Caso BES
Caso BES

Tribunal aceita recurso contra venda da Comporta /premium

Recurso pode levar a suspensão de operação de 157,8 milhões de euros. Consórcio luso-francês que ganhou concurso de venda diz que ativos da Comporta não estão arrestados e quer concretizar o negócio.
Carlos Costa

"Estabilidade não é evitar colapso de bancos"

Numa conferência sobre estabilidade financeira, em Lisboa, Carlos Costa sublinha que não está em causa evitar colapso de bancos mas, sim, proteger a economia e a confiança dos depositantes.
Caso BES

KPMG. CMVM acusa auditora do BES (não só por BESA)

Houve falhas no trabalho de supervisão feito pela KPMG sobre o BES até ao colapso do banco, em 2014, defende a CMVM, que considera que os problemas vão muito além do BES Angola.
Caso BES

Adiada conclusão da investigação ao caso BES/GES

331
Diretor do DCIAP deu novo prazo para a equipa do procurador José Ranito concluir as investigação ao chamado processo Universo Espírito Santo onde se investiga as causas da derrocada do GES e do BES.
Montepio

Guilherme reestrutura dívida com garantia angolana

O Montepio e o construtor José Guilherme, que deu a "liberalidade" de 14 milhões a Salgado, chegaram a acordo para um plano de regularização dos créditos que foram dados no tempo de Tomás Correia.
BESA

Álvaro Sobrinho estranha notificação por edital

Publicação no Jornal de Angola diz que Sobrinho está "em parte incerta" e dá 50 dias aos sócios angolanos do ex-BESA para contestar pedido de condenação. Gestor diz que a sua morada é "conhecida".
Montepio

Montepio. BdP aperta cerco a créditos de Guilherme

Jornal "Público" escreve que o Banco Montepio tem estado a "partilhar" com o Banco de Portugal "o essencial da informação" sobre os créditos do construtor que deu "prenda" de 14 milhões a Salgado.
Banca

Liquidatários do BES exigem 14 milhões

Comissão liquidatária do antigo banco notificou 12 antigos gestores, exigindo-lhes 14 milhões, de acordo com o Negócios. Valor deverá aumentar com Ricardo Salgado, que também está na lista.
Caso BES

Caso BES/GES. Demora muito, dr. José Ranito? /premium

125
Os muitos milhares de lesados do BES continuam à espera de uma resposta da Justiça. É inadmissível que, ao fim de quase 5 anos, ainda não exista uma data exequível para terminar as investigações.
Lesados do BES

BES. Lesados exigem 30 mil milhões a ex-gestores

As 59 ações judiciais contra os antigos gestores do BES e do GES vão exigir 514 milhões de euros a cada um dos antigos gestores.
Caso BES

PGR justifica demora na conclusão do caso BES

364
O facto de a Suíça ainda não ter respondido a cartas rogatórias enviadas em maio de 2016 é a principal justificação avançada para a investigação ao Universo Espírito ainda não estar concluída.
Lesados do BES

A saga da casa que os Espírito Santo querem vender /premium

232
Da estadia dos duques de Windsor cercados por espiões aos casamentos e Natais da família. As histórias (e as plantas) do palacete de Verão comprado por Ricardo Espírito Santo há oito décadas.
BES

Ex-administrador ganhou 1 milhão com saída do BES

795
Amílcar Morais Pires recebeu mais de um milhão de euros de indemnização. Segundo o Correio da Manhã, o gestor teve ainda benefícios como uma viatura de luxo, motorista e segurança privados.
Novo Banco

BES. Governo fala em alhos, Marcelo em bugalhos

530
Centeno defendeu auditoria aos créditos ruinosos do Novo Banco, dados no tempo do BES. Mas Marcelo lançou a confusão: "concorda" com auditoria mas ao período "após a resolução", ou seja, pós-Salgado.
Ricardo Salgado

Casa de Salgado à venda por 20 milhões de euros

5678
A emblemática casa da família Espírito Santo em Cascais está à venda por 20 milhões de euros. Mulher de Ricardo Salgado é proprietária de 20% de empresa que detém imóvel.
Caso BES

"Roubaram 3 mil milhões de euros aos portugueses"

2310
Ex-líder do BESA acusa generais próximos de Eduardo dos Santos de terem dado um "golpe" para protegerem dívidas ao banco e diz que há mais políticos entre os "grandes devedores e nunca foram tocados".
EDP

Nº 2 da Economia inquirido sobre avença de Pinho

230
O actual secretário de Estado da Economia, Correia Neves, foi chefe de gabinete de Pinho. Ministério Público quer saber se tinha conhecimento da avença que ex-ministro recebia da ES Enterprises.
Caso BES

GES. 'Saco azul' paga a ex-nº 2 do Banco do Brasil

982
Banqueiro brasileiro terá recebido fundos do 'saco azul' do GES como alegada contrapartida por crédito de 200 milhões aberto pelo Banco do Brasil quando o BES já estava em dificuldades financeiras.
Caso BES

O "carrossel" de Ricardo Salgado com a Venezuela /premium

1296
Um emigrante português na Suíça transformado em gestor de alta finança mediava negócios com venezuelanos ligados a Chávez e Maduro. Mais de 120 milhões giraram entre o Dubai, o Texas e a Madeira.
Caso BES

Investigação ao caso BES pode derrapar mais um ano

114
Procuradores dizem que só em março conseguirão ter todas as provas recolhidas. No total, foram feitos 35 arguidos, ouvidas 178 pessoas e arrestados 1,8 mil milhões de euros.
Caso BES

Como Salgado corrompeu Pinho, "o avençado do BES" /premium

1925
Decisões a favor da EDP, luz verde para compra de concessionária rodoviária e licenciamentos especiais para herdades terão sido a alegada contrapartida pelo pagamento de 5,8 milhões a Pinho, diz o MP.
Corrupção

Nem o principal legado de Passos Coelho sobrevive? /premium

285
Haverá alguma coisa mais desmotivadora para quem está a começar um negócio e a arriscar num investimento incerto do que a sensação de que a única forma de ter sucesso é ter bons contactos políticos?
Caso BES

Pinho suspeito de usar RERT para lavar milhões

1363
O Ministério Público está a investigar o alegado recurso de Manuel Pinho ao regime de perdão fiscal permitido pelos governos de Sócrates e Passos Coelho para legalizar o dinheiro recebido pelo BES.
Lesados do BES

Lesados do BES dizem-se "enganados e traídos"

O Grupo de Lesados do Novo Banco manifestou-se em Lisboa contra a solução alcançada pela Associação dos Enganados e Indignados do Papel Comercial, dizendo-se "enganados e traídos".
Caso BES

Sócrates defende Pinho 

3246
Ex-primeiro-ministro ataca Rui Rio e Carlos César e defende o seu ex-ministro da Economia em artigo de opinião publicado no Expresso.
EDP

10 pontos que explicam o silêncio de Pinho /premium

504
O ex-ministro da Economia vai ser ouvido esta terça-feira no DCIAP e no Parlamento. Conheça todas as suspeitas e os diversos casos de Pinho que vão ser abordados por procuradores e deputados.
Caso BES

Salgado acusado pela quarta vez pelo BdP

520
Ex-líder do BES foi acusado de atos dolosos de gestão ruinosa. Em causa o alegado desvio de 3 mil milhões de euros para a Eurofin e a concessão de créditos irregulares de 1,3 mil milhões euros ao GES.
EDP

Pinho volta a ser arguido após ida ao Parlamento

121
Ex-ministro da Economia vai ser constituído arguido pela segunda vez no caso EDP, após ser ouvido na Comissão Parlamentar de Economia no dia 17 de julho. Opções para ouvir Pinho são 18 ou 19 de julho.
CMVM

BES, Banif e PT fazem disparar ações contra a CMVM

Os lesados dos maiores casos financeiros têm vindo a apresentar cada vez mais queixas contra o supervisor do mercado. Só no ano passado entraram 40 ações quase todas relacionadas com o BES.
KPMG

Regulador britânico critica KPMG. "Inaceitável"

Regulador britânico arrasa o trabalho da auditora, uma das quatro maiores do mundo, defendendo que o trabalho de auditoria que a empresa faz no Reino Unido é de qualidade "inaceitável".
Caso BES

Pinho vai ao Parlamento a 17 de julho

A Comissão de Economia e o ex-ministro já acertaram data para audição: 17 de julho. Com uma condição: não pode falar sobre a matéria criminal do caso EDP que está a ser investigada pela Justiça.
Caso BES

Pinho não via problemas em negócios com GES

712
Manuel Pinho comprou ao GES um prédio com reconstrução já aprovada por 789 mil euros e ganhou milhões. Pagou o prédio quando já era ministro, mas continuou a decidir sobre o GES como se nada fosse.
Caso BES

Salgado, o "fininho", as "maçãs" e a Venezuela /premium

517
Uma ex-procuradora-geral da Venezuela, a viver em Lisboa, e o ex-líder da PDVSA terão recebido parte dos 105 milhões pagos pela ES Enterprises. Tudo para garantir aplicações de 8 mil milhões no GES
EDP

Juiz Ivo Rosa com nova derrota na Relação

991
Juiz de instrução impediu procuradores de acederem a informação bancária e fiscal de António Mexia e de João Manso Neto. Relação diz que não tem competência para impedir investigação do DCIAP.
Justiça

Caso EDP. Advogado nega destruição de emails

O advogado de António Mexia, arguido no caso EDP e presidente da energética, nega que tenham sido destruídos emails recolhidos na Operação Marquês e no caso BES. Despacho de juiz sugeria o contrário.
Justiça

E-mails do caso EDP vão ser destruídos

3638
O avanço do caso EDP pode estar comprometido depois do juiz ter ordenado a destruição dos e-mails de António Mexia e outros suspeitos. Não foram os procuradores do caso a recolher a correspondência.
Caso José Sócrates

Despoletar a bomba a tempo /premium

120
Tão importante como o caso lamentável de Manuel Pinho, foram as emissões televisivas dos interrogatórios de Sócrates que desencadearam os receios do PS quando o viram, por assim dizer, à solta
Caso BES

Salgado ligado a esquema de corrupção na Venezuela /premium

2984
Investigações nos Estados Unidos, Espanha e Venezuela solicitaram a cooperação de Portugal no alegado desfalque da Petróleos da Venezuela. Baltazar Garzón e norte-americanos já estiveram em Lisboa.
Caso José Sócrates

César pôs lama na ventoinha /premium

1513
Quando tentou tornar o independente Manuel Pinho no cordeiro a sacrificar para não agitar os pecados do último Governo socialista, despertou todos os fantasmas desse passado vergonhoso da democracia.
Ricardo Salgado

Multa para Ricardo Salgado em 3,7 milhões de euros

433
Em causa estão as contraordenações aplicadas pelo Banco de Portugal pela comercialização de títulos de dívida da Espírito Santo Internacional a clientes do BES. Defesa vai recorrer da decisão.
Justiça

Pinho vai ao Parlamento, depois de ouvido pelo MP

485
O ex-ministro da Economia aceita prestar "todos os esclarecimentos" ao Parlamento depois de o PSD ter anunciado que iria chamá-lo. Mas Pinho só quer falar depois de ser interrogado pela Justiça.
EDP

Caso EDP. Manuel Pinho teve uma terceira offshore

1807
É a terceira offshore descoberta ao ex-ministro da Economia. MP investiga rendimentos do BES de 336 mil euros declarados no IRS por Pinho e mulher durante o mandato do ministro da Economia.
EDP

GES pagou meio milhão a Pinho quando era ministro /premium

9136
Offshore de Manuel Pinho recebeu cerca de 1 milhão do saco azul do GES entre 2006 e 2012 - 500 mil quando era ministro. MP diz que foi para beneficiar BES e a EDP. Salgado vai ser arguido no caso EDP.
Operação Marquês

Ordem condena "julgamentos populares" na televisão

178
Ordem dos Advogados diz que transmissão televisiva de inquéritos "viola flagrantemente" direitos dos arguidos e contribui para "julgamentos populares totalmente desaconselháveis" em democracia.
Lesados do BES

Recuperação de créditos ate 12 de abril

Os lesados do papel comercial do BES/GES têm até 12 de abril para aderirem ao fundo que pagará as indemnizações, devendo fazê-lo nas instalações do Novo Banco, do BEST ou do Novo Banco dos Açores.
EDP

MP tenta ligar saco azul do GES a Mexia /premium

425
Os procuradores do caso EDP querem contornar os obstáculos que o juiz Ivo Rosa tem colocado ao desenvolvimento da investigação e vão recorrer a Carlos Alexandre para recolher prova no caso BES/GES.
BESA

Como Sobrinho desfalcou BESA em quase 500 milhões

862
Investigação em que participa o "Expresso" mostra que o empresário terá enviado para (pelo menos) três empresas angolanas a que estaria, na realidade, ligado. Vários movimentos eram em dinheiro vivo.
Justiça

A nossa (grande) ‘Quadrilha’

372
Não é estranho que nos últimos anos se tenham descoberto tantos suspeitos de crimes entre os mais poderosos do país? Eram todos bons rapazes antes ou só agora alguém teve coragem para os investigar?
Investigação

Duas caras mediáticas e um ex-adjunto de Durão

371
Mais dois nomes dos beneficiários da ES Enterprises: uma empresa de Jaime Nogueira Pinto e Fernando Costa Freire. Patrick Monteiro de Barros foi remunerado por outra offshore do GES.
Investigação

GES: 20 milhões a mais de 50 altos funcionários

1334
56 mil páginas de documentos mostram que offshore secreta fez pagamentos desde 2006. Entre os beneficiários do saco azul está Martins Pereira, o homem que devia fiscalizar cumprimento da lei pelo BES
Investigação

Manuel Pinho recebeu 315 mil euros do 'saco azul'

1116
Ex-ministro da Economia de Sócrates recebeu valores como administrador do GES. Pereira Gonçalves, ex-diretor do BES que foi secretário de Estado do Governo Passos Coelho, recebeu cerca de 54 mil euros
Investigação

Frasquilho recebeu o dobro do 'saco azul' do GES

2409
'Saco azul' pagou cerca de 98 mil euros ao chairman da TAP, pais e irmão. Pagamentos a familiares eram frequentes no GES. Objetivo era a “dissimulação de fluxos”, diz o MP. Frasquilho garante que não.
Caso BES

Saco azul do BES pagou a familiares de Frasquilho

870
De acordo com o Expresso, familiares do ex-deputado do PSD e ex-quadro do BES receberam pagamentos da ES Enterprises . Frasquilho diz que foi para pagar dívidas suas e que os rendimentos eram seus.
Caso BES

7 questões sobre a anulação da sanção a Salgado

175
Anulação da condenação de Ricardo Salgado decidida pelo Banco de Portugal não deve ter consequências nos restantes processos de contra-ordenação contra o ex-líder e restantes administradores do BES.
Justiça

Funcionário do BdP acusado de abuso de informação

O Ministério Público acusou um funcionário do Banco de Portugal pelo crime de abuso de informação, num caso ligado à venda de ações do BES.
Caso BES

Ex-gestor do BES insiste no arquivamento de ação

Rui Silveira vai insistir no arquivamento de ação cível contra a ex-administração do BES. Em causa está uma indemnização de 106 milhões de euros, pedida por 39 fundos estrangeiros.
Caso BES

Relação ressuscita ação contra ex-gestores do BES

126
Decisão de arquivar pedido de indemnização superior a 106 milhões de euros foi declarada nula pela Relação de Lisboa. Ação cível de fundos estrangeiros contra ex-gestores do BES vai continuar.
Caso BES

Como Salgado envolveu Marcelo com Sobrinho

685
O ex-banqueiro revelou nos autos do caso BES/GES que deu o nome de Sobrinho a Marcelo para procurar investidores angolanos que salvassem o jornal Sol. Pré-publicação de "A Conspiração dos Poderosos".
Caso BES

Há 40 milhões no BES que ninguém reclama

1508
"Correio da Manhã" diz que a comissão que está a liquidar o "BES mau", que restou da resolução do banco, não consegue identificar os donos de 40 milhões em títulos de dívida do BES.
Caso BES

Pensão de Ricardo Salgado arrestada

2713
O Tribunal Central de Instrução Criminal deu ordem para que seja arrestada a pensão de cerca de 39 mil euros do ex-presidente do BES, no âmbito dos processos Universo Espírito Santo.
Lesados do BES

Lesados BES. Governo e CMVM podem melhorar solução

Associação dos Lesados do BES acredita que as reuniões com a CMVM, Governo e PS vão melhorar a solução que têm para os maiores investidores em papel comercial do banco.
Operação Marquês

Bava terá devolvido 18,5 milhões ao GES em 2015

496
Zeinal Bava terá devolvido 18,5 milhões de euros ao 'saco azul' do GES um mês depois de ser público que o MP estava a investigar a ES Enterprises por pagamentos não documentados.
Lesados do BES

Rui Silveira: "Não há lesados do BES"

O antigo administrador do Banco Espírito Santo, Rui Silveira disse em tribunal que "não há lesados do BES" porque o banco deixou provisões para reembolsar todos os seus clientes.
Caso BES

PGR confirma detenção de ex-representante do BES

Antigo diretor do BES Madeira, que representou os interesses do banco liderado por Ricardo Salgado na Venezuela, ficou em prisão domiciliária depois de ser ouvido por um juiz de Instrução Criminal.
Caso BES

Grupo Espírito Santo alvo de novas buscas

155
O Ministério Público está novamente a fazer buscas ao Grupo Espírito Santo. Foram recolhidas provas em residências, empresas e entidades bancárias no continente e na Madeira.
Caso BES

Granadeiro diz que vendeu herdade por 15,7 milhões

372
Ex-líder da PT garantiu ao MP que vendeu 30% da Herdade do Rico Homem à ES Enterprises por 15,7 milhões de euros. Gestor tenta convencer Carlos Alexandre a levantar arresto, devolvendo as ações do GES
Caso BES

Morais Pires está na lista do 'saco azul' do GES

246
O ex-braço direito de Ricardo Salgado terá recebido montantes avultados numa conta bancária na Suíça. Não se sabe quanto, mas terá pago mais 1,1 milhões de euros de impostos ao abrigo do RERT.
Impostos

Fisco. 50 processos a funcionários por verem dados

108
Manuel Pinho, ex-ministro da Economia, José Sócrates, ex-primeiro-ministro, e o seu amigo Carlos Santos Silva. Houve pelo menos 50 processos nos últimos três anos a funcionários que consultaram dados.
Caso BES

BES: Suíça bloqueou 150 milhões de euros

233
A Suíça bloqueou cerca de 150 milhões de euros de pessoas suspeitas de lavagem de dinheiro, no contexto processo de desmantelamento do Banco Espírito Santo, confirmou hoje o MP daquele país.
Caso BES

Herdade de Granadeiro arrestada pela Justiça

1971
Interrogatórios de Ricardo Salgado e do ex-presidente da PT na origem do arresto judicial. Decisão deve-se a alegada participação do 'saco azul' do GES na empresa proprietária da herdade vinícola.
Operação Marquês

Operação Marquês. Novo adiamento é um "escândalo"

249
"Isto é um escândalo, ultrapassa todas as marcas", diz a defesa de José Sócrates. João Araújo espera que a PGR indefira o pedido de adiamento feito pelo procurador Rosário Teixeira.
Novo Banco

PS acusa Cristas de "negligência" no caso BES

Esquerda acusa líder do CDS de ter tomado a decisão de votar, como ministra, a resolução do BES com "leveza" e "negligência". Bloco aperta PS com venda do Novo Banco à LoneStar e com Carlos Costa.
Assunção Cristas

No Conselho de Ministros nunca se falou no BES

321
Assunção Cristas diz que houve apenas "referências" ao BES, por Passos Coelho e Maria Luís Albuquerque, mas que nunca o tema foi discutido "com profundidade".
Ricardo Salgado

Salgado diz que "tudo valeu" para o condenar

O ex-presidente do BES afirma, no pedido de impugnação da decisão do Banco de Portugal que esta semana começou a ser julgado em Santarém, que "tudo valeu" para o condenar e que foram ignorados elementos "que impunham uma absolvição".
Caso BES

Queda do BES. "Veremos quem são os responsáveis"

699
Ricardo Salgado contesta condenação do Banco de Portugal em tribunal. Ex-banqueiro diz que a "verdade virá ao de cima e então veremos quem são os verdadeiros responsáveis pelo que aconteceu ao BES".
Banco de Portugal

Carlos Costa: lei não permitiu afastar Salgado

Governador do Banco de Portugal não teme ser afastado pelo Governo e explica, em entrevista ao Público, que, no caso BES, só não retirou idoneidade a Salgado porque legalmente "não o podia fazer".
Caso BES

Governador volta a explicar BES. Uma ou duas vezes

Parlamento vai ouvir explicações do governador sobre o BES, após reportagem da SIC que volta a questionar ação do Banco de Portugal. PCP já tinha pedido vinda de Carlos Costa que pode vir duas vezes.
Offshores

Offshores. BES declarou maioria dos 10 mil milhões

Mais de metade dos 10 mil milhões de euros de transferências para 'offshores' que não apareciam nas estatísticas entre 2011 e 2014 foram declarados pelo Banco Espírito Santo.
Caso BES

PS deve chamar de novo Carlos Costa ao Parlamento

121
As recentes revelações do caso Espírito Santo levam o PS a querer ouvir novamente o governador do Banco de Portugal. João Galamba lembra que o PS foi contra a recondução de Carlos Costa.
Caso BES

BdP nega que alerta do BPI tenha guiado caso BES

Banco de Portugal reitera que foi a sua atuação "única e exclusiva" que detetou em 2013 falhas nas contas da Espírito Santo Internacional. E afasta a ideia de que foi o BPI a dar o alerta.
Banco de Portugal

PS mantém pressão sobre Carlos Costa

O líder parlamentar do PS diz que "não há dúvidas que houve falhas muito significativas" do Banco de Portugal. Sobre se tem condições para continuar diz que o PS está a "refletir".
Operação Marquês

Sócrates. Advogados acusam falta de "decência"

377
Advogados de José Sócrates criticam o Ministério Público por falta de "decência" e por passar informações a "jornalistas amigos o que se recusa aos advogados de defesa".
Caso BES

BES. BdP já saberia dos riscos nove meses antes

259
Documentos, a que a SIC teve acesso, mostram que o Banco de Portugal já sabia dos riscos do GES/BES nove meses antes da resolução. Regulador insiste que não tinha "factos" para reavaliar idoneidade.
Lesados do BES

BES. Legislação para compensar lesados já avançou

O Ministério das Finanças e o grupo de trabalho dos lesados do papel comercial do BES já estão a trabalhar na nova legislação que permitirá criar o fundo privado que financiará as indemnizações a pagar aos lesados.
Novo Banco

Novo Banco. José Guilherme diz ter "tudo em dia"

Empresário que deu "liberalidade" de 14 milhões a Salgado garante que está a "cumprir ao milímetro" com o Novo Banco e explica que o que deve está relacionado com créditos a que deu avales.
Caso BES

Novo arquivamento livra gestores do BES

905
Escritório do ex-ministro Pinto Ribeiro responsabilizado pela extinção de ação cível interposta contra Ricardo Salgado e restantes gestores do BES. Arquivamento já foi confirmado pela Relação.
Caso BES

Tribunal responsabiliza advogados por arquivamento

2791
Escritório dos ex-ministros Rui Pena e José Luís Arnaut responsabilizado pelo arquivamento de queixa contra 31 gestores do BES, ex-BESI e KPMG. Estavam em causa 106 milhões de euros de indemnização.
Caso BES

Acordo iminente entre governo e lesados do BES

354
Clientes que tenham investido até 500 mil euros em papel comercial da ESI e da Rio Forte deverão recuperar 75% do capital até um tecto máximo de 250 mil euros por aplicação.
Caso BES

Álvaro Sobrinho alvo de nova apreensão de bens

275
Escutas telefónicas com Ricardo Salgado e general angolano na base da terceira apreensão de bens do ex-líder do BES Angola. As duas anteriores apreensões foram anuladas pela Relação de Lisboa.
Fact Check

O PSD "destruiu" mesmo o BES, como acusou Costa?

302
António Costa disse que o PSD não tem legitimidade para falar de bancos porque, na sua governação, "destruiu o BES", equiparando às situações do Banif e da Caixa. Faz sentido? Leia o "fact check".
Caso BES

O 'saco azul' e o financiamento fraudulento do GES

564
Salgado terá usado o 'saco azul' para pagar a funcionários do BES que terão implementado esquemas de financiamento fraudulento do GES à custa dos clientes e do próprio banco.
Caso BES

Novas buscas no caso BES

303
O Ministério Público levou a cabo buscas em três casas particulares, um escritório de advogados e quatro instalações de empresas em Lisboa, Porto e Torres Vedras. Já há 220 queixas de lesados do BES.
Caso BES

BES mau: Requiem a uma massa insolvente encapotada

178
O procedimento de liquidação do BES se encontra irremediavelmente inquinado por força da redução da esfera patrimonial do BES aos seus ativos e passivos tóxicos, realizada discricionariamente pelo BdP
Caso BES

Emigrantes lesados vão manifestar-se sexta-feira

A Associação Movimento Emigrantes Lesados Portugueses convocou uma manifestação para sexta-feira, em Lisboa, para mostrar que os emigrantes estão "cansados de promessas".
Caso BES

BES. Relação ordena condenação de ex-funcionários

186
O Tribunal da Relação ordenou a condenação de três ex-funcionários do BES por abuso de informação privilegiada. Em causa está o caso de compra de ações da EDP.
Caso BES

Banco Espírito Santo vai ser liquidado

A decisão do BCE de retirar a licença ao BES para atuar como instituição de crédito vai ter como consequência o arranque do processo judicial de liquidação, anunciou o Banco de Portugal.
Caso BES

Banco de Portugal acusa Salgado pela 3.ª vez

O ex-líder do BES foi acusado pelo supervisor bancário de 12 contra-ordenações por não ter aplicado um mecanismo de controle de branqueamento de capitais nas sucursais e filiais do banco.
Caso BES

Os negócios angolanos do GES de Ricardo Salgado

802
Eis a história de como duas das principais figuras do MPLA tentaram comprar a Escom por 500 milhões. E de como o empreiteiro favorito de Ricardo Salgado se fez sócio da irmã de Eduardo dos Santos.
Caso BES

Já há (quase) acordo para lesados do BES

O acordo passa pela criação de um "fundo de indemnização", com teto de 300 mil euros, que restituirá a maioria dos lesados do BES. Nova entidade vai lutar na justiça pelos clientes do banco.
Caso BES

Observador. Salgado faz comunicado sobre notícias

Ex-presidente executivo do BES diz que está sempre disponível para prestar esclarecimentos na justiça e lamenta o que entende ser a "habitual e flagrante violação do segredo de justiça".
Caso BES

EDP. Salgado comprou ações com fundos do saco azul

193
'Saco azul' do GES financiou compras de ações por parte de Ricardo Salgado durante a última fase de privatização da EDP. Banco liderado por Salgado assessorava concorrentes chineses.
Caso BES

Salgado ordenou transferências para Zeinal Bava

2064
Ex-líder do BES assumiu em julho de 2015 na Justiça a paternidade das ordens de transferência do 'saco azul' do GES para Zeinal Bava. Mas deu uma explicação contraditória com a do ex- CEO da PT.
Caso BES

BdP multa Ricardo Salgado em 4 milhões

1241
Banco de Portugal condena Ricardo Salgado a pagar coima de 4 milhões de euros, proibindo-o de exercer na banca por 10 anos. É a multa mais pesada do regulador. Salgado vai recorrer.
Caso BES

'Saco azul' do GES fez 2 transferências para Bava

2023
Ex-líder da PT recebeu duas transferências num total de 18,5 milhões de euros. MP cruza data com decisões sobre venda da Vivo e entrada na Oi. Bava recusa qualquer favorecimento ao GES.
Caso BES

"Não fui informado" dos pagamentos do 'saco azul'

"A partir de meados da década de 2000 deixei de ver mencionada a ES Enterprises nos organogramas do GES", diz Manuel Fernando Espírito Santo ao Observador. Por isso, "pensava que teria sido extinta".
Caso BES

Dois milhões de euros em notas nos cofres do GES

404
Cerca de dois milhões de euros em numerário foram descobertos em 2005 pelo MP. É uma notícia do Expresso que dá mais pormenores da lista de pagamentos do saco azul do GES revelada pelo Observador.
Caso BES

BESA. Mais mil milhões de créditos irregulares

2597
A investigação do caso BES tem indícios de que o BES Angola terá concedido mais de 6,8 mil milhões de dólares em créditos alegadamente irregulares. Mais mil milhões do que as suspeitas iniciais.
Caso BES

Justiça sabe quem recebeu parte dos milhões do GES

2886
O Ministério Público conseguiu reconstituir parte da 'lista' de pagamentos de offshores secretos do GES. Políticos portugueses e venezuelanos e gestores do BES e da PT estão referenciados.
Banif

Ou BdP dá avaliação sobre BES ou há queixa à PGR

144
Coordenadores da comissão de inquérito ao Banif dão última oportunidade ao Banco de Portugal para entregar autoavaliação ao caso BES. Mas se Carlos Costa não der relatório, segue queixa para a PGR.
Banco de Portugal

Caso BES. Avaliação aponta falhas desde Constâncio

510
A autoavaliação do Banco de Portugal, feita com apoio da BCG, à atuação no caso BES, aponta falhas à atuação do regulador desde Vítor Constâncio, diz Jornal de Negócios. BdP recusou dar documento.
Caso BES

Ricciardi. Ricardo Salgado é "patético"

Em declarações ao Público, o primo de Ricardo Salgado diz que não vai perder tempo a ler o livro que resultou do testemunho direto do ex-presidente do BES e acusa-o de ser patético.
Caso BES

Murteira Nabo. Foi um erro resolver BES e Banif

Em entrevista ao Diário Económico/Antena 1, o economista e ex-governante considera que o BES não devia ter sido alvo de resolução e que o caso do Banif foi uma precipitação.
Caso BES

Juiz desconfiou de relação entre Salgado e MP

138
Em julho, o Ministério Público propôs as medidas de coação a aplicar a Salgado e três minutos depois a defesa respondeu. Carlos Alexandre desconfiou da rapidez e decidiu pô-lo em domiciliária.
Caso BES

Ricciardi investigado por tráfico de influências

209
Primo de Ricardo Salgado esteve sob escuta durante 335 dias devido a alegadas irregularidades nas privatizações da EDP e da REN que terão prejudicado o Estado em 130 milhões, segundo a Sábado.
Caso BES

BES. MP apreende documentação na KPMG

Ministério Público apreendeu documentação na auditora do ex-BES e do ex-BES Angola sobre venda de papel comercial de empresas do GES e sobre a gestão do banco angolano
Caso BES

Directores do BES ilibados de inside trading

Estava em causa a compra e venda de ações da EDP durante o processo de oferta pública de subscrição da EDP Renováveis. Morais Pires e José Maria Ricciardi já tinham sido ilibados na fase de inquérito.
Salários

Salários em atraso na Fundação Espírito Santo

107
A maioria dos trabalhadores da Fundação Ricardo Espírito Santo continua sem receber os salários relativos ao mês de dezembro e não há certezas quanto ao pagamento do mês de janeiro.
Caso BES

Caso BES/GES. A "sã consciência do eng. Bava"

Conheça as razões que levaram a Pharol a processar Zeinal Bava, Henrique Granadeiro e Pacheco de Melo. Em causa estão os investimentos financeiros da PT no GES, depois da venda da Vivo.
Caso BES

Caso BES/GES. Pharol formaliza queixa contra Bava

182
Henrique Granadeiro, ex-presidente da PT, e Luis Pacheco de Melo, ex-CFO da operadora, são novamente processados pela Pharol. Pharol diz que já perdeu 54,9 milhões investidos no GES.
Caso BES

Os 4 que tramaram Bava e Granadeiro (e como)

633
São quatro testemunhos comprometedores para as principais figuras da antiga PT de ex-administradores, que juram que os investimentos financeiros ruinosos no GES foram feitos nas suas costas.
Caso BES

Pharol vai pedir indemnização a Zeinal Bava

1550
Pharol assume em ação interposta contra a auditora Deloitte que vai avançar com queixa contra o ex-CEO Zeinal Bava e fazer novas participações contra Henrique Granadeiro e Pacheco de Melo.
Caso BES

Ex-PT faz queixa contra Deloitte por caso GES

A ex-PT avança com segunda queixa por alegados danos causados com investimento de cerca de 897 milhões de euros em dívida do GES. Desta vez, o alvo é a auditora da operadora: a Deloitte.
2015-2016

Justiça. 5 casos que vão marcar 2016

José Sócrates, Ricardo Salgado e Miguel Macedo continuarão a estar no centro da ação da justiça. Casos que envolvem Luís Filipe Menezes e Marco António deverão ter desenvolvimentos no novo ano.
Caso BES

BES: CMVM prolonga por mais 10 dias suspensão 

O Conselho de Administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) voltou hoje a prolongar a suspensão da negociação das ações e de alguns instrumentos de dívida do BES por mais 10 dias úteis.
Caso BES

Salgado libertado por insuficiência económica

4488
Ex-banqueiro alegou que não tinha meios económicos para pagar 1,5 milhões de euros de caução em falta. Juiz Carlos Alexandre aceitou argumentos da defesa de Salgado
Lesados do BES

Advogado dos Lesado com "novo fôlego"

O advogado da Associação de Lesados de Papel Comercial do GES vendido aos balcões do BES considerou "muito proveitosa" a reunião mantida hoje em Bruxelas com responsáveis da Comissão Europeia, apontando que regressa a Portugal com "um novo fôlego".
Corrupção

Top da corrupção. BES na lista dos nomeados 

767
Os 15 casos de grande corrupção nomeados pela organização Transparência Internacional incluem o BES, a Petrobrás, a FIFA e Isabel dos Santos por ser a mulher mais rica de África num país de pobres.
Caso BES

BES. Guia para um primeiro "julgamento" de Salgado

O Banco de Portugal está a ouvir as testemunhas de defesa dos arguidos do caso BES. São 92 e este é só o primeiro mega-processo. A comparação com um julgamento é tentadora, mas há diferenças.
Caso BES

Relação de Lisboa: prisão de Salgado é legal

221
Tribunal Central de Instrução Criminal já tinha decidido libertar Ricardo Salgado mediante pagamento de caução de 1,5 milhões de euros mas o valor ainda não terá sido depositado
Caso BES

Pensão triplicou? Salgado desconhece, diz advogado

Francisco Proença de Carvalho diz que o seu cliente não foi informado pelo regulador ou Novo Banco de qualquer decisão sobre a sua pensão e estranha divulgação quando está a ser reavaliada caução.
Caso BES

Defesa de Ricardo Salgado admite contestar caução

A defesa do ex-presidente do Banco Espírito Santo admitiu contestar a alteração das medidas de coação de Ricardo Salgado que incluem o pagamento de uma caução de três milhões de euros para ficar em liberdade.
Caso BES

Salgado em liberdade. Caução de três milhões

250
O juiz Carlos Alexandre alterou as medidas de coação do ex-presidente do BES: o pagamento de uma caução para poder deixar a prisão domiciliária com vigilância policial.
Caso BES

Idoneidade de Ricciardi só se põe a partir de 2016

Reavaliação só se verificará no caso de alguma condenação no Banco de Portugal. Regulador entende que responsabilidades são claramente diferentes da dupla Ricardo Salgado/Amílcar Morais Pires.
Caso BES

Ministério Público interrogou António Ricciardi

Ex-'chairman' da Espírito Santo International teve de prestar declarações sobre a dívida da instituição, noticia o Económico. Autoridades querem apurar responsabilidades pela manipulação das contas.
Caso PT

Queixa Pharol não deverá ser julgada antes de 2017

Conclusão da ação interposta contra ex-presidente e ex-administradores da PT só se verificará entre cinco a sete anos. Excessiva pendência no Tribunal do Comércio de Lisboa explica a demora.
Caso PT

Ex-gestores culpados por revisão da fusão PT/Oi

Pharol, ex-PT SGPS, responsabiliza directamente Henrique Granadeiro, Luís Pacheco de Melo e Amílcar Morais Pires pela perda de valor que os acionistas da PT tiveram com a revisao da fusão PT/Oi
Caso PT

Mau "chefe de família". A queixa contra Granadeiro

278
A nova gestão da Pharol não poupa Granadeiro, Pacheco de Melo e Morais Pires numa ação judicial em que pede uma indemnização que pode superar mil milhões de euros pelos investimentos ruinosos no GES.
Economia

20 anos de grandes escândalos empresariais /premium

157
A pressão para dar mais lucro e fazer subir as ações, a espiral de dívidas para comprar os rivais, os bónus milionários, a falsificação das contas para disfarçar prejuízos. E a história que se repete.
Caso BES

Absolvidos no BPP. Haverá contágio ao caso BES?

O julgamento do caso BPP, com a absolvição de João Rendeiro, mostra algumas das dificuldades que o Ministério Público terá com o processo da queda do BES. Há pelo menos 3 obstáculos que ficam claros.
Caso PT

Caso PT. Justiça investiga novos negócios

4205
O Ministério Público está a investigar novo crime e várias operações do grupo Portugal Telecom. Negócios com a Telefónica e com a Oi sob suspeita.
Caso PT

Caso PT. Gravações secretas aceites como prova

1075
Decisão inédita da Relação de Lisboa sobre DVD secretos no caso PT/GES abre espaço para junção das gravações do Conselho Superior do Grupo Espírito Santo aos processos do caso BES.
BES

Governo remete impacto do BES para Bruxelas

Ministro da Presidência e Assuntos Parlamentares remeteu esta quinta-feira o eventual impacto no défice do processo de resolução do extinto BES para futuras decisões pelas instâncias europeias.
Caso BES

Tribunal nega pedido de arresto de bens do BES

Os pequenos investidores do BES queriam o arresto imediato dos bens imóveis, mas o Tribunal do Comércio de Lisboa diz ser incompetente para tomar tal decisão. Os investidores vão recorrer.
Crise no GES

Salgado nega notícia do 'Sol' e ataca Sobrinho

"Este é apenas mais um episódio da "saga" encetada pelas publicações dominadas pelo Dr. Álvaro Sobrinho", escreve Salgado sobre a notícia de que passou bens para a mulher e filhos.
Caso BES

Depois de Sócrates, Soares visita Ricardo Salgado

3914
O antigo chefe de Estado é amigo de Ricardo Salgado. Por isso, assim como fez com José Sócrates, o ex-Presidente visitou o ex-banqueiro, que está em prisão domiciliária na sua casa em Cascais.
Crise no GES

Júdice: BES pode custar milhões aos contribuintes

672
José Miguel Júdice acredita que a resolução do BES pode vir a custar muito dinheiro ao Estado e diz que o Banco de Portugal não fez uma boa gestão do "timing" de intervenção.
Resolução do BES

Um ano depois, qual é o buraco do BES? É mistério

292
É a pergunta de milhares de milhões. A situação líquida negativa de 2400 milhões do BES é um valor provisório que pode ser agravado. A conta final depende do preço de venda do Novo Banco.
Crise no GES

Caso GES. Seis arguidos, só 3 foram ao Parlamento

Procuradoria-geral da República diz quem são os seis arguidos do caso GES. De todos, só três foram ouvidos na comissão de inquérito. Contabilista está fora da lista.
Crise no GES

Caso BES. Defesa de Ricardo Salgado vai recorrer

Francisco Proença de Carvalho, advogado de Salgado, considerou a medida de coação "bastantes desproporcional" e adiantou que ai recorrer da decisão do juiz Carlos Alexandre.
Justiça

Férias Judiciais? Há investigações sem descanso

As férias judiciais começam esta quinta-feira. Há investigações que ficam penduradas até setembro, altura da rentrée, mas os trabalhos dos processos considerados urgentes continuam. Quais são eles?
Banco de Portugal

Parecer de 15 páginas justifica nega ao parlamento

234
O Banco de Portugal entregou ao Parlamento um parecer para justificar a recusa em dar a auditoria interna à atuação no BES. Parecer invoca o dever de segredo de supervisão para proteger terceiros.
Caso BES

Investigação BES. Cronologia de um mistério

Desde que o caso BES rebentou já houve cinco operações no terreno: três buscas e dois arrestos. Há uma equipa especial no MP a investigar e apenas dois arguidos. Tudo o resto, é um imenso mistério.
Caso BES

Advogado de Salgado. Este é o momento da acusação

Francisco Proença de Carvalho diz que Ricardo Salgado acompanhou as diligências de arresto de bens que decorreram esta quarta-feira. Este é o momento dos acusadores, o momento da defesa chegará.
Caso BES

Salgado perde barcos, carros, joias, quadros e mobília

971
Os bens arrestados a Ricardo Salgado e a outros ex-administradores do Banco Espírito Santo são uma salvaguarda para pagar eventuais indemnizações futuras que podem chegar a 1,8 mil milhões de euros.
Caso BES

150 lesados do BES manifestaram-se em Coimbra 

Cerca de 150 cidadãos lesados pela compra de papel comercial aos balcões do BES exigira, em Coimbra, ser ressarcidos das perdas financeiras, prometendo fazer a mesma reclamação ao futuro comprador do Novo Banco.
Banca

"BdP quer mudar relação entre bancos e clientes"

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, apelou a uma mudança no relacionamento entre clientes e bancos de modo a que o cliente perceba que há "produtos de risco e produtos sem risco".
Comissão de Inquérito BES

Deputados exerceram a autoridade, o país agradece

Queremos reguladores candidatos ao “prémio simpatia” ou que exerçam a sua função sem estarem preocupados com o cargo empresarial que vão desempenhar a seguir?
Caso BES

150 lesados do BES manifestam-se em Pombal

Manifestação em frente às instalações de uma agência do Novo Banco, numa iniciativa marcada pelo luto em memória de um dos lesados, que morreu recentemente.
Caso BES

Presidente não recebe lesados do papel comercial

O Presidente da República, Cavaco Silva não vai receber os lesados do papel comercial do Grupo Espírito Santo. O presidente da Associação queria, mas quem vai ser recebido é o primeiro-ministro.
Comissão de Inquérito BES

José Guilherme arrisca pena de dois anos de prisão

236
José Guilherme tinha alegado motivos de doença para não ser ouvido na comissão de inquérito ao BES, mas deixou Angola para ir ao barbeiro na Amadora. O caso está no Ministério Público.
A página está a demorar muito tempo.