A aposta nos Jogos Europeus já estava ganha, a ambição nos Jogos Europeus estava longe de esgotar-se. Para um e para outro, o pódio era bom mas não suficiente perante a possibilidade de ir mais além. Arriscaram e foram. E se este domingo Gonçalo Noites e Matilde Rodrigues já tinham garantido mais duas medalhas para Portugal na competição que decorre em Cracóvia-Malopolska, agora conseguiram o apuramento para a final das respetivas categorias, abrindo espaço a mais dois ouros depois dos que Messias Baptista, Kevin Santos/Teresa Portela (ambos na canoagem) e Auriol Dongmo (atletismo) já alcançaram nesta edição.

A segunda-feira de sucessos começou com Gonçalo Noites a vencer a sua meia-final na categoria de -71kg, vencendo o polaco Jakub Rajewski por 30-27 já depois de ter ganho na véspera ao sueco Rasmus Petri Eriksson por 30-27. Na final, que se realiza esta terça-feira, o português terá pela frente o ucraniano Oleksandr Yefimenko, que bateu nas rondas anteriores o italiano Alein Iannone e o francês Messie Kubila.

Logo de seguida, Matilde Rodrigues ganhou também a sua meia-final na categoria de -57kg, derrotando por 30-27 a finlandesa Miina Lotta Sirkeoja já depois de ter batido este domingo a dinamarquesa Anne Linn Sandegaard pelo mesmo resultado. Agora, a portuguesa meda forças com a sueca Patrica Axling, que no caminho até à decisão derrotou a polaca Gabriela Kuzawinska e a azeri Aysu Devrishova.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O pódio já não foge e sou a primeira mulher a conseguir. É incrível. Eu nem consigo falar, é muito bom mesmo. O último round foi mais uma questão de gestão, porque vou combater mais amanhã [segunda-feira]. Já tinha vencido os dois anteriores. Por causa da faculdade é difícil fazer treinos bidiários mas tenho contado com muito apoio por parte da minha família e do meu treinador. Agora, a felicidade momentânea vai passar a gosto de querer mais”, tinha comentado este domingo à agência Lusa Matilde Rodrigues, estudante de Nutrição na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, quando garantiu no mínimo um pódio.