O presidente do parlamento negou esta sexta-feira ter organizado com o Presidente da República a participação do chefe de Estado brasileiro, Lula da Silva, na sessão solene do 25 de Abril.
Augusto Santos Silva respondia a uma questão colocada pelo líder e deputado do Chega, André Ventura, sobre se teria organizado, “à revelia do parlamento”, a sessão solene do 25 de Abril com a participação de Lula da Silva. André Ventura referia-se a uma notícia publicada na edição desta sexta-feira do jornal Nascer do Sol segundo a qual Santos Silva teria organizado a sessão com Marcelo Rebelo de Sousa mas ter-se-ia esquecido de levar o assunto à conferência de líderes.
“Gostava de saber, se o senhor presidente estiver disponível para dar essa explicação, se confirma que esteve em negociações com o Presidente da República para trazer o Presidente brasileiro a Portugal, para que ele pudesse participar na sessão do 25 de Abril e se o fez à revelia do parlamento? (…) Se o senhor quisesse dar essa explicação, muito agradeceríamos”, questionou Ventura ainda no período de antes da ordem do dia do plenário.
“A resposta é simples: não”, respondeu Augusto Santos Silva.
Na quarta-feira, Santos Silva anunciou que a Assembleia da República vai organizar uma sessão solene de boas-vindas ao Presidente brasileiro, Lula da Silva, depois de ter chegado a ser divulgado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros que o chefe de Estado brasileiro interviria na sessão solene do 25 de Abril.
Lula da Silva vem mesmo ao Parlamento, mas não vai falar nas comemorações do 25 de Abril
Santos Silva indicou ainda que os pormenores, como a data da sessão de boas-vindas, em que Lula da Silva discursará, ainda vão ser estabelecidos.