Os golfinhos estão de volta ao Rio Tejo… e desta vez vieram não vieram sós. Nas redes sociais, vários vídeos foram partilhados onde estes animais puderam ser vistos de perto acompanhados por uma baleia-anã, fazendo as delícias dos turistas sortudos.
Ainda que não sejam naturais do Tejo, os golfinhos são presença habitual no rio durante os meses de verão, quando entram no rio em busca de alimento. No domingo, um grupo foi filmado — e desta vez não estavam sozinhos. Além dos golfinhos, foi também avistada uma baleia-anã, — que, apesar do nome, pode ainda chegar aos 10 metros de comprimento.
Depois de várias décadas em que os avistamentos no Tejo eram raros, os cetáceos voltaram a ser vistos com regularidade em 2020, e têm continuado a aparecer sazonalmente desde então.
Para assinalar a sua presença, o Oceanário de Lisboa tem organizado desde 2021 passeios de barco para observar os animais, acompanhados por um biólogo marinho. Este ano, os passeios regressaram no mês de abril, e estarão disponíveis até setembro.