787kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

BES/GES. Lesados querem que bens arrestados sejam "imediatamente vendidos" para pagar indemnizações

Este artigo tem mais de 6 meses

No segundo dia de debate instrutório, o representante de mais de 1300 lesados classificou a acusação do MP como “tecnicamente irrepreensível” e apontou “altíssima probabilidade de condenação".

i

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

“A dor de perder dinheiro é uma dor equivalente à dor física”.

As palavras são do advogado Nuno Vieira, que representa mais de 1300 lesados no processo BES/GES, e são uma referência ao Prémio Nobel da Economia. O segundo dia de alegações finais, que acontece esta quarta-feira no Tribunal de Monsanto, em Lisboa, está reservado para os advogados dos assistentes do processo BES/GES e começou assim, com o representante de quem viu o seu dinheiro desaparecer das contas do BES a descrever o que sentem os lesados — alguns estão, aliás, a assistir à sessão. E alguns, resumiu Nuno Vieira, asseguram que preferiam ter sido agredidos pelos arguidos, em vez de perder o seu dinheiro.

GES. MP quer que Ricardo Salgado seja julgado por todos crimes de que está acusado

O advogados dos lesados do BES aproveitou, em cerca de 20 minutos de intervenção, para elogiar a acusação do Ministério Público — que acusou 22 pessoas e quatro empresas pelos crimes de branqueamento de capital, corrupção ativa e passiva, burla qualificada, falsificação de documento, manipulação de mercado, associação criminosa e infidelidade. Por um lado, Nuno Vieira classificou a acusação do MP como “tecnicamente irrepreensível”, mas apontou o dedo ao Ministério Público por recusar o estatuto de vítima aos mais de 1300 lesados. E “os lesados ficaram ainda mais chocados com a decisão do Ministério Público, após serem diferidos mais de 1200 estatutos de vítima (diferidos pelo tribunal, com a oposição do MP)”. Durante a fase de instrução, em que o tribunal decide se os arguidos vão a julgamento, ou não, “o Ministério Público não usou, em nenhum momento, a expressão vítima, nem indemnizações”, acrescentou. E continuou: “O Ministério Público nunca mostrou estar preocupado com certos assuntos e concentrou-se apenas em defender a sua acusação”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“As vítimas querem acreditar que ainda vamos a tempo”, disse Nuno Vieira, e adiantou ainda que as vítimas querem que os bens arrestados sejam “imediatamente vendidos” para indemnizar os lesados. Existe, por isso, uma “altíssima probabilidade de condenação”.

Estamos perante o maior e mais complexo processo da justiça portuguesa. Então, temos de transformá-lo no maior exemplo de indemnização da história.”

Mas as críticas ao tempo que está a demorar esta fase de instrução, com sucessivos adiamentos, não ficaram por Nuno Vieira e continuaram com Miguel Coutinho, advogado que representa a massa insolvente do BES. “Andamos dois anos a perder tempo”, disse Miguel Coutinho, em referência à duração da fase de instrução, pedida por alguns dos 26 arguidos, incluindo Ricardo Salgado. “É chocante que, em 2023, ainda estamos a discutir se isto vai a julgamento”. O representante da massa insolvente do BES seguiu a mesma linha de Nuno Vieira e pediu o julgamento de todos os arguidos pronunciados na acusação e também pelos mesmo crimes que constam na acusação.

Ao contrário daquilo que aconteceu esta terça-feira, no primeiro dia de debate instrutório, que ficou marcado pelas paragens, esta manhã teve apenas uma pausa de pouco mais de 10 minutos. E foi, aliás, o único momento em que os oito lesados que estavam na sala do Tribunal de Monsanto se levantaram das cadeiras da sala onde decorreu o julgamento das FP-25 de Abril e continua praticamente igual à década de 1980.

Entrevista a Francisco Amaro, no tribunal de Monsanto. Grande reportagem sobre as FP-25. Forças Populares 25 de Abril foram uma organização terrorista de extrema-esquerda que operou em Portugal entre 1980 e 1987. Parte significativa dos seus militantes procediam das antigas Brigadas Revolucionárias, organização portuguesa de extrema-esquerda criada no início dos anos 70 por dissidentes do PCP. JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

Sala do Tribunal de Monsanto, onde decorre a fase de instrução do processo BES/GES

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

O primeiro dia de debate instrutório: dois requerimentos e MP a pedir julgamento de todos os arguidos

Depois de um primeiro adiamento, o debate instrutório começou esta terça-feira e abriu com dois requerimentos da defesa de Ricardo Salgado: um que exigia uma perícia médica, feita pelo Instituto de Medicina Legal, para provar o agravamento do estado de saúde do ex-banqueiro, e outro para pedir a nulidade desta fase.

A manhã ficou, aliás, marcada por sucessivas interrupções da sessão, sempre que o advogado Adriano Squilacce apresentava um requerimento — o coletivo de juizes saía da sala, voltava para ouvir os restantes advogados e voltava a sair para decidir se aceitava ou não os requerimentos. Mas o tribunal considerou que “não se trata de uma situação nova”, mas sim de  “uma atualização do estado de saúde” de Ricardo Salgado e, por isso, o requerimento sobre a perícia médica não seria considerado.

Cerca de 40 crimes do megaprocesso BES/GES em risco de prescrever. Ricardo Salgado pode ver cair 15 dos 65 crimes de que está acusado

Quando a sessão foi retomada, após a pausa para almoço, a defesa do ex-banqueiro avançou com um requerimento de nulidade da fase de instrução. “Subsiste esta questão: vossa excelência poderá continuar com um debate instrutório em que o arguido tem incapacidade de nele intervir?”, questionou o advogado Adriano Squilacce. E o tribunal voltou a responder: “A perícia invocada não se revela obrigatória”, referiu o juiz.

Com todos os requerimentos recusados, foi a vez de o Ministério Público anunciar que, após a fase de instrução, mantém todos os crimes que constam na acusação e pediu assim que todos os arguidos deste processo sejam julgados. “Podemos concluir que existem indícios suficientes para que todos os arguidos sejam sujeitos a julgamentos nos exatos termos da acusação”, sublinhou a produradora Olga Barata.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora