Caso BES

Caso BES

Adiada conclusão da investigação ao caso BES/GES

331
Diretor do DCIAP deu novo prazo para a equipa do procurador José Ranito concluir as investigação ao chamado processo Universo Espírito Santo onde se investiga as causas da derrocada do GES e do BES.
Montepio

Guilherme reestrutura dívida com garantia angolana

O Montepio e o construtor José Guilherme, que deu a "liberalidade" de 14 milhões a Salgado, chegaram a acordo para um plano de regularização dos créditos que foram dados no tempo de Tomás Correia.
BESA

Álvaro Sobrinho estranha notificação por edital

Publicação no Jornal de Angola diz que Sobrinho está "em parte incerta" e dá 50 dias aos sócios angolanos do ex-BESA para contestar pedido de condenação. Gestor diz que a sua morada é "conhecida".
Montepio

Montepio. BdP aperta cerco a créditos de Guilherme

Jornal "Público" escreve que o Banco Montepio tem estado a "partilhar" com o Banco de Portugal "o essencial da informação" sobre os créditos do construtor que deu "prenda" de 14 milhões a Salgado.
Banca

Liquidatários do BES exigem 14 milhões

Comissão liquidatária do antigo banco notificou 12 antigos gestores, exigindo-lhes 14 milhões, de acordo com o Negócios. Valor deverá aumentar com Ricardo Salgado, que também está na lista.
Caso BES

Caso BES/GES. Demora muito, dr. José Ranito? /premium

125
Os muitos milhares de lesados do BES continuam à espera de uma resposta da Justiça. É inadmissível que, ao fim de quase 5 anos, ainda não exista uma data exequível para terminar as investigações.
Lesados do BES

BES. Lesados exigem 30 mil milhões a ex-gestores

As 59 ações judiciais contra os antigos gestores do BES e do GES vão exigir 514 milhões de euros a cada um dos antigos gestores.
Caso BES

PGR justifica demora na conclusão do caso BES

364
O facto de a Suíça ainda não ter respondido a cartas rogatórias enviadas em maio de 2016 é a principal justificação avançada para a investigação ao Universo Espírito ainda não estar concluída.
Lesados do BES

A saga da casa que os Espírito Santo querem vender /premium

232
Da estadia dos duques de Windsor cercados por espiões aos casamentos e Natais da família. As histórias (e as plantas) do palacete de Verão comprado por Ricardo Espírito Santo há oito décadas.
BES

Ex-administrador ganhou 1 milhão com saída do BES

795
Amílcar Morais Pires recebeu mais de um milhão de euros de indemnização. Segundo o Correio da Manhã, o gestor teve ainda benefícios como uma viatura de luxo, motorista e segurança privados.
Novo Banco

BES. Governo fala em alhos, Marcelo em bugalhos

530
Centeno defendeu auditoria aos créditos ruinosos do Novo Banco, dados no tempo do BES. Mas Marcelo lançou a confusão: "concorda" com auditoria mas ao período "após a resolução", ou seja, pós-Salgado.
Ricardo Salgado

Casa de Salgado à venda por 20 milhões de euros

5.678
A emblemática casa da família Espírito Santo em Cascais está à venda por 20 milhões de euros. Mulher de Ricardo Salgado é proprietária de 20% de empresa que detém imóvel.
Caso BES

"Roubaram 3 mil milhões de euros aos portugueses"

2.310
Ex-líder do BESA acusa generais próximos de Eduardo dos Santos de terem dado um "golpe" para protegerem dívidas ao banco e diz que há mais políticos entre os "grandes devedores e nunca foram tocados".
EDP

Nº 2 da Economia inquirido sobre avença de Pinho

230
O actual secretário de Estado da Economia, Correia Neves, foi chefe de gabinete de Pinho. Ministério Público quer saber se tinha conhecimento da avença que ex-ministro recebia da ES Enterprises.
Caso BES

GES. 'Saco azul' paga a ex-nº 2 do Banco do Brasil

982
Banqueiro brasileiro terá recebido fundos do 'saco azul' do GES como alegada contrapartida por crédito de 200 milhões aberto pelo Banco do Brasil quando o BES já estava em dificuldades financeiras.
Caso BES

O "carrossel" de Ricardo Salgado com a Venezuela /premium

1.296
Um emigrante português na Suíça transformado em gestor de alta finança mediava negócios com venezuelanos ligados a Chávez e Maduro. Mais de 120 milhões giraram entre o Dubai, o Texas e a Madeira.
Caso BES

Investigação ao caso BES pode derrapar mais um ano

114
Procuradores dizem que só em março conseguirão ter todas as provas recolhidas. No total, foram feitos 35 arguidos, ouvidas 178 pessoas e arrestados 1,8 mil milhões de euros.
Caso BES

Como Salgado corrompeu Pinho, "o avençado do BES" /premium

1.925
Decisões a favor da EDP, luz verde para compra de concessionária rodoviária e licenciamentos especiais para herdades terão sido a alegada contrapartida pelo pagamento de 5,8 milhões a Pinho, diz o MP.
Corrupção

Nem o principal legado de Passos Coelho sobrevive? /premium

285
Haverá alguma coisa mais desmotivadora para quem está a começar um negócio e a arriscar num investimento incerto do que a sensação de que a única forma de ter sucesso é ter bons contactos políticos?
Caso BES

Pinho suspeito de usar RERT para lavar milhões

1.363
O Ministério Público está a investigar o alegado recurso de Manuel Pinho ao regime de perdão fiscal permitido pelos governos de Sócrates e Passos Coelho para legalizar o dinheiro recebido pelo BES.
Lesados do BES

Lesados do BES dizem-se "enganados e traídos"

O Grupo de Lesados do Novo Banco manifestou-se em Lisboa contra a solução alcançada pela Associação dos Enganados e Indignados do Papel Comercial, dizendo-se "enganados e traídos".
Caso BES

Sócrates defende Pinho 

3.246
Ex-primeiro-ministro ataca Rui Rio e Carlos César e defende o seu ex-ministro da Economia em artigo de opinião publicado no Expresso.
EDP

10 pontos que explicam o silêncio de Pinho /premium

504
O ex-ministro da Economia vai ser ouvido esta terça-feira no DCIAP e no Parlamento. Conheça todas as suspeitas e os diversos casos de Pinho que vão ser abordados por procuradores e deputados.
Caso BES

Salgado acusado pela quarta vez pelo BdP

520
Ex-líder do BES foi acusado de atos dolosos de gestão ruinosa. Em causa o alegado desvio de 3 mil milhões de euros para a Eurofin e a concessão de créditos irregulares de 1,3 mil milhões euros ao GES.
EDP

Pinho volta a ser arguido após ida ao Parlamento

121
Ex-ministro da Economia vai ser constituído arguido pela segunda vez no caso EDP, após ser ouvido na Comissão Parlamentar de Economia no dia 17 de julho. Opções para ouvir Pinho são 18 ou 19 de julho.
CMVM

BES, Banif e PT fazem disparar ações contra a CMVM

Os lesados dos maiores casos financeiros têm vindo a apresentar cada vez mais queixas contra o supervisor do mercado. Só no ano passado entraram 40 ações quase todas relacionadas com o BES.
KPMG

Regulador britânico critica KPMG. "Inaceitável"

Regulador britânico arrasa o trabalho da auditora, uma das quatro maiores do mundo, defendendo que o trabalho de auditoria que a empresa faz no Reino Unido é de qualidade "inaceitável".
Caso BES

Pinho vai ao Parlamento a 17 de julho

A Comissão de Economia e o ex-ministro já acertaram data para audição: 17 de julho. Com uma condição: não pode falar sobre a matéria criminal do caso EDP que está a ser investigada pela Justiça.
Caso BES

Pinho não via problemas em negócios com GES

712
Manuel Pinho comprou ao GES um prédio com reconstrução já aprovada por 789 mil euros e ganhou milhões. Pagou o prédio quando já era ministro, mas continuou a decidir sobre o GES como se nada fosse.
Caso BES

Salgado, o "fininho", as "maçãs" e a Venezuela /premium

517
Uma ex-procuradora-geral da Venezuela, a viver em Lisboa, e o ex-líder da PDVSA terão recebido parte dos 105 milhões pagos pela ES Enterprises. Tudo para garantir aplicações de 8 mil milhões no GES
EDP

Juiz Ivo Rosa com nova derrota na Relação

991
Juiz de instrução impediu procuradores de acederem a informação bancária e fiscal de António Mexia e de João Manso Neto. Relação diz que não tem competência para impedir investigação do DCIAP.
Justiça

Caso EDP. Advogado nega destruição de emails

O advogado de António Mexia, arguido no caso EDP e presidente da energética, nega que tenham sido destruídos emails recolhidos na Operação Marquês e no caso BES. Despacho de juiz sugeria o contrário.
Justiça

E-mails do caso EDP vão ser destruídos

3.638
O avanço do caso EDP pode estar comprometido depois do juiz ter ordenado a destruição dos e-mails de António Mexia e outros suspeitos. Não foram os procuradores do caso a recolher a correspondência.
Caso José Sócrates

Despoletar a bomba a tempo /premium

120
Tão importante como o caso lamentável de Manuel Pinho, foram as emissões televisivas dos interrogatórios de Sócrates que desencadearam os receios do PS quando o viram, por assim dizer, à solta
Caso BES

Salgado ligado a esquema de corrupção na Venezuela /premium

2.984
Investigações nos Estados Unidos, Espanha e Venezuela solicitaram a cooperação de Portugal no alegado desfalque da Petróleos da Venezuela. Baltazar Garzón e norte-americanos já estiveram em Lisboa.
Caso José Sócrates

César pôs lama na ventoinha /premium

1.513
Quando tentou tornar o independente Manuel Pinho no cordeiro a sacrificar para não agitar os pecados do último Governo socialista, despertou todos os fantasmas desse passado vergonhoso da democracia.
Ricardo Salgado

Multa para Ricardo Salgado em 3,7 milhões de euros

433
Em causa estão as contraordenações aplicadas pelo Banco de Portugal pela comercialização de títulos de dívida da Espírito Santo Internacional a clientes do BES. Defesa vai recorrer da decisão.
Justiça

Pinho vai ao Parlamento, depois de ouvido pelo MP

485
O ex-ministro da Economia aceita prestar "todos os esclarecimentos" ao Parlamento depois de o PSD ter anunciado que iria chamá-lo. Mas Pinho só quer falar depois de ser interrogado pela Justiça.
EDP

Caso EDP. Manuel Pinho teve uma terceira offshore

1.807
É a terceira offshore descoberta ao ex-ministro da Economia. MP investiga rendimentos do BES de 336 mil euros declarados no IRS por Pinho e mulher durante o mandato do ministro da Economia.
EDP

GES pagou meio milhão a Pinho quando era ministro

9.136
Offshore de Manuel Pinho recebeu cerca de 1 milhão do saco azul do GES entre 2006 e 2012 - 500 mil quando era ministro. MP diz que foi para beneficiar BES e a EDP. Salgado vai ser arguido no caso EDP.
Operação Marquês

Ordem condena "julgamentos populares" na televisão

178
Ordem dos Advogados diz que transmissão televisiva de inquéritos "viola flagrantemente" direitos dos arguidos e contribui para "julgamentos populares totalmente desaconselháveis" em democracia.
Lesados do BES

Recuperação de créditos ate 12 de abril

Os lesados do papel comercial do BES/GES têm até 12 de abril para aderirem ao fundo que pagará as indemnizações, devendo fazê-lo nas instalações do Novo Banco, do BEST ou do Novo Banco dos Açores.
EDP

MP tenta ligar saco azul do GES a Mexia

425
Os procuradores do caso EDP querem contornar os obstáculos que o juiz Ivo Rosa tem colocado ao desenvolvimento da investigação e vão recorrer a Carlos Alexandre para recolher prova no caso BES/GES.
BESA

Como Sobrinho desfalcou BESA em quase 500 milhões

862
Investigação em que participa o "Expresso" mostra que o empresário terá enviado para (pelo menos) três empresas angolanas a que estaria, na realidade, ligado. Vários movimentos eram em dinheiro vivo.
Justiça

A nossa (grande) ‘Quadrilha’

372
Não é estranho que nos últimos anos se tenham descoberto tantos suspeitos de crimes entre os mais poderosos do país? Eram todos bons rapazes antes ou só agora alguém teve coragem para os investigar?
Investigação

Duas caras mediáticas e um ex-adjunto de Durão

371
Mais dois nomes dos beneficiários da ES Enterprises: uma empresa de Jaime Nogueira Pinto e Fernando Costa Freire. Patrick Monteiro de Barros foi remunerado por outra offshore do GES.
Investigação

GES: 20 milhões a mais de 50 altos funcionários

1.334
56 mil páginas de documentos mostram que offshore secreta fez pagamentos desde 2006. Entre os beneficiários do saco azul está Martins Pereira, o homem que devia fiscalizar cumprimento da lei pelo BES
Investigação

Manuel Pinho recebeu 315 mil euros do 'saco azul'

1.116
Ex-ministro da Economia de Sócrates recebeu valores como administrador do GES. Pereira Gonçalves, ex-diretor do BES que foi secretário de Estado do Governo Passos Coelho, recebeu cerca de 54 mil euros
Investigação

Frasquilho recebeu o dobro do 'saco azul' do GES

2.409
'Saco azul' pagou cerca de 98 mil euros ao chairman da TAP, pais e irmão. Pagamentos a familiares eram frequentes no GES. Objetivo era a “dissimulação de fluxos”, diz o MP. Frasquilho garante que não.
Caso BES

Saco azul do BES pagou a familiares de Frasquilho

870
De acordo com o Expresso, familiares do ex-deputado do PSD e ex-quadro do BES receberam pagamentos da ES Enterprises . Frasquilho diz que foi para pagar dívidas suas e que os rendimentos eram seus.
Caso BES

7 questões sobre a anulação da sanção a Salgado

175
Anulação da condenação de Ricardo Salgado decidida pelo Banco de Portugal não deve ter consequências nos restantes processos de contra-ordenação contra o ex-líder e restantes administradores do BES.
Justiça

Funcionário do BdP acusado de abuso de informação

O Ministério Público acusou um funcionário do Banco de Portugal pelo crime de abuso de informação, num caso ligado à venda de ações do BES.
Caso BES

Ex-gestor do BES insiste no arquivamento de ação

Rui Silveira vai insistir no arquivamento de ação cível contra a ex-administração do BES. Em causa está uma indemnização de 106 milhões de euros, pedida por 39 fundos estrangeiros.
Caso BES

Relação ressuscita ação contra ex-gestores do BES

126
Decisão de arquivar pedido de indemnização superior a 106 milhões de euros foi declarada nula pela Relação de Lisboa. Ação cível de fundos estrangeiros contra ex-gestores do BES vai continuar.
Caso BES

Como Salgado envolveu Marcelo com Sobrinho

685
O ex-banqueiro revelou nos autos do caso BES/GES que deu o nome de Sobrinho a Marcelo para procurar investidores angolanos que salvassem o jornal Sol. Pré-publicação de "A Conspiração dos Poderosos".
Caso BES

Há 40 milhões no BES que ninguém reclama

1.508
"Correio da Manhã" diz que a comissão que está a liquidar o "BES mau", que restou da resolução do banco, não consegue identificar os donos de 40 milhões em títulos de dívida do BES.
Caso BES

Pensão de Ricardo Salgado arrestada

2.713
O Tribunal Central de Instrução Criminal deu ordem para que seja arrestada a pensão de cerca de 39 mil euros do ex-presidente do BES, no âmbito dos processos Universo Espírito Santo.
Lesados do BES

Lesados BES. Governo e CMVM podem melhorar solução

Associação dos Lesados do BES acredita que as reuniões com a CMVM, Governo e PS vão melhorar a solução que têm para os maiores investidores em papel comercial do banco.
Operação Marquês

Bava terá devolvido 18,5 milhões ao GES em 2015

496
Zeinal Bava terá devolvido 18,5 milhões de euros ao 'saco azul' do GES um mês depois de ser público que o MP estava a investigar a ES Enterprises por pagamentos não documentados.
Lesados do BES

Rui Silveira: "Não há lesados do BES"

O antigo administrador do Banco Espírito Santo, Rui Silveira disse em tribunal que "não há lesados do BES" porque o banco deixou provisões para reembolsar todos os seus clientes.
Caso BES

PGR confirma detenção de ex-representante do BES

Antigo diretor do BES Madeira, que representou os interesses do banco liderado por Ricardo Salgado na Venezuela, ficou em prisão domiciliária depois de ser ouvido por um juiz de Instrução Criminal.
Caso BES

Grupo Espírito Santo alvo de novas buscas

156
O Ministério Público está novamente a fazer buscas ao Grupo Espírito Santo. Foram recolhidas provas em residências, empresas e entidades bancárias no continente e na Madeira.
Caso BES

Granadeiro diz que vendeu herdade por 15,7 milhões

374
Ex-líder da PT garantiu ao MP que vendeu 30% da Herdade do Rico Homem à ES Enterprises por 15,7 milhões de euros. Gestor tenta convencer Carlos Alexandre a levantar arresto, devolvendo as ações do GES

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)