Esta quarta-feira já caíram (pelo menos) seis recordes de temperaturas registadas em abril. Amanhã deve mesmo bater-se um recorde com 78 anos. Porque o pior deste evento de calor está para chegar: a massa de ar quente vinda do norte de África que colocou os termómetros a bater nos 35ºC, atinge o máximo nesta quinta-feira, com previsões de 37ºC. Resta saber qual será o local que vai destronar Pinhão, que a 20 de abril de 1945 registou 36 graus Celsius.
A anomalia das temperaturas previstas para este dia 27 será assim entre 10 a 15°C acima da normal para esta época do ano. Leu bem. No fim de abril, o habitual além da chuva, são 20 a 25ºC. Mas as previsões para quinta-feira, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que acaba de atualizar o seu comunicado com a informação especial para o tempo quente em Portugal, fala em valores que deverão variar entre 33 e 35°C, podendo atingir os 37°C no interior da região Sul, Ribatejo e Beira Baixa.
Como já escrevíamos neste texto, as temperaturas em algumas regiões do Alentejo devem variar entre os 35ºC e os 37ºC. Portel, Aljustrel, Castro Verde, Cuba e Vidigueira têm previsões para igualar o recorde, os tais 36ºC, e Ferreira do Alentejo para o bater, chegando aos 37ºC.
Depois, no interior Norte e Centro a temperatura máxima poderá variar entre 30 e 33°C — vale do rio Douro e alguns locais no interior da Beira Litoral —, enquanto no resto do país os termómetros ficarão entre os 25 e 30°C, com exceção da faixa costeira a norte do cabo Raso, que registará valores entre 20 e 25°C. Assim, como diz o IPMA, é provável que sejam ultrapassados novamente valores máximos absolutos do mês de abril em várias estações, em especial da região Sul.
Durante esta quarta-feira, foram ultrapassados valores de temperatura máxima absolutos para o mês de abril em pelo menis seis estações do IPMA, a maioria na região do Alentejo. O Instituto destacou as de Neves-Corvo (35.4°C), Alvalade do Sado (35.2°C), Alcácer do Sal (35°C), Mértola (34.9°C), Amareleja (34.4°C) e Évora (33.3°C).
A culpa é de uma massa de ar quente com origem no norte de África que é transportada para a Península Ibérica por um anticiclone. E não são só as temperaturas máximas que sobem, as mínimas também. Ainda não serão noites tropicais, acima de 20ºC, mas quase. Esperam-se 14 a 18°C nas regiões Centro e Sul e entre 18 e 20°C no Algarve.
Na sexta e sábado os dias vão refrescar um bocadinho, sobretudo no litoral Norte e Centro, mas mantendo-se ainda muito altas — 28 a 32°C — a Sul. E voltarão a subir para mais um episódio de calor na próxima semana. Abril pode contudo acabar com chuva.