Partidos e Movimentos

Presidente da República

Eleições 2019: Marcelo pede clareza nas propostas

174
O Presidente da República falou aos partidos em Porto de Mós. Além de pedir clareza nas propostas, afirmou ainda que as opções do Governo levaram ao adiamento de investimento público estruturante.
Guiné-Bissau

Guiné. PAIGC anuncia coligações para legislativas

As eleições legislativas na Guiné-Bissau deveriam ter lugar no dia 18 deste mês. Contudo, o Governo já admitiu que não será possível, tendo em conta atrasos no recenseamento de potenciais eleitores.
Venezuela

Protestos da oposição venezuelana saem hoje à rua

A oposição venezuelana sai esta quinta-feira à rua para protestar contra a crise política, económica e social. Entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro registaram-se 163 protestos no país.
Partidos e Movimentos

Nós, os Liberais

872
Nós que acreditamos nos valores europeus, não devemos defender uma política de imigração e integração que coloque em causa esses valores no longo prazo. Nem que recompense traficantes de seres humanos
PSD/CDS

Os meus dois centavos sobre a direita /premium

479
Muito mais importante do que ter um CDS que põe a bolinha ao centro ou um PSD que se diz de centro esquerda, o essencial era haver dois partidos: um partido conservador e um partido aberto e liberal.
Agricultura

CDS-PP quer discutir seguros obrigatórios

A líder do CDS-PP defendeu uma discussão sobre um eventual seguro obrigatório para os produtores agrícolas, ressalvando que esse só poderá existir baixando o preço dos seguros.
Estados Unidos da América

EUA. Primeiras assembleias de voto já abriram

As primeiras assembleias de voto para as eleições intercalares representam um primeiro teste à Presidência de Donald Trump e serão determinantes para a segunda metade do seu mandato.
Timor-Leste

Timor. Presidente lamenta veto a ida ao Vaticano

O presidente timorense lamentou "profundamente" que a maioria do Governo não autorizasse a sua visita ao Vaticano para um encontro com o papa. Xanana quer que presidente respeite a Constituição.
Assalto em Tancos

Cristas junta-se a Marcelo contra jogos de poder

A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, afirmou a sua "concordância absoluta" com o Presidente da República a repudiar tentativas de partidarização das Forças Armadas e "jogos de poder".
Espanha

Espanha. Ex-secretária-geral do PP demite-se

Maria Dolores de Cospedal demitiu-se no seguimento do escândalo de espionagem no partido espanhol PP. Cospedal pediu a um ex-comissário da polícia informações confidenciais sobre um rival interno.
Política

PAN. Causas e polémicas de um deputado dançarino /premium

888
A mais recente polémica, com as corridas de touros, também tem dedo do PAN. O partido de um homem só tem um rosto que alguns descrevem como "sonso", outros como uma lufada de ar fresco.
Moçambique

Renamo diz que negociações de paz continuam

O porta-voz da Resistência Nacional Moçambicana afirmou que as negociações de paz com o Governo continuam, mas as reclamações sobre as eleições autárquicas podem ter um efeito negativo.
Política

Sahle-Work é a 1.ª mulher Presidente da Etiópia

Após a renúncia de Mulatu Teshome, os parlamentares etíopes nomearam esta quinta-feira pela primeira vez e por unanimidade uma mulher, Sahle-Work Zewde, como Presidente do país.
Irlanda

Presidente da Irlanda em vias de ser reeleito

As eleições na Irlanda realizam-se na sexta-feira, às quais concorrem seis candidatos. A sondagem mais recente dá 68% da intenção de voto ao atual chefe de Estado irlandês, Michael D. Higgins.
CDS-PP

CDS ataca orçamento da "oportunidade perdida"

A líder do CDS-PP admitiu, esta segunda-feira, que tem poucas expectativas quanto à aprovação das alternativas que o partido vai apresentar para o Orçamento do Estado de 2019.
Algarve

Utentes da EN125 exige requalificação de via

O Movimento de Cidadania dos Utentes da Estrada Nacional 125 - Sotavento vai na quarta-feira ao Parlamento exigir a requalificação do troço entre Olhão e Vila Real de Santo António.
CDS-PP

Manuel Monteiro está "de bem com o CDS"

O antigo líder dos centristas diz ter dúvidas quanto a uma eventual refiliação no antigo partido. Apesar de ter fundado o já extinto "Nova Democracia", na rua as pessoas continuam a associá-lo ao CDS.
Moçambique

Oposição deve apresentar recurso em 7 autarquias

Os partidos da oposição em Moçambique devem apresentar recursos face aos resultados das eleições autárquicas de 10 de outubro em pelo menos sete municípios.
Orçamento do Estado

Entidade de contas partidárias quer mais um milhão

Segundo as estimativas da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos, ao todo seriam necessários 960 mil euros a mais, face ao orçamento de que dispôs em 2018, que ascendeu a 550 mil euros.
Porto

Porto quer reduzir tarifa da água em 2%

O presidente da autarquia, o independente Rui Moreira, revelou esta terça-feira na reunião pública camarária a intenção de "manter a tarifa especial para famílias numerosas".
Eleições Legislativas

S. Tomé. Oposição vence com maioria absoluta

189
MLSTP-PSD reclama vitória nas legislativas de São Tomé e Príncipe, esta segunda-feira, quando ainda não foram divulgados os resultados oficiais das legislativas autárquicas e regional do Príncipe.
Eleições no Brasil

O destino da democracia liberal /premium

211
As “esquerdas radicais” não são verdadeiramente alternativa às “direitas populistas”, e vice-versa. A única coisa que sabem é chamar-se fascistas e comunistas uns aos outros.
Moçambique

Desmilitarização da Renamo arranca no sábado

O processo de desmilitarização da Renamo, anunciado esta quinta-feira pelo presidente de Moçambique, vai contar com a desmobilização e reintegração do braço armado da principal partido da oposição.
PCP

"Questão dos dez escalões de IRS não está fechada"

Em entrevista ao Observador, Paulo Sá conta como têm corrido as negociações com o Governo sobre o OE 2019 e revela quais as medidas que o PCP quer incluir no diploma. "A porta não está fechada", diz.
Espanha

Sanchéz acusa Torra de apoiar separatistas

O chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez, acusou esta terça-feira o presidente do executivo regional catalão de encorajar os separatistas radicais e advertiu-o de que "a violência não é o caminho".
PCP

Professores. PCP insiste na contagem integral 

Na sessão de abertura das jornadas parlamentares do PCP, Jerónimo de Sousa voltou a carregar na tecla da contagem de todo o tempo de serviço dos professores e reforçou as críticas ao Governo do PS.
Política

Joaquim Jorge lança candidatura à CM Matosinhos

116
O fundador do Clube dos Pensadores vai lançar no próximo dia 6 de outubro a sua candidatura à Câmara de Matosinhos para as autárquicas de 2021. O movimento nasce com o nome Matosinhos Independente.
Financiamento dos Partidos

A face oculta de um golpe partidário /premium

312
Os partidos estão a sabotar o seu próprio escrutínio, asfixiando a ECFP e ganhando muito dinheiro com isso. É uma linha vermelha: não dá para votar nos partidos que não puserem travão a esta vergonha.
Pedro Santana Lopes

Um novo rosto para a direita democrática?

318
Mais do que ninguém Santana Lopes reúne neste momento a capacidade para “federar” as direitas democráticas que andam por aí espalhadas e que ainda não tiveram a oportunidade de ver a luz do dia.
Turismo

PSD recusa limitar a entrada de turistas no país

O presidente do PSD recusou, esta quinta-feira, em Cabo Verde, "uma limitação da entrada de turistas" em Portugal, defendendo antes "uma intervenção estatal que ajude a regular a oferta e a procura".
PSD

PSD. Pedro Duarte lança Manifesto X

443
O Manifesto X, criado por Pedro Duarte, pretende elaborar um programa de governo alternativo. "Não se trata de conspiração contra Rui Rio", garante o social-democrata.
PSD

Rio contactou partidos para reforma na Justiça

Os sociais-democratas já contactaram todos os partidos para avançar com uma reforma na Justiça. Rio quer acordo alargado e procura o alto patrocínio de Marcelo Rebelo de Sousa.
PSD

PSD. Deputado Costa Neves deixa Parlamento

257
O deputado do PSD vai deixar o cargo de deputado por "razões de ordem pessoal". Renúncia tem efeitos a partir do dia 1 de outubro.
PSD

Ex-ministro Martins da Cruz deixa o PSD

140
Martins da Cruz enviou esta sexta-feira uma carta ao PSD a oficializar a sua desfiliação. Sai em rutura com Rui Rio e com a atual direção do partido. "Não me revejo em pacóvios suburbanos”, diz.
Pedro Santana Lopes

Santana quer Aliança entre "maiores partidos"

Pedro Santana Lopes entregou "mais de 12 mil assinaturas" no Tribunal Constitucional para formalizar o novo partido Aliança, que quer que esteja entre "os maiores partidos da política portuguesa".
Política

A noite que antecedeu o nascimento do Aliança /premium

551
O Observador acompanhou as últimas horas antes do nascimento do Aliança. Santana Lopes revela que o partido vai ter congressos eletivos e uma "Academia Política", em vez de juventude partidária.
Orçamento do Estado

Taxa Robles vs. Taxa Rio: diferenças e semelhanças

BE e PSD querem penalizar quem pratica especulação imobiliária através da alteração ou da criação de impostos. Diferentes na forma, semelhantes no fundamento. O que une e o que separa as duas medidas.
Mercado Imobiliário

Os 4 dias da taxa Robles (mais 3 meses a negociar)

Proposta do BE para penalizar especulação imobiliária teve vida curta, apesar de o Governo já a conhecer desde maio. PS, Governo e especialistas concordam: mais-valias já são tributadas.
Fact Check

As verdades e os erros desta rentrée política /premium

A rentrée política está feita, agora só pára nas legislativas. Mas neste tiro de partida houve quem caísse na tentação do exagero. Fomos ver os factos e erros do que foi dito por cada um dos líderes.
PCP

As duas vidas dentro do PCP /premium

105
Foram três dias de festa em que a política partilhou o palco com a cultura e a fraternização. Nas pessoas, nos cartazes e nos discursos ficaram patentes as duas faces de um PCP em renovação.
PS

PS critica "caminho do bota-abaixo" de Rui Rio

110
Secretária-geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes, acusou o presidente do PSD, Rui Rio, de não ter "uma única ideia para o país" e de escolher "o caminho derrotista" e "do bota-abaixo".
PCP

PCP chama Ministro da Saúde ao Parlamento

Os comunistas querem ouvir Adalberto Campos Fernandes com "caráter urgente". Em causa, a situação atual do SNS e as recentes demissões em bloco em vários centros hospitalares do país.
PCP

CGD. PCP chama Centeno ao Parlamento

Os comunistas querem ouvir o Ministro das Finanças sobre a falta de acordo entre trabalhadores e administração da CGD. PCP acusa administradores de cederem "às imposições das instituições europeias".
Bloco de Esquerda

A rentrée do BE vista à lupa

Houve ataques teleguiados e adversários ignorados, novidades na mensagem, mas também discurso batido. O elefante na sala foi a ausência de Ricardo Robles. Como foram os três dias da rentrée do BE.
Bloco de Esquerda

BE recusa "endeusamento do défice zero"

247
No discurso de encerramento da rentrée do Bloco de Esquerda, Catarina Martins deixou duras críticas ao Governo e pediu "mais coragem". Para o Orçamento do Estado tem um objetivo: mais investimento.
Orçamento do Estado

Reduzir IRS para emigrantes deixou o PS isolado /premium

A oposição fala em eleitoralismo. A esquerda não leva a sério. Será uma das novidades no último Orçamento do Estado deste Governo, mas tirando o PS, a medida não convence ninguém.
PCTP/MRPP

A luta de Arnaldo Matos no Twitter contra o mundo /premium

477
Arnaldo Matos passou para o Twitter e ataca tudo e todos. Há dias fez um comentário racista sobre António Costa. Os tweets são a nova arma do "grande educador da classe operária" e fundador do MRPP
Política

Presidente da Iniciativa Liberal demite-se

A polémica com a origem da página do partido no Facebook levou a uma discussão interna na Iniciativa Liberal. Maioria decidiu manter a página. O presidente não concordou e demitiu-se.
CDS-PP

O dia em que o CDS foi andar de comboio /premium

1.549
O CDS viajou nos comboios de norte a sul. Ouviu queixas, criticou o Governo e anunciou que vai chamar o ministro ao Parlamento. Um dos centristas até foi apanhado pelas supressões da CP.
Política

Um partido não é uma família

457
PSD, PS, BE, CDS e CDU, em 20 anos, perderam cerca de 850 mil votos, mas não assusta esta crescente insignificância dos partidos existentes, só assusta a possibilidade de novos partidos aparecerem.
Presidente Marcelo

Metade dos vetos aconteceu nos 7 meses deste ano /premium

Marcelo Rebelo de Sousa chegou aos dez vetos ao não promulgar a Lei sobre a Preferência dos Inquilinos. Metade aconteceu este ano e nunca nenhum diploma saiu de Belém para o TC. Recorde quais foram.
PSD

A carta do adeus de Santana ao PSD nas entrelinhas /premium

349
Pedro Santana Lopes disse definitivamente adeus ao PSD. Na longa carta aberta aos militantes, aqui descodificada, há despedida e análise política. Há pistas sobre o futuro e remorsos que não passaram.
PSD

É oficial: Santana deixa PSD e cria novo partido /premium

2.235
Santana Lopes vai sair do PSD e criar um novo partido. Já falou com Rui Rio e com José Silvano. O Observador teve acesso à carta aberta em que explica a decisão aos militantes.
Financiamento dos Partidos

PSD recebeu 14 vezes mais donativos num ano

Num total de 1,2 milhões de euros em donativos recebidos pelos cinco partidos mais votados, o PSD foi o que mais recebeu no último ano. Um valor que tende a aumentar em anos eleitorais.
Bloco de Esquerda

BE. "Na disputa de opiniões encontramos soluções"

Bloco de Esquerda fez esta quarta-feira o balanço do ano parlamentar, congratulou-se pelo facto de ter sido o partido que mais iniciativas conseguiu aprovar e começou a ganhar terreno para o OE 2019
Democracia

Conservador, liberal e, obviamente, de direita /premium

328
Usando uma comparação vinda do futebol. A direita está no banco e apenas joga quando o PS se magoa e tem que sair. Eis a dimensão dos fracassos históricos das lideranças do PSD e do CDS desde 1974.
Financiamento dos Partidos

Tribunal deixa prescrever multas a partidos

14.213
O Tribunal Constitucional deixou passar o prazo para aplicar coimas, estimadas em 400 mil euros, referentes a irregularidades nas contas de 2009 dos partidos. Em causa estão 24 dirigentes.
PSD/CDS

Subvenção: 100 mil euros a mais para PSD e CDS

Segundo a Entidade das Contas, o PSD recebeu 90 mil euros de subvenção pública relacionada com a campanha eleitoral de 2015 que não tinha direito. CDS outros 8 mil. Decisão, contudo, é do Parlamento.
Ensaios do Observador

A última oportunidade para reformar o Euro? /premium

O PS concorda com as propostas franco-alemãs? E os seus parceiros à esquerda, que papel terão nesta equação? Na oposição, PSD e CDS fariam algo de diferente? Não se sabe.
Eleições

Contagem decrescente /premium

O grande problema do PS será prometer o fim da «geringonça» sem que as muletas do governo – o PCP, o BE e os seus eleitorados – lhe venham a negar uma maioria que o PS já só poderá fazer com Rui Rio.
Timor-Leste

Membros do governo timorense tomaram posse

Um grupo de 27 membros do governo tomou posse esta sexta-feira em Díli. Xanana Gusmão não tomou posse porque um grupo de 11 elementos propostos por Matan Ruak foi excluído pelo Presidente.
Moçambique

Moçambique. MDM já escolheu candidatos às eleições

O terceiro maior partido moçambicano já escolheu 52 dos 53 candidatos às eleições municipais de Moçambique que se vão realizar em outubro. Maioria dos candidatos é a mesma que concorreu em 2013.
Timor-Leste

Timor. Presidente nomeia novo primeiro-ministro

Taur Matan Ruak foi nomeado primeiro-ministro de Timor-Leste, esta quarta-feira, depois de Francisco Guterres Lu-Olo ter ouvido os partidos políticos com assento parlamentar.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)