Em agosto, deixa de haver suporte à aplicação para desktop do serviço Drive em algumas versões mais antigas do Windows, o sistema operativo da Microsoft. Ou seja, deixará de haver atualizações de segurança ou desenvolvimento de novas funcionalidades que sejam compatíveis com as versões antigas. “Em agosto de 2023, vamos terminar o suporte ao Drive para desktop no Windows 8/8.1, Windows Server 2012 e todas as versões de 32-bit do Windows”, é possível ler na página de ajuda dedicada ao Google Drive.

Esta aplicação para computador, que também é conhecida por Drive File Stream, permite sincronizar para a cloud os ficheiros e pastas do PC, assim como fazer cópias de segurança de imagens e vídeos para o Google Fotos. As versões do Windows 8 e 8.1 têm já vários anos – o Windows 8 foi lançado em 2012 – mas o suporte também termina para as versões de 32-bit do Windows 10.

Bard, rival do ChatGPT desenvolvido pela Google, chega a Portugal

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Google aconselha os utilizadores que tenham algumas destas versões do Windows a fazer a atualização do sistema operativo, aconselhando a instalação da versão de 64 bit do Windows 10.

O fim do suporte nestas versões não é sinónimo de que os ficheiros armazenados vão desaparecer ou ficar inacessíveis. A Google explica que mesmo quem não conseguir atualizar a versão do sistema operativo para o Windows 10 vai continuar a ter acesso ao serviço através do navegador.

Há um movimento crescente para encerrar o suporte a versões antigas do Windows, especialmente o Windows 8. Em fevereiro, a Google lançou a primeira versão do Chrome, o navegador mais usado do mundo, sem suporte para o Windows 8. Também a Mozilla, responsável pelo navegador Firefox, já anunciou que quer eliminar o suporte a estas versões do sistema operativo no próximo ano.

Threads começou “muito forte”, mas tem que provar que não é só uma “paixão de verão” para rivalizar com o Twitter

O Windows 8 e o 8.1 têm uma fatia cada vez mais diminuta do mercado: em junho, o Windows 8 tinha uma quota de mercado de 0,37% e o Windows 8.1 de 0,68% (dados Statcounter).