271kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

BES

BES

BES. Relação rejeita pedido de recusa da juíza

Relação condenou mesmo Ricardo Salgado ao pagamento de 1.632 euros, tendo em consideração "a gravidade das suas invocações manifestamente desprovidas de sentido e razoabilidade".
Operação Marquês

Como Salgado rejeita ter sido o Dono Disto Tudo /premium

Na contestação que entregou ao tribunal, o ex-banqueiro do BES Ricardo Salgado descreve alguns capítulos da guerra que travou com o primo José Maria Ricciardi, testemunha fundamental do MP no Marquês.
Operação Marquês

Como se defende Ricardo Salgado em julgamento?

Advogados tentam provar em mais de 300 páginas que Salgado não era o "Dono Disto Tudo" e que as decisões que tomou na Espírito Santo Enterprises, o saco azul do BES, tiveram outros intervenientes.
Noticiário

10h. Salgado. 4ª tentativa para travar julgamento

Defesa justifica que ex-líder do BES tem mais de 70 anos e não é obrigado a deslocar-se a tribunal por causa da pandemia. A abrir este jornal, arraiais e jogos de futebol: os problemas do Governo.
BES

Julgamento de Salgado adiado para 6 de julho /premium

Sessão arrancou com um pedido do MP a pedir adiamento para poder analisar a contestação entregue pela defesa do ex-banqueiro Ricardo Salgado que tem centenas de páginas. Tribunal aceitou.
BES

BES. Lesados exigem ser ressarcidos 

Os investidores querem "ter informação do que se passa", ser ressarcidos do que perderam e ter "garantias da reparação e de tratamento equitativo" antes de financiarem o fundo de recuperação.
Noticiário

7h. Salgado começa a ser julgado pela primeira vez

O antigo líder do Grupo Espírito Santo é acusado do desvio de quase 11 milhões de euros do Grupo Espírito Santo. Responde em tribunal num processo à parte no âmbito da Operação Marquês.
Coronavírus

BE. Catarina Martins critica redução de testes

A coordenadora do Bloco de Esquerda criticou hoje, em Salvaterra de Magos, a redução do número de testes à Covid-19, apesar dos sucessivos anúncios pelo Governo.
Finanças

Mourinho Félix: resolução do BES "foi um embuste" /premium

129
Ricardo Mourinho Félix acusa o Governo de Passos Coelho de ter mentido sobre o BES. E não poupa Carlos Costa: "subjugou-se" a Maria Luís Albuquerque.
Novo Banco

A vez que o banqueiro quis dar crédito mais barato /premium

Na curta audição parlamentar (só PSD e BE fizeram perguntas), Miguel Maya, presidente do BCP, falou do "anacronismo" de ter tentado que o empréstimo ao Fundo de Resolução tivesse a taxa mais baixa.
Novo Banco

Novo Banco e "dinheiro que não é de contribuintes" /premium

Presidente do Conselho Geral e Supervisão acrescentou pouco aos trabalhos da comissão de inquérito ao Novo Banco e foi esquivo nas respostas, incluindo ao "coelho" que o PSD tirou da "cartola".
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo recebeu lesados do Banif e do BES

Presidente da República esteve reunido com uma "delegação de representantes da Associação de Lesados do Banif ", antes de ir para o Funchal, e com uma Associação de Lesados BES já na cidade.
Noticiário

10h. Salgado não vai ao tribunal

“Não é por nenhuma falta de respeito, obviamente", garante Francisco Proença de Carvalho, o advogado de defesa do banqueiro. Salgado é julgado sete anos depois do colapso do BES
Noticiário

8h. Ricardo Salgado começa hoje a ser julgado

Antigo banqueiro vai ser julgado por três crimes de abuso de confiança. O início do julgamento pode ser adiado por uma semana, porque advogados não apresentaram a contestação à acusação.
Novo Banco

Novo Banco "tentou abusar" do mecanismo das perdas

João Freitas, Secretário Geral do Fundo de Resolução e Diretor do Departamento de Resolução do Banco de Portugal, diz que Novo Banco tentou usar abusivamente o mecanismo que compensa pelas perdas.
BES

BESA/Eurofin. Salgado suscita recusa da juíza

957
Os advogados alegam o facto de Ana Gomes ser tia da juíza Mariana Machado e de ambas terem feito referências na comunicação social sobre o risco da prescrição de processos que envolvem Salgado.
Novo Banco

Ativos garantidos ou não? "O Excel é o mesmo"

Volkert Reig, presidente da GNB Real Estate, garante que não se faz qualquer distinção na forma como se gerem os ativos que estão ao abrigo do mecanismo de capital contingente e aqueles que não estão.
Novo Banco

"Hacker" Rui Pinto não vai ser ouvido na CPI

459
O “hacker” Rui Pinto não vai ser chamado à comissão parlamentar de inquérito, depois de uma votação ter dado um empate (8 contra 8), o que anula o requerimento do PAN para ouvir o “hacker”.
BES

Coima de 1 milhão ao BES — em liquidação

Em causa está "um processo de violação dos intermediários financeiros", que engloba três infrações, adiantou o regulador do mercado. No total, foi aplicada uma multa de um milhão de euros.
Novo Banco

Novo Banco enviou 2 créditos ao Ministério Público /premium

Nelson Martins, ex-diretor de Auditoria Interna do BES/Novo Banco, diz que só a partir de "início de 2014 houve uma consciência forte de que algo de grave se estava a passar" no Novo Banco.
Comissão de Inquérito BES

Afilhados eternos do regime, capitalismo sem rosto /premium

O caso BES/Novo Banco continua a surpreender-nos. As nossas piores perspectivas ganham confirmação no que se tem e não tem dito na nova comissão de inquérito.
Fact Check

Obrigações sénior do BES subiram juros da dívida?

Mário Centeno apontou a retransmissão de obrigações sénior ao BES em finais de 2015 como causadora da subida dos juros da dívida portuguesa em 2016. Mas não contou a história toda.
BES

Salgado pode não pagar coima de 290 mil euros

122
Antigo presidente do BES pode não pagar multa de 290 mil euros. Em causa estão os procedimentos judiciais apresentados por Amílcar Morais Pires. Processo prescreve a 27 de junho.
Comentário

"Nuno Vasconcellos podia ter dado uma entrevista"

Nuno Vasconcellos, ex-presidente da Ongoing, levou os deputados da Comissão de Inquérito ao Novo Banco a "perderem a paciência". Comentário de Ana Suspiro, jornalista de Economia do Observador.
Oficina da Liberdade

Agarra que é ladrão!

352
Como é que o Banco de Portugal e o Ministério das Finanças não se aperceberam (ou não actuaram) para impedir a crescente sobrevalorização dos activos do BES até se tornar insustentável?
Comentário

"Mário Centeno parece ministro e não Governador"

Ouvido na Comissão de Inquérito ao Novo Banco, o Governador do Banco de Portugal centrou-se na resolução do BES, em 2014, e não na venda do Novo Banco. A análise do editor de Economia, Nuno Vinha.
Novo Banco

O país dos testas de ferro

Se já construímos um império há 400 anos, já tivemos o milagre de Fátima e até ganhámos o Europeu de futebol, porque não acreditar que os grandes calotes são afinal da responsabilidade do credor?
Fact Check

Vieira cumpriu sempre com o BES e o Novo Banco?

Luís Filipe Vieira é um dos grande devedores do Novo Banco (e, antes, do BES), mas diz que cumpriu sempre o pagamento da dívida e que nunca obteve perdões, descontos ou favores. Mas não foi bem assim.
Tempestade Perfeita

Novo Banco: ninguém sai bem da auditoria do TdC

Maus processos, falta de transparência, conflito de interesses. Todos ficam mal na foto à venda do Novo Banco. Esta semana com João Ferreira do Amaral e Nuno Vinha, editor de Economia do Observador.
Emissão Especial

Luís Filipe Vieira: "Investi dinheiro meu"

271
Luís Filipe Vieira fez uma declaração inicial de 20 minutos na comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco, garantindo que "não houve facilitismos" e que o que investiu foi com dinheiro próprio.
Novo Banco

Grandes devedores. O "estratega" e o "Sr. Angola" /premium

230
Respostas dos primeiros grandes devedores do BES/Novo Banco deixaram deputados de boca aberta. Faltas de memória, contradições, ataques desgarrados marcaram audições de Moniz da Maia e João Gama Leão.
BES

Tribunal da Relação confirma absolvição da KPMG

160
O Tribunal da Relação de Lisboa julgou improcedentes os recursos interpostos pelo Banco de Portugal e pelo Ministério Público, confirmando a sentença do Tribunal da Concorrência.
Novo Banco

Luís Filipe Vieira vai ao parlamento na 2ª feira

534
Agenda do parlamento aponta para que Luís Filipe Vieira, enquanto presidente do Conselho de Administração da Promovalor, seja ouvido na próxima segunda-feira pelos deputados da comissão do Novo Banco.
Novo Banco

Barroso não se reuniu com Passos Coelho sobre BES

O antigo líder europeu e também ex-primeiro-ministro português considera que "não tinha de ser especialmente alertado para a referida situação e muito menos de tomar quaisquer diligências"
Relatório Costa Pinto

"Infeliz letra da lei" limitou o Banco de Portugal /premium

Relatório Costa Pinto inclui um capítulo sobre as "condicionantes" à atuação do BdP (por vezes contraditório com as duras conclusões). Quais se mantêm e quais ainda hoje limitariam o BdP?
Operação Marquês

Salgado não quer ir a julgamento sozinho 

180
O antigo presidente do BES apresentou um requerimento para travar a separação de processos decidida por Ivo Rosa. O juiz já indeferiu o pedido, mas tudo pode mudar assim que a Relação se pronunciar.
Relatório Costa Pinto

Banco de Portugal não foi o único a falhar no BES /premium

137
Relatório Costa Pinto não poupou críticas ao supervisor português. Mas outras entidades esconderam dados, atrasaram respostas ou falharam nos seus deveres. O regulador CMVM é especialmente visado.
BES

BES recuperou quase 180 milhões até 2020

Segundo uma carta de César Brito, ex-vogal do BES, "em liquidação o BES já tinha recuperado quase 180 milhões de euros", sendo que ainda não é possível estimar a data para encerramento da liquidação.
CMVM

BES. Memorandos da KPMG não documentaram Angola

O diretor de supervisão da CMVM afirmou que os procedimentos de auditoria realizados no BES Angola teriam de estar explicitados nos memorandos da KPMG Portugal e não estão documentados.
Explicador

Relatório secreto do BdP. Deputados em debate

Duarte Pacheco (PSD), João Paulo Correia (PS) e Duarte Alves (PCP) analisam relatório tornado público pelo Observador. Jornalista Edgar Caetano diz que “fica claro que houve falhas na regulação”.
Noticiário

7h. BES. Relatório secreto revela falhas do BdP

O chamado relatório Costa Pinto faz críticas à atuação do supervisor: não usou todos os poderes que tinha disponíveis. Ainda neste jornal, pode haver maior mobilidade na UE no verão.
Relatório Costa Pinto

BES. O relatório secreto do Banco de Portugal /premium

220
O Observador revela em exclusivo o conteúdo do "Relatório Costa Pinto", escrito pela comissão que apontou as falhas no BES. Documento defende que o Banco de Portugal podia ter feito mais e melhor.
Caso BES

BES. PS quer que Cavaco diga quando soube do caso

909
O PS considera que, sendo Cavaco Silva a autoridade política máxima na altura, tem de responder sobre a altura em que tomou conhecimento da situação do BES e o porquê de não ter agido.
Noticiário

9h. BES. PS quer esclarecimentos de Cavaco Silva

Socialistas querem perceber o porquê de o antigo Presidente não ter tomado diligências na altura. Este jornal abre com os autotestes. APED quer que estejam à venda em todos os supermercados.
Justiça

Presidente KPMG ouvido no Tribunal da Concorrência

A KPMG recorreu da decisão da CMVM que condenou a sociedade de revisores oficiais de contas por 66 infrações praticadas no âmbito da auditoria às contas do BES relativas aos exercícios de 2012 e 2013.
BES

Ricciardi tenta ilibar-se na insolvência do BES

Antigo gestor do BESI lembra que foi ilibado no processo-crime relativo ao universo GES para argumentar que não teve culpas na insolvência. MP e comissão liquidatária não estão convencidos.
Novo Banco

BES. Maria Luís recusa "romantismo" e "fantasias"  /premium

Ex-ministra nega ter limitado valor a emprestar ao Fundo de Resolução. Não foi por falta de vontade política que recapitalização pública do BES foi excluída. Era a lei. E afasta intervenção de Moedas
Novo Banco

Correu mal porque faltaram 600 milhões? É fantasia - como aconteceu

Maria Luís Albuquerque, ministra das Finanças quando o BES caiu, admite que achou demais os 5,5 mil milhões para o Novo Banco, mas diz não que limitou o valor que foi definido pelo Banco de Portugal.
Novo Banco

"Banco de Portugal não podia ter feito muito mais"

Vasco Pereira, diretor de supervisão do BdP entre 2011 e 2013, diz que a administração do supervisor tinha conhecimento dos riscos do BES/GES, mesmo sem a nota que foi acusado de reter.
Caso BES

PS quer Cavaco e Passos na comissão do BES

470
PS quer ouvir Cavaco e Passos Coelho, entre outros, depois de saber pela voz de José Honório que houve reuniões "de alto nível" para falar dos problemas no GES, antes do aumento de capital do BES.
Novo Banco

Vítor Bento, o almocreve e o "fogo de retaguarda" /premium

Audição a Vítor Bento focou-se mais no (velho) debate sobre a resolução, que não é o tema da comissão de inquérito em curso (que é sobre as perdas registadas pelo Novo Banco).
Novo Banco

Exposição a grandes devedores disparou em 6 meses

178
Exposição a grandes devedores — Ongoing, Berardo e Moniz da Maia — subiu centenas de milhões de euros 6 meses após resolução e fixação do capital do Novo Banco. Pedro Duarte Neves não sabe explicar.
Novo Banco

BdP queria mais 500 milhões no Novo Banco em 2014

Diretor de supervisão diz que Banco de Portugal queria mais 500 milhões no capital do Novo Banco em 2014, mas Finanças limitaram a 4.900 milhões. Para Costa Ferreira, a supervisão foi enérgica no BES.
Banco de Portugal

BdP recorre de absolvição de auditores do BES

O Banco de Portugal afirma que se não for revertida a decisão que absolveu a auditora KPMG e cinco dos seus associados, pode abrir caminho a jurisprudência, um "grave retrocesso".
BES

Tribunal da Relação devolve condenação de Salgado

Relação julgou parcialmente procedente o recurso apresentado por Ricardo Salgado da sentença do Tribunal da Concorrência e não dá razão quanto à prescrição do procedimento contraordenacional.
BES

Multa de Salgado volta ao Tribunal da Concorrência

O Tribunal da Relação anulou a sentença do Tribunal da Concorrência que condenou Ricardo Salgado por violar normas de branqueamento e financiamento de terrorismo. Caso volta à primeira instância.
Morte no SEF

Pedido do BE para ouvir Cabrita foi rejeitada

754
O requerimento do BE para ouvir o ministro Eduardo Cabrita, sobre a nomeação de Cristina Gatões para assessorar a reestruturação do regime de vistos 'gold', foi rejeitado pelo PS.
BES

BdP e MP recorrem de absolvição da KPMG

O Banco de Portugal e o Ministério Público recorreram da sentença do Tribunal da Concorrência que absolveu a auditora KPMG e cinco dos seus associados de coimas de perto de cinco milhões de euros.
Caso BES

Do BES ao Novo Banco: crime sem castigo

1221
A cereja em cima do bolo está ainda para vir: não se esqueçam de anotar quantos daqueles que enterraram o BES vão ser exactamente os mesmos que irão beneficiar dos fundos comunitários da dita bazuca.
Resíduos

PSD e PCP querem revogar taxa de gestão a resíduos

O PSD e o PCP querem revogar a lei que duplica a taxa de gestão de resíduos, enquanto o BE propôs o adiamento para o final da pandemia de Covid-19 e também que 30% do valor seja entregue a autarquias.
Banca

KPMG conhece decisão sobre recurso a coimas 

Os mandatários dos arguidos/recorrentes pediram a absolvição, sublinhando a "total colaboração" no apuramento da verdade num processo que classificaram de volumoso, mas "oco".
BES

João Paulo Correia vai coordenar inquérito ao BES

O vice-presidente da bancada socialista João Paulo Correia vai ser o coordenador do PS na nova comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco, que inicia funções na terça-feira.
BES

BES. Recurso de Salgado para conseguir mais tempo /premium

465
Antigo presidente do BES interpôs uma reclamação, que entretanto já subiu à Relação, na qual se queixa que Carlos Alexandre não dá o tempo justo à defesa: 1 ano e dois meses. Juiz diz que é a lei.
Resposta Pronta

Novo Banco. Da constitucionalidade ao retificativo

PS e PSD analisam bloqueio de nova injeção no Novo Banco. João Paulo Correia, do PS, diz que é "cedo", mas admite fiscalização. Duarte Pacheco, do PSD, assinala necessidade de aguardar por auditoria.
KPMG

Rogério Alves considera acusação à KPMG "oca"

Rogério Alves foi o último mandatário a alegar em defesa dos arguidos e considerou "oca" a acusação, pedindo a absolvição. O advogado acusou o BdP de ser "juiz em causa própria"
Novo Banco

BES. Novo Banco condenado a indemnizar cliente 

O Novo Banco vai ter que pagar a um cliente a quem vendeu obrigações a diferença entre os 107.541,12 euros investidos e o valor que este venha a receber no processo de liquidação do BES.
KPMG

KPMG acusa BdP de condenar equipa que o ajudou

209
A KPMG acusou o BdP de "falta de imparcialidade sistémica", por ser a mesma entidade que investiga, acusa e condena e porque as pessoas que aprovaram a acusação "tiveram participação" nos factos.
KPMG

KPMG. BdP pede que "culpa não morra solteira" 

O julgamento da KPMG e cinco dos seus sócios prossegue na tarde desta quinta-feira. Estão acusados de deter informação privilegiada sobre situação da sucursal angolana do BES.
Ministério Público

BES. Ministério Público pede condenação da KPMG

Nas alegações finais do julgamento dos recursos apresentados junto do Tribunal da Concorrência, o Ministério Público acompanhou a decisão condenatória do Banco de Portugal.
BES

Caos no BES. Travão de Carlos Alexandre a Salgado /premium

466
Defesa queria pelo menos um ano e dois meses para poder preparar o requerimento de abertura de instrução, mas juiz negou. Nos últimos dias outros três arguidos pediram tradução de todo o processo.
BES

BCE pode manter secretos documentos do BES

O Tribunal de Justiça da União Europeia considera que o Tribunal Geral cometeu um erro ao ter julgado que o BCE não tinha motivado a sua decisão de recusar o acesso às informações requeridas.
Lesados do BES

Mau tempo adia manifestação dos lesados do BES 

A depressão Bárbara obrigou os emigrantes lesados do BES a adiarem as manifestações marcadas para esta terça-feira. Os lesados vão agora marcar uma nova manifestação para a próxima terça.
Tribunal

BES. Testemunho de Carlos Costa adiado para dia 20

O Tribunal da Concorrência adiou a audição do ex-governador do Banco de Portugal, no julgamento dos recursos da auditora KPMG e de cinco dos seus sócios.
Banco de Portugal

Carlos Costa podia ter afastado Salgado em 2013

165
O famigerado "Relatório Costa Pinto", que analisou a forma como o Banco de Portugal reagiu ao agravar dos problemas do BES, confirma que havia ferramentas legais para afastar Ricardo Salgado do banco.
Novo Banco

Novo Banco teve "interações" com acusados do BES

Revista "Sábado" diz que Ministério Público notou "interações" com Alexandre Cadosch e Michel Creton e a Eurofin. Em causa está o "desaparecimento" de 60 milhões em obrigações que estavam arrestadas.
BES

BES. Adiado depoimento de Carlos Costa 

Na primeira sessão do julgamento destinada à audição de testemunhas, o Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão acabou por ouvir apenas o perito Pedro Pereira, técnico superior do BdP.
Novo Banco

Rio admite apoiar BE em inquérito ao Novo Banco

143
Rui Rio ainda não tomou uma decisão mas não afasta a hipótese de Paulo Portas como candidato a presidente da Câmara de Lisboa. E pede auditoria ao Novo Banco admitindo votar proposta do BE.
Banco de Portugal

KPMG. Tribunal indefere pedido do BdP 

O Tribunal da Concorrência indeferiu um pedido do Banco de Portugal para audição do diretor de supervisão para "defesa do seu bom nome", depois das declarações prestadas pelo auditor da KPMG.
BES

Ricardo Salgado recebe coima de 4 milhões de euros

181
O ex-presidente do BES foi condenado pelo conselho de administração do Banco de Portugal ao pagamento de uma coima de 4 milhões de euros por, entre outros, “prática de atos de gestão ruinosa".
BES

Relação de Lisboa decidirá sobre relatório do BES

O Banco de Portugal disse que será o Tribunal da Relação de Lisboa a decidir se entrega à justiça o relatório interno que avalia a atuação do banco central na resolução do BES.
Fact Check

Novo Banco vendeu a GNB Vida a um corrupto?

Mariana Mortágua teceu uma série de considerações sobre o processo de venda da GNB Vida, uma herança do BES. Só que as declarações são desmentidas por um comunicado de agosto do regulador dos seguros.
BES

BES. Desaparecimento de informação é "curioso"

132
Fernando Antunes disse ser "curioso" que informação relevante sobre o BES Angola, apresentada pela auditora a pedido do supervisor, "tenha desaparecido" do sistema de gestão documental do BdP.
Noticiário

8h Marcelo: "Ninguém é bom juiz em causa própria"

Marcelo Rebelo de Sousa comentou a auditoria feita pela Deloite ao Novo Banco, onde não se refere que a Deloite Espanha assessorou a venda da seguradora GNB Vida.
Banco de Portugal

Justiça deve decidir sobre divulgação do relatório

O Banco de Portugal deu resposta negativa ao requerimento apresentado pelo Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda para que o banco entregasse ao Parlamento o relatório sobre a supervisão do BES.
Mário Centeno

Centeno recusou o que o governo de Centeno pediu /premium

1776
Dias depois de Mário Centeno ter tomado posse como governador, BE pediu acesso à auditoria sobre resolução do BES. Governo (com Centeno) já tinha reconhecido importância. Mas Centeno recusou.
Novo Banco

PS quer que inquérito recue aos tempos do BES

Depois de o BE propor comissão de inquérito à gestão do Novo Banco, PS pondera avançar com proposta mais alargada ao tempo do BES. CDS apoia inquérito. PCP vota sim, se permitir esclarecimento cabal.
BES

BES: leitura da sentença adiada para segunda-feira

Ricardo Salgado e Amílcar Morais Pires contestam as coimas aplicadas pelo Banco de Portugal pela não aplicação de medidas de prevenção de branqueamento de capitais e financimanento terrorista.
Noticiário

7h. Já há auditoria ao Novo Banco. Perdas de 4 MME

Relatório analisou atos de gestão no BES e no Novo Banco, desde 1 de janeiro de 2000 até ao último dia de 2018. Perdas decorreram de exposições a ativos com origem no BES.
Novo Banco

Auditoria aponta o dedo à gestão do BES

159
O relatório final da auditoria da Deloitte ao Novo Banco responsabiliza a gestão de Ricardo Salgado pelos problemas que ainda existem. O documento será entregue ao Governo na próxima semana.
Pré-Publicação

Por onde vai a banca (e o desgoverno até aqui) /premium

Pré-publicação. Jorge Braga de Macedo, Nuno Cassola e Samuel da Rocha Lopes escrevem sobre o passado, o presente e o futuro do setor bancário nacional, num livro que ilustra o "desgoverno" que existia
GES

Sousa Tavares: acusação a Salgado é "sólida"

326
Não é pelo número de crimes imputados (65) ao ex-banqueiro mas pela "capacidade de os provar" que o escritor considera que a acusação a Salgado é "sólida". O mesmo não acontece, diz, no caso Sócrates.
Lesados do BES

Lesados do BES com esperança em Centeno 

A Associação Lesados do Sistema Bancário espera que "Mário Centeno não siga a mesma política do antigo governador do BdP" e tem esperança que o ex-ministro das Finanças possa desbloquear o processo.
BES

Lesados do BES exigem devolução das poupanças

Clientes acusam as autoridades de terem usado o dinheiro da provisão que protegia as suas poupanças para pagar a outras entidades, como outros bancos a quem BES tinha dívidas.
Economia

O BES e o estado da nação /premium

249
A falência de um dos mais importantes grupos portugueses e a associação criminosa, que segundo o Ministério Púbico foi montada à sua volta, mostram as fragilidades do regime económico e político.
Luís Marques Mendes

Mendes sobre acordo: vem aí "uma pipa de massa" /premium

255
Marques Mendes diz que acordo está difícil, mas que Portugal vai receber muito dinheiro. Ataca, porém, a estratégia de Costa Silva. Fala do BES, de Jesus, mas não toca na saída de Cristina.
Grupo Espírito Santo

12,8 milhões para Salgado enquanto o BES afundava /premium

447
Entre 2008 e 2014, o antigo banqueiro terá recebido 12,8 milhões de euros em contas no estrangeiro. Uma delas designou de "Popcorn". Acusação fala em "total desconsideração pela situação do GES".
BES

Lesados do BES vão exigir indemnizações

Depois da acusação, mais de mil clientes vão pedir indemnizações por danos morais. Advogado diz que não aceitará pagamentos de danos morais na ordem dos 15 mil euros por pessoa, como noutros processos
BES

Cavaco, Pititi, Matateu e os sacos azuis do GES /premium

111
O MP acredita que descobriu 4 sacos azuis usados por administradores do GES para pagamentos. Foi de um deles que saiu dinheiro para a campanha de Cavaco e para funcionários que usavam nomes de código.
Resposta Pronta

"Acusação teria sido mais útil há uns anos"

127
Carlos Abreu Amorim, ex-deputado do PSD e membro da Comissão de Inquérito ao caso BES, afirma, numa reação à acusação do Ministério Público: "Havia uma perversão da democracia".
Resposta Pronta

BES. "Tribunais não estão preparados para o caso"

129
Fernando Negrão, que presidiu à comissão de inquérito ao BES em 2015, considera que o processo vai demorar anos e defende que os tribunais portugueses não estão preparados para casos como este.
Caso BES

Reações ao BES: "Se me tivessem dado ouvidos..."

194
José Maria Ricciardi foi uma das pessoas que já reagiram às acusações a 25 arguidos no caso BES. Também antigos participantes da Comissão Parlamentar de Inquérito comentaram a notícia.
BES

BES. MP e BdP pedem manutenção de coima a Salgado

O MP e o BdP pediram ao Tribunal da Concorrência que mantenha a coima de 75.000 euros aplicada ao ex-presidente do BES no processo da compra de ações da ESFG. Defesa fala em acusação "coxa".
Coronavírus

Fim de ciclo: as reações à última reunião /premium

Depois do último encontro entre Governo, partidos e peritos de saúde no Infarmed, houve lamentos por as reuniões não continuarem e um alerta de que esta crise de saúde "não acabou". Índice R baixou.
BES

Defesa de Morais Pires pede "coragem" ao tribunal

Amílcar Morais Pires, ex administrador do BES, foi condenado pelo supervisor por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais. Recurso é decidido em breve.
Governo

Esquerda duvida do "novo começo" pedido por Costa /premium

187
O desafio já foi lançado nas primeiras reuniões da esquerda com o novo ministro das Finanças, mas a negociação para o futuro será liderada por Costa. BE e PCP céticos: "Palavras leva-as o vento".
Coronavírus

BE reclama mais inspetores de trabalho para Aveiro

O Bloco de Esquerda considera que os 19 inspetores da Autoridade para as Condições do Trabalho que estão no distrito de Aveiro dão insuficientes "para dar resposta aos inúmeros atropelos".
Coronavírus

O que já se sabe do plano de recuperação do país  /premium

Primeiro-ministro já ouviu parceiros dos últimos anos, os partidos que garantiram a aprovação dos orçamentos PS. No plano de recuperação há medidas prometidas, outras alinhadas e muitas exigidas.
Coronavírus

BE alerta para emergência social nas universidades

A coordenadora do Bloco de Esquerda denunciou a falta de "respostas capazes" para estudantes que não conseguem pagar propinas e residências devido à pandemia, "o que é muito grave".
KPMG

BES. Tribunal vai julgar recurso da KPMG

Em causa está a condenação, pelo Banco de Portugal, da KPMG e de cinco dos seus sócios ao pagamento de coimas no valor global de 4,9 milhões de euros, devido à violação de normas.
Caso BES

Um país de magos da finança

153
É no mínimo confrangedor que a cada vez que uma das tranches é pedida ao estado apareça um exército de “magos da finança” a dizer que não se percebe porque é que continuamos a pagar ao Novo Banco.
BES

Salgado insiste na parcialidade de Carlos Costa

O ex-presidente do BES pediu a nulidade das contraordenações por violação à lei de branqueamento de capitais, tendo em conta as declarações públicas de Carlos Costa, invocando a sua parcialidade.
BES

BE quer auditoria às contas do Novo Banco

254
A deputada Mariana Mortágua sublinhou que o país permanece impaciente "à espera da acusação e julgamento" dos responsáveis pelas "operações que levaram o BES à ruína".
BES

BES. Salgado pergunta por relatório do BdP

Salgado perguntou ao governador do BdP a razão de "ainda manter na gaveta" o relatório, sublinhando o "impacto colossal" que ainda hoje tem no país o processo de resolução do banco.
BES

BES. Salgado "perplexo" com condenação de milhões

150
O ex-presidente do BES foi condenado a pagar 350.000 euros por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.
Caso BES

Ex-administrador de Salgado alega sigilo jurídico

285
Rui Silveira, ex-administrador do BES, próximo de Ricardo Salgado, recusa testemunhar em processo em curso do Banco de Portugal alegando que, por ser advogado, não pode violar sigilo profissional.
Tribunal Constitucional

TC. Socialistas acusam BE de "má fé" e "falsidade"

513
Líder parlamentar do PS respondeu a BE sobre escolha dos juízes para Constitucional e coloca ex-parceiro e Chega no mesmo saco. Acusa BE de querer maioria de direita no Tribunal Constitucional.
Governo

Combatentes. Partidos vão negociar texto comum

1079
As propostas do Governo, do BE e do PSD baixam sem votação à comissão, onde será negociado um texto sobre um Estatuto do Antigo Combatente "o mais consensual possível".
Santander

Santander absolvido de pagamento a cliente

Em causa está a venda a uma cliente de obrigações do Novo Banco que acabaram por ser transferidas para o BES com perda de investimento. Queixosa vai recorrer para o Supremo Tribunal de Justiça.
BES

Emigrantes lesados pelo BES pedem reunião a Costa

Os emigrantes da Venezuela lesados pelo BES pediram uma reunião urgente ao primeiro-ministro, António Costa, para que seja criado um fundo que os compense pelo dinheiro perdido.
Empresas

Credores votam insolvência da Varandas de Sousa

Os credores da produtora de cogumelos Souacamp vão votar o plano de insolvência que prevê a saída de 90 funcionários. A falência do BES, "braço" industrial da empresa ditou a queda do grupo.
BES

BES. Empréstimo à Alves Ribeiro não tinha risco

O ex-administrador do BES, Morais Pires, depôs como testemunha no julgamento do recurso interposto pelo ex-presidente e antigo administrador do BES, afirmou não ter existido risco no financiamento.
Exposições

Artista transforma lixo de Pinho em exposição

1174
São dezenas de livros que o ex-ministro deixou num contentor para reciclagem de papel no passeio junto à sua casa, em Lisboa. O vizinho, o artista Alexandre Estrela, transformou-os numa obra de arte.
Sim, Sr. Juiz

Sócrates riu-se da falência do BES

Sócrates disse a Ivo Rosa que se riu da falência do BES porque era uma "justiça divina que me vinha dar razão politicamente". Observador estreia série sobre os interrogatórios ao ex-primeiro-ministro.
António Costa

BES. Lesados acusam Costa de esquecer famílias

162
Faça chuva ou faça sol. Os lesados do BES estiveram junto do edifício do Novo Banco, no Porto, e queixaram-se de que nada foi feito por Costa em duas legislaturas.
Ricardo Salgado

BES. Salgado nega ter escondido aquisição de ações

Ricardo Salgado prestou esta terça-feira depoimento, negando intenção de esconder as ações adquiridas pelo Grupo Alves Ribeiro aquando do aumento de capital da ESFG em 2012.
Ministério da Cultura

Ministra vai esclarecer apoio às artes

175
A ministra da Cultura, Graça Fonseca, vai ao Parlamento prestar esclarecimentos sobre os resultados dos concursos de apoio às artes. O requerimento entregue pelo BE foi "aprovado por unanimidade".
Corrupção

Presidente do Benfica suspeito no caso BES

570
O Ministério Público acredita que o presidente do SL Benfica beneficiou de fraude no caso BES, através de uma entidade sediada na Suíça. Vieira nega ser testemunha ou arguido.
BES

Banco de Portugal aplica coima a Salgado: 75 mil €

583
Mais uma condenação a Ricardo Salgado por parte do Banco de Portugal, que aplica coima de 75 mil euros por violação de regras e prestação de informações falsas ao supervisor.
Carlos Costa

"Estabilidade não é evitar colapso de bancos"

Numa conferência sobre estabilidade financeira, em Lisboa, Carlos Costa sublinha que não está em causa evitar colapso de bancos mas, sim, proteger a economia e a confiança dos depositantes.
BES

BES pode perder mais 590 milhões

131
Comissão liquidatária do BES admite que apenas será possível recuperar o crédito da Rioforte, num valor que ronda os 198 milhões de euros. Para créditos de 5 mil milhões, só existem 143 milhões.
BCE

BES. BCE pode negar acesso a documentos

Em causa está um recurso apresentado pela Espírito Santo Financial Group junto do Tribunal de Justiça. Banco Central Europeu considera que a confidencialidade prevalece sobre a transparência.
GES

Casa de Manuel Pinho comprada com saco azul do GES

11819
Casa de luxo perto da Broadway terá sido comprada com a avença mensal, de 15 mil euros, que o ex-ministro da Economia recebia do Grupo de Espírito Santos (GES).
Lesados do BES

Teresa Guilherme perde ação contra Salgado

596
Ricardo Salgado foi absolvido pela segunda vez no processo interposto pela apresentadora. Tribunal considerou ação "totalmente improcedente" por falta de provas.
Banif

BES. Lesados têm 8 dias para dar dados em falta

Foi conferido a todos os lesados do Banif que reclamaram junto da Ordem dos Advogados um prazo adicional de oito dias, até 2 de outubro, para apresentarem as informações em falta nos processos.
BES

Investigado crédito do BES aos Mello e Pelicano

DCIAP pediu ao Novo Banco o registo de financiamentos do BES das duas empresas, no âmbito da investigação ao caso EDP, que envolve o antigo ministro socialista Manuel Pinho.
Madeira

A noite mais difícil do PSD acabou com uma vitória /premium

O PSD perdeu a maioria absoluta mas encontrou-a no CDS. O PS foi o único a crescer, à custa da queda do JPP, da CDU e do BE, que sai do parlamento regional. Assim foi a noite eleitoral na Madeira.
Corrupção

"Pinho terá causado prejuízo de 1,2 mil milhões" /premium

7526
Ministério Público indicia ex-ministro da Economia por ter recebido 'luvas' de 4,5 milhões para alegadamente favorecer EDP e Grupo Espírito Santo. Só a EDP terá sido beneficiada em 1,2 mil milhões.
BES

Salgado em julgamento. Vítima é Teresa Guilherme

516
Em causa estão 2,35 milhões de euros que a apresentadora Teresa Guilherme investiu em papel comercial do BES. Juiz diz que tem condições para avançar para uma sentença, sem ouvir testemunhas.
CMVM

KPMG. Três auditores do BES deixam de ter licença

288
Fernando Antunes, Inês Viegas e Sílvia Gomes fiscalizaram as contas do BES até 2014. Foram condenados em abril pelo Banco de Portugal. Pediram à CMVM a suspensão do registo para exercer.
Rádio Observador

"Não voltei à RTP por causa das minhas opiniões"

8072
O afastamento da estação pública, Salgado, BPN, os "negócios por explicar" de Luís Filipe Vieira e os outros pontos altos da entrevista de João Miguel Tavares a Camilo Lourenço na Rádio Observador.
Manifestações

Poupanças. Lesados do BES manifestam-se em Lisboa

Grupo de manifestantes caminharam a dizerem: "Fomos Roubados e enganados pelo BES. Não atiramos a toalha ao chão", "Novo Banco ladrão das nossas poupanças" e "Novo Banco paga o que deves".
BES

Resolução do BES já custou mais de 5 mil milhões

1353
A resolução do BES foi há cinco anos, um verão quente do setor financeiro que já custou mais de 5.000 milhões de euros ao Estado e a fatura ainda deve subir.
Caso BES

KPMG. CMVM acusa auditora do BES (não só por BESA)

Houve falhas no trabalho de supervisão feito pela KPMG sobre o BES até ao colapso do banco, em 2014, defende a CMVM, que considera que os problemas vão muito além do BES Angola.
Rádio Observador

José Manuel Pureza na Rádio Observador 

O deputado do Bloco de Esquerda é entrevistado no programa Manhãs 360 para falar do programa eleitoral do partido. A entrevista começa pode ser ouvida em direto aqui.
BES

BE quer proibir plásticos na restauração

181
A medida passa ainda pela proibição de utensílios de plástico descartáveis para refeições e a dupla embalagem. BE quer ainda superfícies para devolução e reciclagem das embalagens.
Parlamento

Parlamento chumba proibição das corridas de cães

238
Os diplomas foram rejeitados com votos contra do PS, do PSD e do CDS-PP. O PAN previa ainda contraordenações para quem não cumprisse a proibição.
Lesados do BES

Lesados do BES. Governo paga segunda prestação

Esta foi a segunda prestação paga aos 1.880 lesados do BES. O valor pago é de valor de cerca de 76 milhões de euros, ao abrigo dos respetivos contratos de adesão ao Fundo de Recuperação de Créditos.
Tribunal

Santander vai pagar 104 mil euros a cliente

102
Uma cliente que comprou obrigações do Novo Banco que acabaram transferidas para o BES 'mau', com consequente perda do investimento, vai receber 103,7 mil euros do Santander Totta.
Operação Marquês

Juiz Ivo Rosa recusa provas contra Salgado

6434
Juiz Ivo Rosa diz que os depoimentos que o banqueiro fez noutros processos, e que o Ministério Público usa como prova na Operação Marquês, não podem ser usados neste caso.
BES

Milionário português luta por crédito de 323 euros

214
Bernardo Moniz da Maia, membro de uma das famílias mais ricas do país e antigo piloto de automóveis de todo-o-terreno, é um dos cerca de cinco mil credores do BES.
Crise no GES

BES recusa reembolsar petrolífera venezuelana

Comissão liquidatária do BES argumenta que os quase dois mil milhões de euros aplicados pela PDVSA não são créditos mas, sim, investimentos em papel comercial de empresas do Grupo Espírito Santo.
BES

BES reconhece 4.955 credores

As listas dos credores reconhecidos e não reconhecidos do BES entregues em tribunal pela comissão liquidatária do banco reconhecem créditos de 5.057 milhões de euros a 4.955 credores.
Operação Marquês

Operação Marquês. Ivo Rosa duvida de certas provas

165
O juiz de instrução criminal do processo "Operação Marquês" duvida da legalidade de algumas provas da investigação. Em causa, gravações, apreensões de ficheiros e até quebras de sigilo.
Negócios

Quem é o advogado por trás dos negócios de Berardo /premium

877
Polémico, benfiquista ferrenho — e brilhante. André Luiz Gomes, o advogado de Joe Berardo, mostrou-se ao país numa audição ao estilo dos dois. Um retrato do homem por detrás dos negócios do comendador
BES

BES. Supremo dá razão à Deco contra ex-gestores 

237
O Supremo deu razão a um recurso da Deco ordenando que o tribunal cível prossiga os autos de uma ação popular em nome dos pequenos acionistas do BES contra ex-administrados da instituição bancária.
BESA

Álvaro Sobrinho estranha notificação por edital

Publicação no Jornal de Angola diz que Sobrinho está "em parte incerta" e dá 50 dias aos sócios angolanos do ex-BESA para contestar pedido de condenação. Gestor diz que a sua morada é "conhecida".
BES

BES: Lesados têm 30 dias para reclamar

195
A Ordem dos Advogados vai apresentar no seu site a forma como os lesados do BES e do BANIF podem fazer as reclamações. Há possibilidade de inclusão numa solução que os compense pelo dinheiro perdido.
A página está a demorar muito tempo.