441kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Caso BES

Caso BES

BES. A lista dos crimes em risco de prescrever

Segundo as contas do Ministério Público, há treze arguido no megaprocesso BES que podem ver os crimes de falsificação e infidelidade de que são acusados prescreverem já a partir de 2024.
Caso BES

MP e assistente querem acelerar fase de instrução

Ministério Público recorre para a Relação de Lisboa da recusa do juiz Ivo Rosa em declarar os autos do caso Universo Espírito Santo como urgente. MP e BES falam em "risco sério de prescrição"
Caso BES

MP e BES contestam testemunho de Passos Coelho

Ivo Rosa acedeu a pedido de Ricardo Salgado e convocou o ex-PM para ser ouvido na instrução do caso BES. O próprio banco e o MP opõem-se e dizem que Ivo quer "fazer um verdadeiro julgamento".
Caso BES

GES. Ricciardi: "Não queria nada lugar de Salgado"

Durante três horas o primo de Ricardo Salgado tentou explicar como descobriu problemas nas contas do GES. Inquirição teve momentos tensos com o advogado de Salgado. Ivo Rosa ameaçou abandonar a sala.
Caso BES

Ricciardi ouvido três horas e a apontar a Salgado

O antigo presidente do Banco Espírito Santo Investimento (BESI), José Maria Ricciardi, foi ouvido ao longo de três horas e manteve o dedo apontado ao primo Ricardo Salgado pelo colapso do BES.
Noticiário

21h. GES. Decisão inédita na Justiça portuguesa

Trata-se de uma decisão do juiz de instrução Ivo Rosa. Concedeu o estatuto Elisa Sousa, que permite que passe para o topo da lista dos credores a indemnizar, em caso de condenação dos arguidos.
Caso BES

GES/BES. Elisa é 1ª vítima vulnerável: "Já ganhou"

Elisa, 74 anos, perdeu mais de 130 mil euros no BES. O juiz Ivo Rosa concedeu-lhe o estatuto de vítima especialmente vulnerável. É a primeira vez na história da criminalidade financeira em Portugal.
Oficina da Liberdade

Supremo erro

Que Manuel Pinho seja uma personagem abominável não tira nem devia pôr nada: a justiça não se realiza com seguidismo em relação à opinião pública, nem à publicada.
Caso BES

Ivo Rosa chama Passos Coelho como testemunha

Defesa de Ricardo Salgado pediu e o juiz de instrução criminal entendeu que é fundamental ouvir o ex-primeiro-ministro sobre a queda do BES. Será ouvido no dia 30 de junho.
Caso BES

Recusa de urgência não é "problema" para lesados

Nuno Silva Vieira, advogado que representa 1.600 lesados do BES, considerou Ivo Rosa perentório na recusa de urgência da instrução e revelou que o juiz "quer acabar a instrução em 2022".
Caso BES

Ivo Rosa rejeita urgência da instrução

O juiz Ivo Rosa rejeitou conceber caráter de urgência ao processo BES/GES, tendo considerado que "em nada contribuiria" para a "realização da justiça" no caso, sendo até "perturbador".
Caso BES

BES. Ricciardi sem data para ser ouvido

Instrução de um dos casos mais importantes da justiça portuguesa arranca com atraso. Só duas de quatro testemunhas foram ouvidas. Após operado ao coração, juiz Ivo Rosa está visivelmente debilitado.
Justiça

BES: Ivo Rosa começa instrução na próxima semana

Problemas de saúde do juiz têm adiado o arranque da fase de instrução do caso BES/GES. A instrução do processo tem agora como próxima data agendada o dia 26 de abril, às 14h00.
Caso BES

Substituição de Ivo Rosa não implica novo sorteio

A instrução do caso BES/GES será redistribuída ao juiz que substituir Ivo Rosa no Tribunal Central de Instrução Criminal. A efetivação da mudança depende do resultado do processo disciplinar.
Caso BES

Ivo Rosa regressa até 15 de abril 

Juiz de instrução criminal foi operado ao coração de urgência e vai regressar a tempo de decidir um requerimento que podia levar o Conselho Superior da Magistratura a retirar-lhe o processo.
A História do Dia

O que contam os documentos apreendidos a Pinho?

Manuel Pinho tomou notas que acabaram apreendidas. O ex-ministro diz que ficou "admiradissimo" por receber transferências de dinheiro do BES. O que nos dizem estes documentos sobre o caso? 
Caso BES

Processo BES/GES. 40 crimes em risco de prescrição

Ministério Público e BES em Liquidação alertam para perigo de prescrição. Crimes de falsificação de documento e infidelidade podem cair antes do julgamento.
Corrupção

Pinho confessa: "Usei de uma habilidade"

Três documentos apreendidos a Manuel Pinho revelam confissão sobre avença do saco azul do GES. Ex-ministro diz que pediu a Salgado para parar e ficou "admiradíssimo" por pagamentos terem continuado.
Caso BES

Instrução do megaprocesso BES/GES novamente adiada

O juiz Ivo Rosa continua de baixa médica e as três sessões previstas para esta semana para ouvir testemunhas e arguidos do caso foram dadas sem efeito. Próximas sessões só no final de abril.
Comentário

"Sobrinho é acusado de desviar 6 mil milhões"

Álvaro Sobrinho está a ser ouvido pela alegada má gestão no BESA. O redator principal do Observador, Luís Rosa, explica que o empresário estaria a desviar dinheiro para empresas por si controladas.
Caso BES

Anulado levantar de arresto a mulher de Salgado

O Tribunal da Relação contesta o despacho proferido em dezembro de 2021 pelo juiz Ivo Rosa. O despacho que levantava o arresto a uma conta bancária titulada pela mulher de Salgado foi anulado.
Caso BES

Relação de Lisboa rejeitou reclamação de Salgado

O acórdão do TRL, datado de sexta-feira, rejeita liminarmente todos os recursos e a reclamação apresentada por Ricardo Salgado.
Caso BES

BES. Ivo Rosa adia instrução por motivos de saúde

Juiz Ivo Rosa foi obrigado a adiar sessões da instrução do megaprocesso BES/GES por motivos de saúde. Esta fase do processo era para iniciar esta segunda-feira e só arranca 29 de março.
Caso BES

BES/GES. Suíços vão continuar arguidos em Portugal

Defesa dos arguidos suíços pediu que o processo contra eles fosse enviado para a Suíça, mas juiz Ivo Rosa recusou. Magistrado fez cair acusação contra a Espírito Santo Resources.
Caso BES

BES: Concorrência mantém coima a Salgado

Os pedidos de impugnação da Haitong (ex-BESI) e do ex-presidente do BES Ricardo Salgado foram considerados pelo Tribunal da Concorrência totalmente improcedentes.
Noticiário

14h. Emigrantes pedem recontagem dos votos

A polémica continua. Desta vez, o Grupo de Reflexão e Intervenção da Diáspora Portuguesa na Alemanha pede que o Tribunal Constitucional declare obrigatória uma recontagem dos votos na Europa.
Noticiário

11h. Levantado arresto à mulher de Ricardo Salgado

O magistrado que lidera a instrução do caso Universo Espírito Santo não viu "factos concretos" que mostrem que Maria João Bastos tenha sido cúmplice do ex-banqueiro.
Caso BES

Casal Salgado recupera 700 mil euros arrestados

Juiz que lidera a instrução do caso GES diz que não há indícios de conluio entre Salgado e a sua mulher. Ivo Rosa coloca ainda em causa que os lesados do BES possam beneficiar dos arrestos.
Operação Marquês

Salgado diz que não está em condições de falar

O antigo presidente do BES foi acusado de três crimes de abuso de confiança num processo extraído da Operação Marquês. MP pede que seja condenado a 10 anos. Leitura do acórdão marcada para 7 de março.
Caso BES

Bens arrestados. Salgado leva nega de Ivo Rosa

Antigo banqueiro queria devolução de 10,7 milhões apreendidos para poder livrar-se de uma possível pena por três crimes de abuso de confiança. Ivo Rosa manteve decisão de Carlos Alexandre.
Caso BES

Ivo Rosa exige um só advogado para 118 assistentes

Juiz de instrução queixa-se da dimensão do processo e da falta de condições no tribunal, por isso quer que assistentes tenham só um advogado na sala. Advogados dizem que há interesses diferentes.
Desporto

Juiz Ivo Rosa traz mais cinco arguidos ao processo

A instrução do megaprocesso BES/GES já está aberta com uma audiência marcada para dia 21 de fevereiro. A pedido de alguns assistentes, há mais cinco arguidos a somar aos 25 que tinham sido acusados.
Justiça

Juízes impugnam retirada de caso EDP a Alexandre

Maioria dos juízes do Ticão impugnaram decisão do Conselho Superior da Magistratura que impunha o sorteio dos processos de Ivo Rosa. Requerimento suspende sorteio marcado para terça-feira.
Ricardo Salgado

Ai favores do verde Pinho

Que necessidade tinha Ricardo Salgado de contar com o ministro da Economia a soldo, se já controlava o primeiro-ministro? Seria uma ineficiente redundância de corruptos.
EDP

Pinho "prejudicou-se" no Governo: "Perdi fortuna"

Manuel Pinho nega, em entrevista à SIC/Expresso, ter recebido qualquer verba indevida do GES ou do BES no caso EDP. Arrepende-se ainda de ter entrando no Governo: "Perdi uma fortuna incalculável".
Lesados do BES

BES. Lesados emigrantes em grupo de trabalho

Associações constituídas após o colapso do grupo BES/GES, que reclamam "a constituição de um fundo de recuperação de créditos", participam numa reunião de trabalho com o Governo.
Caso BES

Lesados do BES em França enviam "mensagem"

Os lesados do BES em França manifestaram-se junto da Embaixada de Portugal em Paris para avisar o futuro Governo que vão continuar a lutar pela restituição na íntegra dos produtos financeiros tóxicos.
Caso BES

BES. Haitong Bank considera multa da CMVM injusta

Haitong Bank foi condenado pela CMVM ao pagamento de uma coima de 300.000 euros, tendo sido aplicada a multa mais elevada, 2 milhões de euros, ao ex-presidente do BES Ricardo Salgado.
Caso BES

BES. Julgamento de recursos a coimas começa 2.ª

Estão em causa os recursos às contraordenações aplicadas pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) por práticas lesivas dos clientes do BES.
EDP

Offshore pagou mais 58 mil euros a ministro Pinho

Investigação descobriu ainda que além do salário de sete mil euros, BES pagou mais 260 mil euros a mulher de Pinho. Mesmo com amnistia fiscal, casal não terá declarado 284 mil euros de rendimentos.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.