da segurança privada e as medidas de segurança obrigatórias para bares e discotecas vão estar em cima da mesa esta sexta-feira com o MAI.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)