922kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

BES

Noticiário

13h.BES. Passos Coelho diz já ter esclarecido tudo

Passos Coelho considera que já esclareceu tudo sobre o papel que teve no caso BES. Ainda, PSD continua set nome para ocupar lugar de juiz-conselheiro do Tribunal Constitucional.
Comissão de Inquérito

"Fazem tudo o que querem e o Governo deixa"

Mais do que inocentes, Paulo Saragoça da Matta exige que os seus clientes sejam "verdadeiros". O advogado critica o Governo por não fazer a Justiça funcionar. O resultado? "Fazem tudo o que querem".
Noticiário

10h. Ouvidos tiros em Maputo

Neste jornal, o momento em direto em que a Rádio Observador testemunha o disparo de vários tiros. Ainda o adiamento da audição de Passos Coelho no Caso BES.
Noticiário

9h. Problemas na circulação do Metro de Lisboa

A interrupção deve-se a um incidente com um passageiro. O Metro avisa que a interrupção poderá ser prolongada. Ainda, Paulo Rangel na tomada de posse de Daniel Chapo, em Moçambique.
Noticiário

8h. Moçambique. ONG denuncia três mortes em Maputo

As mortes, denunciadas pela ONG Centro para a Democracia e Desenvolvimento, terão acontecido num bairro nos arredores de Maputo, durante a madrugada. Ainda, o caso BES e a política nacional.
Noticiário

7h. BES. Passos Coelho ouvido como testemunha

Pedro Passos Coelho era o primeiro-ministro à data da resolução, no verão de 2014. Neste jornal, vamos ainda em direto até Maputo e fazemos a antevisão do primeiro debate quinzenal do ano.
A História do Dia

O caso da demissão do administrador do Novo Banco

Carlos Brandão foi demitido na sequência de uma investigação. O que está em causa? E esta situação tem algum impacto no banco ou clientes? Luís Rosa e Edgar Caetano, jornalistas, são os convidados.
Noticiário

23h. Morreu a poetisa Adília Lopes, tinha 64 anos

Adília Lopes, pseudónimo de Maria José da Silva Viana Fidalgo de Oliveira, cumpriu 40 anos de vida literária. A obra inclui títulos como o "Poeta de Pondichéry", "Manhã" e "Choupos".
Noticiário

3h. Obstetrícia. Natal com 10 urgências fechadas

O portal do SNS indica que vão fechar pelo menos 10 urgências de ginecologia e de pediatria na véspera e dia de natal. Ainda, o Sindicato dos Médicos afirma que acordo com o Governo está próximo.
Noticiário

1h. Itália vai apoiar a Ucrânia no próximo ano

O Governo italiano, liderado por Giorgia Meloni, aprovou uma lei que permite o envio de meios, materiais e equipamentos para a Ucrânia. Ainda neste jornal, ouvimos a mensagem de natal de Pedro Nuno.
Justiça

BES. Passos Coelho vai depor no dia 15 de janeiro

Ex-primeiro-ministro esteve para ser ouvido em tribunal a 30 de outubro, mas a inquirição foi desmarcada. Passos Coelho era o líder do Governo quando o Banco de Portugal decidiu a resolução do BES.
Novo Banco

Novo Banco. "Lone Star não abusou, foi cauteloso"

"Num caso ou outro, pode ter havido a constituição de imparidades excessivas" mas, no geral, Bracinha Vieira, líder da comissão de acompanhamento, considera que o Lone Star pediu o que tinha de pedir.
Noticiário

12h. Madeira. PS e PSD pedem eleições rapidamente

O Presidente do Governo Regional da Madeira transmitiu esta ideia na audiência desta manhã com o Representante da República na ilha. Ainda, Putin assegura que a economia russa está em crescimento.
Banca

BES. Lesados ameaçam impugnar venda do Novo Banco

Os lesados do BES repudiaram "o fim do acordo de capitalização do Novo Banco" sem garantias que serão ressarcidos do que perderam e acusam o Estado de ser ter resignado perante a situação.
Justiça

Julgamento do BES Angola agendado para 2025

As indisponibilidades de agenda podem não ser apenas uma possibilidade, uma vez que o processo BES/GES, que julga a derrocada do universo Espírito Santo, tem sessões marcadas até 2026.
Noticiário

9h. Proteção Civil registou 750 ocorrências

Duas pessoas tiveram de ser realojadas em Amarante por causa de uma inundação em casa. Ainda neste jornal, vamos em direto até Inglaterra, saber as reações dos adeptos do Manchester United.
Noticiário

8h. APAV: número de mulheres a pedir ajuda aumenta

A APAV fala num "aumento considerável" dos pedidos de ajuda. Ainda neste jornal, a polémica em torno das celebrações do 25 de Novembro e as ocorrências relacionadas com o mau tempo.
Noticiário

6h. Chega pode viabilizar Orçamento nos Açores

O documento deverá ser viabilizado, uma vez que o Chega/Açores já mostrou abertura para aprovar o documento. No entanto, José Pacheco, líder do partido no arquipélago, deixa algumas exigências.
Noticiário

3h. Candidato de extrema-direita lidera na Roménia

Calin Georgescu lidera primeira volta nas presidenciais na Roménia. O candidato é independente, pró-russo e de extrema-direita. A segunda volta acontece a 8 de dezembro.
Noticiário

2h. Suspensas aulas em Beirute até dezembro

Em causa estão os vários ataques israelitas à capital, Beirute, na última semana. A interrupção das aulas é uma medida de segurança.
Noticiário

1h. Depressão Bert: Coimbra é a zona mais afetada

A maioria das ocorrências registadas no domingo está relacionada com a queda de árvores, queda de estruturas e inundações. Coimbra e a Área Metropolitana do Porto foram as zonas mais afetadas
Caso BES

Prescreveu mais um crime de Salgado no caso BES

Ex-presidente do BES passa ser julgado por 61 crimes. Vão prescrever mais nove crimes de Salgado até ao final de março. Morais Pires e Machado da Cruz também beneficiam com prescrições.
Noticiário

1h. Registos sabiam de nacionalidade de Sobrinho

O Instituto de Registos e Notariado sabia há sete meses que Álvaro Sobrinho usava a nacionalidade portuguesa sem a ter. O ex-banqueiro aproveitou falhas do IRN e continuou a declarar-se português.
Angola

"Nunca fui notificado da perda de nacionalidade"

Álvaro Sobrinho alega que tentou renunciar à nacionalidade em 1984, mas que não "podia fazer nada" porque nunca o "notificaram" sobre o assunto, sendo português durante 40 anos.
Justiça

Inquérito do IRN sobre Sobrinho enviado ao MP

IRN detectou o uso de documentos portugueses por Álvaro Sobrinho em abril de 2024, mas a falha detectada não foi comunicada à tutela politica e às autoridades.
Caso BES

MP quer nacionalidade de Sobrinho verificada

PGR diz que é público que Álvaro Sobrinho não tinha a nacionalidade portuguesa e quer verificar se o banqueiro apresentou-se como português perante a Justiça. Requerimento ainda está em análise.
Álvaro Sobrinho

Documentos de Sobrinho. Montenegro desconhece caso

"Não tenho conhecimento nenhum desse processo e, portanto, registei como muito positiva a iniciativa da ministra da Justiça, de abrir uma investigação para podermos tirar conclusões" disse Montenegro.
Justiça

Álvaro Sobrinho deixou de ser português há 40 anos

Álvaro Sobrinho renunciou à nacionalidade portuguesa em 1984, mas o passaporte só foi apreendido pelas autoridades este verão. A meses do arranque do julgamento em Lisboa, empresário vive em Luanda.
Caso BES

BES. Contabilista não agiu por iniciativa própria

Ex-presidente da consultora afirmou que o ocultação do passivo pelo contabilista do BES "só pode ser para o benefício dos acionistas". Sattar afirmou já ter preocupações em relação ao GES em 2013.
Noticiário

14h. PR está disponível para receber Ventura

O líder do Chega considerou que o Presidente da Republica teve uma "atuação lamentável" na visita que fez aos bairros da grande Lisboa e anunciou a intenção de lhe entr4egar um "protesto formal".
Caso BES

Auditora diz nunca ter visto vendas como as do BES

Esquema do BES pode ter gerado uma mais-valia de 700 milhões de euros para um intermediário externo ao grupo, segundo a KPMG. Trata-se da comercialização de obrigações dentro do GES.
Noticiário

14h. Empresário português raptado em Moçambique

Trata-se do segundo caso de rapto conhecido em Maputo este mês. No anterior, a vítima foi libertada horas depois. Ainda, AIMA concluiu num ano 250 mil processos relacionados com vistos de residência.
Noticiário

13h. Fesap reúne novamente com Governo dia 4

Tal como os outros sindicatos, a Federação de Sindicatos da Função Pública não chegou a acordo com o governo. Ainda, a KPMG quis fazer uma "auditoria à antiga" às contas do BES, dias antes da queda.
Noticiário

21h. GES: Grupo não justificou buraco nas contas

A auditora da KPMG diz que apenas o contabilista Francisco Machado da Cruz tentou explicar o buraco de mil e trezentos milhões de euros. Ainda, o Governo quer reduzir o IRC de 21% para 15%.
Caso BES

Tese de erro nas contas nunca foi justificada

A tese de erro nas contas do GES avançada para explicar o buraco nas contas nunca foi justificada pelos administradores, disse uma das auditoras que integrava a KPMG aquando do colapso do grupo.
Noticiário

15h. Ventura não vai usar imunidade parlamentar

Em declarações na Assembleia da República o líder do Chega adianta que não vai recorrer à imunidade parlamentar face à queixa-crime contra o Chega. Ainda, Ruben Amorim sobre a lesão de Nuno Santos.
Noticiário

14h. Zelensky acusa Guterres de ser "pró-Rússia"

O Presidente ucraniano criticou o secretário-geral da ONU por ter marcado presença na cimeira dos BRICS, na Rússia. Ainda neste jornal, a queixa-crime contra o Chega é entregue esta segunda na PGR.
BES

Defesa de Salgado opõe-se a nomeação de curador

A defesa salientou mesmo que a proposta de nomeação de um curador para Ricardo Salgado não resolve o que considera ser "a violação do direito fundamental relativo ao exercício pessoal da defesa".
Noticiário

12h. NATO confirma tropas da Coreia na Rússia

O secretário-geral da NATO confirma que as tropas norte-coreanas foram enviadas à Rússia e que algumas já estão na região de Kursk. Ainda, Salgado vai ser sujeito a uma nova perícia neurológica.
Noticiário

6. Observadores internacionais relatam fraudes

A oposição, na Geórgia, denuncia graves irregularidades. Observadores internacionais falam em relatos de pressão sobre os eleitores, em particular sobre os trabalhador do setor público.
Noticiário

5h. Ministro das finanças reúne-se com deputados

A votação na generalidade acontece na quinta-feira. Segue-se o debate na especialidade e a votação final global marcada para dia 29 de novembro.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.