Dark Mode 73,9 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Partidos e Movimentos

PSD

PSD denuncia falta de meios para incêndios

PSD afirma que “faltam pelo menos oito helicópteros face à informação divulgada pelo Ministério da Administração Interna” no âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR).
CDS-PP

CDS quer lei que barra saída de Centeno para BdP

250
Proposta do CDS não é novidade, mas exemplo de Centeno parece ter reavivado intenção do CDS . Presidentes dos reguladores devem ser nomeados pelo PR depois do aval da AR e proposta do Governo.
CDS-PP

CDS quer descida de impostos com orçamento

287
Costa diz que gostava de aprovação por "unanimidade", mas sem ilusões. PSD diz que aprova mas "não está ao dispor para aprovar tudo". CDS apresenta condições para luz verde: descida de impostos.
Coronavírus

Eleições nos Açores, para já, sem mudanças diz MAI

Ministério da Administração Interna diz que o "plano de desconfinamento permite a realização das eleições regionais" que devem ser realizadas entre 28 de setembro e 28 de outubro.
Coronavírus

Desconfinamento "muito contido", R à volta de 1 /premium

Os portugueses foram "muito contidos" no desconfinamento e os dados disponíveis são ainda poucos para avaliar o real impacto do aumento da mobilidade. Dia 18 pode ser o dia "D".
Bloco de Esquerda

O caso da deputada do BE com ideologia à direita /premium

709
A deputada municipal do Bloco de Esquerda, eleita como independente, perdeu recentemente a confiança do partido, mas sem surpresas. Deputada assume "ideologia política considerada mais à direita".
Bloco de Esquerda

"Caminha-se para que a austeridade seja aceitável" /premium

Em entrevista à Vichyssoise, da Rádio Observador, Marisa Matias mantém tabu presidencial e afirma que tem "receio" de que Costa ceda ao caminho da austeridade. Já Marcelo, é bem melhor do que Cavaco.
Democracia

A Regeneração do Sistema Político e dos Partidos

229
Este é o tempo de os partidos se desafiarem a si próprios, saírem da zona de conforto, se mostrarem capazes de se regenerarem, reorganizarem e assumirem como catalisadores da esperança dos portugueses
Partidos e Movimentos

Os planos da AR para o regresso depois do EE

Deputados divididos em várias salas para garantir distanciamento social, comissões por videoconferência e o "exemplo" que tem de ser dado aos portugueses. Como planeia a AR ir regressando ao normal?
Coronavírus

PCP também é contra situação de calamidade

269
Depois de votar contra a renovação do estado de emergência em Portugal, apontando os prejuízos na vida dos trabalhadores, o PCP mostra-se já contra a situação de calamidade.
Coronavírus

Pico pode ter sido em março. Bastidores da reunião

4882
Cenários de Espanha e Itália afastados, mas baixa imunidade preocupa. Aliviar? Ainda não. Os números que mantêm escolas fechadas, os silêncios incómodos e as respostas por dar na reunião com peritos.
Extrema Esquerda

Iniciativa Estatal versus Bloco de Bruxelas

O capitalismo é o grande culpado desta pandemia? Pois, também no século XIV a culpa foi das neoliberais pulgas e dos neoliberais ratos na praga turbocapitalista que matou 1/3 da população europeia...
PS

Morreu Miranda Calha aos 72 anos vítima de AVC

2543
Morreu o antigo deputado socialista Miranda Calha, aos 72 anos, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC). Miranda Calha foi eleito deputado em todas as legislaturas, sempre pelo PS, até 2019.
PCP

PCP já comemora centenário que só termina em 2022

103
Para já são os 99 anos, em 2021, o centenário, mas o PCP quer provar que "continua de pé" e só vai encerrar as comemorações dos 100 anos do partido em 2022. E Jerónimo deixou recados sobre a sucessão.
PSD

PSD quer moratória à lei que proíbe abate em canis

1803
O objetivo é a que a moratória dure "o menor tempo possível", mas para os sociais-democratas é a saída para aquilo que consideram ser um "cocktail explosivo" depois da entrada em vigor da lei.
Partidos e Movimentos

PAN e BE. Animais agredidos à guarda do Estado

2931
PAN quer alargar a proteção a mais animais e reforçar as sanções aplicadas a quem os maltrata. BE e PAN querem animais à guarda do Estado. PSD, PS, PAN e BE querem revisão da moldura penal atual.
PISA

Partidos questionam resultados do PISA

105
A responsável pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos foi questionada esta terça-feira. Partidos alertam para problemas na amostra e relação entre resultados e políticas de educação.
Banca

Aprovada limitação às comissões no MB Way 

Proposta dos socialistas proíbe bancos de cobrarem comissões em transferências em plataformas eletrónicas até 100 euros ou 500 euros durante o período de um mês.
Partidos e Movimentos

Pedida transparência sobre a exploração de lítio

Movimentos cívicos das regiões afetadas pela eventual prospeção e exploração de lítio exigem mais "transparência" e uma visão de longo prazo para zonas rurais".
Política

Autismo partidário num Mundo em mudança /premium

Vivemos num momento não só de redefinição do sistema político mas também ideológica. As distinções clássicas entre esquerda e direita de pouco servem para compreender os desafios do Mundo actual.
Partidos e Movimentos

Eutanásia. PS pede "serenidade" no debate

462
PS recusa qualquer "insinuação" e a ideia de faltar um debate amplo sobre o tema. Socialistas são contra a realização de um referendo sobre uma matéria que é da "dignidade de cada um".
PSD

Dois terços veem Rio líder até novas legislativas

208
Rio conquistou a liderança do partido numa segunda volta inédita no partido, mas os portugueses ainda não estão convencidos com a liderança do social-democrata. Passos Coelho? Um desejo de poucos.
Partido LIVRE

Joacine entregou carta de desvinculação ao Livre

1379
Joacine Katar Moreira deixou de fazer parte do Livre. A deputada que perdeu a confiança política do partido quebrou definitivamente qualquer ligação com o Livre apresentando a carta de desvinculação.
Orçamento do Estado

OE: o que acontece com as propostas do Livre?

401
O Livre apresentou 32 propostas de alteração ao Orçamento do Estado através da deputada única. Entretanto retirou-lhe confiança política e Joacine Katar Moreira passou a não inscrita. E agora?
Partido LIVRE

Joacine deixa de representar o partido de imediato

10926
Livre vai pedir reunião a Ferro Rodrigues para comunicar decisão. Partido informou deputada, mas "ainda não teve resposta" de Joacine que não esteve presente na Assembleia que lhe retirou confiança.
Partido LIVRE

Assembleia do Livre termina após nove horas

A Assembleia do Livre terminou nove horas depois de ter começado, já depois das 5h00. A decisão ainda não é conhecida, estando prevista uma conferência de imprensa para as 11 horas desta sexta-feira.
Partido LIVRE

Livre. Membros querem "roteiro para a paz"

422
São algumas dezenas de "membros, apoiantes, eleitores, simpatizantes" do Livre que subscrevem um "apelo" à criação de um "roteiro para a paz" com o objetivo de manter a representação parlamentar.
PAN

PAN quer estatuto do denunciante alargado

199
O PAN vai dar entrada com projeto de lei logo depois da discussão do OE2020, uma das propostas que integra um dossier mais alargado onde se insere o combate à corrupção ou o branqueamento de capitais.
Política

André Ventura "propõe que Joacine "seja devolvida"

43034
André Ventura reagiu a uma proposta de alteração do Livre ao OE2020 que prevê a devolução do património dos museus às ex-colónias. Líder do Chega sugere que "própria deputada Joacine seja devolvida".
Partido LIVRE

Livre "aprovaria" OE com avaliação ambiental

190
Livre apresentou 32 propostas de alteração ao OE que resultam do programa do partido e de "inúmeros encontros com a sociedade civil". Partido considera que intenções não correspondem ao investimento.
CDS-PP

CDS apresenta 42 propostas de alteração ao OE2020

São quase menos 100 propostas de alteração em relação ao OE do ano anterior, mas o CDS mantém a intenção de "marcar um caminho diferente do do PS" focando-se nas famílias e iniciativa privada.
Iniciativa Liberal

Iniciativa Liberal quer IVA na luz a 13%

3773
Iniciativa Liberal diz que "nem que todas as propostas" do partido fossem introduzidas do Orçamento isso fazia dele um "bom Orçamento", mas soma-se à esquerda a pedir redução do IVA na eletricidade.
Partido LIVRE

Joacine. "Razões processuais" adiam reunião

Inicialmente a reunião chegou a estar agendada para esta segunda-feira, mas o Observador sabe que "motivos processuais" levaram ao adiamento para quinta-feira.
Congresso do CDS

O 'Rato' do Colégio Militar que vai liderar o CDS

2526
Contra o aborto, contra a expressão casamento gay, contra a sexualização da educação. Idolatrado pelos jotinhas. Ex-dirigente do Sporting. Quem é Francisco Rodrigues dos Santos, novo líder do CDS.
Partido LIVRE

Confiança a Joacine. Assembleia reúne na 2ª feira 

A decisão passou para os novos órgãos do partido, mas "urgência" em resolver o problema entre Joacine e o Livre levou a que a Assembleia convocasse uma reunião extraordinária já para segunda-feira.
PSD

PSD de Loures quer demissão da ministra da Saúde

264
Concelhia do PSD de Loures diz que medidas como esta resultam da "deriva ideológica e cedência do governo PS à extrema-esquerda radical" e que ministra devia tomar "atitude responsável", demitindo-se.
Partido LIVRE

Livre. Joacine diferente? Só por "milagre"

172
O dia mais tenso do Congresso foi o sábado, mas as declarações mais duras ficaram para domingo. Joacine diz que está disponível para "cedências", mas a direção do partido diz que "só por milagre".
Política

I see dead parties…

111
“E não há pessoas muito maiores que os partidos?” “Haverá, seguramente. Manifestamente não é o caso!” – respondeu quase em surdina um dos médicos, enquanto começava a assinar a certidão de óbito…
Partido Democrático Republicano

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto no PDR

Bruno Fialho é advogado e chefe de cabina da transportadora açoreana SATA. Marinho e Pinto anunciou que abandonar o cargo depois dos resultados das legislativas onde falhou eleição de deputado.
Partido LIVRE

Joacine partiu Congresso do Livre ao meio

152
Um dia de congresso muito quente, com decisões adiadas para novos órgãos ainda não eleitos, Joacine mantém o partido dividido. Perder a confiança do partido ou continuar a representar o Livre?
Partido LIVRE

Só um milagre pode unir a nova direção a Joacine - como aconteceu

2874
No final do primeiro dia do Congresso do Livre, ficou adiada a retirada de confiança a Joacine Katar Moreira. Deputada exaltou-se e, no final, disse ter recebido um "voto de confiança".
Partido LIVRE

Guia para acompanhar o Congresso do Livre /premium

135
Um Congresso de boa ou má memória? O Livre tem pela primeira vez uma deputada no Parlamento, mas a Assembleia considera que lhe deve ser tirada a confiança política. Nem todos estão de acordo.
Partido LIVRE

Sá Fernandes está contra decisão do Livre

293
Membro do Conselho de Jurisdição do Livre diz que está a ser cometida uma "injustiça democrática" e que tomará uma posição contra a resolução da Assembleia para retirar a confiança política a Joacine.
Partido LIVRE

Assembleia do Livre retira confiança a Joacine

701
Assembleia do Livre afirma que ação política de Joacine é "insuficiente" e que a deputada "comprometeu, reiteradamente, processos de escrutínio democrático" no partido. Deputada já foi informada.
Orçamento do Estado

PCP quer escalões do IRS a refletir a inflação 

Nas 33 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2020, comunistas querem atualizar escalões do IRS a 1% e um plano para criação de creches gratuitas dentro de seis meses.
Partido LIVRE

Moção para retirar confiança política a Joacine

10285
Elementos do Livre apresentaram uma moção ao Congresso do partido para que caso a deputada não renuncie às suas funções lhe seja retirada a confiança política.
Partido LIVRE

Joacine deixa de integrar direção do Livre

2682
No próximo fim de semana o Livre tem eleições para os órgãos do partido e Joacine não faz parte da recandidatura da atual direção (que ainda integra apesar de ter assumido que não se sentia apoiada).
Orçamento do Estado

Sentido de voto do Livre será conhecido na votação

490
Antes da votação no hemiciclo o sentido de voto do Livre não será mesmo anunciado. A pedido de Joacine Katar Moreira, só quando Ferro Rodrigues conduzir a votação se saberá como vota o partido.
Partido LIVRE

OE: Livre prolonga tabu sobre sentido de voto

523
Grupo de Contacto e deputada estiveram reunidos durante duas horas e meia, mas o tabu sobre o sentido de voto mantém-se, ainda que já não tenha qualquer influência para as contas do governo.
Política

Os Verdes somam-se à equipa das abstenções no OE

286
PCP, PAN, BE e agora Os Verdes. As bancadas da esquerda vão abster-se e permitir a aprovação do OE na generalidade. Os Verdes deixam ainda assim um aviso para votação final global.
Serviço Nacional de Saúde

SNS. Apresentadas 6 propostas contra problemas

Dedicação exclusiva, valorização do trabalho em urgência e a redução do horário deste, revisão do número de utentes por médico, estatuto de "desgaste rápido" e "proteção e segurança" são os pedidos.
Deputados

Divulgadas viagens de deputados acima de 150 euros

Publicações sobre viagens e estadias vão ser publicados no site da Assembleia da República e consistem na "identificação do deputado, da entidade ofertante, a data de apresentação e o destino do bem".
PSD

Miguel Pinto Luz. Centeno "deixa alçapões" no OE

Para o candidato à presidência do PSD, o ministro das Finanças tem uma "forma pouco clara" de lidar com o Orçamento do Estado. "Foi propositado a esconder", acusou.
Partido LIVRE

Livre diz que OE2020 "fica aquém das necessidades"

216
Decisão de voto do Livre irá depender "das garantias prestadas pelo governo ao longo da semana". Livre critica baixo investimento nas questões ambientais e quer debate exigente na especialidade.
Partidos e Movimentos

Vox quer anexar Portugal ao território espanhol?

1465
O Vox quer que os espanhóis se manifestem no dia 12 junto às câmaras municipais para reclamar uma governo que respeite a "Constituição e soberania", mas o mapa do país está a levantar muitas dúvidas.
Partido LIVRE

Joacine admite não seguir abstenção do Livre no OE

710
Livre rejeita colocar-se ao lado do PSD-Madeira e do PAN e deverá decidir abster-se no OE 2020. Mas Joacine Katar Moreira lembra que a decisão do partido "não é vinculativa" e que "tem independência".
PSD

PSD: José Cesário apoia candidatura de Montenegro

Numa publicação, o deputado e ex-secretário de Estado das Comunidades afirmou “que Luís Montenegro saberá olhar todos os militantes por igual, sem qualquer tipo de discriminação".
PSD

PSD devolve 500 mil euros à AR seis anos depois

1284
Em 2013 o PSD recebeu uma subvenção partidária excessiva, no âmbito das eleições autárquicas. Seis anos depois o partido conseguiu "estabilizar recursos financeiros" e devolver parte desse valor.
Parlamento

AR. Da Coreia ao Camboja: 43 minutos para 42 votos

Presidente da Assembleia da República recorda o apelo feito aos partidos para "o consenso político no sentido da dignificação do parlamento". Livre e Chega apresentaram quase metade dos votos.
PSD

Direita contra mudanças na Lei da Nacionalidade

153
Socialistas lembram que o direito de solo já está consagrado na Lei da Nacionalidade, reconhecem pertinência da proposta do PAN, mas opõem-se, como toda a direita, à alteração da Lei.
Partido LIVRE

Tensão entre CDS e Joacine por símbolos nacionais

O debate sobre a lei da nacionalidade obrigou a deputada única do Livre a pedir à mesa da Assembleia a defesa da honra. Telmo Correia, do CDS, acusou o Livre de destratar símbolos nacionais.
Partido LIVRE

Como funciona o Livre por dentro? /premium

317
É o único partido que tem primárias abertas a todos, desde que aceitem a carta de princípios. Não tem liderança uninominal e funciona horizontalmente. Como é que as coisas se passam dentro do Livre?
PCP

Rendas de bairros sociais. PCP quer alterar regras

Alterações da última legislatura não são suficientes para o PCP. Comunistas querem a taxa máxima de esforço ainda mais baixa e redução nas rendas de agregados com pessoas com mais de 65 anos.
Deputados

Deputados únicos terão 5 declarações por sessão

O grupo de trabalho que está a rever o regimento do parlamento já chegou a um princípio de consenso para que os deputados únicos tenham direito a fazer cinco declarações por sessão legislativa.
Bloco de Esquerda

BE. Catarina Martins desvaloriza críticas internas

Catarina Martins afirmou ser natural que sejam apresentadas várias moções à convenção do partido. Alguns membros apontam falta de debate interno, críticas relativizadas pela coordenadora bloquista.
Partido LIVRE

Livre. Assembleia reúne no domingo já com parecer

A Assembleia do Livre volta a reunir-se no domingo. Um dos pontos da ordem trabalhos é a apreciação e debate sobre o parecer do conselho de jurisdição sobre a polémica entre Joacine e a direção.
PCP

PCP quer referendo sobre regionalização em 2021

589
Posição do Presidente da República sobre regionalização não intimida os comunistas que retomam proposta de 2017. Caso passe no hemiciclo, o PCP confia na "interpretação" do Presidente da República.
PCP

PCP insiste no novo hospital central do Alentejo

140
Entre os dois edifícios do hospital de Évora passa uma estrada nacional, com tráfego intenso. Nos quadros do hospital faltam profissionais de saúde, dos médicos aos técnicos de diagnóstico.
Martin Schulz

Schulz: extrema-direita é “risco para a Europa”

176
O antigo presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, garante que “a extrema-direita é um risco para a Europa", alertando para a necessidade de uma mobilização crescente e rápida.
PSOE

PSOE apresenta queixa a PS sobre moção

O Partido Socialista Operário Espanhol vai enviar uma "queixa formal" ao PS português para expressar a sua inquietação face à moção aprovada pelo PS. A Catalunha já agradeceu solidariedade.
Alterações Climáticas

PAN apresenta proposta de Lei de Bases do Clima

O PAN justificou a iniciativa legislativa com a necessidade de fazer “algo concreto e consequente para garantir” a existência e a sobrevivência das várias espécies, garantindo o cumprimento de metas.
Partido LIVRE

Joacine pode ser alvo de "atuação disciplinar"

826
O Conselho de Jurisdição do Livre já reuniu e deu oito dias à comissão de ética para elaborar parecer sobre o conflito entre Joacine e a direção. Possibilidade de "atuação disciplinar" em cima da mesa
Partido LIVRE

Livre falha prazo da Lei da Nacionalidade

1824
Até 22 de novembro teriam de entrar projetos de lei dos partidos para a discussão da lei que é uma das prioridades do Livre. Partido ainda não o fez. Agendamento potestativo pode ser alternativa.
PCP

PCP chama ministra da Presidência e ERC

O PCP apresenta requerimentos para ouvir a ministra da Presidência, a ERC e a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais. Projeto de resolução para respostas à violência sobre mulheres.
Partido LIVRE

Livre e Joacine. Caso no Conselho de Jurisdição

747
A decisão de enviar para o Conselho de Jurisdição do partido a polémica entre Joacine e a direção do Livre foi tomada por unanimidade, mas só depois de a deputada abandonar a assembleia.
Partido LIVRE

Livre mantém confiança política em Joacine

2332
Assembleia do partido reuniu-se, depois da polémica em torno da abstenção de Joacine numa das votações de sexta-feira. O partido assume "dificuldades de comunicação", mas diz-se "unido e focado”.
Partido LIVRE

Joacine em rutura com direção:"Fui eleita sozinha"

30771
Em declarações ao Observador, Joacine Katar-Moreira diz que a desafinação com o Livre não é nova. A deputada diz que “foi eleita sozinha” e acusa o partido de nunca a ter apoiado.
Partido Chega

Ventura acusa Costa de ter mentido no parlamento

2660
António Costa disse no debate quinzenal que os agentes das forças de segurança não compravam o próprio material. Deputado do Chega acusou PM de mentir e mostrou faturas dessas compras.
Orçamento do Estado

OE 2020 tem primeiro teste a 10 de janeiro

A proposta de Orçamento do Estado para 2020 será debatida na generalidade entre 9 e 10 de janeiro e a votação final global será no dia 7 de fevereiro, decidiu a conferência de líderes parlamentares.
Iniciativa Liberal

Cotrim de Figueiredo candidato à liderança do IL

176
João Cotrim Figueiredo, confirmou que vai candidatar-se à presidência do partido na Convenção Nacional que será na região centro no início de dezembro.
Brasil

Partido de Bolsonaro: "quem for, vai por amor"

244
"Vou começar um partido pobre, sem dinheiro, sem televisão. Quem for para lá, vai por amor. É igual ao casamento, casamos por amor", disse o Presidente brasileiro.
Política

JSD quer regulamentação do lóbi

"É uma questão tão elementar da transparência no jogo político que espero que o tempo que já perdemos possa ser recuperado", disse a líder da JSD, Margarida Balseiro Lopes.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo diz que gosta de "ouvir tudo e todos"

Sem querer comentar os tempos do debate quinzenal no parlamento, Marcelo acabou a dizer que por definição gosta de "ouvir tudo e todos" e que se chegar algum pedido formal de audiência a agendará.
Assembleia Da República

Pequenos partidos vão mesmo falar no debate com PM

4656
Depois de consenso na comissão, Ferro Rodrigues já transmitiu aos membros da conferência de líderes a decisão de atribuir aos deputados únicos o mesmo tempo que o PAN na última legislatura.
Marcelo Rebelo de Sousa

AR. Marcelo lembra "precedente" nas intervenções

O Presidente da República recordou que o precedente para as intervenções dos deputados únicos no Parlamento já aconteceu — com o PAN —, mas frisa que a decisão é "da Assembleia da República".
CDS-PP

Líder da JP apresenta moção "em nome próprio"

168
O presidente da Juventude Popular (JP) vai apresentar "um projeto ambicioso que construa a raiz da alternativa de direita ao socialismo" e que "renove e reposicione o CDS".
PCP

PCP e BE chamam ministro da Educação com urgência

578
Comunistas e bloquistas entregaram esta quinta-feira um pedido de audição urgente do ministro da Educação. Os dois requerimentos serão votadas numa das próximas reuniões da comissão de Educação.
PSD

PSD. "Candidatos devem falar no Conselho Nacional"

247
Miguel Pinto Luz considera que os candidatos à liderança dos sociais-democratas devem poder falar já na próxima reunião do Conselho Nacional, na sexta-feira.
Drogas

JSD faz referendo interno sobre drogas leves 

996
Juventude social-democrata pretende perceber quais são as posições dos seus membros sobre a despenalização das drogas leves. Referendo interno deverá acontecer em fevereiro.
CDS-PP

Refiliação de Manuel Monteiro no CDS adiada

677
A direção de Assunção Cristas não vai decidir a refiliação no CDS de Manuel Monteiro. "Essa é uma decisão que ficará na pasta de transição" para próxima liderança, afirmou o secretário-geral do CDS.
Política

A não ser que /premium

O país está civilizacionalmente a deslassar mas no “espirito do tempo” o único factor não deslassado é o policiamento do pensar e a urgência de agir segundo mandamentos e cânones radicais.
Angola

MPLA quer Cabo Verde como “professor” de Angola

"Estamos a trabalhar nesse sentido, para que em 2020 ocorram as eleições autárquicas”, disse o líder parlamentar Américo Cuononoca. "Cabo Verde (...) pode ser o nosso professor", acrescentou.
Programa de Governo

José Cesário: programa subalterniza emigração

"No domínio das comunidades portuguesas no estrangeiro, há um conjunto de intenções e de omissões muito preocupantes", diz José Cesário, acrescentando que há uma "clara subalternização" nesta área.
Os Verdes

PEV propõe fim de dinheiro público nas touradas

A proposta do PEV proíbe "o financiamento público, por quaisquer entidades públicas, aos espetáculos tauromáquicos" e defende ainda a elaboração pelo Governo de um relatório anual sobre o clima.
Programa de Governo

Governo: novos partidos com direito a 10 minutos

Chega, Iniciativa Liberal e Livre vão ter 10 minutos para intervir ao longo dos dois dias (quinta e sexta-feira) do debate parlamentar sobre o programa de Governo.
Castelo Branco

PSD de Castelo Branco recusa apoiar candidatos

O PSD de Castelo Branco "esclarece ainda que não manifestou, nem manifestará qualquer posição de apoio, incentivando o necessário espírito democrático", explica em comunicado.
CDS-PP

Cecília Meireles candidata a líder parlamentar

Cecília Meireles, vice-presidente do CDS, vai candidatar-se à liderança da bancada do CDS na eleição que decorre no dia da instalação da nova Assembleia da República.
PAN

PAN. Inês Sousa Real é líder do grupo parlamentar

A líder do grupo parlamentar do PAN será Inês Sousa Real, antiga provedora dos Animais de Lisboa e candidata à presidência da Câmara Municipal da capital nas últimas autárquicas.
Assembleia Da República

Assembleia da República com maioria de esquerda

O novo parlamento tem maioria esquerda e nunca como agora o hemiciclo de São Bento teve deputados de tantos partidos, serão 10 no total. O parlamento toma posse na sexta-feira.
Partidos e Movimentos

PS vai eleger secretário-geral adjunto

A reunião da Comissão Nacional do PS servirá para eleger José Luís Carneiro, que deverá ocupar o lugar de Ana Catarina Mendes. Será também discutida a situação política.
PS

César salienta autonomia dos deputados do PS

"Fomos, finalmente, contribuintes líquidos dos ganhos alcançados aos mais diversos níveis e sufragados nas eleições legislativas", escreveu o líder cessante da bancada socialista, Carlos César.
Deputados

Parlamento. Mais mulheres e 94 novos deputados

O PSD conta com 42 novos deputados num grupo parlamentar de 79. As legislativas de 6 de outubro permitiram também eleger mais 14 mulheres do que nas eleições de 2015, num total de 89.
Extrema Direita

Extrema-direita pela primeira vez no Parlamento

443
O Chega entra para o Parlamento com 66 mil votos. Os partidos recebem com um misto de ataque frontal e silêncio a entrada de uma força de extrema-direita na Assembleia da República.
PS

CDSPPDPSDPSCDUBE, o antibiótico de largo espectro

Temos de reconhecer que o PS é um partido “antibiótico de largo espectro", o único que fez, ao longo de 4 décadas, coligações e outras formas de colaboração com todos os partidos da direita à esquerda
CDS-PP

"CDS está no triângulo das Bermudas"

264
O antigo presidente do CDS disse esta quinta-feira em entrevista à Rádio Observador que o CDS ficou no meio da Iniciativa Liberal, do Chega e do PSD. E atacou ainda a "estupidez das direções".
Política

Este país não é para aprumos

A pieguice da abstenção exprime-se por “balidos e lágrimas de crocodilo”. Nas últimas eleições europeias, nestas eleições legislativas, a comiseração desinteressada fez parte do protocolo.
Partidos e Movimentos

CDS marca reunião para agendar congresso

Conselho nacional do CDS-PP deverá reunir-se na quinta-feira para agendar o congresso que elegerá o sucessor de Assunção Cristas. Há dois potenciais candidatos "em reflexão" e um candidato assumido.
Financiamento dos Partidos

Subvenções. O que ganham e perdem os partidos

129
Há partidos que reforçam o seu financiamento e outros, como o CDS, que devido aos maus resultados têm de fazer cortes. No total, serão 64 milhões de euros entregues aos partidos nos próximos 4 anos.
Governos Regionais

Madeira. Reunião para suspender presidente

Teófilo Cunha vai assumir funções no XIII Governo Regional. Câmara Municipal de Santana, no norte da Madeira, vai reunir-se na segunda-feira para a suspensão do mandato do presidente da autarquia.
Legislativas 2019

CDU. "Mau resultado" e negociações lei a lei

136
Um "mau resultado", nas palavras de Jerónimo de Sousa, com a perda de cinco deputados. PCP não irá inviabilizar governo do PS, mas quer negociar lei a lei com socialistas sem "acordos de papel".
Política

As eleições no dia seguinte num livro proscrito

Admitindo que possam ser discutíveis, relativizar o valor moral dos termos direita e esquerda não só não resolve nenhum dos desafios do tempo atual, como ainda diminui a capacidade de os compreender.
Aliança

Santana: resultado eleitoral "decidido à última"

No mercado de Benfica, Santana falou numa "disputa intensa" e apelou ao voto. O antigo primeiro-ministro foi ainda confrontado com pedidos para que se candidate à presidência do Sporting.
Legislativas 2019

Chega garante que não é partido racista

André Ventura fala numa "extrema-esquerda que não cabe na cabeça de ninguém" e garante que o seu partido vai eleger deputados. Ventura diz ainda que, no futuro, vai "engolir o CDS".
Legislativas 2019

Livre quer ser "desconforto" na Assembleia 

Joacine Katar Moreira afirma que “rejuvenescer significa mudar” e diz que o Livre vai ser "esse desconforto" no parlamento. A cabeça de lista afirma que salário mínimo de 900 euros não é "utopia".
Legislativas 2019

MAS seria "mais exigente" na AR do que CDU e BE

Gil Garcia, líder do movimento, afirma que “proximidade ao poder” ajudou “a amolecer” a esquerda parlamentar. "MAS seria muito mais exigente do que a CDU ou o Bloco" na Assembleia, garante.
Legislativas 2019

Sondagem. PS longe da maioria, PSD e PAN a crescer

235
Socialistas continuam longe da maioria, de acordo com sondagem da Intercampus. Ainda assim, Costa conseguiria mais 18 deputados, face a 2015. Só PSD e PAN crescem e André Silva já ultrapassa CDS.
Legislativas 2019

CDU "sem PANpulismos" no comício de Setúbal

156
Uma sala cheia, depois de uma arruada, e uma noite que podia ter sido de Jerónimo, mas foi para o deputado e candidato dos Verdes. José Luís Ferreira atacou os "novos ecologistas".
Legislativas 2019

Jerónimo: "não tinha lógica" reunião da comissão

O caso Tancos não sai da campanha e a "geringonça" voltou a encontrar consenso numa matéria. A reunião da comissão permanente foi adiada uma semana.
Pedro Santana Lopes

"Voto útil é inútil nas atuais circunstâncias"

O líder do Aliança diz que a "teoria do voto útil" está de volta e que este voto "é inútil nas atuais circunstâncias da democracia portuguesa". Em Cascais, Santana cruzou-se com outros partidos.
Legislativas 2019

CDU: Na rua lei laboral, em casa a "vida difícil"

Em dia de aniversário da CGTP e de entrada em vigor das alterações às leis do trabalho, Jerónimo de Sousa insistiu na colagem do PS aos partidos de direita.
TAP

Eleições. PCTP/MRPP questiona prejuízos da TAP

O PCTP/MRPP quer saber a posição do Governo quanto aos prejuízos de 119,7 milhões de euros no primeiro semestre que a TAP apresenta.
Partidos e Movimentos

O Amante da Natureza não vota no partido das focas

1471
Tal como os leopardos marinhos, o pan também é um partido muito fofinho. Tal como os leopardos marinhos também é uma besta que procura desarticular a sociedade portuguesa abanando-a com toda a força.
Legislativas 2019

CDU: Um berrante, um espantalho e laranja algarvia

Jerónimo diz que o PS "agita o espantalho do perigo da estabilidade" para pedir, subtilmente, a maioria absoluta. Quer que o Algarve seja mais que turismo e a chave é evitar um PS de mãos livres.
Partidos e Movimentos

BE e PEV com contas sem irregularidades em 2016

PS prestou contas com irregularidades, PAN não cumpriu o regime legal dos donativos e PCP fez “pagamentos em numerário superior ao limite legal”. BE teve resultado positivo de 257 mil euros.
Legislativas 2019

CDU: Situação difícil mas AR não pode ser cartório

A CDU não esconde que a tarefa de evitar a maioria absoluta do PS é “difícil”, mas Jerónimo quer impedir que o Parlamento “se transforme na caixa de ressonância do PS”.
Partidos e Movimentos

PPT quer defender madeirenses na AR

"Eu apelo aos madeirenses que acreditem em mim, que votem no José Manuel Coelho porque eu tenho coisas boas para defender", garante o candidato. Coelho quer impor salário mínimo de 900 euros.
Legislativas 2019

Eleições. Iniciativa Liberal defende 15% de IRS

No dia dedicado à carga fiscal, o cabeça de lista do partido pelo distrito de Lisboa, João Cotrim Figueiredo, alertou para “a carga fiscal recorde que os portugueses estão a pagar".
Aliança

Aliança defende "estímulos fiscais" para habitação

"Não podem ser só os ricos e turistas" ou "estrangeiros" a beneficiar das melhorias na cidade, diz Santana: "Adoramos ter cá estrangeiros, turistas, agora... Gostamos mais de ter cá os portugueses".
Legislativas 2019

CDU: "Não é uma campanha de tricas e mexericos"

A CDU queria manter-se à margem das polémicas entre BE e PS, mas António Filipe acabou a comentar as "tricas e mexericos" das outras campanhas. CDU quer justiça fiscal e aumentar produção nacional.
Eleições Legislativas

Quem tem medo do pluralismo?

274
Sem a entrada de novos partidos em São Bento, sobretudo de partidos que não se posicionem sempre “à esquerda”, o debate político em Portugal continuará profundamente inclinado e desequilibrado.
Eleições

Legislativas. Listas de candidatos está online

O site com a informação sobre os candidatos às legislativas e imagens dos boletins de voto já pode ser consultado. Será aqui que, no dia 6 de outubro, serão apresentados os resultados das eleições.
Legislativas 2019

Montijo. PAN exige "avaliação de maior calibre"

335
André Silva exigiu uma "avaliação de maior calibre" ao impacto ambiental do aeroporto do Montijo, apontando que o tribunal terá de intervir caso "o Governo insista teimosamente em incumprir a lei".
António Costa

Costa propõe conselho com regiões autónomas

Costa comprometeu-se a criar um conselho de concertação com as autonomias e a ouvir os presidentes das regiões antes de elaborar o Orçamento de Estado, caso forme governo nas próximas eleições.
Aliança

Santana: esquerda faz de conta que é direita

Para Pedro Santana Lopes, país vive "duplo embuste": "Praticamente tudo se põe em causa, até o próprio lugar da condição humana". Santana ironiza que Catarina Martins "já diz" que é social-democrata.
Corrupção

“Mais do que demissão, interessa-nos explicações"

241
A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, criticou os posicionamentos do Ministério da Administração Interna e da PGR acerca da demissão do secretário de Estado da Proteção Civil.
Comunicação Social

Fake news. Eurodeputados querem UE a "fazer mais"

Eurodeputados do PSD, PS, BE, CDS, PCP e PAN defenderam que a UE tem de "fazer mais" para combater as notícias falsas, com regras mais apertadas e sanções, e com mais apoios à imprensa.
Partidos e Movimentos

PCTP/MRPP critica PCP e BE por apoio ao PS

O PCTP/MRPP critica o PCP e o Bloco por terem apoiado o Governo de António Costa. Maria Cidália Guerreiro diz que país passou quatro anos a pagar dívida "impagável".
Legislativas 2019

Jerónimo crítico com "novos ambientalistas"

801
O plano para o boicote não correu como esperado. Havia algumas pessoas à espera no Youtube e poucos no Twitter na entrevista feita em casa. Jerónimo criticou "visão repressiva" dos novos ecologistas.
Partidos e Movimentos

Fogos. PSD e PCP defendem política florestal comum

As bancadas do PSD e do PCP no Parlamento Europeu defenderam criação de uma política comum na União Europeia para gestão das florestas, visando que a região tenha medidas para prevenir incêndios.
Eleições Legislativas

Partidos prometem campanha mais sustentável 

Partidos comprometem-se a fazer deslocações em híbridos, transportes públicos e até em bicicletas. PSD promete reduzir "drasticamente" jantares-comício, enquanto CDU mantém elementos tradicionais.
Partido Da Terra

MPT acusa outros partidos de eco-oportunismo

"Não somos eco-friendly nem eco-oportunistas, como alguns serão", disse José Inácio Faria. O MPT afirma-se como o único interlocutor para as questões ambientais em Portugal.
Partidos e Movimentos

IVA. PNR cita "máquina trituradora" de impostos

558
O presidente do PNR propôs redução do IVA máximo e afirmou que coligações "estão fora de questão", comparando-se à Marine le Pen, em França, "[le Pen] de um lado e todo o sistema francês, do outro".
Bloco de Esquerda

BE quer salário mínimo de 650 euros já em 2020

Catarina Martins diz que "não é aceitável" que alguém que trabalhe a tempo inteiro não consiga "sair da pobreza". Bloco quer assim 650 euros no setor privado e no setor público "já em 2020".
PSD

PSD. Chumbo? "Não estou preocupado", diz Capucho

Histórico do PSD diz que desconhece o teor da moção no PSD e afirma que não está preocupado. "Vão ter que fundamentar", aponta, no entanto, Capucho, que admite fazer campanha ao lado de Rio.
PCP

PCP "nunca será descartável", diz Jerónimo 

Jerónimo diz que o seu partido “não é descartável porque a AR, a sua composição, vai determinar muito do futuro das políticas”. O líder do PCP fala ainda numa "arrumação de forças" determinante.
Eleições

Para onde vai o sistema partidário? /premium

105
Os velhos partidos só mudarão, e bem precisam, se se sentirem ameaçados. Os novos partidos são assim bem-vindos à competição política desde que inovem e respondam aos anseios dos portugueses.
Assunção Cristas

Cristas: "Estado Social de parceria" em setores

"Connosco, todos os setores são convocados - o setor público, o setor social, o setor privado", garantiu a líder do CDS-PP. E "seja na saúde, creches, lares de idosos, ou na educação", acrescentou.
Ensino básico

Geringonça deixa como legado nova forma de ensinar

250
Ministério da Educação decidiu abrir a possibilidade a todas as escolas que apresentarem projetos inovadores, já a partir de setembro, de poderem gerir os currículos numa percentagem superior a 25%.
Guiné-Bissau

PM responsabilizado por entrada de cocaína

O PRS da Guiné-Bissau pediu às instâncias judiciais para instaurarem um processo-crime contra o primeiro-ministro, Aristides Gomes, classificando a introdução de drogas no país de "sistemática".
Paulo Rangel

Rangel elogia arranque da pré-campanha do PSD

Rangel afirma que é um "militante empenhado" e "uma voz" do partido. O eurodeputado diz que Rio tem representado "muito bem" o PSD, que defende ser a única alternativa ao PS.
PCP

Jerónimo de Sousa abre a 43.ª Festa do Avante!

O secretário-geral do PCP abre a festa do Avante!, rentrée comunista que, neste ano, aboliu o uso de talheres e pratos plásticos, e durante três dias vai receber artistas como Moonspell em 10 palcos.
PAN

PAN. "O nosso interlocutor nestes 4 anos foi o PS"

276
O PAN quer encerrar as centrais termoelétricas portuguesas até 2023, investir no SNS e não poupa críticas ao "leilão eleitoral de medidas". Sublinha que está aberto ao diálogo, mas não será governo.
Jerónimo De Sousa

Aumento da produção nacional é “vital para futuro"

245
Jerónimo acusa o Governo de "não fazer o suficiente" nas terras produtivas. O líder do PCP diz que solução para défice agroalimentar, energético e demográfico é aumentar "produção nacional".
Assunção Cristas

Clima. Cristas defende apoios para agricultores

181
A líder do CDS defendeu estratégia de adaptação às alterações climáticas na agricultura, com apoio aos agricultores e produtores pecuários em investimentos para armazenamento de água.
Bloco de Esquerda

BE defende regularização de precários

108
A coordenadora do BE, Catarina Martins, disse que terminar a atual legislatura sem cumprir a regularização extraordinária de precários seria "uma quebra de compromisso" com o país.
PAN

PAN: concentração de serviços despovoa aldeias

421
André Silva defende uma articulação entre "o objetivo da conservação da natureza" com outras áreas, como "a prestação de serviços do Estado", destacando a importância dos "serviços de proximidade".
CDS-PP

Cristas responde: CDS é dos que "menos gasta"

140
A presidente do CDS-PP respondeu ao alerta do Presidente da República sobre os gastos nas campanhas eleitorais, afirmando que é, "há muitos anos", dos partidos que "menos gasta".
PSD

Perda de mandato de presidente de Maia é "absurda"

Em causa está uma dívida contraída de 1,4 milhões de euros, que o Fisco imputou ao presidente da câmara, ao seu antecessor e atual presidente da Assembleia Municipal, bem como um vereador.
Partidos e Movimentos

PS escolhe Madeira para "rentrée"

A iniciativa do PS, marcada para sábado, decorrerá junto ao forte, e contará com animação musical e como “ponto alto” intervenções, com os olhos postos nas eleições regionais daquele arquipélago.
Pedro Santana Lopes

Santana: leilão "quase pornográfico" nos impostos

159
O presidente da Aliança, Pedro Santana Lopes, critica o leilão “quase pornográfico” de propostas de descida de impostos. O Aliança defende como prioridade uma baixa de impostos.
A página está a demorar muito tempo.