Quem paga 300.000 dólares por um Rolls-Royce Ghost, ou substancialmente mais se o quiser “embelezar” com matrícula portuguesa, tende a desenvolver uma ligação tão especial com esta luxuosa berlina que, por vezes, se torna difícil separar dela. Um milionário chinês, que habita na penthouse de um edifício com 44 andares, na província de Fujian, a 800 quilómetros de Xangai, elevou esta paixão pelo Rolls um pouco mais acima.

Não se sabe se o motivo se prendeu com alguma desconfiança em relação à segurança do parque de estacionamento do edifício, ou se foi antes a paixão extrema pelas linhas do Rolls-Royce Ghost. O que é certo é que o proprietário chinês estava decidido a levá-lo para casa e expô-lo como se tratasse de um jarrão Ming ou um quadro de Matisse. Sucede que a sua penthouse está a 170 metros de altura, pelo que a manobra não foi tarefa fácil nem barata.

Recorrendo a uma empresa especializada na elevação de objectos pesados e frágeis, que não convém riscar ou amolgar, foi instalada uma grua capaz de elevar as 2,5 toneladas do Ghost e concebida uma base suficientemente robusta para suportar o Rolls e, ainda assim, tão pouco volumosa a ponto de permitir depositar o veículo na varanda do 44.º andar, sem partir o varandim em vidro ou riscar a protecção superior da penthouse.

Um transeunte registou a manobra e publicou o vídeo no Instagram, onde é possível constatar a dificuldade da manobra. Ficamos contudo com algumas dúvidas e muitas delas têm a ver com o que fará o chinês quando decidir dar uma volta no seu Rolls-Royce. É que voltar a instalar a grua e armar tamanha confusão sempre que pretende simplesmente ir tomar um café, ou jantar fora, obriga a demasiado planeamento e custo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR