895kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

“Piratinha do Ar”. O adolescente de 16 anos que desviou um avião da TAP

Este artigo tem mais de 1 ano

Depois do sucesso do “Sargento na Cela 7”, chega agora “Piratinha do Ar”. Este novo podcast conta a história de Rui Rodrigues, que em 1980, com apenas 16 anos, desviou um avião da TAP.

Um TAP Boeing 727/100 — este foi o modelo do avião sequestrado em 1980. "Piratinha do Ar" é uma série do Observador para ouvir em seis episódios
i

Um TAP Boeing 727/100 — este foi o modelo do avião sequestrado em 1980. "Piratinha do Ar" é uma série do Observador para ouvir em seis episódios

DR

Um TAP Boeing 727/100 — este foi o modelo do avião sequestrado em 1980. "Piratinha do Ar" é uma série do Observador para ouvir em seis episódios

DR

Rui Rodrigues já tinha dito várias vezes aos amigos, com quem se juntava depois das aulas, no regresso ao Feijó: ia desviar um avião. Na altura, todos se riram muito: o que seria, um miúdo de 16 anos desviar um avião.

Quando aconteceu e começaram a ouvir as notícias, foram apanhados de surpresa, mas não tanto como os pais de Rui — ou o resto dos portugueses, em choque com a informação que começava a chegar a conta-gotas, ainda sem se conhecer a identidade do pirata do ar. O amigo não tinha ido à escola naquele dia, nem tinha voltado para casa. Ligaram os pontos e rapidamente perceberam: afinal, o Rui estava a falar a sério.

Naquela noite de 6 de maio de 1980, nenhum deles foi à cama. Francisco Sá Carneiro, primeiro-ministro eleito há escassos meses, também não. E os jornalistas portugueses muito menos. No dia seguinte, já faziam o retrato do bom aluno e filho exemplar, fã de óvnis, que nunca tinha passado uma única noite fora de casa e agora exigia dez milhões de dólares em troca das vidas de passageiros e tripulação. E publicavam também uma alcunha, que perdura até hoje: Rui Rodrigues era o “Piratinha do Ar”.

[Pode ouvir aqui o trailer do “Piratinha do Ar”]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Trailer “Piratinha do Ar”. A história do desvio de um avião da TAP

Depois do sucesso de “O Sargento na Cela 7”, o podcast narrativo que revelou a história de António Lobato, o militar português que mais tempo passou em cativeiro durante a guerra de África, o Observador apresenta o seu novo Podcast Plus.

“Piratinha do Ar” conta a história de Rui Manuel da Costa Rodrigues, o adolescente que, no início da década de 1980, armado de uma pistola que alguém tinha em tempos abandonado no táxi do pai, faltou ao liceu e embarcou no voo noturno de Lisboa para Faro. Depois, já a sobrevoar o Algarve, cumpriu o resto do plano que tinha magicado ao longo de meses: invadiu o cockpit, que em plena era dourada da pirataria aérea nem fechadura tinha, e obrigou o Boeing 727 da TAP a ser desviado para Madrid, com outros 82 passageiros a bordo.

Este podcast narrativo é também uma viagem à vida na década de 80 — as músicas, os programas de televisão e as obsessões dos adolescentes.

Julgamento de Rui Rodrigues, que aos 16 anos sequestrou um avião da TAP

Lobo Pimentel Jr/Arquivo DN

Tal como “O Sargento na Cela 7”, que já foi ouvido mais de meio milhão de vezes, esta é uma série para ouvir em seis episódios, que vão estar disponíveis todas as terças-feiras, não apenas no site e nas redes sociais do Observador mas também em todas as habituais plataformas de podcast.

A narração da história está a cargo da atriz Margarida Vila-Nova e o músico David Fonseca é o autor da banda sonora original. O guião e as entrevistas são de Miguel Cordeiro, a sonoplastia é de Beatriz Martel Garcia e a edição é de João Santos Duarte.

Ao longo de vários meses, o Observador mergulhou nos arquivos da imprensa, teve acesso ao processo entretanto desencadeado em tribunal, entrevistou os principais intervenientes no episódio e resgatou da memória dos anos 80 os planos, as motivações e as frustrações do imberbe pirata do ar português.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.