BES

Madeira

A noite mais difícil do PSD acabou com uma vitória /premium

O PSD perdeu a maioria absoluta mas encontrou-a no CDS. O PS foi o único a crescer, à custa da queda do JPP, da CDU e do BE, que sai do parlamento regional. Assim foi a noite eleitoral na Madeira.
Corrupção

"Pinho terá causado prejuízo de 1,2 mil milhões" /premium

7.526
Ministério Público indicia ex-ministro da Economia por ter recebido 'luvas' de 4,5 milhões para alegadamente favorecer EDP e Grupo Espírito Santo. Só a EDP terá sido beneficiada em 1,2 mil milhões.
BES

Salgado em julgamento. Vítima é Teresa Guilherme

516
Em causa estão 2,35 milhões de euros que a apresentadora Teresa Guilherme investiu em papel comercial do BES. Juiz diz que tem condições para avançar para uma sentença, sem ouvir testemunhas.
CMVM

KPMG. Três auditores do BES deixam de ter licença

288
Fernando Antunes, Inês Viegas e Sílvia Gomes fiscalizaram as contas do BES até 2014. Foram condenados em abril pelo Banco de Portugal. Pediram à CMVM a suspensão do registo para exercer.
Rádio Observador

"Não voltei à RTP por causa das minhas opiniões"

8.072
O afastamento da estação pública, Salgado, BPN, os "negócios por explicar" de Luís Filipe Vieira e os outros pontos altos da entrevista de João Miguel Tavares a Camilo Lourenço na Rádio Observador.
Manifestações

Poupanças. Lesados do BES manifestam-se em Lisboa

Grupo de manifestantes caminharam a dizerem: "Fomos Roubados e enganados pelo BES. Não atiramos a toalha ao chão", "Novo Banco ladrão das nossas poupanças" e "Novo Banco paga o que deves".
BES

Resolução do BES já custou mais de 5 mil milhões

1.353
A resolução do BES foi há cinco anos, um verão quente do setor financeiro que já custou mais de 5.000 milhões de euros ao Estado e a fatura ainda deve subir.
Caso BES

KPMG. CMVM acusa auditora do BES (não só por BESA)

Houve falhas no trabalho de supervisão feito pela KPMG sobre o BES até ao colapso do banco, em 2014, defende a CMVM, que considera que os problemas vão muito além do BES Angola.
Rádio Observador

José Manuel Pureza na Rádio Observador 

O deputado do Bloco de Esquerda é entrevistado no programa Manhãs 360 para falar do programa eleitoral do partido. A entrevista começa pode ser ouvida em direto aqui.
BES

BE quer proibir plásticos na restauração

181
A medida passa ainda pela proibição de utensílios de plástico descartáveis para refeições e a dupla embalagem. BE quer ainda superfícies para devolução e reciclagem das embalagens.
Parlamento

Parlamento chumba proibição das corridas de cães

238
Os diplomas foram rejeitados com votos contra do PS, do PSD e do CDS-PP. O PAN previa ainda contraordenações para quem não cumprisse a proibição.
Lesados do BES

Lesados do BES. Governo paga segunda prestação

Esta foi a segunda prestação paga aos 1.880 lesados do BES. O valor pago é de valor de cerca de 76 milhões de euros, ao abrigo dos respetivos contratos de adesão ao Fundo de Recuperação de Créditos.
Tribunal

Santander vai pagar 104 mil euros a cliente

102
Uma cliente que comprou obrigações do Novo Banco que acabaram transferidas para o BES 'mau', com consequente perda do investimento, vai receber 103,7 mil euros do Santander Totta.
Operação Marquês

Juiz Ivo Rosa recusa provas contra Salgado

6.434
Juiz Ivo Rosa diz que os depoimentos que o banqueiro fez noutros processos, e que o Ministério Público usa como prova na Operação Marquês, não podem ser usados neste caso.
BES

Milionário português luta por crédito de 323 euros

214
Bernardo Moniz da Maia, membro de uma das famílias mais ricas do país e antigo piloto de automóveis de todo-o-terreno, é um dos cerca de cinco mil credores do BES.
Crise no GES

BES recusa reembolsar petrolífera venezuelana

Comissão liquidatária do BES argumenta que os quase dois milhões de euros aplicados pela PDVSA não são créditos mas, sim, investimentos em papel comercial de empresas do Grupo Espírito Santo.
BES

BES reconhece 4.955 credores

As listas dos credores reconhecidos e não reconhecidos do BES entregues em tribunal pela comissão liquidatária do banco reconhecem créditos de 5.057 milhões de euros a 4.955 credores.
Operação Marquês

Operação Marquês. Ivo Rosa duvida de certas provas

165
O juiz de instrução criminal do processo "Operação Marquês" duvida da legalidade de algumas provas da investigação. Em causa, gravações, apreensões de ficheiros e até quebras de sigilo.
Negócios

Quem é o advogado por trás dos negócios de Berardo /premium

877
Polémico, benfiquista ferrenho — e brilhante. André Luiz Gomes, o advogado de Joe Berardo, mostrou-se ao país numa audição ao estilo dos dois. Um retrato do homem por detrás dos negócios do comendador
BES

BES. Supremo dá razão à Deco contra ex-gestores 

237
O Supremo deu razão a um recurso da Deco ordenando que o tribunal cível prossiga os autos de uma ação popular em nome dos pequenos acionistas do BES contra ex-administrados da instituição bancária.
BESA

Álvaro Sobrinho estranha notificação por edital

Publicação no Jornal de Angola diz que Sobrinho está "em parte incerta" e dá 50 dias aos sócios angolanos do ex-BESA para contestar pedido de condenação. Gestor diz que a sua morada é "conhecida".
BES

BES: Lesados têm 30 dias para reclamar

195
A Ordem dos Advogados vai apresentar no seu site a forma como os lesados do BES e do BANIF podem fazer as reclamações. Há possibilidade de inclusão numa solução que os compense pelo dinheiro perdido.
Banco de Portugal

BES e três ex-administradores condenados

O BES e Ricardo Salgado, Amílcar Morais Pires e Rui Silveira foram condenados por prática de "infrações especialmente graves" no extinto BES Angola. Os ex-administradores impugnaram a decisão.
Banco de Portugal

BES. BdP multa KPMG em três milhões de euros

116
Está terminado o processo de contra-ordenação contra a auditora KPMG. "Infrações especialmente graves" levam a coima total de três milhões. Dois responsáveis da auditora também foram penalizados.
Lesados do BES

O Tribunal Administrativo e a resolução do BES

Já se sabia que Portugal é o país da Europa em que menos se protege a propriedade privada. Nada de novo com esta sentença. A esperança está no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.
Montepio

Montepio. BdP aperta cerco a créditos de Guilherme

Jornal "Público" escreve que o Banco Montepio tem estado a "partilhar" com o Banco de Portugal "o essencial da informação" sobre os créditos do construtor que deu "prenda" de 14 milhões a Salgado.
Banca

Liquidatários do BES exigem 14 milhões

Comissão liquidatária do antigo banco notificou 12 antigos gestores, exigindo-lhes 14 milhões, de acordo com o Negócios. Valor deverá aumentar com Ricardo Salgado, que também está na lista.
Lesados do BES

A saga da casa que os Espírito Santo querem vender /premium

232
Da estadia dos duques de Windsor cercados por espiões aos casamentos e Natais da família. As histórias (e as plantas) do palacete de Verão comprado por Ricardo Espírito Santo há oito décadas.
Carlos Costa

PS quer audição do governador sobre o BES

O grupo parlamentar do PS requereu a audição de Carlos Costa, no parlamento, para esclarecimentos sobre o processo de resolução do BES e sobre a gestão do banco até à venda.
Presidente da República

Presidente da República vai receber lesados do BES

496
O Presidente da República disse que vai receber o grupo de lesados do BES/Novo Banco que recusou a solução encontrada pela maioria dos clientes daquela instituição para "ver o que é possível fazer".
BES

Ex-administrador ganhou 1 milhão com saída do BES

795
Amílcar Morais Pires recebeu mais de um milhão de euros de indemnização. Segundo o Correio da Manhã, o gestor teve ainda benefícios como uma viatura de luxo, motorista e segurança privados.
BES

Tribunal. Resolução do BES foi a melhor solução

Acionistas e credores do BES queriam nulidade da separação do BES em "banco bom" e "banco mau". Tribunal Administrativo diz que BdP não poderia ter feito outra coisa.
BES

BES recebeu 34 mil reclamações de créditos

Só na semana passada entraram 3 mil reclamações de créditos. Quem reclama são várias entidades públicas ou privadas como Novo Banco, os lesados do papel comercial ou grandes fundos de investimento.
BES

BES. Credores têm até sexta-feira para reclamarem

Depois das reclamações apresentadas, nas próximas semanas deve ser conhecida a listagem de créditos reconhecidos e não reconhecidos pela comissão liquidatária. Em causa estão 30 mil reclamações.
Novo Banco

BE quer primeiro "apurar responsabilidades"

BE quer dar prioridade ao apuramento de responsabilidades, referindo que "nunca" se opôs a nenhuma comissão de inquérito. BE diz que governo tinha obrigação de saber o que se passava no Novo Banco.
Novo Banco

BES. Governo fala em alhos, Marcelo em bugalhos

530
Centeno defendeu auditoria aos créditos ruinosos do Novo Banco, dados no tempo do BES. Mas Marcelo lançou a confusão: "concorda" com auditoria mas ao período "após a resolução", ou seja, pós-Salgado.
Banco de Portugal

Salgado. "Penso todos os dias nos lesados"

4.726
Ricardo Salgado diz, em entrevista à TSF, que consegue dormir, mas não "totalmente descansado". E critica o Banco de Portugal, mais uma vez, por ter avançado com a resolução do BES.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Sócrates e Vara chamados ao Parlamento

937
O BE quer ouvir José Sócrates e Armando Vara na segunda comissão de inquérito à CGD. A CPI arranca a 12 de março, com a audição à consultora EY, autora da auditoria.
BES

Salgado acusa Passos Coelho de prejudicar o BES

6.067
O ex-líder do BES e do grupo GES acusa Pedro Passos Coelho de ter ajudado ao colapso do grupo financeiro com declarações em junho de 2014. Banqueiro apresentou petição em tribunal.
Corrupção

MP quer ver as contas da mulher de Pinho

290
Procuradores querem perceber junto do Banco de Portugal se Alexandra Pinho aderiu ao Regime Excecional de Regularização Tributária para declarar ativos depositados em duas offshores.
Justiça

PJ quer que MP ataque mais os lucros do crime

915
Judiciária diz que MP podia recorrer com mais frequência à apreensão preventiva de bens e dá o exemplo do caso BES: foi o juiz Carlos Alexandre quem arrestou os bens da família Espírito Santo
Ricardo Salgado

Casa de Salgado à venda por 20 milhões de euros

5.678
A emblemática casa da família Espírito Santo em Cascais está à venda por 20 milhões de euros. Mulher de Ricardo Salgado é proprietária de 20% de empresa que detém imóvel.
Santa Casa de Lisboa

Santa Casa é uma das "lesadas" do BES

Um investimento em obrigações do BES converteu-se num dano para a Santa Casa que vê o seu fundo de pensões lesado em 2,6 milhões de euros pela liquidação do banco.
BES

Morais Pires condenado a pagar 1,2 milhões

Banco de Portugal condenou oito dos 18 acusados no caso BES Angola, tendo sido as infrações mais graves atribuídas aos administradores Ricardo Salgado e Morais Pires.
BES

Salgado condenado a pagar 1,8 milhões de euros

456
Ex-banqueiro foi condenado pelo Banco de Portugal a pagar uma multa de 1,8 milhões de euros devido ao BES Angola. Defesa de Ricardo Salgado disse que vai recorrer.
Banco Central

BES. Investidores instauram ação contra Estado

Mais de 100 pequenos investidores de retalho, detentores de obrigações das cinco séries retransferidas do Novo Banco para o BES - Banco Mau, instauraram uma ação judicial contra o Estado português.
Estado

BES. Ex-CFO quer que BdP e KPMG indemnizem Estado

824
Amílcar Morais Pires avança com o processo contra o BdP e a KPMG, exigindo que as duas entidades indemnizem a Tesouraria Geral do Estado em 4.330 milhões de euros.
BES

Solução semelhante à do Banif para lesados do BES?

Governo propôs às associações de lesados das sucursais exteriores do BES uma solução semelhante à do Banif, que prevê a delimitação de lesados não qualificados com vista à criação de um fundo.
Caso BES

Investigação ao caso BES pode derrapar mais um ano

114
Procuradores dizem que só em março conseguirão ter todas as provas recolhidas. No total, foram feitos 35 arguidos, ouvidas 178 pessoas e arrestados 1,8 mil milhões de euros.
BES

Primo de Ricardo Salgado foi declarado insolvente

898
Tribunal do Comércio de Sintra considerou insolvente António Ricardo Espírito Santo Bustorff, primo de Ricardo Salgado. As dívidas reclamadas por sete credores ascendiam a 14 milhões de euros.
Orçamento do Estado

O lado A e o lado B das negociações na "cave" /premium

Nos dois meses pós Verão houve 40 reuniões no Parlamento para preparar o Orçamento. A "cave" de Pedro Nuno Santos foi o local das negociações de onde PCP e BE saíram com sentimentos opostos.
EDP

Pinho ouvido em dezembro na CPI das Rendas

O ex-ministro da Economia, residente nos Estados Unidos, disponibilizou-se para ser ouvido presencialmente ou por Skype. Deputados preferem que venha a Lisboa. Audição deverá ocorrer a 20 de dezembro
BES

Dinheiro de gestores do BES pode ir para credores

BES pediu ao Novo Banco acesso aos extractos de contas bancários nos dois anos anteriores à intervenção bancária, para perceber se houve movimentos que devem ser integrados na massa falida.
Caso BES

Pinho suspeito de usar RERT para lavar milhões

1.363
O Ministério Público está a investigar o alegado recurso de Manuel Pinho ao regime de perdão fiscal permitido pelos governos de Sócrates e Passos Coelho para legalizar o dinheiro recebido pelo BES.
José Maria Ricciardi

Contas de Ricciardi no Haitong foram corrigidas

1.753
A Deloitte reviu as contas do Haitong de 2015 para incluir imparidades que ainda não estavam contabilizadas. Ricciardi, que era o presidente na altura, explica que foi devido ao novo modelo de gestão.
BES

Acervo cultural do BES fica para o Lone Star

101
O património cultural do antigo BES, avaliado em 50 milhões de euros, ficou nas mãos do fundo de investimento Lone Star. As peças podem ser vendidas mas não podem, pelo menos para já, sair do país.
Lesados do BES

Lesados do BES dizem-se "enganados e traídos"

O Grupo de Lesados do Novo Banco manifestou-se em Lisboa contra a solução alcançada pela Associação dos Enganados e Indignados do Papel Comercial, dizendo-se "enganados e traídos".
Ricardo Salgado

Teresa Guilherme perde ação contra Ricardo Salgado

212
Teresa Guilherme interpôs um processo cível contra Ricardo Salgado, em 2016, e pediu uma indemnização por correr o risco de perder mais de 2 milhões. Apresentadora perdeu ação e vai recorrer.
Ricardo Salgado

Desapareceram 110 páginas da sentença de Salgado

225
Entre a decisão lida em tribunal e a versão depositada no Citius há uma diferença de 110 páginas. A defesa de Salgado já entregou o recurso da decisão que o condena a pagar 3,7 milhões de euros.
BES

BES. Tribunal rejeita recurso do Goldman Sachs

O Supremo Tribunal britânico rejeitou um recurso do banco Goldman Sachs relativo a um pedido de indemnização por um empréstimo milionário concedido pouco antes do colapso e nacionalização do BES.
Parlamento

A liga dos últimos

Está de volta a liga dos últimos, não dos clubes de futebol, mas das cores partidárias, todos competindo, acerrimamente e perante as câmaras, pelo prémio “Capitão Moura” do Parlamento.
Ricardo Salgado

Defesa nega "plano criminoso" de Salgado

Advogados do ex-líder do BES criticam capa da revista Sábado sobre "plano criminoso" de Ricardo Salgado para a Venezuela e apelam à PGR para "colocar termo à permanente violação do segredo de justiça"
Crise no GES

O número da Besta

Vale a pena recordar o que se passou na Assembleia Geral do BES de Março de 2009 e como nela o conselho de administração iludiu os pequenos accionistas com o beneplácito da CMVM. É toda uma lição.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)