BES
Corrupção

Presidente do Benfica suspeito no caso BES

570
O Ministério Público acredita que o presidente do SL Benfica beneficiou de fraude no caso BES, através de uma entidade sediada na Suíça. Vieira nega ser testemunha ou arguido.
BES

Banco de Portugal aplica coima a Salgado: 75 mil €

583
Mais uma condenação a Ricardo Salgado por parte do Banco de Portugal, que aplica coima de 75 mil euros por violação de regras e prestação de informações falsas ao supervisor.
Carlos Costa

"Estabilidade não é evitar colapso de bancos"

Numa conferência sobre estabilidade financeira, em Lisboa, Carlos Costa sublinha que não está em causa evitar colapso de bancos mas, sim, proteger a economia e a confiança dos depositantes.
BES

BES pode perder mais 590 milhões

131
Comissão liquidatária do BES admite que apenas será possível recuperar o crédito da Rioforte, num valor que ronda os 198 milhões de euros. Para créditos de 5 mil milhões, só existem 143 milhões.
BCE

BES. BCE pode negar acesso a documentos

Em causa está um recurso apresentado pela Espírito Santo Financial Group junto do Tribunal de Justiça. Banco Central Europeu considera que a confidencialidade prevalece sobre a transparência.
GES

Casa de Manuel Pinho comprada com saco azul do GES

11819
Casa de luxo perto da Broadway terá sido comprada com a avença mensal, de 15 mil euros, que o ex-ministro da Economia recebia do Grupo de Espírito Santos (GES).
Lesados do BES

Teresa Guilherme perde ação contra Salgado

596
Ricardo Salgado foi absolvido pela segunda vez no processo interposto pela apresentadora. Tribunal considerou ação "totalmente improcedente" por falta de provas.
Banif

BES. Lesados têm 8 dias para dar dados em falta

Foi conferido a todos os lesados do Banif que reclamaram junto da Ordem dos Advogados um prazo adicional de oito dias, até 2 de outubro, para apresentarem as informações em falta nos processos.
BES

Investigado crédito do BES aos Mello e Pelicano

DCIAP pediu ao Novo Banco o registo de financiamentos do BES das duas empresas, no âmbito da investigação ao caso EDP, que envolve o antigo ministro socialista Manuel Pinho.
Madeira

A noite mais difícil do PSD acabou com uma vitória /premium

O PSD perdeu a maioria absoluta mas encontrou-a no CDS. O PS foi o único a crescer, à custa da queda do JPP, da CDU e do BE, que sai do parlamento regional. Assim foi a noite eleitoral na Madeira.
Corrupção

"Pinho terá causado prejuízo de 1,2 mil milhões" /premium

7526
Ministério Público indicia ex-ministro da Economia por ter recebido 'luvas' de 4,5 milhões para alegadamente favorecer EDP e Grupo Espírito Santo. Só a EDP terá sido beneficiada em 1,2 mil milhões.
BES

Salgado em julgamento. Vítima é Teresa Guilherme

516
Em causa estão 2,35 milhões de euros que a apresentadora Teresa Guilherme investiu em papel comercial do BES. Juiz diz que tem condições para avançar para uma sentença, sem ouvir testemunhas.
CMVM

KPMG. Três auditores do BES deixam de ter licença

288
Fernando Antunes, Inês Viegas e Sílvia Gomes fiscalizaram as contas do BES até 2014. Foram condenados em abril pelo Banco de Portugal. Pediram à CMVM a suspensão do registo para exercer.
Rádio Observador

"Não voltei à RTP por causa das minhas opiniões"

8072
O afastamento da estação pública, Salgado, BPN, os "negócios por explicar" de Luís Filipe Vieira e os outros pontos altos da entrevista de João Miguel Tavares a Camilo Lourenço na Rádio Observador.
Manifestações

Poupanças. Lesados do BES manifestam-se em Lisboa

Grupo de manifestantes caminharam a dizerem: "Fomos Roubados e enganados pelo BES. Não atiramos a toalha ao chão", "Novo Banco ladrão das nossas poupanças" e "Novo Banco paga o que deves".
BES

Resolução do BES já custou mais de 5 mil milhões

1353
A resolução do BES foi há cinco anos, um verão quente do setor financeiro que já custou mais de 5.000 milhões de euros ao Estado e a fatura ainda deve subir.
Caso BES

KPMG. CMVM acusa auditora do BES (não só por BESA)

Houve falhas no trabalho de supervisão feito pela KPMG sobre o BES até ao colapso do banco, em 2014, defende a CMVM, que considera que os problemas vão muito além do BES Angola.
Rádio Observador

José Manuel Pureza na Rádio Observador 

O deputado do Bloco de Esquerda é entrevistado no programa Manhãs 360 para falar do programa eleitoral do partido. A entrevista começa pode ser ouvida em direto aqui.
BES

BE quer proibir plásticos na restauração

181
A medida passa ainda pela proibição de utensílios de plástico descartáveis para refeições e a dupla embalagem. BE quer ainda superfícies para devolução e reciclagem das embalagens.
Parlamento

Parlamento chumba proibição das corridas de cães

238
Os diplomas foram rejeitados com votos contra do PS, do PSD e do CDS-PP. O PAN previa ainda contraordenações para quem não cumprisse a proibição.
Lesados do BES

Lesados do BES. Governo paga segunda prestação

Esta foi a segunda prestação paga aos 1.880 lesados do BES. O valor pago é de valor de cerca de 76 milhões de euros, ao abrigo dos respetivos contratos de adesão ao Fundo de Recuperação de Créditos.
Tribunal

Santander vai pagar 104 mil euros a cliente

102
Uma cliente que comprou obrigações do Novo Banco que acabaram transferidas para o BES 'mau', com consequente perda do investimento, vai receber 103,7 mil euros do Santander Totta.
Operação Marquês

Juiz Ivo Rosa recusa provas contra Salgado

6434
Juiz Ivo Rosa diz que os depoimentos que o banqueiro fez noutros processos, e que o Ministério Público usa como prova na Operação Marquês, não podem ser usados neste caso.
BES

Milionário português luta por crédito de 323 euros

214
Bernardo Moniz da Maia, membro de uma das famílias mais ricas do país e antigo piloto de automóveis de todo-o-terreno, é um dos cerca de cinco mil credores do BES.
Crise no GES

BES recusa reembolsar petrolífera venezuelana

Comissão liquidatária do BES argumenta que os quase dois mil milhões de euros aplicados pela PDVSA não são créditos mas, sim, investimentos em papel comercial de empresas do Grupo Espírito Santo.
BES

BES reconhece 4.955 credores

As listas dos credores reconhecidos e não reconhecidos do BES entregues em tribunal pela comissão liquidatária do banco reconhecem créditos de 5.057 milhões de euros a 4.955 credores.
Operação Marquês

Operação Marquês. Ivo Rosa duvida de certas provas

165
O juiz de instrução criminal do processo "Operação Marquês" duvida da legalidade de algumas provas da investigação. Em causa, gravações, apreensões de ficheiros e até quebras de sigilo.
Negócios

Quem é o advogado por trás dos negócios de Berardo /premium

877
Polémico, benfiquista ferrenho — e brilhante. André Luiz Gomes, o advogado de Joe Berardo, mostrou-se ao país numa audição ao estilo dos dois. Um retrato do homem por detrás dos negócios do comendador
BES

BES. Supremo dá razão à Deco contra ex-gestores 

237
O Supremo deu razão a um recurso da Deco ordenando que o tribunal cível prossiga os autos de uma ação popular em nome dos pequenos acionistas do BES contra ex-administrados da instituição bancária.
BESA

Álvaro Sobrinho estranha notificação por edital

Publicação no Jornal de Angola diz que Sobrinho está "em parte incerta" e dá 50 dias aos sócios angolanos do ex-BESA para contestar pedido de condenação. Gestor diz que a sua morada é "conhecida".
BES

BES: Lesados têm 30 dias para reclamar

195
A Ordem dos Advogados vai apresentar no seu site a forma como os lesados do BES e do BANIF podem fazer as reclamações. Há possibilidade de inclusão numa solução que os compense pelo dinheiro perdido.
Banco de Portugal

BES e três ex-administradores condenados

O BES e Ricardo Salgado, Amílcar Morais Pires e Rui Silveira foram condenados por prática de "infrações especialmente graves" no extinto BES Angola. Os ex-administradores impugnaram a decisão.
Banco de Portugal

BES. BdP multa KPMG em três milhões de euros

116
Está terminado o processo de contra-ordenação contra a auditora KPMG. "Infrações especialmente graves" levam a coima total de três milhões. Dois responsáveis da auditora também foram penalizados.
Lesados do BES

O Tribunal Administrativo e a resolução do BES

Já se sabia que Portugal é o país da Europa em que menos se protege a propriedade privada. Nada de novo com esta sentença. A esperança está no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.
Montepio

Montepio. BdP aperta cerco a créditos de Guilherme

Jornal "Público" escreve que o Banco Montepio tem estado a "partilhar" com o Banco de Portugal "o essencial da informação" sobre os créditos do construtor que deu "prenda" de 14 milhões a Salgado.
Banca

Liquidatários do BES exigem 14 milhões

Comissão liquidatária do antigo banco notificou 12 antigos gestores, exigindo-lhes 14 milhões, de acordo com o Negócios. Valor deverá aumentar com Ricardo Salgado, que também está na lista.
Lesados do BES

A saga da casa que os Espírito Santo querem vender /premium

232
Da estadia dos duques de Windsor cercados por espiões aos casamentos e Natais da família. As histórias (e as plantas) do palacete de Verão comprado por Ricardo Espírito Santo há oito décadas.
Carlos Costa

PS quer audição do governador sobre o BES

O grupo parlamentar do PS requereu a audição de Carlos Costa, no parlamento, para esclarecimentos sobre o processo de resolução do BES e sobre a gestão do banco até à venda.
Presidente da República

Presidente da República vai receber lesados do BES

496
O Presidente da República disse que vai receber o grupo de lesados do BES/Novo Banco que recusou a solução encontrada pela maioria dos clientes daquela instituição para "ver o que é possível fazer".
BES

Ex-administrador ganhou 1 milhão com saída do BES

795
Amílcar Morais Pires recebeu mais de um milhão de euros de indemnização. Segundo o Correio da Manhã, o gestor teve ainda benefícios como uma viatura de luxo, motorista e segurança privados.
BES

Tribunal. Resolução do BES foi a melhor solução

Acionistas e credores do BES queriam nulidade da separação do BES em "banco bom" e "banco mau". Tribunal Administrativo diz que BdP não poderia ter feito outra coisa.
BES

BES recebeu 34 mil reclamações de créditos

Só na semana passada entraram 3 mil reclamações de créditos. Quem reclama são várias entidades públicas ou privadas como Novo Banco, os lesados do papel comercial ou grandes fundos de investimento.
BES

BES. Credores têm até sexta-feira para reclamarem

Depois das reclamações apresentadas, nas próximas semanas deve ser conhecida a listagem de créditos reconhecidos e não reconhecidos pela comissão liquidatária. Em causa estão 30 mil reclamações.
Novo Banco

BE quer primeiro "apurar responsabilidades"

BE quer dar prioridade ao apuramento de responsabilidades, referindo que "nunca" se opôs a nenhuma comissão de inquérito. BE diz que governo tinha obrigação de saber o que se passava no Novo Banco.
Novo Banco

BES. Governo fala em alhos, Marcelo em bugalhos

530
Centeno defendeu auditoria aos créditos ruinosos do Novo Banco, dados no tempo do BES. Mas Marcelo lançou a confusão: "concorda" com auditoria mas ao período "após a resolução", ou seja, pós-Salgado.
Banco de Portugal

Salgado. "Penso todos os dias nos lesados"

4726
Ricardo Salgado diz, em entrevista à TSF, que consegue dormir, mas não "totalmente descansado". E critica o Banco de Portugal, mais uma vez, por ter avançado com a resolução do BES.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Sócrates e Vara chamados ao Parlamento

937
O BE quer ouvir José Sócrates e Armando Vara na segunda comissão de inquérito à CGD. A CPI arranca a 12 de março, com a audição à consultora EY, autora da auditoria.
BES

Salgado acusa Passos Coelho de prejudicar o BES

6067
O ex-líder do BES e do grupo GES acusa Pedro Passos Coelho de ter ajudado ao colapso do grupo financeiro com declarações em junho de 2014. Banqueiro apresentou petição em tribunal.
Corrupção

MP quer ver as contas da mulher de Pinho

290
Procuradores querem perceber junto do Banco de Portugal se Alexandra Pinho aderiu ao Regime Excecional de Regularização Tributária para declarar ativos depositados em duas offshores.
Justiça

PJ quer que MP ataque mais os lucros do crime

915
Judiciária diz que MP podia recorrer com mais frequência à apreensão preventiva de bens e dá o exemplo do caso BES: foi o juiz Carlos Alexandre quem arrestou os bens da família Espírito Santo
Ricardo Salgado

Casa de Salgado à venda por 20 milhões de euros

5678
A emblemática casa da família Espírito Santo em Cascais está à venda por 20 milhões de euros. Mulher de Ricardo Salgado é proprietária de 20% de empresa que detém imóvel.
Santa Casa de Lisboa

Santa Casa é uma das "lesadas" do BES

Um investimento em obrigações do BES converteu-se num dano para a Santa Casa que vê o seu fundo de pensões lesado em 2,6 milhões de euros pela liquidação do banco.
BES

Morais Pires condenado a pagar 1,2 milhões

Banco de Portugal condenou oito dos 18 acusados no caso BES Angola, tendo sido as infrações mais graves atribuídas aos administradores Ricardo Salgado e Morais Pires.
BES

Salgado condenado a pagar 1,8 milhões de euros

456
Ex-banqueiro foi condenado pelo Banco de Portugal a pagar uma multa de 1,8 milhões de euros devido ao BES Angola. Defesa de Ricardo Salgado disse que vai recorrer.
Banco Central

BES. Investidores instauram ação contra Estado

Mais de 100 pequenos investidores de retalho, detentores de obrigações das cinco séries retransferidas do Novo Banco para o BES - Banco Mau, instauraram uma ação judicial contra o Estado português.
Estado

BES. Ex-CFO quer que BdP e KPMG indemnizem Estado

824
Amílcar Morais Pires avança com o processo contra o BdP e a KPMG, exigindo que as duas entidades indemnizem a Tesouraria Geral do Estado em 4.330 milhões de euros.
BES

Solução semelhante à do Banif para lesados do BES?

Governo propôs às associações de lesados das sucursais exteriores do BES uma solução semelhante à do Banif, que prevê a delimitação de lesados não qualificados com vista à criação de um fundo.
Caso BES

Investigação ao caso BES pode derrapar mais um ano

114
Procuradores dizem que só em março conseguirão ter todas as provas recolhidas. No total, foram feitos 35 arguidos, ouvidas 178 pessoas e arrestados 1,8 mil milhões de euros.
BES

Primo de Ricardo Salgado foi declarado insolvente

898
Tribunal do Comércio de Sintra considerou insolvente António Ricardo Espírito Santo Bustorff, primo de Ricardo Salgado. As dívidas reclamadas por sete credores ascendiam a 14 milhões de euros.
Orçamento do Estado

O lado A e o lado B das negociações na "cave" /premium

Nos dois meses pós Verão houve 40 reuniões no Parlamento para preparar o Orçamento. A "cave" de Pedro Nuno Santos foi o local das negociações de onde PCP e BE saíram com sentimentos opostos.
EDP

Pinho ouvido em dezembro na CPI das Rendas

O ex-ministro da Economia, residente nos Estados Unidos, disponibilizou-se para ser ouvido presencialmente ou por Skype. Deputados preferem que venha a Lisboa. Audição deverá ocorrer a 20 de dezembro
BES

Dinheiro de gestores do BES pode ir para credores

BES pediu ao Novo Banco acesso aos extractos de contas bancários nos dois anos anteriores à intervenção bancária, para perceber se houve movimentos que devem ser integrados na massa falida.
Caso BES

Pinho suspeito de usar RERT para lavar milhões

1363
O Ministério Público está a investigar o alegado recurso de Manuel Pinho ao regime de perdão fiscal permitido pelos governos de Sócrates e Passos Coelho para legalizar o dinheiro recebido pelo BES.
José Maria Ricciardi

Contas de Ricciardi no Haitong foram corrigidas

1753
A Deloitte reviu as contas do Haitong de 2015 para incluir imparidades que ainda não estavam contabilizadas. Ricciardi, que era o presidente na altura, explica que foi devido ao novo modelo de gestão.
BES

Acervo cultural do BES fica para o Lone Star

101
O património cultural do antigo BES, avaliado em 50 milhões de euros, ficou nas mãos do fundo de investimento Lone Star. As peças podem ser vendidas mas não podem, pelo menos para já, sair do país.
Lesados do BES

Lesados do BES dizem-se "enganados e traídos"

O Grupo de Lesados do Novo Banco manifestou-se em Lisboa contra a solução alcançada pela Associação dos Enganados e Indignados do Papel Comercial, dizendo-se "enganados e traídos".
Ricardo Salgado

Teresa Guilherme perde ação contra Ricardo Salgado

212
Teresa Guilherme interpôs um processo cível contra Ricardo Salgado, em 2016, e pediu uma indemnização por correr o risco de perder mais de 2 milhões. Apresentadora perdeu ação e vai recorrer.
Ricardo Salgado

Desapareceram 110 páginas da sentença de Salgado

225
Entre a decisão lida em tribunal e a versão depositada no Citius há uma diferença de 110 páginas. A defesa de Salgado já entregou o recurso da decisão que o condena a pagar 3,7 milhões de euros.
BES

BES. Tribunal rejeita recurso do Goldman Sachs

O Supremo Tribunal britânico rejeitou um recurso do banco Goldman Sachs relativo a um pedido de indemnização por um empréstimo milionário concedido pouco antes do colapso e nacionalização do BES.
Parlamento

A liga dos últimos

Está de volta a liga dos últimos, não dos clubes de futebol, mas das cores partidárias, todos competindo, acerrimamente e perante as câmaras, pelo prémio “Capitão Moura” do Parlamento.
Ricardo Salgado

Defesa nega "plano criminoso" de Salgado

Advogados do ex-líder do BES criticam capa da revista Sábado sobre "plano criminoso" de Ricardo Salgado para a Venezuela e apelam à PGR para "colocar termo à permanente violação do segredo de justiça"
Crise no GES

O número da Besta

Vale a pena recordar o que se passou na Assembleia Geral do BES de Março de 2009 e como nela o conselho de administração iludiu os pequenos accionistas com o beneplácito da CMVM. É toda uma lição.
Economia

Paula Amorim entra na corrida para a Comporta

330
Paula Amorim, presidente do grupo Amorim, juntou-se ao grupo imobiliário Vanguard Properties para entrar na corrida à compra da Herdade da Comporta, cujos donos faliram após o colapso do BES.
Ministério da Economia

Caldeira Cabral diz que não foi assessor de Pinho

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, afirmou esta quinta-feira estar "muito confortável" com o pedido de auditoria ao ministério que tutela, feito pelo CDS-PP.
Lesados do BES

Lesados do BES vão protestar no Congresso do PS

O grupo dos lesados voltou a dizer que foi roubado pelo banco e pelos gerentes do BES e recordou que o PS prometeu que se fosse para o Governo que iria pagar "na íntegra" os montantes devidos.
Lesados do BES

BES. Marcelo tomou nota das queixas dos lesados

O Presidente da República disse esta quarta-feira que tomou "a devida nota" e que vai "ver o que é possível fazer pelo grupo que não entrou no acordo geral dos lesados do BES".
Comissão de Inquérito

As 5 perguntas a que Pinho tem de responder /premium

355
Os investigadores do caso EDP querem fazer perguntas a Manuel Pinho. Os deputados querem fazer perguntas a Manuel Pinho. E os jornalistas querem fazer perguntas a Manuel Pinho. Há cinco essenciais.
Lesados do BES

BES. Lesados prometem não desistir do dinheiro

Lesados do BES/Novo Banco exigem a devolução na totalidade dos montantes que lhes "extorquiram com informação falsa", apelando ao Governo que faça a reversão da provisão existente para os ressarcir.
Banca

Morais Pires disponível para voltar à banca

101
Amílcar Morais Pires afirmou esta segunda-feira que há de "voltar a trabalhar" assim que "se volte a repor a verdade nestes dossiês", depois de ouvir a sentença proferida pelo Tribunal em Santarém.
EDP

A ordem permanente do 'saco azul' que tramou Pinho

2100
O operacional suíço do 'saco azul' do GES descreveu na sua contabilidade secreta todas as transferências recebidas por Manuel Pinho entre 2002 e 2012. Saiba todos os pormenores.
Ricardo Salgado

Multa para Ricardo Salgado em 3,7 milhões de euros

433
Em causa estão as contraordenações aplicadas pelo Banco de Portugal pela comercialização de títulos de dívida da Espírito Santo Internacional a clientes do BES. Defesa vai recorrer da decisão.
Bloco de Esquerda

PS valida comissão de inquérito do BE a Pinho

226
PS vai juntar-se ao Bloco e aprovar a comissão parlamentar para ouvir Manuel Pinho. "Nós não metemos a cabeça na areia", garantem os socialistas. Governos de Durão e Santana também sob escrutínio.
BES

PS quer ouvir Manuel Pinho no Parlamento

288
O PS é favorável à audição "o mais depressa possível", no parlamento, do ex-ministro da Economia Manuel Pinho. O CDS também já disse que vai votar favoravelmente o pedido de audição.
BES

BES. Tribunal decide impugnação de multas

O ex-presidente do BES e o antigo administrador Amílcar Pires conhecem esta segunda-feira a sentença do Tribunal da Supervisão ao pedido de impugnação das coimas de 4 milhões e de 600 mil euros.
Lesados do BES

Lesados do BES pedem "reversão da provisão"

O grupo de lesados do BES/Novo Banco apelou para que o Governo faça a reversão da provisão de 1.837 milhões de euros existentes para os ressarcir, na totalidade, dos montantes reclamados.
EDP

BICA. Os pagamentos dos BES a Pinho

233
Porque é que Manuel Pinho ainda não esclareceu os pagamentos mensais que recebia do BES quando era ministro? Porque é que José Sócrates não veio defender a honra do Governo? A análise no BICA.
EDP

Ricardo Salgado constituído arguido no caso EDP

209
O antigo presidente do Banco Espírito Santo foi constituído arguido no caso EDP, que investiga o alegado o alegado favorecimento da elétrica nacional nos contratos para venda de eletricidade (CMEC).
Banco de Portugal

Banco de Portugal presta esclarecimento sobre BES

Banco de Portugal vai prestar esclarecimentos no Tribunal Administrativo de Lisboa sobre a resolução do BES, feita em 2014, a propósito de processos que pedem a impugnação dessa decisão.
Lesados do BES

Lesados do BES: termina prazo para adesão a fundo

Os lesados do BES podem, até esta quinta-feira, aderir ao fundo de compensação pelas perdas de que foram alvo. Na quarta-feira, quase 99% dos lesados tinham pedido adesão ao fundo.
Lesados do BES

BES. 99% dos lesados pediu para aderir a fundo

Os lesados que já pediram a adesão representam também 99% do capital reclamável. Prazo para aderir ao fundo de recuperação de perdas termina na quinta-feira.
Banco de Portugal

Banco de Portugal acusa KPMG de falhas no BES

Instituição liderada por Carlos Costa avançou com processo contra KPMG, que acusa de falhas e incumprimentos na auditoria do BES entre 2011 e 2014. Consultora contesta.
Lesados do BES

Lesados BES. 90% aderiram ao fundo de recuperação

Mais de 90% dos lesados do BES completaram a adesão ao fundo de recuperação das perdas. Termina esta quinta-feira o prazo para os dois mil lesados do papel comercial fazerem o processo de adesão.
Banca

Lesados do BES. Termina prazo para aderir a fundo

Até terça-feira, dia 10 de abril, cerca de 80% dos lesados já tinham entregado os contratos de adesão completos. Quem enviar por correio ou entregar nas instalações da Patris tem até dia 19 de abril.
Lesados do BES

Lesados BES. 80% aderiram ao fundo de recuperação

80% dos lesados do BES completaram a adesão ao fundo de recuperação das perdas. Esta quinta-feira, dia 12, termina o prazo para os dois mil lesados do papel comercial fazerem o processo de adesão.
Lesados do BES

Recuperação de créditos ate 12 de abril

Os lesados do papel comercial do BES/GES têm até 12 de abril para aderirem ao fundo que pagará as indemnizações, devendo fazê-lo nas instalações do Novo Banco, do BEST ou do Novo Banco dos Açores.
Lesados do BES

BES. Lesados exigem devolução integral

Os lesados do BES manifestam-se esta terça-feira no Porto "contra as associações que foram criadas para defender todos os lesados e lutar pela totalidade do capital" e que, no fundo, não o fizeram.
Crise no GES

Lesados do BES protestam esta terça-feira

Os lesados do BES vão voltar à rua para protestar contra o Governo, que "ficou com a provisão" existente para "devolver a totalidade do investimento". Concentração está marcada para as 11h, no Porto.
Legislação Laboral

PCP volta a atacar nas leis laborais com avisos

O fim do banco de horas individual é o único ponto em cima da mesa esta quarta-feira e em que PS e parceiros coincidem. Nas outras matérias laborais, colidem. PCP quer clarificar de que lado está o PS
Lesados do BES

BES. Emigrantes falam em "avanços significativos"

A associação que representa os emigrantes lesados pelo BES anunciou que existem "avanços significativos" nas negociações. O grupo de representantes reuniu com o presidente do Novo Banco.
Lesados do BES

Lesados do BES: os "protestos vão continuar"

Os lesados do BES dizem que "deve ser feito o pagamento integral a todos os lesados, sem qualquer diferenciação entre eles" e afirmam que os "protestos vão continuar".
Lesados do BES

Lesados do BES manifestam-se frente à sede do PS

Os lesados do BES manifestam-se esta sexta-feira frente à sede do PS. Em causa estão as promessas feitas: "se fosse para o Governo", o partido "pagaria na íntegra" o dinheiro perdido.
BESA

Como Sobrinho desfalcou BESA em quase 500 milhões

862
Investigação em que participa o "Expresso" mostra que o empresário terá enviado para (pelo menos) três empresas angolanas a que estaria, na realidade, ligado. Vários movimentos eram em dinheiro vivo.
Lesados do BES

Governo aprova 155 milhões para lesados do BES

O Governo aprovou mais 155 milhões para indemnizações aos lesados do BES. O valor serve para pagar a segunda e terceira tranches das compensações aos antigos clientes do banco.
Lesados do BES

Lesados do BES vão protestar até Estrasburgo

Cerca de meia centena de lesados do papel comercial pelo antigo BES e elementos do grupo "Os Inconformados" garantiram que vão prosseguir com os protestos até ao Parlamento Europeu.
BES

Lesados do BES protestam em Lisboa

102
Ex-clientes do BES organizam nova onda de protestos. Exigem receber a totalidade do dinheiro através da provisão criada para reembolsar clientes.
Parlamento

Regras do PS não permitiriam eleição de Negrão

100
Instabilidade na bancada do PSD está a ser vista com atenção pelo PS, que já faz apostas sobre a resistência de Rui Rio. Líder parlamentar socialista tem de ter maioria absoluta para ser eleito.
Sistema Financeiro

Justos e pecadores

Entre os lesados do BES ou do Banif houve pessoas ludibriadas. Mas houve, igualmente, situações em que a imprudência ou a ganância foram a chave que abriu a porta para o desastre.
Banca

Parlamento debate proposta para evitar novo BES

O Governo apresenta esta quinta-feira uma proposta de lei que tem como objetivo evitar novos lesados da banca em Portugal. As quase 1.500 páginas englobam centenas de medidas.
Ricardo Salgado

Salgado suspeito de pagar a políticos venezuelanos

280
Ministério Público suspeita que ex-presidente do BES deu ordem ao GES para pagar a decisores da Venezuela em troca de negócios para o grupo, segundo acordão da Relação citado pelo Correio da Manhã.
Lesados do BES

Lesados do BES acusam PS de "mentir"

O porta-voz do grupo de lesados reiterou que os lesados foram "vítimas de uma burla" e exigiu o recurso à provisão de 1.837 milhões de euros que o Banco de Portugal terá "ordenado" que o BES criasse.
Lesados do BES

Lesados do BES manifestam-se na sede do PS Porto

Um grupo de lesados antigo Banco Espírito Santo lembra que o presidente do PS, Carlos César, garantiu em março de 2015 que se o partido fosse Governo ia "ressarcir na íntegra os clientes lesados".
Lesados do BES

Governo altera lei para financiar lesados do BES

O Governo vai alterar a portaria que enquadra o financiamento das indemnizações aos lesados do BES, para poder emprestar ao fundo o dinheiro necessário para o pagamento das compensações.
Novo Banco

"A recuperação em Portugal não é o que parece"

192
Fundos de investimento que perderam dinheiro com a polémica decisão do Banco de Portugal no final de 2015, com a dívida do Novo Banco, avisam os outros investidores para terem cuidado com Portugal.
Jorge Sampaio

Jorge Sampaio: PCP e BE têm de se decidir

443
Em entrevista à revista do Expresso, o ex-Presidente da República elogiou Costa, PCP e BE. Também disse que é hora de os partidos decidirem se querem ficar no poder ou se voltam à 'wilderness'.
Lesados do BES

Partidos pedem solução para lesados do BES e Banif

Os partidos querem novas soluções para os lesados do BES/GES e do Banif. Apesar do consenso global, o debate motivou uma dura discussão política entre a esquerda e o PSD.
BES

MP recorre da sentença que anulou acusação

Ministério Público recorre da sentença que anulou acusação do Banco de Portugal num processo ao abrigo da lei de branqueamento de capitais em que o ex-líder do BES e um administrador foram condenados.
Lesados do BES

Patris já pediu registo do fundo de indemnizações

A Patris já deu entrada junto da CMVM com o pedido de registo do fundo de recuperação de créditos dos lesados do papel comercial do BES.
Comissão Europeia

Comissão Europeia diz que não investiga bancos

A Comissão Europeia diz que não tem poderes de investigação sobre bancos e que isso compete às autoridades nacionais. A resposta surge depois do pedido de investigação ao BES.
Economia

BES. Venda de produtos a emigrantes investigada

A Comissão Europeia vai realizar uma investigação à venda pelo BES de produtos financeiros a clientes emigrantes que acabaram por acarretar perdas dos investimentos com a resolução do banco.
BES

Prazo para reclamar créditos adiado para fevereiro

Prazo para reclamar créditos do BES mau foi adiado para o próximo dia 12 de fevereiro. Extravio de cartas e dificuldade em notificar credores internacionais está a dificultar prazos e fecho da lista.
Banco Popular

Amorim, TAP, EDP e BES tiraram dinheiro do Popular

266
Grandes depositantes tiraram muitos milhões do Banco Popular na semana antes da resolução do banco espanhol. Entre eles várias empresas portuguesas: Amorim Energia, TAP, EDP e o BES mau.
BES

BES. Governo assina contrato para pagar lesados

O Ministério das Finanças assinou um contrato para reembolsar os lesados do papel comercial do BES. A solução propõe que os lesados recuperem 75% do valor investido, num máximo de 250 mil euros.
Novo Banco

Lesados do BES exigem pagamento integral

O grupo de lesados do BES presente na manifestação, no Porto, exige o pagamento de "100% mais juros". E prometem "não sair da rua" enquanto não forem indemnizados.
Caso BES

Saco azul do BES pagou a familiares de Frasquilho

870
De acordo com o Expresso, familiares do ex-deputado do PSD e ex-quadro do BES receberam pagamentos da ES Enterprises . Frasquilho diz que foi para pagar dívidas suas e que os rendimentos eram seus.
BES

Salgado. Banco de Portugal usou "delação premiada"

Ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, e o ex-administrador Amílcar Pires consideram que o Banco de Portugal usou ilegalmente a "delação premiada" no processo em que foram condenados.
Lesados do BES

Governo prepara empréstimo direto a fundo

Governo vai avançar com novo modelo para compensar clientes "lesados" do antigo BES: financia diretamente uma primeira tranche de 145 milhões, num bolo total de quase 300 milhões.
BES

BES. Fundos querem que se volte a negociar solução

Grandes fundos de investimento, como Blackrock e Pimco, enviaram uma carta Banco de Portugal a criticar a ausência de negociações para menorizar perdas com dívida do BES.
Justiça

Funcionário do BdP acusado de abuso de informação

O Ministério Público acusou um funcionário do Banco de Portugal pelo crime de abuso de informação, num caso ligado à venda de ações do BES.
BES

Anulada acusação contra Salgado e Amílcar Pires

1028
Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão deu razão a recursos que tinham sido apresentados. Ao que o Observador apurou, o Banco de Portugal vai impugnar a decisão.
Lesados do BES

Emigrantes lesados já receberam 60% em depósitos

113
Os emigrantes lesados pelo BES que aceitaram a proposta feita este ano pelo Novo Banco já receberam nas suas contas bancárias o equivalente a 60% do dinheiro investido com o colapso do banco.
Caso José Sócrates

Interrogatório: Zeinal Bava diz que foi "traído"

837
Ricardo Salgado entregou-lhe 25 milhões de euros para um "projeto" que nunca existiu. Bava diz que devolveu apenas 18 milhões por falta de "segurança jurídica". O que ele revelou na Operação Marquês.
Incêndios

Partidos querem investigação prioritária nos fogos

Partidos querem mudar a lei e agravar a forma como as investigações aos incêndios são feitas. Isso passa por inclui-las de novo na lista de "investigações prioritárias" e não apenas na de prevenção.
Caso José Sócrates

Granadeiro achava "chique" ter conta na Suíça

531
Nos interrogatórios do caso Sócrates, Granadeiro justificou pagamentos de 24 milhões de euros. Diz que é amigo de Salgado, "apesar de ele estar leproso", e que "nunca foi cabo de ordens de ninguém".
Caso BES

Relação ressuscita ação contra ex-gestores do BES

126
Decisão de arquivar pedido de indemnização superior a 106 milhões de euros foi declarada nula pela Relação de Lisboa. Ação cível de fundos estrangeiros contra ex-gestores do BES vai continuar.
Lesados do BES

BES: lesados exigem receber totalidade do dinheiro

Um grupo de lesados do BES manifestou-se no Porto esta quinta-feira. Os lesados exigem receber a totalidade do dinheiro que perderam.
Lesados do BES

Grupo de lesados do BES em manifestação

Um grupo dos lesados do BES concentra-se esta quinta-feira no Porto para exigir soluções. Esta é a segunda manifestação que se realiza este mês.
Lesados do BES

Estado garante 301 milhões para lesados do BES

O Estado admite conceder 301 milhões de euros em garantia ao fundo de recuperação que vai pagar as indemnizações aos lesados do BES. Em troca, o fundo tem de pagar uma comissão.
Economia

Lesados da PT/Oi vão processar o banco Haitong

A Alope e a ATM preparam uma ação popular contra o banco de investimento Haitong por considerarem que o então BESI realizou uma "venda fraudulenta" de produtos estruturados de dívida da PT.
BES

Ricardo Salgado entre os 13 culpados pelo colapso

Comissão Liquidatária do Banco Espírito Santo responsabiliza 13 pessoas, incluindo toda a equipa de gestão, pelo colapso da instituição. Parecer vai ser avaliado pelo Ministério Público em 60 dias.
Ricardo Salgado

Salgado: "BdP não está interessado na verdade"

154
Ricardo Salgado recusou responder às perguntas dos mandatários do Banco de Portugal e alegou que este "não está interessado na verdade". Salgado diz que sofreu um "julgamento sumário" de Carlos Costa.
Caso BES

Há 40 milhões no BES que ninguém reclama

1508
"Correio da Manhã" diz que a comissão que está a liquidar o "BES mau", que restou da resolução do banco, não consegue identificar os donos de 40 milhões em títulos de dívida do BES.
Ricardo Salgado

Pensão de Salgado foi cortada para 39 mil euros

1939
Fundo de pensões do Novo Banco reduziu as reformas dos antigos gestores do BES. Correio da Manhã diz que pensão de Salgado foi cortada em 25% para 39 mil euros. Mas houve outros mais penalizados.
Lesados do BES

Lesados do BES protestam em Gaia

Os lesados do papel comercial do Banco Espírito Santo voltam aos protestos, desta vez em Gaia. O fundo que vai pagar as indemnizações já está a ser constituído e vai ser gerido pela Patris.
Lesados do BES

Emigrantes lesados do BES voltam a protestar

126
Os emigrantes lesados portugueses vão protestar junto à sede do Novo Banco, reivindicando em Lisboa uma proposta para todos os que perderam dinheiro. O protesto tem início marcado para as 11h30.
PT

Era Ricardo Salgado quem tomava as decisões na PT

596
O antigo administrador da PT, Rafael Mora, revelou à justiça que Salgado chamava Zeinal Bava e Henrique Granadeiro à sede do BES e ali era ele quem "mandava".
BES

BES. Relação anula decisão da 1.ª instância

O Tribunal da Relação considera que o Novo Banco deve ser julgado quanto à sua responsabilidade no papel comercial vendido pelo BES, anulando a decisão da primeira instância.
BES

AR aprova fundos que permitem indemnizar lesados

A criação dos fundos de recuperação de crédito foi esta sexta-feira aprovada no parlamento.
BES

BES. Lesados apontam lei como inconstitucional

Cinco associações de lesados bancários consideram "inconstitucional" a lei em discussão no parlamento. A solução acordada propõe que os lesados recuperem 75% do valor investido.
Lesados do BES

Rui Silveira: "Não há lesados do BES"

O antigo administrador do Banco Espírito Santo, Rui Silveira disse em tribunal que "não há lesados do BES" porque o banco deixou provisões para reembolsar todos os seus clientes.
BES

BES. Associações apelam a solução "justa"

Responsáveis de três associações de clientes do antigo Banco Espírito Santo, lesados em produtos financeiros do Grupo Espírito Santo, foram ouvidos no parlamento.
Justiça

O cerco da Justiça aos mais poderosos de 2010

Do ranking dos 50 mais poderosos da economia portuguesa em 2010, 14 políticos, gestores e empresários tiveram a Justiça à perna. Ou seja, 28%. Mexia é o caso mais recente. Recorde os outros
Caixa Geral de Depósitos

Parlamente pede divulgação de acórdão da CGD

O parlamento vai requerer ao Tribunal da Relação de Lisboa que lhe faça chegar o acórdão sobre a alegada gestão danosa na Caixa Geral de Depósitos.
Lesados do BES

Deputados discutem fundo para lesados do BES

Os deputados discutem hoje, em plenário, a legislação que permite enquadrar a solução para os lesados do papel comercial do BES, através da criação do fundo que pagará as indeminizações aos clientes.
Lesados do BES

Lesados do BES na Suíça pedem apoio jurídico

A Associação de Defesa dos Clientes Bancários pediu esta segunda-feira "apoio jurídico urgente" para os portugueses lesados pelo BES na Suíça.
Lesados do BES

Dono da Altice é um dos lesados do BES

O dono da Altice é um dos clientes lesados do antigo BES. Um investimento pessoal em obrigações da instituição financeira coloca Patrick Drahi na lista das acções judiciais de reclamação de créditos.
Novo Banco

Trabalhadores do Novo Banco têm de ser protegidos

Os sindicatos afetos à UGT querem que os trabalhadores do Novo Banco (ex-BES) sejam protegidos de ações judiciais por clientes que se sentem lesados, sobretudo os do papel comercial.
BES

97% dos lesados do BES aceitaram solução

Mais de 1,9 mil clientes que investiram em papel comercial vendido pelo BES aceitaram aderir ao mecanismo que visa compensar parcialmente as perdas sofridas na queda do banco.
Lesados do BES

Só nove clientes recusaram proposta

A taxa de aceitação dos lesados do papel comercial do BES ao plano de compensação proposto já atingiu 99,5% e supera largamente a percentagem necessária para viabilizar fundo.
Novo Banco

Governo deu "perdão" à banca sem fazer as contas?

Fundo de Resolução (que é público mas pago pelos bancos) está a fazer mais cálculos sobre a extensão dos prazos do empréstimo. Presidente confirma que havia outras formas de resolver o problema.
Operação Marquês

Ricciardi foi ouvido na Operação Marquês

O ex-banqueiro e primo de Ricardo Salgado esteve no DCIAP em Fevereiro, num depoimento que terá demorado alguns dias. Testemunho decorreu no âmbito da Operação que envolve Sócrates e Salgado.
A página está a demorar muito tempo.